• Nenhum resultado encontrado

FÉ TOTALFLEX. Igreja Metodista em Itaberaba Congregação em Santana de Parnaíba. dos maiores a- vanços da en-

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "FÉ TOTALFLEX. Igreja Metodista em Itaberaba Congregação em Santana de Parnaíba. dos maiores a- vanços da en-"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

Igreja Metodista em Itaberaba B O L E T I M I N F O R M A T I V O Congregação em Santana de Parnaíba

FÉ TOTALFLEX

Um

dos maiores a-vanços da en-genharia auto-mobilística nos últimos anos foi a criação dos motores flexíveis, que suportam diversos tipos de com-bustível. Um mesmo motor é ca-paz de rodar com diferentes pro-pulsores. Um sensor detecta o combustível e ajusta a injeção de acordo com a mistura. Esses

mo-tores ficaram popularmente conhecidos como “flex”.

Usando o motor como metáfora para a vida do cristão, noto que os va-lores deste mundo pós-moderno, com seu formidável avanço tecnoló-gico, adentrou também na vida cristã.

É visível o sincretismo religioso do povo brasileiro. Sabemos da prática de muitos que, ao censo se autodenominam católicos, mas às 6as fei-ras buscam uma mesa branca para falar com o avô já falecido [seriam os espiritólicos]. É visível também a infiltração em cultos evangélicos da fé depositada em decretos – de bênção ou maldição – que ganham valor mágico independentes da vontade de Deus e da crença em obje-tos que possuem poderes em si mesmos. Temos assim uma mistura da fé cristã com a crença animista e fetichista, que são coisas próprias do esoterismo [a estes chamo de pentesotéricos].

Sempre foi abominável aos olhos do Eterno esta fé híbrida. Ele consti-tuiu uma nação: “Eu sou o Senhor, teu Deus... não terás outros deuses diante de mim” (Ex 20.2), nem outras crenças, nem outro evangelho. Por todo o Antigo Testamento há uma preocupação de Deus com a pu-reza da fé de seu povo.

Vemos toda a indignação do Eterno com os samaritanos que “te-miam ao Senhor e ao mesmo tempo, serviam aos seus próprios deu-ses” que eles aprenderam a cultuar nas nações pelas quais passaram (2Rs 17.33).

A derrocada do rei Salomão deu-se por conta da crença de inúmeras mulheres estrangeiras com as quais ele casou, e sendo já velho, “suas mulheres lhe perverteram o coração para seguir outros

(2)

ses; e o seu coração já não era de todo fiel para com o Senhor, seu Deus” (1Rs 11.4). Então, o velho rei escreve seus poemas a Deus, e ao mesmo tempo erige altares a Astarote e a Moloque (1Rs 11.7). Uma autêntica fé “flex” de fazer inveja a muito cristão moderno.

No Novo Testamento temos a igreja de Pérgamo que conservava o nome de Cristo, mas participava de rituais sacrificados a ídolos e sus-tentava uma doutrina estranha na igreja, a dos nicolaítas (Ap 2.14-15). A igreja de Tiatira era marcada por boas obras, amor e fé, mas tolera-va os ensinos da profetisa Jezabel, e a igreja de Esmirna era congregada por falsos fiéis, o que fazia dela “sinagoga de Satanás” (Ap 2.9). João diz com todas as letras: “todo aquele que ultrapassa a doutrina de Cristo e nela não permanece não tem Deus” (2Jo 9).

Ter uma fé flex hoje é viver um cristianismo de conveniências, ou seja: segue a Deus, cultua, tem fé, mas está aberto também a um “trabalhi-nho” espiritual, a uma ajuda na fé com um lencinho ungido, a uma fe-zinha na loteria, a uma simpatia que ensinaram... a uma visitinha à vi-dente... a uma permissão que entrem em sua casa para um ritual de limpeza...

Ter pureza é beber da única fonte que faz jorrar rios de água viva. É buscar Aquele que não pode existir variação ou sombra de mudança. É contentar-se somente em Cristo pois reconhece que aquele que tem a Jesus possui toda a riqueza que necessita, e isso lhe basta.

Por que depositar fé em homens e mulheres falíveis se temos aquele que é poderoso para fazer infinitamente mais do que tudo quanto pe-dimos ou pensamos? Por que se prostituir e fornicar com falsos deuses se foi Cristo que amou a Igreja e a comprou com seu precioso sangue? Para que depositar fé em paus, pedras, argilas, len-ços, óleos, arrudas, espadas, gestos, palavras, sacri-fícios, ofertas, se o único que pode nos dar graciosa-mente todas as cousas é o Senhor Jesus?

Uns confiam em carros, outros em cavalos, nós, po-rém, nos gloriaremos em o nome do Senhor, nosso Deus (Sl 20.7). Totalflex só no carro, mas na fé é só Jesus – e nada mais.

PRA QUEM ESTÁ EM CIMA DO MURO

Havia um grande muro separan-do separan-dois grandes grupos. De um lado do muro estavam Deus, os anjos e os servos leais de Deus. Do outro lado do muro estavam Satanás, seus demônios e todos os humanos que não servem a Deus. E em cima do muro havia

(3)

um jovem indeciso, que havia sido criado num lar cristão, mas que agora estava em dúvida se continuaria servindo a Deus ou se deveria aproveitar um pouco os prazeres do mundo.

O jovem indeciso observou que o grupo do lado de Deus chamava e gri-tava sem parar para ele:

— Ei, desce do muro agora... Vem pra cá!

Já o grupo de Satanás não gritava e nem dizia nada.

Essa situação continuou por um tempo, até que o jovem indeciso resol-veu perguntar a Satanás:

— O grupo do lado de Deus fica o tempo todo me chamando para des-cer e ficar do lado deles. Por que você e seu grupo não me chamam e nem dizem nada para me convencer a descer para o lado de vocês? Grande foi a surpresa do jovem quando Satanás respondeu: — É porque o muro é MEU.

Nunca se esqueça: O muro já tem dono. E você, onde está?

(Autor desconhecido)

SEÇÃO TIRA-DÚVIDAS

PERGUNTA: Em João 14.13-14 está

escri-to que “tudo quanescri-to pedirdes em meu nos-so, isso farei, a fim de que o Pai seja glorifi-cado no Filho. Se me pedirdes alguma coisa em meu nome, eu o farei”. Quer dizer, então, que eu posso pedir qualquer coisa a Deus em nome de Jesus e Ele tem que me dar?

RESPOSTA: Bem, isso tipo de dúvida sempre surge quando alguém não

lê a Bíblia toda, mas fica pinçando versículos aqui e acolá para depois cobrar de Deus. A Bíblia se interpreta com a Bíblia, e quem ignora os outros textos não vai entender esse (e não entenderá nada da Palavra). Ora, o cristão não deve pedir “qualquer coisa”. A oração do cristão deve estar sempre dentro da “vontade de Deus”. E a vontade divina é revela-da pelas Escrituras e ao nosso coração (cuirevela-dado para não confundir a “sua” vontade com a Dele). Veja o que o próprio apóstolo João escreve em sua epístola: : “E esta é a confiança que temos para com ele: que, se pedirmos alguma coisa segundo a sua vontade, ele nos ouve” (1Jo 5.14). Ou seja, para orar, não podemos pensar em nós, mas no Reino de Deus. Os pedidos não podem vir da “carne”, e depois achar que Deus tem obrigação de te dar. O verdadeiro cristão sempre vai repetir: “seja fei-ta a Tua vonfei-tade”.

(4)

METODISTA É A MELhOR UnIVERSIDADE

A melhor universidade privada do Brasil em Comunicação é a UMESP. A Metodista de São Paulo foi a escolhida pelo Prêmio Melho-res Universidades Guia do Estudante Edito-ra Abril após estar entre outEdito-ras duas finalis-tas: Universidade do Vale dos Sinos (Unisi-nos), do Rio Grande do Sul, e a também pau-lista Anhembi-Morumbi.

A avaliação levou em conta os resultados obtidos no Guia do Estudan-te: foram identificadas as instituições, públicas e privadas, em oito áreas do conhecimento, que mais tiveram cursos estrelados (cinco, quatro e três estrelas, nesta ordem). O prêmio, que está em sua quin-ta edição, tem o objetivo de orienquin-tar o vestibulando sobre as melhores opções de cursos e instituições.

Lembrando também que a Metodista é a melhor universidade do ABC, a 3ª melhor do Estado de São Paulo, e a 12ª melhor do Brasil. Nós, me-todistas, devemos nos orgulhar do respeito e admiração que o nosso nome evoca no mundo educacional.

ORAR, ORAR E ORAR

Cremos que muito pode em eficácia a oração dos justos. Por isso, pedimos à igreja que es-teja intercedendo pelos irmãos:

• Pastor Davi Flausino: ele operou na 3ª fei-ra, e está em recuperação no Hospital Mili-tar. Continuemos orando por ele, pois devi-do à idade precisa muito de nossas orações. • Maria do Carmo: há um mês ela sofreu um

acidente vindo para a reunião de oração de

3ª feira, e teve uma queda que lhe causou uma grave fratura no braço. Foram semanas de dor e ainda hoje continua imobilizada.

• Sr. Ruy Alves Barbosa, pai da irmã Adriana Feitosa. Está fazendo qui-mioterapia no HC de Ribeirão Preto para debelar tumor encontrado em seu pâncreas.

• Judith: em recuperação em sua casa, foi constatada a presença de uma bactéria em seu pulmão.

PARA PEnSAR

“É provável que na próxima década a igreja evangé-lica no Brasil ultrapasse os 50 milhões de membros, e que em 2020 seja 50% da população nacional, com

cerca de 104,5 milhões de crentes. A pergunta é: será um crescimen-to e expansão apenas quantitativa, ou cresceremos, acima de tudo, em qualidade de vida verdadeiramente cristã?”

(5)

COnVOCAÇÃO DO COnCÍLIO LOCAL

Como já anunciamos no domingo passado, estamos convocando o Concílio Local para realizar a Avaliação da Igreja Local, conforme consta nos nossos Cânones, e é feito bianualmente. A CLAM já este-ve reunido nesta semana, fazendo uma prévia, e o concílio estará apro-fundando e referendando a consulta. O pastor Pereirinha (S.J.Campos) estará conosco presidindo o concílio. Dia 22/11 às 9h00

nOTÍCIAS CURTAS...

... na reunião da CLAM realizada nesta 3ª feira, foi aprovada a contra-tação de um Engenheiro e Arquiteta para realizar os estudos, pla-nejamento e acompanhamento junto à Prefeitura da planta de am-pliação de nosso templo. É mais um passo que damos rumo à nos-sa construção.

... O Dia Nacional de Ação de Graças será comemorado na 5ª feira, dia 26/11. Como fazemos todos os anos, pedimos aos irmãos que de-monstrem a sua gratidão a Deus, de forma simbólica, trazendo ao altar doces, chocolates e guloseimas para comporem nossas cestas básicas de final de ano.

AnIVERSARIAnTES DA SEMAnA 15/11 hoje Cida Garcia

17/11 3ª feira Elvira Rodrigues de Brito 17/11 3ª feira Geneton de Almeida Ferro 17/11 3ª feira Luane Silva Pereira 20/11 6ª feira Wilson Mandatti 21/11 sábado Lucélia Paes Dias 21/11 sábado Daniela Freitas Beloni 21/11 sábado Rosiley Flausino Oliveira E DEUS RECOLhEU JORgE REhDER

Na madrugada de 8 de novembro, depois de uma dura batalha contra o câncer, faleceu o poeta e compositor Jorge Rehder. Uma gran-de perda na vida da igreja e na história da música protestante brasileira.

Dentre mais de 130 gravações e composições, estão “Barnabé”, “Da multidão”, “Rei das Nações”, “Em todo tempo”, muitas delas gravadas pelos Vencedores por Cristo e Grupo Logos.

ESCALA DE SERVIÇO

SERVIÇO HOJE PRÓX. DOMINGO

INTERcESSãO NuRIMAR / MANOEL EDwARD / SALETE LOuVOR GRuPO NOVA ALIANÇA GRuPO GERAÇãO ELEITA cuLTO INFANTIL ROSA / ÉRIcA ENSAIO NATAL

(6)

NOSSA MISSÃO

Esforçarmo-nos para espalhar a Santidade bíblica sobre a Terra.

NOSSA VISÃO

Somos uma igreja intercessora, que celebra e adora ao Deus vivo, tem amor à Palavra, acolhe aos que se achegam e busca a cura e restauração do corpo, da alma e do espírito.

R. Mestras Pias Fillipini, 161 São Paulo - SP - 02736-010

Fone: 3977-0571

Pastor: Daniel Rocha Fone: 3858-7522

Res: 4899-3020

e-mail: dadaro@uol.com.br IgREJA METODISTA EM ITABERABA

VISITE NOSSO SITE: www.metodistaitaberaba.com.br

PROgRAMAÇÃO SEMAnAL

3ª feira 4ª feira 5ª feira 6ª feira domingo

Tarde de Oração

14h30 Mentoria Espiritual20h Fogueirinha20h culto de Libertação20h Esc. Dominical - 9hculto Solene - 19h

ATEnDIMEnTO PASTORAL

2ª feira 3ª feira 4ª feira 5ª feira 6ª feira

Descanso Pastoral Gabinete: 14h às 18h Gabinete: 14h às 18h Gabinete: 14h às 18h Gabinete / Visitação OBS.: ESTES HORáRIOS SãO FLEXíVEIS E PODEM SER ALTERADOS DE AcORDO cOM AS NEcESSIDADES.

SE DESEJAR FALAR cOM O PASTOR, BASTA AGENDAR PELO FONE: 9745-0815

Nova Pregação na Internet!

Você pode ouvir em nosso site as pregações que o Pr. Daniel Rocha ministra em nossa igreja. Nesta semana está disponível mais uma nova mensagem:

• Mude seu rumo

Referências

Documentos relacionados

Foi ao ouvir a leitura do comentário de Mar- tinho Lutero sobre o livro de Romanos, capítulo 1, exata- mente quando se liam os ver- sos 16 e 17: “Pois não me envergonho

Por vezes, damos muito mais valor àquilo que não tem valor para nós do que ao que realmente nos importa.. Por exemplo, não é incomum encontrarmos pessoas reclamando de alguém com

Constituição da amostra. Utilizando uma tabela de números aleatórios foi obtida uma amostra de 1.200 mulheres. O tamanho da amostra foi calculado para estimar a taxa de infecção

Percebere- mos em breve que a verdadeira Igreja de Cris- to não é constituída por milhões, mas trata-se de um “pequenino rebanho”, e quem pertence a este

“Quem não tem nada não pode partilhar nada; quem não está indo para lugar nenhum não pode ter com- panheiros de viagem. RIR NÃO

Esse é o modo que esses jovens encontraram para chamar atenção para a perseguição que seus irmãos cristãos têm enfrentado.. Esse é o assun- to que tem mais ocupado a mente

Não faltem, pois grandes coisas Deus tem preparado para nós1.

Os trabalhos de Rian, nome usado pela personagem para publicar sua arte na Revista Fon-fon!, foram transformados em fontes e objetos de estudo para entender e mostrar como os homens