• Nenhum resultado encontrado

Informativo nº 200. De 02/11/2017 à 09/11/2017

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Informativo nº 200. De 02/11/2017 à 09/11/2017"

Copied!
12
0
0

Texto

(1)

Informativo nº 200

De 02/11/2017 à 09/11/2017

AMÉRICA/EUROPA OCIDENTAL

AUTORIDADES CONTINUAM INVESTIGAÇÕES SOBRE ATENTADO EM MANHATTAN

O grupo terrorista Estado Islâmico anunciou que o imigrante Sayfullo Saipov, acusado de um ataque terrorista com um caminhão em Manhattan, nos Estados Unidos, era um soldado de seu califado. Porém, a alegação de responsabilidade do atentado não foi válida para afirmar que o Estado Islâmico havia coordenado ou dirigido o ato. As autoridades disseram que o suspeito parecia ter sido apenas influenciado pela propaganda do Estado islâmico.

Fonte: ISLAMIC State claims attack. The Dallas Morning News, Dallas, p. 4A, 4 nov. 2017.

EX-LÍDER DAS FARC PODE SER CANDIDATO A PRESIDÊNCIA NO PRÓXIMO ANO

Com o recente processo de paz entre o governo colombiano e as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (FARC) e após meio século de confrontos, o grupo conseguiu criar um partido político composto por ex-guerrilheiros, onde se cogita a possibilidade de lançar o seu líder em campo, Timochenko, às eleições presidenciais de 2018. A possibilidade surge com o fato de o grupo ter se organizado agora como uma

(2)

entidade legalmente política, processo que ocorreu recentemente com apoio da Organização das Nações Unidas (ONU).

Fonte: COLOMBIA’S FARC fields ex-rebel chief as presidential candidate, The Borneo Post, Kuala

Lumpur, p. A1, 3 nov. 2017.

ESTADOS UNIDOS SE PRONUNCIAM SOBRE GOVERNO VENEZUELANO E SUAS AÇÕES

Os Estados Unidos, ao referir-se por meio da porta-voz Heather Nauert sobre a tirada da imunidade de um parlamentarista venezuelano que se encontra refugiado na embaixada do Chile em território venezuelano, afirmou que a Venezuela vive uma “crescente falta de respeito à democracia e os direitos humanos”. O homem que solicitou refúgio é Freddy Guevara, vice-presidente da Assembleia Nacional da Venezuela e forte oposição ao governo de Nicolás Maduro.

Fonte: http://lta.reuters.com/article/domesticNews/idLTAKBN1D720L-OUSLD

PROTESTOS BLOQUEIAM TRANSITO NA CATALUNHA

O trânsito na Catalunha foi afetado pelo bloqueio de estradas e ferrovias, devido a uma greve feita por um sindicato que reivindica a independência catalã. Esses são os desdobramentos depois que antigos membros do governo da Catalunha foram presos preventivamente, após declararem de forma unilateral a independência da região, provocando o fechamento de seu Executivo por parte do governo da Espanha e a atuação da justiça para evitar a separação e, consequentemente, a prisão de outros líderes catalães.

Fonte: https://g1.globo.com/mundo/noticia/protestos-na-catalunha-bloqueiam-estradas-e-ferrovias.ghtml

e CATALONIA’S government dissolved after Independence vote. Montreal Gazette, Montreal, p. NP1, 28 out. 2017.

(3)

ÁSIA/LESTE EUROPEU

MOSCOU SOFRE AMEAÇAS DE BOMBA E EVACUA ESTABELECIMENTOS

Uma ameaça de bomba obrigou a evacuação do teatro Bolshoi e de vários outros estabelecimentos na Praça Vermelha, além de um hotel na região, com cerca de cinco mil pessoas sendo evacuadas. A evacuação foi feita em função de uma série de telefonemas anônimos que provocaram a suspensão de serviços, mas ninguém se responsabilizou por elas. Ainda na primeira semana do mês de novembro, o Kremlin anunciou que haverá uma reunião entre o presidente estadunidense, Donald Trump, e o presidente russo, Vladimir Putin, para discutir a situação da Coreia do Norte e tentar melhorar as relações bilaterais entre Rússia e os Estados Unidos, visto que aumentaram as tensões diplomáticas ocorridas no segundo semestre de 2017.

Fontes: http://br.reuters.com/article/worldNews/idBRKBN1D50Z7-OBRWD; http://br.reuters.com/article/worldNews/idBRKBN1D3153-OBRWD e http://br.reuters.com/article/worldNews/idBRKBN1D71IO-OBRWD.

CHINA LUTA PARA MANTER ESTABILIDADE NO EXTREMO ORIENTE

De acordo com a KCNA, agência de notícias estatal norte-coreana, a China demonstrou interesse em estabelecer relações sólidas com a Coreia do Norte, na tentativa de aproximar o isolado país da gigante economia chinesa. Estas relações visam principalmente deixar o governo norte-coreano menos acuado pelas sanções internacionais e estabelecer um clima pacífico às vésperas da visita do presidente estadunidense Donald Trump, à China. Da mesma forma, a China alertou aos Estados Unidos que evitem causar problemas durante a visita, referindo-se principalmente às discussões sobre a questão nuclear na península coreana e o Mar do Sul da China. Paralelamente, o serviço de inteligência da Coreia do Sul revelou que a Coreia do Norte provavelmente está preparando um novo teste nuclear. A suposição surgiu após a inteligência sul-coreana detectar uma movimentação constante de veículos e pessoas na área em que foi realizado o último teste nuclear. O fato de Pyongyang ter demonstrado

(4)

insatisfação em relação aos exercícios estadunidenses na península coreana fornece fundamentos ao palpite de que um novo teste está por vir.

Fontes: http://br.reuters.com/article/worldNews/idBRKBN1D21ZI-OBRWD; http://br.reuters.com/article/worldNews/idBRKBN1D31BF-OBRWD;

http://br.reuters.com/article/worldNews/idBRKBN1D512K-OBRWD e http://br.reuters.com/article/worldNews/idBRKBN1D21DI-OBRWD

ESTADOS UNIDOS DÃO LISTA DE GRUPOS TERRORISTAS AO PAQUISTÃO

Segundo fontes internacionais, a administração de Donald Trump, teria compartilhado uma lista de 20 grupos terroristas com as autoridades paquistanesas, em seus esforços para ajudar Islamabad a eliminar os terroristas. A lista compartilhada pelo governo estadunidense diferencia três tipos de grupos de militantes - aqueles que lançam ataques no Afeganistão, aqueles que lançam ataques no Paquistão e aqueles que estão concentrados na Caxemira, na tentativa de auxiliar o governo paquistanês na luta contra os grupos rebeldes.

Fonte: US gives terror group list to Pak. Deccan Chronicle. Haiderabade, p. 1, 3 nov. 2017.

CAXEMIRA AINDA ENFRENTA CONFLITOS ENTRE SOLDADOS E MILITANTES

Dois soldados do exército indiano e um militante foram mortos em um confronto na região de Samboora, no distrito de Pulwama, no sul da Caxemira. No início do dia, pelo menos seis policiais das Forças Policiais da Reserva Central (FPRC) ficaram feridos quando militantes do Hizbul Mujahideen e Lashkare-Taiba (LeT) atacaram seu comboio no distrito de Anantnag. Atuando em alerta sobre a presença de militantes na aldeia de Samboora, uma equipe conjunta do Exército indiano, do Grupo de Operações Especiais da Polícia de Jammu e Caxemira e os soldados da FPRC e lançaram uma operação de busca na região.

Fonte: 2 soldiers, militant killed in Pulwama encounter. The Times of India (New Delhi Edition), Nova

(5)

MILITANTES MATAM GUARDAS IRANIANOS PRÓXIMO À FRONTEIRA COM A TURQUIA

Segundo a mídia estatal do Irã disse que oito membros da guarda de fronteira foram mortos durante confrontos com militantes a noroeste da capital, Teerã, perto da fronteira com a Turquia. O relatório disse que o ocorrido teria sido ocasionado devido ao fato de os guardas de fronteira iranianos terem infligido grandes baixas aos militantes que atuam na região.

Fonte: MILITANTS kill eight Iran guards near Turkey border. The Daily Star (Lebanon), Beirute, p. 16,

4 nov. 2017.

ORIENTE MÉDIO

EI E FORÇAS IRAQUIANAS PROMOVEM NOVOS COMBATES PRÓXIMO À FONTEIRA COM A SÍRIA

Conflitos eclodiram envolvendo militantes do grupo terrorista Estado Islâmico (EI), que defende sua última fortaleza na região, e combatentes paramilitares das Forças de Mobilização Popular do Iraque. As partes entraram em confronto a poucos metros da fronteira do Iraque com a Síria, disparando foguetes em direção ao território sírio a partir de Al-Qaim, cidade fronteiriça iraquiana recém-recuperada do EI. Antes do início do ataque pelas tropas iraquianas e as forças antiterroristas, a artilharia e a aviação da coalizão internacional liderada pelos Estados Unidos já haviam bombardeado as posições jihadistas no local. Segundo fontes locais, os combatentes iraquianos retornaram ao Iraque.

Fontes: http://oglobo.globo.com/mundo/iraque-expulsa-estado-islamico-de-seu-ultimo-reduto-no-pais-22026972%3fversao=amp e EL DEEB, Sarah; ABDUL-ZAHRA, Qassim. Iraq forces, ISIS fighters clash near Syrian border. Arkansas Democrat-Gazette, Beirute, p. 6A, 5 nov. 2017.

GRUPO LIGADO A AL-QAEDA REINVIDICA ATAQUE NO EGITO

O Ansar al-Islam, um grupo terrorista ligado à Al-Qaeda, reivindicou a responsabilidade de um ataque no deserto ocidental do Egito que matou pelo menos 16 policiais, ao passo que anunciou o início de uma guerra santa contra o Estado egípcio. O grupo não forneceu nenhuma prova de sua responsabilidade pelo ataque, mas disse que Abu

(6)

Hatem Imadeddine Abed al-Hamid foi o culpado por ataques passados. O homem teria se formado na academia militar do Egito anteriormente, tendo sido demitido do exército por adotar crenças islâmicas radicais. Nos últimos anos, a maioria dos ataques às forças de segurança do Egito foi executada por combatentes fiéis ao Estado Islâmico, porém acredita-se que alguns membros do grupo possam ter transferido sua fidelidade à Al-Qaeda.

Fonte: NEW group with Al-Qaeda links claims Egypt attack: Previously unknown Ansar al-Islam gives

no evidence to support its claim. The Daily Star, Beirute, 4 nov 2017.

ATAQUE DO ESTADO ISLÂMICO MATA 75 NA SÍRIA

Na tentativa de defender suas últimas fortalezas, os extremistas do grupo terrorista Estado Islâmico explodiram um carro-bomba no lado oriental da Síria matando pelo menos 75 civis deslocados, incluindo crianças, e ferindo outros 140. Paralelamente, as tropas do governo sírio se aproximaram da cidade de Albu Kamal, a última zona urbana ainda de posse do grupo rebelde na Síria, disse o Observatório Sírio para os Direitos Humanos. Os militantes que perderam a maior parte do território que controlaram, agora estão reunidos em um pequeno trecho da área fronteiriça do Vale do Eufrates.

Fonte: DAESH attack kills 75 displaced Syrians: Save the Children estimates that some 350,000 people

have fled the recent fighting in Deir Al Zor, half of them children; Syrian troops move closer to Albu Kamal. The Gulf Today, Sangolqui, p. 9, 6 nov 2017.

ARÁBIA SAUDITA INTERCEPTA MÍSSIL VINDO DO IÊMEN

De acordo com a mídia da Arábia Saudita, as estruturas militares do país interceptaram e destruíram um míssil balístico a nordeste da capital, Riyadh. O míssil teria sido lançado do Iêmen e não deixou mortos ou feridos. Os rebeldes Houthi, do Iêmen, apoiados pelo Irã, afirmaram ter disparado o míssil, visando o aeroporto da cidade. Autoridades da realeza saudita acusaram o Irã de "agressão militar direta", visto que o país é acusado de fornecer mísseis a rebeldes Houthi.

Fontes: https://www.theguardian.com/world/2017/nov/04/saudi-arabia-intercepts-missile-fired-from-yemen e https://www.theguardian.com/world/2017/nov/07/saudi-arabia-accuses-iran-of-supplying-missile-to-houthi-rebels-in-yemen

(7)

GOVERNO SÍRIO CONTINUA NA LUTA CONTRA A PRESENÇA DA TURQUIA E DOS ESTADOS UNIDOS NO PAÍS

Um assessor do presidente da Síria, Bashar Assad, disse em uma entrevista à um programa televisivo que os Estados Unidos e a Turquia estão ilegalmente em solo sírio e que Damasco tratará ambos como "países invasores". Ainda segundo ele, o governo sírio não desistirá da cidade de Raqqa, que foi liberada das mãos do Estado Islâmico no mês de outubro através das ações das Forças Democráticas Sírias, apoiadas pelos Estados Unidos, alegando também que Washington patrocinou a construção de instalações militares na área. As mesmas críticas foram feitas ao governo turco, que por sua vez, afirmou que continuará com operações na Síria e no Iraque como parte do combate a ameaças terroristas. Paralelamente, as tropas governamentais da Síria lançaram uma operação maciça na província de Deir Ezzor com o objetivo de eliminar completamente o Estado Islâmico, já que cerca de 90% deste mesmo território já foi libertado. A ofensiva das forças governamentais sírias foi iniciada dias depois dos ataques maciços realizados pelos aviões e submarinos russos contra posições do grupo terrorista em Deir Ezzor, principalmente contra postos de comando e depósitos de armas e munições. Fontes: https://br.sputniknews.com/oriente_medio_africa/201711079782467-siria-eua-turquia-paises-invasores/; http://br.reuters.com/article/worldNews/idBRKBN1D72WQ-OBRWD e https://br.sputniknews.com/oriente_medio_africa/201711089786037-exercito-siria-abu-kamal-daesh-operacao/

ÁFRICA

SOMÁLIA: ESTADOS UNIDOS CONTINUA COMBATE AO EI E AL SHABAAB REALIZA NOVO ATAQUE

Os Estados Unidos conduziram, pela primeira vez, dois ataques aéreos contra combatentes do grupo rebelde Estado Islâmico na Somália. O ataque, que teria sido feito em coordenação com o governo somali, foi realizado por meio de drones, matando vários terroristas na região noroeste do país. Paralelamente, o grupo Al Shabaab realizou mais um ataque na capital da Somália, Mogadíscio, detonando dois

(8)

carros-bomba próximo a um hotel. O ataque deixou pelo menos 26 mortos. Milhares de tropas da Etiópia entraram na Somália para se juntar à ofensiva existente no país na luta contra extremistas do Al Shabaab. O país também está se preparando para uma ofensiva junto com as forças multidimensionais da União Africana para expulsar o grupo das regiões de Lower Shabelle e Middle Shabelle.

Fontes: U.S. forces strike IS in Somalia: several terrorists killed in air attacks. Lethbridge Herald,

Mogadíscio, p. B1, 04 nov. 2017; SOMALIA hit by 2nd bombing. Houston Chronicle Sunday, Houston, p. A29, 5 nov. 2017 e THOUSANDS of Ethiopia troops enter Somalia to hunt Al-Shabaab. Observer on

Saturday, p. 29, 04 nov. 2017

NÍGER PERMITE QUE ESTADOS UNIDOS UTILIZEM DRONES NO PAÍS

Recentemente, o governo do Níger autorizou que as forças militares estadunidenses presentes no país pudessem armar os drones que já estão sendo utilizados para vigilância e rastreamento de terroristas. A decisão veio após terroristas realizarem uma emboscada contra uma patrulha próximo à fronteira com Mali, o que deixou quatro soldados nigerinos e um soldado americano mortos. A fiscalização na região aumentou, porém ainda há várias dificuldades, uma vez que não há como controlar o movimento dos grupos entre as fronteiras. Por isso, o governo do Níger acredita que o uso de drones armados possa otimizar o tempo de resposta das forças armadas a ataques desses grupos.

Fontes: NIGER to let US arm drones in terror fight: decision comes a month after terrorists ambushed a

joint US-Niger patrol. Gulf News, Dubai, p. A1, 06 nov. 2017 e https://www.reuters.com/article/us-niger-

security-usa/niger-defense-minister-asks-u-s-to-deploy-armed-drones-against-militants-idUSKBN1D14VA

INSURGENTES MORTOS NA NIGÉRIA E GRUPO TERRORISTA RESSURGE NO PAÍS

Tropas de uma Brigada do Exército da Nigéria realizaram uma emboscada contra membros do grupo rebelde Boko Haram e mataram alguns deles quando tentavam adentrar a floresta de Sambisa, na região de Bama. Segundo um porta-voz do exército, soldados da Operação Lafiya Doye mataram um grande número de insurgentes, enquanto outros conseguiram escapar com ferimentos de bala. Em outra ação, dois

(9)

membros do Movimento Islâmico da Nigéria foram mortos após um embate com a Força de Polícia da Nigéria (NPF). Tal fato ocorreu durante a procissão anual realizada por membros do movimento em Arbaeen, em que iam dos populares quarteirões de Kofar Mazugal até a área de Kofar Nasarawa. Uma fonte afirmou que alguns dos policiais que estavam posicionados em locais estratégicos da cidade interromperam a marcha jogando gás lacrimogêneo e balas contra a multidão. Membros do grupo afirmaram que duas pessoas foram mortas e muitas outras ficaram feridas, enquanto as autoridades nigerianas negaram as mortes. Paralelamente, o grupo terrorista conhecido como “The Niger Delta Avengers” (NDA) declarou que voltariam a realizar ataques hostis na maior região produtora de petróleo da Nigéria e, dessa vez, de forma mais agressiva. Os terroristas afirmam que querem uma maior parcela da riqueza gerada pela exploração de petróleo na área. Caso suas exigências não sejam atendidas, eles disseram que explodiriam oleodutos e instalações de petróleo, prejudicando seriamente a economia do país. O governo tem tentado negociar com os insurgentes, porém se encontram em dificuldade, uma vez que estão tentando combater o Boko Haram na região nordeste.

Fontes: SAWAB, Ibrahim. Military ambushes Boko Haram near Sambisa forest, kills many. Daily Trust,

Maiduguri, p. 03, 06 nov. 2017; ADEWALE, Murtala; OLANIYI, Segun. Two feared killed, score injured as Shiites, police clash in Kano: Military eliminates B’haram terrorists, rescues boy in Borno. The

Guardian (Nigeria), Kano; Abuja, p. 03, 6 nov. 2017;

https://guardian.ng/news/niger-delta-avengers-threatens-to-resume-hostilities/ e https://www.reuters.com/article/us-nigeria-oil/niger-delta-leader-calls-on-avengers-to-hold-off-oil-attacks-idUSKBN1D516I

SEPARATISTAS CAMARONESES DEIXAM MORTOS NO PAÍS

Na cidade de Bamenda, em Camarões, dois gendarmes foram mortos durante um ataque feito recentemente por separatistas anglófonos camaroneses. Os ataques que vem ocorrendo na região indicam um aumento da tensão entre as forças governamentais e os militantes separatistas, que acusam o governo de marginalizar os falantes da língua inglesa no país.

Fonte: http://www.reuters.com/article/us-cameroon-politics/cameroon-separatists-kill-at-least-two-gendarmes-as-anglophone-dispute-escalates-idUSKBN1D81PH

(10)

CORONEL DEMITIDO SE RENDE NO CONGO APÓS CONFRONTOS

Na República Democrática do Congo, sete pessoas morreram durante confrontos entre as forças de segurança nacionais e os apoiadores do coronel Abbas Kayonga, que recentemente foi demitido do cargo de supervisor anti-fraude nas minas locais. Kayonga acabou se rendendo, após as pressões locais.

Fontes: http://www.reuters.com/article/us-spain-politics-catalonia-puigdemont-i/catalan-leaders-farmhouse-pact-to-make-last-stand-in-brussels-idUSKBN1D81A3

COMBATES DEIXAM MORTOS NO MALI

As forças Barkhane, presentes no Mali, atacaram um acampamento jihadista próximo a Abeiraba, na região de Kidal. Nesse incidente, onze soldados malianos – que foram sequestrados pelo grupo Jamaat Nosrat al-Islam Wal-Muslimin, uma coalização de grupos da região que atua sob a bandeira da Al Qaeda – morreram. Durante uma patrulha a pé, uma unidade das Forças Armadas do Mali (FAMA) entrou em combate com um grupo terrorista perto do vilarejo de Kouakourou. Durante o combate, cinco terroristas fugiram em motocicletas e a FAMA destruiu a base do grupo na região. Além disso, um veículo da FAMA foi atingido por uma mina terrestre, o que deixou três soldados feridos, incluindo um tenente, na região de Timbuktu. Poucas horas depois, na região de Mopti, uma escolta das forças malianas que acompanhava um comboio da Missão das Nações Unidas no Mali (MINUSMA) caiu em uma emboscada e um veículo capotou, matando um soldado da FAMA e ferindo outros dois. Foi relatado também que quatro civis da MINUSMA morreram e outros dois ficaram feridos.

Fontes: http://malijet.com/actualte_dans_les_regions_du_mali/rebellion_au_nord_du_mali/197886-11-militaires-maliens-tues-dans-une-operation-antiterroriste-la-.html; http://malijet.com/actualte_dans_les_regions_du_mali/rebellion_au_nord_du_mali/197805-lutte-antiterroriste-les-fama-detruisent-une-base-terroriste-dan.html e http://malijet.com/actualte_dans_les_regions_du_mali/rebellion_au_nord_du_mali/197837-les-breves-securitaires-au-mali-1-mort-et-5-blesses-chez-les-fam.html

(11)

ONU

ONU DIZ QUE ESTADO ISLÂMICO EXECUTOU MAIS DE 700 CIVIS EM MOSSUL

O Estado Islâmico (EI) executou 741 civis durante a batalha de Mosul, a segunda maior cidade do Iraque, retomada pelo exército iraquiano, informa a Organização das Nações Unidas (ONU), que convida o governo do Iraque ao Tribunal Penal Internacional. Cerca de 2.520 civis morreram, a maioria em ataques de jihadistas durante a ofensiva, indicou o Alto Comissário da ONU para os Direitos Humanos em um relatório. Além disso, o relatório aponta que mais de 800 mil pessoas foram obrigadas a fugir em consequência dos combates.

Fonte:

https://g1.globo.com/mundo/noticia/onu-estado-islamico-executou-741-civis-na-batalha-de-mossul.ghtml

MIANMAR CRITICA COMUNICADO DA ONU

O governo de Mianmar criticou o comunicado emitido pelo Conselho de Segurança das Nações Unidas, alegando que o mesmo pode dificultar o retorno dos mais de 600 mil de refugiados da etnia muçulmana Rohingya que ainda estão em Bangladesh. O comunicado pede que “não haja mais o uso excessivo de força militar”, além de expressar preocupações com as violações de direitos humanos. Assim, o governo de Aung Sang Suu Kyi disse que estas questões devem ser resolvidas entre Bangladesh e Mianmar e, portanto, o comunicado pode prejudicar as negociações entre os países. Mais recentemente, a líder de Mianmar visitou a região de Rakhine pela primeira vez desde o início da fuga dos refugiados, passando apenas um dia no local para evitar quaisquer manifestações contrárias a seu governo.

Fontes: http://edition.cnn.com/2017/11/02/asia/rakhine-myanmar-suu-kyi/index.html e http://br.reuters.com/article/worldNews/idBRKBN1D817N-OBRWD

(12)

ONU REPORTA 31 NOVAS ALEGAÇÕES DE ABUSO E EXPLORAÇÃO SEXUAL POR PARTE DE PEACEKEEPERS E CIVIS

A Organização das Nações Unidas (ONU) reportou 31 novas alegações de abuso e exploração sexual por parte de peacekeepers e civis trabalhando em suas missões, sendo 12 alegações contra os soldados e 19 contra os civis em trabalho e a maioria deles parte do Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (ACNUR), da Missão de Estabilização das Nações Unidas na República Democrática do Congo (MONUSCO) e da Missão das Nações Unidas no Mali (MINUSMA). Recentemente, o Secretário-Geral da ONU, Antonio Guterres, anunciou novas medidas para combater o abuso e a exploração sexual por parte do pessoal atuante nas missões da Organização, incluindo um novo foco nas vítimas desses abusos e a proibição do álcool e da fraternização para as tropas.

Fonte: UN reports 31 sex abuse, exploitation allegations. Bangkok Post, Bangkok, p. 6, 5 nov. 2017.

ONU AVALIA RETORNO À CIDADE MANTIDA POR REBELDES NO SUDÃO DO SUL

A Missão de Paz das Nações Unidas para o Sudão do Sul (UNMISS) pode retornar à cidade de Akobo, ao nordeste do país, na tentativa de encontrar pessoas vulneráveis e que precisem de auxílio no local. A cidade em questão é mantida por grupos rebeldes, o que justifica a preocupação da Missão. Segundo David Shearer, chefe da UNMISS, o objetivo sempre foi o de ampliar o alcance da missão para que Akobo pudesse ser alcançada pelas ações da mesma. A base na cidade foi fechada em 2013 após um ataque que deixou dois peacekeepers mortos e mais de trinta civis feridos.

Fonte: UN peacekeeping mission considers a return to rebel-held Akobo. The East Africa, Juba, p.02, 4

Referências

Documentos relacionados

Como se facilmente se poderá constatar, quem adquire os equipamentos e suportes em questão, utiliza-os para gravar e armazenar sobretudo obras da sua própria

Aviões turcos conduziram o primeiro ataque do país contra o grupo extremista Estado Islâmico no âmbito da coalizão liderada pelos Estados Unidos.. Após meses de hesitação o

Também durante o mês de novembro, os Estados Unidos conduziram, pela primeira vez, dois ataques aéreos contra combatentes do grupo rebelde Estado Islâmico em

ESTADO ISLÂMICO PERDE O CONTROLE DE MAIS TERRITÓRIOS NA SÍRIA As forças armadas da Síria, contanto com apoio russo, anunciaram que recuperaram completamente a cidade

Como se disse atras, os investimentos seriam ainda compensados nao s6 par cobrangas aos utilizadores dos empreendimentos feitos (portagens, direitos de transito,

Este relatório não pode ser reproduzido ou redistribuído para qualquer pessoa, no todo ou em parte, qualquer que seja o propósito, sem o prévio consentimento

Uma destas áreas é a de Relações Sindicais, que envolve trabalhos e estudos de assessoria ao movimento sindical, voltados para a negociação coletiva; atividades de

Com o objetivo de divulgar mé- todos extrajudiciais de solução de confl itos e oferecer, especialmente para as micro e pequenas empre- sas (MPEs), soluções rápidas, efi - cientes e