• Nenhum resultado encontrado

Trabalho de Recuperação de Redação

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Trabalho de Recuperação de Redação"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

Nome:______________________________________nº_____

9º ano manhã

Prof.: Fernanda Candido

Nota: _________

Trabalho de Recuperação de Redação

Conteúdos: Interpretação de texto: narrativo, descritivo, expositivo, argumentativo, charges, poemas.

Existem palavras que são usadas preferencialmente em determinada época. Atualmente “diferenciada” e “bullying” são as palavras da moda. Leia as informações dos textos para responder às questões:

Texto I

Gente diferenciada

Bullying e gente diferenciada.

Só se fala disso agora.

Até no almoço de domingo da família.

Começou a discussão, “estou sofrendo bullying!” Alguém critica, “é que sou gente diferenciada.” Marcelo Rubens Paiva

Texto II

No dicionário Houaiss:

Diferenciado: que se diferenciou, que sofreu diferenciação, isto é, ato ou efeito de diferençar (-se); Texto III

Contra o preconceito — Gente diferenciada

O babado do dia, na rede de computadores, é a história da “gente diferenciada”, a definição adotada por uma moradora de Higienópolis, bairro dos bacanas paulistanos, para definir os seres humanos que usam metrô — “mendigos e camelôs”, como ela mesma complementou.

Disponível em: www.globo.com

1. Marcelo Rubens Paiva observa o exagero na frequência com que certos termos são usados. A definição de gente diferenciada adotada por uma moradora de Higienópolis pode ser considerada: ( ) pejorativa.

( ) preconceituosa.

( ) de acordo com o significado do dicionário. ( ) uso literal do termo.

2. O termo bullying (termo utilizado para descrever atos de violência física ou psicológica, intencionais e repetidos, praticados por um indivíduo (do inglês bully, tiranete ou valentão) ou grupo de indivíduos causando dor e angústia):

(2)

( ) é um fenômeno recente de violência física e moral que ocorre principalmente nas escolas. ( ) é um fenômeno de violência física e moral que sempre ocorreu, mas cuja repercussão hoje é maior.

( ) tem alternativas como ameaça, assédio, intimidação que não recobrem completamente o seu significado.

3. s provérbios, em sua maioria, trazem vários temas em sua interpretação. Associe os provérbios a seus possíveis temas, numerando os parênteses que os precedem de acordo com a lista de temas.

( ) Filho de peixe, peixinho é. 1 - Persistência ( ) Mais vale um pássaro na mão que dois voando 2 - Precaução ( ) Água mole em pedra dura tanto bate até que fura 3 – Igualdade ( ) Quem tem cabeça de cera não anda no sol 4 – Segurança Observe a tira a seguir e assinale um dos parênteses:

Calvin & Haroldo – Bill Watterson (In: www.depositodecalvin.blogspot.com)

4. (Personagens: Calvin, o menino; Haroldo, o tigre que é um bichinho de pelúcia, Susie, companheira de Calvin.) Calvin, o menino de imaginação fértil, traça uma estratégia para enganar Susie. Pode-se deduzir que seu plano não dá certo porque:

( ) Calvin ofendeu Haroldo e ele ignorou suas ordens.

( ) Susie percebe o plano e convence Haroldo de que ele é o responsável por reverter a situação. ( ) Haroldo cansou-se de ser manipulado por Calvin e resolveu agir por conta própria.

(3)

O argumento presente na charge consiste em uma metáfora relativa à teoria evolucionista e ao desenvolvimento tecnológico. Considerando o contexto apresentado, verifica-se que o impacto tecnológico pode ocasionar:

a. Surgimento de um homem dependente de um novo modelo tecnológico.

b. A mudança do homem em razão dos novos inventos que destroem sua realidade. c. A problemática social de grande exclusão digital a partir da interferência da máquina. d. A invenção de equipamentos que dificultam o trabalho do homem, em sua esfera social. e. O retrocesso do desenvolvimento do homem em face da criação de ferramentas como

lança, máquina e computador.

5. O homem evoluiu. Independentemente de teoria, essa evolução ocorreu de várias formas. No que concerne à evolução digital, o homem percorreu longo trajeto da pedra lascada ao mundo virtual. Tal fato culminou em um problema físico habitual, ilustrado na imagem, que propicia uma piora na qualidade de vida do usuário, uma vez que:

a.

a evolução ocorreu e com ela evoluíram as dores de cabeça, o estresse e a falta de atenção à família.

b.

a vida sem o computador tornou-se quase inviável, mas se tem diminuído problemas de visão cansada.

c.

a utilização demasiada do computador tem proporcionado o surgimento de cientistas que apresentam lesão por esforço repetitivo.

d.

o homem criou o computador, que evoluiu, e hoje opera várias ações antes feitas pelas pessoas, tornando-as sedentárias ou obesas.

e.

o uso contínuo do computador de forma inadequada tem ocasionado má postura corporal.

f.

Leia cuidadosamente o trecho a seguir, extraído de um relato de viagem de Amyr Klink.

O ranger do velho caça-minas de madeira contra o cais me roubou o sono. O movimento de proas e mastros dos pesqueiros atracados lado a lado produzia uma estranha música de ruídos e estalos que hipnotizava os ouvidos. Embora uma fina névoa descansasse sobre as águas silenciosas do porto, e não houvesse um pingo de vento, o balançar dos barcos anunciava que fora da baía o mar estava agitado e as grandes ondas do sul tinham voltado.Impossível dormir nessa primeira noite a bordo; com a luzinha da cabine acesa, e uma lanterna na mão, procurava pôr ordem na infinidade de sacolas que ainda aguardavam um endereço certo no meu minúsculo compartimento de bagunças. Vesti mais uma blusa – fazia frio – e, soltando um pouco o cabo da âncora e as amarras que me ligavam ao barquinho do capitão do porto, encostei no cais principal, a poucos metros apenas. (...)

Fonte: KLINK, Amyr. Cem dias entre céu e mar. São Paulo: Companhia das Letras, 2008. p. 17. 6. Com base na leitura, analise as afirmações a seguir e marque a única correta.

a) O narrador, em 3a pessoa, usa descrições detalhadas do barco e do ambiente em que se encontra. b) O narrador, em 3a pessoa, faz uma narração objetiva das primeiras impressões de um viajante em seu barco.

c) O narrador, observador dos fatos, faz uma descrição objetiva de seus primeiros momentos no barco antes de partir para uma aventura.

d) O narrador, protagonista dos fatos, faz uma descrição exclusivamente objetiva de momentos anteriores a uma viagem.

e) O narrador, protagonista dos fatos, usa elementos de sua própria percepção para relatar os momentos anteriores à sua viagem de barco.

(4)

Seja Criativo: Fuja das Desculpas Manjadas

Entrevista com teens, pais e psicólogos mostram que os adolescentes dizem sempre a mesma coisa quando voltam tarde de uma festa.

Conheça seis desculpas entre as mais usadas. Uma sugestão: evite-as. Os pais não acreditam.

– Nós tivemos que ajudar uma senhora que estava passando muito mal. Até o socorro chegar... A gente não podia deixar a pobre velhinha sozinha, não é?

– O pai do amigo que ia me trazer bateu o carro. Mas não se preocupem ninguém se machucou! – Cheguei um minuto depois de o ônibus ter partido. Aí tive de ficar horas esperando uma carona... – Você acredita que o meu relógio parou e eu nem percebi?

– Mas vocês disseram que hoje eu podia chegar tarde, não se lembram? – Eu tentei avisar que ia me atrasar, mas o telefone daqui só dava ocupado!

7. De acordo com o texto, os pais não acreditam em: a) adolescentes.

b) psicólogos. c) pesquisas. d) desculpas. Texto I

Cinquenta camundongos, alguns dos quais clones de clones, derrubaram os obstáculos técnicos à clonagem. Eles foram produzidos por dois cientistas da Universidade do Havaí num estudo considerado revolucionário pela revista britânica “Nature”, uma das mais importantes do mundo. (...)

A notícia de que cientistas da Universidade do Havaí desenvolveram uma técnica eficiente de clonagem fez muitos pesquisadores temerem o uso do método para clonar seres humanos.

O Globo. Caderno Ciências e Vida. 23 jul. 1998, p. 36.

Texto II

Cientistas dos EUA anunciaram a clonagem de 50 ratos a partir de células de animais adultos, inclusive de alguns já clonados. Seriam os primeiros clones de clones, segundo estudos publicados na edição de hoje da revista “Nature”.A técnica empregada na pesquisa teria um aproveitamento de embriões — da fertilização ao nascimento — três vezes maior que a técnica utilizada por pesquisadores britânicos para gerar a ovelha Dolly.

Folha de S.Paulo. 1º caderno – Mundo. 03 jul. 1998, p. 16. 8. Os dois textos tratam de clonagem. Qual aspecto dessa questão é tratado apenas no texto I?

a) A divulgação da clonagem de 50 ratos.

b) A referência à eficácia da nova técnica de clonagem. c) O temor de que seres humanos sejam clonados.

(5)

9. Considerando-se os dados relativos às verbas recebidas e ao desempenho em matemática, nos estados, conclui-se que:

a) há uma relação direta entre quantidade de verbas por aluno e desempenho médio dos alunos.

b) Minas Gerais teve menos recursos por aluno e apresentou baixo desempenho médio dos alunos.

c) o maior beneficiado com recursos financeiros por aluno foi Roraima. d) São Paulo recebeu maiores verbas por aluno por ser o maior estado. Prezado Senhor,

Somos alunos do Colégio Tomé de Souza e temos interesse em assuntos relacionados a aspectos históricos de nosso país, principalmente os relacionados ao cotidiano de nossa História, como era o dia a dia das pessoas, como eram as escolas, a relação entre pais e filhos etc. Vínhamos acompanhando regularmente os suplementos publicados por esse importante jornal. Mas agora não encontramos mais os artigos tão interessantes. Por isso, resolvemos escrever-lhe e solicitar mais matérias a respeito.

10. O tema de interesse dos alunos é: a) cotidiano.

b) História do Brasil. c) escola.

(6)

Revista Veja, 28/07/1999. 11. A ideia principal do texto é:

a) crescimento da área cultivada no Brasil. b) o crescimento populacional.

c) o cultivo de grãos.

d) o sucesso da agricultura moderna.

A maioria das declarações de imposto de renda é realizada pela internet, o que garante maior eficiência e rapidez no processamento das informações.

12. Os serviços oferecidos pelo governo via internet visam: a) Gerar mais despesas aos cofres públicos.

b) Criar mais burocracia no relacionamento com o cidadão. c) Facilitar e agilizar os serviços disponíveis.

d) Vigiar e controlar os atos dos cidadãos.

e) Definir uma política que privilegia a alta sociedade. Leia o texto abaixo:

Debussy Para cá, para lá... Para cá, para lá... Um novelozinho de linha... Para cá, para lá... Para cá, para lá...

Oscila no ar pela mão de uma criança (Vem e vai...)

Que delicadamente e quase a adormecer o balanço Psio...-

Para cá, para lá... Para cá e ... - O novelozinho caiu.

Manuel Bandeira 13. O autor repete várias vezes “Para cá, para lá...”. Esse recurso foi utilizado para:

a) Acompanhar o movimento do novelo e criar o ritmo do balanço. b) Reproduzir exatamente os sons repetitivos do novelo.

c) Provocar a sensação de agitação da criança.

d) Sugerir que a rima é o único recurso utilizado na poesia.

e)

Mostrar que a criança está adormecendo.

Referências

Documentos relacionados

A tem á tica dos jornais mudou com o progresso social e é cada vez maior a variação de assuntos con- sumidos pelo homem, o que conduz também à especialização dos jor- nais,

A par disso, analisa-se o papel da tecnologia dentro da escola, o potencial dos recursos tecnológicos como instrumento de trabalho articulado ao desenvolvimento do currículo, e

nesta nossa modesta obra O sonho e os sonhos analisa- mos o sono e sua importância para o corpo e sobretudo para a alma que, nas horas de repouso da matéria, liberta-se parcialmente

No entanto, maiores lucros com publicidade e um crescimento no uso da plataforma em smartphones e tablets não serão suficientes para o mercado se a maior rede social do mundo

3.3 o Município tem caminhão da coleta seletiva, sendo orientado a providenciar a contratação direta da associação para o recolhimento dos resíduos recicláveis,

O valor da reputação dos pseudônimos é igual a 0,8 devido aos fal- sos positivos do mecanismo auxiliar, que acabam por fazer com que a reputação mesmo dos usuários que enviam

Os roedores (Rattus norvergicus, Rattus rattus e Mus musculus) são os principais responsáveis pela contaminação do ambiente por leptospiras, pois são portadores

Figura 2: Compilação - Ambiente e Zonas de Trabalho Figura 3: Compilação - Entidades/Clientes do Atelier Figura 4: Ambiente de Inserção - Moradia Particular Figura 5: