• Nenhum resultado encontrado

Quem é a Geekie? Encerramento

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2022

Share "Quem é a Geekie? Encerramento"

Copied!
12
0
0

Texto

(1)

Quem é a Geekie?

Somos uma empresa de tecnologia formada por pessoas que, assim como vocês, professores, buscam concretizar um sonho: o de contribuir com a educação do nosso país.

Acreditamos que a tecnologia, aliada aos professores e suas boas propostas pedagógicas, pode ser o meio para chegar a cada aluno e potencializar o aprendizado, tornando-o mais rápido, eficiente e prazeroso.

Ao agir com intencionalidade pedagógica no uso do Geekie Lab, as diferentes estratégias de aprendizagem permitem um diagnóstico contínuo das turmas e de cada aluno.

Tanto professor quanto aluno têm a chance de aplicar e construir um ambiente para aprendizagens significativas.

Encerramento

No próximo volume do nosso guia pedagógico:

Como usar a plataforma do

Geekie Lab para integrar tudo

isso a rotina da sala de aula?

(2)

Geekie Lab na rotina do professor

A tendência da Educação para o século XXI é uma escola mais aberta às novas tecnologias, em que o conhecimento passa a estar disponível e ser absorvido virtualmente e a sala de aula se torna, gradativamente, em um espaço de giro do conhecimento tácito e de socialização. Para isso, faz-se necessário que o aluno seja preparado para o apossamento de suas escolhas.

O professor deverá estimular o diálogo e encorajar seus alunos a desenvolverem habilidades de raciocínio, a terem liderança para resolverem problemas e se apaixonarem pelo conhecimento. Por sua vez, o aluno precisa, desde cedo, desenvolver um olhar crítico, tal que se aposse com inteligência do conhecimento - e isso, certamente, será uma habilidade vital para alcançar a sua realização pessoal e profissional.

Acreditamos que a educação é a principal via capaz de transformar o potencial nato de cada um em competências e habilidades para a vida. Sendo assim, nós da Geekie, em parceria com a sua Escola, estaremos proporcionando aos seus alunos a plataforma Geekie Lab.

Assista: https://youtu.be/tzTc2bM922Y

A plataforma do Geekie Lab

possibilita alternar diferentes estratégias de aprendizagem:

1. Articulação dos objetos de conhecimento (conteúdo)

2. Autonomia docente

3. Vinculação com a avaliação

Sem perder o foco nas particularidades das disciplinas

Via planejamento nas escolas, utilizando o horário de trabalho pedagógico coletivo

Superando no ensino docente a cultura da fragmentação do conhecimento

Sabendo que os documentos só podem ser levados a práticas nas escolas, por gestores e docentes

Considerando que a ação do educador vai muito além de aspectos técnicos, como o de operacionalizar atividades e ideias que venham de outro lugar

Sabendo que quanto melhor a formação docente, maior autonomia terá o professor em relação ao currículo

Atentar para as avaliações externas como determinantes do ensino em sala de aula, reduzindo os objetivos educacionais

Não secundarizar a relevância dos projetos políticos pedagógicos, que representam a autonomia e iniciativa do grupo gestor em cada escola e garantem um processo curricular pleno

Atentar para o currículo que enfatize o ensino de conteúdos “avaliáveis” e cognitivos e deixe de lado aprendizados também importantes, mas que são medidos de maneira mais subjetiva

(3)

Geekie Lab

O Geekie Lab é fruto de um processo de cocriação que envolve gestores, professores e alunos com o objetivo de levar mais eficiência e inovação para a escola. Possui a intencionalidade de colaborar na identificação das lacunas de aprendizagem específicas de cada ciclo, turma e aluno, possibilitando a realização de um plano de intervenção eficaz.

As tecnologias digitais são parte do cotidiano dos adolescentes, dessa forma, são um poderoso recurso para engajá-los e podem também contribuir para o protagonismo e a aquisição da autonomia.

Além de aproximar a escola ao universo do adolescente, as soluções tecnológicas se prestam a capturar, organizar e disponibilizar, em escala, informações sobre cada um dos alunos, contribuindo para o desafio da personalização.

A personalização aliada à tecnologia possibilita que a aprendizagem deixe de ser passiva, com o conhecimento fixo e limitado pelos instrumentos formais (livros didáticos com visões fragmentadas do conhecimento), e se torne uma aprendizagem mais dinâmica e ativa. Nesse contexto, o professor passa a ter um papel importantíssimo na orientação, instigação e inspiração dos estudantes, e não mais apenas como provedor de conteúdo.

Atualmente, não é mais necessário que as pessoas usem as suas capacidades para memorização de conteúdo, mas na sua articulação, e essa é a nova habilidade necessária para atuar no ambiente informacional emergente. Isso requer que o meio educacional abrace as tecnologias digitais como ferramentas de colaboração para a aprendizagem, que continua naturalmente nos ambientes informais de educação fora da sala de aula e da escola.

Não há mudança possível na educação que não passe por uma superação do modelo de práticas pedagógicas dominante e, por outro lado, esse novo modelo deve estar respaldado por um projeto político pedagógico que dialogue criticamente com o mundo contemporâneo.

Ter o currículo estruturalmente estratégico, em que o conhecimento não é fragmentado e as práticas pedagógicas são o locus de concretização das concepções e das intenções educativas.

Instigar o desenvolvimento de habilidades e tomada de decisões na resolução de problemas e tarefas propostos, dando a oportunidade de aprender fazendo, ou seja, experimentando a prática. Provoca o aluno a confrontar problemas inesperados e descobrir como resolvê-los.

É especialmente na etapa final, na produção de resultados, que a tecnologia enriquece o processo: alunos podem organizar suas descobertas em formatos multimídia, fazendo uso de gráficos, tabelas, vídeos, aplicativos e ferramentas.

A elaboração de diagnósticos contínuos da aprendizagem é a melhor forma de fundamentar intervenções frequentes e eficazes na rotina do processo de ensino-aprendizagem da escola.

Essas intervenções devem embasar o Plano de Ação Pedagógico para serem acompanhadas pelo Coordenador Pedagógico ao longo do ano.

Implementação Desenvolvimento

Avaliação

(4)

A educação 3.0 e o Geekie Lab

O ciclo diagnóstico do Geekie Lab

No cenário tecnológico atual, cujo conteúdo e as informações são amplamente disponíveis a todos e não precisam ficar armazenados em nossos cérebros, o papel do professor passa a ser imprescindível. Em um contexto sobrecarregado de informações, a principal habilidade necessária passa a ser como escolher a informação correta em cada situação, como validar, extrair significados, refletir e solucionar problemas. E, apesar dos alunos terem tudo à sua disposição, saber como articular e validar requer um aprendizado. Assim, o professor que antes se assemelhava a um filtro de conteúdo, passa a ter um valor essencial como interface, para auxiliar na validação, articulação e reflexão das informações para analisá-las e construir significados.

As tecnologias digitais são parte do cotidiano dos adolescentes, portanto, se tornam um poderoso recurso para engajá-los e podem também contribuir para a aquisição da autonomia, condição primordial para ser protagonista do seu aprendizado.

Além de seu uso pelos alunos, as soluções tecnológicas se prestam a capturar, organizar e disponibilizar, em escala, informações sobre cada um dos alunos, contribuindo para o desafio da personalização.

7.

Aluno no centro e professor mediador

6.

Aprender a aprender

5.

Educomunicação

4.

Uso do território

3.

Ensino por projeto

2.

Ensino híbrido

1.

Personalização

8.

Experimentação

(5)

Não há como pensar o currículo sem os seus sujeitos.

Ele é um “instrumento social de responsabilidade coletiva, que supõe a participação de cada um e visa: à autonomia do indivíduo em comunidade; à preparação para viver e (re)criar a vida com dignidade; e à construção permanente de uma escola que valorize o conhecimento, que seja um espaço de convívio democrático e solidário e que prepare para a inserção na vida social pelo trabalho.”

Ao invés de estanque, o currículo deve ser oxigenado e atualizado constantemente de forma colaborativa pelos atores da educação, conduzindo às metodologias que proporcionam práticas docentes conectadas aos adolescentes.

Concepção de currículo

“O currículo é muitas coisas ao mesmo tempo: ideias pedagógicas, estruturação de conteúdo de uma forma particular, detalhamento dos mesmos, reflexo de aspirações educativas mais difíceis de moldar em termos concretos, estímulo de habilidades nos alunos, etc.

(SACRISTAN, J. Gimeno. O Currículo, uma reflexão sobre a prática.

Porto Alegre:Editora Artmed, 2000, p.173. Sacristán, 2000, p. 173)

“Currículo tem a ver com caminho, com percurso, como o quê, o onde, o quando, o como, o porquê, o com quem, o para quem, o para quê e o para quando devemos ensinar e aprender.”

(Rita André)

PLANEJAMENTO DIAGNÓSTICO

SEQUÊNCIA AO PLANEJAMENTO Pode utilizar o Geekie Lab

para enviar aula e tarefa de casa aos alunos, com uma intencionalidade diagnóstica

O professor faz a

mediação da aprendizagem

Os alunos realizam as atividades no prazo e recebem

o feedback imediato

Não

O professor recebe o relatório

das atividades corrigidas de cada turma e aluno para analisar os dados de desempenho

O feedback imediato possibilita que o aluno seja protagonista do seu processo de aprendizagem

O Geekie Lab pode auxiliar no acompanhamento da evolução do aprendizado e incentivar novas práticas:

- Aprendizado em pares - Ensino híbrido - Sala de aula invertida Sim

Precisa de um Plano de Intervenção?

(6)

Plano de intervenção

Os professores podem disponibilizar, pela plataforma Geekie Lab, aulas com questões que validam o aprendizado, listas de exercícios diagnósticos como tarefas de casa ou até mesmo montar uma avaliação para ser aplicada durante a sua aula, além de determinar o período para sua execução. E tudo é automaticamente corrigido pela própria plataforma.

A partir dessa interação, um relatório em tempo real é gerado para professores e alunos, permitindo a identificação dos pontos fortes e a melhorar e suas possíveis lacunas de aprendizado.

O ambiente gamificado e desafiador favorece o engajamento dos alunos, e as estatísticas geradas podem colaborar com o professor na elaboração de um plano personalizado e eficaz.

Já para o aluno, a plataforma possibilita escolher quando, onde e como responder seus exercícios ou assistir às aulas, em seu computador, tablet ou smartphone - lembrando que alguns podem se sentir mais concentrados em casa, enquanto outros podem preferir fazer a atividade em outros ambientes.

Tanto para Piaget quanto para Vygtsky, a apreensão do conhecimento só ocorre quando há valorização do aprendizado pelo educando. Esse processo se torna viável quando o professor exerce o papel de mediador/facilitador permitindo que o educando atue como agente do seu conhecimento.

Quando professor e aluno se tornam corresponsáveis pela produção do conhecimento, é possível que o estudante seja ativo em seu processo de aprendizado, utilizando ferramentas virtuais e fontes de consulta para conciliar a apreensão do saber com suas necessidades.

Essa desconexão da escola com o mundo atual e com a realidade do aluno gera desinteresse, e, por consequência, os adolescentes também se desconectam da escola.

O estudo “Projeto de Vida” (Fundação Lemann + apoio técnico do Movimento Todos pela Educação) mostra que existe uma desconexão preocupante entre o que é ensinado na escola atualmente e o que os jovens precisam saber para concretizar os seus diferentes projetos de vida.

“(...) Em comum entre os diferentes grupos de entrevistados está a percepção de que a escola tem falhado na preparação de seus alunos para a vida adulta. São muitas as queixas em relação a problemas relativos a comunicação, raciocínio lógico, conhecimentos básicos matemáticos e postura profissional. ‘São os próprios jovens que estão afirmando que não conseguem aplicar seus aprendizados quando confrontados com diversas situações do cotidiano’, afirma o pesquisador Haroldo Torres, responsável pelo estudo.

O professor, por sua vez, em geral, se declara sob a constante pressão de “dar conta do currículo” dentro do ano letivo, devido aos currículos extensos e a indisciplina em sala de aula. Desse modo, não costuma conseguir ir além da simples transmissão de conteúdos, produzindo uma educação conteudista, com pouca relação com a vida do adolescente e com os desafios do século XXI.

Conciliar a tecnologia com a prática docente talvez seja o caminho, mas o êxito do percurso exige uma concepção de currículo clara e que, principalmente, embase a abordagem metodológica escolhida.

(7)

“A escola precisa ser mais atraente do que a Globo e do que o Neymar. ”

(Eduardo Lyra, fundador do instituto ‘Gerando Falcões’)

“Precisamos que as crianças estejam viciadas em aprender. Educação é acender uma fagulha”

(Dave Peck - Curriculum Foundation)

“Pretendemos transformar as escolas em centros de criatividade em que se ensine e se aprende com alegria. Não quero dizer que não haja hoje escolas onde as crianças não se sintam bem. O que é preciso, porém, é generalizar esse clima.”

(Paulo Freire)

“A escola precisa despertar encantamento, surpresa e curiosidade! ”

(Rita André)

“E como posso conciliar o ciclo de diagnóstico e plano de intervenção com tudo o que consta no currículo?”

Muitas vezes, para obter o resultado esperado, temos que superar o modelo de práticas pedagógicas tradicionais para dialogar com universo dos nossos alunos, ou seja, construir uma escola que rompa com esta desconexão e faça

sentido.

Gestão baseada em indicadores

Professores e alunos focados no aprendizado

Alunos engajados e protagonistas do

seu processo de aprendizagem

(8)

Geekie Lab e o plano de intervenção pedagógica

A partir dos resultados do diagnóstico pedagógico, é fundamental propor ações personalizadas para as necessidades de cada aluno, turma ou série da escola.

As prioridades pedagógicas de cada turma ou aluno podem ser atendidas com a utilização da plataforma Geekie Lab de diferentes formas, sem exigir grandes mudanças no calendário da escola ou na organização inicial das disciplinas, como:

• Adaptação do plano de aulas com base nesses conteúdos e assuntos;

• Materiais de estudos complementares;

• Atividades extras na escola ou em casa, além do horário das aulas;

• Projetos especiais.

Exemplo:

Lacuna: Os alunos encontram dificuldades para entender o conceito de ângulos, identificar os diferentes tipos e contextualizá-los com o seu cotidiano.

Intervenção: Utilizar os diferentes recursos das aulas da plataforma Geekie Lab, durante a retomada do assunto, e enviar, como tarefa de casa, exercícios escolhidos para acompanhar e diagnosticar o desempenho do aprendizado.

Os relatórios do Geekie Lab e a elaboração do plano de ação

Após a realização dessas tarefas, o professor tem à sua disposição um relatório completo do desempenho dos alunos, com taxas de respostas, marcações por alternativas, distratores e análises comparativas. Com isso, é possível antecipar as interferências pedagógicas, realizando-as antes das avaliações oficiais. E, consequentemente, à medida que as dificuldades são identificadas e trabalhadas em sala de aula, o desempenho acadêmico dos alunos melhora.

Identificar e mensurar as lacunas de aprendizado no momento certo e intervir de modo a conduzir os alunos para saná-los, é primordial para garantir a aprendizagem almejada.

Você deve estar pensando: “Mas como fazer isso de forma prática e efetiva? Como tornarei esta tarefa recorrente, levando em consideração minha carga horária e a quantidade de alunos que tenho?”

Na plataforma Geekie Lab,

isso pode ser feito de

forma simples e objetiva,

quer saber como?

(9)

Para criar uma boa estratégia com

diagnósticos de aprendizagem é preciso levar em consideração dois principais fatores:

1. A frequência dos diagnósticos

Sempre que for iniciar um novo tema, é importante checar se os alunos possuem os conhecimentos prévios necessários para que haja condições de realizar novas sinapses, possibilitando, assim, o processo de assimilação e acomodação do novo aprendizado. Como dizia Paulo Freire,

“apreender o aprendido”.

É preciso adaptar a frequência desses diagnósticos de aprendizagem de acordo com a maturidade dos alunos e a complexidade dos conteúdos e habilidades.

2. A interpretação dos dados

Não basta medir. A estratégia de utilizar diagnósticos constantes ao longo do ano pressupõe uma equipe capacitada para interpretar os dados, criar indicadores e encontrar intervenções.

É necessário formar o corpo docente da escola para que a frequência das avaliações seja acompanhada com análises estratégicas. Os professores e gestores devem ser capazes de interpretar os dados e elaborar o diagnóstico, identificando lacunas no processo de ensino-aprendizagem nas determinadas turmas. As lacunas identificadas, por sua vez, servem de base para o planejamento de mudanças e intervenções que supram essas necessidades.

Vocês poderão contar com nossa equipe da Geekie para ajudar nesse processo.

Conhecendo os relatórios do Geekie Lab

Análise coletiva

• Atividades específicas podem ser disponibilizadas conforme a necessidade de cada turma e de cada aluno.

• Correções e análises de acertos e erros são feitos automaticamente pela plataforma.

Análise individualizada

• Além de ver o desempenho da turma na atividade, o professor também pode analisar o desempenho de cada aluno e comparar com a média geral da turma.

A partir dos relatórios disponibilizados pela plataforma, o professor consegue identificar com clareza os conteúdos que não foram absorvidos corretamente e trabalhá-los em sala de aula para preencher essas lacunas.

Dessa maneira, ao incorporar a plataforma Geekie Lab na rotina do professor e no processo de ensino-aprendizagem da escola, as falhas são diagnosticadas e corrigidas com antecedência, garantindo o bom desempenho dos alunos e da instituição.

Disponibilizar o Geekie Lab para os alunos é facilitar ainda mais o acesso às atividades da rotina escolar e potencializar o aprendizado.

(10)

Ciclo de diagnósticos contínuos na plataforma Geekie Lab

e a rotina da escola

“É preciso, sobretudo, e aí já vai um destes saberes indispensáveis, que o formando, desde o princípio mesmo de sua experiência formadora, assumindo-se como sujeito também da produção do saber, se convença definitivamente de que ensinar não é transferir conhecimentos, mas criar as possibilidades para a sua produção ou a sua construção.” (Paulo Freire)

Cada aluno possui um ritmo e um formato de aprendizagem, por isso as turmas respondem de maneira diferente aos estímulos pedagógicos. Para que a escola possa melhorar o desempenho geral dos alunos, é necessário a gestão pedagógica baseada em evidências.

A escola precisa criar o hábito de avaliar as turmas com base nos parâmetros comuns e de alta frequência. A partir das avaliações diagnósticas, será possível identificar as dificuldades características da cada turma, as possíveis lacunas no aprendizado e o impacto destas lacunas nas turmas mais avançadas.

Para Piaget, não existe um novo conhecimento sem que haja um anterior para poder assimilá-lo e transformá-lo, ou seja, o indivíduo só incorpora um determinado conhecimento se ele estiver preparado para agir sobre o objeto de conhecimento. Sendo denominado esse processo de assimilação e acomodação, cuja função do professor é

Questões diagnósticas

Avaliação do plano de intervenção

Identificação das lacunas

Intervenção pedagógica

desequilibrar os esquemas mentais, num mecanismo contínuo de sondagem dos conhecimentos prévios dos alunos para perceber as necessidades de intervenção

Para criar intervenções sistemáticas eficazes com base na interpretação dos dados, é preciso que a equipe faça análises estratégicas dos resultados das avaliações. Desse jeito, com as análises, será possível criar uma rotina para atualização dos planos de aula com base nas prioridades identificadas.

É importante detectar esses aspectos e fazer reuniões periódicas para adotar planos de ação. A utilização dos diagnósticos nas estratégias educacionais potencializa o plano pedagógico e o resultado reflete no desempenho dos alunos.

O Plano Pedagógico deve ser atualizado com frequência, já que os objetivos pedagógicos da escola podem variar de acordo com os aprendizados dos alunos. A diferença entre o planejado e o real deve ser analisada diversas vezes durante o ano por meio de diagnósticos de aprendizagem.

“E como utilizar diagnósticos de aprendizagem para atualizar o Plano Pedagógico da escola?”

Essa questão é muito séria e urgente: as intervenções precisam ser implementadas no curto prazo. A escola não pode esperar um semestre ou um ano para concentrar-se nas lacunas encontradas. Os diagnósticos de aprendizagem são o principal aliado da escola durante essas ações.

(11)

O Geekie Lab é fruto de um processo de cocriação

que envolve gestores, professores e alunos com o objetivo de levar mais eficiência e inovação

para a escola.

transformar as escolas em centros

de criatividade em que se ensine e se aprende com alegria.

Não quero dizer que não haja hoje escolas

onde as crianças não se sintam bem.

O que é preciso, porém, é generalizar

esse clima. ”

Paulo Freire

(12)

GUIA PEDAGÓGICO

VOLUME 1.

Referências

Documentos relacionados

E) CRIE NO SEU CADERNO UM TÍTULO PARA ESSA HISTÓRIA EM QUADRINHOS.. 3- QUE TAL JUNTAR AS SÍLABAS ABAIXO PARA FORMAR O NOME DE CINCO SUGESTÕES DE PRESENTE PARA O DIA

Acaso não seja possível o pagamento de todos os credores titulares de créditos entre R$ 5.000,01 (cinco mil e um centavo) até R$ 7.500,00, em razão de o valor adquirido com

Atualmente exerço a minha atividade principal de docente e Diretor do Departamento de Artes da Imagem na Escola Superior de Música, Artes e Espetáculo do Instituto Politécnico

Depois que o aluno está preparado para o aprendizado, o professor precisa compreender como cada aluno aprende e valorizar cada passo no processo, mostrando que só é

Sem desconsiderar as dificuldades próprias do nosso alunado – muitas vezes geradas sim por um sistema de ensino ainda deficitário – e a necessidade de trabalho com aspectos textuais

Os motins na América Portuguesa tanto quanto na Espanhola derivam do colapso das formas acomodativas - como será melhor explicado à frente -, ou melhor dizendo, do rompimento

y Se o Decisor for pelo menos moderadamente optimista então deverá optar pela produção das Lolas Tia. y Nos outros casos, o Decisor deverá optar pela produção de

“conhecimento” é construído na relação professor/aluno, em que ambos.. tornam-se sujeitos do processo ensino-aprendizagem. É também contribuir na construção do ser