• Nenhum resultado encontrado

Exemplos de boas práticas de RSE

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Exemplos de boas práticas de RSE"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

Exemplos de boas práticas de RSE

7.7. Estudo de caso: Hotel Jardim Atlântico

Resumo

O hotel Jardim Atlântico, de quatro estrelas, foi inaugurado em 1993 na ilha da Madeira. Oferece uma mistura entre tranquilidade, fruição da natureza e um estilo de vida amigo do ambiente. Desde o momento em o hotel foi construído, nas imediações de um parque nacional, os operadores envolvidos procuraram assegurar os princípios ecológicos no projecto, tendo vindo a desenvolver um novo conceito de hotel virado para a conservação de recursos e poupança energética. Os edifícios de apartamentos e bungalows do hotel incluem perto de 100 unidades residenciais. O hotel foi já galardoado com inúmeros prémios

pelos operadores turísticos e organismos internacionais pelo seu

compromisso com o ambiente. O Jardim Atlântico foi o primeiro hotel da Península Ibérica a ser certificado pela norma ISO 14001, devido ao seu sistema de gestão ambiental, e é o único “ECO HOTEL” com certificação TÜV em Portugal. O hotel oferece ainda a todos os hóspedes a possibilidade de participarem em actividades ambientais e afirmou-se, através da sua apolítica de Responsabilidade Social Empresarial (RSE), como uma referência no turismo sustentável ao nível regional e internacional.

De que forma a empresa demonstra responsabilidade social?

A) RSE universal no seu core business

Desde a fase de construção no princípio dos anos 90, o Hotel Jardim Atlântico tem assumido um compromisso de permanente prevenção com o consumo desnecessário de energia e a redução de emissões nocivas. Através de um sistema alargado de actividades de poupança, a gestão do hotel pratica um consumo de energia, combustível e água com valores significativamente inferiores à média portuguesa. A gestão ambiental deste hotel inclui, ainda, um leque alargado de actividades com vista à prevenção e separação do lixo, reciclagem e compostagem.

Para acomodar os hóspedes em harmonia com a natureza e região envolventes, o

chef do hotel prepara uma selecção de pratos com alimentos vegetarianos, integrais

e benéficos para a saúde, bem como algumas especialidades típicas da Madeira. Todos os alimentos são naturais, sem químicos e feitos na hora. O hotel não serve alimentos congelados ou pré-cozinhados, e tem sempre pão fresco do dia.

A área de bem-estar do hotel utiliza em exclusivo produtos naturais. Todos os quartos do hotel estão dispostos segundo princípios de feng shui.

(2)

Tanto a piscina interior como a exterior do hotel são desinfectadas com bromo – um produto mais amigo do ambiente e da pele – no lugar do tradicional cloro. Para além de inúmeros circuitos para passeio e observação de flores, um percurso adicional para se passear descalço conduz-nos pelo jardim do hotel, com uma área de 20 000 metros quadrados. Ao caminharmos descalços por materiais naturais, vamos recebendo massagens nas zonas reflexivas do pé – o hotel permite assim aos seus hóspedes um momento de comunhão com a natureza.

B) RSE em linha com as questões ambientais

O Hotel Jardim Atlântico realiza auditorias externas regulares de forma a optimizar continuamente a gestão ambiental do estabelecimento. Para lhe ter sido concedido, por exemplo, a "Euro flower", o selo da União Europeia para as actividades amigas do ambiente no sector do turismo, o hotel vai buscar quase um quarto da electricidade a fontes de energia renováveis, e as águas residuais produzidas são tratadas numa estação de tratamento interna do hotel.

Aliás, o hotel comprometeu-se a envolver os seus operadores regionais com que trabalha na protecção da natureza e do ambiente. Tanto os empregados como os hóspedes participam voluntariamente nas actividades ambientais do hotel, como o programa de reflorestação do Parque Nacional da Madeira, ou em campanhas de limpeza nas praias.

O hotel organiza regularmente conferências e exposições ligadas ao tema da construção e do turismo sustentáveis. As actividades de educação ecológica promovidas pelo hotel permitem a qualquer pessoa interessada adquirir informações sobre as diferentes medidas de protecção ambiental no complexo do hotel – cuja missão é também, desde o início, sensibilizar e promover uma interacção mais consciente com a natureza e o ambiente.

C) RSE nos produtos e fornecedores

A comida servida no hotel é, na medida do possível, de confecção caseira. Os chefs são especializados na preparação de comida vegetariana e integral. Alguns produtos, como ervas biológicas, são cultivados no jardim do hotel ou fornecidos por agricultores locais.

Quais são as razões para a empresa prosseguir a RSE? E de que forma as actividades de RSE beneficiam a empresa?

As actividades económicas sustentáveis e a consciência ambiental trazem dividendos para o Hotel Jardim Atlântico sob diversas formas. A eficiência energética

(3)

prepara o hotel para as exigências futuras em termos de legislação do ambiente. Além disto, a imagem e o perfil de eco-hotel ajudam o Jardim Atlântico a chegar aos clientes e a fidelizá-los. Este estabelecimento tem contabilizado duas vezes mais hóspedes regulares que a média dos hotéis madeirenses.

Por fim, o conjunto de distinções e prémios como hotel “verde” representa um factor comercial. Por exemplo, listas como “os 100 campeões do ambiente”, atribuída pelo operador turístico TUI, e que já por diversas vezes inclui este hotel, adquirem cada vez mais peso junto dos turistas, sobretudo aqueles mais conscientes sobre a questão ambiental.

Prémios e concursos (selecção)

1º lugar – "Ecotrophea 2009", Prémio internacional de meio ambiente da Associação Alemã de Viagens (DRV) para projectos de turismo ecológicos e sustentáveis.”

2º lugar no ranking "100 Campeões do Ambiente" galardoado pela TÜV (2009)

1º lugar – "Melhor Hotel Ecológico" entre 600 hotéis europeus, e 2º lugar em qualidade de serviço, galardoado por Thomas Cook 2008/2009

Primeiro certificado "Biosphere" atribuído a um hotel português, emitido pela organização internacional Responsible Tourism System, em parceria com a UNESCO e a Organização Mundial de Turismo. Esta certificação confirma o empenho activo da direcção do hotel não apenas na protecção do ambiente no próprio estabelecimento, mas também na conservação da cultura e da natureza e população envolventes.

De que forma beneficiam os stakeholders das actividades de RSE da empresa?

O Hotel Jardim Atlântico implementa um conceito de gestão hoteleira sustentável em termos práticos, tendo-se tornado assim numa referência para a indústria de turismo, tanto da região como internacional. Com a sua estratégia de RSE, o hotel reforça a imagem institucional da ilha da Madeira, conhecida como a ilha das flores entre os entusiastas da natureza e das caminhadas. O hotel envolve ainda activamente os hóspedes na conservação e aproveitamento ecológico da paisagem natural da Madeira.

O entendimento alargado do conceito de RSE e a abordagem criativa do hotel ao tema da sustentabilidade podem ser notados, entre várias iniciativas, nas ofertas gratuitas a hóspedes desenvolvidas pelo Hotel Jardim Atlântico, no âmbito do contexto do “Rótulo Ecológico da UE 2010”.

(4)

Exercício 7.7. (aproximadamente 45 minutos)

Hotel Jardim Atlântico: "Mês do Rótulo Ecológico Europeu 2010"

Quarta-feira, 15-09-2010, 10:00 – Rega das árvores do parque natural dos

Estanquinhos, com os hóspedes e colaboradores do hotel; inclui transporte e refeição tradicional; colaboração com os serviços florestais da região.

Quinta-feira, 16-09-2010, 10:00 – Actividade "Patchwork" (reutilização de retalhos)

com imagens criadas a partir de peças de roupa recicladas; em conjunto com os idosos da Calheta.

Sexta-feira, 17-09-2010, 11:30 – Passeio botânico e cultural nos Prazeres com o

director do hotel.

Sábado, 18-09-2010, 20:30 – Conferência “História da Cana-de-açúcar na Madeira”,

com Vânia Fernandes e apresentação do Engenho da Calheta na sala de conferências).

Domingo, 19-09-2010, 21:00 – Vídeo “Nas asas da Freira do Bugio” (ave

endémica).

Segunda-feira, 20-09-2010, 10:00-22:00 – Visita ambiental guiada para os

hóspedes com um pequeno questionário em alemão.

Terça-feira, 21-09-2010, 10:00 – Visita ambiental aos alunos do Externato S.

Francisco de Sales.

Quarta-feira, 22-09-2010, 10:00 – Recolha de sementes para plantação em viveiro,

com os hóspedes e colaboradores do hotel; inclui transporte gratuito e refeição tradicional.

Quinta-feira, 23-09-2010, 15:00 – Acção de sensibilização ambiental e segurança

contra incêndios, em colaboração com a Câmara Municipal da Calheta.

Sexta-feira, 24-09-2010, 10:00 – Limpeza de trilhos para caminhadas entre o hotel e

a Maloeira, com os hóspedes e colaboradores do hotel; transporte gratuito e refeição tradicional madeirense.

Sábado, 25-09-2010, 20:30 – Conferência “A Floresta Laurissilva; Património

Mundial da UNESCO” pelo geógrafo Raimundo Quintal, da Direcção Ecológica do Parque (na sala de conferências).

(5)

Segunda-feira, 27-09-2010, 10:00-24:00 – Visita ambiental guiada aos hóspedes

com um pequeno questionário em alemão.

Terça-feira, 28-09-2010, 10:00 – Visita a centro de floricultura na Ponta do Sol.

15:00 – Acção de Formação em separação de resíduos e sensibilização ambiental.

Quarta-feira, 29-09-2010, 10:00 – Rega das árvores do parque natural dos

Estanquinhos, com os hóspedes e colaboradores do hotel; inclui transporte e refeição tradicional, em colaboração com os serviços florestais da região.

Quinta-feira, 30-09-2010, 10:00 – Limpeza do porto do Paúl do Mar; com transporte

gratuito e refeição tradicional. 14:00-16:00 – Crianças irão pintar motivos alusivos ao Rótulo Ecológico Europeu.

Sexta-feira, 01-10-2010, 11:30 – Passeio botânico e cultural nos Prazeres com o

director do hotel. 14:00-16:00 – Crianças irão pintar motivos alusivos ao Rótulo Ecológico Europeu.

Sábado, 02-10-2010, 20:30 – Conferência “A História do Vinho da Madeira” com o

Eng.º Paulo Rodrigues, do Instituto Vinho Madeira (na sala de conferências).

Domingo, 03-10-2010, 10:00-19:00 – Caminhada para pés descalços, com os

hóspedes e a população da Calheta.

Segunda-feira, 04-10-2010, 10:00-24:00 – Visita ambiental guiada aos hóspedes

com um pequeno questionário em alemão.

Terça-feira, 05-10-2010, 10:00 – Recolha de sementes para plantação em viveiro,

com os hóspedes e colaboradores do hotel; inclui transporte gratuito e refeição tradicional.

Quarta-feira, 06-10-2010, 10:00 – Reflorestação no Parque Natural do Paúl da

Serra, com os hóspedes e colaboradores (com transporte gratuito e refeição tradicional), em colaboração com os serviços florestais da região.

Quinta-feira, 07-10-2010, 11:30 – Passeio botânico e cultural nos Prazeres com o

director do hotel.

Sexta-feira, 08-10-2010, 09:00 – Observação de aves na Calheta, com a

colaboração da H2O e da SPEA.

Sábado, 09-10-2010, 20:30 – Conferência “Explorando o mundo das orquídeas na

Ilha da Madeira” com Verena Pregetter (na sala de conferências).

(6)

Segunda-feira, 11-10-2010, 10:00-24:00 – Visita ambiental guiada aos hóspedes

com um pequeno questionário em alemão.

Terça-feira, 12-10-2010, 10:00 – Colheita de bagas de eucalipto com os alunos da

escola Raposeira.

Quarta-feira, 13-10-2010, 10:00 – Reflorestação no Parque Natural do Paúl da

Serra, com os hóspedes e colaboradores (com transporte gratuito e refeição tradicional), em colaboração com os serviços florestais da região.

Debata com os participantes as ideias e actividades realizadas pelo Hotel Jardim Atlântico durante um mês, por ocasião do Rótulo Ecológico Europeu.

Peça aos participantes para, em grupos de 3 a 5 elementos, projectar uma semana do ambiente a decorrer num hotel (localização) à sua escolha, no espaço de 30 minutos. Os grupos deverão apresentar as suas ideias e discuti-las com o grupo.

Informações e recursos adicionais

Empresa RSE: Hotel Jardim Atlântico País: Portugal/Madeira

Sector: Turismo

Actividade principal: Indústria hoteleira e catering

Morada: Lombo da Rocha – Prazeres, 9370-605 Calheta

Telefone: 00351 – 291 820 220

www/@: www.jardimatlantico.com, info@jardimatlantico.com Contacto: Maurício Vieira

Cargo: Director do Ambiente e Qualidade

Referências

Documentos relacionados

No entanto, maiores lucros com publicidade e um crescimento no uso da plataforma em smartphones e tablets não serão suficientes para o mercado se a maior rede social do mundo

da quem praticasse tais assaltos às igrejas e mosteiros ou outros bens da Igreja, 29 medida que foi igualmente ineficaz, como decorre das deliberações tomadas por D. João I, quan-

(essencialmente toalhas adamascadas, damasquilho de linho e algodão, panos de linho e lenços de linho e algodão, desenvolvidos essencialmente em 17 freguesias do concelho

ed è una delle cause della permanente ostilità contro il potere da parte dell’opinione pubblica. 2) Oggi non basta più il semplice decentramento amministrativo.

Kuntz fazem várias críticas ao índice (Corrupção política: a luta social pelo resgate da dignidade no exercício do poder, p. Ainda que as críticas sejam procedentes e o

A médio/longo prazo será notória a diminuição do número de avarias, devido ao natural ajustamento do plano de manutenções preventivas implementado, a melhoria

Parágrafo Primeiro: A Entidade Sindical profissional terá 05 (cinco) dias, após a realização dos eventos, para comprovar a frequência do empregado no mesmo.. Parágrafo Segundo: Uma

forficata recém-colhidas foram tratadas com escarificação mecânica, imersão em ácido sulfúrico concentrado durante 5 e 10 minutos, sementes armazenadas na geladeira (3 ± 1