• Nenhum resultado encontrado

Relatório estágio profissional

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Relatório estágio profissional"

Copied!
16
0
0

Texto

(1)

RELATÓRIO FINAL

MESTRADO INTEGRADO EM MEDICINA

NOVA Medical School | Faculdade Ciências Médicas

| Universidade NOVA de Lisboa

6º Ano do Mestrado Integrado em Medicina

Regente: Professor Doutor Rui Maio

Orientador: Mestre Drª Paula Leiria Pinto

Maria Leonor de Oliveira Guia Sousa Lopes, num. 2012291

(2)

2

ÍNDICE

1. INTRODUÇÃO E OBJETIVOS

2. SÍNTESE DE ATIVIDADES DESENVOLVIDAS

Pediatria

Ginecologia e Obstetrícia

Saúde Mental

Medicina Geral e Familiar

Medicina Interna

Cirurgia Geral

Estágio Clínico Opcional

3. ATIVIDADES EXTRACURRICULARES VALORATIVAS

4. POSICIONAMENTO CRÍTICO

(3)

3 1. INTRODUÇÃO E OBJETIVOS

Nas últimas três décadas, tem-se assistido a uma reformulação da educação médica, visando colmatar a prática de modelos educacionais desenquadrados das novas exigências em cuidados de saúde1. Desta forma, também em Portugal o Mestrado Integrado em Medicina (MIM) da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) contempla, nesta nova Era, reformulações curriculares que focam o ensino não só na vertente científica indispensável como também na componente de prática clínica. Desta forma, os objetivos primordiais estabelecidos baseiam-se na necessidade de envolver o estudante de medicina, futuro médico, em todas as dimensões da profissão médica, de modo a fornecer-lhe uma visão holística dos cuidados de Saúde em Portugal e no mundo. O último ano do MIM prevê a profissionalização do estudante de medicina através de estágios práticos. 1Hoje em dia, é necessário definir e expor claramente o que o médico “deve saber, saber fazer e como comportar-se perante o doente e a comunidade”. Por esse mesmo motivo, eu própria defini objetivos específicos para o meu último ano de formação. Em primeiro lugar, como objetivos teórico-práticos, propus-me consolidar conhecimentos científicos prévios e aplicá-los à prática clínica; aprimorar a avaliação de problemas médicos frequentes (através da colheita de dados anamnésicos e de exame objetivo); formular hipóteses de diagnóstico e um plano terapêutico adequado. Para além disso, delineei objetivos focados na componente social, sendo eles: fomentar uma boa relação médico-doente, abordando o doente na sua vertente biopsicossocial; assim como promover a minha integração nas equipas multidiscilplinares de profissionais de saúde. Como objetivo pessoal e geral estabeleci a prioridade de adquirir autonomia progressiva, neste que é um processo de transição entre a minha formação académica e a prática profissional. No presente relatório sumarizo as atividades desenvolvidas em cada estágio prático, contemplando os objetivos específicos diferenciais e a minha auto avaliação referente às metas a que me propus. Para além disso, explicito ainda atividades extracurriculares

(4)

4

de carácter valorativo na minha formação. Termino este relatório com uma reflexão crítica aos estágios profissionalizantes, contemplando a apreciação e aproveitamento global dos mesmos.

2. SÍNTESE DE ATIVIDADES DESENVOLVIDAS

Pediatria (11 de setembro de 2017 a 6 de outubro de 2017 – Unidade de Cuidados Intensivos Pediátricos – UCIP - do Hospital Dona Estefânia – sob tutoria do Dr. Anaxore Casimiro. Regência: Prof. Doutor Luís Varandas)

Tendo em conta que este estágio se inclui na Área de Ensino e Investigação “Medicina da Mulher, Infância e Adolescência”, defini como objetivos gerais: solidificar conhecimentos relativos às patologias de maior prevalência em idade pediátrica, reconhecendo os princípios gerais da atuação nas doenças mais comuns e aprimorar técnicas de capacidade comunicativa com a criança e a família. Pelo facto de ter realizado o estágio na UCIP, estabeleci como objetivos específicos: reconhecer critérios clínicos de gravidade e familiarizar-me com etiologia, clínica e terapêutica de patologias de gravidade acrescida. Ao longo do estágio, participei na enfermaria da UCIP, Consulta e Aula de Imunoalergologia, Urgência Externa de Pediatria, Reuniões de Serviço e Congresso Multiprofissional do Hospital Dona Estefânia – “140 anos a Cuidar da Criança”. Destaco, ainda, a elaboração de uma História Clínica conjuntamente com a minha colega de estágio Margarida Morais Lopes, assim como de um Seminário Clínico intitulado “Síndrome Hemofagocítico – A propósito de um caso Clinico”.

Ginecologia e Obstetrícia (9 de Outubro a 3 de Novembro de 2017 – Hospital São Francisco Xavier – sob tutoria da Drª Carla Nunes. Regência: Prof.ª Doutora Teresa Ventura)

O Estágio parcelar de Ginecologia e Obstetrícia foi o segundo momento de contacto com a especialidade durante o MIM. A título pessoal, estabeleci como objetivos primordiais: perceber qual a abrangência de prática clínica em Ginecologia e Obstetrícia, assim como aprofundar conhecimentos teóricos e práticos relativamente às patologias de maior prevalência; aprimorar técnicas de colheita de dados anamnésicos e de exame objetivo; observar e participar na sala de

(5)

5

partos, assim como em cesarianas. Pude assistir a Consulta de Ginecologia Geral, onde realizei, sob supervisão, colpocitologias, toque bimanual abdomino-vaginal e palpação mamária de forma autónoma. A minha atividade passou ainda pelo Serviço de Urgência, Bloco de Partos, Bloco Operatório e Bloco Operatório de Histeroscopias (Hospital Egas Moniz). No âmbito da Obstetrícia, assisti à Consulta de Diagnóstico Pré-Natal, consulta de Ecografia obstétrica e Consulta de Gravidez de risco. Para além disso, passei ainda pelo Puerpério e Enfermaria de Obstetrícia. Desta forma, foi-me possível reconhecer e avaliar patologia da grávida, programas de vigilância da grávida e de cuidados perinatais. Como momento formal de avaliação, tendo em conta uma consulta médica a que assisti a uma doente Testemunha de Jeová, elaborei um trabalho intitulado “Testemunhas de Jeová e o Código Deontológico Médico”.

Saúde Mental (6 de Novembro a 30 de Novembro de 2017 - Centro Hospitalar Psiquiátrico de Lisboa – sob tutoria da Drª Beatriz Lourenço. Regência: Prof. Doutor Miguel Talina).

O Estágio Parcelar de Saúde Mental teve início na Faculdade de Ciências Médicas, numa componente teórico-prática que se baseou em aulas expositivas de casos clínicos psiquiátricos comuns. De seguida, fui integrada na equipa médica responsável pela Clínica 5 – Unidade Patologias Afetivas e Perturbações Obsessivas e Compulsivas. Como metas específicas delineei: aprofundar conhecimentos na área da patologia psiquiátrica, contemplando uma melhoria na colheita de história clínica e de avaliação do doente no seu contexto social; conhecer e compreender a realidade e dinâmica de uma enfermaria e Serviço de Urgência de Psiquiatria. Durante o estágio dividi as minhas atividades entre a enfermaria da Clínica 5, a Consulta Externa, o Serviço de Urgência Externa (Hospital de São José), a Unidade de Electroconvulsivoterapia e a Unidade de Tratamento e Reabilitação Alcoólica (sessões de grupo). Destaco ainda a colheita de história clínica a uma doente com Perturbação Bipolar e a participação na sessão clínica sobre "Psicodrama como fonte de desdramatização da doença mental”.

(6)

6

Medicina Geral e Familiar (4 de Dezembro de 2017 a 13 de Janeiro de 2018 - USF Lapiás, Pêro Pinheiro – sob tutoria do Dr. Gonçalo Envia. Regência: Prof.ª Doutora Maria Isabel Santos)

O Estágio parcelar de MGF foi o primeiro momento da minha formação académica em que tive contacto com a realidade de prática clínica em meio rural. Propus-me a alargar conhecimentos na área dos Serviços de Saúde Primários, nomeadamente no que toca ao envolvimento do doente na melhoria dos seus cuidados de saúde, com preponderância do modelo biopsicossocial de abordagem médica. Para além disso, defini como meta aprimorar conhecimentos na área dos rastreios médicos, melhorar técnicas comunicativas de relação médico-doente e relevar o papel do apoio domiciliário prestado pelas USF. Durante o período de estágio, assisti a consultas de Saúde Infantil, Saúde Materna, Planeamento Familiar, Hipertensão Arterial, Diabetes Mellitus e Consulta Aberta. Por fim, tive oportunidade de participar em visitas médicas domiciliárias, assim como auxiliei na realização da atividade pública “Ceia de Natal Saudável”.

Medicina Interna (22 de Janeiro a 16 de Março de 2018 - Hospital de Santo António dos Capuchos - sob tutoria do Dr. Mário Alcatrão. Regência: Prof. Doutor Fernando Nolasco)

O estágio parcelar de Medicina Interna representou uma oportunidade de confronto com a prática em enfermaria médica, sendo que afigurei como objetivos: melhorar técnicas de anamnese e exame objetivo; aprimorar e aprofundar conhecimentos relativos às patologias com maior prevalência e incidência na população; familiarizar-me com processos clínicos e burocracia hospitalar; observar e realizar procedimentos invasivos médicos. A minha autonomia foi totalmente progressiva durante este período. Observei doentes sozinha, sendo eles, na sua maioria, doentes crónicos com diversas multimorbilidades e polimedicados. Foi-me dada oportunidade de conhecer casos clínicos variados; colher dados anamnésicos e de exame objetivo; avaliar e analisar exames complementares de diagnóstico; rever terapêutica consoante a evolução clínica dos doentes; propor/compreender qual o plano futuro para cada doente (nomeadamente no que concerne as dificuldades de recorrência ao Serviço de Apoio Social).

(7)

7

Para além disso, pude ainda acompanhar o meu assistente na Via Verde de AVC do Hospital de São José, assim como estive presente semanalmente (12h) no Serviço de Urgência Externa do mesmo hospital. No último dia de estágio, como momento formal de avaliação, apresentei um trabalho de revisão sobre Insuficiência Suprarrenal.

Cirurgia Geral (26 de Março a 18 de Maio de 2018 - Hospital Beatriz Ângelo - sob tutoria da Drª. Susana Ourô. Regência: Prof. Doutor Rui Maio)

Sendo este o segundo grande momento de contacto com a especialidade de Cirurgia Geral no MIM, delineei como metas específicas: aperfeiçoar técnicas de anamnese e exame objetivo direcionadas para a patologia cirúrgica; familiarizar-me com procedimentos cirúrgicos e com as suas indicações específicas, assim como com toda a envolvente pré e pós-operatória de acompanhamento ao doente cirúrgico; observar o número máximo de procedimentos invasivos e participar, quando possível, na realização dos mesmos. A primeira semana foi exclusivamente dedicada a formações teórico-práticas, cuja carga horária considero excessiva num momento em que se prioriza a prática, assim como à realização do Curso TEAM. Na segunda e terceira semanas de estágio, integrei-me no Serviço de Cuidados Intensivos e Intermédios, a cargo da equipa chefiada pelo Dr. António Messias. A penúltima semana foi passada no Serviço de Urgência Externa e respetivos postos, sendo que o restante tempo de estágio foi dedicado a acompanhar a minha assistente na sua prática clínica diária, que incluiu: Bloco operatório, Enfermaria, Urgência, Sessões Clínicas e Consulta Externa. Pude desinfetar-me em várias cirurgias, assim como participar, como 1ª ajudante, no bloco de pequenas cirurgias (excisão de quistos sebáceos e lipomas). No último dia de estágio teve lugar no auditório do HBA, um momento formativo de excelência: o Mini-Congresso no qual, em grupo, apresentei o caso clínico intitulado “O estranho caso de Benjamin Button”. Por fim, relevo a possibilidade que me foi dada de frequentar o Curso Prático de Estomaterapia em Cuidados de Saúde Primários, organizado pela equipa de enfermagem do HBA.

(8)

8

Estágio Opcional (21 de Maio a 1 de Junho de 2018 - Hospital das Forças Armadas - sob tutoria da Drª Ana Catarina Pinho)

Tendo em conta a minha preferência por especialidades cirúrgicas, em particular cirurgia geral, tomei a liberdade de escolher como Unidade Curricular Opcional o estágio de Cirurgia Geral no HFAR. Foi uma oportunidade única, pela possibilidade que me foi dada de passar toda a minha rotina diária no bloco operatório, assistindo a cirurgias muito diversas. Pude desinfetar-me em todas as cirurgias a que assisti e participar como 2ª ajudante em muitas delas. Gostaria de salientar a oportunidade, que me foi dada pelo Dr. Pedro Maurício, de participar como 1ª ajudante numa amputação do membro inferior supracondiliana.

3. ATIVIDADES EXTRACURRICULARES VALORATIVAS

Durante o 6º ano pude frequentar alguns Congressos e Conferências Médicas, quer relacionadas com os estágios parcelares quer que visavam áreas específicas do meu interesse. Tive oportunidade, em conjunto com a minha tutora de Cirurgia Geral Drª Susana Ourô e colegas de estágio, de desenvolver um artigo de Revisão/Caso Clínico em corrente publicação, denominado:

“Presacral Tumor: An atypical PNET presentation”. Para além disso, gostaria de mencionar a

prática de Voluntariado na Associação VOX, cujo objetivo é acompanhar, prestar cuidados e tratamentos básicos de saúde a quem vive na rua. Saliento ainda a frequência dos cursos de preparação para a Prova Nacional de Seriação, lecionados pelo projeto “Exame da Especialidade”.

4. POSICIONAMENTO CRÍTICO

Terminado o meu percurso académico de formação geral, é tempo de fazer uma reflexão acerca desta viagem formativa de seis anos. Em primeiro lugar, sinto-me uma privilegiada por ter escolhido como “casa de formação” a Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Universidade Nova de Lisboa. Acredito que a exigência que me foi incutida desde o primeiro ano, quer a nível científico quer, mais tarde, em estágios clínicos, será sempre uma enorme mais-valia para o meu

(9)

9

futuro. Para além disso, a reformulação do Plano Curricular de 2011 corresponde às necessidades formativas, garantindo melhorias no processo de aprendizagem e formação médica, sobretudo pela possibilidade de contacto direto, desde o 3º ano do MIM, com a prática clínica. No que concerne ao 6º ano per si, considero que a organização curricular sob a forma de estágios profissionalizantes é um excelente modelo de aquisição de competências médicas preparatórias para o futuro profissional. O ratio alunos/docente durante estes estágios, na sua maioria 1/1, é, do meu ponto de vista, a grande vantagem que a FCM oferece no confronto com qualquer outra faculdade médica do país. Referentemente a auto avaliação, passo agora a explicitar como penso ter atingido as metas a que me propus em cada estágio, sendo que destaco como dificuldade conciliar o estudo para a Prova Nacional de Seriação com a dedicação e aproveitamento dos estágios na sua totalidade. No estágio parcelar de pediatria, para além da sedimentação de conhecimentos, pude compreender a relevância da relação médico-doente-família no processo terapêutico. Sinto que recurso à palavra certa foi uma constante ao longo de todo o estágio, ensinando-me como comunicar em situações clínicas delicadas e, até, em caso de morte. No estágio de Ginecologia e Obstetrícia, tive acesso à multiplicidade de componentes médico-cirúrgicas que esta especialidade envolve. Pude envolver-me realizando exames objetivo ginecológico, análise ecográfica e participando na sala de partos, o que contribuiu para um aprofundamento das minhas competências científicas e técnicas nestas áreas. Referindo-me ao estágio de Saúde Mental, penso que cumpri os objetivos definidos, pelo que julgo ter enriquecido os meus conhecimentos na área, assim como aprimorado técnicas de diagnóstico e instituição terapêutica. O facto de ter assistido a uma grande diversidade de procedimentos, consultas e métodos terapêuticos, permitiu-me construir uma visão holística da especialidade. Relativamente ao estágio parcelar de MGF, pude contactar pela primeira vez com a realidade da prática médica em meio rural, o que muito me enriqueceu: pela oportunidade única de ensino descentralizado, como também pela abordagem a uma medicina de serviços primários que muito se coaduna com

(10)

10

o modelo de Medicina Centrada na Pessoa. No que concerne ao estágio parcelar de Medicina Interna, penso ser transversal a opinião de que este é, sem margem para dúvidas, o estágio mais proveitoso e verdadeiramente profissionalizante. Para além da total autonomia e subsequente responsabilização que senti durante o estágio, foram-me ainda dadas oportunidades únicas de aprendizagem, tais como: participação semanal no Serviço de Urgência do HSJ e acompanhamento do meu Assistente em dois dos bancos semanais que realiza na Unidade de Cerebrovascular do HSJ. Pude, então, alargar o meu conhecimento tanto acerca da abordagem diagnóstica e terapêutica de múltiplas patologias, como à aquisição de competências fulcrais práticas que marcam o quotidiano de uma enfermaria médica. Tendo em conta a minha preferência por especialidades cirúrgicas, particularmente cirurgia geral, devo relevar o papel do estágio parcelar de Cirurgia Geral, assim como do meu Estágio Clínico Opcional, na minha ponderação acerca das escolhas futuras. Foi-me possível assistir ao máximo de cirurgias decorrentes nos períodos de estágio, assim como participar em muitas delas. Para além disso, tive contacto diário com enfermaria o que se revelou uma enorme mais-valia pelo acompanhamento cauteloso aos doentes em pré e pós-operatório, permitindo-me avaliar as evoluções clínicas passo a passo. Penso, assim, ter tido acesso a uma visão substancialmente global da especialidade, sendo que poderei, no futuro, fazer uma escolha mais ponderada tendo em conta todas as componentes que a integram. Em suma, tenho a convicção de que este ano letivo constituiu uma preciosa experiência para a minha prática clínica futura e considero que todos os meus objetivos delineados ad inicium foram alcançados, principalmente por me sentir progressivamente mais autónoma na avaliação de doentes e na tomada de decisões. Estou segura de que fiz a melhor escolha quando decidi formar-me na FCM, pelo que me sinto devedora de um profundo agradecimento a todos os meus Professores, colegas e familiares, que sempre me apoiaram e incutiram o sentido do rigor, da exigência e do amor ao trabalho. Só deste modo me foi possível realizar o meu sonho de criança.

(11)

11

5. ANEXOS.

PUBLICAÇÕES CIENTÍFICAS

1)

“Presacral tumor: na atypical PNET presentation” [2018]

CONFERÊNCIAS E CONGRESSOS

2)

Congresso Multiprofissional

“140 Anos a Cuidar da Criança” do Hospital Dona

Estefânia [2017]

3)

Curso TEAM (Trauma Evaluation and Management) [2018]

4)

When Science Meets Technology: Brain-Computer Interfaces [2018]

5)

Saúde Mental nos Cuidados de Saúde Primários [2018]

6)

Curso Prático em Estomaterapia para Cuidados de Saúde Primários - Ostomias

de Eliminação [2018] (certificado não disponibilizado à data de entrega do

Relatório)

VOLUNTARIADO

(12)

12 ANEXO 1.

(13)

13 ANEXO 2.

(14)

14 ANEXO 3.

(15)

15 ANEXO 4.

(16)

16 ANEXO 5.

Referências

Documentos relacionados

Resultados globais das análises coprológicas para helmintes e coccídeas nos rebanhos de cabras assilvestradas nos diferentes núcleos... Resultados globais das análises

O metro de Lisboa, os comboios da CP e os autocarros da Carris são grátis no dia da corrida, para todo os participantes (das 6:00h às 19:00h) mediante a apresentação do dorsal

To begin with the empirical research, a questionnaire was designed to tap certain consumer responses to aspects such as online travel behavior, brand affiliation, lodging needs,

As doenças neurodegenerativas como a doença de Parkinson, Alzheimer, ELA, demência frontotemporal e a doença de Huntington estão associadas a várias condições

O presente relatório visa refletir sobre a pertinência da Educação no seu cômputo geral e a coexistência de duas disciplinas, Educação para a Cidadania e Educação Moral e

(2009) que determinaram os fatores associados à prevalência de sobrepeso e à obesidade em escolares e verificaram que um maior tempo assistindo TV não apresenta relação com

Dados como a área ocupada pela central e acessórios ( o valor em Portugal (Alentejo) é mais elevado que nos EUA), tempo necessário para poderem voltar a ser utilizados

e medicamentos de marca similares, o impacto económico alcançado no Senriço Nacional de Saúde (SNS) com um aumento da quota de mercado dos medicamentos genéricos e