• Nenhum resultado encontrado

Rogério tem a biografia manchada pela corrupção, diz Carlos Eduardo

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2022

Share "Rogério tem a biografia manchada pela corrupção, diz Carlos Eduardo"

Copied!
24
0
0

Texto

(1)

www.agorarn.com.br

NATAL, QUARTA-FEIRA, 11 DE MAIO DE 2022 | EDIÇÃO Nº 1.330 | ANO 6 | 7.500 EXEMPLARES DIRETOR DE REDAÇÃO: ALEX VIANA

TOTAL DE PÁGINAS DESTA EDIÇÃO

ASSINATURA:

CIRCULAÇÃO: COMERCIAL:

REDAÇÃO:

84 98117.1715 84 98168.1085 84 3027.1690 84 98168.1085 24

__PÁG. 4 e 5

Ex-prefeito de Natal resgata escândalos envolvendo ex-ministro, como o caso do Saco Preto, e compara currículos

O

ex-prefeito de Natal Carlos Eduardo Alves (PDT), pré-candidato ao Sena- do, quebrou o silêncio e respondeu às críticas de adversários políticos, além de

ter falado sobre pré-candidatura de Rafael Motta (PSB) ao Senado. Subiu o tom espe- cialmente contra o ex-ministro Rogério Ma- rinho (PL), seu adversário na disputa para

o Senado, lembrando de episódios em que Rogério foi implicado em esquemas de cor- rupção. Carlos Eduardo resgatou o caso do

“Saco Preto”, em que Rogério foi acusado

de manipular lixo da Urbana para fins ilí- citos, e a acusação de ter nomeado funcio- nários fantasmas na Câmara Municipal no período em que era vereador.

“Rogério tem a biografi a manchada pela corrupção”, diz Carlos Eduardo

Entrevista

Garibaldi diz que não perdoa Henrique Alves por voto em 2018

Arrecadação sobre petróleo e combustíveis bate recorde

Projeto oferta cursos na área de produção cultural

Inscrições para o Super Matutão vão até a próxima sexta

Kelps inova e viaja pelos municípios em um motorhome

Eleições ICMS Arte Futebol Campanha

Ex-senador disse que, se for preciso, vai tirar votos do ex-mi- nistro porque não perdoa Hen- rique ter votado em Benes Leo- cádio em vez de Walter Alves pa- ra deputado há quatro anos.

Entre janeiro e abril deste ano, ICMS cobrado pelos esta- dos somou R$ 34,3 bilhões — maior valor desde o início da série histórica, iniciada no ano de 1999.

Objetivo da iniciativa “Mais Mulheres na Cultura” é au- mentar a participação das mu- lheres neste setor e gerar novas oportunidades para o público feminino.

Torneio organizado pela Federação Norte-rio-granden- se de Futebol (FNF) deve co- meçar na segunda quinzena do mês de junho. É esperada a participação de 50 equipes.

Deputado estadual do So- lidariedade, pré-candidato a deputado federal, adaptou um ônibus, transformando em sua casa e local de trabalho. São 30 dias percorrendo o Estado.

__PÁG.3 __PÁG.10 __PÁG.16 __PÁG.23 __PÁG.8

ALEX RÉGIS / PREFEITURA DO NATAL

Gestão

empreendedora

Prefeitura do Natal recebe Prêmio Sebrae Prefeito

Empreendedor na categoria Desburocratização. Mudanças implementadas pela gestão municipal agilizam processos

__PÁG.13

(2)

• Quarta-feira, 11 de maio de 2022

2 Opinião

Notas & Informes

A

governadora Fátima Bezerra (PT) está na dian- teira da corrida para o governo do Estado, com 31,4% das intenções de voto, segundo nova pesquisa do Instituto Brâmane divulgada ontem.

Em segundo, aparece o senador Styvenson Valentim (Podemos), com 15% da preferência do eleitorado.

Ele é seguido pelo ex-vice-governador Fábio Dantas (Solidariedade), que tem 8,3%. O empresário Harol- do Azevedo (Patriotas) foi o quarto mais citado, com 2,7%. Os demais nomes não atingiram a margem de erro amostral da pesquisa, de 2,53 pontos para mais ou para menos. O intervalo de confiança é de 95%.

Na pesquisa estimulada para governador, bran- cos e nulos somaram 9,9%. Já os indecisos corres- ponderam ao percentual de 30,9% do eleitorado. A pesquisa foi protocolada na Justiça Eleitoral sob o registro RN-07483/2022. Foram 1,5 mil entrevistas entre 2 e 5 de maio.

A soma dos três principais nomes da oposição ainda não supera a governadora, que teve 5,4 pon- tos a mais que os três juntos. Como o percentual es- tá acima da margem de erro, Fátima venceria hoje no 1º turno.

Mas, nem tudo são flores. Sobre o governo Fá- tima Bezerra, a desaprovação da gestão chega a 45,8%. A aprovação atingiu 43,8%. Um total de 10,4% não soube opinar ou preferiu não responder.

Há um empate técnico de aprovação e desaprova-

ção, mas, para uma reeleição, o dado negativo es- tá alto. Acima de 40%. Isso preocupa a Governado- ria. Outro dado preocupante é Fátima Bezerra ser a mais rejeitada entre os pré-candidatos, com 16%. O item já caiu um pouco, mas continua sendo alto. O segundo mais rejeitado é o senador Styvenson Va- lentim, com 10,1%. A terceira mais rejeitada é Clori- sa Linhares, com 6,7%. Ainda foram citados na rejei- ção Fábio Dantas (3,3%) e Haroldo Azevedo (2,7%).

Nova pesquisa mostra dianteira de Fátima,

mas rejeição e índices desaprovação incomodam

VOTOS ESPONTÂNEOS. Ainda de acordo com o instituto Brâma- ne, no cenário feito de forma es- pontânea, com o eleitor falando o primeiro nome que lhe vem à ca- beça, Fátima Bezerra tem 27,5%

contra 10,1% de Styvenson Va- lentim. Em terceiro, aparece Fá- bio Dantas, com 7,6% das inten- ções de voto. Os demais nomes não atingiram a margem de erro.

Brancos e nulos somaram 43,4%.

Também nesse cenário, Fátima venceria no 1º turno com vanta- gem de 9,8 pontos percentuais.

SENADOR EMPATADO. Consi- derando os resultados com mar- gem de erro de 2,53 pp. para mais ou para menos, a campanha de senador estaria em empate téc- nico. Na estimulada, onde os no- mes são simulados em cenário real, Rogério Marinho (PL) apare- ce com 18,1% contra Carlos Edu- ardo Alves (PDT), que teve 17,3%.

Os demais nomes não atingiram a margem de erro amostral da pesquisa. Os indecisos corres- ponderam a 46,3% do eleitorado.

Brancos e nulos somaram 14,9%.

O instituto Brâmane não incluiu o nome do deputado federal Ra- fael Motta (PSB), que teve seu no- me lançado na semana passada.

FALTOU DIVULGAR. De acor- do com o questionário registra- do pela Brâmane, duas ques- tões não tiveram as respostas divulgadas: a pesquisa estimu- lada para a presidência da Re- pública foi uma. A outra foi um quesito que perguntava o seguinte: se as chapas para go- verno e Senado fossem forma- das por Clorisa Linhares e Ney Lopes, Fábio Dantas e Rogério Marinho, Fátima Bezerra e Car- los Eduardo, Haroldo Azevedo sem senador ainda, Styvenson Valentim sem senador ainda e Daniel Morais e Robério Pau- lino, em qual chapa casada o eleitor votaria?

PESQUISA CNT/MDA. Divul- gada ontem pela Confederação Nacional do Transporte (CNT), pesquisa MDA mostra o ex-pre- sidente Lula da Silva (PT) com 40,6% das intenções de voto, se- guido pelo presidente Jair Bol- sonaro (PL), que obteve 32% na consulta estimulada, ou seja, quando os nomes dos candida- tos são apresentados aos entre- vistados. No levantamento ante- rior, em fevereiro, Lula aparecia com 42,2%, enquanto Bolsonaro tinha 28%. Nesta consulta, Ciro

Gomes (PDT) vem em seguida com 7,1% dos votos. Depois, João Doria (PSDB), com 3,1%; André Janones, com 2,5%, Simone Te- bet (MDB), com 2,3%; e Felipe d’Avila, com 0,3%. Os votos nulos e brancos somaram 5,1%, e o per- centual de indecisos foi de 7%.

SOBE & DESCE. A pesquisa CNT/MDA mostra que a diantei- ra de Lula sobre Bolsonaro caiu de 14 pontos percentuais em fe- vereiro para 8,6 em maio. O mo- vimento, ainda que alimentado pela saída da disputa do ex-juiz Sergio Moro (União Brasil), que tinha 6,4% das intenções de voto em fevereiro, mantém acesa a es- perança bolsonarista de ultrapas- sar Lula até junho.

DISTÂNCIA. A distância entre Lula e Bolsonaro vem encurtan- do de forma considerável. Em relação a dezembro, a distân- cia do petista para o presidente caiu exatamente pela metade. A pesquisa foi realizada entre 4 e 7 de maio de 2022 e foram en- trevistados 2.002 eleitores. A margem de erro é de 2,2 pontos percentuais. O nível de confian- ça chega a 95,6%. Registro: BR- 05757/2022.

Alex Viana Diretor-Presidente Edilson Viana Dir.Administrativo Lissandra Viana Dir. Financeira

Endereço: Rua dos Caicós, 2305-D Nossa Sra. de Nazaré, Natal/RN - CEP: 59060-700

Publicações: publica@agorarn.com.br | 84 98117-1718 Redação: 84 98117-1715

Portal: www.agorarn.com.br

Todas as informações contidas nos artigos publicados nesta edição são de inteira responsabilidade dos autores, não traduzindo, portanto, a opinião deste jornal. Sua publicação visa tão-somente a promover o debate e a re- fl exão sobre problemas dos mais variados segmentos da sociedade.

Editorial

Munição fraca

N

o momento em que o Estado deveria estar de- batendo o papel que sua bancada no Congresso pode exercer na discussão dos prin- cipais assuntos nacionais, cha- ma a atenção a perda de tempo de alguns pré-candidatos com a discussão de questões menores e que estão longe do centro das preocupações do eleitorado.

Nesta semana, mais uma vez, como mostrou o Agora RN na edição desta terça-feira 10, o pré-candidato Rogério Marinho (PL) dedicou parte de uma entre- vista para falar sobre o estilo de vida levado pelo adversário Car- los Eduardo Alves (PDT), como se isso fosse determinante para o desempenho em um eventual mandato conquistado nas urnas.

Em tom de deboche, Rogério disse que Carlos “não trabalha”, é

“rico” e “vive de rendas”. Antes, o ex-ministro do Desenvolvimen- to Regional já havia ironizado as caminhadas que o ex-prefeito de Natal faz na praia pela manhã.

Ora! Desde que não haja nada de origem ilícita e que seja tudo declarado à Receita, qual o pro- blema de o ex-prefeito de Natal viver de seus rendimentos e par- ticipações em empresas? Há pro- blema, em tese, em ser “rico”? Em que ponto objetivo isso compro- mete a boa atuação parlamentar?

Se o pré-candidato Rogério acredita que, para subir nas pes- quisas, bastará a ele fazer críticas e questionamentos sem sentido como esse, é provável que o ex- -ministro tenha muita dificulda- de de modificar o cenário atual, em que Carlos Eduardo lidera (quase todos) os levantamentos.

E mais: ao fazer esse tipo de crítica pequena, Rogério Mari- nho demonstra que não tem o que criticar no adversário. Na fal- ta do que falar de Carlos Eduar- do, fala sobre o estilo de vida do ex-prefeito de Natal. Isso não de- ve fazer nem cócegas na aprova- ção do pré-candidato do PDT. É munição fraca. Há críticas mais assertivas a se fazer caso Rogério queira garantir a vitória no pleito de outubro.

O próprio Rogério, segundo declaração de bens apresenta- da à Justiça Eleitoral quatro anos atrás, quando foi candidato a de- putado federal, também disse ter suas rendas obtidas de fon- tes parecidas com as de Carlos, embora em valor menor. A me- nos que ele mostre o contrário, vive disso e das remunerações obtidas em cargos políticos. An- tes, de deputado; depois, de mi- nistro. Assim como Carlos, que também já foi deputado e prefei- to por quatro vezes.

O debate precisa ir muito além disso. É preciso que os pré- -candidatos se debrucem sobre a pauta legislativa que pretendem encampar caso sejam eleitos. Os políticos que estão se dispondo a ocupar o honroso posto de sena- dor da República pelo Rio Gran- de do Norte devem, em primeiro lugar, indicar como podem con- tribuir, através da formatação de leis, com a construção de um Es- tado e um País mais prósperos e que ofereçam aos seus cidadãos melhor qualidade de vida.

Os pré-candidatos precisam deixar assuntos da vida privada de lado e focar no interesse pú- blico.

JOSÉ ALDENIR / AGORA RN

Quarta-feira, 11 de maio de 2022 •

3

Política

“N

ão me vejo como ter- ceira via, sou a via do povo do Rio Grande do Norte. Quem quiser ser can- didato, é importante, pois enri- quece o debate, mas tem que ser candidato apoiando o que o po- tiguar quer, de representação no Senado Federal”. A afirmação foi feita pelo pré-candidato ao Sena- do e presidente potiguar do PSB, deputado federal Rafael Motta, nesta terça-feira 10. Ele falou so- bre seus adversários no processo eleitoral e que seu foco é derrotar o bolsonarismo no Estado.

“Eu sou um político muito consciente e cuidadoso, de não dar um passo maior que a perna e

de não chegar invadindo o espa- ço de ninguém, para me empur- rar goela abaixo. Esse assunto (da sua pré-candidatura) vem sendo discutida desde o ano passado, inclusive na presença do ex-pre- sidente Lula, quando eu disse cla- ramente que, se fosse necessário e nosso nome tivesse uma viabi- lidade maior que a de outro para derrotar o bolsonarismo, eu esta- ria à disposição”, explicou o par- lamentar.

E disse que não acredita que sua candidatura vá dividir os vo- tos dos eleitores de Fátima Bezer- ra entre ele e Carlos Eduardo e, com isso, beneficiar Rogério Ma- rinho. Para ele, esse pensamento é de uma “minoria administrati- va, poucas pessoas que partici- pam da administração e defen- dem o nome do pedetista, mas

o que ele sente, ao conviver com a população nos municípios do interior é justamente o contrário, que as pessoas não querem Car- los ou Rogério”.

Segundo o pré-candidato, “As pessoas dizem isso, que o PT tem que defender quem defende as pessoas. Não estou criando difi- culdade alguma para a governa- dora, o que eu não posso fazer é permitir a possibilidade de al- guém que defenda Bolsonaro ga- nhar esse espaço. O que eu tenho ouvido é que a população quer um representante que tenha coe- rência em suas ações”, disse.

Rafael afirmou que seu voto à Fátima Bezerra é irrevogável e o tempo de televisão será direcio- nado ao PT. “O PSB vai acompa- nhar a governadora, o presidente Lula, estamos formando chapa

com Geraldo Alckmin e não há, no Rio Grande do Norte, quem ti- re o voto de Rafael Motta e do PSB à Fátima. E o tempo de TV será dado ao PT e à Fátima Bezerra, sem prejuízos à campanha elei- toral desta”.

“O que prejudica o trabalho dela é esse tipo de associação que está acontecendo. Se formos analisar os números da própria intenção de voto, desde o ano passado até agora, existe uma pequena variação de aumento de intenção, o que tem mudado é a rejeição, que tem aumenta- do principalmente depois des- sa possibilidade de composição com o ex-prefeito Carlos Edu- ardo. Então, qual a razão do au- mento dessa rejeição? Talvez seja o não apoio a esse tipo de com- posição. Temos que analisar o

‘Não me vejo como terceira via, sou a via do povo do RN’, diz Rafael Motta

Pré-candidato ao Senado

Alessandra Bernardo Repórter de Política

passado e o histórico de cada um. Três anos e meio é muito recen- te e o RN está acostumado a não aceitar esse tipo de composição”, desabafou.

ADVERSÁRIOS ELEITORAIS. Sobre as críticas de Rogério Mari- nho a Carlos Eduardo e vice-ver- sa, Rafael Motta preferiu não se meter na história. “Isso aí é uma situação entre eles, eu tenho as minhas resistências a ambos os nomes, de forma respeitosa e téc- nica”. E disse ouvir, em suas an- danças pelos municípios poti- guares a dificuldade dos prefeitos e lideranças políticas para pedir votos para os dois pré-candida- tos já postos.

“Um é conhecido da popula- ção brasileira, pai das reformas, tirou direito do trabalhador, di- ficultou a aposentadoria do bra- sileiro. E o outro é uma incógni- ta, porque, dependendo do mo- mento, não sabemos como vai caminhar. Há três anos e meio, estava pedindo voto para Bolso- naro e agora é lulista de carteiri- nha. Então, essa falta de coerên- cia, a política não aceita mais e esse é o momento em que dispo- nibilizamos nosso nome”, disse.

Garibaldi não perdoa Henrique

e afi rma que pode tirar votos dele

Ex-senador disse guardar mágoas pelo fato do primo ter entregue suas bases políticas a Benes Leocádio em 2018

“E

u vou tentar convencê- -lo a votar em mim. Por que não? Ele não tirou o voto do meu filho? Ele não foi vo- tar em Benes Leocádio, em vez de votar em Walter Alves? Na verda- de, Walter e eu não o perdoamos, achamos que ele não deveria ter feito isso”, declarou o ex-senador e pré-candidato a deputado fede- ral, Garibaldi Alves Filho (MDB), afirmando que, se for preciso, du- rante a campanha eleitoral, con- vencerá o eleitor potiguar a não votar no pré-candidato a depu- tado federal Henrique Eduardo Alves (PSB). Garibaldi e Henrique romperam, após 50 anos juntos, os laços políticos e familiares e serão adversários políticos na corrida pelas urnas.

Mostrando-se aborrecido, Garibaldi Alves Filho explicou que havia um conflito entre ele, Henrique Eduardo Alves e Wal- ter Alves (MDB), tendo em vista que no pleito eleitoral de 2018,

o ex-ministro chegou a declarar publicamente que havia votado no candidato a deputado federal Benes Leocádio (União Brasil), em vez de apoiar o primo Walter. Os dois acabaram eleitos, porém Walter teve mais dificuldades. À época, Henrique Eduardo Alves estava impedido de ser candida- to, pois era suspeito em ações da Operação Lava Jato.

Inconformado, Garibaldi Al- ves disse que, “não posso dei- xar de dizer que isso me chocou, porque foram cinquenta anos de convivência política. Teve um im- pacto, agora eu lamento, pois na política a gente tem que olhar pa- ra frente”, desabafou o ex-sena- dor, enfatizando que o clima en- tre eles inviabilizou a permanên- cia de Henrique Eduardo Alves no MDB, motivando a saída do ex-ministro para o PSB.

Garibaldi Alves Filho fez ques- tão de manifestar as diferenças entre ele e o ex-ministro Henri- que Eduardo Alves, e detalhou um pouco sobre o discurso que irá levar para os eleitores do Rio Grande do Norte.

“Eu tenho mais serviços pres- tados, mais obras para apon- tar em cada município do que o deputado Henrique, porque ele nunca foi Executivo. Foi 11 vezes deputado federal”, ressaltou em entrevista à Rádio 98 FM Natal.

ROMPIMENTO. No início des- te ano, o ex-senador e ex-gover- nador RN, Garibaldi Alves Filho, declarou que não caminha mais

politicamente com o seu primo, o ex-ministro, Henrique Eduar- do Alves, mesmo os dois estan- do, à época, no mesmo partido, o MDB. Garibaldi havia informado que o afastamento já vinha acon- tecendo nos últimos anos e não tinha qualquer razão para man- ter a relação entre os dois politi- camente.

“Isso já vinha acontecendo e hoje tomou uma dimensão maior.

O ex-deputado Henrique, na últi- ma campanha não votou em Wal- ter. Ele preferiu votar e apoiar o Benes Leocádio. Então, entendo que não há mais razão para a gen- te continuar convivendo politica- mente”, declarou o ex-senador.

Em 2018, o ex-prefeito de Lajes e ex-presidente da Federação dos Município do Estado (Femurn), Benes Leocádio, que estava no PTC (Partido Trabalhista Cristão), foi o candidato mais votado no Rio Grande do Norte, para a Câ- mara Federal. Walter foi o 7º mais votado naquele pleito.

A iniciativa de Garibaldi Alves Filho, mais de três anos depois, também está relacionada à elei- ção que se aproxima. “Tem a ver com a próxima eleição, porque uma eleição não se mostra isola- da, ela repercute na próxima. Isso tem uma continuidade, então, o que posso dizer é que não houve condições para continuar. É uma história de décadas, não é fácil um rompimento, mas quando se faz necessário, a gente precisa tomar a decisão que nos parece mais adequada”, pontuou. Adenilson Costa

Repórter de Política

Ex-ministro Henrique Alves (PSB)

JOSÉ ALDENIR/AGORA RN JOSÉ ALDENIR/AGORA RN

Ex-senador Garibaldi Filho (MDB)

(3)

• Quarta-feira, 11 de maio de 2022

2 Opinião

Notas & Informes

A

governadora Fátima Bezerra (PT) está na dian- teira da corrida para o governo do Estado, com 31,4% das intenções de voto, segundo nova pesquisa do Instituto Brâmane divulgada ontem.

Em segundo, aparece o senador Styvenson Valentim (Podemos), com 15% da preferência do eleitorado.

Ele é seguido pelo ex-vice-governador Fábio Dantas (Solidariedade), que tem 8,3%. O empresário Harol- do Azevedo (Patriotas) foi o quarto mais citado, com 2,7%. Os demais nomes não atingiram a margem de erro amostral da pesquisa, de 2,53 pontos para mais ou para menos. O intervalo de confiança é de 95%.

Na pesquisa estimulada para governador, bran- cos e nulos somaram 9,9%. Já os indecisos corres- ponderam ao percentual de 30,9% do eleitorado. A pesquisa foi protocolada na Justiça Eleitoral sob o registro RN-07483/2022. Foram 1,5 mil entrevistas entre 2 e 5 de maio.

A soma dos três principais nomes da oposição ainda não supera a governadora, que teve 5,4 pon- tos a mais que os três juntos. Como o percentual es- tá acima da margem de erro, Fátima venceria hoje no 1º turno.

Mas, nem tudo são flores. Sobre o governo Fá- tima Bezerra, a desaprovação da gestão chega a 45,8%. A aprovação atingiu 43,8%. Um total de 10,4% não soube opinar ou preferiu não responder.

Há um empate técnico de aprovação e desaprova-

ção, mas, para uma reeleição, o dado negativo es- tá alto. Acima de 40%. Isso preocupa a Governado- ria. Outro dado preocupante é Fátima Bezerra ser a mais rejeitada entre os pré-candidatos, com 16%. O item já caiu um pouco, mas continua sendo alto. O segundo mais rejeitado é o senador Styvenson Va- lentim, com 10,1%. A terceira mais rejeitada é Clori- sa Linhares, com 6,7%. Ainda foram citados na rejei- ção Fábio Dantas (3,3%) e Haroldo Azevedo (2,7%).

Nova pesquisa mostra dianteira de Fátima,

mas rejeição e índices desaprovação incomodam

VOTOS ESPONTÂNEOS. Ainda de acordo com o instituto Brâma- ne, no cenário feito de forma es- pontânea, com o eleitor falando o primeiro nome que lhe vem à ca- beça, Fátima Bezerra tem 27,5%

contra 10,1% de Styvenson Va- lentim. Em terceiro, aparece Fá- bio Dantas, com 7,6% das inten- ções de voto. Os demais nomes não atingiram a margem de erro.

Brancos e nulos somaram 43,4%.

Também nesse cenário, Fátima venceria no 1º turno com vanta- gem de 9,8 pontos percentuais.

SENADOR EMPATADO. Consi- derando os resultados com mar- gem de erro de 2,53 pp. para mais ou para menos, a campanha de senador estaria em empate téc- nico. Na estimulada, onde os no- mes são simulados em cenário real, Rogério Marinho (PL) apare- ce com 18,1% contra Carlos Edu- ardo Alves (PDT), que teve 17,3%.

Os demais nomes não atingiram a margem de erro amostral da pesquisa. Os indecisos corres- ponderam a 46,3% do eleitorado.

Brancos e nulos somaram 14,9%.

O instituto Brâmane não incluiu o nome do deputado federal Ra- fael Motta (PSB), que teve seu no- me lançado na semana passada.

FALTOU DIVULGAR. De acor- do com o questionário registra- do pela Brâmane, duas ques- tões não tiveram as respostas divulgadas: a pesquisa estimu- lada para a presidência da Re- pública foi uma. A outra foi um quesito que perguntava o seguinte: se as chapas para go- verno e Senado fossem forma- das por Clorisa Linhares e Ney Lopes, Fábio Dantas e Rogério Marinho, Fátima Bezerra e Car- los Eduardo, Haroldo Azevedo sem senador ainda, Styvenson Valentim sem senador ainda e Daniel Morais e Robério Pau- lino, em qual chapa casada o eleitor votaria?

PESQUISA CNT/MDA. Divul- gada ontem pela Confederação Nacional do Transporte (CNT), pesquisa MDA mostra o ex-pre- sidente Lula da Silva (PT) com 40,6% das intenções de voto, se- guido pelo presidente Jair Bol- sonaro (PL), que obteve 32% na consulta estimulada, ou seja, quando os nomes dos candida- tos são apresentados aos entre- vistados. No levantamento ante- rior, em fevereiro, Lula aparecia com 42,2%, enquanto Bolsonaro tinha 28%. Nesta consulta, Ciro

Gomes (PDT) vem em seguida com 7,1% dos votos. Depois, João Doria (PSDB), com 3,1%; André Janones, com 2,5%, Simone Te- bet (MDB), com 2,3%; e Felipe d’Avila, com 0,3%. Os votos nulos e brancos somaram 5,1%, e o per- centual de indecisos foi de 7%.

SOBE & DESCE. A pesquisa CNT/MDA mostra que a diantei- ra de Lula sobre Bolsonaro caiu de 14 pontos percentuais em fe- vereiro para 8,6 em maio. O mo- vimento, ainda que alimentado pela saída da disputa do ex-juiz Sergio Moro (União Brasil), que tinha 6,4% das intenções de voto em fevereiro, mantém acesa a es- perança bolsonarista de ultrapas- sar Lula até junho.

DISTÂNCIA. A distância entre Lula e Bolsonaro vem encurtan- do de forma considerável. Em relação a dezembro, a distân- cia do petista para o presidente caiu exatamente pela metade. A pesquisa foi realizada entre 4 e 7 de maio de 2022 e foram en- trevistados 2.002 eleitores. A margem de erro é de 2,2 pontos percentuais. O nível de confian- ça chega a 95,6%. Registro: BR- 05757/2022.

Alex Viana Diretor-Presidente Edilson Viana Dir.Administrativo Lissandra Viana Dir. Financeira

Endereço: Rua dos Caicós, 2305-D Nossa Sra. de Nazaré, Natal/RN - CEP: 59060-700

Publicações: publica@agorarn.com.br | 84 98117-1718 Redação: 84 98117-1715

Portal: www.agorarn.com.br

Todas as informações contidas nos artigos publicados nesta edição são de inteira responsabilidade dos autores, não traduzindo, portanto, a opinião deste jornal. Sua publicação visa tão-somente a promover o debate e a re- fl exão sobre problemas dos mais variados segmentos da sociedade.

Editorial

Munição fraca

N

o momento em que o Estado deveria estar de- batendo o papel que sua bancada no Congresso pode exercer na discussão dos prin- cipais assuntos nacionais, cha- ma a atenção a perda de tempo de alguns pré-candidatos com a discussão de questões menores e que estão longe do centro das preocupações do eleitorado.

Nesta semana, mais uma vez, como mostrou o Agora RN na edição desta terça-feira 10, o pré-candidato Rogério Marinho (PL) dedicou parte de uma entre- vista para falar sobre o estilo de vida levado pelo adversário Car- los Eduardo Alves (PDT), como se isso fosse determinante para o desempenho em um eventual mandato conquistado nas urnas.

Em tom de deboche, Rogério disse que Carlos “não trabalha”, é

“rico” e “vive de rendas”. Antes, o ex-ministro do Desenvolvimen- to Regional já havia ironizado as caminhadas que o ex-prefeito de Natal faz na praia pela manhã.

Ora! Desde que não haja nada de origem ilícita e que seja tudo declarado à Receita, qual o pro- blema de o ex-prefeito de Natal viver de seus rendimentos e par- ticipações em empresas? Há pro- blema, em tese, em ser “rico”? Em que ponto objetivo isso compro- mete a boa atuação parlamentar?

Se o pré-candidato Rogério acredita que, para subir nas pes- quisas, bastará a ele fazer críticas e questionamentos sem sentido como esse, é provável que o ex- -ministro tenha muita dificulda- de de modificar o cenário atual, em que Carlos Eduardo lidera (quase todos) os levantamentos.

E mais: ao fazer esse tipo de crítica pequena, Rogério Mari- nho demonstra que não tem o que criticar no adversário. Na fal- ta do que falar de Carlos Eduar- do, fala sobre o estilo de vida do ex-prefeito de Natal. Isso não de- ve fazer nem cócegas na aprova- ção do pré-candidato do PDT. É munição fraca. Há críticas mais assertivas a se fazer caso Rogério queira garantir a vitória no pleito de outubro.

O próprio Rogério, segundo declaração de bens apresenta- da à Justiça Eleitoral quatro anos atrás, quando foi candidato a de- putado federal, também disse ter suas rendas obtidas de fon- tes parecidas com as de Carlos, embora em valor menor. A me- nos que ele mostre o contrário, vive disso e das remunerações obtidas em cargos políticos. An- tes, de deputado; depois, de mi- nistro. Assim como Carlos, que também já foi deputado e prefei- to por quatro vezes.

O debate precisa ir muito além disso. É preciso que os pré- -candidatos se debrucem sobre a pauta legislativa que pretendem encampar caso sejam eleitos. Os políticos que estão se dispondo a ocupar o honroso posto de sena- dor da República pelo Rio Gran- de do Norte devem, em primeiro lugar, indicar como podem con- tribuir, através da formatação de leis, com a construção de um Es- tado e um País mais prósperos e que ofereçam aos seus cidadãos melhor qualidade de vida.

Os pré-candidatos precisam deixar assuntos da vida privada de lado e focar no interesse pú- blico.

JOSÉ ALDENIR / AGORA RN

Quarta-feira, 11 de maio de 2022 •

3

Política

“N

ão me vejo como ter- ceira via, sou a via do povo do Rio Grande do Norte. Quem quiser ser can- didato, é importante, pois enri- quece o debate, mas tem que ser candidato apoiando o que o po- tiguar quer, de representação no Senado Federal”. A afirmação foi feita pelo pré-candidato ao Sena- do e presidente potiguar do PSB, deputado federal Rafael Motta, nesta terça-feira 10. Ele falou so- bre seus adversários no processo eleitoral e que seu foco é derrotar o bolsonarismo no Estado.

“Eu sou um político muito consciente e cuidadoso, de não dar um passo maior que a perna e

de não chegar invadindo o espa- ço de ninguém, para me empur- rar goela abaixo. Esse assunto (da sua pré-candidatura) vem sendo discutida desde o ano passado, inclusive na presença do ex-pre- sidente Lula, quando eu disse cla- ramente que, se fosse necessário e nosso nome tivesse uma viabi- lidade maior que a de outro para derrotar o bolsonarismo, eu esta- ria à disposição”, explicou o par- lamentar.

E disse que não acredita que sua candidatura vá dividir os vo- tos dos eleitores de Fátima Bezer- ra entre ele e Carlos Eduardo e, com isso, beneficiar Rogério Ma- rinho. Para ele, esse pensamento é de uma “minoria administrati- va, poucas pessoas que partici- pam da administração e defen- dem o nome do pedetista, mas

o que ele sente, ao conviver com a população nos municípios do interior é justamente o contrário, que as pessoas não querem Car- los ou Rogério”.

Segundo o pré-candidato, “As pessoas dizem isso, que o PT tem que defender quem defende as pessoas. Não estou criando difi- culdade alguma para a governa- dora, o que eu não posso fazer é permitir a possibilidade de al- guém que defenda Bolsonaro ga- nhar esse espaço. O que eu tenho ouvido é que a população quer um representante que tenha coe- rência em suas ações”, disse.

Rafael afirmou que seu voto à Fátima Bezerra é irrevogável e o tempo de televisão será direcio- nado ao PT. “O PSB vai acompa- nhar a governadora, o presidente Lula, estamos formando chapa

com Geraldo Alckmin e não há, no Rio Grande do Norte, quem ti- re o voto de Rafael Motta e do PSB à Fátima. E o tempo de TV será dado ao PT e à Fátima Bezerra, sem prejuízos à campanha elei- toral desta”.

“O que prejudica o trabalho dela é esse tipo de associação que está acontecendo. Se formos analisar os números da própria intenção de voto, desde o ano passado até agora, existe uma pequena variação de aumento de intenção, o que tem mudado é a rejeição, que tem aumenta- do principalmente depois des- sa possibilidade de composição com o ex-prefeito Carlos Edu- ardo. Então, qual a razão do au- mento dessa rejeição? Talvez seja o não apoio a esse tipo de com- posição. Temos que analisar o

‘Não me vejo como terceira via, sou a via do povo do RN’, diz Rafael Motta

Pré-candidato ao Senado

Alessandra Bernardo Repórter de Política

passado e o histórico de cada um.

Três anos e meio é muito recen- te e o RN está acostumado a não aceitar esse tipo de composição”, desabafou.

ADVERSÁRIOS ELEITORAIS.

Sobre as críticas de Rogério Mari- nho a Carlos Eduardo e vice-ver- sa, Rafael Motta preferiu não se meter na história. “Isso aí é uma situação entre eles, eu tenho as minhas resistências a ambos os nomes, de forma respeitosa e téc- nica”. E disse ouvir, em suas an- danças pelos municípios poti- guares a dificuldade dos prefeitos e lideranças políticas para pedir votos para os dois pré-candida- tos já postos.

“Um é conhecido da popula- ção brasileira, pai das reformas, tirou direito do trabalhador, di- ficultou a aposentadoria do bra- sileiro. E o outro é uma incógni- ta, porque, dependendo do mo- mento, não sabemos como vai caminhar. Há três anos e meio, estava pedindo voto para Bolso- naro e agora é lulista de carteiri- nha. Então, essa falta de coerên- cia, a política não aceita mais e esse é o momento em que dispo- nibilizamos nosso nome”, disse.

Garibaldi não perdoa Henrique

e afi rma que pode tirar votos dele

Ex-senador disse guardar mágoas pelo fato do primo ter entregue suas bases políticas a Benes Leocádio em 2018

“E

u vou tentar convencê- -lo a votar em mim. Por que não? Ele não tirou o voto do meu filho? Ele não foi vo- tar em Benes Leocádio, em vez de votar em Walter Alves? Na verda- de, Walter e eu não o perdoamos, achamos que ele não deveria ter feito isso”, declarou o ex-senador e pré-candidato a deputado fede- ral, Garibaldi Alves Filho (MDB), afirmando que, se for preciso, du- rante a campanha eleitoral, con- vencerá o eleitor potiguar a não votar no pré-candidato a depu- tado federal Henrique Eduardo Alves (PSB). Garibaldi e Henrique romperam, após 50 anos juntos, os laços políticos e familiares e serão adversários políticos na corrida pelas urnas.

Mostrando-se aborrecido, Garibaldi Alves Filho explicou que havia um conflito entre ele, Henrique Eduardo Alves e Wal- ter Alves (MDB), tendo em vista que no pleito eleitoral de 2018,

o ex-ministro chegou a declarar publicamente que havia votado no candidato a deputado federal Benes Leocádio (União Brasil), em vez de apoiar o primo Walter.

Os dois acabaram eleitos, porém Walter teve mais dificuldades. À época, Henrique Eduardo Alves estava impedido de ser candida- to, pois era suspeito em ações da Operação Lava Jato.

Inconformado, Garibaldi Al- ves disse que, “não posso dei- xar de dizer que isso me chocou, porque foram cinquenta anos de convivência política. Teve um im- pacto, agora eu lamento, pois na política a gente tem que olhar pa- ra frente”, desabafou o ex-sena- dor, enfatizando que o clima en- tre eles inviabilizou a permanên- cia de Henrique Eduardo Alves no MDB, motivando a saída do ex-ministro para o PSB.

Garibaldi Alves Filho fez ques- tão de manifestar as diferenças entre ele e o ex-ministro Henri- que Eduardo Alves, e detalhou um pouco sobre o discurso que irá levar para os eleitores do Rio Grande do Norte.

“Eu tenho mais serviços pres- tados, mais obras para apon- tar em cada município do que o deputado Henrique, porque ele nunca foi Executivo. Foi 11 vezes deputado federal”, ressaltou em entrevista à Rádio 98 FM Natal.

ROMPIMENTO. No início des- te ano, o ex-senador e ex-gover- nador RN, Garibaldi Alves Filho, declarou que não caminha mais

politicamente com o seu primo, o ex-ministro, Henrique Eduar- do Alves, mesmo os dois estan- do, à época, no mesmo partido, o MDB. Garibaldi havia informado que o afastamento já vinha acon- tecendo nos últimos anos e não tinha qualquer razão para man- ter a relação entre os dois politi- camente.

“Isso já vinha acontecendo e hoje tomou uma dimensão maior.

O ex-deputado Henrique, na últi- ma campanha não votou em Wal- ter. Ele preferiu votar e apoiar o Benes Leocádio. Então, entendo que não há mais razão para a gen- te continuar convivendo politica- mente”, declarou o ex-senador.

Em 2018, o ex-prefeito de Lajes e ex-presidente da Federação dos Município do Estado (Femurn), Benes Leocádio, que estava no PTC (Partido Trabalhista Cristão), foi o candidato mais votado no Rio Grande do Norte, para a Câ- mara Federal. Walter foi o 7º mais votado naquele pleito.

A iniciativa de Garibaldi Alves Filho, mais de três anos depois, também está relacionada à elei- ção que se aproxima. “Tem a ver com a próxima eleição, porque uma eleição não se mostra isola- da, ela repercute na próxima. Isso tem uma continuidade, então, o que posso dizer é que não houve condições para continuar. É uma história de décadas, não é fácil um rompimento, mas quando se faz necessário, a gente precisa tomar a decisão que nos parece mais adequada”, pontuou.

Adenilson Costa Repórter de Política

Ex-ministro Henrique Alves (PSB)

JOSÉ ALDENIR/AGORA RN JOSÉ ALDENIR/AGORA RN

Ex-senador Garibaldi Filho (MDB)

(4)

• Quarta-feira, 11 de maio de 2022

4 Política

A última pesquisa de intenção de voto Band/Seta para o Senado mostra o ex-prefeito de Natal Car- los Eduardo Alves com 29,7% das intenções de voto, enquanto o ex- -ministro Rogério Marinho (PL) al-

cança 18,2%. Já o vereador em Natal Robério Paulino (Psol) tem 3,8% das intenções de voto, e o ex-deputado federal Ney Lopes alcançou 1,9%.

A pesquisa não incluiu o no- me de Rafael Motta, que manifes-

tou desejo de concorrer ao Senado.

Quando ele solicitou a inclusão em ofício aos institutos de pesquisa, esta já estava sendo finalizada. Na pesquisa, 1500 pessoas foram ou- vidas entre os dias 30 de abril a 1º

de maio. A margem de erro de 2,7 pontos percentuais para mais ou para menos. A pesquisa está regis- trada sob o código RN-05375/2022.

Ex-prefeito é 1º lugar na intenção de votos ao Senado

‘Robério Paulino é um péssimo analista político’, diz

‘Espero obter o apoio dele e do PSB’, afirma Carlos Eduardo, sobre Rafael

Ex-prefeito quebra o silêncio, fala sobre a pré-candidatura de Rafael Motta e rebate as críticas de adversários políticos

O

ex-prefeito de Natal e pré-candidato ao Se- nado Carlos Eduardo Alves (PDT) conversou com exclusividade com o AGORA RN nesta terça-feira 10 e falou abertamente sobre a aspira- ção do deputado federal Rafa- el Motta (PSB) de ser candida- to a senador e ter o apoio do PT, que hoje está fechado com Carlos.

Ele também rebateu as crí- ticas que vem recebendo por parte dos seus adversários po- líticos Rogério Marinho (PL) e Robério Paulino (PSOL). Sobre Rogério, ele destacou os es- cândalos relacionados ao no- me do ex-ministro bolsonaris- ta. Já sobre Robério Paulino, o ex-prefeito de Natal o classifi- cou como um “péssimo” ana- lista político e aconselhou que o précandidato do PSOL fosse cuidar das suas bandeiras po- líticas.

Carlos Eduardo Alves re- conheceu que são legítimos a pretensão e o interesse do deputado federal Rafael Mot- ta de buscar a viabilização de uma pré-candidatura ao Se- nado nas eleições de outubro, porém, reforça que os partidos que fazem parte da aliança en- cabeçada pelo PT no Estado já declararam apoio a sua pré- -candidatura como candidato a senador apoiado pela gover- nadora Fátima Bezerra (PT).

O pedetista afirma que está aberto ao diálogo e espera que em breve possa ter o apoio do PSB no Rio Grande do Norte.

“É legítima a aspiração de Rafael Motta, mas espero que ele não divida a oposição, pois isso só irá favorecer o candi- dato adversário. Eu não tenho Rafael como adversário polí- tico. Tenho ele e o PSB como aliados políticos, embora se- ja o único partido da nossa aliança que ainda não decla- rou apoio à nossa candidatu- ra, mas espero que até as con- venções isso aconteça”, afir- mou Carlos Eduardo.

O pré-candidato ao Sena- do complementou: “O Partido dos Trabalhadores já se pro- nunciou. Já estive com o PC- doB e PV, que também já se pronunciaram. Já estive com o MDB. Todos se pronunciaram em defesa da minha candida- tura. Todos os partidos da co- ligação que votam em Fátima Bezerra para se reeleger gover- nadora do Rio Grande do Nor- te já declaram apoio à nossa aliança, em que eu serei o can- didato ao Senado Federal ao lado de Fátima”, explicou.

O ex-prefeito de Natal e lí- der potiguar do PDT enfatizou que sempre esteve aberto ao diálogo e que não existe ne- nhuma dificuldade de conver- sar com Rafael Motta.

“Inclusive, já o visitei na própria residência dele. Já conversamos bastante pou- co tempo atrás. Tenho as me- lhores relações possíveis com Adenilson Costa

Repórter de Política

“Não tenho Rafael como adversário.

Tenho ele e o PSB como aliados, embora seja o único da nossa aliança que ainda não declarou apoio à nossa candidatura, mas espero que até as convenções isso aconteça”

Carlos Eduardo Alves Pré-candidato ao Senado

Em entrevista recente ao AGORA RN, o pré-candidato ao Senado Robério Paulino atacou Carlos Eduardo Alves e classifi- cou o pedetista como um “legíti- mo representante das oligarquias

que atrasaram o Rio Grande do Norte por décadas”. Ele chegou a enfatizar que o ex-prefeito de Na- tal e Rogério Marinho são “péssi- mas” opções para o Senado.

A esse respeito, Carlos Edu-

ardo Alves disse que “Robério Paulino é um péssimo analista político, que deveria estar pre- ocupado com o que irá defen- der, as suas bandeiras de luta, se conseguisse chegar ao Congres-

so Nacional”. “Acho que Robério não precisa se preocupar com is- so não – aliança entre o PT e PDT no Estado – os meus posiciona- mentos políticos são muito cla- ros”, pontuou.

o PSB e com Rafael. Acredito que é legítimo da parte dele querer ser senador, mas todos

os partidos da nossa aliança já declararam apoio a nos- sa candidatura e espero que,

mais adiante, (possamos) ob- ter também o apoio de dele e do PSB”, desejou.

Carlos: “É legítima aspiração de Rafael, mas espero que não divida a oposição, pois só favorecerá ao candidato adversário”

JOSÉ ALDENIR / AGORA RN

CONTINUA NA PÁGINA 5

Quarta-feira, 11 de maio de 2022 •

5

Política

‘Rogério Marinho tem a biografia

manchada por corrupção’, diz Carlos

Carlos Eduardo Alves decla- rou que a biografia do pré-can- didato ao Senado Rogério Ma- rinho (PL), seu principal adver- sário político nestas eleições, é manchada pela corrupção. O ex- -prefeito de Natal relembrou es- cândalos que envolvem o nome do ex-ministro do presidente Jair Bolsonaro (PL), como o escân- dalo do “Saco Preto” e a constru- ção de um mirante na ordem de quase R$ 2 milhões vizinho às terras de Marinho e do seu só- cio, Soares Júnior, no município de Monte das Gameleiras. Tudo bancado com verba federal, na gestão da qual Rogério era mi- nistro do Desenvolvimento Re- gional.

Na avaliação de Carlos Edu- ardo Alves, o ex-ministro Rogé- rio Marinho tem uma “biogra- fia” manchada pela corrupção.

O ex-prefeito lembrou que o Su- perior Tribunal de Justiça (STJ) decidiu, no início deste mês, manter uma ação penal na qual o ex-ministro é réu por pecula- to - apropriação de bem público –, no caso que envolve a supos- ta contratação de funcionários fantasmas na Câmara Munici- pal de Natal, entre 2005 e 2007, período em que Rogério Mari- nho ocupou a presidência da Casa Legislativa. A investigação começou a partir de uma lista apreendida durante uma ope- ração policial. O documento trazia cerca de 900 pessoas que teriam cargos na Câmara.

“Quando Marinho foi presi- dente da Câmara Municipal de Natal, houve uma investigação do Ministério Público que che- gou a 900 contracheques fantas- mas na Câmara Municipal. Ago- ra, no Superior Tribunal de Justi- ça (STJ), foi dada a continuidade da ação penal. Se ele for conde- nado, nem candidato ele irá ser.

Rogério tem uma biografia man- chada pela corrupção”, ressal- tou.Só Marinho, aponta um tre- cho da acusação, teria indicado diretamente e recebido vanta- gem a partir da nomeação de 12 servidores para a Câmara Muni- cipal, totalizando o recebimen- to irregular de supostamente R$ 133,5 mil. Noutro trecho, se- gundo provas obtidas com que- bra do sigilo bancário, o dinheiro todo era sacado pelos servidores logo após o recebimento do sa- lário – o que sugere que haveria uma repartição dos valores.

SACO PRETO. Carlos Eduar- do Alves relembrou que Rogério Marinho, quando esteve à frente da Companhia de Serviços Ur- banos de Natal (Urbana), esteve no centro de um esquema deno- minado “Máfia do Saco Preto”, em que sacos de lixos eram pre- enchidos com areia, uma mano- bra para molhar o lixo para tor- ná-lo mais pesado. A diferença era a “propina” da corrupção, segundo a denúncia. A intenção era adulterar os lixos para pesar mais e assim pagar o valor mais caro do que era originalmente.

“Rogério Marinho foi presi- dente da Urbana e ficou conhe- cido como o famoso escândalo do ‘Saco Preto’, onde o lixo era pesado dentro de sacos pretos e na presidência de Rogério colo- cava-se areia para dar sobrepe- so e a diferença era a propina da corrupção”.

“Acredito que Rogério está em uma situação muito compli-

cada com a Justiça. Acho que se- rá muito difícil ele ser candidato, porque ele pode ser condenado a qualquer momento. Se a Justi- ça julgar, ele será condenado, e como ele será candidato assim?”, questionou.

COMPARAÇÃO DE CURRÍCU- LOS. O ex-prefeito de Natal Car- los Eduardo Alves comparou seu currículo com o de Rogério.

“Tenho 32 anos de vida pública e não tenho nenhum processo de improbidade administrativa, muito diferente do candidato Rogério Marinho, que responde a processos, ação penal por pe- culato, enriquecimento ilícito e lavagem de dinheiro”.

MIRANTE. Sobre o mirante, Carlos Eduardo Alves lembrou

“Rogério está sendo investigado pelo Ministério Público Federal, porque ele se utilizou do depu- tado Beto Rosado - que diga-se de passagem, nunca apresentou

“Tenho 32 anos de vida pública e não tenho

nenhum processo de improbidade administrativa, muito diferente do candidato Rogério Marinho, que responde a processos, ação penal por peculato, enriquecimento ilícito e lavagem de dinheiro”

Carlos Eduardo Alves Pré-candidato ao Senado Carlos Eduardo: “Acho que será muito difícil ele ser candidato, porque ele pode ser condenado a qualquer momento”

nenhuma emenda parlamentar aqui no Estado que não seja para Mossoró- , mas apresentou uma emenda para Serra de São Ben- to, Monte das Gameleiras, para fazer um mirante na ordem de quase R$ 2 milhões e esse mi- rante é vizinho as terras de Rogé- rio e do sócio dele Soares Júnior, que ele nomeou para ser um dos diretores da Codevasf, onde as emendas do orçamento secreto estão escapulindo”.

E continuou: “O senhor Soa- res Júnior, sócio de Rogério Ma- rinho, eles têm um empreendi- mento para construir 150 casas de luxo e esse mirante é exata- mente para valorizar as terras de Rogério e do seu sócio, o diretor Codevasf, Soares Júnior”.

REFORMA TRABALHISTA. Carlos Eduardo Alves elevou o tom e criticou também a refor- ma trabalhista, cuja relatoria, na época, foi conduzida pelo então deputado federal Rogério Ma- rinho, que alterou mais de cem pontos da legislação trabalhista brasileira (CLT) e, segundo Car- los Eduardo, retirou direitos his- tóricos dos trabalhadores, preca- rizando ainda mais as condições de trabalho. E ressaltou que o aliado do presidente Jair Bolso- naro “empobreceu” os municí- pios brasileiros.

REFORMA PREVIDENCIÁRIA. Sobre a reforma da Previdên- cia, que também foi defendida por Rogério Marinho, mas já na condição de integrante do go- verno, Carlos comentou: “Hoje, para se aposentar com salário integral, terá que trabalhar 40 anos. Antes, era 35 para homens e 30, mulheres. Nunca vi fazer uma reforma da Previdência co- mo Rogério Marinho fez, acabou com aposentadoria por tempo de serviço. Conheço gente que fez 60 anos, trabalhou 45 e não se aposentou. Qual é a média de vida do brasileiro?”.

OUTROS CASOS. Pesa tam- bém contra o currículo de Rogé- rio Marinho o fato de ele ter, em 2016, votado a favor da PEC dos Gastos Públicos (EC 95), que congela os gastos com Saúde e Educação. E ainda tentou en- quadrar os movimentos sociais na Lei Antiterrorismo, sendo defensor da reforma do Ensino Médio e do projeto Escola Sem Partido.

CONTINUAÇÃO DA PÁGINA 4

JOSÉ ALDENIR

(5)

• Quarta-feira, 11 de maio de 2022

4 Política

A última pesquisa de intenção de voto Band/Seta para o Senado mostra o ex-prefeito de Natal Car- los Eduardo Alves com 29,7% das intenções de voto, enquanto o ex- -ministro Rogério Marinho (PL) al-

cança 18,2%. Já o vereador em Natal Robério Paulino (Psol) tem 3,8% das intenções de voto, e o ex-deputado federal Ney Lopes alcançou 1,9%.

A pesquisa não incluiu o no- me de Rafael Motta, que manifes-

tou desejo de concorrer ao Senado.

Quando ele solicitou a inclusão em ofício aos institutos de pesquisa, esta já estava sendo finalizada. Na pesquisa, 1500 pessoas foram ou- vidas entre os dias 30 de abril a 1º

de maio. A margem de erro de 2,7 pontos percentuais para mais ou para menos. A pesquisa está regis- trada sob o código RN-05375/2022.

Ex-prefeito é 1º lugar na intenção de votos ao Senado

‘Robério Paulino é um péssimo analista político’, diz

‘Espero obter o apoio dele e do PSB’, afirma Carlos Eduardo, sobre Rafael

Ex-prefeito quebra o silêncio, fala sobre a pré-candidatura de Rafael Motta e rebate as críticas de adversários políticos

O

ex-prefeito de Natal e pré-candidato ao Se- nado Carlos Eduardo Alves (PDT) conversou com exclusividade com o AGORA RN nesta terça-feira 10 e falou abertamente sobre a aspira- ção do deputado federal Rafa- el Motta (PSB) de ser candida- to a senador e ter o apoio do PT, que hoje está fechado com Carlos.

Ele também rebateu as crí- ticas que vem recebendo por parte dos seus adversários po- líticos Rogério Marinho (PL) e Robério Paulino (PSOL). Sobre Rogério, ele destacou os es- cândalos relacionados ao no- me do ex-ministro bolsonaris- ta. Já sobre Robério Paulino, o ex-prefeito de Natal o classifi- cou como um “péssimo” ana- lista político e aconselhou que o précandidato do PSOL fosse cuidar das suas bandeiras po- líticas.

Carlos Eduardo Alves re- conheceu que são legítimos a pretensão e o interesse do deputado federal Rafael Mot- ta de buscar a viabilização de uma pré-candidatura ao Se- nado nas eleições de outubro, porém, reforça que os partidos que fazem parte da aliança en- cabeçada pelo PT no Estado já declararam apoio a sua pré- -candidatura como candidato a senador apoiado pela gover- nadora Fátima Bezerra (PT).

O pedetista afirma que está aberto ao diálogo e espera que em breve possa ter o apoio do PSB no Rio Grande do Norte.

“É legítima a aspiração de Rafael Motta, mas espero que ele não divida a oposição, pois isso só irá favorecer o candi- dato adversário. Eu não tenho Rafael como adversário polí- tico. Tenho ele e o PSB como aliados políticos, embora se- ja o único partido da nossa aliança que ainda não decla- rou apoio à nossa candidatu- ra, mas espero que até as con- venções isso aconteça”, afir- mou Carlos Eduardo.

O pré-candidato ao Sena- do complementou: “O Partido dos Trabalhadores já se pro- nunciou. Já estive com o PC- doB e PV, que também já se pronunciaram. Já estive com o MDB. Todos se pronunciaram em defesa da minha candida- tura. Todos os partidos da co- ligação que votam em Fátima Bezerra para se reeleger gover- nadora do Rio Grande do Nor- te já declaram apoio à nossa aliança, em que eu serei o can- didato ao Senado Federal ao lado de Fátima”, explicou.

O ex-prefeito de Natal e lí- der potiguar do PDT enfatizou que sempre esteve aberto ao diálogo e que não existe ne- nhuma dificuldade de conver- sar com Rafael Motta.

“Inclusive, já o visitei na própria residência dele. Já conversamos bastante pou- co tempo atrás. Tenho as me- lhores relações possíveis com Adenilson Costa

Repórter de Política

“Não tenho Rafael como adversário.

Tenho ele e o PSB como aliados, embora seja o único da nossa aliança que ainda não declarou apoio à nossa candidatura, mas espero que até as convenções isso aconteça”

Carlos Eduardo Alves Pré-candidato ao Senado

Em entrevista recente ao AGORA RN, o pré-candidato ao Senado Robério Paulino atacou Carlos Eduardo Alves e classifi- cou o pedetista como um “legíti- mo representante das oligarquias

que atrasaram o Rio Grande do Norte por décadas”. Ele chegou a enfatizar que o ex-prefeito de Na- tal e Rogério Marinho são “péssi- mas” opções para o Senado.

A esse respeito, Carlos Edu-

ardo Alves disse que “Robério Paulino é um péssimo analista político, que deveria estar pre- ocupado com o que irá defen- der, as suas bandeiras de luta, se conseguisse chegar ao Congres-

so Nacional”. “Acho que Robério não precisa se preocupar com is- so não – aliança entre o PT e PDT no Estado – os meus posiciona- mentos políticos são muito cla- ros”, pontuou.

o PSB e com Rafael. Acredito que é legítimo da parte dele querer ser senador, mas todos

os partidos da nossa aliança já declararam apoio a nos- sa candidatura e espero que,

mais adiante, (possamos) ob- ter também o apoio de dele e do PSB”, desejou.

Carlos: “É legítima aspiração de Rafael, mas espero que não divida a oposição, pois só favorecerá ao candidato adversário”

JOSÉ ALDENIR / AGORA RN

CONTINUA NA PÁGINA 5

Quarta-feira, 11 de maio de 2022 •

5

Política

‘Rogério Marinho tem a biografia

manchada por corrupção’, diz Carlos

Carlos Eduardo Alves decla- rou que a biografia do pré-can- didato ao Senado Rogério Ma- rinho (PL), seu principal adver- sário político nestas eleições, é manchada pela corrupção. O ex- -prefeito de Natal relembrou es- cândalos que envolvem o nome do ex-ministro do presidente Jair Bolsonaro (PL), como o escân- dalo do “Saco Preto” e a constru- ção de um mirante na ordem de quase R$ 2 milhões vizinho às terras de Marinho e do seu só- cio, Soares Júnior, no município de Monte das Gameleiras. Tudo bancado com verba federal, na gestão da qual Rogério era mi- nistro do Desenvolvimento Re- gional.

Na avaliação de Carlos Edu- ardo Alves, o ex-ministro Rogé- rio Marinho tem uma “biogra- fia” manchada pela corrupção.

O ex-prefeito lembrou que o Su- perior Tribunal de Justiça (STJ) decidiu, no início deste mês, manter uma ação penal na qual o ex-ministro é réu por pecula- to - apropriação de bem público –, no caso que envolve a supos- ta contratação de funcionários fantasmas na Câmara Munici- pal de Natal, entre 2005 e 2007, período em que Rogério Mari- nho ocupou a presidência da Casa Legislativa. A investigação começou a partir de uma lista apreendida durante uma ope- ração policial. O documento trazia cerca de 900 pessoas que teriam cargos na Câmara.

“Quando Marinho foi presi- dente da Câmara Municipal de Natal, houve uma investigação do Ministério Público que che- gou a 900 contracheques fantas- mas na Câmara Municipal. Ago- ra, no Superior Tribunal de Justi- ça (STJ), foi dada a continuidade da ação penal. Se ele for conde- nado, nem candidato ele irá ser.

Rogério tem uma biografia man- chada pela corrupção”, ressal- tou.Só Marinho, aponta um tre- cho da acusação, teria indicado diretamente e recebido vanta- gem a partir da nomeação de 12 servidores para a Câmara Muni- cipal, totalizando o recebimen- to irregular de supostamente R$ 133,5 mil. Noutro trecho, se- gundo provas obtidas com que- bra do sigilo bancário, o dinheiro todo era sacado pelos servidores logo após o recebimento do sa- lário – o que sugere que haveria uma repartição dos valores.

SACO PRETO. Carlos Eduar- do Alves relembrou que Rogério Marinho, quando esteve à frente da Companhia de Serviços Ur- banos de Natal (Urbana), esteve no centro de um esquema deno- minado “Máfia do Saco Preto”, em que sacos de lixos eram pre- enchidos com areia, uma mano- bra para molhar o lixo para tor- ná-lo mais pesado. A diferença era a “propina” da corrupção, segundo a denúncia. A intenção era adulterar os lixos para pesar mais e assim pagar o valor mais caro do que era originalmente.

“Rogério Marinho foi presi- dente da Urbana e ficou conhe- cido como o famoso escândalo do ‘Saco Preto’, onde o lixo era pesado dentro de sacos pretos e na presidência de Rogério colo- cava-se areia para dar sobrepe- so e a diferença era a propina da corrupção”.

“Acredito que Rogério está em uma situação muito compli-

cada com a Justiça. Acho que se- rá muito difícil ele ser candidato, porque ele pode ser condenado a qualquer momento. Se a Justi- ça julgar, ele será condenado, e como ele será candidato assim?”, questionou.

COMPARAÇÃO DE CURRÍCU- LOS. O ex-prefeito de Natal Car- los Eduardo Alves comparou seu currículo com o de Rogério.

“Tenho 32 anos de vida pública e não tenho nenhum processo de improbidade administrativa, muito diferente do candidato Rogério Marinho, que responde a processos, ação penal por pe- culato, enriquecimento ilícito e lavagem de dinheiro”.

MIRANTE. Sobre o mirante, Carlos Eduardo Alves lembrou

“Rogério está sendo investigado pelo Ministério Público Federal, porque ele se utilizou do depu- tado Beto Rosado - que diga-se de passagem, nunca apresentou

“Tenho 32 anos de vida pública e não tenho

nenhum processo de improbidade administrativa, muito diferente do candidato Rogério Marinho, que responde a processos, ação penal por peculato, enriquecimento ilícito e lavagem de dinheiro”

Carlos Eduardo Alves Pré-candidato ao Senado Carlos Eduardo: “Acho que será muito difícil ele ser candidato, porque ele pode ser condenado a qualquer momento”

nenhuma emenda parlamentar aqui no Estado que não seja para Mossoró- , mas apresentou uma emenda para Serra de São Ben- to, Monte das Gameleiras, para fazer um mirante na ordem de quase R$ 2 milhões e esse mi- rante é vizinho as terras de Rogé- rio e do sócio dele Soares Júnior, que ele nomeou para ser um dos diretores da Codevasf, onde as emendas do orçamento secreto estão escapulindo”.

E continuou: “O senhor Soa- res Júnior, sócio de Rogério Ma- rinho, eles têm um empreendi- mento para construir 150 casas de luxo e esse mirante é exata- mente para valorizar as terras de Rogério e do seu sócio, o diretor Codevasf, Soares Júnior”.

REFORMA TRABALHISTA.

Carlos Eduardo Alves elevou o tom e criticou também a refor- ma trabalhista, cuja relatoria, na época, foi conduzida pelo então deputado federal Rogério Ma- rinho, que alterou mais de cem pontos da legislação trabalhista brasileira (CLT) e, segundo Car- los Eduardo, retirou direitos his- tóricos dos trabalhadores, preca- rizando ainda mais as condições de trabalho. E ressaltou que o aliado do presidente Jair Bolso- naro “empobreceu” os municí- pios brasileiros.

REFORMA PREVIDENCIÁRIA.

Sobre a reforma da Previdên- cia, que também foi defendida por Rogério Marinho, mas já na condição de integrante do go- verno, Carlos comentou: “Hoje, para se aposentar com salário integral, terá que trabalhar 40 anos. Antes, era 35 para homens e 30, mulheres. Nunca vi fazer uma reforma da Previdência co- mo Rogério Marinho fez, acabou com aposentadoria por tempo de serviço. Conheço gente que fez 60 anos, trabalhou 45 e não se aposentou. Qual é a média de vida do brasileiro?”.

OUTROS CASOS. Pesa tam- bém contra o currículo de Rogé- rio Marinho o fato de ele ter, em 2016, votado a favor da PEC dos Gastos Públicos (EC 95), que congela os gastos com Saúde e Educação. E ainda tentou en- quadrar os movimentos sociais na Lei Antiterrorismo, sendo defensor da reforma do Ensino Médio e do projeto Escola Sem Partido.

CONTINUAÇÃO DA PÁGINA 4

JOSÉ ALDENIR

Referências

Documentos relacionados

GRASTAL - GRANJA SANTA TEREZINHA LTDA, CNPJ 03.568.925/0001-21, torna público que recebeu do Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente do Rio Grande do Norte – IDEMA

CANOPUS LOCAÇÃO, MANUTENÇÃO E CONSULTORIA LTDA, CNPJ 40.052.170/0001-34, torna público que recebeu do Instituto Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente do Rio Grande do Norte

Salgado Filho, 1555 Natal/RN CGC nº 08.334.385/0001- 35, torna público que está requerendo ao Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente do Rio Grande do Norte

ELAWAN DESENVOLVIMENTOS BRASIL S.A inscrita sob o CNPJ: 32.849.284/0001-81, torna público que está requerendo ao Instituto de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente do Rio Grande

CORTEZ ENGENHARIA LTDA., CNPJ: 10.505.311/0001-66, torna público que está requerendo ao Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente do Rio Grande do Norte – IDEMA

POSTO SERTANEJO EIRELI, inscrito no CNPJ: 10.595.050/0001-12, torna público que está requerendo do Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente do Rio Grande do Norte

A Prefeitura Municipal de Parelhas/RN, CNPJ sob nº 08.087.561/0001-81, torna público que está requerendo ao Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente do Rio Grande

BRANDÃO SINTÉTICOS LTDA-ME, CNPJ sob o nº.: 12.659.486/0001-53, torna público que recebeu do Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente do Rio Grande do Norte –