• Nenhum resultado encontrado

CADERNO DE ENCARGOS. Cláusula 3.ª Preço Base 1 O preço base, correspondente ao valor máximo que a entidade contratante se dispõe a pagar pela execução

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "CADERNO DE ENCARGOS. Cláusula 3.ª Preço Base 1 O preço base, correspondente ao valor máximo que a entidade contratante se dispõe a pagar pela execução"

Copied!
7
0
0

Texto

(1)

C A D E R N O D E E N C A R G O S

Cláusula 1.ª

Objecto

O presente caderno de encargos compreende as cláusulas a observar na sequência do procedimento pré-contratual que tem por objecto principal o fornecimento parcelar e continuado de carnes e produtos derivados das espécies bovina, suína e caprina, para o período previsível de seis meses, para as unidades da Universidade de Aveiro / Serviços de Acção Social doravante designada por UA-SASUA, conforme descrição constante do Anexo A apenso ao presente caderno de encargos.

Cláusula 2.ª

Contrato

1. O contrato é composto pelo respectivo clausulado contratual e os seus anexos. 2. São sempre, independentemente da sua redução a escrito, suas partes integrantes:

a) Os suprimentos dos erros e das omissões do caderno de encargos identificados pelos concorrentes, se expressamente aceites pelo órgão competente para a decisão de contratar;

b) Os esclarecimentos e as rectificações relativos ao caderno de encargos; c) O presente caderno de encargos;

d) A proposta adjudicada;

e) Os esclarecimentos sobre a proposta adjudicada prestados pelo adjudicatário;

3. Em caso de divergência entre os documentos referidos no número anterior, a prevalência é determinada pela ordem pela qual estão indicados;

4. Nos termos do disposto no artigo 25.º do Regulamento, o contrato não será reduzido a escrito.

Cláusula 3.ª

Preço Base

1 – O preço base, correspondente ao valor máximo que a entidade contratante se dispõe a pagar pela execução de todas as prestações que constituem o seu objecto, para todos os lotes, é de € 108.523,05 (cento e oito mil quinhentos e vinte e três euros e cinco cêntimos), calculado de acordo com os preços base unitários referidos no Anexo A – Especificações Técnicas e a que acresce o IVA à taxa legal em vigor se este for legalmente devido.

Cláusula 4.ª

Regulamentos e outros documentos normativos

1. Para além dos regulamentos e documentos normativos referidos neste caderno de encargos, fica o adjudicatário obrigado ao pontual cumprimento de todos os demais que se encontrem em vigor e que se relacionem com a actividade económica em questão.

2. A UA-SASUA pode, em qualquer momento, exigir dos adjudicatários a comprovação do cumprimento das disposições regulamentares e normativos aplicáveis.

Cláusula 5.ª

Patentes, licenças, marcas de fabrico ou de comércio registadas

1. O adjudicatário assumirá as responsabilidades decorrentes da utilização de quaisquer patentes, licenças, marcas registadas e outros direitos de propriedade industrial/comercial.

2. Se a UA-SASUA vier a ser demandada por ter sido infringido no decurso da execução do contrato quaisquer dos direitos mencionados no número anterior, o adjudicatário indemniza-la-á de todas as quantias que tenha em consequência de pagar, seja a que título for.

(2)

Cláusula 6.ª

Prazo

1. O contrato mantém-se em vigor até à entrega dos bens em conformidade com os respectivos termos e condições e o disposto na lei, sem prejuízo das obrigações acessórias que devam perdurar para além da cessação do contrato, concretamente pelo período previsível de seis meses, ainda que não tenha sido adquirida a quantidade estimada dos bens constantes do Anexo A.

2. O fornecimento dos produtos ou parte deles pode, sem prejuízo do número anterior, ser prorrogado, por períodos a acordar por ambas as partes, por extinção do contrato ou na pendência de novo procedimento.

Cláusula 7.ª

Obrigações principais do adjudicatário

Sem prejuízo de outras obrigações previstas na legislação aplicável e no presente caderno de encargos, decorrem para o adjudicatário, em conformidade com a absoluta subordinação aos princípios da ética profissional, isenção, independência, zelo e competência, as seguintes obrigações principais:

a) Obrigação de entrega dos bens em conformidade com o anexo A ao presente caderno de encargos; b) Obrigação de garantia dos bens;

d) Obrigação de cumprir as condições fixadas para o fornecimento, nomeadamente:

- Obrigação de assumir todos os gastos relativos ao transporte e acondicionamento dos bens objecto do contrato para o respectivo local de entrega, seguros, fretes, taxas alfandegárias, bem como quaisquer encargos decorrentes da utilização de marcas registadas, patentes ou licenças;

- Obrigação de assumir a responsabilidade por eventuais danos causados nos equipamentos e outros bens existentes nas instalações da UA-SASUA, bem como quaisquer outros resultantes das actividades inerentes ao fornecimento;

- Obrigação de prestar à UA-SASUA, ou à entidade por ela designada, em qualquer tempo na pendência do fornecimento, as informações e esclarecimentos relativos ao mesmo, prestados no âmbito do contrato a celebrar, em conformidade com as cláusulas do presente caderno de encargos;

- Obrigação de responsabilizar-se pelos actos praticados por todas as pessoas que no âmbito do contrato a celebrar, exerçam funções por sua conta, considerando-se para esse efeito como órgãos ou agentes do adjudicatário;

Cláusula 8.ª

Conformidade e operacionalidade dos bens

1. O adjudicatário obriga-se a entregar nos locais indicados na cláusula 11.ª, os bens objecto do contrato com as características, especificações e requisitos previstos no Anexo A.

2. Os bens objecto do contrato devem ser entregues em perfeitas condições de serem utilizados para os fins a que se destinam e nos termos definidos no Anexo A.

3. O adjudicatário é responsável perante a UA-SASUA por qualquer defeito ou discrepância dos bens objecto do contrato que existam no momento em que os bens lhe são entregues.

4. Salvo disposição em contrário deste caderno de encargos, correrão por conta do adjudicatário, que se considerará para o efeito único responsável, a reparação e a indemnização de todos os prejuízos que resultem da própria natureza dos produtos e do seu deficiente fornecimento.

Cláusula 9.ª

Condições de fornecimento

1. O adjudicatário é obrigado a fazer as respectivas entregas, por sua conta e risco, nomeadamente no que se refere a despesas de transporte e acondicionamento, nos armazéns da UA- SASUA ou noutros locais indicados pelo Núcleo de Aprovisionamento.

(3)

2. Os pedidos do(s) bem(ns) a fornecer serão feitos, com 48 horas de antecedência e as entregas terão de

respeitar o dia, hora e local que estiverem indicados na respectiva requisição emitida pelo Núcleo de

Aprovisionamento.

3. O período de recepção do(s) bem(ns) será, habitualmente, às terças e/ou sextas-feiras e, no seguinte horário:

Armazém Geral: das 09.00 às 12.30 horas Armazém Crasto: das 09.00 às 14.30 horas Armazém Snack: das 09.00 às 14.30 horas

Armazém Águeda: das 09.00 às 14.30 horas e das 15.30 às 16.30 horas

Escola Superior Aveiro Norte (Olivª Azeméis): das 09.00 às 14.30 horas e das 15.30 às 16.30 horas excepcionalmente, e depois de devidamente autorizado:

Armazém Geral: das 14.00 às 16.30 horas Armazém Crasto: das 15.30 às 16.30 horas Armazém Snack: das 15.30 às 16.30 horas

4. O adjudicatário será responsabilizado pelos prejuízos decorrentes do não cumprimento dos prazos de entrega. 5. As quantidades totais do(s) bem(ns) a fornecer poderão sofrer uma variação máxima de + ou – 10%, que o fornecedor se obriga a cumprir, não podendo escusar-se de o fazer, sobretudo se a diferença for para mais. 6. Todos os bens a fornecer deverão ser acompanhados de documentação com indicação da origem.

7. Em caso de força maior, devidamente comprovada, pode a Administração da UA-SASUA, alargar os prazos de entrega, sob proposta do Núcleo de Aprovisionamento e sem haver lugar à aplicação de qualquer multa.

8. Se o adjudicatário não entregar os produtos requisitados no prazo devido, pode a UA-SASUA, sem prejuízo da aplicação das multas e penalidades previstas na cláusula 16.ª, adquiri-los ao(s) concorrente(s) seguinte(s) ou directamente no mercado, devendo o fornecedor reembolsar a Universidade de Aveiro do que esta vier a pagar a mais por essas aquisições.

Cláusula 10.ª

Normas gerais de higiene

Se o adjudicatário fornecer algum bem que não cumpra as normas gerais de higiene a que devem estar sujeitos os géneros alimentícios, nomeadamente a preparação, transformação, fabrico, embalagem, armazenamento, transporte, acondicionamento, distribuição e manuseamento, pode a UA-SASUA, sem prejuízo da aplicação das multas e penalidades previstas na cláusula 16ª adquiri-los ao(s) concorrente(s) seguinte(s) ou directamente no mercado, devendo o fornecedor reembolsar a Universidade de Aveiro do que esta vier a pagar a mais por essas aquisições.

Cláusula 11.ª

Local de entrega dos bens objecto do contrato

Os bens objecto do contrato devem ser entregues nos armazéns da Universidade de Aveiro / Serviços de Acção Social (Armazém Geral, Armazém Crasto, Armazém Snack, Armazém Águeda, ESAN) e/ou outros locais a indicar pela UA- SASUA.

Cláusula 12.ª

Objecto do dever de sigilo

1. O adjudicatário deve guardar sigilo sobre toda a informação e documentação, técnica e não técnica, comercial ou outra, relativa à UA-SASUA, de que possa ter conhecimento ao abrigo ou em relação com a execução do contrato.

2. A informação e a documentação cobertas pelo dever de sigilo não podem ser transmitidas a terceiros, nem objecto de qualquer uso ou modo de aproveitamento que não o destinado directa e exclusivamente à execução do contrato.

3. Exclui-se do dever de sigilo previsto a informação e a documentação que fossem comprovadamente do domínio público à data da respectiva obtenção pelo adjudicatário ou que este seja legalmente obrigado a revelar,

(4)

por força da lei, de processo judicial ou a pedido de autoridades reguladoras ou outras entidades administrativas competentes.

Cláusula 13.ª

Prazo do dever de sigilo

O dever de sigilo mantém-se em vigor até ao termo do prazo de 5 (cinco) anos a contar do cumprimento ou cessação, por qualquer causa, do contrato, sem prejuízo da sujeição subsequente a quaisquer deveres legais relativos, designadamente, à protecção de segredos comerciais ou da credibilidade, do prestígio ou da confiança devidos às pessoas colectivas.

Cláusula 14.ª

Preço contratual

1. Pelo fornecimento dos bens objecto do contrato, bem assim como pelo cumprimento das demais obrigações constantes do presente Caderno de Encargos, a UA-SASUA deve pagar ao adjudicatário o preço constante da proposta adjudicada, acrescido de IVA à taxa legal em vigor, se este for legalmente devido.

2. O preço referido no número anterior inclui todos os custos, encargos e despesas cuja responsabilidade não esteja expressamente atribuída à UA-SASUA, nomeadamente, os relativos ao transporte, entrega e acondicionamento dos bens objecto do contrato para o respectivo local de entrega, seguros, fretes, taxas alfandegárias, portes, o valor respeitante às taxas de abate/desmanche, quando aplicável, bem como quaisquer encargos decorrentes da utilização de marcas registadas, patentes ou licenças e outros direitos de propriedade industrial/comercial.

Cláusula 15.ª

Condições de pagamento

1. As quantias devidas pela UA-SASUA, nos termos da cláusula anterior, devem ser pagas no prazo de 60 dias após a data de emissão das respectivas facturas, as quais só podem ser emitidas após o vencimento da obrigação respectiva.

2. Em caso de discordância por parte da UA-SASUA, quanto aos valores indicados nas facturas, deve esta comunicar ao adjudicatário, por escrito, os respectivos fundamentos, ficando o adjudicatário obrigado a prestar os esclarecimentos necessários ou proceder à emissão de novas facturas corrigidas.

3. Desde que devidamente emitidas e observado o disposto no nº 1, as facturas são pagas através de emissão de cheque ou transferência bancária.

Cláusula 16.ª

Penalidades contratuais

1. No caso de incumprimento dos prazos fixados no presente caderno de encargos e por causa imputável ao adjudicatário, poderão ser aplicadas as seguintes multas e penalidades:

a) Primeira situação de incumprimento – advertência do adjudicatário, por escrito.

b) Segunda situação de incumprimento – aplicação de multa no valor de 250 euros (duzentos e cinquenta euros). c) Terceira situação de incumprimento – aplicação de multa até 2% do valor das quantidades por entregar por cada dia de atraso e nunca inferior a 250 euros (duzentos e cinquenta euros) /dia.

d) Quarta situação de incumprimento – o adjudicatário perderá a qualidade de fornecedor da Universidade de Aveiro, por um período mínimo de 1 (um) ano.

2. A aplicação da sanção enunciada no número anterior é independente de outros procedimentos previstos na lei.

Cláusula 17.ª

Força maior

(5)

pontual das prestações contratuais a cargo de qualquer das partes que resulte de caso de força maior, entendendo-se como tal as circunstâncias que impossibilitem a respectiva realização, alheias à vontade da parte afectada, que ela não pudesse conhecer ou prever à data da celebração do contrato e cujos efeitos não lhe fosse razoavelmente exigível contornar ou evitar.

2. Podem constituir força maior, se se verificarem os requisitos do número anterior, designadamente, tremores de terra, inundações, incêndios, epidemias, sabotagens, greves, embargos ou bloqueios internacionais, actos de guerra ou terrorismo, motins e determinações governamentais ou administrativas injuntivas.

3. Não constituem força maior, designadamente:

a) Circunstâncias que não constituam força maior para os subcontratados do adjudicatário, na parte em que

intervenham;

b) Greves ou conflitos laborais limitados às sociedades do adjudicatário ou a grupos de sociedades em que

este se integre, bem como a sociedades ou grupos de sociedades dos seus subcontratados;

c) Determinações governamentais, administrativas, ou judiciais de natureza sancionatória ou de outra forma

resultantes do incumprimento pelo adjudicatário de deveres ou ónus que sobre ele recaiam;

d) Manifestações populares devidas ao incumprimento pelo adjudicatário de normas legais;

e) Incêndios ou inundações com origem nas instalações do adjudicatário cuja causa, propagação ou

proporções se devam a culpa ou negligência sua ou ao incumprimento de normas de segurança;

f) Avarias nos sistemas informáticos ou mecânicos do adjudicatário não devidas a sabotagem; g) Eventos que estejam ou devam estar cobertos por seguros.

4. A ocorrência de circunstâncias que possam consubstanciar casos de força maior devem ser imediatamente comunicadas à outra parte.

5. A força maior determina a prorrogação dos prazos de cumprimento das obrigações contratuais afectadas pelo período de tempo comprovadamente correspondente ao impedimento resultante da força maior.

Cláusula 18.ª

Resolução do contrato

1. O incumprimento, por uma das partes, dos deveres resultantes do contrato confere, nos termos gerais de direito, à outra parte o direito à resolução do contrato.

2. Considera-se incumprimento definitivo quando houver atraso na entrega dos bens e falta de comprovação da garantia da respectiva qualidade.

Cláusula 19.ª

Caução

Nos termos do artigo 24.º do Regulamento a UA-SASUA procederá à retenção de 10% do valor dos pagamentos a efectuar em substituição da prestação da caução.

Cláusula 20ª

Cessão da posição contratual A UA-SASUA pode autorizar a cessão da posição contratual, dependendo esta:

a) Da prévia apresentação dos documentos de habilitação relativos ao potencial cessionário que sejam exigidos ao cedente na fase de formação do contrato;

b) Do preenchimento, por parte do potencial cessionário, dos requisitos mínimos de capacidade técnica e de capacidade financeira exigidos ao cedente para efeitos de qualificação, quando esta tenha tido lugar na fase de formação do contrato.

Cláusula 21.ª

Arbitragem

(6)

resolução do contrato devem ser dirimidos por tribunal arbitral, devendo, nesse caso, ser observadas as seguintes regras:

a) Sem prejuízo do disposto nas alíneas b) a d), a arbitragem far-se-á de acordo com as regras processuais propostas pelos árbitros;

b) O Tribunal Arbitral tem sede em Aveiro e é composto por três árbitros;

c) O contraente público designa um árbitro, o adjudicatário designa um outro árbitro e o terceiro, que preside, é cooptado pelos dois designados;

d) No caso de alguma das partes não designar árbitro ou no caso de os árbitros designados pelas partes não acordarem na escolha do árbitro – presidente, deve este ser designado pelo Presidente do Tribunal Central Administrativo territorialmente competente.

2. O tribunal arbitral decide segundo o direito constituído e da sua decisão não cabe recurso.

Cláusula 22.ª

Foro competente

Para todas as questões emergentes do contrato o tribunal competente é o da Comarca do Baixo Vouga, sem prejuízo por acordo das partes, do recurso a tribunal arbitral.

Cláusula 23.ª

Comunicações e notificações

1. Sem prejuízo de poderem ser acordadas outras regras quanto às notificações e comunicações entre as partes do contrato, estas devem ser efectuadas nos termos do artigo 28º do Regulamento.

2. Qualquer alteração das informações de contacto constantes do contrato deve ser comunicada à outra parte.

Cláusula 24ª

Contagem dos prazos

Os prazos previstos no contrato são contínuos, nos termos do disposto no artigo 2.º do Regulamento.

Cláusula 25ª

Legislação aplicável

O contrato é regulado pelo Regulamento para a Contratação de Bens Móveis, Serviços e Empreitadas da Universidade de Aveiro e demais termos nele previstos.

(7)

A N E X O A

E s p e c i f i c a ç õ e s T é c n i c a s

Fornecimento parcelar e continuado, pelo período previsível de seis meses, de carnes e produtos derivados das espécies bovina, suína e caprina, para as unidades alimentares da Universidade de Aveiro / Serviços de Acção

Social

 

 

 

 

 

Lot

es Designação do produto Unidade Quantidade

indicativa Preço base (relativo à coluna unidade) Bovino fresco 1 1ª Acém Kg 3720 5,94

2 Bife cortado da vazia Kg 50 10,75

3 Bife cortado do acém / alcatra (cerca de 200 gr cada, limpo de gordura - máx 5%) Kg 180 8,48 4 Bife cortado do acém / alcatra (cerca de 160-180 gr cada, limpo de gordura - máx 5%) Kg 600 8,48

Suíno fresco

5 Costeletas cortadas 180/200 gr (cachaço e lombo) Kg 2980 2,89

6 Entrecosto Kg 2200 3,32

7 Febra cortada da perna c/ 150 gr/unid Kg 1100 3,39

8 Febra cortada da perna c/ 160-180 gr/unid Kg 6100 3,39

9 Lombo s/ osso Kg 2030 3,39

10 Pá limpa sem osso e sem couro Kg 6020 2,89

11 Perna limpa s/ osso e s/ couro Kg 1000 3,24

Suíno congelado 12 Carne picada Kg 2800 2,92 13 Orelha (só ouvido) Kg 390 2,92 Salsichas frescas 14 Salsichas frescas Kg 170 3,96 Banha

Referências

Documentos relacionados

Militares RV/RC Ramos Nos termos estabelecidos para os militares dos QP. O direito mantém-se somente durante a prestação de serviço efectivo, tendo direito às

No entanto, ainda que a liminar tenha sido cassada por maioria de votos, restou clara a divergência entre interpretações dos poderes Executivo e Judiciário, na sua mais alta

As medições realizadas com resolução UltraMax apontaram o mesmo componente aquecido identificado a curta distancia (imagens superiores), no entanto as medições realizadas

Aspectos práticos e fisiológicos da condução de plantas perenes e anuais, sistemas de podas de formação, produção e de rejuvenescimento... Fisiologia das

A nível pessoal, também foi o meu primeiro ano no cargo de treinadora e confesso que, quando tive este convite, senti receio de não con- seguir estabelecer um bom trabalho mas,

O trabalho revelou que das empresas que entraram em recuperação, 54% continuam em atividade, sendo que 22% ainda se encontram em situação indefinida (não

1. Reforço das centralidades urbanas através da qualificação dos espaços urbanos desqualificados, possibilitando, além do mais, a atração de serviços e

Este signo/sinal é formado por 3 lóbulos com a boca para cima boca para cima e 1 lóbulo com a boca para baixo;denota uma forte refeência e 1 lóbulo com a boca para baixo;denota