• Nenhum resultado encontrado

GRANDES OPÇÕES DO PLANO E ORÇAMENTO PARA O ANO DE 2012

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "GRANDES OPÇÕES DO PLANO E ORÇAMENTO PARA O ANO DE 2012"

Copied!
8
0
0

Texto

(1)

GRANDES OPÇÕES DO PLANO E

ORÇAMENTO PARA O ANO DE 2012

Introdução

Os tempos que se avizinham são de grande incerteza e enormes desafios.

Terminamos o ano 2011 com grandes dificuldades, originadas pela crise que se instalou a nível mundial e que se repercutiu a Portugal e à qual não somos alheios. A juntar a tudo isto fomos afetados pela grave situação económica da Câmara Municipal de Caminha não tendo da parte da mesma rececionado verbas que tínhamos inscrito para o PPI, bem como a redução de 10% nas transferências do FFF (Fundo Financiamento de Freguesias).

Tendo em consideração o supra exposto, facilmente se compreende que o ano 2012 vai ser ainda pior que 2011.

À Junta compete-lhe encontrar soluções para minimizar os prejuízos causados à vida autárquica, o que nem sempre é fácil.

À Assembleia de Freguesia, pede-se solidariedade e compreensão para estes tempos difíceis que atravessamos.

À população em geral, pede-se paciência, para saber aguardar a concretização de velhas aspirações, sabendo que, só com muito trabalho, se consegue superar todas estas contrariedades.

A todos se pede ajuda para os tempos difíceis que se avizinham.

As GOP (Grandes Opções do Plano) e Orçamento que se apresentam, são de rigor e, obrigam à contenção de despesas, num contexto de tempos difíceis outra coisa não seria de esperar.

Temos pela frente grandes desafios, nomeadamente o saneamento básico e o Polidesportivo, pelo que o ano 2012 vai ser de dificuldades e não se pode esperar do Executivo, grandes obras ou outros grandes investimentos.

Com as contrariedades enumeradas no início do documento, teremos um orçamento bastante contido.

(2)

Enquadramento Legal

Serve o atual documento para dar cumprimento ao estabelecido na Lei n.º 169/99 de 18 de setembro, com alterações introduzidas pela Lei n.º 5-A/2002 de 11 de janeiro e com a alteração da Lei n.º 2/2007 de 15 de janeiro.

Ao abrigo do artigo 3, n.º 2, alíneas a) e b) da Lei supra citada, a Junta de Freguesia de Riba de Âncora submete à apreciação da Assembleia de Freguesia de Riba de Âncora, as Opções do Plano de Atividades e Orçamento para 2012.

A satisfação e as necessidades da população, as pequenas obras de interesse público, a limpeza e manutenção das vias da freguesia, entre outros, são preocupações que se procuram resolver. Assim, e dentro das evidentes limitações financeiras e da falta de apoio, iremos trabalhar para alcançar os objetivos traçados. A base financeira que suportará o presente plano será, à semelhança dos últimos anos, a verba definida pelo Orçamento de Estado através do Fundo de Financiamento das Freguesias, estando também refletido o Protocolo de Delegação de Competências da Câmara Municipal, o qual servirá para fazer face às despesas correntes de funcionamento da Junta, à realização de algumas obras de interesse para a freguesia, entre outras.

O orçamento está concebido de acordo com as regras do POCAL, em estrita obediência da Lei, com o propósito de dar cumprimento às Grandes Opções do Plano, alicerçado no rigor próprio de quem assume trabalho e competência.

ESTRATÉGIA GLOBAL

Este documento reflete um Plano de Atividades e Orçamento para 2012 numa sequência de continuidade tendo como linhas orientadoras o trabalho desenvolvido ao longo dos anos anteriores e baseado no programa eleitoral que submetemos à aprovação do eleitorado e que mereceu uma maioria clara dos eleitores ribancorenses.

A organização do presente plano encontra-se definida por objetivos e projetos de ação que se pretendem desenvolver, o Plano de Atividades para o ano de 2012 assenta em algumas áreas que consideramos de grande importância e ampla abrangência:

(3)

EQUIPAMENTO E SERVIÇOS PÚBLICOS

 Melhoria, manutenção e limpeza cuidadas do cemitério;

 Conservação de edifícios e espaços públicos propriedade da Junta;

 Assegurar uma melhor iluminação pública, reforçando-a, na rede viária de maior movimento e de fraca visibilidade;

 Diligenciar junto das autoridades policiais de forma a assegurar um melhor policiamento;

 Renovar a sinalização indicativa na Freguesia.

ACESSIBILIDADES/REDE VIÁRIA

A rede viária constitui um dos grandes, talvez o maior, problema para qualquer gestão autárquica. É, sem dúvida, desejo de toda a população, poder transitar comodamente pelas vias de comunicação, possuir bons acessos às suas moradias, prédios e piso em bom estado.

Continua a ser intenção desta Junta de Freguesia, diligenciar junto dos proprietários de prédios confinantes com arruamentos carentes de novas dimensões face às necessidades atuais, no sentido de cederem as áreas necessárias à concretização desses mesmos melhoramentos.

Continuaremos a fazer as necessárias e pontuais intervenções em algumas vias de comunicação, pavimentação e melhoramentos das mesmas.

Contrato Emprego Inserção (CEI) ou Contrato Emprego Inserção + (CEI+)

A Junta continuará a apoiar os programas do IEFP na inserção profissional de desempregados subsidiados ou beneficiários de RSI através da realização de atividades que satisfaçam necessidades sociais ou coletivas temporárias ou através da realização de atividades socialmente úteis, fomentando a proximidade destes ao mercado de trabalho, por um período de 12 meses.

(4)

AMBIENTE E ESPAÇOS VERDES

 Assegurar uma maior e permanente limpeza das vias de comunicação;

 Distribuir pela Freguesia mais recipientes de recolha de lixo ligeiro;

 Pedir à Câmara a colocação de mais contentores de recolha de lixo pela Freguesia;

 Manutenção da actual rede de fontanários, nomeadamente na zona de Trás-o-Rio e Aldeia Nova.

 Acompanhamento da execução da rede de águas e saneamento;

 Providenciaremos no sentido de manter sempre um bom nível de asseio de todos os arruamentos, que passará pela limpeza periódica e alternada das suas bermas, evitando ao máximo o recurso à utilização de herbicidas; continuando a pugnar junto dos respetivos serviços para que a limpeza urbana seja atempada e eficiente, tentando conseguir uma Freguesia limpa, mantendo limpos e embelezados os espaços públicos.

 Procuraremos fazer, periodicamente, a vigilância das águas das fontes e fontanários através de análises periódicas.

 A nossa campanha de sensibilização para uma correta utilização dos ecopontos;

 Vamos proceder a um melhor embelezamento na Freguesia, e nesse sentido vamos começar por solicitar aos serviços municipais de espaços verdes da Câmara a colocação de vasos e floreiras na parte central da Escola Comendador Ramos Pereira, bem como noutros locais cujo ambiente paisagístico o justifique;

 Acompanhamento das obras de saneamento básico na nossa Freguesia, uma vez que, esta é uma realidade.

(5)

AÇÃO SOCIAL

 Colaborar ativamente com os programas da Câmara Municipal e Segurança Social de apoios aos mais carenciados, face à conjuntura económico-social agravada pela atual crise;

 Participar na organização de animação e passeios destinados à Terceira Idade, em colaboração com a Câmara Municipal, com o Centro Social e Paroquial e outras Instituições;

 Acompanhar as necessidades de prestação de serviços de saúde à população;

 Participar na melhoria das condições das Habitações Sociais em parceria com a Câmara Municipal.

REORGANIZAÇÃO E MODERNIZAÇÃO DOS SERVIÇOS

ADMINISTRATIVOS

 Aperfeiçoar os mecanismos, concebendo novos modelos e sistemas de gestão, novos processos de trabalho tendo como objetivo a eficiência e a comodidade para os cidadãos;

 Rentabilizar o equipamento informático e o software existente de modo a proporcionar uma prestação de serviço mais eficaz;

 Prosseguir o emprego das tecnologias de informação e comunicação de modo a criar uma Junta organizada, moderna e tecnologicamente apetrechada com capacidade para responder com rapidez e de forma eficiente a todos os que dela necessitam ou dependem;

 Proporcionar aos funcionários desta autarquia cursos de formação e aperfeiçoamento profissional, tendo como objetivo a melhoria da qualidade da oferta de serviços à população.

EDUCAÇÃO

 A nível da Educação, a Autarquia continuará a promover o contacto com a Escola, com as famílias e com os alunos.

 Promover reuniões com os coordenadores da Escola, e outros agentes ligados à educação, nomeadamente Associações de Pais.

(6)

 No cumprimento da carta educativa do concelho, pugnar pela manutenção da Escola Básica, colaboração com a Câmara Municipal e IEFP através de protocolo para apoiar o prolongamento escolar do Jardim-de-Infância, continuando com a implementação do projeto da componente de apoio às famílias;

 Continuar a colaborar com a Escola, nomeadamente nos apoios a visitas de estudo.

 Estaremos atentos às necessidades de funcionamento da EB1/JI de Riba de Âncora, transportes escolares, prolongamentos de horário e outros apoios diversos.

FORMAÇÃO, CULTURA E DESPORTO

 Velar pela melhoria da qualidade das instalações escolares;

 Dinamizar a realização de atividades culturais mais viradas para a juventude;

 Estaremos recetivos a todas as iniciativas de entidades credíveis na área da formação que pretendam utilizar os espaços da Freguesia, proporcionando a todos os cidadãos novas oportunidades de enriquecimento pessoal, académico e profissional;

 Colaboraremos e apoiaremos entidades/atividades ligadas ao baldio, à agricultura, à floresta, à infância e aos idosos;

 Apoiaremos, sempre que possível, obras de índole social/humanitário;

 Colaboraremos com iniciativas que visem promover uma melhor qualidade de vida, defesa de interesses e mais-valias da nossa Freguesia, tendo sempre como base a promoção, realização, valorização, dignidade e respeito pelas pessoas e pela vida;

 Continuaremos com a manutenção do Polidesportivo, cooperando e apoiando as iniciativas das Associações e Coletividades da Freguesia;

 Trabalhar no projeto de criação de um Núcleo Museológico;

 Apoiar a Associação ARA, coletividades de índole desportiva, existentes na Freguesia, contribuindo para o bom funcionamento de várias atividades que desenvolvem em prol dos fregueses;

 Colaborar com as coletividades nas Festas da Freguesia;

 “ O Cantar as Janeiras” na Freguesia, com a cedência de transporte sempre que seja necessário;

 Colaborar com a Câmara Municipal e a Associação ARA na renovação e ampliação das suas instalações e equipamentos.

(7)

As Grandes Opções do Plano, instrumento estruturante e orientador de gestão, são, também, o elemento fundamental para a elaboração de um orçamento capaz de afetar os recursos necessários aos objetivos definidos.

CONSIDERAÇÕES FINAIS

Um plano de atividades é um documento que perspetiva o futuro embora atenda à experiência do passado e assenta nas premissas conhecidas no momento em que é executado.

Mesmo conscientes da imprevisibilidade inerente a uma previsão, decidimos apresentar um Plano de Atividades e um Orçamento consciente com a forte determinação de fazer pequenas obras e solucionar os problemas que mais afetam os ribancorenses.

O executivo da Junta de Freguesia conta com a boa vontade e a disponibilidade de todos os ribancorenses, para o ajudar a levar a cabo todas as ações constantes deste Plano de Atividades para o ano de 2012

Esperamos que estes documentos previsionais possam merecer, depois de analisados, pela Assembleia de Freguesia, uma apreciação favorável, atendendo ao facto de este ser, fundamentalmente, um Plano de Atividades e Orçamento para 2012 com caraterísticas humildes e reais.

Esperando pelo começo da obra de grande envergadura, com candidaturas aprovada que devia ter sido realizada no ano de 2011, temos:

 A construção do Polidesportivo de Riba de Âncora, no valor de 97. 943,91 €, mais 100. 000 €, inscritos para o ano de 2012, relativos à cobertura do mesmo Polidesportivo;

 A primeira fase do projeto de saneamento, no valor de 400.000 euros.

O Saneamento já é uma realidade, com os trabalhos iniciados, com a qual nos congratulamos no presente.

(8)

Escola Comendador Ramos Pereira 100,00 Casa Habitação Social 100.00 Cemitério e Zona Envolvente 100,00 Salão de Vila Verde 100,00 Instalações Desportivas 100,00 Estrada do Crieiro 100,00 Construção Valetas em Betão 1.500,00 Estrada Campo Viana 100,00 Caminho Seguido 100,00 Caminho Guiço 6.800,00 Caminho Juía 100,00 Caminho Vacelau 3.000,00 Caminho Salto/Formiga 100,00 Arranjo Vários Caminhos 4.000,00 Caminho S. Bartolomeu 100,00 Caminho Manuel Pequeno 100,00 Beneficiação sede Junta 100,00 Reparação Fontanários 500,00 Equipamento informático 100,00 Equipamento Administrativo 100,00 Aquisição Moto Cultivador 3.000,00

Total 20.300,00

O Orçamento apresenta, tanto na receita como na despesa, o montante de setenta mil e novecentos e oitenta e três euros e quarenta e oito cêntimos.

Referências

Documentos relacionados

g) Início das aulas: a partir do dia 22/05/2017, conforme dias e horários das turmas, estabelecidos no dia da matrícula. a) Objetivo: Proporcionar conhecimentos de

Garantir que pelo menos 85% das atividades relativas aos procedimentos para a transição dos clientes entre os diferentes serviços da APPC, previstas em plano de melhoria inovação e

Revisão ao Orçamento e Plano Anual de Actividades de 2017.... Evolução das Dotações

REFORÇOS ANULAÇÕES DIFERENÇA CORRENTES CAPITAL. 01

O Executivo da Junta de Freguesia de Castro Verde e Casével vem nos termos do disposto na alínea a) do n.º 1 do artigo 16º da Lei n.º 75/2013 de 12 de Setembro

proporcionando aos munícipes da Freguesia informação e sensibilização para as necessidades de conservação dos espaços verdes e preservação da qualidade do ambiente da freguesia.

A - Verba atribuída para manutenção de espaços verdes, sinalização, toponímia e conservação de equipamentos; Valor por Freguesia = Percentagem do n.º de Eleitores da Freguesia

Daí que, ao longo dos últimos anos, a Câmara Municipal, através dos seus técnicos e funcionários, tem desenvolvido um relevante trabalho no âmbito do planeamento e ordenamento