• Nenhum resultado encontrado

GABARITO 1 A 2 A 3 D 4 E 5 B 6 B 7 D 8 A 9 B 10 C

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "GABARITO 1 A 2 A 3 D 4 E 5 B 6 B 7 D 8 A 9 B 10 C"

Copied!
28
0
0

Texto

(1)
(2)

GABARITO 1 A 2 A 3 D 4 E 5 B 6 B 7 D 8 A 9 B 10 C

01. Com relação às normas de Organização Municipal previstas na Lei Orgânica do Município de Curitiba, julgue os itens a seguir.

I. O princípio da justa distribuição dos benefícios e encargos públicos é previsto expressamente na Lei Orgânica.

II. O rol de símbolos do Município de Curitiba é exaustivamente previsto em sua Lei Orgânica.

III. Compete ao Município prover a tudo quanto respeita ao seu interesse e ao bem-estar de sua população, cabendo-lhe, dentre outros, em especial, dispor sobre os serviços funerários e a administração dos cemitérios públicos. A fiscalização dos cemitérios particulares, por sua vez, compete ao Estado do Paraná.

IV. A modificação do nome de um bairro dependerá de consulta à população. A) I e IV.

B) I, II, III e IV. C) II, III e IV. D) I, II e III. E) I, III e IV.

(3)

COMENTÁRIOS:

Assunto: Organização Municipal.

A) CORRETA.

ITEM I – CORRETO.

O art. 5º da Lei Orgânica - LO dispõe que:

“São assegurados pelo Município, em sua ação normativa e em seu âmbito de jurisdição, a observância e o exercício dos princípios da liberdade, legalidade, igualdade e justa distribuição dos benefícios e encargos públicos.”

Sendo assim, nota-se que a justa distribuição dos benefícios e encargos públicos é considerado um princípio expresso pela LO.

ITEM II – INCORRETO.

Nos termos do art. 9º da LO:

“São símbolos do Município de Curitiba o brasão, a bandeira, o hino e outros, estabelecidos em lei municipal.”

Do exposto, conclui-se que os símbolos de Curitiba poderão ser previstos em lei

municipal, ou seja, o rol do art.9º é meramente exemplificativo e não exaustivo, como

dito na assertiva.

Por fim, destaca-se ainda que o dia 29 de março é a data magna de Curitiba, vide parágrafo único do supracitado artigo.

ITEM III – INCORRETO.

O art. 11 da LO trata de forma exemplificativa algumas competências do município de Curitiba, dentre elas a de dispor sobre os serviços funerários, a administração dos cemitérios públicos e a fiscalização dos cemitérios particulares. Vejamos:

(4)

“Art. 11. Compete ao Município prover a tudo quanto respeita ao seu interesse e ao bem-estar de sua população, cabendo-lhe, em especial:

IX - dispor sobre os serviços funerários, a administração dos cemitérios públicos e a fiscalização dos cemitérios particulares.”

Desta forma, o erro da assertiva consiste em afirmar que a fiscalização dos cemitérios particulares será efetuada pelo Estado do Paraná.

ITEM IV – CORRETO.

Nos termos do XXVI do art. 11 da LO:

“Criar, organizar e suprimir bairros e modificar-lhes o nome mediante consulta à população e observada a legislação.”

GABARITO: A

02. No tocante à Organização dos Poderes do Município de Curitiba, assinale a alternativa CORRETA:

A) Compete à Câmara Municipal deliberar, sujeito à sanção do Prefeito, sobre criação, estruturação e atribuições dos órgãos da administração direta e das entidades da administração indireta.

B) Perderá o mandato o vereadorinvestido no cargo depresidente, superintendente ou diretor de Organizações da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP).

C) Compete privativamente à Câmara Municipal receber e fiscalizar o plano de metas do Governo Municipal, que o Prefeito será obrigado a entregar à Câmara Municipal de Curitiba até 60 dias após a data de sua posse.

D) A representação judicial nos casos em que detiver personalidade judiciária, a assessoria e a consultoria jurídica do Poder Legislativo Municipal são exercidas pelos Procuradores Jurídicos de seu quadro de pessoal, organizados em órgão diretamente vinculado à Mesa da Câmara Municipal. A função de Procurador Chefe, bem como as

(5)

demais funções e cargos de direção da Procuradoria são de livre escolha pelo Presidente da Câmara Municipal.

E) São Poderes do Município, independentes e harmônicos entre si, o Legislativo, o Executivo e o Judiciário.

COMENTÁRIOS:

Assunto: Poderes municipais.

A) CORRETA.

O art. 19 da LO dispõe acerca das matérias que competem à Câmara Municipal deliberar com a sanção do Prefeito, dentre elas a criação, estruturação e atribuições dos órgãos da administração direta e das entidades da administração indireta. Vejamos:

“Art. 19. Compete à Câmara Municipal deliberar, sob forma de projetos de lei, sujeitos à sanção do Prefeito, sobre as matérias de competência do Município, especialmente sobre:

VI - criação, estruturação e atribuições dos órgãos da administração direta e das entidades da administração indireta.”

CUIDADO!!

O artigo em apreço trata da DELIBERAÇÃO por parte da Câmara Municipal e não sobre

a iniciativa da lei referente à criação, estruturação e atribuições dos órgãos da administração direta e das entidades da administração indireta, sendo esta privativa do chefe do executivo, conforme inciso III do art. 53 da LO.

“Art. 53. São de iniciativa privativa do Executivo, entre outras previstas nesta Lei Orgânica, leis que disponham sobre:

III - criação, estruturação e atribuições dos órgãos e entidades da Administração Municipal.”

Não poderia ser diferente, em virtude do princípio da simetria.

(6)

O art. 23 da LO prevê uma série de hipóteses em que o Vereador não perderá o mandato. Vejamos:

Não perderá o mandato o Vereador:

 Investido do cargo de:

o Ministro de Estado, Secretário Municipal, Estadual e Nacional;

o presidente, superintendente, ou diretor de entidade da administração pública indireta do Município;

o presidente, superintendente, diretor ou conselheiro de entidade da administração pública indireta do Estado ou da União;

o presidente, superintendente, ou diretor de sociedades anônimas cujo sócio majoritário seja Município;

o presidente, superintendente, diretor ou conselheiro de sociedades anônimas cujo sócio majoritário seja o Estado ou a União;

o presidente, superintendente ou diretor de Organizações Sociais (OS) previstas em lei;

o presidente, superintendente ou diretor de Organizações da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP);

o presidente, superintendente ou diretor de agências executivas ou regulatórias;

o presidente, superintendente ou diretor de serviços sociais autônomos; o chefia de missão temporária de caráter cultural ou de interesse do

Município.

 Licenciado pela Câmara por motivo de doença sem prejuízo da remuneração, ou sem remuneração no interesse particular, desde que, neste caso, o afastamento não ultrapasse cento e vinte dias por Sessão Legislativa.

 Vereadora gestante licenciada pela Câmara, pelo prazo de cento e vinte dias, sem prejuízo da remuneração.

(7)

Compete privativamente à Câmara Municipal receber e fiscalizar o plano de metas do Governo Municipal, que o Prefeito será obrigado a entregar à Câmara Municipal de Curitiba até 90 dias após a data de sua posse, conforme inciso XXVI do art. 20 da LO.

D) INCORRETA.

Como se sabe, é possível que o Poder Legislativo dos Estados e dos Municípios instituam a Procuradoria Legislativa, desde que relacionada às prerrogativas do próprio Poder Legislativo.

Neste sentido, o artigo 20-A da LO dispôs acerca dos seus Procuradores Jurídicos no âmbito do legislativo. Vejamos:

“Art. 20 – A. A representação judicial nos casos em que detiver personalidade judiciária, a assessoria e a consultoria jurídica do Poder Legislativo Municipal são exercidas pelos Procuradores Jurídicos de seu quadro de pessoal, organizados em órgão diretamente vinculado à Mesa da Câmara Municipal.”

O § 1º do supracitado dispositivo afirma que a função de Procurador Chefe, bem como as demais funções e cargos de direção da Procuradoria são privativos de Procuradores Jurídicos.

Sendo assim, nota-se que a escolha do Procurador Chefe da Procuradoria Legislativa não

será livre, mas sim dentre os procuradores.

E) INCORRETA.

CUIDADO!!

A questão é fácil e “boba”, mas precisa ser cobrada, sobretudo por conta de eventuais descuidos na hora da prova, em virtude do cansaço, por exemplo.

Nos termos do art. 15 da LO:

“São Poderes do Município, independentes e harmônicos entre si, o Legislativo e o Executivo.”

(8)

GABARITO: A

03. No que tange aos Bens e serviços municipais, aponte a alternativa CORRETA: A) As obras públicas municipais serão executadas pela Prefeitura Municipal, por administração direta ou indireta, não podendo ser terceirizadas.

B) A isenção do pagamento da tarifa do transporte coletivo urbano não se estende para o acompanhante da pessoa com deficiência.

C) As obras e serviços de grande vulto, que envolvam endividamento considerável e impliquem em significativa alteração do aspecto da cidade, ou do meio ambiente, com reflexos sobre a vida e os interesses da população, serão submetidos a audiência pública e posterior referendo, a critério da Câmara Municipal, devendo este último ser aprovado por deliberação da maioria absoluta dos Vereadores.

D) É garantida a gratuidade do transporte coletivo urbano às pessoas maiores de sessenta e cinco anos, às pessoas com deficiência e aos aposentados por invalidez, na forma da lei.

E) O Município não poderá retomar os serviços públicos municipais permitidos ou concedidos, se executados em desconformidade com o ato ou contrato, diferente, contudo, se descumpridos dispositivos legais.

COMENTÁRIOS:

Assunto: Bens e serviços municipais.

D) CORRETA.

É o que dispõe o art. 105 da LO:

“É garantida a gratuidade do transporte coletivo urbano às pessoas maiores de sessenta e cinco anos, às pessoas com deficiência e aos aposentados por invalidez, na forma da lei.”

(9)

As obras públicas municipais serão executadas pela Prefeitura Municipal, por administração direta ou indireta e terceirizada, sempre na conformidade com o Plano Diretor, o Plano de Mobilidade Urbana e o Planejamento Estratégico Municipal, vide art. 103 da LO.

B) INCORRETA.

O Parágrafo Único do art. 105 da LO dispõe que a isenção do pagamento da tarifa do transporte coletivo urbano será válida também para o acompanhante da pessoa com deficiência, de acordo com a lei.

C) INCORRETA.

As obras e serviços de grande vulto, que envolvam endividamento considerável e impliquem em significativa alteração do aspecto da cidade, ou do meio ambiente, com reflexos sobre a vida e os interesses da população, serão submetidos a audiência pública e posterior plebiscito, a critério da Câmara Municipal, devendo este último ser aprovado por deliberação da maioria absoluta dos Vereadores, conforme art. 109 da LO.

O artigo em apreço prevê o PLEBISCITO e não o referendo, em que pese eventual

“atecnia legislativa”, em virtude dos clássicos conceitos de plebiscito e referendo.

E) INCORRETA.

O Município retomará os serviços públicos municipais permitidos ou concedidos, se executados em desconformidade com a lei, ato ou contrato, de acordo com art. 108 da LO.

GABARITO: D

04. Com base nas disposições da Lei 11.001/04 acerca da Procuradoria do Município de Curitiba, aponte a alternativa CORRETA.

A) A carreira pública de Procurador do Município de Curitiba é de natureza permanente e essencial ao desenvolvimento das funções de representação judicial e consultoria no âmbito da Administração Direta do Município de Curitiba, vedada a realização de suas atribuições por terceiros não integrantes da carreira, servidores ou não.

(10)

B) O concurso público, com caráter eliminatório e classificatório deverá ser composto das seguintes etapas: prova escrita de conhecimentos específicos, teóricos e práticos; prova de títulos; avaliação psicológica, com análise de perfil para o cargo e exame médico ocupacional que poderá abranger todos os exames pertinentes à aferição das condições de saúde física e mental dos candidatos.

C) A carreira de Procurador do Município tem três níveis de igual natureza e complexidade.

D) A garantia de vagas aos portadores de deficiência se dará mediante reserva de 10% (dez por cento) do total das vagas ofertadas em edital desde que o interessado declare a condição de portador de deficiência no momento da inscrição.

E) O Procurador do Município efetivo e estável que estiver no exercício das atribuições do cargo poderá, a critério da Administração, requerer licença, sem prejuízo da remuneração do cargo, ou financiamento parcial pela Administração Municipal para realização de cursos de pós-graduação em Mestrado, Doutorado ou Pós-Doutorado, desde que assuma o compromisso de defesa de dissertação ou tese em tema compatível com as áreas de atuação do cargo.

COMENTÁRIOS:

Assunto: Disposições acerca da procuradoria municipal.

E) CORRETA.

É a reprodução do art. 32 da Lei 11.001:

“O Procurador do Município efetivo e estável que estiver no exercício das atribuições do cargo poderá, a critério da Administração, requerer licença, sem prejuízo da remuneração do cargo, ou financiamento parcial pela Administração Municipal para realização de cursos de pós-graduação em Mestrado, Doutorado ou Pós-Doutorado, desde que assuma o compromisso de defesa de dissertação ou tese em tema compatível com as áreas de atuação do cargo.”

(11)

De acordo com o § 1º do citador artigo, para a obtenção de licença remunerada ou financiamento parcial pela Administração Municipal, o Procurador do Município firmará compromisso mediante termo de confissão de dívida, de:

 imediatamente após o retorno ou conclusão do curso, manter-se no efetivo exercício do cargo durante período igual ao do afastamento ou ao de duração do curso;

 não desistir do curso e concluir todas as suas fases, inclusive defesa de dissertação ou tese, quando couber;

 ressarcir os valores de financiamento ou da remuneração recebida na hipótese de demissão.

Na hipótese de descumprimento das condições acima definidas, incidirá obrigação de ressarcimento total ou proporcional dos valores do financiamento obtido ou do montante da remuneração percebida no período do afastamento, vide § 2º do mesmo artigo.

Ademais, segundo o § 4º do art. 32, o financiamento parcial aplica-se também aos cursos de pós-graduação no nível de especialização, nas mesmas condições referidas no "caput”.

CONTUDO, a licença remunerada não se aplica aos cursos de pós-graduação no nível

de especialização, vide § 6º do art. 32.

Por fim, cabe pontuar que a concessão dos benefícios previstos corresponde a uma única oportunidade para cursos no nível de Pós-Graduação, Mestrado, Doutorado e Pós-Doutorado, segundo o § 5º.

A) INCORRETA.

CUIDADO!!! A assertiva representa o disposto no antigo art.2º da Lei 11.001 (revogado), em que restringia o âmbito de atuação da Procuradoria à administração direta. Vejamos

“Art. 2º A carreira pública de Procurador do Município de Curitiba é de natureza permanente e essencial ao desenvolvimento das funções de representação judicial e consultoria no âmbito da Administração Direta do Município de

(12)

Curitiba, vedada a realização de suas atribuições por terceiros não integrantes da carreira, servidores ou não.”

A nova redação do art. 2º, por sua vez, dispõe que:

“A carreira pública de Procurador do Município de Curitiba é de natureza permanente e essencial ao desenvolvimento das funções de representação judicial e consultoria no âmbito da Administração Direta, autárquica e fundacional do Município de Curitiba, vedada a realização de suas atribuições por terceiros não integrantes da carreira, servidores ou não.”

B) INCORRETA.

Segundo o art. 14 da Lei 11.001, o concurso público, com caráter eliminatório e classificatório PODERÁ ser composto das seguintes etapas:

 prova escrita de conhecimentos específicos, teóricos e práticos;  prova de títulos;

 avaliação psicológica, com análise de perfil para o cargo;

 exame médico ocupacional que poderá abranger todos os exames pertinentes à aferição das condições de saúde física e mental dos candidatos.

Desta feita, o erro da assertiva está em afirmar que a citadas etapas são de observância obrigatória.

C) INCORRETA.

A carreira de Procurador do Município tem três níveis de igual natureza e crescente complexidade, consoante disposto no art. 6º da Lei 11.001.

D) INCORRETA.

Nos termos do art. 43 da Lei 11.001:

“Fica assegurado à pessoa portadora de deficiência o direito de se inscrever nos concursos públicos a serem realizados para provimento do cargo de Procurador do Município, em igualdade

(13)

de condições com os demais candidatos, observadas as disposições contidas em Decreto Municipal.”

O § 1º, por sua vez, estabelece que a garantia se dará mediante reserva de 5% (cinco por cento) do total das vagas ofertadas em edital desde que o interessado declare a condição de portador de deficiência no momento da inscrição.

GABARITO: E

05. Acerca do Crescimento Vertical por Merecimento dos Procuradores Municipais, julgue a alternativa CORRETA.

A) Ainda que o procurador municipal não seja estável, poderá concorrer às vagas ofertadas para fins de Crescimento Vertical por Merecimento.

B) Para os níveis cujo número total de vagas ocupadas seja igual ou inferior a 3 (três), será sempre oferecida 1 (um) vaga no Procedimento de Crescimento Vertical por Merecimento.

C) O Procedimento de Crescimento Vertical por Merecimento será composto de 02 (duas) partes.

D) Não poderá participar do Procedimento de Crescimento Vertical por Merecimento o Procurador do Município que tiver sofrido, nos 12 (doze) meses anteriores à realização do procedimento, penalidade funcional.

E) O Procurador do Município que obtiver classificação para o Procedimento de Crescimento Vertical por Merecimento, passará para o nível imediatamente seguinte com ganho de 20% (vinte por cento) sobre a referência anteriormente ocupada.

COMENTÁRIOS:

Assunto: Crescimento Vertical por Merecimento.

(14)

O Crescimento Vertical por Merecimento consiste na passagem de um nível para outro imediatamente superior, condicionado à disponibilidade orçamentária, financeira e abertura de procedimento específico pela Administração, vide art. 22 da Lei 11.001.

O art. 26, por sua vez, dispõe que a Administração garantirá, mediante inserção em tópico específico da Lei de Diretrizes Orçamentárias, os recursos necessários à concessão do Crescimento Vertical por Merecimento aos Procuradores do Município que preencham o quantitativo de vagas a serem ofertadas a cada procedimento, o qual corresponderá a 20% (vinte por cento) do total de vagas ocupadas em cada nível.

Para os níveis cujo número total de vagas ocupadas seja igual ou inferior a 3 (três), será sempre oferecida 1 (um) vaga no Procedimento de Crescimento Vertical por

Merecimento, vide Parágrafo Único do art. 26º.

A) INCORRETA.

Segundo o art. 23 da Lei 11.001, poderão concorrer ao Procedimento de Crescimento Vertical por Merecimento os Procuradores do Município que preencherem as seguintes condições:

 ser estável;

 estar no efetivo do cargo de Procurador do Município;  ter cumprido os deveres funcionais;

 apresentar devidamente preenchido o Formulário de Avaliação de Reconhecimento Pessoal e Profissional.

C) INCORRETA.

CUIDADO!!!! A assertiva em comento reproduz a antiga previsão do art. 24 da Lei 11.001. Vejamos:

“Art. 24º O Procedimento de Crescimento Vertical por Merecimento será composto de 02 (duas) partes:

I - pontuação obtida no último Crescimento Horizontal.”

CONTUDO, a nova previsão do artigo 24 da citada lei dispõe que o Procedimento de Crescimento Vertical será composto de parte única. Vejamos:

(15)

“Art. 24 O Procedimento de Crescimento Vertical será composto de parte única, consistente na apresentação e validação de:

I - tempo de exercício da advocacia anterior à investidura no cargo de Procurador do Município;

II - trabalhos jurídicos publicados e palestras jurídicas proferidas em eventos;

III - exercício de magistério jurídico superior;

IV - exercício comprovado de função pública representativa da categoria de advogado;

V - tempo de serviço no cargo de Procurador do Município;

VI - escolarização formal superior à exigida para o exercício do cargo;

VII - Participação em conselhos instituídos por legislação municipal, estadual ou federal;

VIII - Participação em bancas de concursos públicos realizados pelo Município de Curitiba;

IX - Participação em comissões instituídas por decreto do Chefe do Poder Executivo Municipal;

X - Participação como docente em programas de capacitação promovidos pelo IMAP.

§ 1º Os pesos ponderados e normas complementares decorrentes de cada um dos itens elencados nos incisos deste artigo, serão definidos através de decreto.

§ 2º O Procurador do Município aprovado não poderá utilizar a mesma documentação comprobatória do cumprimento dos requisitos para obtenção de pontos nos procedimentos subsequentes.”

(16)

Do exposto, nota-se que foi retirada a etapa em se que avaliava os pontos obtidos no último procedimento de crescimento vertical.

D) INCORRETA.

Não poderá participar do Procedimento de Crescimento Vertical por Merecimento o Procurador do Município que tiver sofrido, nos 18 (dezoito) meses anteriores à realização do procedimento, penalidade funcional, conforme at. 25 da Lei 11.001.

E) INCORRETA.

De início, cabe considerar que o art. 5º, IX, da Lei 11.001, conceitua Referência como posição na faixa de vencimentos de cada padrão, ocupada por cada um dos titulares do cargo na tabela salarial, passível de mudança através de aprovação no Procedimento de Crescimento Horizontal.

O Procurador do Município que obtiver classificação para o Procedimento de Crescimento Vertical por Merecimento, passará para o nível imediatamente seguinte com ganho de 15% (quinze por cento) sobre a referência anteriormente ocupada, segundo o artigo 29.

GABARITO: B

06. Com base nas disposições do CTM de Curitiba, julgue a alternativa CORRETA acerca do ISS:

A) A circunstância de o serviço, por sua natureza, ser executado habitual ou eventualmente fora do estabelecimento o descaracteriza como estabelecimento prestador para fins de prestação de serviço do ISS.

B) No caso de tributo fixo anual, considera-se ocorrido o fato gerador no dia primeiro de janeiro de cada exercício, ou, em se tratando de início de atividade, na data do pedido de inscrição no cadastro fiscal.

C) São responsáveis pela retenção na fonte e respectivo recolhimento as empresas seguradoras em relação aos serviços prestados de corretagem, perícias e avaliações de seguros, ainda que optantes do Simples Nacional.

(17)

E) Em hipótese alguma será possível a instituição de regime especial de fiscalização.

COMENTÁRIOS:

Assunto: ISS.

B) CORRETA.

Nos termos do art. 3º do CTM:

“Art. 3º Considera-se ocorrido o fato imponível quando consumada a atividade em que consiste a prestação do serviço ou:

I - no caso de tributo fixo anual, no dia primeiro de janeiro de cada exercício, ou, em se tratando de início de atividade, na data do pedido de inscrição no cadastro fiscal;

II - no caso de serviço de construção civil, onde a execução seja continuada, na data de cada medição mensal.”

A) INCORRETA.

Considera-se estabelecimento prestador o local onde o contribuinte desenvolva a prestação dos serviços, de modo permanente ou temporário, e que configure unidade econômica ou profissional, sendo irrelevantes para caracterizá-lo as denominações de sede, filial, agência, posto de atendimento, sucursal, escritório de representação ou

contato, ou quaisquer outras que venham a ser utilizadas, conforme art. 6ºA do CTM.

Segundo o § 1º do supracitado artigo, a existência de estabelecimento prestador que configure unidade econômica ou profissional é indicada pela conjugação, parcial ou total, dos seguintes elementos:

 manutenção de pessoal, material, máquinas, instrumentos e equipamentos próprios ou de terceiros necessários à execução dos serviços;

 estrutura organizacional ou administrativa;  inscrição nos órgãos previdenciários;

(18)

 indicação como domicílio fiscal para efeito de outros tributos;

 permanência ou ânimo de permanecer no local, para a exploração econômica da prestação de serviços, exteriorizada, inclusive, pela indicação do endereço em impressos, formulários, correspondências, sítio eletrônico, propaganda, publicidade, contratos, faturas de telefone, de fornecimento de energia elétrica, água ou gás, em nome do prestador, seu representante ou preposto.

O § 2º, por sua vez, dispõe que a circunstância de o serviço, por sua natureza, ser executado habitual ou eventualmente fora do estabelecimento não o descaracteriza como estabelecimento prestador para fins tributários.

C) INCORRETA.

O art. 8º do CTM estabelece o rol de responsáveis pela retenção na fonte do ISS, dentre eles se encontram as empresas seguradoras. Vejamos:

“Art. 8º São responsáveis pela retenção na fonte e respectivo recolhimento:

XII - as empresas seguradoras em relação aos serviços prestados de corretagem, perícias e avaliações de seguros.”

Contudo, o § 8º excetua o supracitado inciso (empresas seguradoras) quando se trata de microempresa ou empresa de pequeno porte optante pelo Simples Nacional.

Não se aplica a retenção prevista no inciso XII deste artigo quando o prestador dos serviços for microempresa ou empresa de pequeno porte optante pelo Regime Especial Unificado de Arrecadação de Tributos e Contribuições - Simples Nacional - instituído pela Lei Complementar Federal nº 123, de 14 de dezembro de 2006.”

D) INCORRETA.

A escolha do serviço de registros público, cartórios e notariais para a presente assertiva se dá em virtude da crescente preocupação jurisprudencial com esses serviços, bem

(19)

como em virtude do inciso em apreço ter sofrido alteração no ano de 2017, razões pelas quais se mostram importante o conhecimento da sua alíquota.

O art. 4º do CTM estabelece as alíquotas do ISS. Quanto à assertiva em apreço, afirma

que será de 4% e não de 2%, como dito na questão.

“Art. 4º As alíquotas do imposto são:

III - 4% (quatro por cento) para os serviços de:

c) serviços de registros públicos, cartórios e notariais. (Redação dada pela Lei Complementar nº 107/2017).”

E) INCORRETA.

Segundo o art. 23 do CTM:

“Quando o sujeito passivo da obrigação tributária oferecer á Administração dados inexatos ou que não mereçam fé, bem como, na hipótese de não fornecê-los, o mesmo ficará sujeito a regime especial de fiscalização, do qual resultará a fixação, por arbitramento, do valor do imposto a ser pago.”

No mesmo sentido, o seu parágrafo único:

“No caso de extravio de livros e documentos fiscais, aplicar-se-á, igualmente, o regime previsto no "caput" deste artigo.”

GABARITO: B

07. A respeito das taxas previstas no CTM de Curitiba, julgue os itens a seguir: I. São taxas de serviços as de “Expediente” e de “Coleta de Lixo”.

II. O lançamento da Taxa de Coleta de Lixo não poderá ser efetuado no mesmo instrumento de lançamento do Imposto Sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana.

(20)

III. O valor a ser lançado para a Taxa de Coleta de Lixo terá como limite o montante lançado a título de Imposto Sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana, para o imóvel ao qual a mesma se refere.

IV. É sujeito passivo da Taxa de Expediente o interessado na expedição de qualquer documento.

Estão corretas: A) I, II, III e IV. B) III e IV. C) II e III. D) I e IV. E) II. COMENTÁRIOS: Assunto: Taxas. D) CORRETA. ITEM I – CORRETO.

Nos termos do art. 54 do CTM:

“Art. 54. São taxas de serviços, as de:

I - Expediente; e

II - Coleta de Lixo.”

ITEM II – INCORRETO.

Segundo o Art. 63 do CTM:

“O lançamento da Taxa de Coleta de Lixo, poderá ser efetuado no mesmo instrumento de lançamento do Imposto Sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana.”

(21)

CUIDADO!! Trata-se de dispositivo revogado e com substituição no seu conteúdo pelo art. 61. A antiga previsão do § 2º do art. 61 do CTM era no sentido de que:

“§ 2º. O valor a ser lançado para a Taxa de Coleta de Lixo terá como limite o montante lançado a título de Imposto Sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana, para o imóvel ao qual a mesma se refere. (Revogado pela Lei Complementar nº 104/2017)”

O art. 61, por sua vez, estabelece que:

“A fixação da unidade de valor estimado levará em conta, para cada taxa, preços correntes de mercado, as despesas realizadas no exercício anterior para prestação de cada serviço e outros dados pertinentes para avaliar a atuação do Poder Público, independente do valor do IPTU. “

Por fim, cabe destacar ainda o § 1º do citado artigo:

Na fixação da unidade de valor, o Poder Executivo não poderá ultrapassar os seguintes

valores:

 Taxa de Expediente: R$ 15,00 (quinze reais).  Taxa de Coleta de Lixo:

o imóvel de uso residencial: R$ 240,00 (duzentos e quarenta reais). o imóvel de uso não residencial: R$ 400,00 (quatrocentos reais).

ITEM IV – CORRETO.

Nos termos do inciso II do art. 57 do CTM:

“Art. 57. É sujeito passivo:

II - da Taxa de Expediente, o interessado na expedição de qualquer documento.”

(22)

08. Com relação ao Processo Administrativo Tributário, assinale a alternativa CORRETA.

A) Da decisão caberá recurso voluntário, com efeito suspensivo e devolutivo, dentro dos 30 (trinta) dias seguintes à ciência por parte do sujeito passivo.

B) Cientificado o sujeito passivo do lançamento tributário, disporá o mesmo, do prazo de 30 (trinta) dias para impugná-lo. A autoridade fazendária, atendendo a circunstâncias especiais, poderá em despacho fundamentado, acrescer de igual prazo para impugnação da exigência.

C) A Junta de Julgamento Tributário será composta por no máximo cinco membros estáveis, integrantes do quadro de Procuradores Municipais, designados pelo Secretário Municipal de Finanças.

D) A Junta de Julgamento Tributário submeterá a decisão prolatada à reexame necessário pela instância superior sempre que exonerar o sujeito passivo do pagamento de tributo ou penalidade, em valor atualizado superior a R$ 50.000,00 para créditos de ISS e de R$ 25.000,00 para os demais tributos e multas.

E) A decisão que anular, por vício formal, o lançamento efetuado, estará sujeita ao reexame necessário.

COMENTÁRIOS:

Assunto: Processo Administrativo Tributário.

A) CORRETA.

É o disposto no art. 98 do CTM:

“Da decisão caberá recurso voluntário, com efeito suspensivo e devolutivo, dentro dos 30 (trinta) dias seguintes à ciência por parte do sujeito passivo.”

B) INCORRETA.

Cientificado o sujeito passivo do lançamento tributário, disporá o mesmo, do prazo de 30 (trinta) dias para impugná-lo, segundo o art. 92 do CTM.

(23)

O parágrafo único, por sua vez, dispõe que a autoridade fazendária, atendendo a circunstâncias especiais, poderá em despacho fundamentado, acrescer de metade o prazo para impugnação da exigência.

C) INCORRETA.

A decisão de primeira instância é de competência da Junta de Julgamento Tributário -JJT, vinculada à Secretaria Municipal de Finanças, vide art. 96 do CTM.

O § 1º do citado artigo dispõe que:

“A Junta de Julgamento Tributário será composta por no máximo cinco membros estáveis, integrantes do quadro de Auditores Fiscais de Tributos Municipais, designados pelo Secretário Municipal de Finanças, na forma do regulamento.”

D) INCORRETA.

A Junta de Julgamento Tributário submeterá a decisão prolatada à reexame necessário pela instância superior sempre que exonerar o sujeito passivo do pagamento de tributo ou penalidade, em valor atualizado superior a R$ 25.000,00 (vinte e cinco mil reais) para créditos de ISS e de R$ 10.000,00 (dez mil reais) para os demais tributos e multas, conforme Art. 99 do CTM.

Sendo assim, para fins de reexame necessário, os valores precisam ser superiores a:

ISS – 25 Mil.

Demais tributos e multas – 10 Mil.

E) INCORRETA.

O art. 100 do CTM dispõe que:

“A decisão que anular, por vício formal, o lançamento efetuado,

não estará sujeita ao reexame necessário previsto no artigo

anterior.”

(24)

09. No que se refere às Penalidades disciplinares dos Servidores Municipais, julgue os itens a seguir:

I. A pena de advertência será aplicada verbalmente em caso de negligência.

II. A pena de suspensão, que não excederá de sessenta dias, será aplicada em caso de falta grave, devidamente fundamentada, ou de reincidência.

III. A pena de demissão será aplicada nos casos de abandono de cargo pelo não comparecimento do funcionário ao serviço sem causa justificada por mais de trinta dias consecutivos ou noventa dias, intercaladamente durante o ano.

IV. As faltas puníveis com advertência, repreensão, suspensão e multa prescrevem no prazo de quatro anos.

Estão corretas: A) I, II e III. B) III e IV. C) I, II e IV. D) III. E) I e II. COMENTÁRIOS:

Assunto: Penalidades disciplinares.

B) CORRETA.

I – INCORRETO.

CUIDADO!! A assertiva reproduz disposição antiga do art. 215 do Estatuto dos Servidores. Vejamos:

“Art. 215. A pena de advertência será aplicada verbalmente em caso de negligência.”

A redação em vigor do art. 215 afirma que a pena de advertência será aplicada por escrito em caso de negligência.

(25)

De acordo com o art. 17 do Estatuto, a pena de suspensão, que não excederá de noventa dias, será aplicada em caso de falta grave, devidamente fundamentada, ou de reincidência.

Por fim, cabe ainda destacar a previsão do § 1º do citado artigo:

“Quando houver conveniência para o serviço, a pena de suspensão poderá ser convertida em multa, na base de 50% (cinquenta por cento) por dia de vencimento ou remuneração, obrigado o funcionário, neste caso, a permanecer em serviço.”

III – CORRETO.

Nos termos do art. 219 do Estatuto:

“Art. 129. A pena de demissão será aplicada nos casos de:

I - abandono de cargo pelo não comparecimento do funcionário ao serviço sem causa justificada por mais de trinta dias consecutivos ou noventa dias, intercaladamente durante o ano.”

IV – CORRETO.

As faltas puníveis com advertência, repreensão, suspensão e multa prescrevem no prazo de quatro anos, conforme art. 225 do Estatuto.

GABARITO: B

10. Com relação às Licenças previstas no Estatuto dos Servidores Municipais, assinale a alternativa INCORRETA:

A) Ao servidor que, durante o período de 5 (cinco) anos consecutivos, não se afastar do exercício de suas funções no Município de Curitiba, é assegurado o direito a uma licença prêmio, de 3 (três) meses ininterruptos, com remuneração integral, observadas as restrições contidas em lei.

B) Depois de dois anos de exercício, o funcionário poderá obter licença, sem vencimento ou remuneração, para tratar de interesses particulares.

(26)

C) O funcionário em comissão não poderá ser licenciado para tratar de interesses particulares.

D) Só poderá ser concedida nova licença para tratar de interesses particulares depois de decorrido dois anos da terminação da anterior.

E) O servidor poderá obter licença até o máximo de 2 (dois) anos consecutivos ou alternados por motivo de doença na pessoa de ascendente, descendente e colateral, consanguíneo ou afim até o 3º grau civil e do cônjuge do qual não esteja legalmente separado, desde que prove ser indispensável a sua assistência pessoal incompatível com o exercício do cargo e viver as suas expensas a pessoa enferma.

COMENTÁRIOS:

Assunto: Licenças dos Servidores.

C) INCORRETA.

O art. 157 do Estatuto dispõe que:

“Art. 157. O funcionário efetivo ou em comissão, poderá ser licenciado:

I - como prêmio;

II - para tratamento de saúde;

III - quando acidentado no exercício de suas atribuições;

IV - quando acometido das doenças especificadas no artigo 108, alínea e;

V - por motivo de doença em pessoa de sua família;

VI - no caso previsto no artigo 182;

VII - quando convocado para o serviço militar;

(27)

Do exposto, nota-se que ao funcionário em comissão poderá ser concedida a licença para tratar de interesses particulares.

Ademais, aprofundando o tema, nota-se que há previsão de restrição imposta aos funcionários em comissão (que exerçam função de direção) para fins de licença de prêmio automática, prevista no § 4º do art. 167 do Estatuto. Vejamos:

“§ 4º Não usufruirá de licença prêmio automática também os

servidores que estiverem nomeados em Função Gratificada ou Cargo em Comissão, em razão dos quais exercem função de direção na Administração Municipal.”

Quanto à licença prêmio automática, o art. 167 dispõe que:

“Se na data em que for completado o prazo estabelecido no § 1º do art. 165 desta lei, o servidor não tiver fruído ou restar saldo remanescente da licença, entrará automaticamente em licença prêmio, no primeiro dia útil consecutivo, até completar a fruição da totalidade da licença prêmio.”

O citado prazo para fins de concessão da licença prêmio automática é de cinco anos contados da aquisição do direito à licença prêmio.

A) CORRETA.

Nos termos do art. 165 do Estatuto:

“Ao servidor que, durante o período de 5 (cinco) anos consecutivos, não se afastar do exercício de suas funções no Município de Curitiba, é assegurado o direito a uma licença prêmio, de 3 (três) meses ininterruptos, com remuneração integral, observadas as restrições contidas em lei.”

B) CORRETA.

Depois de dois anos de exercício, o funcionário poderá obter licença, sem vencimento ou remuneração, para tratar de interesses particulares, vide art. 187 do Estatuto.

(28)

A licença poderá ser negada quando o afastamento do funcionário, do exercício for inconveniente ao interesse do serviço, vide § 1º.

Conforme § 2º do citado artigo, o funcionário deverá aguardar em exercício a concessão da licença.

D) CORRETA.

Só poderá ser concedida nova licença para tratar de interesses particulares depois de decorrido dois anos da terminação da anterior, vide art. 190 do Estatuto.

E) CORRETA.

Nos termos do art.183 do Estatuto:

“Art. 183. O servidor poderá obter licença até o máximo de 2 (dois) anos consecutivos ou alternados por motivo de doença na pessoa de ascendente, descendente e colateral, consanguíneo ou afim até o 3º grau civil e do cônjuge do qual não esteja legalmente separado, desde que prove:

a) ser indispensável a sua assistência pessoal incompatível com o exercício do cargo;

b) viver as suas expensas a pessoa enferma.”

Por fim, cabe a ressalva do § 1º do art. 183 do Estatuto de que, no caso de doença grave de filhos menores ou cônjuge, do qual não esteja legalmente separado, será dispensada a prova da alínea b (viver as suas expensas).

Referências

Documentos relacionados

Figura 7 - Ponte de Balanceamento e Medição de DP, Unidades Capacitivas e os Sensores Acoplados Este esquema, além de permitir a alimentação das unidades, permitiu também

• Comparison of urban land uses from the 1990’s Municipal Master Plans, with the 2001 maps of urban occupation shows spaces classified for urban use in excess in terms of

a) em 18 g de água existem 2 átomos de hidrogênio e um átomo de oxigênio. c) em 18 g de água existe um número de átomos igual ao de Avogadro. d) a partir de 18 g de água podem

Em 21 de junho de 2016, conforme ata de reunião do Conselho de Administração, foi finalizado e homologado o aumento de capital da Companhia de R$280.002 mediante a emissão

Cartografia do grafite carioca : transgressão, cooptação e mercado na Zona Sul do Rio de Janeiro / Hely Geraldo Costa Júnior ; orientadora: Denise Berruezo Portinari.. Rio

João Camillo Penna apontou essa questão num texto no qual analisou o testemunho de Rigoberta Menchú, ativista política indígena guatemalteca que num procedimento semelhante

1 Também pode clicar duas vezes no ícone Philips CamSuite na barra de ferramentas do Windows (canto inferior direito do ecrã) para abrir o painel de controlo do Philips CamSuite.

Consulta as condições Desde Service Reparação no momento XIAOMI REDMI 6A Smartphone 1226380 Câmara 5 mpx Frontal 13 mpx Traseira Ecrã 5.45" HD+ Memória RAM 2GB Capacidade