• Nenhum resultado encontrado

Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu Mestrado em Design

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu Mestrado em Design"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

Disciplina: Disciplina: Disciplina:

Disciplina: Interface Visual e TecnológicaInterface Visual e TecnológicaInterface Visual e TecnológicaInterface Visual e Tecnológica Departamento:

Departamento: Departamento:

Departamento: Planejamento e Configuração - DEPC

Carga Horária: Carga Horária: Carga Horária:

Carga Horária: 45 h/a Créditos:Créditos:Créditos:Créditos: 03 Professor Responsável:

Professor Responsável: Professor Responsável:

Professor Responsável: Maria Regina Álvares Correia Dias

EMENTA: EMENTA: EMENTA: EMENTA:

Estudo dos recursos tecnológicos como meio de ampliar os métodos e agilizar as formas de projetar. Abrange a aplicação de ferramentas computacionais no gerenciamento e comunicação nas várias etapas do projeto; as formas de representação bi e tridimensionais do produto; a integração de tecnologias na simulação de processos; as novas formas de projeto à distância; o desenvolvimento integrado do produto.

OBJETIVO OBJETIVO OBJETIVO

OBJETIVO GERALGERALGERALGERAL::::

Refletir, exercitar, avaliar e projetar interfaces para o desenvolvimento de produtos adequados aos usuários e que promovam o seu bem-estar. Conhecer e aprimorar a representação dos produtos nas várias etapas do seu desenvolvimento por meio de técnicas para a comunicação e gestão dos projetos de design.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS OBJETIVOS ESPECÍFICOS OBJETIVOS ESPECÍFICOS OBJETIVOS ESPECÍFICOS

• Compreender as interfaces e interações dos produtos no âmbito das linhas de

pesquisa do curso: sociedade, cultura. Inovação, sustentabilidade e processos; • Desenvolver capacidade analítica e crítica com relação à representação por

diferentes sistemas da representação visual, como diferencial para desenvolvimento e operacionalização de projetos nos diversos campos do design;

(2)

com os produtos;

• Conhecer e aplicar técnicas de concepção e avaliação de produtos interativos que apóiam as pessoas em suas atividades do cotidiano.

CONTEÚDO: CONTEÚDO: CONTEÚDO: CONTEÚDO: Apresentação da disciplina Apresentação da disciplina Apresentação da disciplina Apresentação da disciplina

Ementa. Objetivos. Metodologia. Atividades. Avaliação. Bibliografia.

Unidade 1: Conceitos Unidade 1: Conceitos Unidade 1: Conceitos Unidade 1: Conceitos

Interface. Interação. HIC. Interatividade. Usabilidade. Affordance.

Possíveis interfaces e interações usuário-produto. Interfaces multimodais. Interfaces e interações dos produtos no âmbito das linhas de pesquisa do curso: sociedade, cultura. Inovação, sustentabilidade e processos.

Conseqüências do mundo digital no contexto da ciência e da produção de bens culturais e materiais.

Unidade 2: Processo de design e tecnologia Unidade 2: Processo de design e tecnologia Unidade 2: Processo de design e tecnologia Unidade 2: Processo de design e tecnologia

Meios de representação do produto em suas etapas de concepção e desenvolvimento. Meios e suportes tecnológicos para representação de um produto.

Simulação. Realidade aumentada. Realidade virtual.

Gestão de processos: conceitos e recursos informatizados. Gestão de projetos.

Desenvolvimento integrado do produto. Projeto à distância.

Unidade 3: Conhecendo os usuários Unidade 3: Conhecendo os usuários Unidade 3: Conhecendo os usuários Unidade 3: Conhecendo os usuários

Sensações. Percepção. Modelos mentais. Cognição. Emoções. Diferenças interindividuais.

Design centrado no usuário. A experiência do usuário.

Conhecendo o usuário. Técnicas de pesquisas com usuários.

Unidade 4: Técnicas de concepção Unidade 4: Técnicas de concepção Unidade 4: Técnicas de concepção Unidade 4: Técnicas de concepção Processo de design: etapas.

Identificar necessidades. Requisitos e restrições. Conceitos. Protótipos. Detalhamento. Construção.

Design de interação. Linguagem. Ergodesign e usabilidade de interfaces.

(3)

Recomendações para projeto de interfaces.

Unidade 5: Técnicas de avaliação Unidade 5: Técnicas de avaliação Unidade 5: Técnicas de avaliação Unidade 5: Técnicas de avaliação Avaliação de interfaces.

Ergonomia.

Analítica. Heurística. Usabilidade.

Unidade 6: Te Unidade 6: Te Unidade 6: Te

Unidade 6: Tecnologias e aplicaçõescnologias e aplicaçõescnologias e aplicaçõescnologias e aplicações

Estudos de caso: avaliações de diferentes produtos.

Interações móveis (celulares, GPS, computadores de mão e outros) Interações em TV digital interativa

Interações em jogos/games

Interações na área comercial. Área pública e governamental (IBGE, urna eletrônica, e - governo, portais institucionais).

Interações na área cultural e turística (quiosques culturais, museus interativos, arte interativa e outros) E outras possibilidades. METODOLOGIA: METODOLOGIA: METODOLOGIA: METODOLOGIA:

Aulas expositivas orientadas por temas-chaves, seguidas de análise de textos e debate acerca da abordagem temática ora tratada, utilizando-se para tanto de recursos

infográficos e tecnológicos/multimídia para sua realização. Convergir no discurso de sala de aula exemplos práticos que possam estabelecer relação conteúdo-aplicação de maneira a incitar o aluno à análise, reflexão e proposição de idéias concernentes ao design e pesquisa. Avaliações de interfaces e estudos de casos serão desenvolvidos ao final do curso. FORMAS DE AVALIAÇÃO: FORMAS DE AVALIAÇÃO: FORMAS DE AVALIAÇÃO: FORMAS DE AVALIAÇÃO:

Análise do aprendizado do aluno, sua capacidade de compreensão e aplicabilidade do conteúdo por meio de práticas individuais e em grupo. Apresentação de seminários e desenvolvimento de estudos de casos para fins de conclusão da disciplina.

(4)

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFIC REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFIC REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFIC

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICASASAS (básica)AS(básica)(básica):::: (básica)

BAIRON, Sérgio. MultimídiaMultimídiaMultimídiaMultimídia. São Paulo: Global, 1995.

BARBARÁ Saulo; FREITAS, Sydney. Design, gestão, métodos, projetos e processosDesign, gestão, métodos, projetos e processosDesign, gestão, métodos, projetos e processosDesign, gestão, métodos, projetos e processos. Rio de Janeiro: Ciência Moderna, 2007.

COELHO, Luiz Antônio L. Design métodoDesign métodoDesign método. Rio de Janeiro: Editora PUC Rio, 2006. Design método

CRUZ, Tadeu. WorkflowWorkflowWorkflow: a tecnologia que vai revolucionar processos. São Paulo: Atlas, Workflow 2000.

LAUDON, J.; LAUDON, K. Management informations systemsManagement informations systemsManagement informations systemsManagement informations systems. 9 ed. Upper Saddle River, New Jersey: Prentice Hall, 2005.

LOWGREEN, Jonas; STOLTERMAN, Erik. ThoughtfThoughtfThoughtfThoughtful interaction design perspective on ul interaction design perspective on ul interaction design perspective on ul interaction design perspective on information technology

information technology information technology

information technology. Cambridge: MIT Press, 2004.

MORAES, Anamaria de (org.). Design e avaliação de interfaceDesign e avaliação de interfaceDesign e avaliação de interface. Rio de Janeiro: Editora Design e avaliação de interface iUsEr, 2002.

PEARROW, Mark. Web site usability handbookWeb site usability handbookWeb site usability handbookWeb site usability handbook. Rockland: Charles River Media, 2000. PREECE, Jennifer; ROGERS, Yvonne; SHARP, Helen. Design de interaçãoDesign de interaçãoDesign de interaçãoDesign de interação: além da interação homem-computador. Porto Alegre: Bookman, 2005.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS (adicional)(adicional)(adicional):::: (adicional)

BONSIEPE, Gui. Design: do material ao digitalDesign: do material ao digitalDesign: do material ao digital. Florianópolis: FIESC/IEL, 1997. Design: do material ao digital

CYBIS, Walter; BETIOL, Adriana Holtz; FAUST, Richard. Ergonomia e usabilidade: Ergonomia e usabilidade: Ergonomia e usabilidade: Ergonomia e usabilidade: conhecimentos, métodos e aplicações

conhecimentos, métodos e aplicações conhecimentos, métodos e aplicações

conhecimentos, métodos e aplicações. 2ª ed. São Paulo: Novatec, 2010.

LIDWELL, William et al. Princípios universais do designPrincípios universais do designPrincípios universais do designPrincípios universais do design. Porto Alegre: Bookman, 2010. MACIEL, Mario L. B.; VENTURELLI, Suzete. Imagem interativaImagem interativaImagem interativa. Brasília: Editora da UnB, Imagem interativa 2008.

MAEDA, John. As leis da simplicidadeAs leis da simplicidadeAs leis da simplicidade. Tradução de Fernando Lopes Dantas. São Paulo: As leis da simplicidade Novo Conceito, 2007.

NORMAN, Donald A. O design do futuroO design do futuroO design do futuroO design do futuro. Tradução de Talita Rodrigues. Rio de Janeiro: Rocco, 2010.

MORRIS, Richard. Fundamentos de design de produtosFundamentos de design de produtosFundamentos de design de produtosFundamentos de design de produtos. Porto Alegre: Bookman, 2010. ROCHA, Heloísa V.; BARANAUSKAS, M C. C.. Design e avaliação de interfaces humanoDesign e avaliação de interfaces humanoDesign e avaliação de interfaces humano-Design e avaliação de interfaces humano-- -computador

computador computador

(5)

ROYO, Javier. Design digitaDesign digitaDesign digitaDesign digitallll. São Paulo: Rosari (Coleção fundamentos do design), 2008. SANTA ROSA, José G.; MORAES, Anamaria de. Avaliação e projeto de interfacesAvaliação e projeto de interfacesAvaliação e projeto de interfaces. Avaliação e projeto de interfaces Teresópolis: 2AB, 2008.

SANTAELLA, Lucia. Navegar no Navegar no Navegar no Navegar no ciberespaçociberespaçociberespaçociberespaço: o perfil cognitivo do leitor imersivo. 2ª Ed. São Paulo: Paulus, 2007.

VOLPATO, Neri (editor). Prototipagem rápidaPrototipagem rápidaPrototipagem rápidaPrototipagem rápida: tecnologias e aplicações. São Paulo: Blucher, 2007.

XAVIER, Guilherme. A condição eletrolúdica: cultura visual nos jogos eletrônicosA condição eletrolúdica: cultura visual nos jogos eletrônicosA condição eletrolúdica: cultura visual nos jogos eletrônicosA condição eletrolúdica: cultura visual nos jogos eletrônicos. Teresópolis: Novas Idéias, 2010.

Referências

Documentos relacionados

I- A Pá Carregadeira perde 40% de sua força de sustentação quando está no movimento lateral, ou seja, se sua carga real é de 6000 kg no movimento lateral, essa carga

A MB, representada pela Diretoria de Engenharia Naval, e o Estaleiro Inace assinaram, em 05 de dezembro de 2012, o contrato para a construção NHoFlu “Rio

Com a minha trajetória acadêmica, senti a necessidade de trabalhar o tema Educação Sexual na perspectiva de colaborar com a formação inicial dos licenciandos em Ciências

O Brasil, maior produtor mundial, possui um número considerável de patentes nessa área, entretanto, novos investimentos devem ser feitos na cadeia produtiva do sisal para

Preocupação com os recursos financeiros dessas famílias Gestão financeira Conhecimento financeiro Comportamento Financeiro Atitude financeira Nível de endividamento

Boas Práticas de Fabricação de Alimentos (BPF): procedimentos efetuados sobre a matéria-prima e insumos até a obtenção de um produto final, em qualquer etapa de seu

Εάν η συσκευή εξακολουθεί να μη λειτουργεί σωστά μετά τους ελέγχους που αναφέρονται στον οδηγό αντιμετώπισης προβλημάτων και την εκ νέου

Por exemplo, a fim de obter melhoria na precisão , em relação ao manômetro vertical, pode-se usar um manômetro inclinado, como o da figura 2-4, ou um manômetro de dois fluidos, como