• Nenhum resultado encontrado

MBA em Gestão de Negócios da Indústria Criativa

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "MBA em Gestão de Negócios da Indústria Criativa"

Copied!
12
0
0

Texto

(1)

Gestão de Negócios da Indústria Criativa

MBA em Gestão de Negócios

da Indústria Criativa

Creative Industries Management

Início em 27 de abril de 2017

Aulas às terças e quintas, das 7h às 9h40

Consultar planos de pagamento

Desconto para pagamento à vista.

(2)

Gestão de Negócios da Indústria Criativa

Objetivo do curso

A indústria criativa tem foco no conhecimento e na criatividade de indivíduos e grupos para produzir bens e serviços criativos, que gerem valor econômico. A nova economia possui aderência no mercado internacional por conta do maior interesse dos consumidores por produtos tecnológicos, criativos, sustentáveis e personalizados, ao invés de produtos padronizados e massificados. Nesse ambiente, a ESPM se propõe a formar agentes desse processo de transformação, pessoas capazes de liderar as principais mudanças e de converter criatividade em inovação, com foco em resultados satisfatórios para seus negócios e para a sociedade. Para tal, propomos a imersão num setor relevante e emergente, que impulsiona o crescimento do país: a economia criativa. O curso visa capacitar para a gestão da criatividade, da inovação e da tecnologia, privilegiando a visão estratégica e o desenvolvimento de processos de gestão orientados para a geração de resultados.

Público-alvo

Dirigido para profissionais que busquem atualizar suas competências para atender as necessidades emergentes do mercado e desejem qualificar seu currículo, com o objetivo de se tornar ou de se aprimorar como empreendedores, profissionais de áreas criativas, gestores públicos e investidores.

Pré-requisito

Para se candidatar ao programa o candidato deve ter diploma de graduação.

Critério de Avaliação

A aprovação é obtida pela verificação de frequência (mínimo 75% de cumprimento) e por avaliação de desempenho com nota final de 7,0 (sete). O instrumento de avaliação será informado pelo professor no primeiro dia de aula durante a apresentação do programa.

Carga horária

 O curso tem carga horária de 424 horas;  Horários: terças e quintas, das 7h às 9h40.

(3)

Gestão de Negócios da Indústria Criativa

Estrutura do curso

MBA em Negócios das Indústrias Criativas

Disciplinas

HoráriaCarga

1º Bloco Gestão Estratégica Ambiente de Negócios 24 Fundamentos de Marketing * 24 Gestão de Pessoas 24 Gestão Financeira 24 2º Bloco As Indústrias Criativas

Introdução à Economia e às Indústrias Criativas 24 Gestão da Cadeia e da Indústria Criativa 24 Cidades Criativas e Diversidade 24 Legislação e Políticas Públicas 24

3º Bloco

Gestão de Projeto e de Recursos

Gestão de Projetos e Metodologias Ágeis de

Implementação 24

Inovação e Criatividade 24

Fontes de Financiamento, Parceria, Colaboração

e Cocriação 24

Empreendedorismo e Modelagem do Negócio 24

4º Bloco Gestão para as Indústrias Criativas Consumer Insight 24 Crieting Strategy 24 Liderança Criativa 24

Eletiva (livre escolha) 24

TCC Trabalho Final de Curso Metodologia do TCC 8 TCC I (Orientação) 8 TCC II (Orientação) 8 TCC III (Conclusão) 16 TOTAL GERAL 424

(4)

Gestão de Negócios da Indústria Criativa

Disciplinas do curso

Ambiente de Negócios

Apresentar uma perspectiva do ambiente de negócios globalizado, para aperfeiçoar o nível de compreensão dos alunos quanto ao contexto onde se situam as empresas e as suas relações com os diversos ambientes com as quais transaciona. O curso irá examinar aspectos internacionais e nacionais para a construção de cenários de negócios, com a identificação das ameaças e oportunidades derivadas desse contexto e da capacitação interna da empresa em termos de potencialidade e fragilidades.

Fundamentos de Marketing

Apresentar os conceitos básicos de administração mercadológica. Estimular a compreensão da evolução do conceito de marketing. Entender os conceitos centrais, como: necessidades, desejos e demandas, mercado-alvo, posicionamento, segmentação e processos de compra. Ao final da disciplina, o aluno estará apto a realizar análises básicas do marco e microambiente nos quais o objeto de estudo está inserido.

* Essa disciplina será lecionada por Ensino à Distância (EAD).

Gestão de Pessoas

Apresentar as habilidades para gerir pessoas, definindo o perfil dos profissionais da equipe, bem como critérios e técnicas de seleção, avaliação e desenvolvimento, possibilitando a retenção dos talentos. Desenvolver habilidades pessoais em comunicação, planejamento e liderança.

Gestão Financeira

Apresenta os conceitos básicos de gestão e planejamento financeiro. Estimula a compreensão da necessidade do planejamento financeiro na implantação de estratégias empresariais no atual contexto competitivo.

Introdução à Economia e às Indústrias Criativas

Debater a origem e a definição da economia criativa, à luz das mudanças paradigmáticas. Delimitar a área de atuação das indústrias criativas e define o que elas possuem em comum (herança, artes, mídia e serviços funcionais).

(5)

Gestão de Negócios da Indústria Criativa

Gestão da Cadeia e da Indústria Criativa

Definir como lidar com as especificidades das indústrias criativas para uma gestão mais eficiente de sua cadeia produtiva. Abordar temas como: pesquisa, tecnologia, inovação, indústrias criativas e empreendedorismo e capacidade criativa (desenvolvimento econômico local, clusters criativos).

Cidades Criativas e Diversidade

Discutir o impacto da globalização e da tecnologia nas indústrias criativas. Estimula a reflexão sobre a coexistência sustentável entre sociedade e empresas criativas em um ambiente capaz de estimular a criatividade e respeitar a pluralidade de valores para gerar o desenvolvimento econômico. Abordar temas como: capital cultural (identidade cultural, simbólica, sentimental e histórica; patrimônio cultural), capital social (democratização do espaço urbano e urbanização sustentável), integração global, qualidade de vida (antropologia urbana) e rede cidades criativas (UNESCO).

Legislação e Políticas Públicas

Apresentar as características da legislação brasileira sobre aspectos relacionados às indústrias criativas, como patentes, compartilhamento e tecnologia. Abordar os panoramas histórico e contemporâneo sobre políticas públicas e seu impacto sobre as indústrias criativas.

Gestão de Projetos e Metodologias Ágeis de Implementação

Compreender técnicas de gerência de projeto nos moldes da administração de empresas. Estudar conceitos como árvore de decisão e PMI. Modelos de formatação, acompanhamento e controle de execução. Fatores críticos de sucesso. Ampliar as técnicas de gerência de projeto nos moldes da administração de empresas. Modelos de formatação, acompanhamento e controle de execução. Fatores críticos de sucesso. Gestão ágil de projetos – Scrum.

Inovação e Criatividade

Discutir a inovação como elemento estratégico e vantagem competitiva. Discussão de técnicas e processos para o estimulo, direcionamento e aplicação prática de processos criativos. Realização de oficinas criativas para o desenvolvimento de soluções, através do Design Thinking.

(6)

Gestão de Negócios da Indústria Criativa

Fontes de Financiamento, Parceria, Colaboração e Cocriação

Mapear as principais fontes de financiamento públicas e privadas existentes no Brasil para as indústrias criativas e discutir as melhores formas de utilizá-las. Aborda como se dão as parcerias, inovações e colaborações entre empresas e com clientes no contexto da economia criativa.

Empreendedorismo e Modelagem do Negócio

Discutir o processo empreendedor. Mapear os problemas de gestão em torno do estabelecimento e a sobrevivência de uma empresa de pequeno e médio porte. Identificar as etapas-chave na criação de uma empresa e analisar os recursos disponíveis. Estimular o empreendedorismo.

Consumer Insight

Dominar o conceito de tendências/trends e a abordagem de pesquisa e inovação em Consumer Insights. Saber utilizar as ferramentas de identificação e análise de tendências. Conduzir projetos de Consumer Insights a fim de gerar inspiração e inovação nos negócios. Saber aplicar de modo prático e lucrativo nos negócios os insights e inspirações com base em estudos comportamentais. Ferramentas de pesquisa: etnografia, netnografia, imersão, home visit, observação, curadoria de conteúdo e cocriação.

Crieting Strategy

Aplicar as competências apresentadas para o desenvolvimento de estratégias voltadas para as indústrias criativas como na gestão da inovação, do bem estar, da sustentabilidade, da tecnologia. Debater os casos expressivos e seus processos de pesquisa e desenvolvimento.

Liderança Criativa

Debater, a partir do relatório do Fórum Econômico Mundial, mudanças disruptivas nos modelos de negócios estão acarretando um impacto profundo no ambiente de trabalho, cerca de 65% das crianças que cursam o ensino fundamental exercerão profissões que sequer foram criadas. A disciplina oferece subsídios para discutir Publicado em 30/11/2016 – Esta versão substitui as versões anteriores 7 questões relacionadas às novas formas de trabalho, à gestão de pessoas (classe criativa) e à liderança em empresas criativas e inovadoras.

(7)

Gestão de Negócios da Indústria Criativa

Metodologia do TCC

Tratar de aspectos metodológicos de pesquisa científica. Fornecer subsídios aos alunos no que tange ao processo de elaboração de um artigo científico com ênfase em sua estrutura pré-textual, textual e pós-textual.

Trabalho de Conclusão de Curso - TCC I, II e III

Aplicar as ferramentas apresentadas ao longo do curso, em caso real ou simulação, com o objetivo de construir um projeto, na área do entretenimento. Aplicar as habilidades adquiridas através do

programa, demonstrando análise crítica, capacidade de compreensão do cenário e planejamento e gestão de projetos.

Processo seletivo

Inscrição no site até 17/4/2017

 A inscrição tem o custo de R$ 100,00 (cem reais)

 Analise curricular e entrevista com o coordenador da área

 A entrevista será agendada pela ESPM, na qual o candidato deverá trazer: currículo profissional.

Obs: Não será devolvido o valor da taxa de inscrição em caso de desistência ou não aprovação do candidato no processo seletivo.

Período de matrícula

Matrícula até 20/4/2017, das 7h30 às 20h30, na Secretaria de Pós-Graduação.

Matrículas realizadas até 11/3/2017 terão desconto de 50% no valor da entrada nos planos parcelados e de 8% no valor para pagamento à vista.

(8)

Gestão de Negócios da Indústria Criativa

Documentos necessários

(originais) - RG e CPF;

- Comprovante de Residência; -Curriculum Vitae

-Foto

-Histórico Escolar da Graduação

-Diploma da Graduação (Caso não tenha o Diploma, o candidato poderá apresentar a declaração de conclusão de curso superior original) com data de colação de grau. Esse documento é provisório, devendo ser substituído pelo Diploma de conclusão de curso (frente e verso);

* No caso de diplomas internacionais, é necessária sua tradução juramentada, consularização pelo Brasil no país de origem e revalidação, de acordo com a Resolução nº8, de 04/10/2007, do CNE – Conselho Nacional de Educação, disponível em http://portal.mec.gov.br/;

Início das aulas

27 de abril de 2017

* Aula inaugural prevista para 25/4/2017.

Local

(9)

Gestão de Negócios da Indústria Criativa

Certificado de especialização

A ESPM Rio fornecerá, ao final do curso, o certificado de Pós-Graduação “Lato Sensu”, em nível de Especialização, ao aluno que atender aos critérios de aprovação estabelecidos no regulamento do curso.

Resolução do MEC

Os cursos de Pós-Graduação “Lato Sensu” atendem às exigências da Resolução do CNE/CES nº 1 de 8 de junho de 2007. Publicada no D.O.U. em 8 de junho de 2007.

Política de Desconto ESPM Rio

Para ex-alunos dos cursos de Graduação, Pós-Graduação e Portfólio: 10% para pagamento parcelado e 15% para pagamento à vista.

Investimento

Planos de Parcelamento: 12 meses: entrada de R$ 1.635,00 + 11 de R$ 2.133,27 18 meses: entrada de R$ 1.635,00 + 17 de R$ 1.421,19 24 meses: entrada de R$ 1.635,00 + 23 de R$ 1.081,21 30 meses: entrada de R$ 1.635,00 + 29 de R$ 882,36 36 meses: entrada de R$ 1.635,00 + 35 de R$ 752,06

OBS: Matrículas realizadas até 11/3/2017 terão desconto de 50% no valor da entrada nos planos parcelados e preços diferenciados para pagamento à vista.

(10)

Gestão de Negócios da Indústria Criativa

Observação

1- O Pagamento da primeira parcela será feito por meio de boleto bancário, enviado para o e-mail do aluno após a entrega da documentação e assinatura do contrato;

2- As próximas parcelas também serão pagas por boleto bancário com vencimento no dia 8 de cada mês. Essas serão enviadas pelos correios;

Seguro Educacional

Agora, você recebe da ESPM, sem nenhum custo, o Seguro Educacional. Ele terá validade a partir do início das aulas e da aprovação da proposta, por parte da seguradora. Clique aqui para conhecer o regulamento.

(11)

Gestão de Negócios da Indústria Criativa

Coordenador – Eduardo França

A ESPM reserva-se o direito de não abrir turmas com menos de 15 estudantes. Doutorando em comunicação, com ênfase em práticas de consumo, pela PUC. Mestre em administração de empresas, com ênfase em marketing, pelo IBMEC. Pós-graduado em marketing executivo, pela ESPM. Bacharel em Propaganda e Publicidade, pela UNICEUB. Chefe do Departamento de Projeto Final de Graduação da ESPM, nas áreas de Propaganda e Publicidade (PGE) e Design (PGD). Coordenador da Pós-graduação ESPM, em Comunicação, Entretenimento e Ciências do Consumo. Professor das áreas de Planejamento de Comunicação e Merchandising e Promoção.

Link Lattes:

(12)

Gestão de Negócios da Indústria Criativa

Informações gerais

ESPM Rio – Rua do Rosário, 111 – Centro – Rio de Janeiro/RJ

Central de Atendimento: (21) 2216-2002 ou cursos@espm.br

Horário de atendimento: de segunda a sexta-feira, das 8h às 20h.

www.espm.br/pos

Referências

Documentos relacionados

Como o Descomplica preza por um conteúdo todinho atualizado para estar sempre acompanhando as novidades e tudo que rola no mercado de trabalho, pode ser que o programa de curso

As habilidades mais técnicas se encontram nos estudos em ambiente digital, e o desenvolvimento das soft skills acontecem nos encontros online ao vivo e em grupo, essas

Este ductus apresenta-se formado pela confluência dos ductus biliferus principalis dexter e do sinister (75%), pela confluência das raizes dorsomedial e

 O Sistema de Gestão da Segurança e Saúde no trabalho, apenas acrescenta o propósito ao sistema de gestão no caso a segurança e saúde no trabalho, o que vale para os

Para permitir que você faça os estudos necessários para apresentar na próxima reunião apresenta-se a seguir os dados julgados relevantes para apoiar a decisão:.. e

Se você aspira assumir uma posição estratégica esteja pronto para responder à pergunta favorita de Alex: “Na prática, o que você tem gerado de resultado?” Mestre

Se você aspira assumir uma posição estratégica esteja pronto para responder à pergunta favorita de Alex: “Na prática, o que você tem gerado de resultado?” Mestre

Os workshops que são integradores de módulo: Planejamento Estratégico, Orçamento Empresarial e Plano de Negócio, são divididos em diversos momentos; no primeiro momento