• Nenhum resultado encontrado

PREFEITURA MUNICIPAL DE MARACAÍ ESTADO DE SÃO PAULO Secretaria Municipal da Educação, Cultura, Esporte e Turismo

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2022

Share "PREFEITURA MUNICIPAL DE MARACAÍ ESTADO DE SÃO PAULO Secretaria Municipal da Educação, Cultura, Esporte e Turismo"

Copied!
8
0
0

Texto

(1)

__________________________________________________________________________________________________________________

EDITAL Nº 002 /2012

PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO Nº 002 /2012

MARIA DE FÁTIMA CAMPIDELLI FERREIRA, Secretário Municipal de Educação, Cultura, Esporte e Turismo de Maracaí, Estado de São Paulo, no uso das atribuições que lhe são conferidas por lei, TORNA PÚBLICO, que fará realizar SELEÇÃO PÚBLICA SIMPLIFICADA DE PROVAS E TÍTULOS, destinada à seleção de docentes para Funções-Atividades abaixo especificadas, nos termos do inciso IX, do artigo 37 da Constituição Federal, Leis Municipal nº 1.322/00 e nº 1.361/00, Lei Federal nº 8.745/93, alterada pela Lei Federal nº 9.849/99 e demais disposições legais pertinentes e das Instruções Especiais contidas neste Edital.

I - DAS FUNÇÕES

1 - O Processo Seletivo Simplificado destina-se ao cadastro de reserva para atender a necessidade do serviço público, por tempo determinado, para complementação do Processo Seletivo Simplificado nº 001/2011, sendo vedada a participação dos candidatos classificados no Processo Seletivo vigente nº 001/2011, nas substituições dos docentes efetivos no Município de Maracaí quando de seus afastamentos legais superiores a 15 (quinze) dias e quando da necessidade de atribuições de classes e aulas de acordo com a demanda das escolas municipais para as Funções-Atividades constantes da tabela abaixo discriminada durante o prazo de validade desta seleção.

Funções-Atividades Vagas Requisitos Taxa de

Inscrição

Carga horária semanal

Valor hora/aula

PROFESSOR DE EDUCAÇÃO BÁSICA I

CADASTRO DE RESERVA

Curso de Nível Médio, na modalidade Normal, ou Normal Superior ou Licenciatura Plena em Pedagogia com Habilitação para os Anos Iniciais do Ensino

Fundamental e/ou Educação Infantil.

R$ 30,00 30 HORAS R$ 8,56

II – DAS INSCRIÇÕES Período: 21 a 25/05/2012 Horário: 9h às 11h - 13h às 16h

1. Local: Secretaria Municipal da Educação, Cultura, Esporte e Turismo – Rua General Ataliba Leonel, n.º 860 – Centro – Maracaí.

2. A inscrição será formalizada mediante a entrega dos documentos necessários.

3. Este Processo Seletivo não gera obrigatoriedade para a Prefeitura de Maracaí, de aproveitar todos os candidatos classificados. A classificação gera para o candidato apenas o direito à prioridade na contratação temporária.

4. A inscrição do candidato implicará na tácita e integral aceitação das condições estabelecidas neste Edital e nas instruções específicas, das quais não poderá alegar desconhecimento.

5. A qualquer tempo poder-se-á anular a inscrição, prova ou nomeação do candidato, desde que verificada falsidade de declarações ou informações contidas no ato de inscrição.

6. Será permitida a inscrição por procuração, através de instrumento próprio que deverá ser apresentado em via original e única, para cada candidato (neste caso, a procuração ficará retida e anexada à ficha de inscrição).

7. O candidato e o respectivo procurador respondem, civil e criminalmente, pelas informações prestadas na ficha de inscrição.

8. Ao candidato fica atribuída total responsabilidade pelo preenchimento da ficha de inscrição.

9. Ao candidato será permitida a inscrição em apenas uma Função-Atividade por período de prova.

(2)

__________________________________________________________________________________________________________________

III – DAS INSCRIÇÕES PARA CANDIDATOS PORTADORES DE DEFICIÊNCIA

1. Às pessoas portadoras de deficiência é assegurado o direito de se inscrever neste Processo Seletivo, desde que as atribuições da Função pretendida sejam compatíveis com a deficiência de que são portadores, conforme estabelecido no Decreto Federal nº 3.298, de 20/12/1999, alterado pelo Decreto Federal nº 5.296, de 02/12/2004.

2. No ato da inscrição, o candidato portador de deficiência deverá declarar, na Ficha de Inscrição, essa condição e a deficiência da qual é portador, encaminhando ao Departamento de Educação o Laudo Médico atestando a espécie e o grau ou nível da deficiência, com expressa referência ao código correspondente da Classificação Internacional de Doença – CID, bem como a provável causa da deficiência.

3. O candidato portador de deficiência deverá encaminhar o laudo médico, constando a Função e o número do Processo Seletivo, no local de inscrição descrito neste Edital.

4. O candidato que necessitar de condições especiais para se submeter à Prova Objetiva deverá solicitá-la por escrito no mesmo endereço citado no item anterior, colocando no envelope o nome do Processo e a Função.

5. Será eliminado da lista de deficientes, o candidato cuja deficiência, assinalada na ficha de inscrição, não se constate.

6. As pessoas portadoras de deficiência participarão deste Processo em igualdade de condições com os demais candidatos no que se refere ao conteúdo da prova, avaliação e critérios de aprovação, ao horário e local de aplicação da prova e à nota mínima exigida para todos os demais candidatos.

IV – DAS INSCRIÇÕES PARA CANDIDATOS DESEMPREGADOS

1. Será aplicada a Lei Municipal n.° 1636/09 de 24/08/2009 do Município de Maracaí.

2. Os documentos comprobatórios estão descritos na mesma Lei Municipal.

V – DOS REQUISITOS NECESSÁRIOS

1. Ser brasileiro nato, naturalizado ou estar em processo de naturalização;

2. Ter idade mínima de 18 (dezoito) anos;

3. Ter escolaridade compatível com as exigências da função-atividade.

VI – DOS DOCUMENTOS NECESSÁRIOS 1. Para realização da inscrição

1.1. Ficha de inscrição devidamente preenchida indicando a Função-Atividade em que se pleiteia a vaga;

1.2. Comprovante de depósito referente ao pagamento da inscrição na Função pleiteada pelo candidato na conta da UNIEDUCA – Cooperativa de Ensino e Educação, através de depósito identificado pelo nº do RG do candidato, no Banco do Brasil, Agência 6570-6 e Conta Corrente 3023-6;

1.3. Cédula de identidade (original e cópia sem autenticação) ou protocolo do processo de naturalização;

1.4. Certidão de Nascimento de dependentes menores de 18 anos;

1.5. Cadastro de Pessoa Física – CPF (original e cópia sem autenticação);

No caso de candidato portador de deficiência deverá ser entregue declaração do tipo e grau de deficiência que apresenta, bem como se necessita de condição especial para se submeter à prova conforme Capítulo III.

2. Títulos específicos para inscrição para a Função de:

PEB I (Professor de Educação Básica I)

(3)

__________________________________________________________________________________________________________________

2.1. Diploma de Pedagogia ou de Habilitação Específica para o Magistério (Habilitação de ensino médio) para PEB I (original e cópia sem autenticação);

2.2. Apresentação dos demais títulos (original e cópia), conforme indicado no Capítulo FASE II;

2.3. Não serão avaliados títulos que não estejam especificados neste edital.

VII – DAS PROVAS

1. Data: 03/06/2012 – domingo.

2. Horário de realização: 09h00 para candidatos PEB I.

3. Local: EMEF Prof.ª Maria Helena da Silva Silvério, Rua Marechal Deodoro da Fonseca, n.º 480 – Centro – Maracaí.

4. O candidato deverá comparecer ao local da prova com meia hora de antecedência, munido de RG, Protocolo de Inscrição, caneta preta ou azul, lápis e borracha.

5. Candidato portador de deficiência participará da prova juntamente com os demais candidatos, em igualdade de condições no que diz respeito ao conteúdo e avaliação da prova.

FASE I – DAS PROVAS

PARA AS FUNÇÕES DE PEB I:

De caráter classificatório a prova será constituída de:

1. 40 (quarenta) questões objetivas, valendo 2,5 (dois e meio) pontos cada, totalizando 100 (cem) pontos, nos conteúdos de Língua Portuguesa, Matemática, Conhecimentos Gerais e Conhecimentos Pedagógicos;

FASE II – DOS TÍTULOS 1 – Dos Títulos:

Serão considerados somente os seguintes títulos para as Funções de: PEB I.

1. Diploma de Doutor correspondente ao campo de atuação relativo às aulas a serem atribuídas, ou na área da Educação – 10 (dez) pontos por certificado.

2. Diploma de Mestre correspondente ao campo de atuação relativo às aulas a serem atribuídas, ou na área da Educação – 07 (sete) pontos por certificado.

3. Curso de pós-graduação lato sensu ou curso de especialização ou aperfeiçoamento com, no mínimo 360 horas na área de educação – 1,5 (um e meio) ponto por certificado, no máximo 03 pontos.

4. Curso de aperfeiçoamento ou especialização feito por Instituições Públicas de Ensino com no mínimo 180 horas na área de educação – 01 (um) ponto por certificado, no máximo 02 pontos.

VIII – DA CLASSIFICAÇÃO:

1. O candidato será classificado de acordo com seu desempenho na prova, acrescido dos títulos da Fase II.

2. Os candidatos serão classificados por ordem decrescente da nota final, em lista de classificação para cada Função.

3. Quanto ao critério de desempate fixa-se em:

- maior nota na prova - maior idade

- maior número de filhos/dependentes IX– PUBLICAÇÃO DO RESULTADO

O gabarito será publicado no site www.unieduca.org.br, no dia 05 de junho de 2012.

(4)

__________________________________________________________________________________________________________________

A classificação geral será publicada no dia 08 de junho de 2012 na Secretaria Municipal de Educação e Cultura, no saguão da Prefeitura Municipal de Maracaí, no site da UNIEDUCA www.unieduca.org.br, no Jornal de Circulação local e no site da Prefeitura de Maracaí www.maracai.sp.gov.br

X – CHAMADA

1. Os candidatos classificados serão convocados à medida das necessidades da Secretaria Municipal de Educação e Cultura de Maracaí.

2. A contratação obedecerá à lista final de classificação (homologação), publicada.

3. Será vedada nova atribuição ao docente classificado através do processo seletivo que declinar, por qualquer motivo, de classes e/ou aulas no momento da atribuição, exceto quando todos os docentes classificados na Função já tenham sido atendidos.

4. O candidato convocado para contratação temporária que não comparecer no prazo vigente do instrumento de convocação, será excluído do cadastro.

5. Os candidatos habilitados serão, a critério da Administração Pública Municipal, contratados temporariamente, conforme os ditames da Legislação Municipal vigente.

6. O candidato classificado e convocado pela Administração Municipal deverá comprovar documentalmente a sua capacidade física e mental para desempenhar as respectivas Funções através de exame a ser realizado pelo Departamento Municipal de Saúde de Maracaí. Somente serão admitidos os candidatos considerados aptos no exame de saúde.

7. No prazo de 02 (dois) dias úteis, contados da data da publicação das listas de classificação, os candidatos portadores de deficiência deverão se submeter à perícia médica, para verificação de compatibilidade de sua deficiência com exercício das atribuições da Função.

8. A perícia será realizada por Órgão Médico Oficial do Município, por especialistas na área da deficiência de cada candidato devendo o laudo ser fornecido em um prazo de 05 dias úteis, após o respectivo exame.

XI – DA ATRIBUIÇÃO

O cronograma de atribuição de classes/aulas da Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Esporte e Turismo será divulgado e disporá sobre atribuições para o ano letivo de 2012.

No ato da atribuição de classes/aulas, o candidato classificado deverá apresentar:

a) 02 (duas) fotos;

b) Número de Conta Corrente no banco: Caixa Econômica Federal;

c) Carteira Profissional;

d) Cópia do RG, CPF, PIS/PASEP, Título de Eleitor com o comprovante de votação ou justificação da última eleição, Certidão de Nascimento ou Casamento, Certificado de Reservista ou de Quitação com o Serviço Militar, Certidão de Nascimento de Filhos;

e) Laudo de Saúde expedido pelo Órgão de Saúde;

f) Certidão Negativa de Antecedentes Criminais expedida pelo órgão competente da região de seu domicílio;

g) Declaração de acúmulo ou não, de cargo, emprego ou função pública nas esferas municipal, estadual ou federal;

h) Declaração de que não percebe proventos de aposentadoria do regime Próprio da Previdência Social, em atendimento ao disposto no § 10, do Artigo 37, da Constituição Federal e da Emenda Constitucional Nº 20/98;

(5)

__________________________________________________________________________________________________________________

i) Comprovante de escolaridade conforme sua inscrição. O candidato que não comprovar haver concluído sua habilitação para o exercício das atribuições da Função será eliminado do Processo Seletivo Público;

j) Outros documentos que a Administração Municipal julgar necessários.

NOTA: Não poderá ser contratado, o candidato que não apresentar toda a documentação acima mencionada e as demais exigidas no ato da contratação.

h) Da jornada de trabalho para PEB I: 30 horas semanais, sendo 25 horas em sala de aula com aluno, 2 horas de HTPC na escola, 3 horas de HTP em local de livre escolha pelo docente ou por convocação do superior imediato. Acima de 3 faltas consecutivas ou 5 faltas interpoladas injustificadas, acarretara ab rescisão do contrato.

XII – DAS DISPOSIÇÕES GERAIS

1. É de competência da Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Esporte e Turismo de Maracaí a atribuição dos Projetos para 2012, os quais serão objetos de regulamentação específica.

2. Após a efetivação da inscrição não será anexado nenhum tipo de documentação ao prontuário do candidato.

3. Não será fornecido ao candidato qualquer documento comprobatório de classificação no Processo Seletivo, valendo para esse fim a classificação publicada.

4. Por razões de ordem técnica de segurança, a UNIEDUCA não fornecerá exemplares dos cadernos de questões aos candidatos ou a instituições de direito público ou privado mesmo após o encerramento do Processo Seletivo.

5. Os candidatos poderão interpor recurso no prazo de 02 (dois) dias, contados a partir da data da divulgação da classificação pela Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Turismo de Maracaí, na própria secretaria, no período das 9 às 12 horas.

6. Não se reconhecerá o pedido de revisão desprovido de fundamentação.

7. Somente será apreciado o recurso interposto no prazo previsto com indicação do nome do concurso público, nome do candidato, número de inscrição, cargo que está concorrendo, a devida fundamentação e devidamente assinado.

8. O recurso interposto fora do respectivo prazo não será aceito, sendo considerada para tanto, a data da postagem da correspondência.

9. O(s) ponto(s) relativo(s) à(s) questão(ões) eventualmente anulada(s) será(ão) atribuído(s) a todos os candidatos presentes.

10. O candidato obriga-se a manter atualizado seu endereço junto a Prefeitura de Maracaí, durante o período de validade do Processo Seletivo.

11. A inexatidão das afirmativas contidas em documentos apresentados, ainda que verificadas posteriormente, eliminará o candidato do Processo Seletivo, anulando-se os atos decorrentes da inscrição.

12. Decorridos 180 (cento e oitenta) dias da divulgação do resultado do Processo Seletivo e não se caracterizando óbice administrativo ou legal, é facultada a incineração das provas e demais registros escritos, mantendo-se, os registros eletrônicos a ele inerentes.

13. À Prefeitura Municipal de Maracaí é facultada a anulação parcial ou total do Processo Seletivo, antes de sua homologação, se constatada irregularidade substancial insanável.

XIII – CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

(6)

__________________________________________________________________________________________________________________

CONHECIMENTO ESPECÍFICO PEB I:

 A Educação na Constituição Federal.

 A educação na nova LDB.

 Os âmbitos e os eixos a serem trabalhados na Educação Infantil.

 A importância do brincar na pré-escola.

 Desemaranhando o mistério do brincar.

 O brincar e a aprendizagem.

 Construtivismo.

 Direitos da Criança e Adolescente (Lei 8.069/90).

 Componentes Curriculares e Metodologias da educação infantil segundo os Parâmetros Curriculares Nacionais.

 Componentes Curriculares e Metodologias de Ensino Fundamental segundo os PCN.

 Avaliação da Aprendizagem.

 Ensino Fundamental de 09 anos (Lei 11.274/2006).

XIV – BIBLIOGRAFIA Prova objetiva:

- Conhecimentos Pedagógicos:

- Lei Federal no 9.394/96 – Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional.

- Lei Federal no 8.069/90 – Estatuto da Criança e do Adolescente.

- Lei Federal no 11.274/06 – Ensino Fundamental de 09 anos.

- Lei Orgânica do Município de Maracaí – Artigos 195, 196, 197, 198, 199 e 201.

- Parecer CNE/CEB nº17/2001. Diretrizes Nacionais para a Educação Especial na Educação Básica.

- Decreto nº 6.094, de 24 de abril de 2007. Do Plano de Metas Compromisso Todos pela Educação, especificamente as 28 metas.

- Resolução CNE/CEB nº4 de 13 de julho de 2010.

- Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE). Razões, Princípios e Programas. Ministério da Educação MEC.

- Silveira; F. F. & Neves; M. M. B. J. Inclusão Escolar de Crianças com Deficiência Múltipla: Concepções de Pais e Professores Psicologia: Teoria e Pesquisa Jan-Abr 2006, Vol. 22 n. 1, pp. 079-088

- Constituição da República Federativa do Brasil – Artigos: 6º, 7º, 23 (Inciso V), 205, 207, 208, 225, 227 e Artigos 60 e 62 das Disposições Transitórias.

- HOFFMANN, Jussara – “Avaliação: mito e desafio uma perspectiva construtivista.” Educação e Realidade - Porto Alegre - 1991.

- SMOLKA, Ana Luiza Bustamante – “A criança na fase inicial da escrita: a alfabetização como processo discursivo” - São Paulo: Cortez - Campinas, SP: Editora da Universidade de Campinas - 6. ed. - 1993.

- Língua Portuguesa:

- Compreensão, interpretação e produção de textos - Ortografia

- Acentuação - Predicação verbal - Flexão verbal e nominal

(7)

__________________________________________________________________________________________________________________

- Pronomes

- Concordância verbal e nominal - Regência verbal e nominal - Emprego dos porquês - Crases

- Pontuação

- Estrutura das palavras - Formação das palavras - Classificação de orações

- Figuras de linguagem, de pensamento e de sintaxe - Matemática:

- Conjuntos: representação e operações

- Números Naturais: operações e problemas com números naturais e suas propriedades - Geometria: conceito, propriedades e operação

- Múltiplos e divisores: conceitos e operação - Números Racionais Absolutos

- Medidas: conceito e operações - Sistema de equação de 1º e 2º graus

- Razões e proporções: grandezas proporcionais, porcentagem e juros simples - Regra de três simples e composta

- Gráficos e tabelas: execução e interpretação - Funções: conceitos e aplicações

- Polinômios

- Conhecimentos Gerais:Cultura Geral (Nacional e Internacional); História e Geografia do Brasil;

Atualidades Nacionais e Internacionais; Meio Ambiente; Cidadania; Direitos Sociais – Individuais e Coletivos; Ciência Hoje. FONTES: Imprensa escrita, falada, televisiva e internet; Livros diversos sobre História, Geografia, Estudos Sociais e Meio Ambiente.

XV – DAS DISPOSIÇÕES FINAIS

1. O Processo Seletivo Simplificado será regido pelo presente Edital, sob a responsabilidade da UNIEDUCA – Cooperativa de Ensino e Educação.

2. A validade do presente Processo Seletivo Simplificado será até 31/12/2012.

3. A homologação do Processo Seletivo será feita pela Prefeitura Municipal de Maracaí, na publicação do resultado final.

E para que chegue ao conhecimento de todos e que ninguém possa alegar desconhecimento TORNA PÚBLICO o presente Edital, que será publicado na imprensa, no site da UNIEDUCA e afixado no local de costume.

Maracaí (SP), 19 de junho de 2012.

MARIA DE FÁTIMA CAMPIDELLI FERREIRA

Secretário Municipal de Educação, Cultura, Esporte e Turismo de Maracaí

(8)

__________________________________________________________________________________________________________________

ANEXO I

ATIVIDADE DATA HORÁRIO LOCAL

I

INNSSCCRRIÇÕÕEESS 21 a 25/05/2012

DAS 09H ÁS 11H E DAS 13H ÁS 16H

SECRETARIA MUNICIPAL DA EDUCAÇÃO, CULTURA, ESPORTE E TURISMO – RUA GENERAL ATALIBA

LEONEL, N.º 860

PRPROOVVAA 03/06/2012 ÁS 9H EMEF PROF.ª MARIA HELENA DA

SILVA SILVÉRIO

GAGABBAARRIITTOO 05/06/2012 APÓS ÁS 14H

NO SITE www.unieduca.org.br E NO SITE www.maracai.sp.gov.br

C

CLLAASSSSIIFFIICCAÇÃÃOO GGEERRAALL 08/06/2012 APÓS ÁS 14H

NO SITE www.unieduca.org.br

E NO SITE www.maracai.sp.gov.br E EM JORNAL DE CIRCULAÇÃO LOCAL

RERECCUURRSSOO 11 e 12/06/2012 DAS 9H ÁS 12H

SECRETARIA MUNICIPAL DA EDUCAÇÃO, CULTURA, ESPORTE E TURISMO – RUA GENERAL ATALIBA

LEONEL, N.º 860

CCLLAASSSSIIFFIICCAÇÃÃOO FFIINNAALL 15/06/2012 APÓS ÁS 14H

NO SITE www.unieduca.org.br

E NO SITE www.maracai.sp.gov.br E EM JORNAL DE CIRCULAÇÃO LOCAL

Referências

Documentos relacionados

De acordo com os resultados encontrados pela presente pesquisa, é possível concluir que os fatores: idades avançadas, pouco tempo de utilização da prótese,

Conclui-se então que os benefícios proporcionados a paciente pelo uso do SPCM foram o aumento da descarga de peso no membro protetizado, a diminuição da dor no coto e

Além destes riscos gerais, existem riscos inerentes a este tipo de cirurgia, como a Trombose Venosa Profunda, Lesões de nervo (quando existe um encurtamento do

Articulação ET contribui na abdução e flexão do ombro (elevação) com a rotação da fossa glenóide em 60° (AC e EC também). RITMO

Prova para Infra-espinhal e Redondo Menor ; paciente em D.D., com o braço junto ao corpo e o cotovelo flexionado 90º, o fisioterapeuta com uma mão estabiliza apoiando sua mão na

fica a meio caminho entre os calcanhares e representa o ponto básico do plano médio sagital do corpo em alinhamento ideal... Vista Anterior:

ESCÁPULA (Omoplata) CLAVÍCULA ÚMERO CÚBITO (Ulna) OSSOS DO CARPO Cintura Escapular BRAÇO Articulações do Cotovelo ANTEBRAÇO Articulações do Pulso MÃO.. Articulações

Os movimentos ocorrem através de planos imaginários e em eixos perpendiculares ao movimento e por convenção os movimentos articulares são definidos com relação à posição