• Nenhum resultado encontrado

C O N S U L T O R E S D E E N G E N H A R I A E A M B I E N T E

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "C O N S U L T O R E S D E E N G E N H A R I A E A M B I E N T E"

Copied!
18
0
0

Texto

(1)

0

C O N S U L T O R E S D E E N G E N H A R I A E A M B I E N T E

SISTEMA MULTIMUNICIPAL

DE ABASTECIMENTO DE

ÁGUA À ZONA NORTE DA

REGIÃO DO GRANDE

PORTO

Cliente:

IPE – Águas de Portugal /

Águas do Cávado, S.A.

Estudo Preliminar:

1995/96

Projecto de Execução:

1996

Assistência Técnica

(acompanhamento das

obras):

1997/2000

Trabalho executado em

consórcio

Valor da Obra:

110.000.000,00 Euro

DESCRIÇÃO:

O projecto da nova rede de adução em alta vai alimentar total ou parcialmente os municípios de Barcelos, Esposende, Póvoa de Varzim, Maia, Vila do Conde, Vila Nova de Famalicão, Santo Tirso e Guimarães com uma população de cerca de um milhão de pessoas.

O novo sistema tem origem no rio Cávado, Aldeias de Vilar, imediatamente a jusante do aproveitamento hidroeléctrico de Penide. No local escolhido o rio apresenta disponibilidades mais que suficientes para satisfazer os consumos previstos a longo prazo (cerca de 2,6 m3/s no ano horizonte do projecto).

A COBA realizou os vários Estudos e Projectos do Sistema Multimunicipal abaixo indicados, bem como a Assessoria Técnica a todas as Obras por si projectadas. Estudos

− Estudo Prévio do Sub-Sistema da Caniçada, com exclusão da Estação de Tratamento de Água.

− Estudo Prévio da Via de Acesso à ETA de Areias de Vilar. Projectos e Assessoria Técnica

Captação, tratamento e elevação para o sistema adutor

− Captação no rio Cávado e reservatório de água bruta com uma capacidade de 180 000 m3 (2 x 90 000 m3)

− Reservatório de água tratada RR1 com uma capacidade de 20 000 m3 (2 x 10 000 m3)

− Estação Elevatória EE1 com 3 grupos com potência unitária de 1450 kW. Sistema adutor principal

− Conduta Adutora do reservatório RR1 ao reservatório RR2, com cerca de 2,5 km de comprimento e 1400 mm de diâmetro

− Reservatório de água tratada RR2 com capacidade de 5 000 m3 (2 x 2500 m3) Sub-sistema de Vila Nova de Famalicão

− Adução a Santa Tecla e Joane (conduta principal com cerca de 13 km de extensão e 600 mm de diâmetro, ramal de Santa Tecla com 3,4 km de extensão e 350 mm de diâmetro e ramal de Joane com 1,6 km de extensão e 200 mm de diâmetro); e ramal de Cerite com 1,5 km de extensão e 350 mm de diâmetro)

− Reservatório RR3 com uma capacidade de 5 000 m3 (2 x 2500 m3)

− Estação Elevatória EE3 com duas elevações independentes, uma para Cerite com potência unitária do grupo de 80 kW e outra para Santa Tecla com potência unitária do grupo de 150 kW

− Reservatório de Joane (R2) com a capacidade de 1500 m3 (2 x 750 m3) − Ligações aos Reservatórios de Cerite e Santa Tecla

Captação, Adução e Distribuição

ABASTECIMENTO DE ÁGUA À ZONA NORTE DA ÁREA DO GRANDE PORTO

(2)

Captação, Adução e Distribuição

SISTEMA ADUTOR CASTANHÃO-FORTALEZA

Estado do Ceará, BRASIL

O objectivo destes estudos consiste na avaliação das necessidades e origens de água da região das bacias metropolitanas de Fortaleza, na definição de alternativas para a satisfação dessas necessidades, na selecção da alternativa mais adequada, do ponto de vista técnico, económico e ambiental, e na elaboração dos respectivos Projectos Executivos.

As necessidades de água previstas na região de influência do projecto são estimadas em cerca de 600 milhões de m3/ano, sendo destinadas a consumo humano e à alimentação de diversos projectos de irrigação. A população a abastecer no ano horizonte de projecto (2030) é estimada em 5.000.000 habitantes.

O Sistema Adutor Castanhão-Fortaleza integra uma adução com cerca de 202 km de extensão e uma estação de bombagem, para o transporte de um caudal máximo de 22 m3/s, tendo origem na barragem Castanhão e terminando na barragem Gavião no interior da Região Metropolitana de Fortaleza. São previstas derivações ao longo da adução para abastecimento humano e rega.

A estação elevatória do Castanhão, situada a montante do Sistema Adutor, compreende 8 grupos electrobomba de eixo vertical, com uma potência total de 16 MW, funcionando em velocidade variável. As duas condutas elevatórias possuem um diâmetro de 2500 mm e um desenvolvimento de cerca de 3,0 km.

A adução é constituída essencialmente por um canal com largura de fundo de 5,0 m e altura de 3,0 m (162 km), por troços em conduta de diâmetro 2 x 2500 mm (39 km) no atravessamento de linhas de água, dispondo de diversas estruturas ao longo do seu traçado para controlo do escoamento e segurança da operação (comportas, descarregadores de superfície e de fundo, pontões, passadiços, etc).. Das obras especiais projectadas destaca-se um canal reservatório (capacidade de 250 000 m3e 1,0 km de comprimento), uma estrutura de queda e dissipação de energia preparada para futura instalação de uma central mini-hídrica, a ponte para travessia do rio Barrabuiú (desenvolvimento de 250 m) e o túnel de ligação entre as albufeiras das barragens Riachão e Gavião (1,1 km de comprimento).

Foi ainda projectada uma segunda adução, designada por Sistema Adutor Gavião-Pecém, para reforço do abastecimento da nova zona portuária e industrial do Pecém, que compreende uma captação na barragem Gavião, uma estação elevatória e cerca de 55 km de condutas de diâmetro 1800 mm, prevista para o transporte de 6 m3/s.

O âmbito do projecto compreende também a elaboração dos “Estudos de Impacto Ambiental (EIA/RIMA) e Impacto Social”.

ESTUDOS PARA

SATISFAÇÃO DAS

NECESSIDADES DE ÁGUA

DA REGIÃO

METROPOLITANA DE

FORTALEZA – SISTEMA

ADUTOR

CASTANHÃO-FORTALEZA

Cliente:

Secretaria dos Recursos

Hídricos do Estado do Ceará

Definição de Alternativas e

Projecto de Execução:

2000/03

Financiamento: Banco

Mundial no âmbito do

Programa PROGERIRH

Trabalho realizado em

Consórcio sob a liderança da

COBA

Valor da Obra:

300.000.000,00 Euro

(3)

Os estudos de Remodelação da Tomada de Água na Captação de Valada no rio Tejo tiveram por objectivo complementar a captação gravítica existente, permitindo melhorar significativamente as condições de adução para níveis de água baixos no rio.

A anterior solução de reforço da captação gravítica recorria a bombas instaladas numa jangada para elevar a água durante os períodos com níveis baixos no rio (com níveis altos a captação é efectuada graviticamente pela captação original). Embora funcional, esta jangada apresentou alguns problemas provocados quer pela deposição de sedimentos quer pelo impacte, durante as cheias, de detritos flutuantes. Para a sua resolução previu-se a instalação de captações amovíveis, podendo ser removidas para facilitar a limpeza de sedimentos e para evitar o impacto de objectos flutuantes durante as cheias.

A nova captação é materializada por um caixão rectangular de 22,0 m de

comprimento por 5,7 m de largura e 11,0 m de altura (entre as cotas –3,0 e +8,0), construído junto à margem no qual estão fixados os quatro mastros de captação em aço com 12,0 m de comprimento, articulados na base e manobrados por servomotores de simples efeito de 40 t.

Os mastros de captação alimentam quatro grupos electrobomba do tipo submersível instalados em poço seco de 140 kW de potência unitária, previstos para um caudal nominal de 933 l/s sob uma altura manométrica de 9,5 m, permitindo elevar a água até ao canal da captação gravítica existente. Completam a instalação o equipamento de arrefecimento dos grupos, o equipamento de vácuo dos mastros de captação, equipamento eléctrico e de comando.

A estrutura está implantada nos níveis aluvionares marginais ao Tejo, de fraca consistência, tendo implicado soluções técnicas e procedimentos construtivos de alguma complexidade, sendo utilizadas estacas de brita na fundação da estrutura e, para a colocação definitiva das aduelas dos caixões, recorreu-se à técnica de “havage”

Captação, Adução e Distribuição

REMODELAÇÃO DA

TOMADA DE ÁGUA NA

CAPTAÇÃO DE VALADA

Cliente:

EPAL – Empresa Portuguesa

das Águas Livres, S.A.

Projecto de Execução:

2000 / 2001

Assistência Técnica:

2002/04

TOMADA DE ÁGUA NA CAPTAÇÃO DE VALADA

C O N S U L T O R E S D E E N G E N H A R I A E A M B I E N T E

PORTUGAL

(4)

Captação, Adução e Distribuição

ABASTECIMENTO DE ÁGUA A ARGEL

DESCRIÇÃO

O objectivo deste estudo é a elaboração do Projecto para Concurso do sistema de reforço do abastecimento de água à Grande Argel. Inclui também o projecto dos sistemas de adução de água às 13 principais localidades situadas no eixo definido pelo adutor principal Tizi-Ouzou-Argel.

Atendendo à situação de déficit que actualmente se verifica no abastecimento de água na zona da Grande Argel, associada essencialmente a um forte crescimento demográfico e perdas de água, foi decidido proceder ao aproveitamento das águas de superfície do rio Sébaou através da construção de duas grandes barragens e de uma derivação para reforço do abastecimento da Grande Argel. Estas duas barragens, Taksebt e Souk Tleta, permitirão a regularização de cerca de 260 hm³/ano que serão transferidos para a região da Grande Argel através de um sistema de adutores. O sistema principal de adução inclui 2 estações de bombagem e 2 estações de tratamento situadas próximo das referidas barragens, cuja potência total é de aproximadamente 3 MW, cerca de 75 km de condutas com diâmetros de 1.8 m a 2 x 2.0 m, 4 túneis com um desenvolvimento de 11 km e diâmetro 2.5 m. Fazem também parte deste projecto os sistemas de adução a 13 localidades situadas no corredor definido pelo sistema principal, para as quais estão previstas adicionalmente cerca de 150 km de condutas com diâmetro variável entre 0.5 e 1.5 m, 9 estações de bombagem, 2 estações de tratamento e 20 reservatórios de distribuição.

O estudo envolveu três fases:

Missão/Fase 1 - Estudo de variantes: nesta fase estabeleceram-se os cenários

mais interessantes por forma a garantir a satisfação das necessidades de água previstas para o ano horizonte de projecto (2010). Esta fase dos estudos incluiu a avaliação dos recursos disponíveis e das necessidades de água potável e industrial da região.

Missão/Fase 2 - Estudo Prévio: Fase dos estudos em que se escolheu a variante

mais adequada para o sistema de adução e a definição dos sistemas de abastecimento das várias localidades (estações de tratamento, estações de bombagem, condutas e reservatórios).

Missão/Fase 3 - Nesta fase foi realizado o Projecto para Concurso das obras a

executar e elaborados os respectivos Cadernos de Encargos.

Argélia

REFORÇO DO

ABASTECIMENTO DE ÁGUA

AO CORREDOR

TIZI-OUZOU-ARGEL A

PARTIR DAS BARRAGENS

DO TAKSEBT E SOUK TLETA

Cliente:

AGEP – Agence Nationale de

l'Eau Potable et Industrielle et

de l'Assainissment

Projecto para Concurso e

Caderno de Encargos:

1993/97

Financiamento:

Banco Mundial

Valor da Obra:

720.000.000,00

C O N S U L T O R E S D E E N G E N H A R I A E A M B I E N T E

(5)

DESCRIÇÃO:

A intervenção da COBA tem em vista a elaboração do projecto de execução e assistência técnica ao grupo de construtores em todas as actividades relacionadas com a construção do projecto de Adução Mostaganem - Arzew - Oran.

Características gerais:

a) Conduta de adução entre a estação de tratamento de água de Sidi Lahdjel e o reservatório de Oran, envolvendo cerca de 88,5 km de tubagem com diâmetros compreendidos entre 1 800 mm e 2200 mm. Um troço 2 x DN 1400 mm faz o atravessamento da Macta

b) Estação de bombagem e uma conduta de elevação entre os dois reservatórios Oran I e Oran II com um comprimento de 4 100 m e DN1400 mm.

c) 1 Reservatório de Mostaganem, reservatório enterrado com 120 000 m3 de capacidade (2 células com 102,4 x 102,4 m2 e altura livre de 7,0 m. d) 2 Reservatórios de Oran, constando de dois reservatório enterrados com

uma capacidade de 150 000 m3, uma estação de bombagem. Estes estão repartidos por duas células idênticas com 136,6 x 102,4 m2 e altura livre de 7,0 m.

Captação, Adução e Distribuição

SISTEMA DE

TRANSFERÊNCIA

MOSTAGANEM-ARZEW-ORAN –

LOT 3.1 : ADUÇÃO AO

CORREDOR

MOSTAGANEM-ARZEW-ORAN”

Cliente:

Agrupamento TEIXEIRA

DUARTE / ETRHB-HADDAD

(Dono da Obra: ANBT)

Projecto de Execução e

Assistência Técnica:

2005/09

SISTEMA DE TRANSFERÊNCIA MOSTAGANEM-ARZEW-ORAN – LOTE 3.1: ADUÇÃO AO CORREDOR MOSTAGANEM-ARZEW-ORAN

C O N S U L T O R E S D E E N G E N H A R I A E A M B I E N T E

(6)

DESCRIÇÃO:

O projecto de Ligação da Estação de Dessalinização de Água de Hamma à Rede de Abastecimento de Água de Argel insere-se no âmbito de um projecto de dessalinização global, empreendido pelo Estado Argelino, com vista à

diversificação e reforço das fontes de abastecimento de água potável, por forma a satisfazer a crescente procura de água e atenuar os efeitos das secas

prolongadas que nos últimos anos se têm abatido sobre o País.

A COBA teve a seu cargo os estudos da mencionada Ligação, que comportaram as três etapas seguintes: Missão 1 - Estudo de Variantes; Missão 2 - Anteprojecto; Missão 3 - Documentação de Concurso.

O sistema estudado, projectado e posto a concurso envolveu as seguintes obras principais:

Condutas:

Ö Hamma - Garidi, com a extensão de 4450 m e DN 900 Ö Hamma - Kouba 97, com a extensão de 4450 m e DN 900 Ö Hamma - Telemly, com a extensão de 4600 m e DN 800

Reservatórios:

Ö Nova célula com 20 000 m3 em Kouba 97

Estações de bombagem:

Ö Grupo electrobomba para Stand: Q1= 1175 m3/h, H1= 195 m, P1= 970 kW, Ö Grupo electrobomba para Birkhadem: Q1= 1295 m3/h, H1= 48 m,

P1= 235 kW (cont. à esquerda)

Captação, Adução e Distribuição

LIGAÇÃO DA ESTAÇÃO DE

DESSALINIZAÇÃO DE ÁGUA

DE HAMMA À REDE DE

ABASTECIMENTO DE ÁGUA

POTÁVEL DE ARGEL

Cliente:

Algérienne des Eaux

(ADE).

Projecto para Concurso e

Cadernos de Encargos

2003/05

Órgãos de regulação especiais:

Ö Câmara de válvulas de partida, destinada a repartir e regular os caudais e pressões nas três linhas de adução do sistema TGK Ö Câmaras de válvulas no percurso destinadas ao controlo de roturas. Telegestão Ö Centro de comando em Kouba 97

Ö Postos terminais nos locais das obras

Ö Cabos de fibra óptica ao longo das condutas

LIGAÇÃO DA ESTAÇÃO DE DESSALINIZAÇÃO DE HAMMA À REDE DE ABASTECIMENTO DE ARGEL

C O N S U L T O R E S D E E N G E N H A R I A E A M B I E N T E

(7)

-

Captação, Adução e Distribuição

DUPLICAÇÃO DO ADUTOR CASTELO DE BODE

PORTUGAL

DESCRIÇÃO

A duplicação do adutor Castelo de Bode entre a Quinta da Marquesa e a Central de Vila Franca de Xira tem por objectivo a manutenção da adução de água a Lisboa, no período de realização dos trabalhos de reabilitação do adutor neste trecho.

No troço objecto de duplicação, o antigo adutor desenvolve-se em trincheira numa extensão de 2330 m e integra, na sua extremidade de jusante, dois túneis com extensões de 670 m e 140 m. O adutor é materializado por uma conduta de betão armado pré-esforçado de 1,8 m de diâmetro e, no trecho intermédio, por uma conduta de betão betonado “in situ” com diâmetro de 2,5 m.

Foi objectivo fundamental destes estudos a análise de soluções de implantação alternativas que assegurassem a necessária fiabilidade hidráulica, estrutural e geotécnica, tendo sido ponderados aspectos relacionados quer com a funcionalidade das soluções a implementar, quer com aspectos construtivos e de exploração.

Foram estudadas duas soluções alternativas de traçado, uma ao longo da faixa de expropriação da EPAL e a segunda ao longo da Estrada Nacional E.N.1, esta última proposta pela COBA. Os estudos levados a cabo permitiram seleccionar a alternativa de traçado que se implanta, no essencial, na faixa de expropriação da EPAL, como a mais interessante do ponto de vista técnico, económico e social. Os constrangimentos de ocupação da faixa e as dificuldades geotécnicas reconheci-das ao longo do traçado levaram à adopção de uma solução de entivação sistemática da trincheira nos

trechos a céu aberto – ao longo de cerca de 2100 m do traçado em estudo -, visando dotar a obra da necessária segurança, ponderando a gravidade de uma interrupção de abastecimento de água por afectação dos adutores adjacentes.

Equacionadas diversas soluções alternativas, considerou-se pertinente a adopção de uma solução em túnel para o trecho final de adução - cerca de 1030 m - e a utilização da tecnologia de avanço hidráulico (“pipe jacking”) em dois trechos localizados. Estas soluções apresentam a grande vantagem de minimizarem os constrangimentos de ocupação que, nas áreas interessadas, são importantes e, por isso,

condicionantes da solução.

DUPLICAÇÃO DO ADUTOR

CASTELO DE BODE ENTRE

A QUINTA DA MARQUES E A

CENTRAL DE VILA FRANCA

DE XIRA

Cliente: EPAL – Empresa

Portuguesa das Águas Livres,

S.A.

Estudo Prévio,

Projecto para Concurso e

Assistência Técnica:

2001 / 2004

Valor da Obra:

6.000.000,00 Euro

Os estudos da duplicação integraram ainda o projecto de

estabilização e reforço de duas estruturas confinantes com a faixa do adutor Castelo de Bode,

cujo estado, à data, colocava em risco a integridade das condutas adjacentes.

A primeira estrutura localiza-se junto à Quinta da Marquesa, tendo sido identificados sinais de movimentos e de instabilização quer da estrutura quer da encosta sobrejacente. No segundo caso, trata-se de um muro em alvenaria de pedra, localizado na proximidade da Escola de Castanheira do Ribatejo, que apresentava diversos sinais de degradação e de precariedade estrutural.

(8)

Captação, Adução e Distribuição

ABASTECIMENTO DE ÁGUA AO ALTO ZÊZERE E CÔA

PORTUGAL

DESCRIÇÃO:

O Sistema Multimunicipal de Abastecimento de Água e Saneamento do Alto Zêzere e Côa destina-se a servir uma população no ano horizonte do projecto de cerca de 210 000 habitantes repartida pelos municípios de Almeida Belmonte, Covilhã, Figueira de Castelo Rodrigo, Fundão, Guarda, Manteigas, Meda, Penamacor, Pinhel e Sabugal. Compreenderá uma extensão total de condutas e colectores superior a 800 km, remodelação e construção de ETA e largas dezenas de estações elevatórias, reservatórios e ETAR.

-

Estudos Prévios de abastecimento de água e de saneamento de águas residuais, incluindo o levantamento e caracterização da área de intervenção,

o dimensionamento geral das obras mediante a apresentação de soluções alternativas e da solução a implementar quer no sistema de abastecimento de água quer no sistema de saneamento de águas residuais

-

Projectos de Execução das seguintes obras:

-

Sistemas de abastecimento de água: Condutas, Estações elevatórias e

reservatórios

-

Sistemas de saneamento: Colectores e interceptores; Estações elevatórias e postos de bombagem

-

Projecto Base da Estação de Tratamento de Água (ETA) e da Estação de Tratamento de Águas Residuais (ETAR)

-

Estudo e Projecto para a Protecção e Ordenamento das Áreas Envolventes das Origens de Água Integradas no Sistema

-

Projecto de Automação e Telegestão do abastecimento de água e do saneamento de águas residuais devendo incluir os diversos componentes dos sistemas, nomeadamente, as estações elevatórias, os reservatórios, as estações de tratamento de águas residuais, as estações de tratamento de águas e válvulas do sistema e ainda as comunicações ao longo do sistema.

-

Sistema de Informação Geográfica (SIG) dos sistemas abastecimento de

água e dos sistemas de drenagem e tratamento final de águas residuais. Assistência técnica

-

Expropriações e execução do projecto para expropriações

referente aos traçados de condutas de água e saneamento bem como

os locais de implantação das estações

-

Assistência Técnica ao Dono da Obra nas fases de concurso e adjudicação

bem como durante a execução da obra.

SISTEMA MULTIMUNICIPAL

DE ABASTECIMENTO DE

ÁGUA E DE SANEAMENTO

DO ALTO ZÊZERE E CÔA

Cliente:

Águas do Zêzere e Côa, S.A.

Projecto de Execução:

2001 / 2004

Projecto realizado em

consórcio

Valor da Obra:

93.000.000,00 Euro

C O N S U L T O R E S D E E N G E N H A R I A E A M B I E N T E

(9)

DESCRIÇÃO :

O Sistema de Reforço do Abastecimento de Água ao Município de Mafra tem como finalidade reforçar o abastecimento de água àquele concelho, mediante a disponibilização, nos reservatórios municipais de Venda do Pinheiro, de um volume adicional de água tratada de 33 000 m3/dia, destinado a servir uma população de cerca de 130 000 habitantes. A implantação deste sistema surge da necessidade de dar resposta ao crescente pedido de água verificado, o qual resulta da expansão demográfica ocorrida no concelho de Mafra.

O sistema é constituído por tomada de água no adutor da circunvalação, três reservatórios (com 2 000 m3, 2 000 m3 e 14 000 m3), duas estações elevatórias e cerca de 18,7 km de conduta em ferro fundido dúctil (FFD) com 700 mm de diâmetro.

A conduta adutora, com um desenvolvimento total de cerca de 18,7 km, desde o adutor da circunvalação em Arcena até aos reservatórios de Venda do Pinheiro, segue essencialmente ao longo da EN116, face à ocupação e sensibilidade dos terrenos interessados.

Os reservatórios R1 e R3 são constituídos por duas células rectangulares semi-enterradas, respectivamente com 1 000 m3 e 7 000 m3 cada uma. Por sua vez, o reservatório R2 é constituído por duas células circulares semi-enterradas com 1 000 m3 cada uma.

As estações elevatórias do sistema, EE1 (caudal de 0,425 m3/s; potência nominal total instalada de 1 000 kVA) e EE2 (caudal de 0,384 m3/s; potência nominal total instalada de 1 250 kVA), anexas, respectivamente, aos reservatórios R1 e R3, são ambas equipadas com 4 grupos electrobomba, sendo um deles de reserva. A potência nominal dos motores eléctricos de cada grupo electrobomba é de 200 kW na EE1 e 250 kW na EE2.

De entre as obras inseridas no âmbito do projecto destacam-se ainda, por terem sido alvo de soluções específicas: o edifício de tomada de água no adutor da circunvalação; uma derivação na conduta adutora para abastecimento ao concelho de Loures (caudal de 35 L/s); diversos atravessamentos de linhas de água, em particular a travessia do rio Trancão; dois atravessamentos de auto-estradas (A8 e CREL); e estruturas de entrega dos caudais nos reservatórios existentes de Venda do Pinheiro.

Captação, Adução e Distribuição

REFORÇO DO SISTEMA DE

ABASTECIMENTO DE ÁGUA

POTÁVEL AO MUNICÍPIO DE

MAFRA

Cliente:

Empresa Portuguesa das

Águas Livres, S.A.

Anteprojecto e Projecto de

Execução:

2001 / 2003

Adaptação do Projecto de

Execução:

2005

Valor da Obra:

27 000 000,00 Euro

REFORÇO DO ABASTECIMENTO DE ÁGUA A MAFRA

C O N S U L T O R E S D E E N G E N H A R I A E A M B I E N T E

(10)

DESCRIÇÃO

O projecto tem em vista abastecer a zona urbana e peri-urbana de Kuito,

com uma população estimada no ano horizonte do projecto (2025) de

cerca de 140.000 habitantes. A nível de Projecto Executivo e Documentos

para Concurso, foram estudados basicamente:

-

Captação, Estação Elevatória e Adutora de Água Bruta do

Cussola (80 l/s)

-

Estação de Tratamento de Água do Cussola (80 l/s)

-

Estação Elevatória e Adutora de Água Tratada do Cussola

(caudal: 80 l/s; potência: 37 kW; altura elevação: 100 m)

-

Reservatório de regularização R1 (1ª. Fase: 4

000

m

3

,

repartidos por duas células iguais (2x2 000 m3; numa 2ª. fase

está prevista a construção de mais uma célula com capacidade de

4000 m3. O reservatório de localizar-se-á no limite Sul do

perímetro peri-urbano da cidade de Kuito, próximo do Aeroporto,

junto da estrada Kuito-Huambo.

-

Rede de Distribuição de Água e Fontanários, com cerca de 54

km de extensão, com diâmetros das condutas entre DN90 e

DN600 mm. Na zona urbana consolidada estão previstos ramais

de ligação predial e, na zona peri-urbana, fontanários públicos

colectivos.

-

Ampliação da Estação de Tratamento d Água do Cangalo.

Ampliação da ETA do Cangalo, de forma a aumentar a

capacidade de produção de água tratada até ao caudal máximo

aduzido a partir do rio Cangalo: 300 m3/h (83 l/s).

Captação, Adução e Distribuição

SISTEMA DE

ABASTECIMENTO DE ÁGUA

À CIDADE DE KUITO

Cliente: Direcção Nacional de

Águas (D.N.A.).

Projecto Executivo e

Documentos para Concurso:

2004/06

Trabalho realizado em

consórcio com a

Consulprojecto

Custo total estimado das

obras:

13.645.000 USD

ABASTECIMENTO DE ÁGUA À CIDADE DE KUITO

C O N S U L T O R E S D E E N G E N H A R I A E A M B I E N T E

(11)

DESCRIÇÃO

O projecto é composto, basicamente, pela rede de distribuição de água e pelo reservatório de regularização R1 (1ª Fase) e tem em vista abastecer a zona urbana e peri-urbana de Malanje, com uma população estimada no ano horizonte do projecto (2025) de cerca de 600.000 habitantes.

A rede de distribuição tem cerca de 129 km de extensão, com diâmetros das condutas entre DN90 e DN600 mm, divididos por seis sectores independentes que cobrem uma área total de 22,2 km2. Na zona urbana consolidada estão previstos ramais de ligação predial e, na zona peri-urbana, fontanários colectivos, cerca de 300.

A rede está equipada com válvulas de seccionamento, descargas de fundo, ventosas, válvulas redutoras de pressão e marcos de incêndio.

O reservatório de regularização R1, a localizar na zona mais elevada do perímetro urbano da cidade, será construído em duas fases: na 1ª Fase serão construídas duas células iguais com capacidade total de 14.000 m3; (suficiente para abastecer a rede de distribuição até ao ano 2015; na 2ª Fase está prevista a construção de um segundo reservatório igual, o que aumentará a capacidade até ao ano horizonte de projecto (2025). Inicialmente, o reservatório será alimentado através do actual sistema de adução da nascente do rio Guiné. A breve prazo prevê-se o reforço da alimentação a partir de novo sistema de adução com captação no rio Cuíje (os Estudos Preliminares de Engenharia deste sistema foram anteriormente elaborados pelo consórcio). O reservatório R1 será interligado a dois reservatórios existentes de menores dimensões (um apoiado e um elevado), ambos serão mantidos em funcionamento.

Captação, Adução e Distribuição

SISTEMA DE

ABASTECIMENTO DE ÁGUA

À CIDADE DE MALANJE

Cliente: Direcção Nacional de

Águas (D.N.A.).

Projecto Executivo e

Documentos para Concurso:

2004/06

Trabalho realizado em

consórcio com a

Consulprojecto

Custo total estimado das

obras:

25 MUSD

ABASTECIMENTO DE ÁGUA À CIDADE DE MALANJE

C O N S U L T O R E S D E E N G E N H A R I A E A M B I E N T E

(12)

DESCRIÇÃO

O projecto tem em vista abastecer a zona urbana e peri-urbana de N’Dalatando, com uma população estimada no ano horizonte do projecto (2025) de cerca de 205.000 habitantes. A nível de Projecto Executivo e Documentos para Concurso, foram estudados basicamente:

- Estação de Tratamento de Água do Rio Mucari, dimensionada para

tratar um caudal médio diário de 8 280 m³, com base num sistema de tratamento por filtros lentos de areia e desinfecção final com hipoclorito de cálcio.

- Reservatório de regularização R1 (1ª Fase: 2 x 2 500 m3 e 2ª Fase: 2 x 2500 m3+ (1 x 5000 m3)); o reservatório será alimentado através do novo sistema de adução do Mucari. A breve prazo prevê-se o reforço da alimentação a partir de novo sistema de adução com captação no rio Lucala. O reservatório R1 será construído no Monte Miradouro e ficará interligado a um reservatório existente de menores dimensões, a manter em funcionamento.

- Rede de Distribuição de Água e Fontanários, com cerca de 44,6 km de

extensão, com diâmetros das condutas entre DN90 e DN600 mm. Na zona urbana consolidada estão previstos ramais de ligação predial e, na zona peri-urbana, fontanários colectivos, cerca de 100.

Captação, Adução e Distribuição

SISTEMA DE

ABASTECIMENTO DE ÁGUA

À CIDADE DE N’DALATANDO

Cliente: Direcção Nacional de

Águas (D.N.A.).

Projecto Executivo e

Documentos para Concurso:

2004/06

Trabalho realizado em

consórcio com a

Consulprojecto

Custo total estimado das

obras:

11,1 MUSD

ABASTECIMENTO DE ÁGUA À CIDADE DE N’DALATANDO

C O N S U L T O R E S D E E N G E N H A R I A E A M B I E N T E

(13)

DESCRIÇÃO

O estudo teve como objectivo a elaboração do Plano Director de Abastecimento de Água e Saneamento da cidade de Ondjiva com uma população estimada em 283 000 habitantes para o ano de 2025.

Características do projecto:

Sistema de abastecimento de água:

- Condutas de adução: 150 km de comprimento com diâmetros de DN 250 a DN 500 em ferro fundido e PVC

- Rede de distribuição: 38 km

- ETA de Xangongo: – Qdim – 564 L/s; Qm – 31 795 m³/dia

- Estações Elevatórias: 4 com a potência nominal de 0,213, 0,567, 0,430 e 0,091 MW

Âmbito dos serviços:

- Preparação de planos directores para abastecimento de água e saneamento, com um horizonte temporal de 20 anos;

- Avaliação do impacto sanitário e socio-económico dos projectos propostos, benefícios esperados e participação comunitária;

- Realização de estudos preliminares de engenharia relativos às obras de reabilitação/expansão identificadas como prioritárias e preparação dos termos de referência para os projectos executivos de engenharia;

- Identificação de alternativas tecnológicas face às capacidades técnicas, financeiras e humanas (operação e manutenção).

Captação, Adução e Distribuição

PLANO DIRECTOR DE

ABASTECIMENTO DE ÁGUA

E SANEAMENTO DA CIDADE

DE ONDJIVA

Cliente:

Direcção Nacional de Águas

(D.N.A.).

Plano Director:

2002/2005

Serviços realizados em

consórcio com a

Consulprojecto

PLANO DIRECTOR DE ABASTECIMENTO DE ÁGUA E SANEAMENTO DA CIDADE DE ONDJIVA

C O N S U L T O R E S D E E N G E N H A R I A E A M B I E N T E

ANGOLA

(14)

DESCRIÇÃO

O estudo teve como objectivo a elaboração do Plano Director de Abastecimento de Água e Saneamento da cidade de Malanje com uma população estimada em 584 000 habitantes para o ano 2025.

Características do projecto:

Sistema de abastecimento de água:

- Condutas de adução: 14,8 km de comprimento com diâmetros de DN 500 a DN 600 em ferro fundido

- Rede de distribuição: 122 km

- ETA do Cuíje: Qdim – 820 L/s; Qm – 35 295 m³/dia

- Estações Elevatórias: 2 com a potência nominal de 0,440 e 2,0 MW

Sistema de saneamento:

- Rede de drenagem de águas residuais: 57,4 km

- ETAR de Malanje: População servida – 41 830 hab.eq.; Qm – 5 020 m³/dia

Âmbito dos serviços:

- Preparação de planos directores para abastecimento de água e saneamento, com um horizonte temporal de 20 anos;

- Avaliação do impacto sanitário e socio-económico dos projectos propostos, benefícios esperados e participação comunitária;

- Realização de estudos preliminares de engenharia relativos às obras de reabilitação/expansão identificadas como prioritárias e preparação dos termos de referência para os projectos executivos de engenharia;

- Identificação de alternativas tecnológicas face às capacidades técnicas, financeiras e humanas (operação e manutenção).

Captação, Adução e Distribuição

PLANO DIRECTOR DE

ABASTECIMENTO DE ÁGUA

E SANEAMENTO DA CIDADE

DE MALANJE

Cliente:

Direcção Nacional de Águas

(D.N.A.).

Plano Director,

Anteprojectos de

Engenharia:

2002/2004

Serviços realizados em

consórcio com a

Consulprojecto

PLANO DIRECTOR DE ABASTECIMENTO DE ÁGUA E SANEAMENTO DA CIDADE DE MALANJE

C O N S U L T O R E S D E E N G E N H A R I A E A M B I E N T E

ANGOLA

(15)

DESCRIÇÃO

O estudo teve como objectivo a elaboração do Plano Director de

Abastecimento de Água e Saneamento da cidade de N’Dalatando com

uma população estimada em 205 000 habitantes para o ano de 2025.

Características do projecto:

Sistema de abastecimento de água:

- Condutas de adução: 53,7 km de comprimento com diâmetros de

DN 400 a DN 500 em ferro fundido

- Rede de distribuição: 104 km

- ETA do Mucari: – Qdim – 96 L/s; Qm – 5 525 m³/dia

- ETA do Lucala: – Qdim – 240 L/s; Qm – 10 370 m³/dia

- Estações Elevatórias: 2 com a potência nominal de 0,054 e 0,227 MW

Sistema de saneamento:

- Rede de drenagem de águas residuais: 24,2 km

- ETAR de N’Dalatando: População servida – 30 170 hab.eq.; Qm – 3 620

m³/dia

Âmbito dos serviços:

- Preparação de planos directores para abastecimento de água e

saneamento, com um horizonte temporal de 20 anos;

- Avaliação do impacto sanitário e socio-económico dos projectos

propostos, benefícios esperados e participação comunitária;

- Realização de estudos preliminares de engenharia relativos às obras

de reabilitação/expansão identificadas como prioritárias e preparação

dos termos de referência para os projectos executivos de engenharia;

- Identificação de alternativas tecnológicas face às capacidades

técnicas, financeiras e humanas (operação e manutenção).

Captação, Adução e Distribuição

PLANO DIRECTOR DE

ABASTECIMENTO DE ÁGUA

E SANEAMENTO DA CIDADE

DE N’DALATANDO

Cliente:

Direcção Nacional de Águas

(D.N.A.).

Plano Director,

Anteprojectos de

Engenharia:

2002/2005

Serviços realizados em

consórcio com a

Consulprojecto

PLANO DIRECTOR DE ABASTECIMENTO DE ÁGUA E SANEAMENTO DA CIDADE DE N’DALATANDO

C O N S U L T O R E S D E E N G E N H A R I A E A M B I E N T E

ANGOLA

(16)

DESCRIÇÃO

O estudo teve como objectivo a elaboração do Plano Director de Abastecimento de Água e Saneamento da cidade de Kuito com uma população estimada em 140 000 habitantes para 2025.

Características do projecto:

Sistema de abastecimento de água:

- Condutas de adução: 8,1 km de comprimento com diâmetros de DN 200 a DN 400 em ferro fundido e PVC

- Rede de distribuição: 60 km

- ETA do Cussola: – Qdim – 120 L/s; Qm – 7 050 m³/dia

- Estações Elevatórias: 2 com a potência nominal de 0,048 e 0,180 MW

Sistema de saneamento:

- Rede de drenagem de águas residuais: 26 km

- ETAR do Kuito: Pop. Servida – 33 100 hab.eq.; Qm – 3 970 m³/dia

Âmbito dos serviços:

- Preparação de planos directores para abastecimento de água e saneamento, com um horizonte temporal de 20 anos;

- Avaliação do impacto sanitário e socio-económico dos projectos propostos, benefícios esperados e participação comunitária;

- Realização de estudos preliminares de engenharia relativos às obras de reabilitação/expansão identificadas como prioritárias e preparação dos termos de referência para os projectos executivos de engenharia;

- Identificação de alternativas tecnológicas face às capacidades técnicas, financeiras e humanas (operação e manutenção).

Captação, Adução e Distribuição

PLANO DIRECTOR DE

ABASTECIMENTO DE ÁGUA

E SANEAMENTO DA CIDADE

DE KUITO

Cliente:

Direcção Nacional de Águas

(D.N.A.).

Plano Director:

2002/2004

Serviços realizados em

consórcio com a

Consulprojecto

PLANO DIRECTOR DE ABASTECIMENTO DE ÁGUA E SANEAMENTO DA CIDADE DE KUITO

C O N S U L T O R E S D E E N G E N H A R I A E A M B I E N T E

ANGOLA

(17)

DESCRIÇÃO:

O Projecto de Execução comportou as seguintes fases:

• Análise crítica do sistema de despoluição da lagoa de Óbidos, onde se insere o presente sistema de Saneamento;

• Estudo prévio do Sistema de Saneamento;

• Fornecimento de dados de base para a elaboração do estudo económico-financeiro (de viabilidade da empresa concessionária da exploração do sistema de Saneamento);

• Projecto de execução da infra-estrutura física do sistema, incluindo a ulterior assistência técnica em fase de obra;

• Levantamento de proprietários afectados pelas obras (2520 parcelas afectadas);

• Estudo de incidências ambientais;

• Elaboração do Regulamento de descarga de águas residuais domésticas e industriais;

• Levantamentos das indústrias existentes e quantificação de investimentos a efectuar nas redes municipais.

População da área em estudo: 69 400 habitantes.

A infra-estrutura física do sistema de saneamento estudado e projectado envolve as seguintes obras principais:

• Cerca de 100 km de condutas, dos quais 59 km em interceptores e 41 km em emissários com diâmetros entre 110 e 560 mm

• ETAR da Charneca para cerca de 45.000 habitantes caudal total médio de 9 104 m3/d e caudal de ponta de 185 l/s.

• ETAR por lamas activadas de Reguengo Grande para uma população de 1615 habitants

• ETAR por macrófitas de Casal Camarão para uma população de 231 habitantes

• 21 estações elevatórias, das quais 12 ao longo de interceptores principais e 9 em emissários com potências dos grupos entre 5 e 110 kW.

• estações de tamização e pontos de medição de caudal;

• ETAR terciárias, obtidas por ampliação das ETAR secundárias existentes, para populações entre 100 e 1600 habitantes.

Sistemas de Drenagem

SISTEMAS DE

SANEAMENTO DE

AGLOMERADOS URBANOS

NAS BACIAS DOS RIOS

REAL E ARNÓIA.

Cliente: IPE – AdP / Águas do

Oeste

Projecto de Execução: 2000/02 Assistência Técnica: 2003/2004

SISTEMAS DE SANEAMENTO - BACIAS DOS RIOS REAL E ARNÓIA

C O N S U L T O R E S D E E N G E N H A R I A E A M B I E N T E

PORTUGAL

(18)

DESCRIÇÃO:

Sistema de Saneamento em “alta” da região dos municípios do Oeste com uma superfície total do território de cerca de 2 900 km2 ocupando 14 municípios, com uma população no ano horizonte do estudo de 452 000 habitantes.

Os estudos desenvolveram-se em duas fases:

1ª. Fase – Estudo de Concepção Geral

Este estudo comporta os seguintes aspectos:

• Levantamento de dados de base (populações, indústrias, caudais, cargas poluentes, percentagens de atendimento por redes municipais, características das obras existentes, condicionantes ambientais);

• Definição dos critérios de base de dimensionamento e concepção dos novos sistemas de saneamento;

• Definição preliminar dos sistemas e das obras a realizar;

• Orçamentação dos investimentos com obras novas e estimativa dos custos de exploração para um horizonte de 30 anos.

Inclui-se ainda na presente fase do estudo o fornecimento dos elementos técnico-financeiros destinadas à preparação das candidatura ao Fundo de Coesão (fundo de financiamento da União Europeia) e à elaboração dos estudos económico-financeiros com vista à criação de uma nova empresa para gestão e exploração dos novos sistemas de intercepção, transporte e tratamento.

2ª Fase – Estudo Prévio

Esta etapa do estudo consiste numa pormenorização e calibração do Estudo de Concepção Geral apresentado na Fase anterior, constando essencialmente dos seguintes aspectos:

• Calibração e revisão dos dados de base;

• Determinação do programa de realização de redes de saneamento nas áreas ainda não servidas;

• Calibração do programa de Investimentos e sua adaptação aos programas de realização de redes municipais e à saturação das infra-estruturas de tratamento e transporte existentes;

• Estudos de optimização dos sistemas de transporte (estudos de traçados variantes, estudos de determinação de diâmetros económicos);

• Definição de processos de tratamento e pré-dimensionamento de ETAR; • Definição da arquitectura básica dos órgãos do sistema de transporte e

intercepção (condutas e estações elevatórias);

• Determinação de condicionantes ambientais (cartas de intercepção com RAN, REN, áreas protegidas);

• Estimativa orçamental das obras a realizar.

Sistemas de Drenagem

SISTEMAS DE

SANEAMENTO DE

MUNICÍPIOS DO

OESTE

Cliente: IPE – Águas de

Portugal

Estudo de Concepção Geral

e Estudo Prévio:

2000/02

Estudos realizados em

associação

SISTEMAS SANEAMENTO DE MUNICÍPIOS DO OESTE

C O N S U L T O R E S D E E N G E N H A R I A E A M B I E N T E

PORTUGAL

Referências

Documentos relacionados

MONTE OLIMPO, nos autos da ação sumária que promove em face de EPC EMPRESA DE PARTICIPAÇÕES E CONSTRUÇÕES LTDA, vem, por seu advogado infra-assinado, respeitosamente,

Riscos, através do qual atestam que (A) tiveram acesso aos documentos indicados no Quadro “Documentos Obrigatórios”, conforme consta das “Condições

Estas instruções de instalação incluem, principalmente, informações gerais sobre o produto e o hardware, instruções de montagem, descrição do borne para terminais, listas de

Doente 15 anos, sexo masculino, com queixas dolorosas de predomínio nocturno localizadas ao braço esquerdo; já tinha sido tratado na Ortopedia 2 anos antes, onde tinha feito

Os respiradores são equipamentos importantes, mas que podem ser dispensados em situações quando não há presença de névoas, vapores ou partículas no ar, como por exemplo,

Segundo o ARTIGO 4, a entidade patronal tem de informar os respectivos funcionários dos riscos existentes no local de trabalho, fornecer Equipamentos de Protecção Individual

Este trabalho é um estudo de História da Educação Piauiense abordando, especificamente, a 

PROBLEMAS CAUSAS SOLUÇÕES O aparelho não liga • falta de energia • O plugue não está inserido na tomada • o dispositivo de proteção interno interveio • espere o