• Nenhum resultado encontrado

AULA 02 Normatização, Formatação, Caligrafia e Introdução ao Desenho técnico instrumentado. 2013/01. Prof. Esp. Arq. José Maria

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2022

Share "AULA 02 Normatização, Formatação, Caligrafia e Introdução ao Desenho técnico instrumentado. 2013/01. Prof. Esp. Arq. José Maria"

Copied!
43
0
0

Texto

(1)

AULA 02

Normatização, Formatação, Caligrafia e

Introdução ao Desenho técnico instrumentado.

2013/01

Prof. Esp. Arq. José Maria

(2)

Norma:

Trata-se de um princípio, previamente acordado, que deve ser tomado como regra de conduta quando da aplicação de técnicas

no “fazer”, “construir”, “executar”, etc..

(3)

NBR 10068 – Folha de desenho - Leiaute e Dimensões. Esta Norma padroniza as características dimensionais das folhas em branco e pré-impressas a serem

aplicadas em todos os desenhos técnicos.

NBR 13142 – Desenho técnico - Dobramento de Cópia. Esta Norma fixa as condições exigíveis para o dobramento de cópia de desenho técnico.

NBR 10126 – Cotagem em desenho técnico. Esta Norma fixa os princípios gerais de cotagem a serem aplicados em todos os desenhos técnicos.

NBR 10647 – Desenho técnico. Esta Norma define os termos empregados em desenho técnico.

NBR 8403 – Aplicação de linhas em desenhos – Tipos de linhas - Larguras das linhas Desenho técnico. Esta Norma fixa tipos e o escalonamento de larguras de linhas para uso em desenhos técnicos e documentos semelhantes.

NBR 10067 – Princípios gerais de representação em desenho técnico. Esta Norma fixa a forma de representação aplicada em desenho técnico.

NBR 8196 – Desenho técnico - Emprego de Escalas. Esta Norma fixa as condições exigíveis para o emprego de escalas e suas designações em desenhos técnicos.

NBR 8402 – Execução de caracter para escrita em desenho técnico. Esta norma fixa as condições exigíveis para a escrita usada em desenhos técnicos e

documentos semelhantes.

(4)

NBR 14611 – Desenho técnico – Representação simplificada em estruturas metálicas. Esta Norma especifica regras complementares às NBR 10067 e NBR 10126, necessárias para desenhos de conjunto e desenhos de detalhes.

NBR 12298 – Representação de área de corte por meio de hachuras em desenho técnico. Esta Norma fixa as condições exigíveis para representação de áreas de corte em desenho técnico.

NBR 07191 – Execução de desenhos para obras de concreto simples ou armado.

Esta Norma fixas as condições especiais que devem ser observadas na execução de desenhos técnicos para obras de concreto simples ou armado.

NBR 6492 – Representação de projetos de arquitetura. Esta Norma fixa as condições exigíveis para representação gráfica de projetos de arquitetura, visando à sua boa compreensão.

NBR 13532 – Elaboração de projetos de edificações - Arquitetura. Esta Norma fixa as condições exigíveis para a elaboração de projetos de arquitetura para a construção de Edificações.

(5)

Esta Norma padroniza as características dimensionais das folhas em branco e pré- impressas a serem aplicadas em todos os desenhos técnicos.

(6)

Esta Norma fixa as condições exigíveis para a localização e disposição do espaço para desenho, espaço para texto e espaço para legenda, e respectivos conteúdos,

nas falhas de desenhos técnicos.

(7)

A4

210mm x 297mm

A3

297mm x 420mm

A2

420mm x 594mm

A1

594mm x 840mm

A0

840mm x 1188mm

A4 X 2 = A3

FORMATAÇÃO SEGUNDO A ABNT

(8)

Esta Norma fixa as condições exigíveis para escrita usada em desenhos técnicos e documentos semelhantes.

(9)

Esta Norma fixa as condições exigíveis para representação gráfica de projetos de arquitetura, visando à sua boa compreensão.

(10)

Preparação para iniciar o desenho:

Com os materiais e instrumentos necessários disponíveis, é necessário adotar um procedimento que antecede o ato de desenhar:

1. Limpe a mesa de desenho (prancheta) e instrumentos antes de iniciar os trabalhos. Lembre-se que lavar as mãos e mantê-las limpas também fazem parte do processo;

2. Deixe a prancheta livre de outros materiais que não sejam aqueles que serão utilizados para o trabalho. A régua paralela precisa deslizar verticalmente livre e desimpedida;

3. Afaste (suba deslizando para cima) a régua paralela de 3 a 5cm da borda

inferior da prancheta. Não é necessário medir, use como referência seus dedos (dois);

4. Destaque 4 pedaços de fita adesiva e cole-os provisoriamente na borda da prancheta;

5. Separe a folha que vai ser utilizada para executar o desenho e deixe-a apoiada sabre a régua paralela. Este procedimento é fundamental para que a folha fique alinhada com a régua;

6. Fixe a folha (no sentido horizontal – tipo paisagem) de modo tal que fique bem

“esticada” e sem folgas na prancheta e ao mesmo tempo, possa retirar as fitas adesivas ao término do desenho, sem danificar a folha. Veja como:

(11)

TRAÇOS (LINHAS) HORIZONTAIS – São construídos (desenhados) utilizando a régua paralela. Faça a linha deslizando a lapiseira o mais vertical possível, da esquerda para direita e use sempre a borda superior da régua paralela e não a inferior. Para a margem, marque da borda da folha para dentro, usando o escalímetro (escala 1:100 convertendo em centímetros). Não é necessário marcar em mais de um lugar. Marque uma vez apenas e procure, no sentido longitudinal da folha, o seu meio aproximado (metade da medida da folha). Repita da mesma forma nas outras margens lembrando que para as linhas na vertical, os esquadros é que são usados agora e que a margem da esquerda tem 25mm e as demais tem 10mm.

TRAÇOS (LINHAS) VERTICAIS – São construídos (desenhados) utilizando os esquadros. Faça a linha deslizando a lapiseira também o mais vertical possível, de baixo para cima com o(s) esquadro(s) devidamente apoiado sobre a régua paralela.

Use toda a base do esquadro para apoiá-lo na régua paralela e não apenas um vértice. Também se desenha linhas em ângulos conhecidos pertencentes ao par de esquadros.

(12)

Fixe a fita adesiva primeiro na folha de desenho depois leve e fixe na prancheta, de dentro da folha para fora. Faça diagonalmente, lembrando que uma margem será desenhada a 1cm da borda da folha que está sendo utilizada. Veja a figura abaixo.

Se a folha não for fixa corretamente, e não ficar alinhada com a régua, o desenho também não vai ficar alinhado. Verifique antes de dar qualquer traço.

Depois da folha ser fixa corretamente, você pode iniciar o trabalho construindo (desenhando) as margens internas do formato seguindo as normas NBR 10068 e NBR 10582.

(13)

NBR 8403 – Aplicação de linhas em desenhos – Tipos de linhas - Larguras das linhas Desenho técnico. Esta Norma fixa tipos e o escalonamento de larguras de linhas para uso em desenhos técnicos e documentos semelhantes.

Para a execução do formato, vamos

utilizar apenas estes tipos de linhas

indicados. È preciso iniciar a construção das linhas com

pouca pressão na lapiseira. Reforçar os traços só ao finalizar o desenho diferenciando suas espessuras.

(14)

RÉGUA PARALELA

Desenhando o formato A3 – margens (1º Passo)

(15)

1

4

3

2

2º Passo

(16)
(17)

1 cm

3º Passo

(18)
(19)

1 cm

4º Passo

(20)

90º 90º

O PAR DE ESQUADROS

32 cm

(21)
(22)

2,5 cm

5º Passo

(23)
(24)

1 cm

6º Passo

(25)

FORMATO A3

25mm

10mm 10mm

10mm

7º Passo

8º Passo

(26)

DESENHO TÉCNICO UNIC - UNIVERSIDADE DE CUIABÁ / GRUPO KROTON

1º SEM.

CIVIL Limite da folha (borda)

borda

Margem interna

(27)

Assim como o desenho arquitetônico será produzido artesanalmente, a parte textual também o será. A Caligrafia Técnica, que é a designação para a parte textual, é aplicada ao Desenho Arquitetônico nas seguintes situações:

- Cotagem de desenhos;

- Preenchimento do Carimbo / Legenda;

- Apresentação de especificações técnicas;

- Anotações em geral;

- Notas explicativas, etc.

As exigências gerais da caligrafia técnica aplicada ao desenho arquitetônico são:

- Legibilidade;

- Uniformidade (altura, tipo de letra, espaço entrelinhas, etc);

- Letras maiúsculas e não inclinadas;

- Altura máxima das letras de 5mm;

- Altura mínima das letras de 3mm;

- Espaço entre linhas mínimo de 2mm;

- Não utilização de serifas.

(28)

Ao desenhar manualmente, a escrita se produz observando algumas regras de estabilidade: a parte superior de certas letras e algarismos normalmente é desenhada um pouco menor que a parte inferior e os traços horizontais intermediários devem ser colocados ligeiramente acima

do meio. Esta característica confere certa estabilidade às letras e algarismos.

Outro recurso que se utiliza ao escrever as letras e algarismos manualmente é desenha-los SEMPRE apoiados em linhas auxiliares quase invisíveis que

modulam a altura dos mesmos, na medida em que o topo da letra ou algarismo toca a linha auxiliar superior e a base toca a linha auxiliar inferior.

Desta forma garante-se uma regularidade na altura das letras e algarismos.

NBR 6492

(29)

Para exercitar inicialmente a escrita das letras e algarismos pode se desenhá-las na pauta de um caderno de caligrafia. Para outras informações mais específicas,

consultar as NBR 6492/1994 e NBR 8402 da ABNT.

A NBR 8402 APRESENTA UM MODELO DE LETRA QUE NÃO É MÃO LIVRE, PORTANTO, USE COMO MODELO A NBR 6492.

Agora com o formato pronto (desenhado) e carimbo preenchido conforme modelo, o desenho que irá utilizar a área de trabalho do formato pode ser

iniciado.

(30)

NBR 8402

(31)

Para utilizar a área de trabalho, é necessário achar seu centro geométrico:

(32)
(33)
(34)
(35)
(36)
(37)
(38)
(39)
(40)
(41)
(42)
(43)

Referências

Documentos relacionados

Automaticamente ajusta o ruído de seus aparelhos auditivos Halo 2 com o tempo, para ajudar você a transitar para sua nova experiência auditiva do modo mais confortável

GRUPO DESCRIÇÃO MARCA CONSERVAÇÃO ESTADO PATRIMÔNIO SES PATRIMÔNIO UNIDADE Nº SÉRIE NOTA_FISCAL Nº AQUISIÇÃO DATA AQUISIÇÃO VALOR R$ DEPRECIADO VALOR  R$ QUANT. ARMAZENADO

Além disso, com a Aliança Brasil 4.0, a ICC reúne empresas de diversos setores para fomentar o desenvolvimento da indústria 4.0 no país, por meio da manufatura avançada,

Os Oficiais de Registro Civil das Pessoas Na- turais do Estado de São Paulo também têm competência para os atos notariais de reconhecimento de firma, autenticação de cópia

Seu médico pode decidir não utilizar Gilenya TM ou pode encaminhá-lo primeiro para um cardiologista para substituir por medicamentos que não diminuam ritmo cardíaco ou para

Assim como o enfermeiro tem grande participação e importância na reabilitação do paciente, também se faz presente na atenção humanizada com a família, por meio de

Dia 03 – 2ª Etapa de Cross Country em Natal/RN – 2ª Etapa do Centro-Oeste de Kart em Goiás/GO – 2ª Etapa Copa Vicar em Brasília – 3ª Etapa da MotoGP na Espanha – 3ª Etapa

Esta norma fixa as condições exigíveis para a elaboração de projeto hidráulico sanitário de estações elevatórias de esgoto sanitário com emprego de bombas