• Nenhum resultado encontrado

ou em fi car catequizando Seus discípulos. Na IGREJA METODISTA EM ITABERABA CONGREGAÇÃO EM SANTANA DE PARNAÍBA

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "ou em fi car catequizando Seus discípulos. Na IGREJA METODISTA EM ITABERABA CONGREGAÇÃO EM SANTANA DE PARNAÍBA"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

IGREJA METODISTA EM ITABERABA

CONGREGAÇÃO EM SANTANA DE PARNAÍBA

“ J e s u s C r i s t o o n t e m e h o j e é o m e s m o , e o s e r á p a r a s e m p r e ”

Pastoral

A força do amor

Deus amou tanto o mundo que foi capaz de dar Seu Filho unigênito pa- ra resgatá-lo. A grande expressão do amor de Deus se dá na fi gu- ra do Seu Filho. Jesus é enviado para provar o amor de Deus por to- do o mundo, o que Ele foi capaz de fazer com Sua própria vida e com Seu sacrifício. O Pai enviou Seu único fi lho, Seu bem mais precioso, para provar Seu amor.

Diferentemente do amor vivido por nós, seres humanos, o amor de Deus é al- truísta, radical e irreversível. Ele nos ama sem esperar absolutamente nada em troca. E esse amor não faz acepção de pessoas; todos(as) são amados(as) indistintamente com a mesma intensidade. E não há nada que possamos fa- zer para merecer ou mudar esse amor; Deus sempre nos amou e sempre nos amará.

A nós só nos cabe responder afi rmativamente ao gracioso amor de Deus e, principalmente, permitir que esse amor transborde em nossa vida de tal ma- neira que tudo o que pensarmos, fi zermos ou falarmos transmita esse sen- timento.

O mundo está carente de amor, mas não aquele descartável e volúvel que é apresentado e vendido nas telenovelas ou nos fi lmes hollywoodianos. O mun- do precisa é de um amor que verdadeiramente dê sentido à existência das pessoas e mostre a cada uma o valor que o Criador dá à sua vida. Não há nada de errado em que-

rer sentir-se amado por outra pessoa. Contudo, o mais importante amor que temos de sentir to- dos os dias é o que vem do coração de Deus.

O que vemos no minis- tério de Jesus é que Ele empregava muito mais tempo buscando viver a doutrina do que sim- plesmente em pregá-la ou em fi car catequizan- do Seus discípulos. Na

BOLETIM INFORMATIVO | ANO XI | Nº 532 | 31 DE AGOSTO DE 2014

(2)

verdade, a encarnação do Cristo é a intenção concreta de Deus de cumprir Sua promessa de que o Messias viria para libertar Seu povo. Ou seja, as mui- tas palavras proféticas transformaram-se em uma atitude, um ato concreto:

“E o Verbo se fez carne e habitou entre nós, cheio de graça e de verdade, e vimos a sua glória, glória como do unigênito do Pai” (Jo 1:14).

Jesus tinha plena clareza de Sua missão e por isso sabia que o povo já esta- va enfadado de palavras lançadas ao vento. Era preciso agir, era preciso en- carnar o amor do Pai. O ministério de Jesus foi e continua sendo tão impac- tante porque Ele praticava com a mesma autoridade com que pregava. Co- mo Sua pregação confrontava e desafiava o viver cotidiano e Suas atitudes eram coerentes com essa pregação, isso tinha um impacto impressionante na vida das pessoas.

Que nós, como igreja, possamos buscar viver e expressar intensamente esse amor, dentro e fora das quatro paredes do templo, com atitudes que às vezes nos parecem pequenas, mas podem significar bastante para quem não rece- be um abraço ou um beijo há muito tempo. “Se alguém disser: Amo a Deus, e odiar a seu irmão, é mentiroso; pois aquele que não ama a seu irmão, a quem vê, não pode amar a Deus, a quem não vê” (1 Jo 4:20).

Que a presença de Deus possa ser testemunhada e eviden- ciada em nossas vidas por meio de atitudes concretas de amor ao nosso próximo.

No amor de Cristo, Rev. Tiago Valentin

Amor e verdade são duas faces de Deus.

A verdade é o fim; o amor é o caminho.

Mahatma Gandhi, pacifista e líder político indiano (1869-1948) Reflexão

Busquem e encontrarão O texto a seguir foi ex- traído do clássico “Cris- tianismo Básico”, de John Stott, pastor e teó- logo anglicano britânico.

Nós precisamos bus- car a Deus. Deus nos buscou. Ele ainda está nos buscando. Mas nós

também devemos buscá-Lo. Na verdade, a divergência principal entre Deus e o homem está no fato de que o homem não busca a Deus.

“Do céu olha o Senhor para os filhos dos homens, para ver se há quem en- tenda, se há quem busque a Deus. Todos se desviaram e juntamente se cor- romperam; não há quem faça o bem, não há nem um sequer” (Sl 14:2-3).

(3)

Jesus, no entanto, prometeu: “Busquem e encontrarão”. Se não buscarmos, nunca encontraremos. O pastor procurou pela ovelha perdida até encontrá- la. A mulher procurou a moeda desaparecida até achá-la. Por que entende- mos que conosco seria diferente? Deus deseja ser encontrado, mas somen- te por aqueles que o buscam.

Devemos buscar diligentemente. “O homem é tão preguiçoso quan- to ousa ser”, escreveu Emerson. Isso é muito sério; precisamos vencer nos- sa preguiça e apatia naturais e concentrar forças para buscar a Deus. Deus tem pouca paciência com os preguiçosos; Ele “é galardoador dos que o bus- cam” (Hb 11:6).

Devemos buscar humildemente. Se a preguiça é um empecilho para al- guns, o orgulho pode ser um obstáculo ainda maior para outros. Precisamos reconhecer que nossas mentes limitadas são incapazes de buscar a Deus pe- lo seu próprio esforço, sem que Ele se revele. Isso não significa que não po- demos pensar de forma racional. Ao contrário, o salmista nos diz que não de- vemos ser como o cavalo ou a mula, sem entendimento. Devemos usar nos- sas mentes, mas devemos também admitir nossas limitações. Jesus disse:

“Graças te dou, ó Pai, Senhor do céu e da terra, porque ocultaste estas coi- sas aos sábios e entendidos, e as revelaste aos pequeninos”.

É por isso que Jesus ama as crianças. Elas são ensináveis. Não são orgulho- sas, presunçosas ou críticas. Nós precisamos ter a mente aberta, humilde e receptiva de uma criancinha.

Devemos buscar honestamente. Devemos nos aproximar da revelação de Deus não só sem orgulho, mas também sem preconceito; não só com uma mente humilde, mas também com uma mente aberta. Os estudiosos sa- bem o quanto é perigoso aproximar-se de um objeto de estudo com ideias preconcebidas. No entanto, muitos questionadores se aproximam da Bíblia com suas cabeças já “feitas”. A promessa de Deus, no entanto, é endereçada somente àqueles que buscam com sinceridade: “Buscar-me-eis e me acha- reis quando me buscardes de todo o vosso coração” (Jr 29:13). Devemos, portanto, deixar de lado nossos preconceitos e abrir nossas mentes para a possibilidade de que o cristianismo seja verdadeiro.

Devemos buscar obedientemente. Essa é a condição mais difícil de ser atendida. Ao buscar a Deus, devemos nos preparar não apenas para rever nossos conceitos, mas também para mudar nosso estilo de vida. A mensa-

gem cristã possui um desafio moral. Se ela é verdadeira, o desafio moral tem de ser aceito. Deus, portanto, não é um objeto a ser examinado de forma minuciosa e imparcial pe- lo homem. Você não pode colocar Deus na lente de um te- lescópio ou de um microscópio e dizer: “Que interessante!”.

Deus não é interessante. Ele é profundamente perturbador.

Rev. John Stott, em “Cristianismo Básico”, págs. 18-21.

A saúde espiritual do indivíduo é exatamente proporcional ao seu amor por Deus.

C.S. Lewis, escritor e teólogo britânico (1898-1963)

(4)

Opinião

Saiu do controle?

As coisas não parecem ir sempre da maneira que você espera ou planejou, certo? Isso pode ocorrer em conse- quência de suas próprias escolhas.

Mas muitas e muitas vezes não é as- sim.

Talvez você nunca tenha pensado que estaria na situação em que se encon- tra agora, exatamente neste momento. Pode ser uma enfermidade, um divór- cio, um relacionamento que azedou, problemas financeiros ou profissionais, uma luta com inimigos de dentro da organização em que você atua, conflitos com gente de fora dessa organização, a morte inesperada de um ente queri- do, de um membro amado de sua igreja, a perda do emprego, contas impre- vistas, resultados ruins de exames médicos, isso só para citar algumas ocor- rências difíceis.

Tais coisas todas podem causar ansiedade, desânimo, medo, preocupação ou desesperança. Quando as coisas parecem totalmente fora de controle, mesmo que isso seja em razão de nossas escolhas equivocadas, devemos nos lembrar de Jesus Cristo ressuscitado dentre os mortos, que soberana- mente continua no comando de todas as coisas do universo e é o nosso Se- nhor. Ele não nos trata segundo os nossos pecados nem nos deixa entregues para que Satanás faça o que quiser das nossas vidas e de nossa história.

Lembre-se: Jesus é a ressurreição e a vida. A morte já foi vencida em nossa história. Já ressuscitamos em e com Cris- to. Os mortos em Cristo ressuscitarão primeiro. E a morte pode ser vencida no nosso dia a dia pelo poder da vida que está em Cristo Jesus. Pois sabemos que todas as coisas (as boas e as ruins) cooperam para o bem daqueles que amam a Deus (Rm 8:28).

Pr. Jeremias Pereira, da Oitava Igreja Presbiteriana de Belo Horizonte Avisos

Campanha de Oração:

“7 Semanas Buscando a Plenitude do Espírito”

Por sete semanas, temos feito cultos especiais às sextas-feiras, com o pro- pósito de buscar a plenitude do Espírito Santo, baseando-nos em Atos 2:4a

“Todos ficaram cheios do Espírito Santo”. Toda a igreja está convidada a par- ticipar desse tempo de oração, jejum e busca. Se queremos fazer discípulos, temos de ser discípulos. E isso só é possível pela ação do Espírito Santo em nós e por meio de nós. A cada sexta-feira, temos recebido um pregador dife- rente. Confira os próximos convidados:

5/9 Pra. Joyce, da IM no Butantã;

12/9 Pr. Daniel Rocha, da IM em Santo André.

(5)

Seminário Toque de Poder 2014.

Tema: “Inconformados para sermos transformados;

Data: 11 de outubro de 2014;

Local: Teatro Ruy Barbosa (Mackenzie) – Rua Itambé, 135 – Consolação;

Preletores: Ariovaldo Ramos, Bispo José Carlos Peres, Rodolfo Abrantes, Rodrigo Soeiro, Hygor Junker e Ministério Toque de Poder.

Investimento: R$ 48,00

Inscrições: Pelo site da 3ª Região (3re.metodista.org.br).

Aniversariantes

31/8 Cláudia Nonato Dalbeto e Edna Cândido Ribeiro;

2/9 Fernanda Carneiro de Oliveira;

3/9 Eizel Ladeia Gomes Oliveira;

5/9 José Carlos Carneiro e Patrícia Ariete Melo de Oliveira;

6/7 Palloma Zorzam Batista.

Orai sem cessar!

Apresentemos a Deus os nomes de irmãos e ir- mãs que passam por enfermidades e problemas diversos. Oremos:

• Pela saúde da Adriana Feitosa, da D. Cida Barçante, da D. Elenice (irmã da D. Neusa), da Iara (irmã do Márcio), da D. Iberci (mãe

da Silvana Sanguin), do Sr. Jarbas (pai da Helô), do Sr. José (marido da D. Nancy), da D. Lydia Reyes (mãe da Maria José), da D. Maria da Penha, da Maria José Cassu (de Santana), da Neusa, da Nívia (esposa do Eduardo), do Rafael Arrais (sobrinho do Sr. Manoel), da Rosimeire (irmã da Roseli de Brito), da D. Tereza (sogra da Maria José), da D. Zilda (avó da Helô) e do Wanderlei;

• Pelos projetos Alimentando Vidas e Novidade de Vida;

• Pela nossa Congregação em Santana de Parnaíba;

Pelos Pequenos Grupos (PGs), seus líderes e seus alvos;

• Pelos ministérios e lideranças da nossa igreja;

• Pela Equipe Pastoral (Pastores Tiago e Laura e Seminaristas Lucas, Edmilson e Michelly);

• Pelo crescimento quantitativo, espiritual e orgânico da nossa igreja;

• Pelo ministério do Bispo José Carlos Peres, da nossa Região.

Para incluir pedidos de oração no Boin, procure o Pr. Tiago.

(6)

www.metodistaitaberaba.com.br www.facebook.com/

igrejametodista.itaberaba

I g r e j a M e t o d i s t a e m

Missão: Espalhar a santidade bíblica, testemunhando Jesus Cristo como único e sufi ciente Salvador, capaz de transformar vidas e realidades.

Visão: Ser reconhecida como uma igreja intercessora, que celebra e adora ao Deus vivo, com amor à Palavra, e acolhe os que se achegam e buscam a cura e a restauração do corpo, da alma e do espírito.

Igreja Metodista em

Santana de Parnaíba (Congregação) Rua Alberto Frediany, 853

Santana de Parnaíba - SP Seminaristas:

Edmilson Oliveira e Michelly Oliveira R. Mestras Pias Fillipini, 161

São Paulo - SP - 02736-010 Tel: 3977-0571 Pastor: Tiago Valentin tivalentin@hotmail.com Pastora: Laura Valentin lauraprfcosta@hotmail.com

Escala de Serviço

SERVIÇO HOJE (31/8) PRÓX. DOMINGO (7/9)

FECHAMENTO DA IGREJA Murilo Silas

INTERCESSÃO Tiago/Marilene Edward/Manoel

GUARDADOR DOS CARROS Almir Paulo Massa

MINISTÉRIO INFANTIL Não haverá atividade Thaís e Jéssica

LOUVOR Geração Eleita Nova Aliança

OPERADOR DE SOM Tiago Álvaro

OPERADORA DO DATASHOW Bia Bel

DIREÇÃO DO CULTO Pra. Laura/Pr. Tiago Pra. Laura/ Sem. Lucas

PREGADOR Pr. Tiago Pr. Tiago

Assista as transmissões ao vivo dos cultos em nosso site.

Reveja também as transmissões dos domingos anteriores no site www. metodistaitaberaba. com. br ou

www.livestream.com/metodistaitaberaba

BOLETIM INFORMATIVO (BOIN) DA IGREJA METODISTA EM ITABERABA Coordenação: Pr. Tiago Valentin

Edição: Benjamin Gonçalves Projeto e produção gráfi ca: Américo Neto

Colaboradoras: Bel Gonçalves, Carla Stracke Pimentel, Flávia Gonçalves e Pra. Laura Costa Valentin Coordenador do Ministério de Comunicação: José Fenner PROGRAMAÇÃO SEMANAL

3ª FEIRA 3ª, 4ª e 5ª FEIRA 6ª FEIRA DOMINGO

Tarde de Oração

16h30 Encontros dos Pgs Culto de Libertação 20h

Esc. Dominical - 9h Culto Solene - 19h HORÁRIOS DE EXPEDIENTE DOS PASTORES NA IGREJA

Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Domingo

Manhã - 8h30 – 12h

Tiago

Dia Folga Pr. Tiago Pra. Laura

8h30 – 12h

Tiago 8h30 – 12h

Laura - 9h

Tiago e Laura Tarde 13h30 – 17hTiago e Laura 13h30 – 17h

Tiago e Laura 13h30 – 17h

Tiago e Laura 13h30 – 17h Tiago 14h - 17h

Tiago e Laura -

Noite 20h

Tiago e Laura 20h

Tiago 20h

Tiago 20h

Tiago e Laura 19h

Tiago 19h

Tiago e Laura

Referências

Documentos relacionados

Percebere- mos em breve que a verdadeira Igreja de Cris- to não é constituída por milhões, mas trata-se de um “pequenino rebanho”, e quem pertence a este

“Quem não tem nada não pode partilhar nada; quem não está indo para lugar nenhum não pode ter com- panheiros de viagem. RIR NÃO

Esse é o modo que esses jovens encontraram para chamar atenção para a perseguição que seus irmãos cristãos têm enfrentado.. Esse é o assun- to que tem mais ocupado a mente

Não faltem, pois grandes coisas Deus tem preparado para nós1.

...Nesta semana estivemos visitando e levando a Ceia para irmãos enfermos de nossa igreja. Fomos na casa da irmã Juracy, que está melhorando a cada dia, visitamos também o

Foi ao ouvir a leitura do comentário de Mar- tinho Lutero sobre o livro de Romanos, capítulo 1, exata- mente quando se liam os ver- sos 16 e 17: “Pois não me envergonho

Por vezes, damos muito mais valor àquilo que não tem valor para nós do que ao que realmente nos importa.. Por exemplo, não é incomum encontrarmos pessoas reclamando de alguém com

Constituição da amostra. Utilizando uma tabela de números aleatórios foi obtida uma amostra de 1.200 mulheres. O tamanho da amostra foi calculado para estimar a taxa de infecção