• Nenhum resultado encontrado

Nome do Candidato Instruções: sem rasuras ATENÇÃO: Não serão aceitas respostas sem uma justificativa coerente das alternativas assinaladas.

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Nome do Candidato Instruções: sem rasuras ATENÇÃO: Não serão aceitas respostas sem uma justificativa coerente das alternativas assinaladas."

Copied!
23
0
0

Texto

(1)

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA CENTRO DE CIÊNCIAS FÍSICA E MATEMÁTICAS DEPARTAMENTO DE FÍSICA

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM FÍSICA Exame de Seleção – Segundo Semestre de 2012

Nome do Candidato: __________________________________________________

Instruções: A prova consta de 20 (vinte) questões, sendo que o candidato deve escolher entre as opções ou A ou B de mesma numeração, totalizando 10 (dez) questões a serem respondidas. Os respectivos cálculos devem ser apresentados exclusivamente nos espaços destinados a cada questão escolhida (frente e verso), de maneira objetiva, sem rasuras.

ATENÇÃO: Não serão aceitas respostas sem uma justificativa coerente das alternativas assinaladas.

Em caso do candidato responder as opções A e B de uma mesma numeração, será considerada apenas a opção A.

(2)

1 A) Uma partícula de massa m parte do repouso em x0 ( > 0) sob a ação de um campo de força atrativa da forma F = – k/x3, onde k é uma constante positiva. Calcule quanto tempo a partícula levará para atingir a origem (x = 0) e assinale a alternativa correta. a) mx04/ k

b) mx04/ k

c) mx02/ k d) mx0

2/ k

(3)

1 B) Uma barra uniforme rígida e fina de massa M está suportada por dois rolos idênticos que giram rapidamente e cujos eixos estão separados por uma distância fixa a. A barra é inicialmente colocada em repouso numa posição assimétrica, como mostra a figura abaixo. Assuma que os rolos giram em sentidos opostos como mostrado na figura. O coeficiente de atrito cinético entre a barra e os rolos é . Determine a equação de movimento da barra, resolvendo-a para x(t), onde x é a distância do rolo 1 ao centro C da barra, x(0)  x0 e x(0)0. Assinale a resposta correta justificando com os

cálculos. a) x(t)  x0cos 2g a t       a 2 b) x(t)  x0cos

2ga t

a 2 c) x(t)  x0a 2      cos 2g a t      a 2 d) x(t)  x0a 2      cos

2ga t

a 2

e) Nenhuma das alternativas anteriores

(4)

2 A) Um satélite de massa m move-se em uma órbita circular de raio R com velocidade v ao redor da Terra. Abruptamente ele absorve uma pequena quantidade de massa m que estava em repouso antes da colisão. Calcule a variação de energia total do satélite e o raio R da nova órbita (considerando-a circular). Assinale a resposta correta.

a) E  1 2 m2v2 m m; R  m m m       2 R b) E 1 2 m2v2 m m; R  m m m       R c) E  m 2 v2m 2(m m); R  m m m       R d) E  m v 2 m 2(m m); R  m m m       2 R

(5)

2 B) Um asteróide de dimensão desprezível e massa m está movendo-se na direção de um planeta de massa M e raio R, desde uma longa distância, com velocidade inicial v0 e

parâmetro de impacto d (ver figura abaixo). Determine o valor mínimo de v0 para que o

asteróide não atinja o planeta. Assinale a alternativa correta justificando com os cálculos. a)  v0GMR d2 R2 b)  v02GMR d2 R2 c)  v02GMR d2  R2 d)  v0GMR d2 R2

(6)

3 A) No arranjo mostrado na figura abaixo, o raio da polia é r, seu momento de inércia sobre o eixo de rotação é I e k é a constante da mola. Assuma que não há atrito entre o fio e a polia e que as massas do fio e da mola são desprezíveis. Neste caso, a frequência angular de pequenas oscilações deste sistema será dada por uma das alternativas abaixo. Assinale a alternativa correta e justifique com os cálculos.

a)  kx 2 mr2 I b)  mr 2 I kr2 c)  kr 2 mr2 I d)  kr 2 mr2 I

(7)

3 B) Uma massa m1, com velocidade inicial v0, colide com um sistema massa-mola com

massa m2, inicialmente em repouso. A mola tem massa desprezível e constante k. Não

há atrito. Calcule a máxima compressão que a mola sofrerá e assinale a alternativa correta. a) v0m1m2 k (m1 m2) b) m1 m2 k m1m2 v0 c) m1m2 (m1 m2)kv0 d) v0(m1 m2) k m1m2

(8)

d

i a

b

4 A) Uma espira condutora retangular com dois lados paralelos de comprimentos a e b é colocada próxima a um fio que conduz uma corrente constante i, como representado no desenho. O lado mais próximo está a uma distância d do fio. Assinale a resposta que indique o fluxo magnético através da bobina. Justifique a resposta com os cálculos.

a)        a a d ib ln 2 0 b)        d a b id ln 2 0 c)        b a d ib ln 4 0 d)        b b d ia ln 4 0

(9)

4 B) Um condutor cilíndrico longo de raio R é percorrido por uma corrente i distribuída uniformemente em sua seção reta. Determine o fluxo magnético por unidade de comprimento do fio através da superfície definida no seu interior, como representado no desenho. Assinale a alternativa correta justificando a resposta com os cálculos.

a) 4 i L o   b) R i L o 4   c) 4 2 iR L o   d) 2 2 R i L o  

e) Nenhuma das respostas anteriores

i

L

R i

L R

(10)

5 A) Uma barra condutora de comprimento L se desloca com velocidade v ao lado de um fio por onde circula uma corrente de intensidade i, como representado no desenho. Calcule qual a diferença de potencial na extremidade da barra e assinale a resposta correta. a) r iL v 2 0  b) L ir v 2 0  c)        r L i v ln 2 0 d)         r L i v 1 ln 4 0

e) Nenhuma das respostas anteriores

i

r

v

L

(11)

5 B) Determine a expressão do módulo do campo magnético entre as placas de um capacitor de placas paralelas circulares de raio R no vácuo, em um ponto a uma distância r da linha que liga os centros das placas, para um valor de corrente i, que entra em uma das placas. Assinale a alternativa correta justificando com os cálculos.

a) i R r r B 0 2 2 ) (  b) i dR r r B 2 ) ( 2 0  c) i R r r B( ) 4 02  d) i dR r r B 0 02 4 ) (

e) Nenhuma das respostas anteriores

i r R d i r R d

(12)

6 A) Em 1832 Faraday propôs um aparato que poderia ser usado para medir a vazão de um rio. Atualmente o conceito é usado em diversas aplicações práticas. Duas placas metálicas retangulares de lados a e b são colocadas nas margens de um rio, separadas por uma distância d e conectadas em série com um amperímento e uma resistência R, como mostrado na figura. O campo geomagnético local tem componente vertical B. A velocidade de escoamento v é ortogonal ao vetor d, e ambos são horizontais. A resistividade da água do rio é . Qual a expressão da corrente esperada no amperímetro em termos dos parâmetros geométricos das placas, da velocidade de escoamento v e da resistividade ? Assinale a resposta correta, justificando com os cálculos.

a) d Rba ab vB i    b) d R vB i    c) ba Rd ab vB i    d) Rd ab vB i   

e) Nenhuma das respostas anteriores.

a

b

v

A R

B

d

a

b

v

v

A A R

B

d

(13)

6 B) Uma placa semicondutora de largura w, comprimento L e espessura t é conectada eletricamente como representada na figura e colocada numa região com campo

magnético uniforme. A direção do campo magnético é perpendicular ao plano da placa. Entre os dois contatos longitudinais é mantida uma corrente constante i. Nos contatos transversais à corrente, é conectado um voltímetro.

Entre as afirmações abaixo assinale as verdadeiras justificando a escolha.

1) A tensão estabelecida entre os terminais transversais à corrente permite caracterizar o tipo e a densidade dos portadores de carga majoritários do semicondutor (lacunas ou elétrons).

2) O campo elétrico transversal à corrente surge devido à força magnética que desloca as cargas para a lateral do dispositivo. Entretanto este campo fica tão intenso pelo acúmulo de cargas que destrói o dispositivo num processo de ruptura de dielétrico e avalanche.

3) Nestas condições não aparece tensão alguma entre os terminais transversais. Só aparece tensão enquanto houver variação da corrente.

4) O dispositivo pode ser usado como um sensor de campo magnético.

5) Se o semicondutor fosse substituído por um metal a tensão transversal resultante seria muito maior.

a) 1, 3 e 5 são afirmativas corretas. b) 2 e 3 são afirmativas corretas. c) 1 , 3 e 4 são afirmativas corretas d) 2, 3 e 5 são afirmativas falsas e) 4 e 5 são corretas. t i V w z y x Bz

(14)

7 A) Responda se as afirmações abaixo são verdadeiras ou falsas. (Você deve escrever uma justificativa para cada item. Itens sem justificativa serão desconsiderados.)

a) ( ) Uma partícula livre com energia cinética E e comprimento de onda de Broglie  entra em uma região com energia potencial V. Nesse caso, seu novo comprimento de onda será

1 E /V

.

b) ( ) Uma máquina com eficiência de 100% violaria a primeira lei da termodinâmica.

c) ( ) Um buraco negro é um objeto cujo campo gravitacional é tão forte que nem mesmo a luz consegue escapar. Se a Terra tivesse um raio de aproximadamente 30 cm, ela se tornaria um buraco negro. (dica: por simplicidade, considere o movimento de partículas de massas diferentes de zero).

d) ( ) Um próton se move na direção zˆ após ser acelerado a partir do repouso por uma diferença de potencial V. O próton passa através de uma região com campo elétrico E na direção xˆ e campo magnético B na direção yˆ , mas sua trajetória não é afetada. Se a experiência fosse repetida, agora com uma diferença de potencial 2V, o desvio seria na direção .

e) ( ) O muon decai com tempo característico de 106segundos, em um elétron, neutrino de muon e anti-neutrino de elétron. O decaimento de um muon em um elétron e um só neutrino é proibido pela conservação da energia e do momento.

(15)

7 B) Responda se as afirmações abaixo são verdadeiras ou falsas. (Você deve escrever uma justificativa para cada item. Itens sem justificativa serão desconsiderados.)

a) ( ) O comutador

LxLy,Lz

vale i

L2xL2y

.

b) ( ) Na expansão adiabática de um gás ideal, de um estado inicial i até um estado final f, a variação de sua energia interna é dada por

f

i PdV .

c) ( ) Quando partículas são direcionadas a átomos em uma folha de metal fina, algumas fazem colisões muito próximas dos núcleos e são espalhadas a ângulos grandes. Se uma partícula de energia cinética de 5 MeV for espalhada a um ângulo de

o

180 , sua distância de maior aproximação com o núcleo será aproximadamente 14

10 9 ,

2   m. (suponha que a folha é feita de prata, com Z=50).

d) ( ) Pelo príncipio de Mach, se não houvesse matéria no Universo, um corpo esférico, de massa m e raio R apresentaria maior inércia que um corpo de mesma forma e massa m/2 nesse Universo.

e) ( ) A energia de ligação do 238U é aproximadamente 7.6 MeV por nucleon. Se o núcleo se fissionar em dois fragmentos iguais, cada um terá energia cinética de aproximadamente 100 MeV. Desse modo, pode se concluir que núcleos com A = 120 devem ter energia de ligação próxima de 6.7 MeV/nucleon.

(16)

8 A) O elétron no átomo de hidrogênio ocupa o estado de posição e spin dado por           2 1 1 1 2 1 0 1 21 3 2 3 1 Y Y R onde m l

Y são os harmônicos esféricos e 2 1 

as autofunções da projeção do momento angular de spin Sz. Os valores esperados de L e 2 Jz são respectivamente:

a) 2  e  2 3 b) 2 e  4 7 c) 2 e  4 11 d) 4 e 2 

(17)

8 B) Uma partícula sujeita a um poço quadrado infinito é representada pela função de onda

x,0

Ax

ax

, com 0 x a,

onde a e A são constantes. Os valores de x e H são respectivamente:

a) a e 2 2 2 mab) a/2 e 2 2 2mac) a e 2 2 3 2 mad) 2a e 2 2 5 ma

(18)

9 A) Determine o valor esperado da energia de uma partícula de massa m com hamiltoniana eEx x m m p H   2 2  2 2 1 2

onde e, E e  são constantes, sabendo que a partícula é descrita pela função de onda

 

 

 

         x x x 1 3 3 2 3 1 , onde n são as autofunções dessa hamiltoniana.

a) 2 2 2 2 2 m E e   b) 2 2 5 3 2 2 m E e   c) 2 6 7 2 2 m E e   d) 2 2 3 4 2 2 m E e  

(19)

9 B) Considere o estado de spin 1/2 representado pelo spinor       1 2 5 1 . Qual é a probabilidade de uma medida de

3S x 4Sy

/5 resultar em /2?

a) 26% b) 33,3% c) 50% d) 65%

(20)

10 A) Considere um nêutron em uma caixa esférica

0 0

0

)

(

r

r

r

r

r

V

onde r0 1014 m. Efetue o desenvolvimento da equação em coordenadas esféricas. Nesse caso, a energia do estado fundamental (considere l = 0) será:

(dica: na equação radial utilize unlm

 

rrRnlm

 

r . Depois resolva a equação para

 

r unlm ) a) 20 MeV b) 2 MeV c) 5 KeV d) 3 GeV

(21)

10 B) Um cone tem ângulo de abertura α e área de superfície lateral S em seu referencial próprio. Determine a área de superfície lateral em um sistema que se move com

velocidade v=(4/5)c com relação ao sistema de repouso do cone na direção do seu eixo. (área da superfície lateral = πrL, r = raio da base, L = geratriz do cone).

a) S 5 3 b) S 3 5 c) 2 cos 25 16 1  S d) cos2 25 9 1  S

(22)

RELAÇÕES:

Utilizar ≈ 10 /

Distância Terra-Sol (centro a centro): DTS = 1,51011m Distância Terra-Lua (centro a centro): DTL = 3,8108m Massa do Sol: MS  21030kg

Massa da Terra: MT  61024kg Massa da Lua: ML  7,41022kg Massa do nêutron: MN  1,6710-27kg

Constante gravitacional universal: G = 6,610-11Nm2/kg2 Constante universal dos gases ideais: = 8,314

. . Constante de Planck: h = 34 10 62 , 6   J. Carga do elétron: e = 1,6021019C 2 2 9 0 / 10 98 , 8 4 1 C m N     FORMULÁRIO: 2 0 2 1 4 r q q F r q q U V 0 0 4  

B.dlo(iciD)int r r q E ˆ 40 2   dF idlBdt d iDE int 0

E.ndAq   FqEqvB E

E.ndA r qq U 0 0 4  2 0 ˆ 4 r r v q B    B

B.ndA dt dB   dt d l d E  B

.  S EB 0 1 = r GMm U  = 2 = 2 + + ℎ = = + ℎ 2 12 1 mL Ibarra  2 2 1 mL Idisco  = + =    E

;

V m H 2 2 2 ˆ 

i i S 2  

(23)

2 2 2 2 2 2 2 z y x           1 ( ) 1 2 2 1 ( ) 2 2 2 2 2 2               sen sen r sen r r r r r Se 2 2 2 x m V temos os autovalores: ) 2 1 (   n En p h 0 / 2 / 3 0 100 1 Zr a e a Z            0 2 / 0 2 / 3 0 200 2 2 4 1 Zr a e a Zr a Z                     cos 2 4 1 /2 0 0 2 / 3 0 210 a Zr e a Zr a Z                    i a Zr e sen e a Zr a Z                     /2 0 0 2 / 3 0 1 21 8 1 4 2 2 2 2 c m c p E  

ˆ ( ) 2 2 2 2 2 2          sen sen sen L   2 1 2 2 2 1           c v x c v t t 2 1 2 2 1           c v vt x x

lm lm ll Y Y L2  1 2

Lx,Ly

iLz

Ly,Lz

iLx

Lz,Lx

iLy 2 1 2 1 2     z S        0 1 1 0 x         0 0 i i y         1 0 0 1 z lm lm z Y m Y L   z z y y 

Referências

Documentos relacionados

isto é, aqueles que exigem pesquisas e/ou reflexões. Há algumas utilizações pedagógicas interessantes para essa seção. Exemplos: 1) O professor poderia pedir um

O Ouvidor Geral do Município, no uso de suas atribuições conferidas pelo inciso VI do artigo 2º da lei 12.056 de 02 de setembro de 2004, publica o relatório do primeiro trimestre

Nem toda gente do mundo tem casa para morar igual à casa onde moro. Existe casa de gelo, que tem nome de iglu. De tijolo ou de madeira. Existe casa de barro e até casa de

Durante o processo de migração, configurações legado para as políticas, opções, regras e tarefas podem ser renomeadas, removidas ou redefinidas para valores padrão, dependendo de

Os sujeitos da pesquisa foram 20 estudantes de uma turma do 2º ano do Ensino Médio que participaram de todas as fases da pesquisa dentre a qual responderam 14 questões

De acordo com as nossas estimativas econométricas, se as condições financeiras recuperarem repentinamente a relação histórica com a taxa de juro oficial, a atividade económica dos

Objetivando-se avaliar o desempenho de genótipos de soja geneticamente modificados em semeadura direta sobre palhiço de cana crua, instalou-se o experimento no

Mais uma vez, ao referir explicitamente essa avaliação como obrigatória apenas para os cursos conducentes ao grau de Doutor (e apenas nas instituições universitárias),