• Nenhum resultado encontrado

Inglês para Crianças: SME/ Londrina. Coordenação: Jozélia J.C.Tanaca e Rafaeli C.V. Peres Página 1

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Inglês para Crianças: SME/ Londrina. Coordenação: Jozélia J.C.Tanaca e Rafaeli C.V. Peres Página 1"

Copied!
16
0
0

Texto

(1)

Inglês para Crianças: SME/ Londrina. Coordenação: Jozélia J.C.Tanaca e Rafaeli C.V. Peres Página 1 Projeto de Ensino de Língua Inglesa

O ensino da Língua Inglesa nos anos iniciais do Ensino Fundamental do Sistema Municipal de Ensino1 tem como objetivos desenvolver o gosto pela língua, entre crianças, ao proporcionar uma experiência inovadora de comunicação em contexto relevante e significativo de ensino. Enquanto modelo praticante das habilidades de falar, ouvir, ler e escrever em Inglês em todas as aulas, o professor exerce papel de mediação e incentivo ao uso de vocabulários conhecidos e desconhecidos por todos.

O contato com a Língua, cultura e hábitos de povos que falam o Inglês também promove o desenvolvimento da identidade lingüística e cultural do próprio aluno. A interação entre alunos e professor, alunos e alunos nas aulas faz com que se perceba que o Inglês faz parte do cotidiano, está presente nas propagandas, outdoors, internet, brinquedos, menus, jogos eletrônicos e muitos outros contextos.

As Diretrizes Curriculares de Língua Estrangeira Moderna para a Educação Básica (SEED, 2007) explicam que a forma como o professor encaminha o trabalho na sala de aula determina o significado da aprendizagem para a vida dos alunos e a construção de sentidos mais ou menos significativos.

Ancorados no referido documento e nas necessidades do ensino de Inglês nas escolas municipais, orientamos a abordagem da Língua Inglesa de forma natural, utilizando-se da motivação intrínseca das

1 A Língua Inglesa é trabalhada enquanto Projeto Complementar de Ensino a partir da aprovação da proposta de trabalho pedagógicas das escolas que possuem em seu quadro de professores um profissional habilitado em Letras-Anglo, visto tratar-se do ensino de uma Língua que necessita de conhecimentos e habilidades específicas. (modelo de proposição de projeto na parte anexos).

crianças por meio de jogos, brincadeiras, atividades em duplas e grupos que são extremamente significativos para introdução e trabalho com novos vocábulos e estruturas de comunicação. Por meio desta abordagem, os alunos se apropriam da heterogeneidade da língua, distante do foco puramente instrumental e/ou metodologias de ensino que priorizam regras e estruturas gramaticais em detrimento da função comunicativa.

A Língua Inglesa já faz parte do atual contexto social e as crianças, desde a Educação Infantil, conhecem os nomes de brinquedos com: Hot

Wheels, Hello kit, Bay blade, Barbie... etc , elas são capazes de

compreender porque um filme tem legenda, conseguem mexer nos comandos de controle remoto de aparelhos eletrônicos em que a escrita está em inglês, ou seja, elas convivem com o Inglês em seu cotidiano e tais experiências devem ser resgatadas nos primeiros anos da escolaridade.

O desenvolvimento das habilidades de leitura, compreensão auditiva e compreensão oral devem priorizar o tratamento dos conteúdos, da Educação Infantil ao 5º ano, onde todas as áreas do conhecimento interagem com a Língua Inglesa na proposição de atividades diversificadas. Aliás, o ensino de uma Língua Estrangeira permeia todas as disciplinas escolares.

Os alunos têm mais facilidade para realizar atividades que envolvem a escrita e a leitura em Inglês depois do primeiro semestre do 2º ano do Ensino Fundamental, quando o processo de alfabetização na língua materna está mais avançado. O trabalho com a linguagem oral e as

(2)

Inglês para Crianças: SME/ Londrina. Coordenação: Jozélia J.C.Tanaca e Rafaeli C.V. Peres Página 2 múltiplas Linguagens (corporal, científica, plástica, musical, matemática)

deve ser priorizado.

O planejamento das aulas e os recursos didático-pedagógicos precisam ser diversificados. A proposta de desenvolvimento das aulas é lúdica, envolve a escrita, a oralidade e a compreensão auditiva por meio de recursos diversos como: CD, DVD, jogos lingüísticos e de expressão dramática, contação de histórias, cartazes, cartões e outros instrumentos que privilegiam a vivência e o uso da língua inglesa com naturalidade e prazer2.

O material de apoio “Londrina Global”3 – Unidades 1, 2, 3 e 4 deve ser introduzido e trabalhado a partir do 4ºano/4ª série4. Os conteúdos propostos no material podem ser enriquecidos com atividades complementares. A Educação Infantil, 1º, 2º, 3º, 4º e 5º anos tem como material de apoio as apostilas “Resources for Young Learners” – Volumes 1,2, 3 e 4 (2007,2008 e 2009)/Secretaria Municipal de Educação e apostilas de Literatura Infantil em Inglês/SME. Cada aluno deve ter um caderno de Inglês para os registros e a organização das atividades, além dos materiais em folhas separadas e tarefas de casa, em todas as aulas.5

Os diferentes gêneros textuais em Inglês e materiais autênticos: rótulos, cartas, tickets, cardápios, manuais, etc. devem ser inseridos nas aulas a fim de que o aprendizado seja contextualizado e significativo para

2O projeto de Ensino de Inglês prevê 1 aula de 50 minutos por semana do 1º ao 5º ano, e 1 aula de 40 minutos na Educação Infantil

3Autoria: Tonelli, Juliana e Ramos, Samantha.

4 Orientação específica para as escolas atendem alunos da Educação Infantil e Fundamental. 5 O projeto de Ensino de Inglês prevê 1 aula de 50 minutos por semana do 1º ao 5º ano, e 1 aula de 40 minutos na Educação Infantil.

o processo de letramento desde a Educação Infantil até o 5º ano do Ensino Fundamental. A contação de histórias deve permear o trabalho em todos os anos, sendo importante ressaltar que os conteúdos curriculares fazem parte das diferentes histórias infantis.

A avaliação da aprendizagem desempenha um importante papel, ela começa a partir da observação direta da capacidade do aluno de superar as dificuldades e assimilar um novo conceito ou conteúdo. Importante ressaltar que a avaliação não deve ocorrer exclusivamente por uma situação de aprendizagem.

A avaliação deve ser realizada, diariamente, pela participação nas aulas, nas atividades individuais e em grupo, a avaliação contínua oferece aos alunos, aos seus pais e ao professor um quadro realista do progresso deles. A relação ensino e avaliação deve pautar-se sempre em processos de reflexão da ação. Por exemplo, se a ênfase é o papel e a função da escrita, da audição e da fala, enquanto atividades comunicativas, não faz sentido submeter os alunos a testes que se concentrem na gramática ou no vocabulário fora do contexto.

Em todo e qualquer processo de avaliação o professor deve ter em mente metas claras, o processo é contínuo e não limitado a uma nota, um conceito para aprovar ou reprovar quem não sabe. As práticas avaliativas mais consistentes na atualidade priorizam o registro escrito de informações qualitativas sobre o que os alunos aprendem. Esta prática permite o acompanhamento individual e coletivo.

É recomendável que, a cada semestre, o professor apresente à comunidade escolar (pais, supervisor e diretor) o resultado do processo de ensino de cada aluno com o registro dos avanços da aprendizagem por

(3)

Inglês para Crianças: SME/ Londrina. Coordenação: Jozélia J.C.Tanaca e Rafaeli C.V. Peres Página 3 meio de um parecer descritivo do rendimento dos alunos. Este parecer terá

como base de análise atividades realizadas na sala de aula ao longo de cada semestre.

EDUCAÇÃO INFANTIL: PROCEDIMENTOS DIDÁTICOS6

Os procedimentos didáticos com a Língua Inglesa na Educação Infantil precisam ser considerados a partir de planejamento prévio com a interação entre os eixos propostos no quadro de conteúdos de cada ano/série..

Os tópicos relacionados abaixo tem como objetivo orientar a construção de um planejamento diário de aulas a fim de se estabelecer seqüências didáticas para o aprendizado da língua com ligação entre uma e outra aula. Warmers, flashcards, story telling for children, etc, são descritos com procedimentos de aspectos que não podem faltar na organização das aulas de Inglês com crianças. Não há tempo hábil e também não há necessidade de trabalhar com todos os tópicos em uma aula; a seleção de um ou outro procedimento dependerá do objetivo de ensino, do conteúdo a ser trabalhado e, sobretudo, do perfil de cada sala de aula, levando-se em consideração a ludicidade e o trabalho diversificado com as múltiplas linguagens que de devem ser respeitadas.

O planejamento que inclui mais do que um dos tópicos abaixo torna a aula prazerosa e significativa para os alunos pois há diversidade de

6 Os eixos e conteúdos propostos para EI ao 5 ano ano devem pautar-se nos procedimentos didáticos descritos, tendo como materiais de apoio as apostilas pedagógicas (SME) “Resources for Young Learners – Volumes 1, 2, 3 e 4 (2007, 2008 e 2009) – Apostilas de Atividades com a Literatura Infantil (SME).

abordagens, além de evitar a rotina e a improvisação com a promoção da eficiência do ensino, independente da série/ano e idade em que cada criança se encontra.

Warmers

A acolhida deve ser feita em todas as aulas com a opção de qualquer tema do quadro de conteúdos. Sugestões para EI: Greetings,

Commands and Songs Introduzir aos poucos o inglês na rotina da sala de

aula, apresentando e usando comandos de forma natural e gradativa na prática oral, ou seja, o professor ao entrar em sala, cumprimentará os alunos em inglês, pedirá que usem o vocábulo teacher para se dirigir a ele e utilizará como acolhida: músicas, brincadeiras e jogos. Durante os jogos e brincadeiras ou mesmo para pedir a atenção dos alunos. O alfabeto nas aulas aparecerá apenas nos crachás dos alunos, pois nesta fase a pronúncia das letras em inglês não será ensinada.

Flashcards

Cartões ilustrados podem ser utilizados com qualquer tema do quadro de conteúdos. Sugerimos para EI: Toys, Colors, Shapes, School and

Classroom.

Sentar com os alunos e conversar sobre seus brinquedos preferidos, com quem costumam brincar e o cuidado que tem com eles. Usar flashcards, ou brinquedos de verdade para aprender o vocabulário, as cores e as formas. Os blocos lógicos são uma ótima opção para introduzir esses conteúdos. Com o tópico - School and Classroom, além dos flashcards, pode-se fazer um tour pela escola, nomear os itens de sala de aula com etiquetas.

(4)

Inglês para Crianças: SME/ Londrina. Coordenação: Jozélia J.C.Tanaca e Rafaeli C.V. Peres Página 4 Story telling for children

A contação de histórias pode englobar qualquer dos temas do quadro de conteúdos sugerimos para EI: Family, Pets, Animals, House, Numbers

And Ages.

Conversar com os alunos sobre suas famílias, fazer com que todos falem do pai, da mãe, dos irmãos ou de quem cuida deles. É uma oportunidade para falar da importância da família e das várias configurações familiares. Introduzir os conteúdos a partir da Story telling: “The three little pigs” .

Explorar os números: one, two, three, os animais: pig and wolf, comparando com os animais de estimação que as crianças têm no lugar onde moram: house, apartment or farm. Os conteúdos podem ser fixados por meio de atividades que envolvam coordenação motora fina, lateralidade, tais como: labirinto, sete erros, recorte e colagem, rasgar, pintar, dobrar e montar quebra-cabeça.

A História the Very Hungy Caterpillar, apresenta vocabulário simplificado e conteúdos voltados à alimentação, é também uma sugestão de literatura para o trabalho com o Inglês nesta fase.

DVD in English classes

DVDs podem ser utilizados com todos os temas do quadro de conteúdos sugerimos para EI: Time, Weather, Body, Clothes.

O uso do vídeo em DVD favorece o desenvolvimento da percepção auditiva da pronuncia assim como da apresentação de situações reais de conversação e interação em Inglês. Conversar com os alunos sobre hábitos de higiene e a cada parte do corpo citada falar em inglês, chamar a atenção dos alunos para a roupa que usam para ir a escola( uniforme)

dando destaque para as peças: ( shorts, t-shirt, tennis shoes...e suas cores). Aproveitar a descrição das roupas para falar do tempo e clima. Cada um destes tópicos pode ser apresentado ou fixado por músicas, como por exemplo Head, shoulders, knees and toes, vídeos de curta duração.(Coleção Magic English – Disney e outros disponíveis na web).

Cooking class

As aulas de culinária abordam os conteúdos em perspectiva interdisciplinar. O vocabulário pode ser apresentado previamente com

flashcards, além de atividades com pintura, recorte e colagem, carimbos e

desenhos livres. Para que a aula fique ainda mais significativa, poderá ser feita uma deliciosa salada de frutas ou qualquer outra receita simples, como pipoca, cachorro quente contemplados no quadro de conteúdos.

Cooperative and Competitive Games

Os jogos cooperativos e competitivos podem ser desenvolvidos com todos os temas do quadro de conteúdos sugerimos para EI o tema: Sports. Uma das formas de fixar este tópico é utilizar diferentes tipos de jogos envolvendo o vocabulário ensinado, por exemplo: bingo, music chair, hot

potato, king´s chair.

Nursery Rhymes and Chants

As músicas, canções infantis, rimas e trabalhos manuais podem ser desenvolvidos com todos os temas de quadro de conteúdos. Sugerimos para educação infantil: Holidays, City, Means of Transport, Professions.

As celebrações são uma ótima oportunidade para integrar as aulas de Inglês com as datas festivas da escola e iniciar um contato com a cultura de povos falantes de língua inglesa. Com base nestas comemorações os alunos farão trabalhos de recortes, colagens, pinturas,

(5)

Inglês para Crianças: SME/ Londrina. Coordenação: Jozélia J.C.Tanaca e Rafaeli C.V. Peres Página 5 dramatizações, jograis e apresentação de canções e danças. O trabalho

com o tópicos seguintes podem ser feitos com questionamentos sobre marcas e nomes de meios de transporte em inglês como por exemplo: palio weekend, adventure, kia soul. As profissões podem ser representadas por máscaras e fantasias e dramatizações.

PROCEDIMENTOS DIDÁTICOS – 1º ANO

Os procedimentos didáticos com a Língua Inglesa no Primeiro Ano precisam ser considerados a partir de planejamento prévio com a interação entre os eixos propostos nos quadro de conteúdos de cada ano/série, de forma interdisciplinar.

Os tópicos relacionados abaixo tem como objetivo orientar a construção de um planejamento diário de aulas a fim de se estabelecer seqüências didáticas para o aprendizado da língua com ligação entre uma aula e outra. Warmers, flashcards, story telling for children, etc, são descritos com procedimentos de aspectos que não podem faltar na organização das aulas de Inglês com crianças. Não há tempo hábil em cada aula e também necessidade de trabalhar com todos os tópicos em uma aula; a seleção de um ou outro procedimento dependerá do objetivo de ensino, do conteúdo a ser trabalhado e, sobretudo, do perfil de cada sala de aula, levando-se em consideração a ludicidade e o trabalho diversificado com as múltiplas linguagens que de devem ser respeitadas.

O planejamento que incluir mais do que um dos tópicos abaixo torna a aula prazerosa e significativa para os alunos, pois há a diversidade de abordagens, além de evitar a improvisação. Buscamos a promoção da

eficiência do ensino, independente da série/ano e idade em que cada criança se encontra.

Warmers

A acolhida deve ser feita em todas as aulas com a opção de qualquer tema do quadro de conteúdos. Sugestões para o Primeiro Ano:

Greetings, Commands and Songs.

Introduzir aos poucos o inglês na rotina da sala de aula, apresentando e usando comandos de forma natural e gradativa na prática oral, ou seja, o professor ao entrar em sala, cumprimentará os alunos em inglês, pedirá que usem o vocábulo teacher para se dirigir a ele e utilizará como acolhida: músicas, brincadeiras e jogos. Durante os jogos e brincadeiras ou mesmo para pedir a atenção dos alunos, o professor deve utilizar os comandos em inglês. O alfabeto nas aulas aparecerá apenas nos crachás dos alunos, pois nesta fase a pronúncia das letras em inglês não será ensinada.

Flashcards

Cartões ilustrados podem ser utilizados com qualquer tema do quadro de conteúdos. Sugerimos para o Primeiro Ano: Toys, Colors, Shapes, School

and Classroom.

Sentar com os alunos e conversar sobre seus brinquedos preferidos, com quem costumam brincar e o cuidado que tem com eles. Usar flashcards, ou brinquedos de verdade para aprender o vocabulário, as cores e as formas. Os blocos lógicos são uma ótima opção para introduzir esses conteúdos. Com o tópico - School and Classroom, além dos flashcards, pode-se fazer um tour pela escola.

(6)

Inglês para Crianças: SME/ Londrina. Coordenação: Jozélia J.C.Tanaca e Rafaeli C.V. Peres Página 6 A contação de histórias pode englobar qualquer dos temas do quadro de

conteúdos sugerimos para o Primeiro Ano: Family, Pets, Animals, House,

Numbers And Ages.

Conversar com os alunos sobre suas famílias, fazer com que todos falem do pai, da mãe, dos irmãos ou de quem cuida deles. É uma oportunidade para falar da importância da família e das várias configurações familiares. Introduzir os conteúdos a partir da Story telling: “Grasshoper and the Ant”- Apostilas de Literatura Infantil em Inglês- SME.Explorar os números: one, two, three, os animais: pig and wolf, comparando com os animais de estimação que as crianças têm no lugar onde moram: house, apartment or farm. Os conteúdos podem ser fixados por meio de atividades que envolvam coordenação motora fina, lateralidade, tais como: labirinto, sete erros, recorte e colagem, rasgar, pintar, dobrar e montar quebra-cabeça.

DVD in English classes

Vídeos em DVD podem ser utilizados com todos os temas do quadro de conteúdos sugerimos para o Primeiro Ano: Time, Weather, Body, Clothes. O uso do vídeo em DVD favorece o desenvolvimento da percepção auditiva da pronuncia assim como da apresentação de situações reais de conversação e interação em Inglês. Conversar com os alunos sobre hábitos de higiene e a cada parte do corpo citada falar em inglês, chamar a atenção dos alunos para a roupa que usam para ir a escola( uniforme) dando destaque para as peças: (shorts, t-shirt, tennis shoes...e suas cores). Aproveitar a descrição das roupas para falar do tempo e clima. Cada um destes tópicos pode ser apresentado ou fixado por músicas,

como por exemplo Head, shoulders, knees and toes, power points e vídeos de curta duração.(Coleção Magic English – Disney e outros disponíveis na web).

Cooking class

As aulas de culinária abordam os conteúdos em perspectiva interdisciplinar. O vocabulário pode ser apresentado previamente com

flashcards, além de atividade com pintura, recorte e colagem, carimbos e

desenhos livres. Para que a aula fique ainda mais significativa, poderá ser feita uma deliciosa salada de frutas ou qualquer outra receita simples. As receitas devem ser executadas dentro da possibilidade de uso da cozinha e do refeitório de cada escola.

Cooperative and competitive games:

Os jogos cooperativos e competitivos podem ser desenvolvidos com todos os temas do quadro de conteúdos sugerimos para o Primeiro Ano o tema:

Sports. Uma das formas de fixar este tópico é utilizar diferentes tipos de

jogos envolvendo o vocabulário ensinado, por exemplo: bingo, music chair,

hot potato, king´s chair, jogo da memória.

Nursery rhymes and chants:

As músicas, canções infantis, rimas e trabalhos manuais podem ser desenvolvidos com todos os temas de quadro de conteúdos. Sugerimos para o Primeiro Ano: Holidays, City, Means of Transport, Professions.

As celebrações são uma ótima oportunidade para integrar as aulas de Inglês com as datas festivas da escola e iniciar um contato com a cultura de povos falantes de língua inglesa. Com base nestas comemorações os alunos farão trabalhos de recortes, colagens, pinturas, dramatizações, jograis e apresentação de canções e danças. O trabalho

(7)

Inglês para Crianças: SME/ Londrina. Coordenação: Jozélia J.C.Tanaca e Rafaeli C.V. Peres Página 7 com o tópicos seguintes podem ser feitos com questionamentos sobre

marcas e nomes de meios de transporte em inglês como por exemplo: palio weekend, adventure, kia soul. As profissões podem ser representadas por máscaras e fantasias.

PROCEDIMENTOS DIDÁTICOS – 2º ANO

Os procedimentos didáticos com a Língua Inglesa no Segundo Ano precisam ser considerados a partir de planejamento prévio com a interação entre os eixos propostos nos quadro de conteúdos de cada ano/série, de forma interdisciplinar.

Os tópicos relacionados abaixo têm como objetivo orientar a construção de um planejamento diário de aulas a fim de se estabelecer seqüências didáticas para o aprendizado da língua com ligação entre uma aula e outra. Warmers, flashcards, story telling for children, etc, são descritos com procedimentos de aspectos que não podem faltar na organização das aulas de Inglês com crianças. Não há tempo hábil em cada aula e também necessidade de trabalhar com todos os tópicos em uma aula; a seleção de um ou outro procedimento dependerá do objetivo de ensino, do conteúdo a ser trabalhado e, sobretudo, do perfil de cada sala de aula, levando-se em consideração a ludicidade e o trabalho diversificado com as múltiplas linguagens que de devem ser respeitadas.

O planejamento que incluir mais do que um dos tópicos abaixo torna a aula prazerosa e significativa para os alunos, pois há a diversidade de abordagens, além de evitar a improvisação. Buscamos a promoção da

eficiência do ensino, independente da série/ano e idade em que cada criança se encontra.

Warmers

A acolhida deve ser feita em todas as aulas com a opção de qualquer tema do quadro de conteúdos. Sugestões para o Segundo Ano:

Greetings, Commands, Alphabet, songs: Simon Says, Clap your hands.

Introduzir aos poucos o inglês na rotina da sala de aula, apresentar e usar comandos de forma natural e gradativa na prática oral, cumprimentando os alunos, utilizando o vocabulário aprendido. No início da aula é importante ressaltar o calendário, o clima e o tempo, trabalhando oralmente: o mês vigente, o dia da semana exemplo: (Today

is... Wednesday, It´s sunny today...) Utilizar os comandos em inglês ( Stand up, Come in, please, thank you…) A pronúncia do alfabeto

acontecerá por meio das músicas, ditados, jogos e brincadeiras. Flashcards

Cartões ilustrados podem ser utilizados com qualquer tema do quadro de conteúdos. Sugerimos para o Segundo Ano: Toys, Colors,

Shapes, School and Classroom.

Sentar com os alunos e conversar sobre seus brinquedos preferidos, com quem costumam brincar e o cuidado que tem com eles. Usar flashcards, ou brinquedos de verdade para aprender o vocabulário, as cores e as formas. Os blocos lógicos são uma ótima opção para introduzir esses conteúdos. Com o tópico - School and Classroom trabalhados com o flashcards pode -se fazer um tour pela escola.

(8)

Inglês para Crianças: SME/ Londrina. Coordenação: Jozélia J.C.Tanaca e Rafaeli C.V. Peres Página 8 A contação de histórias pode englobar qualquer dos temas do quadro de

conteúdos,sugerimos para o Segundo Ano: Family, Pets, Animals, House,

Numbers And Ages.Converse com os alunos sobre suas famílias, procure

fazer com que todos falem do pai, da mãe, dos irmãos ou de quem cuida deles. É uma oportunidade para falar da importância da família e das várias configurações familiares. Introduzir os conteúdos acima a partir da

Story telling: “The Goldilocks and three bears” (Apostila de Literatura

Infantil em Inglês- SME), nesta história é possível explorar o vocabulário relacionado aos membros da família, partes da casa, mobília, tamanhos e formas, alimentos. Explorar os tipos de moradia: house, apartment or

forest.

Os conteúdos podem ser fixados por meio de projetos elaborados em torno da história tais como: glossário, hipotéses de escrita, cruzadinha, caça- palavras, confecção de máscaras, dedoches, dramatização da história, cooking classes e o professor pode explorar além das questões do ensino da língua as dramáticas desta história ( Cachinhos Dourados).

DVD in English classes

Vídeos em DVD podem ser utilizados com todos os temas do quadro de conteúdos sugerimos para o Segundo Ano: Time, Weather, Body, Clothes O uso de DVD em vídeo favorece o desenvolvimento da percepção auditiva da pronúncia assim como da apresentação de situações reais de conversação e interação em Inglês. Utilizar o áudio e os vídeos das histórias disponíveis na web, nesta fase é muito importante que os vídeos sejam freqüentes nas aulas auxiliando no desenvolvimento da oralidade. Os tópicos do currículo podem ser apresentados ou fixados por músicas,

como por exemplo: Family songs, Jack and Jill, Head, shoulders, knees

and toes, power points e vídeos de curta duração.(Coleção Magic English –

Disney e outros disponíveis na web) . Cooking Class

As aulas de culinária abordam os conteúdos em perspectiva interdisciplinar. O vocabulário pode ser apresentado previamente com

flashcards, além de atividades como pintura, recorte e colagem, carimbos

e desenhos livres. Nesta fase os exercícios de leitura e escrita devem fazer parte da aula para que os alunos se familiarizem com o registro da Língua Inglesa. Para que a aula fique ainda mais significativa, poderá ser feita uma deliciosa gelatina colorida de frutas salada de frutas e especialmente o mingau que os ursos que comem na história.

Cooperative and Competitive Games

Os jogos cooperativos e competitivos podem ser desenvolvidos com todos os temas do quadro de conteúdos sugerimos para o Segundo Ano o conteúdo Sports, uma das formas de fixar este tópico é utilizar diferentes tipos de jogos envolvendo o vocabulário ensinado, por exemplo: bingo, music chair, hot potato, king´s chair. As crianças poderão registrar o vocabulário aprendido nos jogos, com atividades que envolvam a leitura e a escrita, como um registro do jogo, tabelas com os pontos que cada equipe marcou durante o jogo e principalmente a escrita das palavras.

Nursery Rhymes and Chants

As músicas, canções infantis, rimas e trabalhos manuais podem ser desenvolvidos com todos os temas de quadro de conteúdos. Sugerimos para o Segundo Ano: Holidays, City, Means of Transport, Professions. As

(9)

Inglês para Crianças: SME/ Londrina. Coordenação: Jozélia J.C.Tanaca e Rafaeli C.V. Peres Página 9 celebrações são uma ótima oportunidade para integrar as aulas de inglês

com as datas festivas da escola e iniciar um contato com a cultura de povos falantes de língua inglesa. Com base nestas comemorações os alunos farão trabalhos de recortes, colagens, pinturas, dramatizações, jograis e apresentação de canções e danças.

Quando as crianças estão nas aulas de inglês uma das maneiras mais espontâneas de introduzi-las no contexto da língua estrangeira confortavelemente é através da música e das rimas. O trabalho com o tópicos seguintes podem ser feitos com questionamentos sobre marcas e nomes de meios de transporte e profisões em inglês.

PROCEDIMENTOS DIDATICOS – 3º ANO

Os procedimentos didáticos com a Língua Inglesa no Terceiro Ano precisam ser considerados a partir de planejamento prévio com a interação entre os eixos propostos nos quadro de conteúdos de cada ano/série, de forma interdisciplinar.

Os tópicos relacionados abaixo têm como objetivo orientar a construção de um planejamento diário de aulas a fim de se estabelecer seqüências didáticas para o aprendizado da língua com ligação entre uma aula e outra. Warmers, flashcards, story telling for children, games, etc, são descritos com procedimentos de aspectos que não podem faltar na organização das aulas de Inglês com crianças.

Orientamos que não há tempo hábil e também necessidade de trabalhar com todos os tópicos abaixo em uma aula; a seleção de um ou outro procedimento dependerá do objetivo de ensino, do conteúdo a ser

trabalhado e, sobretudo, do perfil de cada sala de aula, levando-se em consideração a ludicidade e o trabalho diversificado com as múltiplas linguagens que de devem ser respeitadas.

O planejamento que incluir mais do que um dos tópicos abaixo torna a aula prazerosa e significativa para os alunos, pois há a diversidade de abordagens, além de evitar a improvisação. Buscamos a promoção da eficiência do ensino, independente da série/ano e idade em que cada criança se encontra.

Warmers

A acolhida deve ser feita em todas as aulas podendo-se optar por qualquer tema do quadro de conteúdos. Falar em Inglês deve ser uma prática integrante da rotina pedagógica. A acolhida poderá ser realizada com músicas, brincadeiras e jogos. Nesta fase os alunos já podem praticar o vocabulário aprendido nos anos anteriores e com o incentivo do professor os alunos podem fazer uma apresentação oral, exemplo: My

name is Camila, I am 8 years old, I am in the third grade, My teacher is....

No início da aula é importante ressaltar o calendário, trabalhar oralmente e escrever no caderno ou nas atividades diárias a data e o clima, com utilização de cartazes que podem ser confeccionados pelos próprios alunos.

Flashcards

Cartões ilustrados podem ser utilizados com qualquer tema do quadro de conteúdos, pois associar imagem a escrita e a fala é um procedimento que facilita a retenção de informação. Pode-se, por exemplo, preparar flashcards para o tópico - School and Classroom, cooking class e depois realizar um tour pela escola e preparar uma receita com os

(10)

Inglês para Crianças: SME/ Londrina. Coordenação: Jozélia J.C.Tanaca e Rafaeli C.V. Peres Página 10 ingredientes vistos em flashcards. Cada aluno poderá, após as atividades,

registrar no caderno o vocabulário apresentado nos cartões. Story Telling For Children

A contação de histórias pode englobar qualquer dos temas do quadro de conteúdos. Converse com os alunos sobre suas famílias, sobre assuntos voltados à história que você irá trabalhar. Os temas listados no quadro de conteúdos podem ser associados à contação de histórias, sugerimos para o Terceiro ano: “The little red hidding rood” ( Apostila Literatura Infantil em

inglês- SME) nesta história é possível explorar o vocabulário relacionado

aos membros da família, animais, profissões, natureza, partes da casa e outros assuntos.

Os conteúdos podem ser fixados por meio de projetos elaborados em torno da história tais como: glossário, hipóteses de escrita, cruzadinha, caça- palavras, confecção de máscaras, dedoches, dramatização da história, vídeos e ebooks.

DVD in English Classes

DVDs podem ser utilizados com todos os temas do quadro de conteúdos. Sugestão: escolher alguns trechos do filme da história “The

little red hidding rood” ou adaptação de curta duração para os alunos

assistirem, sem legenda (disponível na Coleção Magic English – Disney) na Literatura Infantil e vídeos “free” disponíveis na WEB. O uso de DVD e vídeos favorece o desenvolvimento da percepção auditiva e da pronuncia, assim como da apresentação de situações de interação em Inglês. A reapresentação das histórias contadas em livros, por DVD, proporciona leituras críticas e comparativas entre diferentes versões de

uma mesma história, oportunizando desenvolver oralidade e ampliação de repertório lingüístico. O uso pedagógico de DVD para crianças devem ser com produções de curta duração, linguagem lúdica e adequada a cada faixa etária, (aprox. 15 minutos).

Cooking Class

As aulas de culinária abordam os conteúdos em perspectiva interdisciplinar. O vocabulário pode ser apresentado previamente em

flashcards, além de atividades com pintura, recorte e colagem, carimbos e

desenhos livres. Para que a aula fique significativa, pode-se preparar a receita envolvendo a história: “The little red hidding rood” ou o tema abordando no momento. Dica: “Cookies” (os doces que a Chapeuzinho Vermelho levou para a vovó). As receitas devem ser executadas dentro da possibilidade de uso da cozinha e do refeitório de cada escola, ou o professor pode levar biscoitos prontos e fazer a dinâmica da oferta: um aluno oferece o biscoito para o outro colega usando as sentenças em inglês.

Cooperative and Competitive Games

Os jogos cooperativos e competitivos podem ser desenvolvidos com todos os temas do quadro de conteúdos, sugerimos para o Terceiro Ano o conteúdo Sports. Uma das formas de fixar este tópico é utilizar diferentes tipos de jogos envolvendo o vocabulário ensinado. As crianças poderão registrar o vocabulário aprendido nos jogos, com atividades que envolvam a leitura e a escrita, como um registro do jogo, tabelas com os pontos que cada equipe marcou durante o jogo e a escrita das palavras.

(11)

Inglês para Crianças: SME/ Londrina. Coordenação: Jozélia J.C.Tanaca e Rafaeli C.V. Peres Página 11 As músicas, canções infantis, rimas e trabalhos manuais podem ser

desenvolvidos com todos os temas de quadro de conteúdos. As celebrações são uma ótima oportunidade para integrar as aulas de inglês com as datas festivas da escola e realizar um trabalho de reflexão a respeito de sociedade e suas culturas. Por meio das comemorações os alunos podem realizar trabalhos de recortes, colagens, pinturas, dramatizações, jograis e apresentação de canções e danças, a confecção de um dicionário ilustrado é opção viável para o trabalho com ordem alfabética e outros temas do quadro de conteúdos.

PROCEDIMENTOS DIDÁTICOS – 4ºANO

Os procedimentos didáticos com a Língua Inglesa no Quarto Ano precisam ser considerados a partir de planejamento prévio com a interação entre os eixos propostos nos quadro de conteúdos de cada ano/série, de forma interdisciplinar.

Os tópicos relacionados abaixo têm como objetivo orientar a construção de um planejamento diário de aulas a fim de se estabelecer seqüências didáticas para o aprendizado da língua com ligação entre uma aula e outra. Warmers, flashcards, story telling for children, games etc, são descritos com procedimentos de aspectos que não podem faltar na organização das aulas de Inglês com crianças. Não há tempo hábil e também necessidade de trabalhar com todos os tópicos em uma aula; a seleção de um ou outro procedimento dependerá do objetivo de ensino, do conteúdo a ser trabalhado e, sobretudo, do perfil de cada sala de aula,

levando-se em consideração a ludicidade e o trabalho diversificado com as múltiplas linguagens que de devem ser respeitadas.

O planejamento que inclui mais do que um dos tópicos abaixo torna a aula prazerosa e significativa para os alunos, pois há a diversidade de abordagens, além de se evitar a improvisação.

Neste ano deve-se iniciar o processo de letramento crítico com o trabalho de leitura de rótulos, produtos, embalagens (em inglês) a fim de se desenvolver o senso crítico para o consumo o que torna o ensino contextualizado e signficativo. Buscamos a promoção da eficiência do ensino, independente da série/ano e idade em que cada criança se encontra.

Warmers

A acolhida deve ser feita em todas as aulas com a opção de qualquer tema do quadro de conteúdos. Trabalhar o inglês na rotina da sala de aula, apresentar e usar comandos de forma natural e gradativa na prática oral. Nesta fase os alunos já podem praticar o vocabulário aprendido nos anos anteriores, com o incentivo do professor os alunos podem fazer uma apresentação oral, exemplo: My name is Camila, I am 8

years old, I am in the third grade, My teacher is ).

No início da aula é importante ressaltar o calendário em Inglês, trabalhar oralmente e escrever no caderno ou nas atividades: a data, o dia da semana e o clima, com utilização de cartazes como fonte de pesquisa ou fazer junto com a professora: (Londrina, November 02nd,Today is...

Wednesday, It´s sunny today...)

(12)

Inglês para Crianças: SME/ Londrina. Coordenação: Jozélia J.C.Tanaca e Rafaeli C.V. Peres Página 12 Cartões ilustrados podem ser utilizados com qualquer tema do

quadro de conteúdos, devem ser utilizados para aprender novos vocábulos e estruturas linguísticas. Imagens dos conteúdos trabalhados no material: Londrina Global podem ser pesquisadas em jornais, revistas e colados nos cartões; as mesmas imagens podem ser confeccionadas com recorte e colagem nos flash cards que podem explorar a oralidade e a participação de todos na aprendizagem de novas estruturas. Os produtos utilizados nas refeições em família (rótulos, embalagens) também podem ser colocados nos flashcards a fim de se realizar o letramento crítico acerca de produtos utlizados no dia a dia: estudo do preço, qualidade, poder de compra, propagandas etc.

Story Telling For Children

Os alunos do 4º ano trabalham com as Unidades do Material Londrina Global e precisam continuar com o contato com as histórias em Inglês, converse sobre animais de estimação, prepare a turma, fale de animais variados e a maneira de viver deles, prepare os alunos para introduzir os conteúdos da história: “The little red hen”, nela é possível explorar o vocabulário relacionado aos animais da fazenda, natureza, alimentos, utensílios de cozinha. Os conteúdos podem ser fixados por meio materiais confeccionados em torno da história, como: glossários, hipóteses de escrita, cruzadinha, caça-palavras, confecção de máscaras, dedoches, dramatização, associar ao tópico “cooking class”. Além disso esta história (A galinha ruiva) trata questões relacionadas a amizade,colaboração, o valor do trabalho na promoção do ser humano. A história esta disponível em ebook (livro digital) para os professores.

Dvd In English Classes

DVDs podem ser utilizados com todos os temas do quadro de conteúdos, eles favorecem o desenvolvimento da percepção auditiva da pronuncia, assim como da apresentação de situações de interação em Inglês. Sugerimos o trabalho em DVD para o Quarto Ano com os temas: Time, Weather, Body, Clothes.

Uma das opções de uso de DVD para crianças é a coleção “Magic English” – Disney além de vídeos “free” disponíveis na WEB. Vale lembrar que o uso pedagógico de DVD para crianças devem ser com produções de curta duração, linguagem lúdica e adequada a cada faixa etária, (aprox. 15 minutos). A representação das histórias contadas em DVD proporciona leituras críticas e comparativas entre diferentes versões de uma mesma história, oportunizando desenvolver oralidade e ampliação de repertório lingüístico.

Cooking Class

As aulas de culinária abordam os conteúdos em perspectiva interdisciplinar. O vocabulário pode ser apresentado previamente com

flashcards, além de atividades como pintura, recorte e colagem, carimbos

e desenhos livres, o estudo dos rótulos dos produtos, a qualidade, os preços, marcas devem ser discutidos assim como hábitos alimentares e suas consequências. Pode-se associar a contação de história “The little

red hen” a uma receita de fácil preparo, ou envolver o tópico food and drinks que a professora está abordando neste ano. As receitas devem ser

(13)

Inglês para Crianças: SME/ Londrina. Coordenação: Jozélia J.C.Tanaca e Rafaeli C.V. Peres Página 13 cada escola, ou utilizadas com a dinâmica da ”oferta” , usando as

sentenças em inglês.

Cooperative and Competitive Games

Os jogos cooperativos e competitivos podem ser desenvolvidos com todos os temas do quadro de conteúdos como forma de fixação, introdução, revisão de conteúdos. As crianças poderão registrar o vocabulário aprendido nos jogos com atividades que envolvam a leitura e a escrita, como um registro do jogo, tabelas com os pontos que cada equipe marcou durante o jogo e principalmente a escrita das palavras.

Songs, Nursery Rhymes, Chans, Arts And Crafts

As músicas, canções infantis, rimas e trabalhos manuais podem ser desenvolvidos com todos os temas de quadro de conteúdos. As celebrações são uma ótima oportunidade para integrar as aulas de inglês com as datas festivas da escola e iniciar um contato com a cultura de povos falantes de língua inglesa. Com base nestas comemorações os alunos farão trabalhos de recortes, colagens, pinturas, dramatizações, jograis e apresentação de canções e danças.

PROCEDIMENTOS DIDÁTICOS – 5º ANO

Os procedimentos didáticos com a Língua Inglesa no Quinto Ano precisam ser considerados a partir de planejamento prévio com a interação entre os eixos propostos nos quadro de conteúdos de cada ano/série, de forma interdisciplinar.

Os tópicos relacionados abaixo têm como objetivo orientar a construção de um planejamento diário de aulas a fim de se estabelecer

seqüências didáticas para o aprendizado da língua com ligação entre uma aula e outra. Warmers, flashcards, story telling for children, etc, são descritos com procedimentos de aspectos que não podem faltar na organização das aulas de Inglês com crianças. Não há tempo hábil também necessidade de trabalhar com todos os tópicos em uma aula; a seleção de um ou outro procedimento dependerá do objetivo de ensino, do conteúdo a ser trabalhado e, sobretudo, do perfil de cada sala de aula, levando-se em consideração a ludicidade e o trabalho diversificado com as múltiplas linguagens que de devem ser respeitadas.

O planejamento que incluir mais do que um dos tópicos abaixo torna a aula prazerosa e significativa para os alunos, pois há a diversidade de abordagens, além de se evitar a improvisação.

O quinto ano consolida o processo de Ensino de Inglês nas séries iniciais no Sistema Municipal de ensino a fim de que a transição para o 6º ano das escolas estaduais seja tranquila em termos de adaptação e iniciação ao estudo do Inglês naquele contexto. O ensino continua priorizando materiais autênticos (rótulos, embalagens, preços, qualidade de produtos, consumo) a fim de que o aprendizado da língua ocorra em contexto significativo de promoção da cidadania e desenvolvimento de sendo crítico. Buscamos a promoção da eficiência do ensino, independente da série/ano e idade em que cada criança se encontra.

Warmers

A acolhida deve ser feita em todas as aulas com a opção de qualquer tema do quadro de conteúdos. Trabalhar o inglês na rotina da sala de aula, apresentar e usar comandos de forma natural na prática oral. A acolhida dos alunos poderá ser com músicas, brincadeiras e jogos.

(14)

Inglês para Crianças: SME/ Londrina. Coordenação: Jozélia J.C.Tanaca e Rafaeli C.V. Peres Página 14 Nesta fase os alunos podem praticar o vocabulário aprendido nos anos

anteriores. No início da aula é importante trabalhar oralmente e escrever no caderno o dia da semana e o clima ( Londrina, November 02nd,Today

is... Wednesday, It´s sunny today...)

Flashcards

Cartões ilustrados podem ser utilizados com qualquer tema do quadro de conteúdos, devem ser utilizados para aprender novos vocábulos e praticar estruturas linguísticas. Imagens dos conteúdos no material Londrina Global podem ser pesquisadas em jornais, revistas e colados nos cartões; as mesmas imagens podem ser confeccionadas com recorte e colagem nos flashcards que podem explorar a oralidade e a participação de todos na aprendizagem de novas estruturas. Os produtos utilizados nas refeições em família (rótulos, embalagens) também podem ser colocados nos flashcards a fim de se realizar o letramento crítico acerca de produtos utlizados no dia a dia: estudo do preço, qualidade, poder de compra, propagandas etc. Gibis em Inglês são recursos free na internet.

Story Telling For Children

A contação de histórias pode englobar qualquer dos temas do quadro de conteúdos. As histórias em gibis apresentam ótimo formato para o trabalho com diálogos, dramatizações, ilustrações, conto e reconto de histórias. Histórias adaptadas da literatura Infantil em Livros e DVDs desenvolvem a imaginação e criatividade, são fontes de trabalho para os conteúdos tratados no quadro de conteúdos deste ano. Sugerimos para o quinto ano a história: “Pinoccio” , com ela é possível explorar vocabulário

relacionado à família, brinquedos, além das questões e identidade, que fazem parte da formação cidadã. Os conteúdos podem ser fixados por meio de projetos elaborados em torno da história tais como: glossário, hipotéses de escrita, cruzadinha, caça- palavras, dramatização da história, etc.

A História “Pinocchio” também apresenta inúmeras situações de trabalho com o vocabulário tratado no quadro de conteúdos do quinto ano, além de possibilitar o trabalho com o fundo moral “mentira e verdade” que faz parte da formação de crianças e adolescentes.

Dvd For Children

DVDs podem ser utilizados com todos os temas do quadro de conteúdos, eles permitem a apresentação de situações culturais e linguísticas por falantes que usam o Inglês como primeira Língua, além de favorecer o desenvolvimento da percepção auditiva e da pronuncia . A Coleção Magic English – da Disney traz inúmeras adaptações de curta duração, incluindo “Pinocchio” com foco nas quatro habilidades “listening,

speaking, writing and reading” . A representação das histórias contadas

em DVD, proporciona leituras críticas e comparativas entre diferentes versões de uma mesma história, oportunizando desenvolver oralidade e ampliação de repertório lingüístico. Vale lembrar que o uso pedagógico de DVD para crianças devem ser com produções de curta duração, linguagem lúdica e adequada a cada faixa etária, (aprox. 15 minutos).

Cooking Class

As aulas de culinária abordam os conteúdos em perspectiva interdisciplinar. O vocabulário pode ser apresentado previamente com

(15)

Inglês para Crianças: SME/ Londrina. Coordenação: Jozélia J.C.Tanaca e Rafaeli C.V. Peres Página 15 rótulos dos produtos, a qualidade, os preços, marcas devem ser discutidos

assim como hábitos alimentares e suas consequências. A sugestão é a elaboração de caderno com receitas simples, em inglês: sucos, sanduiches, cookies, saladas, etc. As receitas devem ser executadas dentro da possibilidade de uso da cozinha e do refeitório de cada escola.

Cooperative And Competitive Games

Os jogos cooperativos e competitivos podem ser desenvolvidos com todos os temas do quadro de conteúdos: Bingo, jogo da forca, Stop, desafios apra equipes, grupos, duplas fazem com que aprendizagem ocorra de forma natural e lúdica além de facilitar a fixação de vocabulários e estruturas de comunicação.

Songs, Nursery Rhymes, Chans, Arts And Crafts

As músicas, canções infantis, rimas e trabalhos manuais podem ser desenvolvidos com todos os temas de quadro de conteúdos. As celebrações são uma ótima oportunidade para integrar as aulas de inglês com as datas festivas da escola e iniciar o contato com a cultura de povos falantes de língua inglesa. Com base nestas comemorações os alunos podem realizar trabalhos de recortes, colagens, pinturas, dramatizações, jograis e apresentação de canções e danças para a comunidade escolar, para os murais da sala de aula e da escola.

Tratamento Pedagógico para Oficinas de Inglês No Ensino Integral

O ensino da Língua Inglesa nas oficinas de Educação em Tempo Integral do Sistema Municipal de Ensino tem como objetivos

desenvolver o gosto pela língua, entre crianças, ao proporcionar uma experiência inovadora de comunicação em contexto relevante e significativo de ensino. Enquanto modelo praticante das habilidades de falar, ouvir, ler e escrever em Inglês em todas as aulas, o professor exerce papel de mediação e incentivo ao uso de vocabulários conhecidos e desconhecidos por todos.

O contato com a Língua, cultura e hábitos de povos que falam o Inglês também promove o desenvolvimento da identidade lingüística e cultural do próprio aluno. A interação entre alunos e professor, alunos e alunos nas aulas faz com que se perceba que o Inglês faz parte do cotidiano, está presente nas propagandas, outdoors, internet, brinquedos, menus, jogos eletrônicos e muitos outros contextos.

Os alunos têm mais facilidade para realizar atividades que envolvem a escrita e a leitura em Inglês depois do primeiro semestre do 2º ano do Ensino Fundamental, quando o processo de alfabetização na língua materna está mais avançado. O trabalho com a linguagem oral e as múltiplas Linguagens (corporal, científica, plástica, musical, matemática) deve ser priorizado

O trabalho de Inglês com as crianças nas oficinas de Educação Integral da Rede Municipal de Ensino deve seguir procedimentos lúdicos com o desenvolvimento de atividades que priorizem atividades com material concreto como brinquedos, blocos lógicos, material dourado, jogos da memória, bingos, flashcards, imagens, a contação de histórias, músicas, rimas, diálogos e pequenos textos que proporcionem a fala, a leitura e a escrita da Língua Inglesa, considerando o nível dos alunos ou seja (os diferentes

(16)

Inglês para Crianças: SME/ Londrina. Coordenação: Jozélia J.C.Tanaca e Rafaeli C.V. Peres Página 16 conteúdos que perpassam os eixos da proposta e os anos escolares

devem ser abordados de acordo com a capacidade dos alunos e a possibilidade de contextualização de conceitos e dos próprios conteúdos).

O currículo do ensino Regular para o Projeto de Ensino de Inglês apresenta os eixos de trabalho da Educação Infantil ao quinto ano, assim como os conteúdos. Os professores das oficinas podem buscar apoio neste documento para contribuir com a proposta do Projeto de Inglês realizada na escolaridade. Os materiais de apoio devem ser diversificados pelos professores de acordo com a realidade de cada escola, de cada turma. Para tanto, dispomos de vasto material de pesquisa na internet com livre acesso e impressão free, com programas, vídeos, canções e diversificada produção que contempla a proposta de trabalho com as crianças.

Quanto maior a exposição e participação nas atividades que trazem o Inglês para a sala de aula mais facilidade todos terão para assimiliar novos vocábulos e estruturas linguísticas. Não podemos esquecer que lidamos com crianças que necessitam, especialmente nas séries iniciais, de uma rotina para as aulas, o que não representa a constante proposição de atividades tradicionais que seguem apenas uma abordagem, material ou metodologia. O currículo que está na proposta pedagógica municipal traz orientações de como o professor pode organizar a rotina das aulas/oficinas de inglês com crianças.

A contação de histórias em inglês tem a seguinte proposta de trabalho:

Educação Infantil: “História The Three Little Pigs” (paralela ao trabalho com a Educação Infantil nas diferentes linguagens)

1º ano: “História The Grasshoper and the ant” 2º ano: “História Goldilocks and the three bears” 3º ano: “História Little Red Riding Hood”

3º série, 4º ano: “ História The Very Hungry Catterpilar”/ “Unidades 1, 2 3 e 4 do Londrina Global”

4º série/5º ano: “História Pinochio”

As histórias foram organizadas para todas as séries ou anos, o professor pode, se desejar, trabalhar com os projetos de outras histórias da literatura infantil que contemplem os conteúdos previstos no currículo, as histórias podem ser trabalhadas em todas as séries se o professor fizer as devidas adaptações e correções.

As histórias e demais atividades podem ser trabalhadas com apoio de áudio para listening, sempre que for possível, assim como de músicas e canções infantis.

++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++ REFERÊNCIAS:

LEVENTHAL, Lilian Itzicovitch. Inglês é 10! Educação Infantil – 1ª edicão. São Paulo. Disal, 2006.

LEVENTHAL, Lilian Itzicovitch. Inglês é 11! Educação Infantil – 1ª edicão. São Paulo. Disal, 2007.

TONELLI, Juliana A. R.; RAMOS, Samantha G. M. Londrina Global. Unidades 1, 2, 3 e 4, Secretaria Municipal de Educação de Londrina. 2007 PARANÁ, Secretaria do Estado da Educação. Diretrizes curriculares de

língua

estrangeira moderna para a Educação Básica, Curitiba, PR, 2009.

Disponível em <http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br>. Acesso em: 23/02/2011.

Referências

Documentos relacionados

Análise: Permite a comparação numérica separadas por departamento de suporte com objetivo de determinar o comportamento, em relação ao tempo em que as OS dos

MINISTÉRIO DA AGRICULTURA, PECUÁRIA E ABASTECIMENTO Secretaria de Produção e Agroenergia.. Departamento

Fatores predisponentes à ocorrência dos acidentes de trabalho com material perfurocortante entre trabalhadores de enfermagem.. Saúde

Nos termos da legislação em vigor, para que a mensagem de correio eletrônico tenha valor documental, isto é, para que possa ser aceito como documento original, é necessário existir

O objetivo deste estudo foi avaliar a efetividade da citologia de nódulos tireoidianos em um grupo populacional na região nordeste do estado de São Paulo,

• Quando o navegador não tem suporte ao Javascript, para que conteúdo não seja exibido na forma textual, o script deve vir entre as tags de comentário do HTML. &lt;script Language

Apresentar e discutir o campo de investigação História da Educação Matemática, tomando como foco as práticas escolares historicamente construídas vinculadas ao ensino de

 Emiliano  Epice  Fasano  La Tambouille  Maní  Parigi  A bela Sintra  Tre Bicchieri  Vecchio Torino Docerias que fazem guloseimas irresistíveis