• Nenhum resultado encontrado

DESIGN DESENHO DESIGN. José Carlos Plácido da Silva. Milton Koji Nakata

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "DESIGN DESENHO DESIGN. José Carlos Plácido da Silva. Milton Koji Nakata"

Copied!
21
0
0

Texto

(1)

01

Milton Koji Nakata

José Carlos Plácido da Silva

DESENHO

PARA

DESIGN

UMA CONTRIBUIÇÃO

DO DESENHO DE OBSERVAÇÃO NA FORMAÇÃO DOS DESIGNERS

M ilt on Koji Nak ata / José C ar los P lácido da Silv a

Desenho, Design e Ensino – têm sido as nossas atividades há, pelo menos,

25 anos. Dessa experiência, resolvemos compartilhar alguns conhecimentos

adquiridos neste percurso. São conceitos resultantes da prática em desenho

e design e, principalmente, das pesquisas e dos estudos que nos subsidiaram

no ensino. Ao longo destes anos, aprendemos que a melhor estratégia para

se assimilar um conteúdo é absorver, em equilíbrio, a teoria e a prática. Assim,

esperamos, com esta obra, direcionar o conteúdo equilibrado aos apreciadores

de desenho, na sua acepção geral, e a todos aqueles que se utilizem do desenho

em atividades projetuais.

Milton Koji Nakata e José Carlos Plácido da Silva

01

DESENHO

PA

RA

DESIGN

Possui graduação em Desenho Industrial pela Uni-versidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” - Unesp/Bauru (1980), mestrado em Arquitetura e Ur-banismo pela Universidade de São Paulo - USP (1985), doutorado em Ciências, área de Geografia (Geografia Humana) pela Universidade de São Paulo - USP (1991), e livre docente em Ergonomia pela Faculdade de Ar-quitetura, Artes e Comunicação (FAAC) - UNESP/Bauru (1997). Atualmente é professor titular do Departa-mento de Design; do Programa de Pós-graduação em Design (mestrado e doutorado); e do LEI - Laboratório de Ergonomia e Interfaces da FAAC - Unesp/Bauru. Tem experiência na área de Desenho Industrial, com ênfase em Ergonomia, atuando principalmente nos seguintes temas: Design, Desenho Industrial, Ergono-mia, Design Ergonômico, Desenho de Produto, Arte.

José Carlos Plácido da Silva

Possui graduação em Comunicação Visual pela Fun-dação Educacional de Bauru (1982), mestrado em Projeto, Arte e Sociedade pela Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” - Unesp/Bauru (1994) e doutorado em Comunicação e Poéticas Visuais tam-bém pela Unesp/Bauru (2003). Atualmente é professor assistente doutor da Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação (FAAC) da Unesp/Bauru, membro de corpo editorial das Coleções FAAC e revisor do peri-ódico Educação Gráfica (Bauru). Tem experiência na área de Desenho Industrial, com ênfase em Design Gráfico, atuando principalmente nos seguintes temas: Ilustração, Desenho, Design Gráfico e Livro Ilustrado.

(2)
(3)

DESENHO P

AR

(4)

DESENHO P AR A DESIGN

DESENHO

PARA

DESIGN

UMA CONTRIBUIÇÃO

DO DESENHO DE OBSERVAÇÃO

NA FORMAÇÃO DOS DESIGNERS

Milton Koji Nakata

José Carlos Plácido da Silva

(5)

DESENHO P

AR

A DESIGN

D451 Desenho para Design : uma contribuição do desenho de observação na formação de designers / Milton Koji Na-kata, José Carlos Plácido da Silva. - Bauru : Canal6, 2011. 160 p. - - 16cm (Coleção Desenhando para Design - n. 1)

Inclui bibliografia ISBN 978-85-7917-179-6

1. Desenho. 2. Design. I. Nakata, Milton Koji II. Silva, José Carlos Plácido da. III. Título.

CDD 741.1

Rua Eng. Alpheu José Ribas Sampaio, 3-40 Jd. Infante Dom Henrique | CEP 17012-631 | Bauru, SP Fone/fax (14) 3313-7968 | www.canal6.com.br CONSELHO EDITORIAL

Dra. Cássia Letícia Carrara Domiciano Dra. Janira Fainer Bastos

Dr. José Carlos Plácido da Silva Dr. Luís Carlos Paschoarelli Dr. Marco Antônio dos Reis Pereira

Dra. Maria Angélica Seabra Rodrigues Martins

(6)

DESENHO P

AR

A DESIGN

“Aprender é a única coisa de que a mente nunca

se cansa, nunca tem medo e nunca se arrepende.”

(7)

DESENHO P

AR

A DESIGN

Agradecemos a todos que direta ou indiretamente nos ajudaram a esboçar e desenhar este nosso projeto.

(8)

DESENHO P

AR

A DESIGN

Dedicamos ao nosso bem mais precioso, a família: esposa Nancy

filhas Natália e Letícia

esposa Rosa Riccó filhos Júlio César e João Carlos

(9)

DESENHO P

AR

(10)

DESENHO P

AR

A DESIGN

Desenho, Design e Ensino – têm sido as nossas atividades há pelo menos 25 anos. Dessa experiência, re-solvemos compartilhar alguns conhecimentos adquiridos neste percurso. São conceitos resultantes da prática em desenho e design e principalmente das pesquisas e estu-dos que nos subsidiaram no ensino. Do percurso, apren-demos que a melhor maneira para assimilar algum con-teúdo é absorver em equilíbrio a teoria e a prática. Dessa forma, esperamos com esta obra direcionar o conteúdo equilibrado aos apreciadores de desenho na sua acepção geral e a todos aqueles que utilizam-se do desenho em atividades projetuais.

Milton Koji Nakata e José Carlos Plácido da Silva

(11)

DESENHO P

AR

(12)

DESENHO P AR A DESIGN

Introdução ... 13

A importância do Sketch ... 19

Desenho de Observação ... 35

Técnica Grafite ... 41

Técnica Pontilhismo ... 43

Técnica Hachuras ... 55

Galeria ... 61

Técnica Grafite ... 63

Técnica Pontilhismo ... 87

Técnica Hachuras ... 117

Considerações Finais ... 155

Bibliografia ... 157

Sumário

(13)

DESENHO P

AR

(14)

DESENHO P

AR

A DESIGN

Entender a importância do desenho para o De-sign tem o mesmo De-significado que o surgimento da escri-ta teve para o Homem. Bem antes de a linguagem escriescri-ta ser criada, o ser humano já descrevia histórias desenhan-do nas superfícies das rochas. Verificamos, também, que no transcorrer dos séculos, inúmeros trabalhos foram desenvolvidos e representados por designers e artistas consagrados pelo mundo afora. As visitas aos museus e o acesso virtual às obras por inúmeras e diferentes pes-soas levam à constatação de que o objetivo primeiro da busca por essas obras não é somente para admirar, mas inclusive para verificar a técnica utilizada em cada uma delas. Constatamos ao longo de nossas experiências o quanto o desenho é ignorado e até não compreendido pela nossa sociedade.

No entanto, entendemos que desenhar é tão portante quanto escrever. Desenhar é uma das mais im-portantes habilidades concedida por Deus aos homens. Para os designers, constitui-se em uma ferramenta

essen-Introdução

(15)

DESENHO P

AR

A DESIGN

cial, talvez até vital, para transmitir conceitos e ideias sobre os produtos criados, quer sejam bidimensionais ou tridi-mensionais.

Temos presenciado ao longo de nossas ativida-des que cada vez mais os alunos de ativida-design têm ignorado o desenho em razão das novas ferramentas que podem ser utilizadas, tais como computadores, softwares e outros acessórios. Observamos, ainda, muito comumente, a apre-sentação de projetos utilizando as mãos, além de ilustra-ções em 3D. No entanto, designers não são artistas 3D. E o uso indiscriminado desse artifício limita o designer a atin-gir todo o potencial de sua ideia, pois os fatores limitado-res do uso do 3D, muita vezes pelo tecnicismo, colaboram para ferir etapas essenciais no refinamento da ideia. Por outro lado, também verificamos que aqueles que dese-nham muito bem conseguem explorar com facilidade e atingem propostas interessantes usando o 3D.

Ao longo dos anos, observamos que as crianças são desencorajadas a desenhar, principalmente quando atingem aproximadamente 10 anos de idade. Na medida

(16)

DESENHO P

AR

A DESIGN

Definir o termo sketch não é uma tarefa fácil, o entendemos como esboço, como visto na figura 1. No en-tanto, seu significado em português, segundo o dicionário Michaelis (2011) é “... esquete (es.que.te) (é) sm (ingl sketch). No teatro, rádio e televisão, designa peça de curta dura-ção e poucos atores; sainete”. Atribui-se esse termo para as ações do design de produto. Já a palavra “rough”, comu-mente utilizada na área de design gráfico (figuras 2 e 3), é a técnica de esboços soltos e descompromissados, feitos por roteiristas de histórias em quadrinhos, muito utilizada na produção em série de quadrinhos infanto-juvenis, pois facilita o trabalho do editor e do desenhista, já que a histó-ria é chistó-riada visualmente.

A importância do Sketch

(17)

DESENHO P

AR

A DESIGN

O nosso entendimento sobre desenho traduz-se em uma representação gráfica da realidade vivenciada, seja uma realidade visual, racional ou emocional. Já o de-senho de observação, conforme a figura 7, é aquele no qual utilizamos os fundamentos do desenho para expres-sar a percepção visual do espaço, quer seja bidimensional ou tridimensional. O desenho de observação é embasado em quatro princípios fundamentais: o enquadramento, a composição, a luz e a sombra. Entendemos também que ele é diferente do desenho de criação, pois nesse não utili-zamos referências na sua execução, uma vez que o produ-to ou a imagem foprodu-tográfica existem para ser observados e representados graficamente. Na execução de um dese-nho de observação podemos desenvolver o pensamento analógico e concreto, além do senso de enquadramento, proporção, espaço, volumes e planos.

Ao realizarmos exercícios de desenho de obser-vação, desenvolveremos o pensar analógico e concreto, além de um espírito crítico sobre a proporção, o espaço,

Desenho de Observação

(18)

DESENHO P

AR

A DESIGN

Fig. 16. Desenho de Observação de Milton Koji Nakata

(19)

DESENHO P

AR

A DESIGN

Fig. 54. Trabalho de César Rosolino Pasqualinotto

(20)

Sobre o livro

Formato 21x16 cm

Tipologia Myriad Pro Light (texto) Myriad Pro Bold (títulos) Papel Couché fosco 115g/m2 (miolo) Impressão e acabamento

(21)

01

Milton Koji Nakata

José Carlos Plácido da Silva

DESENHO

PARA

DESIGN

UMA CONTRIBUIÇÃO

DO DESENHO DE OBSERVAÇÃO NA FORMAÇÃO DOS DESIGNERS

M ilt on Koji Nak ata / José C ar los P lácido da Silv a

Desenho, Design e Ensino – têm sido as nossas atividades há, pelo menos,

25 anos. Dessa experiência, resolvemos compartilhar alguns conhecimentos

adquiridos neste percurso. São conceitos resultantes da prática em desenho

e design e, principalmente, das pesquisas e dos estudos que nos subsidiaram

no ensino. Ao longo destes anos, aprendemos que a melhor estratégia para

se assimilar um conteúdo é absorver, em equilíbrio, a teoria e a prática. Assim,

esperamos, com esta obra, direcionar o conteúdo equilibrado aos apreciadores

de desenho, na sua acepção geral, e a todos aqueles que se utilizem do desenho

em atividades projetuais.

Milton Koji Nakata e José Carlos Plácido da Silva

01

DESENHO

PA

RA

Referências

Documentos relacionados

I) Bom prato é um programa de segurança alimentar do Governo do Estado de São Paulo foi criado em dezembro de 2000 para oferecer à população de baixa renda, refeições

Esse longo período de observação do consumo da uva pode ser subdividido em cinco grandes fases: na primeira, com duração de 14 anos, de 1961 a 1974, o crescimento médio atingiu 1,60%

Fritz Haber Nobel de Química (1918) Processo químico Carl Bosch Nobel de Química (1931) Processo industrial 200 atm, 380 – 450 o C Compostos e reatividade.. A quebra das

A FICHA Filiação Atualização DADOS PESSOAIS Siape Delegacia Sindical Foto 3X4 Seção Sindical Nome do(a) Associado(a) Endereço Residencial Bairro.. Desejo receber as infomações

O presente estudo oferece uma análise detalhada sobre a Dissolução da Sociedade Conjugal e do Vínculo Conjugal através da Separação Judicial e do Divórcio,

Para estudar esta temática, realizou-se um levantamento da produção do conhecimento da pós-graduação em enfermagem a partir do catálogo do Centro de Pesquisa

O solo está constituído por uma mistura variável de minerais, matéria orgânica e água, capaz de sustentar a vida das plantas na superfície da terra.. É o produto final da ação de

Multa de R$ 500,00 (quinhentos reais), por unidade com acréscimo por exemplar excedente de: I – R$ 5.000,00 (cinco mil reais), por unidade de espécie constante da lista oficial