• Nenhum resultado encontrado

EB1/PE de Santo António da Serra. Projeto Educativo de Escola. Crescer saudável

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "EB1/PE de Santo António da Serra. Projeto Educativo de Escola. Crescer saudável"

Copied!
24
0
0

Texto

(1)

EB1/PE de Santo António da Serra

Projeto Educativo de Escola

Crescer saudável

(2)

2

Índice

1. Identificação 4 2. Enquadramento Legal 5 3. Introdução 5 4. Contexto 6

5. Princípios (valores, missão e visão) 8

6. Constrangimentos 9

7. Prioridades 10

8. Objetivos, Metas e Avaliação 11

9. Ensino Especial 15 10. Recursos 16 11. Parcerias 16 12. Divulgação 17 13. Avaliação 18 14. Anexos 19

(3)

3 "A educação é um processo social, é desenvolvimento. Não é a preparação para a vida, é a própria vida." (John Dewey)

(4)

4

1 – Identificação

Nome: EB1/PE de Santo António da Serra Código: 31 04 107

Morada: Rua de Nossa Senhora do Bom Caminho, nº 7 Freguesia: Santo António da Serra

Código Postal: 9200-162 Telefone: 291967723 Fax: 291967722 e-mail: eb1santoserra@live.madeira-edu.pt sítio-web: http//escolas.madeira-edu.pt/eb1pesaserra Blog: http://eb1pesantoserra.blogspot.com

(5)

5

2 - Enquadramento Legal

“Projeto Educativo – o documento que consagra a orientação educativa da escola, elaborado e aprovado pelos seus órgãos de administração e gestão para um horizonte de quatro anos, no qual se explicitam os princípios, os valores, as metas e as estratégias segundo os quais a escola se propõe cumprir a sua função educativa.”.

DLR n.º 21/2006/M, 21 de junho; DLR nº 139/2012, 5 de julho.

3 – Introdução

“Projeto educativo — o documento que consagra a orientação educativa da escola, elaborado e aprovado pelos seus órgãos de administração e gestão para um horizonte de quatro anos, no qual se explicitam os princípios, os valores, as metas e as estratégias segundo os quais a escola se propõe cumprir a sua função educativa;” (Decreto Legislativo Regional nº 21/2006/M).

Cumprindo o disposto no DLR, foi elaborado o Projeto Educativo da EB1/PE de Santo António da Serra, para o quadriénio 2015-2019.

É nossa intenção, que este seja um Projeto que venha a constituir o ponto de referência de toda a atividade escolar, definindo o sentido de ação educativa da escola, dando-lhe, assim, uma identidade própria e constituindo a sua autonomia. É um trabalho contínuo pois as pessoas mudam e novos problemas surgem. Pretendemos, assim, criar experiência de discussão, de negociação e de reflexão em comum, porque são muitas as restrições e contradições quanto à autonomia na Educação Pré- escolar e no 1º Ciclo do Ensino Básico.

(6)

6

4 - Contexto

Localidade

A freguesia de Santo António da Serra está localizada entre dois concelhos: Santa Cruz e Machico. A sua principal atividade é a agricultura.

A Escola Básica do 1º. Ciclo com Pré-Escolar de Santo António da Serra situa-se na Rua de Nossa Senhora do Bom Caminho, nº 7, freguesia de Santo António da Serra, concelho de Machico.

Esta freguesia tem uma Escola Básica do 1º Ciclo com Pré-escolar, um Centro de Saúde, uma Igreja, uma Junta de Freguesia, uma Casa do Povo, um Grupo Folclórico e Recreativo, vários estabelecimentos comerciais, entre outros. É uma freguesia muito popular na Madeira, principalmente aos fins-de-semana, altura em que muitas pessoas se dirigem até lá para fazerem compras e usufruírem de uma tarde bem passada.

Outra atração desta freguesia é o Campo de Golfe do Santo da Serra, situado numa parte da freguesia pertencente ao concelho de Machico, local de inúmeros torneios nacionais e internacionais.

Esta freguesia está inserida num meio predominantemente rural, onde ainda existe quem se dedique à agricultura ou à emigração sazonal, embora comecem a procurar outro tipo de atividades fora da freguesia.

Mapa de Machico com a distribuição das freguesias

(7)

7

Escola

A Escola Básica do 1º. Ciclo com Pré-Escolar de Santo António da Serra é um edifício Plano Centenário construído na década de 60. A partir de 2001 a passou a integrar o Projeto Escola a Tempo Inteiro, segundo a portaria 133/98, de 14 de Agosto e sofreu obras de ampliação e reconstrução em 2005.

O piso superior conta com duas salas curriculares; uma sala para Música, Expressão Plástica e Inglês; uma sala de Informática; um gabinete de Apoio; uma Biblioteca, uma sala dos Professores e o gabinete de Gestão.

O rés-do-chão conta com uma sala de Creche; uma sala para o Pré-Escolar; um elevador; uma sala de arrumos; uma casa de banho para professores (mista); duas casas de banho (meninos/meninas); uma casa de banho para deficientes; um gabinete administrativo com uma divisão para o atendimento aos encarregados de educação; uma cantina; uma cozinha; uma despensa; duas casas de banho (Pré-Escolar); um gabinete para funcionários; uma arrecadação e uma sala de arrumos em frente à sala da Pré-Escolar.

O campo polidesportivo foi construído posteriormente à escola, tendo sido inaugurado em Outubro de 2008. O recinto é coberto e possui, em toda a sua área, piso sintético. O horário de funcionamento da escola é das 8:30 às 18:30.

(8)

8

5 - Princípios Orientadores

Valores

A vida humana é orientada por valores. Educar para a mudança é reconhecer as diferenças, respeitá-las, fazer delas uma vantagem, colocá-las no centro do processo educativo, entendê-las com parte integrante da nossa vivência, enriquecer-se com a diversidade para agir como grupo. Assim, a própria mudança deve conter em si a afirmação do valor das pessoas e a sua capacidade de interação, no sentido de fazer emergir relações de interdependência positiva.

A educação escolar deverá contribuir para o desenvolvimento global da personalidade, para a formação de cidadãos livres, responsáveis, autónomos e solidários.

Os valores, as atitudes e os comportamentos que se prendem com parâmetros que são comuns à nossa identidade como Nação e que pretendemos potenciar no nosso estabelecimento de ensino são:

 Respeito  Responsabilidade  Espírito colaborativo  Liberdade  Auto-estima

Missão

E nossa missão criar um ambiente escolar saudável potenciador de um crescimento sadio, contribuindo para que a criança/aluno desenvolva competências de relação intra e interpessoal que a ajudarão a enfrentar os desafios do crescimento.

(9)

9

Visão

A Escola Básica do 1º Ciclo com Pré Escolar de Santo António da Serra pretende continuar a afirmar-se como uma instituição que:

• Valoriza a escola e intervém na comunidade. • Desenvolve competências sociais;

• Promove uma organização interna e funcional centrada na formação dos alunos conscientes dos seus deveres de cidadania na sua dimensão pessoal, social;

• Promove a socialização,

• Valoriza o desenvolvimento e solidariedade entre todos os membros da comunidade educativa;

• Incentiva a participação das famílias na escola e a coresponsabilização que lhes cabe no processo educativo;

• Valoriza o crescimento harmonioso e saudável.

6 - Constrangimentos

A observação direta, no dia-a-dia escolar, permitiu-nos identificar situações que necessitam de intervenção educativa. Através desta observação, verificámos como constrangimentos:

 Falta de hábitos de uma alimentação variada e equilibrada  Falta de hábitos de Segurança Sono

 Falta de prática de exercício físico

 Dificuldade em cumprir as regras elementares de comportamento na cantina e à mesa

 Escassez de valores de convivência cívica;  Falta de cumprimento de regras sociais;

(10)

10

 Níveis insuficientes de participação, motivação e envolvimento de muitos pais e encarregados de educação;

 Falta de motivação, hábitos de estudo, perseverança no trabalho e responsabilidade dos alunos;

7 - Prioridades:

Definimos como prioridades educativas para o quadriénio 2015/2019:

 Criar atitudes positivas em relação à atividade física;  Promover uma alimentação saudável;

 Compreender a importância do sono;

 Promover a segurança e contribuir para a prevenção de acidentes  Tomar consciência das regras básicas de convivência;

 Incentivar a boa gestão do tempo como premissa para o sucesso ;  Fortalecer as relações parentais;

(11)

11

8 - Objetivos | Metas | Avaliação

N.º Objetivos Metas Avaliação Indicador de Avaliação Meio de Verificação 1 Fomentar hábitos para uma alimentação saudável;

Até final do ano letivo 2015/2016, 40% dos alunos deverá saber analisar as ementas utilizadas na escola e emitir opinião crítica.

Nº de ementas

analisadas efetuados Registos Até final do ano letivo 2016/2017 40% dos alunos deverá saber construir

uma ementa saudável.

Nº de ementas

construídas efetuados Registos Até ao final do ano letivo 2018/2019, 80% dos alunos deverão optar pelo

consumo de alimentos saudáveis, na proporção correta e recomendada para cada grupo alimentar.

Nº de alunos que optem por alimentos saudáveis Roda/Pirâmide dos alimentos Até ao final do ano letivo 2018/2019 os alunos deverão construir um livro de

receitas saudáveis.

Nº de receitas

compiladas  Livro de receitas

Até final do ano letivo 2017/2018 90% dos alunos deverá ter cultivado um legume na horta da escola. Nº de alunos que plantou legumes na horta Legumes cultivados

(12)

12 2 Valorizar a qualidade da saúde das crianças

Até ao final do ano letivo 2015/2016, 80% dos alunos deverão descansar o número de horas adequadas à sua idade.

Nº de alunos que descansam o nº de

horas adequadas

Registos Efetuados

Até final do ano letivo 2016/2017 90% dos alunos deverão apresentar hábitos de higiene Nº de alunos que apresentam hábitos de higiene Registos efetuados

Até final do ano letivo 2017/2018 90% dos alunos deverão apresentar hábitos de higiene adequados

Grelha de registo. Registos e trabalhos Efetuados 3 Estimular a prática do exercício físico, como fator essencial da saúde

Até ao final do ano letivo 2015/2016, 80% dos alunos deverão praticar exercício físico por iniciativa própria.

Nº de alunos que pratica exercício

físico

Registos efetuados

Anualmente a escola deverá promover uma caminhada. Nº de caminhadas

realizadas efetuados Trajetos

Anualmente a escola deverá promover um intercâmbio desportivo com outros estabelecimentos de ensino e/ou associações desportivas.

Nº de intercâmbios realizados

Nº de intercâmbios

realizados Até ao final do ano letivo 2018/2019, a escola deverá promover experiências

desportivas diversificadas (Ida ao Parque Desportivo de Água de Pena)

Nº de experiências desportivas diversificadas

Registos efetuados

(13)

13 4 Promover comportamento s responsáveis, a nível pessoal e social.

Anualmente os docentes e alunos deverão elaborar uma lista de regras de conduta

Nº de listas

elaboradas elaboradas Listas

Mensalmente a escola deverá reconhecer os alunos que adotem comportamentos responsáveis

Nº de alunos reconhecidos

Quadro de honra

Até ao final de 2016/2017, 80% dos alunos deverá saber aplicar regras de segurança em casa, na rua e na escola.

Nº de alunos que sabe aplicar as regras de segurança Trabalhos efetuados pelos alunos 5 Estimular a participação e o envolvimento dos pais/encarregado s de educação na vida escolar

Anualmente a escola deverá promover 4 encontros com os encarregados de educação.

Nº de encontros

promovidos Folha de registo das presenças

Durante cada ano letivo, cada pai/ encarregado de educação deverá estar presente em, pelo menos, dois eventos escolares.

Nº de presenças dos encarregados de educação. Folha de registo das presenças em eventos escolares 6 Melhorar os resultados escolares

Até final do ano letivo 2018/2019, 70% dos alunos deverá saber estudar de forma autónoma, organizada e estruturada.

Nº de alunos que estudam de forma autónoma, organizada e estruturada~. Registos dos professores

(14)

14

Até final do ano letivo 2018/2019, 70% dos alunos do 1º ciclo do ensino básico deverá saber ler até ao final do ano letivo.

Nº de alunos que sabe ler Registo de avaliação diagnóstica e avaliação final (por comparação); ●Registos de avaliação; ●Pautas; ●Plataforma de avaliação. Até final de 2015/2016, 70% dos alunos deverá interpretar imagens.

Nº de alunos que sabe interpretar imagens Registos de avaliação dos alunos

Até ao final do ano letivo 2017/2018, 60% dos alunos deverão ser capazes de aplicar noções matemáticas no seu quotidiano.

Nº de alunos que é capaz de aplicar noções matemáticas no seu quotidiano Registo de avaliação diagnóstica e avaliação final (por comparação); ●Registos de avaliação; ●Pautas; ●Plataforma de avaliação.

(15)

15

9 - Ensino Especial

Nos objetivos/ metas contemplados neste projeto, damos cumprimento ao Decreto Legislativo Regional nº 33/2009/M, de 31 de Dezembro, privilegiando uma política de inclusão e transversalidade da educação especial. Assim sendo, pretendemos adequar as respostas educativas às necessidades particulares dos alunos abrangidos pelo decreto acima referido através da promoção de momentos de diálogo entre os docentes com o objetivo de:

 Colaborar com equipas de apoio especializado;  Diferenciar pedagogicamente as áreas pertinentes;  Promover a igualdade de oportunidades,

 Incluir os pais/encarregados de educação no trabalho desenvolvido pela escola.

Segundo o Diploma supra citado, a Escola adotou as seguintes medidas educativas no que concerne ao Ensino Especial para uma melhor adequação do processo de ensino e de aprendizagem. Constituem medidas educativas:

a) O apoio pedagógico especializado; b) As adequações curriculares individuais; c) As adequações no processo de matrícula; d) As adequações no processo de avaliação; e) O currículo específico individual;

(16)

16

10 - Recursos

a) Humanos

Neste projeto estarão envolvidos toda a comunidade escolar, nomeadamente:  Discentes;

 Docentes;

 Auxiliares de Ação Educativa;  Pais/Encarregados de Educação b) Físicos e Materiais

Relativamente ao espaço e materiais, recorreremos:  Espaços da escola;  Computadores;  Meios audiovisuais;  Materiais de desgaste;  Livros;  Cartazes.

11 - Parcerias

Também pretendemos contar com as seguintes parcerias:  Câmara Municipal de Machico;

 Delegação Escolar de Machico;  Direção Regional de Educação;  Projeto sono escolas

 Junta de Freguesia de Santo António da Serra;  Centro de Saúde de Santo António da Serra;  Bombeiros Municipais de Machico;

(17)

17

 Centro Psicopedagógico de Machico;

 Associação Desportiva de Santo António da Serra;  Parque desportivo de Água de Pena

 Casa do Povo de Santo António da Serra.

12 - Divulgação

Para divulgar o nosso projeto, utilizaremos os seguintes meios:  O jornal da escola “O Serrinha”;

 O sitio web da escola http://www.escolas.madeira-edu.pt/eb1saserra  Placards da nossa escola;

 Divulgação aos pais e encarregados de educação, por intermédio de uma conferência no início de cada ano.

 Disponível na Dropbox para todos os docentes;  Arquivado no gabinete da direção

(18)

18

13 - Avaliação

O Projeto Educativo de Escola deve ser sujeito a uma avaliação no final de cada ano letivo, de forma a compreender os problemas e perspetivar um contínuo aperfeiçoamento das práticas, definindo ou reajustando estratégias de melhoria que se afigurem necessárias. Esta avaliação deve ser contínua e participada. O Projeto Educativo será acompanhado pela equipa que o elaborou para permitir:

- Orientar, anualmente, a elaboração do Plano Anual de Escola;

- Constatar a operacionalização dos objetivos e metas à realidade concreta e específica da escola;

- Aferir o grau de consecução dos objetivos definidos;

- Verificar em que medida se concretizaram os objetivos do Projeto Educativo de Escola.

VIGÊNCIA: Este documento entra imediatamente em vigor após aprovação pelo Conselho Escolar.

(19)

19 Ribeira de Machico, 20 de outubro de 2015

A direção

_________________________________

(Mónica Maria Veríssimo Vieira)

(20)

20

Anexos

DLR 26.2001.M.pdf DLR 20.2003.M.pdf DLR 21.2006.M.pdf DL 3-2008.pdf DLR-33-2009

(21)

21 N.º Objetivos Metas Avaliação Indicador de Avaliação Meio de Verificação

1 Promover ambiente escolar um saudável

1.1 Até ao final do ano letivo 2018/2019, os alunos deverão construir um livro de receitas saudáveis.

Nº de receitas compiladas

Livro de receitas

1.2 Até ao final do ano letivo 2017/2018, a maioria dos alunos deverá ter cultivado um legume na horta da escola.

Nº de alunos que plantou legumes na horta Registos fotográficos/ Blogue 1.3 Anualmente, a escola deverá promover uma caminhada. Nº de caminhadas

realizadas

Registos fotográficos/

Blogue 1.4 Anualmente, a escola deverá promover um intercâmbio desportivo

com outros estabelecimentos de ensino e/ou associações desportivas.

Nº de intercâmbios realizados

Registos fotográficos/

Blogue 1.5 Até ao final do ano letivo 2018/2019, a escola deverá proporcionar

experiências desportivas diversificadas.

Nº de experiências desportivas diversificadas Registos fotográficos/ Blogue

(22)

22 N.º Objetivos Metas Avaliação Indicador de Avaliação Meio de Verificação 2 Promover comportamentos responsáveis, a nível pessoal e social.

2.1 Anualmente, os docentes e alunos deverão elaborar uma lista de

regras de conduta. Nº de listas elaboradas

Placares expositivos

2.2 Anualmente, a escola deverá proporcionar aos alunos pelo menos dois

eventos sociais que promovam o seu enriquecimento pessoal e social. Nº de eventos sociais

Registos fotográficos/ Blogue 3 Estimular a participação e o envolvimento dos pais/encarregados de educação na vida escolar 3.1

Anualmente, a escola deverá promover três encontros com os encarregados de educação. Nº de encontros promovidos Folha de registo das presenças/ Registos fotográficos/ Blogue 3.2

Durante cada ano letivo, cada pai/ encarregado de educação deverá colaborar ativamente em pelo menos duas atividades escolares.

Nº de participações de cada encarregado de educação Tabelas/ Registos fotográficos/ Blogue

(23)

23

N.º Objetivos Metas

Avaliação

Indicador de Avaliação Meio de Verificação 4 Melhorar os resultados escolares 4.1

Anualmente, a maioria dos alunos deverá saber aplicar os conteúdos programáticos aprendidos.

Nº de alunos que transitam Registos de observação/ avaliação; Ficheiros de avaliação; Plataforma Avaliar +. 4.2

Anualmente, a maioria dos alunos do 1º ciclo do ensino básico

deverá conseguir ler de acordo com o seu nível de escolaridade. Nº de alunos

Registos de avaliação/ Ficheiros de avaliação/ Plataforma Avaliar +. 4.3

Anualmente, a maioria dos alunos deverá ser capaz de aplicar

noções matemáticas no seu quotidiano. Nº de alunos

Registo de Observação/ avaliação; Ficheiros de avaliação; Plataforma Avaliar +.

(24)

Referências

Documentos relacionados

Atualmente existem em todo o mundo 119 milhões de hectarS destinados a plantações florestais, dos quais 8,2 milhões na América do Sul. No Brasil, em 1997 havia cerca de 4,7 milhões

Vale ressaltar que, para direcionar os trabalhos da Coordenação Estadual do Projeto, é imprescindível que a mesma elabore seu Planejamento Estratégico, pois para Mintzberg (2006,

Na busca por esse objetivo, iremos contextualizar o cenário legal e institucional que insere a política de formação continuada na agenda das políticas

com o Fundo das Nações Unidas para a Infância – UNICEF, o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento – PNUD, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas

O “tempo necessário” para as atividades complementares foi definido no tópico “Objetivos e Metas”, no qual apresentou duas metas referentes ao eixo da jornada de

Diante do relato do Professor 1, percebe-se que a escola oferece uma sala de recursos com variedade de matérias pedagógicos, como jogos e livros. Contudo, o espaço e o número de

A opinião dos alunos que frequentam o PA sobre a implementação do Programa de Correção de Fluxo Escolar é de extrema importância, visto serem eles os protagonistas

Na apropriação do PROEB em três anos consecutivos na Escola Estadual JF, foi possível notar que o trabalho ora realizado naquele local foi mais voltado à