• Nenhum resultado encontrado

Escola: EMEF Maria Ramalhete Corrêa Aluno: Série: 9 Anos Turno: Vespertino - ATIVIDADE 6 DISCIPLINA: LINGUA PORTUGUESA

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Escola: EMEF Maria Ramalhete Corrêa Aluno: Série: 9 Anos Turno: Vespertino - ATIVIDADE 6 DISCIPLINA: LINGUA PORTUGUESA"

Copied!
21
0
0

Texto

(1)

Escola: EMEF Maria Ramalhete Corrêa Aluno:

Série: 9° Anos Turno: Vespertino - ATIVIDADE 6

DISCIPLINA: LINGUA PORTUGUESA

Como vimos na aula passada, classes de palavras nominais são aquelas que se referem ao nome (substantivo). Falamos, na ocasião, de substantivo e artigo. Continuando o conteúdo de classes de palavras nominais, falaremos agora sobre ADJETIVOS.

Adjetivos são palavras que dão qualidade aos seres, apresentam características. Normalmente se referem a nomes - substantivos ou pronomes.

Observe o quadro abaixo:

As palavras acima apontam o caráter e a personalidade, enfim, as qualidades de diferentes seres. Tudo o que vemos pode ser qualificado de diversas formas. Por exemplo: sua professora de português é uma mulher negra, baixinha, tem cabelos cacheados, é estudiosa, é evangélica, é brincalhona, brava, etc. Todas as palavras em itálico, que eu usei para me referir a qualidades da sua professora de português são adjetivos.

Então, o ADJETIVO É a palavra variável em gênero, número e grau que caracteriza o substantivo ou qualquer palavra com valor de substantivo, indicando-lhe CARACTERÍSTICA, estado, modo de ser ou aspecto.

Os adjetivos têm várias classificações e particularidades. Classificação do adjetivo quanto à estrutura:

Quanto à estrutura, os adjetivos podem ser: a) Simples: Apresentam um único radical. Você é linda, mais que demais.

b) Compostos: Apresenta mais de um radical. Elis usava um tamanco azul-claro.

c) Primitivo: Não provém de outra palavra da língua portuguesa. Ele, quando quer alguma coisa, logo se arma daquele riso fácil. d) Derivado: Provém de outra palavra da língua portuguesa.

O coma alcoólico é um problema de quem bebe muito (a palavra alcoólico é derivada de álcool). Quanto ao grau, os adjetivos podem ser:

1. Comparativo:

De igualdade: Ex.: Os alunos são tão dedicados quanto os mestres. De superioridade:Ex.: Os alunos eram mais dedicados que os mestres. De inferioridade: Ex.:Os alunos são menos dedicados que os mestres. 2.Relativo:

De inferioridade: Ex.:Eu sou o menos estudioso da turma. De superioridade: Ex.:Eu sou o mais estudioso da turma. 3. Superlativo:

(2)

Ex.: Os concursos têm sido muito difíceis. b) Absoluto sintético: com sufixos. Ex.: Aquelas modelos são lindíssimas.

Esses superlativos absolutos sintéticos eruditos apresentam muitas curiosidades, principalmente em relação a palavras que usamos de maneira incorreta no nosso dia a dia. Vejamos algumas delas: Muito amável (forma analítica) = Amabilíssimo (forma sintética do superlativo)

Muito azedo: acérrimo (não existe "azedíssimo") Muito magro: macérrimo (e não magérrimo!) Muito cruel: crudelíssimo

Muito negro: nigérrimo (não existe negríssimo) Muito doce: dulcíssimo

Muito fiel: fidelíssimo Muito frio: Frigidíssimo Muito nobre: nobilíssimo Muito pessoal: personalíssimo Muito provável: probabilíssimo Muito sábio: sapientíssimo

Muito semelhante: simílimo (símil = semelhante) Muito simples: simplicíssimo ou simplíssimo

Como podemos ver, são populares, mas não cultas, não corretas (e não existem!), formas como "magérrimo", "chiquérrimo", "lindérrimo", etc.

Os adjetivos pátrios

Existe um tipo de adjetivos que se refere à nacionalidade ou lugar de origem de alguém ou de algo. Por exemplo: quem nasce no Brasil é brasileiro/brasileira; quem nasce em Portugal é português; e quem nasce na Guatemala é guatemalteco/guatemalteca. Outros exemplos de como vemos isso estão na frase a seguir:

O globalizado rapaz baiano consome produtos estadunidenses e ouve música coreana etc.

Devemos saber que existe uma diferença entre adjetivos pátrios e adjetivos gentílicos. Adjetivos Pátrios: somente se referem a cidades, estados, países e continentes. Adjetivos Gentílicos: referem-se a raças e povos. Como exemplo dessa diferença, podemos citar o adjetivo "Israelenreferem-se", que é um adjetivo pátrio referente a Israel, enquanto "Israelita" é um adjetivo gentílico, referente ao povo de Israel. Igualmente brasileiro, que é um adjetivo pátrio e afro-brasileiro que diz respeito a uma etnia ou raça e por isso é um adjetivo gentílico.

No Brasil, os adjetivos pátrios se escrevem com letras minúsculas, a menos que estejam em inícios de frases. Mas os nomes de lugar sempre devem ser escritos com letras maiúsculas, ok?!

Vejamos abaixo alguns adjetivos pátrios: Europa - europeu

Espanha - espanhol América - americano

América do Sul - sul-americano África - africano

Ásia - asiático Oceania - oceânico

Alemanha - alemão, germânico, germano Angola - angolano ou angolense

Arábia saudita - Saudita ou árabe saudita Argentina - Argentino/a

(3)

Estados Unidos - norte-americano, estadunidense, americano, ianque, americano-do-norte ou estado-unidense

Congo - Congolês, congo ou conguês Coreia do Norte-coreano, norte-coreano

Vejamos agora alguns adjetivos pátrios referentes ao povo brasileiro, em relação a alguns de seus estados, capitais e cidades.

Quem nasce em Guarapari é guarapariense. Quem nasce em Serra é serrano.

Quem nasce em Vila Velha é vila-velhense ou canela-verde. Manaus - manauara ou manauense

Espírito Santo - espírito-santense ou capixaba Bahia - baiano (sem o h)

Amazonas - amazonense Ceará - cearense

Mato Grosso do Sul - mato-grossense-do-sul ou sul-mato-grossense Minas Gerais - mineiro ou geralista

Pará - paraense, paroara ou parauara

São Paulo (estado) - paulista ou bandeirante São Paulo (cidade, capital) - paulistano Rio de janeiro (estado) - fluminense Rio de janeiro (cidade, capital) - carioca Belo Horizonte - belo-horizontino

Belém - belenense

Salvador - soteropolitano ou salvadorense Vitória - Vitoriense

Brasília - brasiliense ou candango. LOCUÇÃO ADJETIVA

É uma expressão formada por duas ou mais palavras que funciona como um adjetivo.

Nem sempre a locução adjetiva tem um adjetivo correspondente. Veja os exemplos a seguir: capa do livro; casa de pedra; sensação de paz; pagamento a prazo; vida sem graça.

Às vezes, a locução adjetiva pode ser substituída por um adjetivo de mesmo significado. Vejamos alguns exemplos:

amor de mãe (locução adjetiva) - amor materno (adjetivo correspondente) direito baseado nos costumes - direito consuetudinário

dores nas costas - dores lombares sujeito sem vergonha - desavergonhado Caneta de ouro – caneta áurea ou dourada dor nos rins – dor renal

paixões sem freio – paixões desenfreadas vida no campo – vida campestre

morros do Rio - morros cariocas

amizade de irmão - amizade fraterna, fraternal paixão de jovem - paixão juvenil

coisa de criança – coisa infantil, pueril jogo de idosos – jogo sênior

Observações gerais sobre o adjetivo:

(4)

• As formas "mais grande", "mais bom" e "mais mau" só serão usadas (e, nesse caso, obrigatoriamente) em construções em que se comparam qualidades de um mesmo ser:

João é mais grande que forte. Provavelmente, ele é mais mal do que bom.

• Estão gramaticalmente incorretas (não existem! Não são cultas) formas como "magérrimo", "chiquérrimo" e "lindérrimo".

PLURAIS DOS ADJETIVOS E SUBSTANTIVOS EM SITUAÇÕES ESPECIAIS.

Para concluir, vamos abordar um aspecto muito importante dos adjetivos: a maneira como os adjetivos se flexionam para o plural.

Obs.: Antes de iniciarmos, esclareço que não trabalhamos muito os plurais dos substantivos porque eu gostaria de trabalhar os plurais de substantivos e adjetivos especiais de maneira conjunta. Por isso, agora que chegamos aos adjetivos, vamos exercitar um pouco mais alguns plurais de substantivos.

Plural dos adjetivos

A Regra geral diz que, em relação ao número, isto é, passagem do singular para o plural, e vice-versa, o adjetivo segue as mesmas regras do substantivo. Isso quer dizer que, naturalmente o adjetivo concorda com o nome ao qual se refere.

Vejamos alguns exemplos Feijão cru - feijões crus

Ferramenta inútil - Ferramentas inúteis Moça gentil - Moças gentis

Atleta são - Atletas sãos Pele marrom - Peles marrons

Pessoa simples - Pessoas simples (o adjetivo "simples" não se flexiona). Casos especiais:

Existem casos em que há uma mudança na regra. O mais importante é este: fica invariável o adjetivo de cor derivado de substantivo. Isso quer dizer que, cada vez que um substantivo (nome) for indicado para fazer o papel de adjetivo (qualidade) ele não será flexionado. Veja os exemplos:

Tenho um cinto (Subst.) verde (Adj.): Tenho dois cintos verdes (os dois podem se flexionar).

Tenho um cinto (Subst.) rosa (Subst.): Tenho dois cintos rosa (rosa é nome sendo usado como adjetivo, logo, não pode ser flexionado). Vejamos mais alguns exemplos de flexão normal e de não-flexão. camisa marrom - camisas marrons

camisa vermelha - camisas vermelhas camisa amarela - camisas amarelas camisa preta - camisas pretas camisa branca - camisas brancas camisa azul - camisas azuis camisa creme - camisas creme camisa laranja - camisas laranja camisa cinza - camisas cinza

camisa mostarda- camisas mostarda camisa salmão - camisas salmão Plural dos adjetivos compostos

Quando o adjetivo for composto devemos seguir regras específicas para fazer os plurais.

1. Quando o adjetivo composto for formado pela união de dois adjetivos (adjetivo + adjetivo) apenas o segundo elemento varia:

(5)

roupas azul-claras; roupas azuis claras (nesse caso, como são duas cores, as, duas podem variar ou a primeira pode ficar no singular)

Exceções: homem surdo-mudo homens surdos-mudos.

Observações: "azul-celeste", "azul-marinho", "ultravioleta", "infravermelho" são invariáveis: tecidos azul-celeste; saias azul-marinho; raios ultravioleta ou infravermelho.

2 Os dois elementos ficam invariáveis se indicarem cor e o segundo elemento vier de substantivo (chamamos isso de derivação imprópria):

camisa verde-abacate - camisas verde-abacate olho verde-mar - olhos verde-mar

blusa amarelo-ouro - blusas amarelo-ouro uniforme azul-piscina - uniformes azul-piscina boné vermelho-sangue - bonés vermelho-sangue

3 Os dois elementos também ficam invariáveis se forem ligados por preposição: vestidos cor-de-rosa - vestidos cor-de-rosa

olhos cor-de-safira - olhos cor-de-safira

Entenderam bem? Vamos treinar então? Bons exercícios

EXERCÍCIOS

Bloco I – Práticas sobre o conhecimento do adjetivo Questão 01. IDENTIFIQUE e grife os ADJETIVOS nas orações abaixo: a) O rapaz era gigante e mau com os outros.

b) As fábulas mais lindas são as antigas. c) A casa amarela tem varanda torta. d) O urso polar não é friorento.

e) Júlio é poeta e escreve cartas apaixonadas.

Questão 02. TRANSFORME os substantivos destacados em adjetivos, conforme o modelo: Quem tem carinho: carinhoso

a) Quem tem bondade: ______________________ b) Quem tem vaidade: ______________________ c) Quem tem medo: ______________________ d) Quem tem preguiça: ______________________ e) Quem tem beleza: ______________________ f) Quem tem gula: ______________________ g) Quem tem amor: ______________________ h) Quem tem alegria: ______________________ i) Quem tem fama: ______________________ j) Quem tem coragem: ______________________ k) Quem tem capricho: ______________________ l) Quem tem teimosia: ______________________

Questão 03. Elabore duas frases usando o que se pede:

a) adjetivos simples: ___________________________________________________ b) adjetivos compostos: ___________________________________________________ c) adjetivos comparativos de igualdade:________________________________________ d) adjetivos comparativos de superioridade:______________________________________ e) adjetivos comparativos de inferioridade:_______________________________________ f) adjetivos relativos de inferioridade:___________________________________________ g) adjetivos relativos de superioridade:__________________________________________ h) adjetivos superlativos absolutos analíticos:_____________________________________

Questão 04. TRANSFORME os adjetivos superlativos absolutos analíticos em SUPERLATIVOS ABSOLUTOS SINTÉTICOS, conforme matéria acima e também conforme modelos abaixo: Trabalho muito difícil: trabalho dificílimo

(6)

Rapaz muito amigo: rapaz amicíssimo

a) Moça muito linda: __________________________________________ b) Suco muito azedo: __________________________________________ c) Vilão muito cruel: __________________________________________ d) Modelo muito magra: __________________________________________ e) Café muito doce: __________________________________________ f) Amigo muito fiel: __________________________________________ g) Dias muito frios: __________________________________________ h) Alunos muito sábios: __________________________________________ i) Pessoas muito simples: __________________________________________

EXERCÍCIOS

Bloco II – Compreensão de conceitos Questão 05.

Responda ao que se pergunta abaixo: a) O que é um adjetivo pátrio?

b) Qual a diferença entre um adjetivo pátrio e um adjetivo gentílico? c) Dê um exemplo de adjetivo pátrio;

d) Dê um exemplo de adjetivo gentílico. e) O que é uma locução adjetiva?

Questão 06. Elabore uma frase contendo:

a) Um ou mais de um exemplo de adjetivo pátrio.

_____________________________________________________________________________ b) Um ou mais de um exemplo de adjetivo gentílico;

_____________________________________________________________________________ c) Uma ou mais de uma locução adjetiva?

_____________________________________________________________________________ Questão 07. Quanto aos adjetivos pátrios responda, conforme o modelo:

Quem nasce em Anchieta é anchietense.

a) Quem nasce em Guarapari é ______________________________________. b) Quem nasce em Brasília é ______________________________________. c) Quem nasce em Vila Velha é ______________________________________. d) Quem nasce nos Estados Unidos é ______________________________________. e) Quem nasce em Minas Gerais é ______________________________________. f) Quem nasce na China é ______________________________________.

g) Quem nasce em Manaus é ______________________________________. Questão 08. Ainda quanto aos adjetivos pátrios responda, conforme o modelo: Anchietense é quem nasce em Anchieta.

Europeu é quem nasce na Europa.

a) Asiático é quem nasce na ______________________________________. b) Canela-verde é quem nasce em ______________________________________. c) Afegão é quem nasce no ______________________________________.

d) Heleno é quem nasce na ______________________________________. e) Paulistano é quem nasce ______________________________________. f) Carioca é quem nasce ______________________________________.

Questão 09. Substitua as locuções verbais abaixo pelo adjetivo correspondente, conforme modelo:

(7)

amor de mãe (locução adjetiva) - amor materno (adjetivo correspondente) a) conversa com pressa _____________________________

b) casa no campo ____________________________ c) morros do Espírito Santo _________________________ d) conversa de pai __________________________ e) acordo de família ________________________ f) amizade de irmão ________________________________ g) paixão de jovem ____________________________ h) brincadeira de criança ______________________________ EXERCÍCIOS

Bloco III – Plurais especiais

Questão 10. Para começar, faça o plural dos substantivos e adjetivos abaixo, conforme modelo: Diretora alta: diretoras altas

a) Casa grande: _______________________________________ b) Chá verde: _______________________________________ c) Bar pequeno: _______________________________________ d) Aviãozinho colorido: _______________________________________ e) Dever cumprido: _______________________________________ f) Calça comprida: _______________________________________ g) Pão doce: _______________________________________ h) Degrau baixinho: _______________________________________ i) Gravidez longa: _______________________________________ m) Anzol fortíssimo: _______________________________________ n) Anel de compromisso: _______________________________________ o) Amor fraternal: _______________________________________

Questão11. Faça o plural das cores abaixo, seguindo as regras: a) Colar rosa: ____________________________________________ b) Chave dourada: ____________________________________________ c) Chave prata: ____________________________________________ d) Carro amarelo: ____________________________________________ e) Pele negra: ____________________________________________ f) Amigo moreno: ____________________________________________ g) Camiseta salmão: ____________________________________________ h) Sorriso cinza: ____________________________________________ i) Mão branca: ____________________________________________ j) Sapato mostarda: ____________________________________________ k) Chapéu creme: ____________________________________________ l) Enfeite laranja: ____________________________________________

Questão12. Faça o plural das frases abaixo, com atenção aos adjetivos especiais, conforme modelo:

Uma caneta bege e rosa: _duas canetas beges e rosa

a) Um autopista moderno: ______________________________________________ b) Um rapaz afro-brasileiro: ______________________________________________ c) Uma moça euroasiática: __________________________________________ d) Campeonato latino-americano: ________________________________________ e) Uma bandeira vermelho-sangue: ________________________________________ Questão 13. Flexione os adjetivos compostos, conforme modelo:

diferença sociocultural - diferenças socioculturais

a) Questão socioeconômica: ___________________________________________ b) Roupa azul-claro: ___________________________________________

(8)

e) Olho azul piscina: ___________________________________________ f) Caneta amarelo-ouro: ___________________________________________

Atividade do livro didático

Leiam atentamente o conteúdo “Eu, cidadão”, contido na página 58, e responda às questões das páginas 58 e 59, referentes à modalidade de texto “abaixo-assinado” e às práticas de argumentação e de representatividade social. Se precisar de ajuda, entre em contato com sua professora via what’s app, ou pergunte durante a aula on-line de quarta-feira.

Agora é com vocês. Leiam a teoria, façam os exercícios consultando o material explicativo acima e tirem suas dúvidas online com sua professora Tuca sempre que precisarem.

Abraço.

Até breve, se Deus quiser! DISCIPLINA: MATEMÁTICA

Porcentagem O que é Porcentagem?

A porcentagem é uma das áreas da matemática mais conhecidas. Praticamente é utilizada em todas as áreas, quando queremos comparar grandezas, estimar o crescimento de algo, expressar uma quantidade de aumento ou desconto do preço de alguma mercadoria. Vemos porcentagem a todo o momento e, mesmo quando não percebemos, estamos fazendo uso dela.

A porcentagem é uma razão cujo denominador é igual a 100. Observe a notícia abaixo:

Nessa notícia, o percentual em destaque pode ser compreendido com base na ideia de razão. 12 em cada 100 habitantes de Roraima são indígenas. Essa razão pode ser indicada de maneiras diferentes. Observe:

12% = 12 100=

3

25= 0,12

Como calcular o percentual de uma quantidade?

(9)

Exemplo 01: Calcule: a) 5% de 1500 = 5 100 . 1500 = 5 . 1500 100 = 7500 100 = 75 b) 8% de 250 = 8 100 . 250 = 8 . 250 100 = 2000 100 = 20 c) 4,5% de 180 = 4,5 100. 180 = 4,5.180 100 = 810 100= 8,1

Exemplo 02: Participaram de uma reunião 80 funcionários, dos quais 30% usam óculos. Quantos funcionários usam óculos?

Solução: Temos que calcular 30% de 80 funcionários, logo:

30 100. 80 = 30.80 100 = 2400 100 = 24

Resposta: 24 funcionários usam óculos

EXERCÍCIOS DE FIXAÇÃO 01 – Calcule: a) 5% de 300 = b) 12% de 1000 = c) 48% de 700 = d) 9% de 100 = e) 4% de 820 = f) 7,2% de 3000 = g) 2,5% de 140 = h) 8% de 1200 = i) 1,8% de 40 =

2 – Catarina recebe R$ 1.200,00 por mês, este mês ela receberá um aumento de 20%. Quanto ela receberá de aumento?

Para calcularmos a porcentagem multiplicamos

pelo número de cima e dividimos o resultado por 100

(10)

3 – Marcos tem um álbum, já comprou 300 figurinhas, mas 40% delas são repetidas. Quantas figurinhas repetidas ele tem?

4 – Maria quer comprar um celular, fez uma pesquisa e encontrou em uma loja por R$ 1.800,00, ela conseguiu um desconto de 15%. Quanto Maria pagará pelo celular?

5 – Uma prestação de R$ 320,00 foi paga com atraso e sofreu multa de 12%. a) Qual o valor da multa?

b) Por quanto foi paga a conta?

DISCIPLINA: HISTÓRIA

ABSOLUTISMO

Absolutismo foi uma forma de governo muito comum na Europa entre os séculos XVI e XIX e defendeu a teoria do poder absoluto do rei sobre toda a nação. O poder dos reis durante a Idade Média era considerado limitado em comparação com o período absolutista, pois havia muita fragmentação política e a influência do rei dependia de uma relação de vassalagem, na qual a troca de favores entre reis e nobres garantia o poder real.

À medida que as nações modernas estruturavam-se, principalmente Inglaterra, França e Espanha, e que o comércio ressurgia na Europa, uma nova classe social emergia com grande poderio econômico: a burguesia. Para a burguesia, a fragmentação política e econômica existente desde a Idade Média não era interessante, pois afetava seus negócios, principalmente por causa das diferenças de moeda e impostos existentes de uma província para outra (mesmo em províncias do mesmo reino, havia essas diferenças de moeda e impostos).

A nobreza, por sua vez, via com bons olhos a concentração do poder na figura do monarca como forma de garantir o controle das terras que possuía. Assim, a concentração do poder nas mãos do rei era uma demanda da burguesia em ascensão e também da nobre

Com o poder concentrado no rei, cabia a ele

a criação de impostos, determinação e imposição das leis, garantir a segurança do reino, sufo car rebeliões e revoltas e impedir invasões e ataques estrangeiros. Para que isso acontecesse de forma eficiente, foi criada toda uma estrutura administrativa para auxiliar os reis em suas várias obrigações. Com a formação dos Estados Nacionais – as nações –, o rei determinava a imposição de moeda e idioma único para toda a nação, eliminando as diferenças que restringiam a atuação da crescente classe mercantil.

Como a economia das nações cresceu e fortaleceu-se, foi necessário garantir a proteção da produção nacional. Assim, foram criados impostos alfandegários, ou seja, impostos para produtos que eram produzidos em outros países. Com o poder concentrado em suas mãos e o crescimento da arrecadação, já que inúmeros impostos foram criados, o rei pôde formar um exército especializado e permanente para defender o reino.

Como o poder real possuía grande respaldo, que partia tanto da ascendente burguesia quanto das

elites nobres, surgiu uma série de intelectuais, tais

(11)

ressaltar a legitimidade do poder absoluto do rei. A crítica ao absolutismo surgiu a partir da popularização dos ideais iluministas a partir do século XVIII.

1.A partir de 1780, com o uso do , encontrado na superfície terrestre e com poder calórico superior ao do carvão vegetal a fabricação de ferro triplicou na Inglaterra.

Após a leitura do texto assinale a alternativa que preenche corretamente a lacuna: (A). Petróleo (B). Carvão vegetal (C). Carvão mineral. (D). N.D.A 2.

Em 1642, o rei mandou invadir o Parlamento e provocou uma guerra civil na Inglaterra.Do lado do rei estava a maioria dos nobres, os católicos e os anglicanos. Ao lado do Parlamento, punhamse pequenos proprietários de terras, mercadores e donos de manufaturas e a maior parte

presbiterianos.Sete anos após o início do conflito, o exército do Parlamento comandado pelo puritano Oliver Cromwell, prendeu julgou e executou o rei Carlos I. A vitória de Cromwell inaugurou a

Após a leitura do texto assinale a alternativa que preenche corretamente a lacuna:

(A). Conspiração Puritana. (B). Conspiração da Pólvora. (C)República Puritana (D).N.D.A

3. Com Elizabeth I, o absolutismo inglês chegou ao auge. Seguindo os passos do pai, ela conseguiu fortalecer a autoridade real. Controlou a disputa política e religiosa entre católicos e protestantes, estabeleceu boas relações com o Parlamento e conseguiu fazer da igreja anglicana uma igreja nacional, o que reforçou a unidade do país. Elizabeth procurou desenvolver o

.

Após a leitura do texto assinale a alternativa que preenche corretamente a lacuna:

(A). Comércio e a indústria naval. (B). Comércio e a indústria têxtil. (C). Comércio e a indústria automobilística. (D). N.D.A.

4. Outro fator que permitiu que os ingleses mecanizassem a produção têxtil foi a facilidade de obter fonte de energia e matérias primas básicas para as máquinas como .

Após a leitura do texto assinale a alternativa que preenche corretamente a lacuna:

(A). Carvão mineral e ferro (B). Carvão mineral e alumínio (C). Carvão mineral e aço (D). N.D.A

5. Um dos primeiros conflitos enfrentados pelo rei Jaime I foi a chamada , em 1605.Planejado por um grupo de católicos também descontentes com a distribuição de privilégios, o movimento tinha como objetivo provocar a morte do rei. Porém a conspiração foi descoberta e todos os envolvidos foram mortos.

(12)

12 DISCIPLINA: GEOGRAFIA

01) Não acho que seja possível identificar a globalização apenas com a criação de uma economia global, embora este seja seu ponto focal e sua característica mais óbvia.

Precisamos olhar além da economia. Antes de tudo, a globalização depende da eliminação de obstáculos técnicos, não de obstáculos econômicos. Isso tornou possível organizar a produção, e não apenas o comércio, em escala internacional.

HOBSBAWM, E. O novo século: entrevista a Antonio Polito. São Paulo: Cia. das Letras, 2000 (adaptado).

Um fator essencial para a organização da produção, na conjuntura destacada no texto, é a: a) criação de uniões aduaneiras.

b) difusão de padrões culturais.

c) melhoria na infraestrutura de transportes. d) supressão das barreiras para comercialização. e) organização de regras nas relações internacionais.

02) No final do século XX e em razão dos avanços da ciência, produziu-se um sistema presidido pelas técnicas da informação, que passaram a exercer um papel de elo entre as demais, unindo-as e assegurando ao novo sistema uma presença planetária. Um mercado que utiliza esse sistema de técnicas avançadas resulta nessa globalização perversa.

SANTOS, M. Por uma outra globalização. Rio de Janeiro: Record, 2008 (adaptado).

Uma consequência para o setor produtivo e outra para o mundo do trabalho advindas das transformações citadas no texto estão presentes, respectivamente, em:

a) Eliminação das vantagens locacionais e ampliação da legislação laboral. b) Limitação dos fluxos logísticos e fortalecimento de associações sindicais.

c) Diminuição dos investimentos industriais e desvalorização dos postos qualificados. d) Concentração das áreas manufatureiras e redução da jornada semanal.

e) Automatização dos processos fabris e aumento dos níveis de desemprego.

03) Tanto potencial poderia ter ficado pelo caminho, se não fosse o reforço em tecnologia que um gaúcho buscou. Há pouco mais de oito anos, ele usava o bico da botina para cavoucar a terra e descobrir o nível de umidade do solo, na tentativa de saber o momento ideal para acionar os pivôs de irrigação.

Até que conheceu uma estação meteorológica que, instalada na propriedade, ajuda a determinar a quantidade de água de que a planta necessita. Assim, quando inicia um plantio, o agricultor já entra no site do sistema e cadastra a área, o pivô, a cultura, o

(13)

13 CAETANO, M. O valor de cada gota. Globo Rural, n. 312, out. 2011.

A implementação das tecnologias mencionadas no texto garante o avanço do processo de:

a) monitoramento da produção. b) valorização do preço da terra. c) correção dos fatores climáticos. d) divisão de tarefas na propriedade. e) estabilização da fertilidade do solo. DISCIPLINA: CIÊNCIAS

Elementos químicos

Introdução

Do que seu corpo é feito? Sua primeira ideia pode ser que ele é feito de diferentes órgãos—como seu coração, pulmões e estômago—que trabalham juntos para manter seu corpo funcionando. Ou você pode aprofundar um nível e dizer que seu corpo é formado por diferentes tipos de células. Contudo, no nível mais básico, seu corpo—e toda a vida e o mundo não vivo—é feito de átomos, geralmente organizados em estruturas maiores, chamadas de moléculas.

Átomos e moléculas respeitam as leis da química e da física, mesmo quando fazem parte de um ser vivo complexo. Se você aprendeu em química que alguns átomos tendem a ganhar ou perder elétrons, ou a formar ligações entre si, esses fatos continuam sendo verdadeiros mesmo quando os átomos e moléculas são parte de um ser vivo. Na verdade, interações simples entre átomos - que ocorrem várias vezes e em diversas combinações, em uma única célula ou organismo - é o que torna a vida possível. Pode-se dizer que tudo o que você é, incluindo sua consciência, é subproduto de interações químicas e elétricas entre um grande número de átomos não vivos. Então, como um incrível complexo ser vivo, composto por aproximadamente 7.000.000.000.000.000.000.000.000.000 de átomos, você provavelmente irá querer saber o básico de química ao explorar o mundo da biologia e o mundo em geral.

Matéria e elementos

O termo matéria se refere a qualquer coisa que ocupe espaço e tenha massa - em outras palavras, as "coisas" das quais o universo é feito. Toda matéria é composta por substâncias chamadas elementos, que possuem propriedades químicas e físicas especificas e não podem ser quebradas em outras substâncias através de uma simples reação químicas. O ouro, por exemplo, é um elemento, assim como o carbono. Existem 118 elementos, mas apenas 92 ocorrem naturalmente. Os demais elementos existem apenas quando produzidos em laboratório e são instáveis.

Cada elemento é representado por seu símbolo químico, que é uma única letra maiúscula, ou quando uma letra já é usada por outro elemento, uma combinação de duas letras. Alguns elementos seguem o termo em português para aquele elemento, como C para carbono e Ca para cálcio. O símbolo para outros elementos vem do seu nome em latim, por exemplo, o símbolo para sódio é Na, que é a abreviação de natrium, o termo em latim para sódio.

(14)

14 eles obedecem às mesmas leis da química e da física, independente se eles fazem parte de seres vivos ou não vivos.

A estrutura do átomo

Um átomo é a menor unidade da matéria que conserva todas as propriedades de um elemento. Por exemplo, uma moeda de ouro é simplesmente um número muito grande de átomos de ouro moldados no formato de uma moeda, com pequenas quantidades de outros elementos contaminantes. Átomos de ouro não podem ser quebrados em nada menor e ainda manter as propriedades do ouro. Um átomo de ouro tem suas propriedades provenientes de pequenas partículas subatômicas das quais é composto.

Um átomo consiste de duas regiões. A primeira é o pequeno núcleo atômico, que está no centro do átomo e contém partículas carregadas positivamente chamadas prótons e partículas neutras e não carregadas chamadas nêutrons. A segunda região, muito maior, é uma "nuvem" de elétrons, partículas carregadas negativamente que orbitam ao redor do núcleo. A atração entre prótons carregados positivamente e elétrons carregados negativamente mantém o átomo unido. A maioria dos átomos contém todas os três tipos de partículas subatômicas - prótons, elétrons e nêutrons. O hidrogênio (H) é uma exceção porque, tipicamente, tem um próton e um elétron, mas não tem nêutrons. O número de prótons no núcleo determina de qual elemento um átomo é, enquanto o número de elétrons ao redor do núcleo determina que tipo de reações o átomo fará. Os três tipos de partículas subatômicas são ilustrados abaixo em um átomo de hélio - que, por definição, contém dois prótons.

Estrutura de um átomo. Os prótons (carga positiva) e nêutrons (carga neutra) são encontrados juntos em um pequeno núcleo no centro do átomo. Os elétrons (cargas negativas) formam uma nuvem grande e esférica ao redor do núcleo. O átomo mostrado nesta imagem em particular é um hélio, com dois prótons, dois nêutrons e dois elétrons.

Prótons e nêutrons não têm a mesma carga, mas eles têm aproximadamente a mesma massa, cerca de 1,67 × 10-24 gramas. Como o grama não é uma unidade muito conveniente para medir massas tão pequenas, os cientistas definiram uma unidade alternativa, o dalton ou unidade de massa atômica (amu). Um único nêutron ou próton tem peso bem próximo ao de 1 u. Os elétrons são muito menores em massa que os prótons, cerca de apenas 1/1800 de uma unidade de massa atômica, portanto eles não contribuem muito para a massa atômica total de um elemento. Por outro lado, os elétrons afetam muito a carga do átomo, pois cada elétron tem uma carga negativa igual à carga positiva de um próton. Em átomos neutros sem carga, o número de elétrons orbitando ao redor do núcleo é igual ao número de prótons dentro do núcleo. As cargas positivas e negativas se neutralizam, levando a um átomo sem carga resultante.

(15)

15 de elétrons de carga negativa dos átomos repelem-se entre si se chegarem muito perto, resultando em nossa percepção de solidez.

Questionário:

01) Quantos elementos químicos são conhecidos atualmente?

02) Quais são os elementos químicos mais comumente encontrados nos corpos dos seres vivos e quais são seus símbolos químicos?

03) Sobre as partículas subatômicas fundamentais, preencha corretamente a quadro:

Partícula Carga elétrica Localização

positiva Nêutron

eletrosfera

04) O que determina a qual elemento químico um determinado átomo pertencerá?

DISCIPLINA: LINGUA INGLESA

Hello, guys! How’s things? (Olá, gente! Como estão as coisas?)

Hoje vamos aprender sobre um tipo de texto muito interessante que se chama “autobiografia”. Você já ouviu falar? Sabe qual a diferença entre uma biografia e uma autobiografia? Quem escreve sobre quem? Vamos descobrir? Let’s go!

https://poemanalysis.com/genre/autobiography/

When writing an autobiography, you focus on three major things: who you are in life, what life means to you and what your outlook on the future is. In a more detailed view, where do you want to go and how?

Translation (Tradução)

Quando se escreve uma autobiografia, você foca em três coisas principais: Quem você é na vida, o que a vida significa para você e qual sua visão do futuro. Numa visão mais detalhista, onde você quer chegar e como?

(16)

16

In a biography, we have the use of the third person point of view, in other words, other person writes someone’s story, example: “She was an artist”. In an autobiography, on the other side, we have the first person point of view, the person writes his or her own story, example: “My story” or “My life”. Translation (Tradução)

Numa biografia, temos o uso do ponto de vista da terceira pessoa, ou seja, outra pessoa escreve a história de alguém, exemplo: “Ela era uma artista”. Na autobiografia, por outro lado, temos o ponto de vista da primeira pessoa, a pessoa escreve sua própria história, exemplo: “Minha história” / “Minha vida”.

Why Do Writers Write Autobiographies and what is the importance of it? (Por que os escritores escrevem autobiografias e qual a importância disso?)

They are the most basic and commonly written forms of prose. It is entirely natural for any human being, not just professional writers. Sharing their personal story is possibility of having another person find one’s life worth reading about.

Translation (Tradução)

Eles são as formas de prosa mais básicas e comumente escritas. É totalmente natural para qualquer ser humano, não apenas para escritores profissionais. Compartilhar sua história pessoal é a possibilidade de outra pessoa descobrir que vale a pena ler sobre sua vida.

(17)

17 Translation (Tradução)

As autobiografias são um recurso histórico maravilhoso. Eles falam sobre a vida de alguém, os pensamentos que tiveram, as ideias que perseguiram e todas as lutas que enfrentaram. Dependendo de quem é a história, o livro pode ter uma importância mais ampla para uma comunidade, cultura ou país. Essas histórias também são importantes por outro motivo, elas permitem que escritores (e aqueles que não se consideram escritores) compartilhem e construam conexões com os leitores. Ao ler uma autobiografia de alguém que se sente ser uma figura importante, e encontrar semelhanças entre a vida dela e a sua própria pode ser uma revelação importante. É possível aprender o que levou essa pessoa ao sucesso ou superar as adversidades e, então, ser capaz de implementar as mesmas coisas em sua vida.

Autobiography Synonyms (Sinônimos de autobiografia)

Memoirs (Memórias) / Diary (Diário) /Journal (Jornal) /Life story (História de vida) ...

Examples of Biographies and Autobiographies

ACTIVITIES

Baseado nos textos acima, responda:

1) What the WH- QUESTIONS “What”, “Where”, Who” and “How” presented in the text mean? (O que as PALAVRAS INTERROGATIVAS) apresentadas no texto “What”, “Where”, Who” and “How” significam?

▪ WHAT (2 significados) - ____________ ▪ WHERE- _____________

(18)

18 2) Write down a short definition of biography and an autobiography, listing their individual features. (Escreva abaixo uma definição curta do que é biografia e autobiografia, listando suas características individuais.) Tente responder em inglês.

3) Try to write in English a simple autobiography in your notebook, (It can be real or not.) Look at the teacher’s model. (Tente escrever em inglês uma simples autobiografia no seu caderno, (Ela pode ser verdadeira ou não). Dê uma olhada no modelo da teacher.)

DISCIPLINA: EDUCAÇÃO FISÍCA

Prática Esportiva + Boa Alimentação

A

prática esportiva promove inúmeros benefícios, como

redução dos riscos de doenças, melhora na formação do corpo, diminuição do estresse e do nível de ansiedade, melhora da coordenação motora, proteção dos ossos e das articulações, e manutenção de uma vida saudável.

É fundamental a prática de atividade física da infância até o envelhecimento. Não existe exercício ideal, é preciso respeitar a individualidade, o desejo, prazer e a aptidão física.

Precisamos combinar a prática esportiva com uma boa alimentação, que é baseada na ingestão de vários grupos alimentares. Deve ser colorida, variada e dividida em quatro a seis refeições diárias. Cada grupo de alimentos fornece nutrientes essenciais para a manutenção da vida, estoque de nutrientes no nosso corpo e como combustível para nossas atividades básicas e a prática esportiva. Hoje há um consenso da ingestão diária de cinco porções de frutas, verduras e legumes para a manutenção de uma alimentação saudável.

Hello! My name is Patrícia, but you can call me Paty. I am 39 years old and I live in Guarapari – Espírito Santo, Brazil, with my parents. We have 3 pets (3 dogs).

My birthday is on 19th February.

I am an English teacher and I work at Maria Ramalhete School.

(19)

19 A alimentação adequada, individualizada, organizada, traz melhora da performance e do bom desempenho em qualquer modalidade esportiva.

As necessidades nutricionais são individuais. O programa alimentar varia de acordo com sexo, idade, estatura, patologias, modalidade esportiva e fase do treinamento (pré-treino, treino, pós-treino, competição).

Hoje a nova pirâmide alimentar traz outra divisão dos grupos e inclusão da atividade física na base dessa pirâmide, mostrando que para um hábito de vida saudável precisamos associar alimentação equilibrada e a prática esportiva.

Perguntas

1- Segundo o texto porque precisamos nos alimentar?

a) A boa alimentação só é associada a uma boa qualidade de vida, no que diz respeito a um atleta. b) A alimentação adequada e balanceada melhora o desempenho em um atleta.

c) Uma boa alimentação só é indicada para os idosos.

d) A alimentação adequada serve apenas para jovens, pois são ele que praticam esporte e muitos exercícios físicos.

2-Segundo o texto existe algumas fases do treinamento quais são elas? a) Pré-treino e competição.

b) Pré-treino, treino, pós-treino e competição. c) Treino e competição.

d) A competição não faz parte do treinamento. 3- Sobre atividade física podemos afirmar:

a) O prazer em fazer alguma atividade esportiva não influencia.

b) Todos exercícios físicos foram feitos para o ser humano, não podemos respeitar a individualidade do indivíduo.

c) É muito importante a pratica da atividade física da infância até seu envelhecimento. d) O idoso não pode fazer atividade física.

4- Hoje a nova pirâmide alimentar traz outra divisão dos grupos e inclusão da atividade física na base dessa pirâmide, mostrando que para um hábito de vida saudável o que precisamos

(20)

20 a) A uma boa alimentação apenas para os jovens saudáveis.

b) A alimentação não influencia na qualidade de vida.

c) A atividade física sendo uma base para melhorar a longevidade do ser humano. d) A pirâmide alimentar não deve ser seguida.

5-Segundo o texto existe um programa alimentar que tem certos critérios. Quais são eles? a) Só a idade.

b) Estatura e modalidades esportivas. c) Fase de treinamento e sexo.

d) Sexo, idade, estatura, patologias, modalidades esportivas e fase do treinamento.

Referência bibliográfica

https://portal.educacao.go.gov.br/fundamental_dois/pratica-esportiva-boa-alimentacao/

https://www.youtube.com/watch?v=Ltt6si2U39I

DISCIPLINA: ARTE

Patrimônio Cultural Imaterial

A Cultura Material e Imaterial representa os dois tipos de patrimônio cultural, e que juntos constituem a cultura de determinado grupo.

A cultura material está associada aos elementos materiais e, portanto, é formada por elementos palpáveis e concretos, por exemplo, obras de arte e igrejas.

(21)

21

Dança Congo

Ambas possuem aspectos simbólicos, posto que carregam a herança cultural de determinado povo, ao mesmo Cultura Imaterial

Associada aos hábitos, comportamentos e costumes de determinado grupo social está a cultura imaterial ou patrimônio cultural imaterial.

Este representa os elementos intangíveis de uma cultura. Sendo assim, ele é formado por elementos abstratos que estão intimamente relacionados com as tradições, práticas,

comportamentos, técnicas e crenças de determinado grupo social. Diferente do patrimônio material, este tipo de cultura é transmitida de geração em geração.

Vale notar que a cultura imaterial está em constante transformação, uma vez que seus elementos são recriados coletivamente. Isso faz com que o patrimônio intangível seja muito vulnerável. Por esse motivo, muitos programas e projetos vêm sendo desenvolvidos no Brasil e no mundo com o intuito de levantar e registrar essas práticas.

tempo que promovem sua identidade. Atividades:

1) O que são bens imateriais?

2) O que é elementos intangíveis?

3) Escreva um nome de um patrimônio imaterial?

4) Pesquise um patrimônio imaterial, pode colar ou desenhar. (Pintar com as cores de sua

Referências

Documentos relacionados

Por meio de determinados indicadores financeiros, referentes aos anos de 2011 a 2013, foi feita uma análise comparativa com o objetivo de avaliar se as

Caso os responsáveis (do 2º ano do Fundamental I ao Médio) queiram comemorar o aniversário do aluno fora da Escola, somente enviaremos os convites, através da agenda

No experimento II- o resultado da ANOVA mostrou que as frases são estatisticamente diferentes em relação a taxa de elocução, normal e mais rápida, mas não difere quanto as

Como profissional da saúde, aprendi a importância da Atenção Primária e da Estratégia de Saúde da Família, uma rede que necessita de todos os elos (agente

Personagens deste capítulo Adriano Alberto Alice Bento Brenda Carvalho César Charles Clarisse Cláudia Cristina Diogo Felipe Fredy Guto Helena Henrique Joaquim Lázaro

COMARCAS DE: CAMAPUÃ/MS, COSTA RICA/MS, CASSILÂNDIA/MS, BANDEIRANTES-MS E CHAPADÃO DO SUL/MS.. 01.059/2014; PARA

O Iluminismo, ou Ilustração, foi um movimento de ideias que se desenvolveu na Europa nos séculos XVII e XVIII e que continua influenciando o mundo atual. Só por meio da razão e da

No terceiro trimestre de 2012, o lucro líquido totalizou R$39,8 milhões, um aumento de 28,0% sobre o mesmo período do ano anterior, em função principalmente do aumento de 21,3%