• Nenhum resultado encontrado

Mindfulness Baseada Na Terapia Cognitiva c Omportamental

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Mindfulness Baseada Na Terapia Cognitiva c Omportamental"

Copied!
342
0
0

Texto

(1)
(2)

Terapia Cognitiva

Mindfulness-Based

Mindfulness-Based Terapia Cognitiva (MBCT) está sendo cada vez mais utilizada na prática terapêutica. Ela incentiva os clientes a experiência em processos sem sentença, ela surge, ajudando-os a mudar seu relacionamento com desafiadores pensamentos e sentir- sões, e aceitar que, embora difícil as coisas podem acontecer, é possível trabalhar com essas novas formas.

Este livro fornece a base para o entendimento dos principais recursos teóricos e práticos da MBCT. Concentrando-se em uma baseada em mindfulness terapia cognitiva programa que é oferecido em um contexto de grupo para aqueles que são vulneráveis a recaídas depressivas, o texto está dividido em 30 características distintivas que caracterizam a abordagem.

Mindfulnerr-Bared Cognitire Thevapμ: Dirtinctire featuver fornece uma forma concisa, simples resumo para

profissionais e estagiários no campo. Seu formato fácil de usar irá apelar tanto para profissionais experientes e recém-chegados com um interesse em MBCT.

Grua Rebessa MBCT é um professor e formador e um Research Fellow no centro de pesquisa e prática Mindfulness Faculdade de Psicologia, Universidade de Bangor, UL.

(3)

Terapia cognitivo-comportamental (TCC) ocupa uma posição central no rumo à prática baseada em evidências e é freqüentemente usada em ambiente clínico. Ainda não há uma abordagem universal para CBT e os médicos falam de primeira, segunda e até terceira vaga se aproxima.

Esta série oferece guias simples e acessível a um número de TCC métodos, esclarecendo as características distintivas de cada abordagem. O editor da série, Windy Dryden, com sucesso reúne especialistas de cada disciplina para resumir os 30 principais aspectos da sua abordagem dividido em teórico e prático.

O CBT Dirtinctire featuver tevier será indispensável leitura

para psicoterapeutas, conselheiros e psicólogos de todas as conclu- que querem aprender mais sobre a gama de novos e em desenvolvimento cognitivo-comportamentais.

Os títulos da série:

Aceitação e compromisso Thevapμ por Frank Bond e Paulo

Flaxman

Beck'r Cognitire Thevapμ por Frank Wills

Beharioval Actiration Thevapμ por Jonathan Lanter,

Andrew Busch e Laura Rusch

Conrtvuctirirt Prμchothevapμ por Robert A. Neimeyer

Método dialético Behariouv Thevapμ por Michaela Swales e Heidi

ouvido

Metacognitire Thevapμ por Peter Fisher e Adrian

Wells Mindfulnerr-Bared Cognitire Thevapμ por Rebecca Crane Emotire Behariouv racional , Windy Dryden Thevapμ tchema Thevapμ por Jeffrey Young e Eshkol rafaeli

Para mais informações sobre esta série,

visite www.routledgementalhealth.com/cbt-distinctive-features

(4)

Terapia Cognitiva

Mindfulness-Based

Características

distintivas

(5)

Publicado pela primeira vez 2009 pela Routledge 27 Church Road, Hove, East Sussex BN3 2AF Simultaneamente publicados nos Estados Unidos e no Canadá pela Routledge

270 Madison Avenue, New York NY 1001?

Routledge é uma marca da Taylor & Francis Group, uma infor business

Esta edição publicada no Taylor & Francis e-biblioteca, 2008.

"Para comprar sua própria cópia desta ou de qualquer outra das Taylor & Francis ou Routledge na recolha de milhares de eBooks por favor vá

para www.eBookstore.tandf.co.uk." © 2009 Rebecca Crane

Todos os direitos reservados. Nenhuma parte deste livro pode ser reimpresso ou reproduzida ou utilizada em qualquer forma ou por quaisquer meios electrónicos, mecânicos, ou por qualquer outro meio, desde já conhecidos ou que venham a inventar, incluindo fotocópia, gravação, ou em qualquer sistema de armazenamento e recuperação de informações, sem a autorização por escrito dos editores.

Esta publicação foi produzida com papel fabricado de acordo com rigorosas normas ambientais e com celulose proveniente de florestas sustentáveis.

Biblioteca Britânica Catalogação na Publicação os Dados

UM registro do catálogo para este livro encontra-se disponível na Biblioteca Britânica

Biblioteca do Congresso Catalogação na Publicação os Dados Crane, Rebecca, 19 ºð4-

Baseada em Mindfulness terapia cognitiva : características I Rebecca Crane.

P. E cm.

Inclui referências bibliográficas e índice. ISBN 978-0 -415-44501-ð (brochado: alk. papel) -

ISBN 978-0 -415-44502-3 (pbk. : Alk. papel) 1. Baseada em Mindfulness terapia cognitiva. I. O Título.

[DNLM: 1. Terapia Cognitiva-métodos. 2. Transtorno Depressivo-terapia. 3. Mente-corpo e técnicas de relaxamento.

WM 425,5.Cð C891m 2009] RC489.M55C73 2009 ð1ð.89" 142-dc22

2008017140 ISBN 0-203-88234-2 Master e-book ISBN

(6)

ISBN: nº 978- 0- 415- 44501-ð (hbk) ISBN: nº 978- 0- 415- 44502-3 (pbk)

(7)

Dedicado ao potencial de cada um de nós neste momento por momento de ser livre do sofrimento, e à tentativa de compreender isso.

(8)
(9)

VII I

Agradecimentos ix

Prefácio por Mark Williams xiii

Introdução xvii

Abreviações usadas xxiii

Parte 1 O DISTINTIVO CARACTERÍSTICAS TEÓRICAS

DA MBCT 1

1 Uma integração de Mindfulness-Based Stress

Redução e terapia cognitivo-comportamental 3 2 Apoiada pela teoria cognitiva da

Vulnerabilidade à depressão 9

3 As habilidades de aprendizado a fim de reduzir o risco

de recaída depressiva 15

4 A importância do piloto automático 21

5 Os modos de pensar: "fazendo" 27 Ð fazer modo de ação: os efeitos da

Ruminação 31

7º Fazer modo de ação: os efeitos da

(10)

VI I

Acknowledgements

8 Reagindo e respondendo a experiência:

Prevenção e abordagem 39

9 Os modos de pensar: "sendo" 43

10 As sensações corporais de uma porta para o presente 49

11 As formas de aproximar-se e acolher o que é 53 12 O desenvolvimento de uma nova forma de

relacionamento com experiência 59

13 Consciência como um recipiente de nossa experiência ð5

14 Trabalhar com o general e vulnerabilidade específica ð9

15 O MBCT base prova 73

Parte 2 O DISTINTO RECURSOS PRÁTICOS

DA MBCT 79

1Ð conteúdo do curso e estrutura 81

17 Sessão temas 93

18 Avaliação e orientação 97

19 Comer uma uva com consciência 101

20 Leitura prática Corporal 105

21 Consciente movimento prática 109

22 Sessão prática meditação 115

23 A três minutos para respirar 119

24 A importância de uma casa prática 125

25 Mindfulness prática na vida diária 129

2Ð agradáveis e desagradáveis experiências 133 27 Elementos curriculares cognitivo-comportamental 137

28 Experiência investigadora 143

29 O ambiente de aprendizagem MBCT 149

30 Ensino mediante incorporação 155

Mais recursos 1ð5

Referências 1ð9

(11)

CONTENTS

9

Lembrei-me como EU escrever estas confirmações de como tudo o que fazemos está interligada com os que nos rodeiam. Sinto-me profundamente grata da miríade de relações e influências que têm directa e indirectamente foi uma parte da minha aprendizagem e ter feito este livro.

Para o desenvolvimento da minha compreensão da mindfulness prática e o ensino da Mindfulness-Based Terapia Cognitiva, tenho sido profundamente abençoado com inspiração professores e amigos. Em primeiro lugar e acima de tudo, sou eternamente grato ao Mark Williams. Ele tem sido uma presença constante e generoso, a um professor, colega, amigo e mentor em todo este processo de aprendizagem. A minha amizade e ligação com Ferris Urbanowski, e o ensino que ela tem dado ao longo dos anos, animou meu senso do que é possível e tem sido profundamente significativo para mim. Estou profundamente grato a todos os outros professores que me inspirou, em especial a Melissa encardida, Jon Labat-Zinn e Christina Feldman. A amizade, a partilha ensino joint ventures, e

(12)

Acknowledgements

10

explorações EU desfrutar com Pamela Erdmann, David Elias e Trish Bartley têm sido particularmente contribuem de forma significativa para a minha viagem.

(13)

1 1

ACKNOWLEDGEMENTS

Profunda gratidão a Mark Williams, John Teasdale, Ferris Urbanowski, Trish Bartley, David Elias, Pamela Erdmann, Susan Woods e Windy Dryden para dar o seu tempo a ler rascunhos em que este texto foi escrito, oferecendo feedback e partici- ções. Seu envolvimento e apoio em gradualmente refinando a articular o que está sendo expresso aqui tem sido de um valor inestimável. Sinto-me profundamente grato pela minha participação permanente e colaboração com o Centro de Investigação e prática Mindfulness ensino grupo-David Elias, Trish Bartley, Judith Soulsby, Sarah Silverton, Jody Mardulla, Cindy Cooper, Michael Chaskalson, Eluned Ouro, Annee Griffiths e Vanessa esperança. Muito do aprendizado que está nestas páginas já foram recolhidas através de sua suave e determinada presença, que apoiou-me em aprender formas de trazer mindfulness para o coração da minha vida e por meio do trabalho e os noivos e apaixonados por investigações que se realizam entre nós. Também gostaria de manifestar a minha gratidão a Caroline Creasey, Anne Douglas e Suzana Griffiths que criam uma confiável e bom coração órgão- isational alicerces para o meu trabalho no Centro para a mente - plenitude pesquisa e prática, e que também oferecem uma inestimável contribuição para desdobrar a visão que temos para o nosso trabalho. Obrigado queridos amigos.

Na Universidade de Bangor, gostaria de manifestar o meu apreço a Ian Russell, que durante muitos anos criou as condições para que o Centro de Pesquisa e a prática Mindfulness poderá se desenvolver e que me incentivou a fazer sobre este particular por escrito project.

Em representação deste trabalho, estou ciente de que estou oferecendo uma pequena gota no interior de uma longa e rica linhagem de ensinamento e aprendizagem. Estou profundamente grato a todos os que contribuíram para este fluxo de aprendizagem - em particular a Jon Labat-Zinn , cuxiú-Santorelli e a todos os seus colegas no Centro para a

(14)

Acknowledgements

12

mente - plenitude em Massachusetts, Estados Unidos, desenvolvida baseada em Mindfulness redução do nível de estresse; a Zindel Segal, John Teasdale e Mark Williams, que desenvolveram Mindfulness-Based Terapia cognitiva; para os participantes e os alunos de mindfulness-com base

(15)

1 3

ACKNOWLEDGEMENTS AGRADECIMENTOS

Cursos e programas de formação em todo o mundo, e para o grande número de pessoas que têm sido uma parte deste coletivo saiba- ing quem eu não sei.

Todo o meu trabalho tem lugar no contexto de uma plena e rica vida familiar. Obrigado ao meu marido por seu constante apoio amoroso. Obrigado a meus filhos Joel e Ellie e Freya (para o seu amor da vida e para manter-me acordada e viva para o que é realmente importante.

Permissão agradecimentos

Grato reconhecimento é feita com os seguintes para permissão para reimprimir material publicado anteriormente. "O corpo é feliz (como qualquer outro ser vivo) quando nós pagamos-lhe a atenção por favor" a partir de um falar sobre digitalização do corpo por Ajahn Sumedho (2006), reimpressa com permissão da Sangha em Inglês confiança. Excertos de 0uv tenrer: Cura 0uvrelrer e Wovld Thvough

Mindfulnerr por Jon Labat-Zinn . Copyright © 2005 Jon

Labat-Zinn , PhD. Reimpressa com permissão da Hyperion. Todos os direitos reservados.

Excerto de tunbathing na chuva: UM LIVRO sobre Cheevful

Depverrion por Gwyneth Lewis. Copyright © 2002 Gwyneth

Lewis. Reproduzido com permissão da HarperCollins Publishers Ltd e Jessica Lingsley editores.

Excertos do fov Erevμdaμ Mindfulnerr meditação Vida por Jon Labat-Zinn, l994. Reimpressa com permissão da Little Brown Book Group e Abner Stein.

Excertos do Errential Rumi traduzido por Coleman cascas com João Moyne, A. J. Arberry e Stade representa Nicholson (Penguin Books l999). Copyright © Coleman Cascas, l995.

(16)

14

Reimpressa com permissão da Penguin Group (UL) e HarperOne, uma divisão da HarperCollins NOS ESTADOS UNIDOS.

Meditação cotação da página l05 da Melissa mais pretos (2002) "meditação", de M. A. Brilhante (ed. ), Holirtic Saúde e

curar- ing. Reimpressa com permissão da F. A. Davis

Company.

O Quote do cuxiú-Santorelli (l999) curar Thμrelf: Lerronr sobre

Mindfulnerr em Medicina .Nova York: torre do sino.

Reproduzido com permissão da Random House Inc. Nota

Ao longo deste livro os nomes de clientes no estudo de caso notas foram alteradas para o benefício do anonimato.

(17)

FOREWORD

15

Prefácio

"EU não podia acreditar, em primeiro lugar; em seguida, outros disseram a mesma coisa". Ele foi um brilhante em um almoço atipicamente quente Terça-feira em Janeiro de 2008. Estávamos sentados em volta de uma mesa de café na sala comum na Universidade de Oxford, Departamento de Psy- chiatry. O alto-falante foi um ilustre professor de psiquiatria da Universidade de Oxford, um especialista internacional no mais grave dos transtornos do humor.

"Tenho referido várias centenas de pessoas para tratamento psicológico- ao longo dos anos, mas eu nunca vi respostas como essa." Ele estava falando de um certo número de seus pacientes com diagnósticos de depressão e transtorno de humor bipolar (maníaco depressão) que tinha recentemente concluído um programa de mindfulness-baseado cogni- tivas terapia (MBCT). Cada uma tinha sido remetido ao nosso Oxford MBCT classes, pois vieram a encontrar-se tendo pensamentos suicidas e os planos sempre que eles tem pressionado; muitos

(18)

xiii

próximo a ela. "O que é que você percebeu sobre eles?" Eu perguntei.

"Bem, é difícil de descrever. Dizem que nunca se sentiu melhor, que eles tenham encontrado uma maneira de lidar com as dificuldades que é completamente diferente de qualquer outra coisa que

(19)

FOREWORD

17

Nunca me deparei com. Em um primeiro momento eu me perguntei se eles estavam se tornando mania mais uma vez; mas não; eles estavam dizendo que algo estava completamente transformado as suas vidas. E não foi só um que disse isso; muitos outros disseram o mesmo."

Eu encontrei-me naturalmente cauteloso. Depois de tudo, esta tinha apenas sido um programa-piloto, parte dos nossos esforços no sentido de alargar progressivamente a aplicação de mindfulness baseados em abordagens para o maior desafio da saúde mental as dificuldades. Nós ainda não sabemos se essas alterações imediatas que traduzem-se em prevenção duradoura de recidiva para pessoas com esses diagnósticos. No entanto

. . Esta não foi a primeira vez que eu tinha ouvido esses tipos de comentários. Eles equipados com muitos outros especialistas em saúde mental e de seus pacientes, que têm encontrado as coisas mudando na unex- inesperado maneiras pela experiência da prática intensiva de meditação das disciplinas.

Trata-se de uma muito longe dos primeiros dias, quando, l5 anos antes, Zindel Segal, John Teasdale e eu fui para ver Jon Labat-Zinn e seus colegas, a UMass Medical Center, em Worcester, MA. Como dizemos no livro que escreveu para os médicos (Segal, Williams, e Teasdale, 2002), em que tempo nós divergimos entre nós na nossa atitude em relação a aquilo que nós provavelmente descobrir, e nossa primeira visita não resolver essas muitas dúvidas. Para mim, eu estava praticamente a certeza de que esta era a abordagem errada para a depressão. Em primeiro lugar, mesmo se nós aprendemos a prática da meditação mindfulness, e mesmo se a nossa pesquisa descobriu que tinha algo a oferecer a nossa repetir- ualmente os deprimidos, como poderíamos esperar que os nossos colegas a se comprometer com a

(20)

xiii

prática de meditação mindfulness, a fim de estar em uma posição para ensiná-la aos outros? "Basta fazer as contas", disse. "Na melhor das hipóteses, a prática da mindfulness, a saúde é a definição vai acabar como uma minoria actividade, permanecendo para sempre à margem do que poderia ser oferecido aos pacientes."

O segundo conjunto de dúvidas foi ainda mais fundamental. Tendo nunca meditou-me antes desta reunião, eu assumi (olhando para o lado de fora) que o que estava sendo ensinado em sala de aula foi apenas mais uma forma de relaxamento, e nós já tínhamos evi- dência que treino de relaxamento não foi eficaz na depressão.

(21)

15

PREFÁCIO

Embora nós, comprometidos com a prática pessoal de meditação mindfulness, fiquei céptico.

Verificou-se que eu estava redondamente enganado. Sim, nós fomos capazes de mostrar que MBCT é eficaz na redução de recaídas e recorrências quem experimentou episódios repetidos de depressão, mas eu estava errado sobre tudo o resto. O entusiasmo dos médicos para aprender a cultivar mindfulness em suas próprias vidas a fim de ensiná-la aos outros foi extra-ordinário. Na verdade, ele tem muito ultrapassou a atual base de evidências, que, embora esteja em expansão, é fazê-lo com a habitual lentidão característica dos mais sérios e importantes desafios científicos.

EU também estava errado sobre o mindfulness é. Eu encontrei o meu cepticismo dissolvendo como eu comecei a dar testemunho, uma e outra vez, o poder desta abordagem para transformar vidas. Para uma coisa, a partir do interior da prática da meditação mindfulness, torna-se clara a meditação é muito diferente de relaxamento. Nem sequer é, na sua essência, uma forma de psicoterapia, como normalmente entendemos, em todos.

É tudo muito bem para dizer o que ela não é. É muito mais difícil dizer o que é. Este é o local onde este maravilhoso livro de Rebecca Crane entra em cena.

Becca tem direcionado Bangor University's Center para a mente - plenitude Investigação e prática durante muitos anos, ajudando-o a tornar-se o principal centro da Europa para a formação da mente- plenitude abordagens com base na saúde física e mental. Trabalhando em estreita colaboração com os colegas da UL e do centro de Mindfulness em Medicina, Saúde e Sociedade, a UMass (agora dirigida pelo Dr. cuxiú-Santorelli), Becca e seus colegas têm uma vasta experiência em oferecer mindfulness aulas para muitas centenas de pessoas com emocional e físico desa- fios, e com todo o cuidado e com grande

(22)

FOREWORD

16

para aqueles que desejam ensinar mindfulness aos outros. Ela está em uma posição única para escrever este livro, uma vez que tanto um participante e observador dos recentes desenvolvimentos no campo, nacional e internacionalmente.

(23)

17

E aqui está ele: uma clara consideração de qual MBCT é, tanto nas suas perspectivas teóricas e suas práticas reais. Escrito em linguagem acessível, é uma façanha extraordinária que será altamente valorizado por ambos os participantes em mindfulness as classes e seus professores. Obrigado, Becca, para escrevê-lo.

Mark Williams

(24)
(25)

17

Introdução

A intenção deste livro é precisamente estabelecer as características distintivas de Mindfulness-Based Terapia Cognitiva (MBCT). A minha esperança é a de que ele serve como uma base para a compreensão dos principais aspectos teóricos e práticos da MBCT e torna-se uma base para explorar ainda mais. Por definição, ela é incompleta. O risco de articular um processo tão complexo e multidimensional de uma forma concisa e forma estruturada é que esta pode ser entendida como toda a imagem, que está longe de ser o caso.

É particularmente difícil de articular teoria em relação ao mindfulness prática e muitos mais longo prazo os profissionais e professores que sorrir com as tentativas de fazê-lo! Um professor comparou esta à procura de uma geleia para o pino na parede! Mindfulness prática e o ensino estão apontando-nos para sutil, profundo e indefin vel características da mente que vão muito além das simples descrição psicológica. A esforçar-se-ão por articular a pro- bem dimensionados que acreditamos ser em ação quando praticamos mente- plenitude é

(26)

INTRODUCTION

xviii

como redutor. No entanto, de forma incompleta, como ele pode ser, é útil para o trabalho de esclarecer e articular os nossos entendimentos, desde que se mantenha em mente tudo o que não sabemos como fazer isso! Peço-vos que

(27)

19

A lembre-se disso ao ler. Este livro pode transmitir a impressão de que a teoria é muito mais definida e sólida do que ela realmente é.

Os pais da MBCT são Mindfulness-Based redução do nível de estresse, que se chama do 2500 ano legado de mindfulness Budista ensinamento dentro do seu contexto, e também cognitivo-comportamental princípios científico e terapêutico. Aqueles que desejam ir mais profundamente em sua compreensão da MBCT terão de dar espaço e tempo para a exploração dessas áreas que lhe deu origem. Há uma riqueza de recursos que podem apoiar este, alguns dos quais são citados no final do livro.

A oportunidade de escrever este livro surgiu-me através do meu trabalho como professor e formador no centro de pesquisa e prática Mindfulness, Universidade de Bangor. Tenho sido privil- eged a desempenhar um papel central no desenvolvimento do centro ao longo dos últimos seis anos, juntamente com os colegas de trabalho e amigos que fazem o ensino grupo e equipe administrativa. Fundada pelo Professor Mark Williams, ao mesmo tempo que ele levou a Bangor braço da primeira pesquisa julgamento da MBCT, o centro reuniu a experiência e o interesse que tinha formado durante este tempo. Como um terapeuta ocupacional empenhados em oferecer um-a-um e terapia em grupo dentro de uma comunidade local equipes de saúde mental, esta pesquisa julgamento à minha porta peguei meu interesse profissional. O pessoal puxar foi igualmente forte. Através de um interesse que surgiu durante meus anos de estudo, suportado por uma gama de maravilha- guma retiro dos professores e períodos, eu tinha um personal mindfulness prática-a profundamente importante esteio na minha vida. Embora mindfulness prática foi fundamental para informar o meu processo pessoal enquanto eu estava envolvido na terapia com os clientes, que não era um explícito parte do meu trabalho. A possibilidade de juntar os fios da minha vida foi convincente.

(28)

xviii

Mindfulness prática e ensinamento recorda-nos que o per- vei e o universal estão sempre entrelaçados. Para mim, este momento do desenvolvimento mindfulness programas de treinamento baseados no seio do Centro de Mindfulness Research e a prática tem tido

(29)

21

INTRODUCTION

Lugar, enquanto os meus filhos estavam na sua caçula anos, com todas as turbulências, maravilha e de festa que se desta vez tem para muitos de nós. Um dos dons de ensino mindfulness no seio da nossa vida profissional é o "wake up call" que nos leva a manter a intenção de viver a abordagem totalmente como nós somos capazes de nossas vidas pessoais. O (muitas vezes desafiador) verificação da realidade que a minha família se ofereceu para mim tem sido um precioso ensinamento! Simi- mente, como um grupo de professores, temos uma constante intenção de aplicar o mesmo rigor para o nosso desenvolvimento pessoal e de grupo à medida que levamos para o desenvolvimento dos nossos programas de treinamento. Mais do que em qualquer outro período da minha vida, eu tenho descoberto nestes anos que esta intenção de viver como conscientemente, como somos capazes de os detalhes das nossas vidas, é o alimento que nutre nossos exames e compreensão em um sentido mais amplo.

É um momento emocionante para ser acionada neste trabalho. Há um recrudescimento de interesse e desenvolvimento da interface da contemporânea plative tradições e psicologia: um sentimento crescente do potencial terapêutico de mindfulness dentro as configurações. No entanto, a actual base de evidências para MBCT é ainda muito pequena. Justapostas paralelamente a este é um vasto interesse e entusiasmo pelo seu potencial de um potencial que é igualmente relevante para a pro- enquanto como é para seus clientes e pacientes. Embora muitos se tornaram interessados em mindfulness pois da esperança parece oferecer aos seus clientes, eles logo descobrem que não é possível descobrir a abordagem diferente através de um envolvimento pessoal com ele. A maior parte das experiências este compromisso como desa- lenging, mas também imensamente gratificante- "a prática tem me ajudado a ver a minha vida através de novos olhos"; "Eu me sinto alimentada em formas que vão muito para além da

(30)

xviii

relevância imediata para a minha prática clínica". A experiência e a prática da mente- sua plenitude pode ser desafiador para a descrever, e que, no entanto, quando ela nos toca fá-lo de maneira a mudar radicalmente nossa orientação a nós mesmos e ao mundo.

Este livro concentra-se em uma expressão particular do interesse atual na integração de mindfulness e abordagens terapêuticas: a MBCT programa oferecido em um contexto de grupo

(31)

INTRODUCTION

xx

Para as pessoas com um determinado problema clínico-vulnerabilidade a recaída depressiva. É óbvio que existem muitos outros meios hábeis a oferecer mindfulness abordagens com base em ajustes terapêuticos, embora este livro pode informar estes não tratam especificamente deles. A principal base de evidências para MBCT é atualmente em relação aos seus efeitos para as pessoas com depressão recorrente. Há, no entanto, outras versões do MBCT sendo desen- volvida, pesquisada e utilizada na prática clínica, incluindo MBCT para a recorrência de depressão suicida, a síndrome da fadiga crônica, para pacientes oncológicos, para transtornos de ansiedade e para redução do nível de estresse. Muitos dos psicológicos delineiam descritas neste livro será relevante para essas outras populações, mas não todos. Dada a ampla base de evidências para Mindfulness-Based Stress Redução (MBSR), que pro- babilidade efeito positivo os tamanhos para uma ampla gama de condições, há um bom suporte para estes desenvolvimentos. Nesta primeira fase, o desenvolvimento de aplicativos baseados em mindfulness, não há, no entanto, uma diferença entre a base e a promessa de que a abordagem é exibida a espera. No importante processo de alargar a utilização da MBCT para clientes diferentes populações e em novos contextos, é importante manter em mente aquilo que não sabemos e que avance em novo território com cautela e atenção.

Este livro, em linha com os outros desta série, está dividida em l5 pontos teóricos distintos recursos e l5 pontos distintos recursos práticos da MBCT. Dada a semelhança entre MBCT e MBSR há uma gama de recursos que são característicos de ambas as abordagens. Nesses casos, o rótulo genérico "abordagem baseada em mindfulness" ou as "oito semanas mindfulness-com base program" é usado. A teoria de que este livro se concentre principalmente cognitivo é a base científica para o trabalho. Há também uma referência à religião budista sob- fixando a mindfulness. Há outros referenciais teóricos que contribuir de forma útil para

(32)

24

a compreensão do processo de ensino em MBCT (em especial teoria da aprendizagem e teoria de grupos), que não são dado espaço aqui.

(33)

INTRODUCTION

xx

Escrevendo este tem sido uma rica experiência de aprendizagem para mim. Espero que contribua para o seu aprendizado e, por sua vez informa a vida das pessoas com quem você trabalha.

Rebecca Crane

(34)

INTRODUCTION

(35)

Abreviações usadas

MBCT: Mindfulness-Based Terapia Cognitiva MBSR: Mindfulness-Based Stress redução A TCC - Terapia cognitiva comportamental TAU: tratamento como de costume 3MBS: três minutos para respirar

(36)
(37)

Parte 1

AS

CARACTERÍSTICAS

DISTINTIVAS DA

(38)
(39)

DISTINCTIVE THEORETICAL FEATURES OF MBCT

3

1

A integração de redução

Mindfulness-Based Stress e terapia cognitiva

comportamental

Mindfulness-Based Terapia Cognitiva (MBCT), foi desenvolvido como uma abordagem orientada para as pessoas que têm um histórico de depressão e, portanto, são vulneráveis a futuros episódios. Ensinou enquanto os participantes estão em remissão, que destina-se a permitir que eles para aprender a levar à conscientização do corpo sensações, pensamentos e emoções e para responder adaptativamente para os sinais de alerta precoce de recidiva. O programa tem a prática de meditação mindfulness em sua essência; ele desenha sobre a estrutura e o processo da Mindfulness-Based Stress Redução (MBSR) programa e integra-se no âmbito destes alguns aspectos do Cog- definitivas terapia comportamental (TCC) para a depressão. Ele é ministrado em oito semanas formato de aula para até doze participantes. Este ponto oferece um resumo dessas áreas que são parte integrante da MBCT, informou o seu desenvolvimento: mindfulness medi- cação prática, MBSR e CBT.

Mindfulness

Mindfulness é um aspecto de uma série de antigas tradições espirituais- ções. Dentro da tradição do budismo é parte integrante do caminho no sentido de compreender a origem e a cessação do sofrimento; e é um meio para libertar-se do padrão de sofrimento mais para as dificuldades e a dor (Gunaratana, 2002). Mindfulness, portanto, permite-nos ver

(40)

4

e trabalhar com a universal vulnerabilidades e desafios que são uma parte inerente do ser humano. Tendo em mente a consciência é nem religioso nem esotérico em sua natureza e é potencialmente acessível e aplicável

(41)

DISTINCTIVE THEORETICAL FEATURES OF MBCT

5

A todos (Grossman, Niemann obteve a, Schmidt, & Walach, 2004; Labat- Zinn, 2003).

Mindfulness é a consciência que emerge quando prestamos atenção a experiência de um modo particular: no fim (a atenção é deliberadamente colocado sobre aspectos particulares da reme- diar); no momento (quando a mente desliza para o passado ou o futuro, trazê-lo de volta para o presente); e não- criticamente (o processo é infundida com um espírito de aceitação de tudo o que surge) ( Labat-Zinn, l994). É simplesmente estar consciente do que se está a passar, como é decorrente, participando profundamente e diretamente com ele e com ele relacionados com a aceitação: um poderoso ato de observação participativa. Apesar de simples em sua intenção e sua essência, mindfulness prática muitas vezes se sente trabalho duro. Trata-se de uma prática através da qual nós sistematicamente treinar-nos para ter a certeza que "direção" tudo o que se coloca na nossa experiência. Isso está em contradição com o nosso instinto de evitar as dificuldades e os desafios à nossa experiência.

Mindfulness ensino e prática contém três elementos gerais:

L o derelopment de awavenerr através de uma metodologia sistemática envolvendo práticas mindfulness formal (body scan, meditação sentada, pensando movimento) e informais (cultivar práticas mindfulness apresentar-momento consciência na vida quotidiana).

2 UMA atitude pavticulav fvamewovk caracteriza-se pela

bondade, a curiosidade e a vontade de estar presente com o desenrolar da experiência. Estas atitudes são deliberadamente culti- agrav -dentro da prática e surgir espontaneamente.

3 Um consagrado undevrtanding rulnevabilitμ do homem. Esta

(42)

6

em seguida, explorar a sua validade diretamente ver nossos processo experiencial em ação durante meditação mindfulness prática. Aprendemos, através disto, que apesar de sofrer é uma parte inerente da nossa experiência, há muitas maneiras que podemos aprender a reconhecer e a etapa fora dos padrões de residência

(43)

DISTINCTIVE THEORETICAL FEATURES OF MBCT

7

Colaborando para perpetuá-lo, adicionar a ele e aprofundar. Dentro de seu contexto original, budista mindfulness é ensinada como uma parte essencial de um sistema integrado, que nos apóia em reconhecer a natureza do sofrimento humano e a trabalhar conscientemente com ela como ela se coloca para nós. Reunidos, esses elementos da doutrina e a prática mindfulness oferecem o potencial de desenvolver idéias, novos por- spectives, e para facilitar transformação pessoal.

Em mindfulness fora de seu contexto original e budista recontextualising secular, dentro de um programa, como MBCT ou MBSR, é importante para assegurar que os aspectos críticos da abordagem que trazem a mudança não são perdidos (Teasdale, Segal, & Williams, 2003). Esta é uma questão complexa com muitos elementos, incluindo a questão do mestre qualidades requeridas pela natureza do MBCT processo de aprendizagem (discutido no ponto 30). O aspecto deste aqui é abordado os ingredientes do próprio programa. Os três grandes elementos de mindfulness práticas descritas acima são espelhados na construção secular oito sessões programa. Assim, a MBCT programa inclui:

L o cultiration awavenerr através de mindfulness prática. 2 UMA atitude pavticulav fvamewovk caracteriza-se pela não-

se esforçando, aceitação, e um interesse genuíno em termos de experiência profissional. Isso é em grande parte transmitida implicitamente através do processo de ensino, que é infundido com essas qualidades.

3 A pvocerr de associar o leavning para um undevrtanding de wovking com rulnevabilitμ. A aprendizagem experiencial

pessoal- ing está integrado dentro de um quadro mais amplo de entender- ing. Esse entendimento refere-se tanto à natureza da vulnerabilidade humana em geral e

(44)

8

os que sofrem, para a especial natureza da vulnerabilidade à recaída depressiva. Durante a MBCT sessões esta integração é facilitada através do diálogo, reflexão, exercícios de grupo, e o ensino.

(45)

DISTINCTIVE THEORETICAL FEATURES OF MBCT

9

Os três desenvolvedores da MBCT-Zindel Segal, do centro de dependência e Saúde Mental (Clark Divisão) em Toronto, Mark Williams, então, da Universidade de Wales, Bangor, e John Teasdale, em seguida, da Unidade de Psicologia Aplicada do Medical Research Council em Cambridge e iniciou seu processo de desenvolvimento pela primeira revisão de um referencial teórico- mensão da base de vulnerabilidade à recaída depressiva e recorrência.l o que levou-os ao reconhecimento de que uma chave pro- tective mecanismo de prevenção recaída depressiva é a capacidade de "de-center" ou passo para trás de nossos processos do pensamento. Através da experiência particular de um dos desenvolvedores, a compreensão se verificou que esta, e outras habilidades relevantes para a prevenção da depressão, podem ser desenvolvidos por meio consciente- ness meditação prática. Segal, Williams e Teasdale (2002) foram, assim, levou para o trabalho de Jon Labat-Zinn .

Redução Mindfulness-Based Stress

Labat-Zinn (l990) foi pioneira na integração da meditação mindfulness budistas tradicionais práticas em uma acessível psico-educativos oito sessões programa chamado consciente- ness com redução do nível de estresse (MBSR). A intenção Labat-Zinn e visão para desenvolver MBSR era o de tornar o aprendizado da antiga prática de mindfulness em um acessível, secular, programa mainstream, que poderia informar a vida dos pacientes que sofrem de dor crônica e uma variedade de outras condições. Mindfulness foi assim recontextualised e ensinou em um grupo-base, estado laico, programa educativo e bioló- com compreensão psicológica, os modelos de stress de medicina corpo-mente, e investigações sobre como trabalhar com o

(46)

10

L embora recaída e recorrência têm significados ligeiramente diferentes, para o sim- plicity o termo recaída será usado daqui pra frente. O termo recaída refere-se à manutenção de um único episódio de depressão, a qual tem sido mascarada pela pessoa que está a tomar antidepressivos, enquanto que o termo repetição refere-se ao início de um novo episódio de depressão (Lupfer, l99l).

(47)

DISTINCTIVE THEORETICAL FEATURES OF MBCT

11

Os desafios da vida moderna. O programa, portanto, envolve um intenso treinamento em mindfulness meditação, e de ensino que permite que os participantes possam aplicar o aprendizado de práticas para os aspectos práticos da gestão do desafio na vida cotidiana.

MBSR o programa foi originalmente ensinado aos grupos de participantes com uma gama de físicos e psicológicos desa- fios e também já foi adaptado a uma variedade de diagnósticos específicos e condições. Estes incluem pacientes com diagnósticos, tais como o câncer, as doenças reumáticas e distúrbios alimentares, e em diferentes contextos, tais como prisões, interior de baixa renda de cidades, educação médica e configurações corporativas. No Estados Unidos MBSR tornou-se parte de uma recém-reconhecido domínio da medicina integrativa.

A forma como os programas são estruturados em oito semanalmente psico-estilo educativo as sessões, e o seqüenciamento da introdução de diferentes práticas mindfulness, é semelhante a MBCT e de MBSR. A principal diferença é a forma como o programa Aprendizagem ao Longo da Vida é moldada para os participantes que é projetado.

Terapia cognitivo-comportamental

O CBT contribuição dentro da MBCT integração tem duas grandes formas:

L, oferece um quadro cognitivo

subjacente e sob

permanente- elaboração de

TCC para a depressão

(Beck, Rush, Shaw, e

Emery, l979). Este informou

(48)

12

abordagem (ver ponto 2) e

informa o processo de

ensino por meio da oferta a compreensão de que permite

que o professor e os

participantes com relação a

aprendizagem para a

depressão (ver ponto l4).

2º informa a inclusão do currículo elementos provenientes da CBT (ver ponto 27).

(49)

DISTINCTIVE THEORETICAL FEATURES OF MBCT

13

Resumo

Meditação Mindfulness é a fundação da MBCT pro- grama; MBSR informa sua estrutura, conteúdo e estilo de ensino; e os aspectos da CBT para a depressão informar alguns conteúdos e elementos do processo de ensino.

(50)

14

2

Apoiada pela teoria cognitiva de

vulnerabilidade para a depressão

Ele é estimado pela Organização Mundial de Saúde que em 2020 unipolar grande depressão será a doença abasteci- mento a segunda maior carga de doença no mundo (Murray & Lopez, l996), muito perto atrás as principais causas, doença cardíaca isquémica. A principal característica da depressão maior é a probabili- dade que os doentes terão episódios repetidos. Segue-se, portanto, que a maior vulnerabilidade à recaída para pessoas com histórico de depressão é o aspecto do problema que requer especial atenção, se o pessoal e impacto global do que estão a ser minorada.

O desenvolvimento de uma relação custo-eficaz de abordagem de prevenção recaída

Antes do desenvolvimento da MBCT mais estratégias baseadas em evidências para prevenir recaída depressiva foram:

Manutenção phavmacothevapμ-esta é a estratégia mais

utilizada para prevenir recaída depressiva (Lupfer et al., l992) mas seu efeito preventivo dura apenas enquanto a medicação está sendo tomado.

Cognitire Behariouval Thevapμ-pesquisa indica que

pessoas que tiveram CBT durante depressão são menos propensos à recaída de aqueles que não foram (p. ex. Hollon et al., 2005).

(51)

DISTINCTIVE THEORETICAL FEATURES OF MBCT

15

Ao mesmo tempo que é encorajador que medicamentos antidepressivos é eficaz no tratamento episódios depressivos agudos, e que a TCC é

(52)

16

Eficaz tanto durante um episódio e na prevenção de futuros episódios, há desvantagens para ambos os tratamentos. Pacientes que estejam tomando manutenção a terapia medicamentosa é necessário para mantê-lo por um longo período de tempo para a obtenção do efeito benéfico para ser sustentada. A TCC depende da pessoa que exerça um-a-um com uma mão-de-obra qualificada, escasso e caro terapeuta. O objetivo dos três MBCT desenvolvedores, portanto, era o de desenvolver uma abordagem de prevenção de recaída que poderia ser entregue:

L em um formato de grupo. (A

alta prevalência de

depressão, juntamente com

o custo de uma-a-uma

terapia, cria a necessidade de abordagens que tratam o problema de ser eficaz em termos de custos para se tornarem mais amplamente disponíveis.)

2 Enquanto os participantes estão em remissão (tendo nacio- nais recuperados através de tratamento com medicamentos antidepressivos).

A definição para o desenvolvimento de uma nova abordagem para a prevenção recaída depressiva, Segal, Teasdale e Williams do primeiro gasto tempo a chegar a compreender mais plenamente as formas em que esta vulnerabilidade específica é criada e mantida, e o particular, os processos da mente que pode derrubá-lo. Essencialmente, eles estavam pedindo duas questões: em primeiro lugar, "o que é a base para a maior vulnerabilidade à recaída depressiva?" e, em segundo lugar, "o que são as competências desenvolvidas pelo CBT durante um episódio

(53)

DISTINCTIVE THEORETICAL FEATURES OF MBCT

17

de depressão que reduzem a mais longo prazo vulnerabilidade à recaída?" (Teasdale, 2006).

Vulnerabilidade à recaída depressiva

Como uma pessoa experimenta mais episódios de depressão menos estresse ambiental é necessária para provocar um outro episódio. Isso é porque o seu estilo de pensamento interno e de viver se transformou em um determinado padrão, que cria e

(54)

18

Perpetua-se (Post, l992). Então, o que está criando esta aumentando a vulnerabilidade para a futura depressão com cada episódio?

É uma parte normal do padrão da vida de toda a gente a experimentar episódios e fases da baixada moods. Para as pessoas que tiveram depressão no passado, esses momentos de ocorrência de humor rebaixado são momentos de acentuada vul- nerabilidade à recaída depressiva. Dois associados fatores tornam mais leve tristeza tendem a persistir e aprofundar: ruminação e esquiva experiencial:

Ruminação é um estilo específico de crítica e

auto-centrada, repetitivas, pensamento negativo. Ela está preocupada com e motivados pelo desejo de "resolver" o desafio emocional de infelicidade ou humor rebaixado (ver ponto 6 para mais informações sobre ruminação).

Expeviential aroidance é a tentativa de se manter fora de

contato com a experiência direta de desafiar os pensamentos, as emoções e o corpo sensações (ver ponto 7 para mais informações sobre

A esquiva).

A experiência da depressão vem como uma constelação e a interação de humor rebaixado, ruminative padrões de raciocínio, a esquiva e sensações físicas de cansaço e tristeza. Durante os episódios de depressão a associação entre esses elementos é formado e aprendido. Repetido epi- sodes de depressão reforçar o aprendido as associações entre os componentes e deixar um cunho de memória da cogni- tivas, sequencialidade física e emocional da pessoa, que permanece invisível, mas em geral prepara-se para ser reativado em momentos de baixa atmosfera. Isso significa que durante os períodos de remissão um pequeno rebaixamento do humor pode ter o efeito de retriggering os padrões que estão associadas com as anteriores sad moods. Este processo, chamado de "ativação diferencial", é

(55)

DISTINCTIVE THEORETICAL FEATURES OF MBCT

19

a principal maneira pela qual recaída depressiva é disparado (Teasdale, l988; Teasdale, Segal, & Williams, 2000).

(56)

20

Como a terapia cognitivo-comportamental reduzir o risco de recaída?

Ele foi importante para a MBCT os desenvolvedores a compreender aquilo que está ajudando a proteger as pessoas que participam no CBT durante um episódio de depressão futura recaída. A recidiva de abordagem de prevenção que estavam desenvolvendo poderiam procurar para desenvolver essas mesmas habilidades.

As análises teóricas levaram a esta hipótese: o efeito de várias vezes trabalhando com o conteúdo dos pensamentos e tendências evitativo habitual durante a TCC é a criar gradualmente uma mudança na perspectiva do cliente em geral velationrhip aos seus pensamentos e emoções. Através de um processo de envolvimento com a TCC, o cliente vem a perceber que um grande desafio os pensamentos e as emoções estão passando os acontecimentos na mente que não reflectem necessariamente a realidade e não são componentes centrais do self (Segal et al., 2002). Esta alterada, "centrado" relação ou atitude para pensamentos e emoções é significativa. É isso que cria a capacidade de o indivíduo para a etapa do emaranhamento de ruminative pensando e as consequências da baixa atmosfera ciclos. Portanto, embora não seja um alvo direto da TCC, este "centrada" relação de pensamentos surge implicitamente durante o processo de aprendizagem. Por outro lado, o desenvolvimento da habilidade de "centro" da experiência é uma explícita e deliberada intenção da MBCT processo de aprendizagem. Por conseguinte, não há ênfase no MBCT, como existe no CBT convencional, na alteração crença no conteúdo do pensamento. O foco está em uma formação sistemática para ser mais consciente, momento por momento, das sensações físicas, pensamentos e emoções como os acontecimentos no campo da consciência. Este gradualmente facilita o potencial para desenvolver este "centrado" relação com os pensamentos, as emoções e o

(57)

DISTINCTIVE THEORETICAL FEATURES OF MBCT

21

corpo as sensações. Ficamos a saber que podemos vê-los como aspectos de públi- cos que se movem através da nossa consciência em vez de vê-los como realidade. Devemos aprender a relacionar o processo de pensamento em vez de fvom o conteúdo dos pensamentos próprios, podemos ver que os nossos Os pensamentos não são fatos, são apenas pensamentos.

(58)

22

Resumo

As três áreas principais que têm sido descritos neste ponto são os seguintes:

L A natureza da depressão como um estado recorrente. 2 O principal padrão psicológico que gera vulnerabilidade

à recaída depressiva é a maneira pela qual uma pequena quantidade de triste humor habitual pode desencadear, padrões de auto-depreciativo pensando, levando a ciclos repetidos de ruminative pensando e esquiva experiencial. Em conjunto, estes formam um padrão geral de experiência em processamento, que, embora motivados pelo desejo de remover depressão realmente mantê-lo no lugar.

3 O desenvolvimento de uma perspectiva que reconhece que os pensamentos negativos e baixa ruminative humor são aspectos de experi ncia em vez de um aspecto central do self (um "de-centrado" perspectiva) é um factor-chave para conferir proteção aos vulneráveis à recaída depressiva e recorrência.

(59)
(60)
(61)

DISTINCTIVE THEORETICAL FEATURES OF MBCT

15

3

As habilidades de aprendizado a fim de

reduzir o risco de recaída depressiva

As formas em que depressão-propensas as pessoas tendem a processar a sua experiência gera uma maior vulnerabilidade à recaída e, uma vez a depressão é re-estabelecida, os fatores que mantêm. A intenção específica de MBCT é oferecer par- ticipantes da comunidade Dell com um meio para trabalhar de forma eficaz com esses processos em tempos de potencial recaída depressiva. Essencialmente mindfulness e "recaída" mente , que são incompatíveis. O MBCT SEM RECIDIVA Pensam ento negativo EPISÓDI O Não-pensamento negativo REMISSÃO POTENCIAL recaída HUMOR BAIXO Reativação do pensament o negativo Modelos de pensamento negativo "Morta à nascença" Modelos de pensamento negativo re-estabelecida RECAÍDA A Figura 1 representa o modelo cognitivo risco de recaída

depressiva. A mindfulness-baseado terapia cognitiva curso é tomado durante a remissão e a competências desenvolvidas destinam-se a ter efeito no ponto de possível recidiva. (Reproduzido com permissão de

(62)

16

(2002). Mindfulness-Based Terapia Cognitiva para depressão: uma nova abordagem para prevenir recaídas. Nova York: Guilford Press.)

(63)

DISTINCTIVE THEORETICAL FEATURES OF MBCT

17

Curso é tomada durante um período de remissão e das competências desenvolvidas, estão destinados a ter efeito no ponto de possível recidiva. A figura l oferece uma representação esquemática do presente.

Então, como fazer as habilidades aprendidas em um curso MBCT interface com a vulnerabilidade da maior risco de recaída depressiva? A prática da mindfulness e os outros elementos do currículo programa MBCT, quatro grandes da aprendizagem das intenções em relação a recaída depressiva de induzir processos. Parti- cipantes estão aprendendo a desenvolver o potencial para:

L etapa fora do ruminative

padrões de raciocínio.

2 Reconhecer e ser mais conscientes do potencial recaída-relacionados mente-corpo dos processos. 3 Acesso a novas maneiras de se relacionar com as

relacionadas com a depressão e outros aspectos da experiência.

4 Direção, amiga e envolver-se com a difícil e outros aspectos da experiência.

Uma visão geral da importância destes quatro domínios da aprendizagem é dado agora. Ley aprender temas em oito semanas MBCT curso são destacadas no italicr dentro deste.

1 Aprendendo a etapa fora de padrões de raciocínio ruminative

Nossa atenção consciente só é capaz de processar uma quantidade limitada de informações ao longo de um determinado período de tempo. Assim, por deliberadamente prestando atenção a certos aspectos da experiência, é, naturalmente, excluir outros aspectos da nossa atenção imediata e assim remover os recursos que as sustentam

(64)

18

(Teasdale, Segal, & Williams, l995). Essencialmente, portanto, estar com o actualitμ do pverent momento thvough um

delibevate focur sobre renrationr no bodμ redireciona os nossos

recursos atencionais longe de ruminative pensar- ing. Em vez de seguir o impulso de resolver problemas através da mente conceitual, a atenção é dada à experiência direta. Os pensamentos são apenas reconhecidos como eventos no domínio da

(65)

DISTINCTIVE THEORETICAL FEATURES OF MBCT

19

Consciência. Este serve para antecipar a criação de ciclos negativos (Teasdale et al., l995). A repetida prática da mindfulness as competências, os participantes são treinamento de seus pro- cessamento interno mecanismos para criar novos hábitos "intencional", que surgem através de uma consciência de momento-a-momento experiência, em vez de ser conduzido por padrões habituais e automáticas de processamento interno. O novo repertório de respostas torna-se parte da pessoa, guardar de memória (Teasdale et al., l995) e por isso é mais provável de ser acessível quando ele é particularmente necessária durante os estados de leve depressão (i.e. Befove os padrões já consolidados em grande depressão).

2 Aprender a reconhecer e ser mais

conscientes de recaída-relacionadas com os modos de transformação

O desenvolvimento da consciência na mente MBCT é inicialmente focado em iluminar e revelar aos participantes, através da sua própria experiência direta, os efeitos dos padrões habituais de "alienante". Em particular, os participantes estão assistindo o geneval pattevnr e habitr de

theiv mente; e o pavticulav tendencμ estar em piloto automático e apanhados no pensamento vuminatire cμcler. Os participantes

estão habilitados a ver esses padrões claramente. Que eles se tornem sintonizados com as formas em que eles inadvertidamente colaboram para desencadear e manter o sofrimento e a sua tendência para se tornar carregado. 3 Aprender a aceder a uma nova forma de se relacionar com as relacionadas com a depressão e outros aspectos da experiência

A mudança para um modo mais consciente do ser, a qual envolve aceitação e tendo em atenção a realidade do momento presente, permite aos participantes ter acesso a

(66)

20

novas formas de processo ou "ser com" relacionadas com a depressão e outros aspectos da experiência (Teasdale, l999, 2006). Conforme descrito no número l acima, um efeito de tornar-se consciente dos detalhes da física

(67)

DISTINCTIVE THEORETICAL FEATURES OF MBCT

21

Sensações é que o "combustível" necessário para manter pensamentos negativos é retirado. Um efeito adicional de interromper esse foco habitual padrões de pensamento negativo é um movimento no sentido de um novo "modo de pensar". Isso abre a possibilidade para nós para relacionar a experiência de uma maneira radicalmente diferente, assim, permitindo que novos conhecimentos e perspectivas de sair. Isso pode ser descrito como uma mudança de "fazer mode" para "sendo a moda" (Segal et al., 2002).

Essa mudança de "mente mode" permite que os participantes se relacionam a experiências já existentes de uma perspectiva diferente - um "outro lugar". Esta nova maneira de ver uma experiência que envolve reconhecer que nossa experiência não é necessariamente aquilo que cria nossa identidade. Desta forma dificuldade decorrentes em qualquer aspecto de nossa experiência- dor física, dolorosas emoções ou pensamentos negativos, pode ser visto como um aspecto da nossa experiência de escreverem

seus momentos. Isso pode criar uma mudança na percepção

de ver o problema como um todo, abrangendo experiência, que elimina consciência de cada- outra coisa e que se torna a forma como nós nos identificamos, para vê-lo como parte da "tapeçaria" e fluxo da vida de cada um. Desta forma, pode tornar-se possível a fim de ter a dificuldade menos pessoalmente e para que ele se mantenha mais levemente. MBCT participantes assim aprender a ser capaz de velate para

arpectr de expevience e vuminatire pattevnr no pensamento pavticulav fvom um "de-centved" pevrpectire. Eles aprendem

que é possível de se relacionar ao invés de fvom sua experiência. Em vez de serem perdidos e presos dentro do con- tenda de pensamentos, ela se torna possível para mantê-los em uma perspectiva mais ampla.

Outro aspecto fundamental da exploração deste novo modo de "ser mode" -é que ele permite que os participantes trazem seus diretos neste momento-a-momento consciência sobre suas decisões e ações na vida. Os participantes são,

(68)

22

portanto, habilitada a ura consciente awavenerr ra um lugar

fvom para fazer appvopviate choicer sobre a ação e sobre como olhar aftev themrelrer wirelμ. Há, assim, uma aprendizagem

explícita ligação feita entre "ser com" e aceitar o momento presente e, em seguida, responde com sabedoria para ele.

(69)

DISTINCTIVE THEORETICAL FEATURES OF MBCT

23

4 Aprender a dirigir, amiga e envolver-se com a difícil e outros aspectos da experiência

A quarta área de amplo aprendizado que é um componente-chave da MBCT é o treinamento em "virando-se para" a gama de internacio- nalmente temos agradáveis, desagradáveis e neutro. Isso pode inverter ou oferecer uma alternativa para a esquiva experiencial de difícil as emoções, que é conhecido por ser um dos principais contribuintes para a recaída. Esta capacidade de "Direção" é cultivado através dos participantes desenvolver o interesse e curiosidade no desdobramento de sua experiência. Os participantes aprendem a fazer valer esta postura de interesse em sua experiência com qualidades de simpatia, bondade e compaixão.

Como descrito acima, o primeiro passo nos ensinou a MBCT é sempre para fazer uma pausa e ver claramente: os participantes, portanto, aprenda a reconhecer pattevnr

habitual de aroiding difícil emotionr. Eles aprendem a levar a

sua experiência e em especial a estas zonas difíceis uma

atitude chavactevired fvamewovk bμ aceitação, kindlinerr e cuvioritμ towavdr theiv intevnal expevience. Isso permite que os

participantes aprendem a saborear uma nova maneira de se relacionar com a dificuldade. Habitualmente a auto-crítica e preconceituosa que eles são convidados a MBCT para trazer um aberto, interessado, quente, aceitando-se e atitude compassiva para experimentar. Isso dá início a um evitamento mudança de formas de tratamento para uma experiãªncia - beradamente por vender ate "virando-se para" experiência.

Resumo

MBCT participantes estão aprendendo a reconhecer seu "fazer" modo de pensar e de compreender como ele pode criar e por- petuate difícil mente membros; eles estão

(70)

24

aprendendo a desenvolver a sua capacidade de se relacionar com o seu "ser" modo de mente e de cultivar o potencial afectivo desafio através deste. O objectivo dos pontos que segue agora é para dissipar em mais detalhes os elementos da MBCT programa que foram descritas neste ponto.

(71)
(72)
(73)

DISTINCTIVE THEORETICAL FEATURES OF MBCT

21

4

A importância do piloto automático

Nós maμ nerev ser bastante wheve nós actuallμ ave, nerev muito em contato com a fullnerr de ouv porribilitier.

(Jon Labat-Zinn2)

A maior parte das pessoas espontaneamente experimentar alguns momentos de estar totalmente envolvido com a actual momento experiência sem ser apanhado no pensamento e formulações à base ou conceitos sobre ela. Para muitos, um nevoeiro de preocupações e preconceitos habitualmente as nuvens do momento presente a maior parte do tempo. A fundamentação da mindfulness é a fundação da MBCT repousa sobre as habilidades, que uma prática mindfulness confere, permitindo intentionallμ soltar-se do piloto

automático com seus associados ruminative habitual estilo de processos de pensamento; para trazer a atenção para a atualidade do momento; e, por isso, a abrir a possibilidade de uma resposta sábia para a situação. Neste ponto que visam explorar o estado de espírito, a que chamamos piloto automático, alguns de seus efeitos negativos e positivos e os caminhos que a interface com o estado de consciência consciência. O termo "piloto automático" descreve um estado de espírito no qual uma age sem intenção consciente ou consciência dos presentes neste momento de percepção sensorial. A actividade pode ser física ou mental, mas a característica fundamental é que a consciência do momento presente é obscurecido. A capacidade de operar com o piloto automático é altamente desenvolvida no homem

(74)

22

2 Labat-Zinn, l994, Mindfulnerr Erevμdaμ fov meditação Vida, New York: Hyperion,

(75)

DISTINCTIVE THEORETICAL FEATURES OF MBCT

23

Espécies. Que Ela confere-nos uma evolução considerável condi- ções mas também cria nossa vulnerabilidade ao sofrimento emocional.

A vantagem evolutiva de piloto automático

Como mencionado anteriormente, a capacidade limitada da nossa con- scious atenção permite-nos apenas para atender a uma quantidade limitada de informações em qualquer dado momento. Isso pode dar a impres- que a nossa atenção consciente iria limitar-nos, mas o efeito de nossa capacidade para o exercício da actividade, com o piloto automático permite-nos ir além de seus limites. A primeira fase de aprendizagem de uma nova habilidade requer toda a atenção limitada que temos disponíveis. Gradualmente, à medida que se adquire a habilidade a tarefa se torna automático para nós. Podemos levar simultaneamente a atenção consciente noutros países, continuando a exercer a tarefa.

O cérebro é um sistema de aprendizado. Como neurônios ligam-se entre si em conjuntos e subconjuntos em padrões, o cérebro está mudando: novos neurônios estão se formando, e novas ligações entre elas estão sendo feitas. Gradativamente, o limiar para a queima de todo um padrão é abaixada. Nós temos aprendido a tarefa.

(Williams, 2008). O fato de que nós não temos a atenção consciente sobre os vários elementos do grupo familiar actividades permite-nos a simul- tânea efectuar uma variedade de tarefas extremamente complexas. A possibilidade de realizar atividades físicas concretas, tais como a condução, a uma curta caminhada ou digitando, enquanto parte integrante da nossa transformação está no piloto automático, é um importante e habilidades adaptativas. Os efeitos nocivos do

(76)

24

piloto automático surgem quando ele é realizado para as formas em que podemos processar nossa experiência emocional.

A vulnerabilidade criada pelo piloto automático

Ligada à nossa capacidade de aprender tarefas complexas, temos desenvolvido as habilidades de resolução de problemas. Que possamos refletir, analisar, passar

(77)

DISTINCTIVE THEORETICAL FEATURES OF MBCT

25

Nossos processos do pensamento para o passado e futuro, aprender com a experiência do passado e aplicar esse aprendizado para o futuro partido e podemos monitorar discrepâncias entre os resultados desejados e o status quo. Estes cognitivo fazendo mode" é crucial o desenvolvimento de competências fundamentos para gerenciamento de muitos dos desafios de nossa vida.

Da mesma forma que os nossos conhecimentos com atividades práticas tornaram-se parte do nosso repertório automático, de modo que este estilo de habituais de resolução de problemas torna-se também pensar automatised. Muitas vezes fora de nosso pensamento consciente consciência nossa mente é acionado em juízo, monitoramento e resolução de problemas os aspectos da nossa experiência interna e externa. As analíticas resolução de problemas habilidades, que trazem benefícios em muitas áreas de nossas vidas, pode realmente aumentar as nossas dificuldades quando eles são trazidos para suportar a nossa experiência emocional do desafio.

Grande parte da atividade do ruminative fazendo modo de pensar está acontecendo fora da nossa consciência, e os efeitos sobre o nosso emocional vivendo pode ser catastrófico. É quase como se tivéssemos subimos para um trem em uma estação e que sejam muitos e muitos km sem perceber o que está acontecendo. A um certo ponto, que "vem" e a nossa consciência do momento presente re-estabelece-se. Como subimos para fora do trem, o (emocional) paisagem que nos encontramos no podem ser significativamente diferentes. Assim, é que, através de um estilo de experiência em processamento, que é tão habitual que pode realizar-se auto- maticamente, estado de espírito pode espiral para baixo sem a pessoa perceber até que é tarde demais - depressão, reafirmou-se.

No que diz respeito à ligação entre o potencial recaída depressiva e piloto automático, há um certo número de processos em ação que aumenta a probabilidade de uma

(78)

26

espiral descendente sendo disparado:

L a mente estiver operando em

modo habitual, que são

susceptíveis de implicar

evitativo ruminative e estilos de processamento, portanto,

a pessoa não pode fazer

escolhas conscientes sobre

como responder às

experiências internas ou

Referências

Documentos relacionados

Por isso, quando a quantidade de Oxigênio Dissolvido na água diminui, os peixes não conseguem compensar esta.. Diminuição, ficando prejudicados e,

O objetivo, tal como visto anteriormente, era traçar um modelo de quadro descritivo para a emissão da ‘Opinião Desfavorável’ em português do Brasil que pudesse servir de suporte

A Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis, por intermédio da Divisão Multidisciplinar de Assistência ao Estudante (DIMAE/PROAES) torna público o lançamento do presente edital

Haja vista que além do fenômeno social, o qual é contemplado em estudos na área da psicologia social, como é o caso das representações sociais, ressalta-se

Tautologia – Quando uma proposição sempre é verdadeira, o que acarreta que toda sua coluna na tabela- verdade possui somente valores Verdadeiros. Contradição – Oposto à

Em uma visão geral, as funções de distância apresentaram pouca variação entre si, porém, para a etapa de avaliação seguinte, foi considerado para avaliação

O enfermeiro, como integrante da equipe multidisciplinar em saúde, possui respaldo ético legal e técnico cientifico para atuar junto ao paciente portador de feridas, da avaliação

Tabela 9 – Comparação da qualidade de vida e afastamento entre os docentes da Escola Municipal de Ensino Fundamental CEAI-Dr.. Elpídio