• Nenhum resultado encontrado

PLANO INSTRUCIONAL RECURSOS DIDÁTICOS PEDAGÓGICOS

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "PLANO INSTRUCIONAL RECURSOS DIDÁTICOS PEDAGÓGICOS"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

PLANO INSTRUCIONAL

TURMA: 20202.2.613.1N

– 2

o

. PERÍODO

– MSI

CURSO: TÉCNICO SUBSEQUENTE EM MANUTENÇÃO E SUPORTE EM INFORMÁTICA

COMPONENTE CURRICULAR: MANUTENÇÃO E SUPORTE DE HARDWARE I

PROFESSOR(A): JOÃO BOSCO DE SOUZA JUNIOR

PERÍODO: 13 semanas e 1 dia (2

aulas no primeiro dia da última

semana)

– 01/02/2021 a 03/05/2021

CARGA HORÁRIA (100%): 80 h/a

PI CO

UNIDADE

(SEMESTRE) TEMA OBJETIVOS

RECURSOS DIDÁTICOS – PEDAGÓGICOS INSTRUMEN TO DE AVALIAÇÃO PERÍODO ATIVIDADE INDIVIDUAL/ PONTUAÇÃO ATIVIDADE COLABORATIVA / PONTUAÇÃO CARGA HORÁRIA (h/a) 1 2020.2 APRESENTAÇÃO DA DISCIPLINA / CONCEITOS, CARACTERÍSTICAS, FUNCIONAMENTO E EVOLUÇÃO DOS COMPONENTES BÁSICOS DE UM COMPUTADOR

Apresentação da Disciplina;

Conceitos, características gerais, funcionamento e evolução dos componentes básicos de um computador – Principais componentes, características gerais de funcionamento do computador.

• Situar-se sobre os objetivos gerais e específicos da disciplina, juntamente com a ementa proposta, conteúdo Programático, bem como, recursos didáticos a serem utilizados e forma de avaliação;

• Conhecer os componentes básicos necessários ao funcionamento de um computador, suas características e funções dentro do sistema de hardware de um computador.

Apresentação de Slides, disponibilização de links para vídeos demonstrativos abordando a temática, encontros síncronos, aplicação de exercícios de fixação objetivos e múltipla escolha. Não haverá avaliação na semana SEMANA 01 01 a 07/02 - - 6h 2 2020.2 APRESENTAÇÃO DOS COMPONENTES BÁSICOS DE UM COMPUTADOR Processador – Função, características e fatores de desempenho. • Conhecer os conceitos relacionados ao processador de um computador, levando em consideração sua respectiva função, tipos existentes, características e fatores de desempenho e compatibilidade frente aos demais componentes.

Apresentação de Slides, disponibilização de links para vídeos demonstrativos abordando a temática, encontros síncronos, aplicação de exercícios de fixação objetivos e múltipla escolha. Não haverá avaliação na semana SEMANA 02 08 a 14/02 - - 6h 3 2020.2 APRESENTAÇÃO DOS COMPONENTES BÁSICOS DE UM COMPUTADOR

Placa mãe – Função,

características e fatores de desempenho.

• Conhecer os conceitos relacionados a placa-mãe de um computador, levando em consideração sua respectiva função, tipos existentes, características e fatores de desempenho e compatibilidade frente aos demais componentes.

Apresentação de Slides, disponibilização de links para vídeos demonstrativos abordando a temática, encontros síncronos, aplicação de exercícios de fixação objetivos e múltipla escolha e atividades avaliativas. Questionário com perguntas objetivas (Conteúdos abordados: Conceitos Gerais, Processador, Placa-mãe) SEMANA 03 15 a 21/02 15 - 6h 4 2020.2 APRESENTAÇÃO DOS COMPONENTES BÁSICOS DE UM COMPUTADOR Hierarquia de Memórias –

Função, características e fatores de desempenho.

• Conhecer os conceitos relacionados a hierarquia de memórias de um computador, levando em consideração sua respectiva função, tipos existentes, características e fatores de desempenho e compatibilidade frente aos demais componentes.

Apresentação de Slides, disponibilização de links para vídeos demonstrativos abordando a temática, encontros síncronos, aplicação de exercícios de fixação objetivos e múltipla escolha. Não haverá avaliação na semana SEMANA 04 22 a 28/02 - - 6h

(2)

5 2020.2 APRESENTAÇÃO DOS COMPONENTES BÁSICOS DE UM COMPUTADOR Barramentos – Função, características e fatores de desempenho. • Conhecer os conceitos relacionados aos barramentos de um computador, levando em consideração sua respectiva função, tipos existentes, características e fatores de desempenho e compatibilidade frente aos demais componentes.

Apresentação de Slides, disponibilização de links para vídeos demonstrativos abordando a temática, encontros síncronos, aplicação de exercícios de fixação objetivos e múltipla escolha e atividades avaliativas. Questionário com perguntas objetivas (Conteúdo abordado: Hierarquia de Memórias) SEMANA 05 01 a 07/03 15 - 6h 6 2020.2 APRESENTAÇÃO DOS COMPONENTES BÁSICOS DE UM COMPUTADOR Interfaces – Função, características e fatores de desempenho. • Conhecer os conceitos relacionados as interfaces de um computador, levando em consideração sua respectiva função, tipos existentes, características e fatores de desempenho e compatibilidade frente aos demais componentes.

Apresentação de Slides, disponibilização de links para vídeos demonstrativos abordando a temática, encontros síncronos, aplicação de exercícios de fixação objetivos e múltipla escolha. Não haverá avaliação na semana SEMANA 06 08 a 14/03 - - 6h 7 2020.2 MONTAGEM E CONFIGURAÇÃO DE HARDWARE Montagem e desmontagem de computadores desktops – Aula expositiva.

• Conhecer a sequência e boas práticas relacionadas ao procedimento de montagem e desmontagem de um computador desktop, levando em consideração as características, configurações e compatibilidade dos componentes envolvidos.

Apresentação de Slides, disponibilização de links para vídeos demonstrativos abordando a temática, encontros síncronos, aplicação de exercícios de fixação objetivos e múltipla escolha e atividades avaliativas. Questionário com perguntas objetivas (Conteúdo abordado: Barramentos e Interfaces) SEMANA 07 15 a 21/03 15 - 6h 8 2020.2 MONTAGEM E CONFIGURAÇÃO DE HARDWARE Montagem e desmontagem de computadores desktops – Aula expositiva/prática.

(Continuação)

• Conhecer a sequência e boas práticas relacionadas ao procedimento de montagem e desmontagem de um computador desktop, levando em consideração as características, configurações e compatibilidade dos componentes envolvidos.

Apresentação de Slides, disponibilização de links para vídeos demonstrativos abordando a temática, encontros síncronos, aplicação de exercícios de fixação objetivos e múltipla escolha e atividades avaliativas. Questionário com perguntas objetivas e/ou pesquisa e utilização de simuladores (Conteúdo abordado: Montagem e desmontagem de computadores desktops) SEMANA 08 22 a 28/03 20 - 6h 9 2020.2 MONTAGEM E CONFIGURAÇÃO DE HARDWARE Montagem e desmontagem de computadores desktops – Aula expositiva/prática.

(Continuação)

• Conhecer a sequência e boas práticas relacionadas ao procedimento de montagem e desmontagem de um computador desktop, levando em consideração as características, configurações e compatibilidade dos componentes envolvidos.

Apresentação de Slides, disponibilização de links para vídeos demonstrativos abordando a temática, encontros síncronos, aplicação de exercícios de fixação objetivos e múltipla escolha e atividades avaliativas. Questionário com perguntas objetivas e/ou pesquisa e utilização de simuladores (Conteúdo abordado: Montagem e desmontagem de computadores desktops) SEMANA 09 29/03 a 04/04 15 - 6h 10 2020.2 GERENCIAMENTO DE PARTIÇÕES E INSTALAÇÃO DE SOs Particionamento, Formatação, Instalação de Sistemas Operacionais e Drivers – Aula

• Conhecer os conceitos e simular o exercício prático dos procedimentos de Particionamento de disco, formatação e instalação de

Apresentação de Slides, disponibilização de links para vídeos demonstrativos abordando a temática, encontros síncronos, aplicação de exercícios de Não haverá avaliação na semana SEMANA 10 05 a 11/04 - - 6h

(3)

expositiva. Sistemas Operacionais e Drivers. fixação objetivos e múltipla escolha. 11 2020.2 GERENCIAMENTO DE PARTIÇÕES E INSTALAÇÃO DE SOs Particionamento, Formatação, Instalação de Sistemas Operacionais e Drivers – Aula expositiva/prática.

(Continuação)

• Conhecer os conceitos e simular o exercício prático dos procedimentos de Particionamento de disco, formatação e instalação de Sistemas Operacionais e Drivers.

Apresentação de Slides, disponibilização de links para vídeos demonstrativos abordando a temática, encontros síncronos, aplicação de exercícios de fixação objetivos e múltipla escolha e atividades avaliativas. Questionário com perguntas objetivas e/ou pesquisa e utilização de simuladores (Conteúdo abordado: Particionamento , Formatação, Instalação de SOs e Drivers) SEMANA 11 12 a 18/04 10 - 6h 12 2020.2 INSTALAÇÃO DE APLICATIVOS E UTILITÁRIOS Instalação de Aplicativos e Utilitários – Aula expositiva/prática. • Conhecer os principais aplicativos e utilitários comumente utilizados no dia a dia por usuários em geral além de simular o exercício prático dos procedimentos de instalação desses programas.

Apresentação de Slides, disponibilização de links para vídeos demonstrativos abordando a temática, encontros síncronos, aplicação de exercícios de fixação objetivos e múltipla escolha e atividades avaliativas. Questionário com perguntas objetivas e/ou pesquisa e utilização de simuladores (Conteúdo abordado: Instalação de Aplicativos e Utilitários) SEMANA 12 19 a 25/04 10 - 6h 13 2020.2 INSTALAÇÃO DE APLICATIVOS E UTILITÁRIOS • Instalação de Aplicativos e Utilitários – Aula expositiva/prática. (Continuação) • Conhecer os principais aplicativos e utilitários comumente utilizados no dia a dia por usuários em geral além de simular o exercício prático dos procedimentos de instalação desses programas.

Apresentação de Slides, disponibilização de links para vídeos demonstrativos abordando a temática, encontros síncronos, aplicação de exercícios de fixação objetivos e múltipla escolha. Não haverá avaliação na semana SEMANA 13 26/04 a 02/05 - - 6h 14 2020.2

APLICAÇÃO DA AVALIAÇÃO FINAL

Aplicação da avaliação final para os alunos que não obtiveram aproveitamento mínimo necessário para aprovação na disciplina durante a realização das atividades avaliativas nas semanas anteriores.

• Obter pontuação necessária para

aprovação na disciplina Aplicação de atividade avaliativa Questionários com perguntas objetivas abordando todo conteúdo explanado na disciplina ao longo do semestre SEMANA 14 03/05 Avaliação Final - 2h

(4)

Pontuação das Atividades Individuais e Colaborativas realizadas na Ambiente Virtual de Aprendizagem Google Classroom

100 pontos

As avaliações são categorizadas e pontuadas da seguinte maneira:

• Média do semestre será a

Σ das atividades avaliativas com perguntas objetivas e/ou apresentações práticas em simuladores,

aplicados entre a terceira e décima segunda semanas

: Σ até 100 pontos

OBS.: A partir do momento que uma atividade avaliativa for disponibilizada, esta ficará disponível para captação de respostas até a

antepenúltima semana de conclusão da disciplina (25/04/2021). Tal prática visa compensar os pedidos de reposição de atividades

avaliativas, não sendo, portanto, admitida a realização de reposição de atividades (salvo situações excepcionais autorizadas pelas

instâncias superiores da instituição)

JOÃO BOSCO DE SOUZA JUNIOR

PROF. MAT SIAPE 2672773

(5)

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA PARAÍBA

C ampus Patos

BR 110, s/n, Alto da Tubiba, C EP 58700-000, Patos (PB) C NPJ: 10.783.898/0006-80 - Telefone: None

Documento Digitalizado Ostensivo (Público)

Plano Instrucional - Manutenção e Suporte de Hardware I - 2020.2 - Retificado

Assunto: Plano Instrucional - Manutenção e Suporte de Hardware I - 2020.2 - Retificado

Assinado por: Bosco Junior

Tipo do Documento: Plano Instrucional

Situação: Finalizado

Nível de Acesso: Ostensivo (Público)

Tipo do Conferência: Documento Original

Cód i go Ver i fi c a d or : Cód i go Ver i fi c a d or : Cód i go d e Au ten ti c a ç ã o: Cód i go d e Au ten ti c a ç ã o:

Documento assinado eletronicamente por: Joa o Bos c o d e Sou za Ju n i or

Joa o Bos c o d e Sou za Ju n i or , P RO FESSO R ENS BASI CO TECN TECNO LO GI COP RO FESSO R ENS BASI CO TECN TECNO LO GI CO , em 11/03/2021 18:09:26.

Este documento foi armazenado no SUAP em 11/03/2021. Para comprovar sua integridade, faça a leitura do QRCode ao lado ou acesse https://suap.ifpb.edu.br/verificar-documento-externo/ e forneça os dados abaixo:

189360

959a324cc7

Cópi a de documento di gi ta l i mpres s o por JONAS FERNANDES (1003800) em 12/03/2021 09:23.

Referências

Documentos relacionados

considerado sujeito de direito, pois era propriedade do dominus. O trabalho escravo continuava no tempo, de modo indefinido, mais precisamente enquanto o escravo vivesse ou deixasse

Júri de Seleção de trabalhos Ginecologia/ Obstetrícia Hélder Ferreira Luís Guedes Martins Júri de Prémio CO Ginecologia/ Obstetrícia Anabela Branco José Cabral Luísa Vieira

Os valores em percentagem de água no solo, em relação à capacidade de água utilizável pelas plantas, foram inferiores ou próximos dos normais (61-90) para a época em todo

nesta nossa modesta obra O sonho e os sonhos analisa- mos o sono e sua importância para o corpo e sobretudo para a alma que, nas horas de repouso da matéria, liberta-se parcialmente

PÁGINA 03 • Observações de Segurança • Especificações Técnicas • Características Técnicas PÁGINA 04 • Caixa Central • Roda Reguladora de Altura • Conjunto Deslizador

Colares (2004) desenvolveu um estudo no Distrito de Irrigação Morada Nova com o objetivo de avaliar as eficiências de aplicação e de uso da água em algumas

No período de primeiro de janeiro a 30 de junho de 2011, foram encaminhadas, ao Comitê de Segurança do Paciente da instituição sede do estudo, 218 notificações de

Não será permitida, durante a realização das provas, a comunicação entre os candidatos nem a utilização de máquinas calculadoras e/ou similares, livros, anotações, ré- guas