• Nenhum resultado encontrado

PL-SMS-001. Plano de Respostas diante de Acidentes. Sistema de Gestão de SMS

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "PL-SMS-001. Plano de Respostas diante de Acidentes. Sistema de Gestão de SMS"

Copied!
11
0
0

Texto

(1)

Plano de Respostas

diante de Acidentes

Sistema de Gestão de SMS

(2)

PLANO

FR-SMS-001 Rev. B

Propriedade e uso exclusivo da GENPRO Engenharia S.A. Nenhuma parte deste documento pode ser copiada, reproduzida ou transmitida de qualquer forma ou por qualquer meio, sem autorização expressa desta empresa.

PL-SMS-001

Rev. G

PLANO DE RESPOSTAS DIANTE DE ACIDENTES

Fl. 1/10

Rev. Data Descrição Executado Verificado Aprovado

0 A B C D E F G 20/03/2007 02/02/2008 02/02/2009 21/09/2009 21/10/2010 19/01/2011 19/01/2012 19/01/2013 Emissão Inicial

Revisado logotipo, endereço e razão social da GENPRO; Revisão anual. Incluído 7º andar e pessoal transferido da R. Manoel de Nóbrega -Revisado Fluxograma

Revisado e substituído: Fluxograma para atendimento de acidentes

Inclusão do 9º andar no item nº 01. Revisão anual Revisão Anual Revisão anual CGS CGS CGS CGS CGS CGS CGS CGS JMn JMn JMn JMn JMn JMn JMn JMn NDF NDF NDF NDF NDF NDF NDF NDF

SISTEMA DE GESTÃO DA SEGURANÇA,

MEIO AMBIENTE E SAÚDE OCUPACIONAL

(3)

PL-SMS-001 Rev. G SUMÁRIO Folha 1 IDENTIFICAÇÃO DA EMPRESA 3 2 OBJETIVO DO PROGRAMA 4

3 INTENSIDADE DOS ACIDENTES 4

3.1 Acidentes Leves 4

3.2 Acidentes Moderados 4

3.3 Acidentes Graves 4

3.4 Acidentes Fatais 4

4 IDENTIFICAÇÃO DO GRUPO DE EMERGÊNCIA 4

5 AÇÕES A SEREM TOMADAS 5

5.1 De posse dessas informações, o brigadista deverá acionar: 5

6 CLASSIFICAÇÃO DOS ACIDENTES 5

6.1 Acidentes Leves 5

6.2 Acidentes Moderados a Graves 6

6.3 Acidentes Graves ou Fatais 7

6.4 Acidentes de Trajeto 8

6.5 Treinamentos/Simulações 8

7 FLUXOGRAMA 8

8 RESPONSABILIDADE TÉCNICA 10

(4)

PL-SMS-001

Rev. G

FR-SMS-009 Rev. C 3 de 10

1 IDENTIFICAÇÃO DA EMPRESA

Razão Social GENPRO ENGENHARIA S.A.

Endereço Av. Paulista, 1.106 –15º andar

Ocupação 6º, 7º, 8º, 9º,10º, 15º,16º, 17º e18º andares

Bairro Bela Vista

Cidade São Paulo–SP

CEP 01310-914

Telefone (011) 3144-9000

CNPJ 00.753.622/0001- 90

Grau de Risco 1

CNAE 7112-0/00 (antigo 74.20-9)

(5)

PL-SMS-001

Rev. G

2 OBJETIVO DO PROGRAMA

Este plano visa estabelecer as ações a serem tomadas diante de acidentes do trabalho e/ou atendimentos emergenciais tais como desmaios, ataques, etc. com o objetivo de controlar as emergências que possam ser produzidas.

3 INTENSIDADE DOS ACIDENTES

De acordo com a sua gravidade a intensidade dos acidentes podem se classificar conforme indicado abaixo:

3.1 Acidentes Leves

São aqueles que necessitam apenas da ação de primeiros socorros ministrada no próprio local de trabalho tais como: desmaios com rápido retorno da vítima, feridas superficiais; cortes e contusões menores, irritação ocular por pó, moléstias e outras irritações.

3.2 Acidentes Moderados

São aqueles que necessitam de cuidados médicos fora do local de trabalho e cujas lesões não apresentam riscos de morte, tais como: feridas, queimaduras, contusões, luxações sérias, fraturas menores, dermatite, asma, transtornos em membros superiores relacionados com o trabalho, enfermidades que levam a uma deficiência menor permanente, etc.

3.3 Acidentes Graves

São aqueles cujas lesões produzam risco de morte ou que possam provocar deficiência física permanente total ou parcial tais como: Amputações, fraturas graves, traumatismos de crânio, envenenamentos, lesões múltiplas, patologias graves que reduzem a expectativa de vida, patologias agudas, etc.

3.4 Acidentes Fatais

São aqueles nos quais o acidentado deixa de existir como conseqüência das lesões sofridas durante o desenvolvimento de suas atividades de trabalho ou no trajeto entre o domicílio do trabalhador e o lugar de trabalho.

4 IDENTIFICAÇÃO DO GRUPO DE EMERGÊNCIA

O Coordenador será o representante do SMS da GENPRO, que tem entre outras atividades oferecer treinamento de qualificação (interno ou externo) a equipe de socorristas e indicar um “líder” para cada andar de ocupação da GENPRO nas dependências do condomínio, com o objetivo de assegurar a liderança sobre as possíveis ações emergenciais no ambiente de trabalho.

Essa equipe fará parte da brigada de emergência que além do treinamento de primeiros socorros e transporte de acidentados, também receberá treinamento em prevenção e combate a incêndios e orientação sobre evacuação de locais através das rotas de fuga.

(6)

PL-SMS-001

Rev. G

FR-SMS-009 Rev. C 5 de 10

5 AÇÕES A SEREM TOMADAS

Independe da classificação do acidente (leve, moderado ou grave), a comunicação do ocorrido deve ser efetuada por todo e qualquer colaborador que presenciou o acidente ou a vítima caída informando imediatamente a qualquer um dos brigadistas do andar, fornecendo sempre o maior detalhamento possível o estado da vítima (consciente, inconsciente) a sede da lesão (cabeça, tronco, membros superiores ou inferiores, mãos, pés) e ainda se for possível a natureza da lesão (entorse, luxação, fratura, desmaio, ataques, etc).

5.1 De posse dessas informações, o brigadista deverá acionar:

5.1.1 Os brigadistas do andar e/ou dos andares superiores e inferiores para que estes possam auxiliar no atendimento emergencial da vitima;

5.1.2 O bombeiro civil (do condomínio) através do ramal de emergência interna nº 9372 ou ainda no 9369 (administração do condomínio), informando-o sobre a ocorrência e estado da vítima. As informações iniciais sobre o estado da vítima são fundamentais para que o bombeiro civil traga consigo o material de apoio para atendimento da emergência (Desfribilador - DEA, maca ou cadeira de rodas) e dispare o mecanismo de atendimento posterior (reserva do elevador para o transporte vertical).

5.1.3 O setor GEACO para reserva do veículo com motorista para o transporte até o hospital indicado no fluxograma de atendimento emergencial ou acionamento do sistema SAMU através do número telefônico 192, detalhando as condições do acidentado e fornecendo o endereço para o resgate/ transporte ao hospital (neste caso, a escolha do hospital para atendimento da vítima fica a cargo do SAMU);

5.1.4 O SMS da GENPRO para que possa verificar as condições de segurança no local de atendimento da vítima, preservando o local para a investigação das causas do acidente, dando suporte no atendimento emergencial, dando atendimento às situações emergenciais geradas na ocorrência e assegurar o bem estar dos demais colaboradores presentes no local da ocorrência, podendo inclusive solicitar o abandono temporário do local para melhor atendimento da vítima.

6 CLASSIFICAÇÃO DOS ACIDENTES

Abaixo registramos as classificações dos acidentes e as ações a serem tomadas no pós acidente:

6.1 Acidentes Leves

São considerados acidentes leves aqueles em que não houve lesão ou que a lesão não interfira no prosseguimento do trabalho e nem justifique o encaminhamento para um hospital - exemplo: torção do pé sem lesão ósteo muscular, pequenos cortes, contusões, escoriações, etc.

• A ação de primeiros socorros ao acidentado será realizada no próprio local onde gerou

a ocorrência, exceto se houver risco ou perigo eminente para o socorrista e/ou a vítima.

• A vitima será atendida inicialmente pelos brigadistas socorristas pelo SMS da GENPRO

(7)

PL-SMS-001

Rev. G pré-atendimento até a tomada da ação necessária; poderão ainda, solicitar a presença Bombeiro Civil do condomínio, caso julguem necessário.

• Após o atendimento emergencial, e não forem constatado lesões/ ferimentos, ou ainda

se os mesmos forem insignificantes ao ponto do próprio acidentado não quiser ser encaminhado ao hospital, bem como o agente que provocou o acidente não tem o poder de desencadear doenças ou infecções posteriores (tétano, etc) a vitima poderá retornar ao trabalho, antes porém deverá participar da análise do acidente.

• Posteriormente ao atendimento emergencial, e constatado não haver gravidade nem

necessidade de encaminhamento médico, imediatamente será efetuada a investigação do acidente pelo SMS e pela CIPA. Dessa comunicação resultará levantamento dos dados do acidente

• Será preenchido pelo SESMS o formulário de análise de acidentes, indicando causas e

recomendações de segurança objetivando neutralização e, desta forma, evitando-se uma segunda ocorrência similar;

• Inexistindo a gravidade do acidente e a lesão for inexistente ou de pequena monta,

ficará a cargo da CIPA a abertura ou não da CAT pelo SESMS.

• Nos casos de se tratar de funcionários de empresas contratadas, o gerenciamento será

feito pela empresa do contratado, cabendo a GENPRO tão somente o acompanhamento desse trâmite.

6.2 Acidentes Moderados a Graves

• Durante ou após o atendimento emergencial, e de acordo com a avaliação feita em

conjunto (Brigadistas Socorristas+SMS+ Bombeiro Civil) se de comum acordo a equipe decidir que os recursos para atendimento são limitados e que há necessidade de atendimento médico hospitalar, será avisado imediatamente o serviço de emergências disponível para transportar o acidentado ao hospital credenciado;

• Em caso de necessidade, o grupo poderá ainda decidir pela necessidade de

acompanhamento da vitima por um colega de trabalho que deverá permanecer no hospital como acompanhante até a chegada de um parente da vítima.

• O GEORP deverá entrar em contato com a família da vitima do acidente, informando o

fato e o local de atendimento para onde foi encaminhado a vitima, bem como solicitando que familiares para lá se desloquem objetivando fazer o acompanhamento e, desta forma liberando o colega que o acompanhou.

• O retorno do acompanhante (colega de trabalho) poderá ser de táxi com restituição de

valores.

• Serão paralisadas as atividades que estiverem sendo realizadas próximo ao local do

acidente;

• Será evitada a permanência de pessoas junto ao local do acidente; • Será Isolada a área com fitas, ou outros;

(8)

PL-SMS-001

Rev. G

FR-SMS-009 Rev. C 7 de 10

• As atividades poderão ser retomadas após liberação da área pelo SMS que

providenciará fotos e a investigação das causas para posterior relatório e abertura de CAT se for o caso.

• Após o atendimento de primeiros socorros no hospital, a vítima do acidente deverá

entrar em contato com o GEORP da GENPRO, enviando cópia do atestado médico de atendimento emergencial, contendo: nome e nº do CRM do médico, classificação do CID – Código Internacional de Doenças e, período estimado de afastamento (se houver). Esse procedimento deverá ser no menor espaço de tempo possível e inferior a 24 horas.

• Diante das informações constantes no atestado médico (acima) e a Ficha de

Investigação de Acidentes, o SESMS da GENPRO abrirá CAT no prazo máximo de 24 horas, junto à Previdência Social (em casos de afastamento temporário ou permanente).

6.3 Acidentes Graves ou Fatais

Diante da evidência de parada cardío respiratória constatado pela equipe de atendimento emergencial, os Brigadistas Socorristas , SMS da GENPRO e o Bombeiro Civil, deverão:

• Paralisar imediatamente as atividades em volta da vítima;

• Evitar a entrada de pessoas à área do acidente (se necessário colocar vigilância); • Isolar a área com fitas, ou outros materiais existentes;

• Instalar imediatamente o desfibrilador (DEA) no peito da vítima, seguindo as instruções

de manobra do equipamento recebida em treinamento específico, efetuando as recomendações e procedimentos dados pelo equipamento tais como: afastar as mãos em caso de choque, iniciar procedimento de RCP – Ressucitação Cárdio Pulmonar e outras dadas pelo equipamento.

• Um dos brigadistas deverá acionar a equipe do sistema 192 (SAMU) relatando em

detalhes o ocorrido, as providências que estão sendo tomadas e o endereço para resgate.

• O bombeiro civil deverá informar via rádio comunicador à administração do condomínio

sobre a situação emergencial, para que o condomínio disponibilize o elevador de cargas para o transporte da vítima e ainda deixar instruções detalhadas junto à recepção para encaminhar a equipe do Resgate (SAMU) ao andar e local correto, para prosseguimento do atendimento.

• Para acidentes fatais não mexer nem mover o corpo do acidentado e preservar a área,

isolando-a e removendo as pessoas que ali trabalham e, avisar imediatamente a Policia através do nº 190.

Para todos os casos acima, serão utilizados os recursos de atendimento local (condomínio e escritórios da GENPRO) conforme exibidos no PAE – Plano de Atendimento de Emergências através do Fluxograma de Emergências para Acidentes. Nos casos considerados graves, fatais ou naqueles acidentes que receberem a cobertura da imprensa, o Coordenador da Brigada (SMS) se encarregará de efetuar as necessárias comunicações à:

(9)

PL-SMS-001 Rev. G • Gerência de SMA; • Gerência de Projeto; • SEJUR e, • DIROP/DIRAF. 6.4 Acidentes de Trajeto

Os acidentes de trajeto (sem fatalidade), também conhecidos como acidentes de percurso, podem acontecer tanto na ida para o trabalho como no retorno, e abaixo listamos alguns pontos importantes a serem seguidos no pós acidente:

• Se houve lesão, procurar atendimento médico em pronto socorro informando que foi

acidente de trajeto.

• Se for acidente de trânsito, elaborar imediatamente após o atendimento médico de

urgência o Boletim de Ocorrências junto á delegacia de Polícia Civil, informando o ocorrido e solicitando cópia do BO para abertura da CAT.

• De posse do atestado médico e do BO, procurar o SMS da GENPRO (ou enviar

representante no caso de impossibilidade) para abertura da CAT que deverá ocorrer mo prazo legal de até 24 horas do fato.

6.5 Treinamentos/Simulações

Os treinamentos (teóricos e práticos) e simulados serão programados pelo SMS da GENPRO e será realizado uma vez ao ano a fim de capacitar os brigadistas nos atendimentos específicos

7 FLUXOGRAMA

(10)

PL-SMS-001

Rev. G

FR-SMS-009 Rev. C 9 de 10

Fluxograma para Atendimento de Acidentes do Trabalho

ACIONA BRIGADISTA(S) Não •Qualquer Pessoa Ocorrência C. de Rodas, Desfibrilador ou Maca? Inicia Atendimento Emergencial

Aciona Bombeiro Civil Ramal 9372/9369 Término do Atendimento Emergencial •Brigadistas Sim •Brigadistas •Brigadistas •SESMS •(Bombeiro Civil) TIPO DE ACIDENTE MODERADO FATAL GRAVE Transportar ao Hospital? Transporte ao Hospital* (veículo GENPRO) Informa GEORP e Aciona Transporte Necessita acompanhante ?

Informa situação à GEORP após atendimento Necessário informar a familia? Família é informada da situação Fim Não Sim •GEORP Não •GEACO •Brigadista Não Sim

Informa GEORP (não mexer na vítima)

•Brigadista

Informa GEORP sobre o acidente

•Acompanhante ou acidentado

Convida colega do Setor para acompanhamento

•Brigadista

Sim

Informa a Polícia (190) •GEORP

•Brigadistas

•Brigadista

Solicita ao condomínio uso elevador carga

•Bombeiro Civil

Aciona SAMU (192) solicitando ambulância

•Brigadista

•Queda, torção e fratura

•Tontura, vertigem, desmaio e dores

•Ataque cardíaco, epilético e outros

(*)

•CLT: Hospital Paulistano

•PJ conveniado: Hospital previamente informado pelo colaborador

•PJ não conveniado: Hospital das Clínicas

Informa SESMS Ramal 9115

Fluxograma para Atendimento de Acidentes do Trabalho

ACIONA BRIGADISTA(S) Não •Qualquer Pessoa Ocorrência C. de Rodas, Desfibrilador ou Maca? Inicia Atendimento Emergencial

Aciona Bombeiro Civil Ramal 9372/9369 Término do Atendimento Emergencial •Brigadistas Sim •Brigadistas •Brigadistas •SESMS •(Bombeiro Civil) TIPO DE ACIDENTE MODERADO FATAL GRAVE Transportar ao Hospital? Transporte ao Hospital* (veículo GENPRO) Informa GEORP e Aciona Transporte Necessita acompanhante ?

Informa situação à GEORP após atendimento Necessário informar a familia? Família é informada da situação Fim Não Sim •GEORP Não •GEACO •Brigadista Não Sim

Informa GEORP (não mexer na vítima)

•Brigadista

Informa GEORP sobre o acidente

•Acompanhante ou acidentado

Convida colega do Setor para acompanhamento

•Brigadista

Sim

Informa a Polícia (190) •GEORP

•Brigadistas

•Brigadista

Solicita ao condomínio uso elevador carga

•Bombeiro Civil

Aciona SAMU (192) solicitando ambulância

•Brigadista

•Queda, torção e fratura

•Tontura, vertigem, desmaio e dores

•Ataque cardíaco, epilético e outros

(*)

•CLT: Hospital Paulistano

•PJ conveniado: Hospital previamente informado pelo colaborador

•PJ não conveniado: Hospital das Clínicas

Informa SESMS Ramal 9115

(11)

PL-SMS-001

Rev. G

São Paulo, 19 de janeiro 2.013

8 RESPONSABILIDADE TÉCNICA

______________________________ Carlos Roberto Gomes Saavedra Engenheiro de Segurança CREA 5061022475/D

9 APROVAÇÕES

__________________________________ ___________________________ José Carlos Mendes Nelson José Duarte Fernandes Gerente de Qualidade e SMS Diretor de Operações

[Assinado no original em papel] [Assinado no original em papel]

Referências

Documentos relacionados

considerado sujeito de direito, pois era propriedade do dominus. O trabalho escravo continuava no tempo, de modo indefinido, mais precisamente enquanto o escravo vivesse ou deixasse

Os valores em percentagem de água no solo, em relação à capacidade de água utilizável pelas plantas, foram inferiores ou próximos dos normais (61-90) para a época em todo

• A primeira etapa consiste na realização de uma campanha de crowdfunding através de um vídeo institucional Porta Aberta: a invisibilidade tem nome, voz e história para a

Verifica-se, ainda que, pelos dados da Tabela 1, para a variável massa seca de parte aérea houve diferença significativa entre os tratamentos, sendo que os tratamentos adubação

Aplicação: Bombeamento de efluentes em geral contendo sólidos e fibras, drenagem de poço, construção civil, local sujeito à inundação e bombeamento de água de

Caso o somatório de cupons e/ou notas fiscais apresentados no ato da troca for superior ao valor mínimo de R$ 15,00 (quinze reais), os valores excedentes serão desprezados, não sendo

- Este documento que se dá como inteiramente reproduzido na presente acta, fica para todos os efeitos legais arquivado em pasta própria existente para o efeito. Serra

Portanto, nesta condição, é melhor pecar em reduzir o número de graus de liberdade para o resíduo e, em consequência, diminuir a precisão experimental se o