• Nenhum resultado encontrado

Etapa de Perguntas - Ciclo1 - Dia 1

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Etapa de Perguntas - Ciclo1 - Dia 1"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

Etapa de Perguntas – Ciclo 1 – Dia 1 Perguntas Gerais – Já respondidas em sala de aula

1- No que tange a dinâmica de ensino, gostaria de saber como definirei o conteúdo que devo estudar para as provas prévias de cada ciclo, seja em tópicos, seja dentre o material disponibilizado no site da disciplina.

2- Quanto a teoria abordada durante o ciclo da semana anterior, a definição de programação orientada à objetos é de fácil compreensão e aceitação, bem como a metodologia que utiliza no que se refere explicitamente à atividade de programar o que deve constar no programa. Entretanto, se olharmos para o conceito tal como Modelagem Orientada à Objeto e sua aplicação como uma metodologia para a engenharia de software, ela pode ser resumida ao conceito de "dividir para conquistar" ou apenas isso seria insuficiente?. Pergunto pois as etapas de desenvolvimento de um software compreende muitos aspectos de gerenciamento que me são difíceis de enxergar / encaixar nesta metodologia, tal como determinar o resultado esperado do software como aspecto mais importante e então adaptar as etapas com foco nesse objetivo ("objeto"). Isto é, da forma como entendo vejo o resultado como ponto de partida para a definição do projeto, e não a definição do projeto como meio de atingir o resultado esperado. Como esta distinção pode levar a diferentes formas de gestão, gostaria de conseguir esclarecer o conceito.

3- Se o paradigma utilizado no desenvolvimento não for orientado a objeto, os diagramas usados (ou alguns deles) no UML ficaram incompatíveis?

4- Quais são as cinco visões sobre as quais a arquitetura de um sistema pode ser refletida?

Visão de Caso de Uso – mostra o comportamento do sistema;

Visão de Projeto – mostra o vocabulário do sistema e suas funcionalidades;

Visão de Processo – mostra o desempenho, escalabilidade e o throughput do sistema; Visão de Implementação – mostra o gerenciamento da configuração das visões e montagem do sistema;

Visão da Implantação – mostra a topologia do sistema, sua distribuição e fornecimento de instalação.

5- Se há um fluxo de entrada num depósito de dados, quer dizer que necessariamente tem que haver um fluxo de saída?

6- Os níveis do sistema indica o seu detalhamento? Quanto maior número mais detalhado ele está?

7- A Prototipação é mais lenta que os outros métodos devido ao tempo gasto projetando e criando o protótipo antes do projeto em sí?

8- Além da modelagem de sistemas, banco de dados e modelagem de fluxo de trabalho, o UML pode ser usado para o que além destes citados anteriormente ( usados e em que áreas detalhadamente ) ?

9- O paradigma de Orientação a Objeto de uma maneira geral pode facilitar a criação de projeto, pois o mesmo é capaz de aproximar uma linguagem usada

(2)

na maquina, para coisas da vida real, facilitar a divisão por blocos de um programa e etc . Entretanto, até que ponto é recomendado usar de orientação a objeto tendo em vista que por traz de toda essa facilidade, existe uma perda computacional considerável? Por exemplo, entre uma aplicação de banco de dados usando OO e estrutural, quando seria aconselhável usar uma ou outra? 10- No processo de desenvolvimento de sistemas o planejamento adaptativo e

processo unificado não podem ser tratados como um mesmo tipo? Uma vez que o UP tende a fazer pequenos modelos de programas por vez para, por exemplo, facilitar os teste e adequação ao que o cliente deseja, o que ao meu ver, significa que o programa é sempre feito para adaptar-se a cada novo modulo.

11- Dos diagramas da UML, qual é o mais encontrado em ação no mercado de trabalho e qual area é a que se utiliza mais dessa estratégia?

12- Na elaboração de um projeto de engenharia de software, quais os passos adequados para a entrega de um produto ideal? O que deve ser levado em consideração?

13- A UML é a linguagem mais utilizada para modelagem?

14- Além da evolução do cliente no conhecimento sobre o software, o gerente do projeto do software junto com os programadores devem procurar aprofundar no assunto que o software aborda?

15- O que é a linguagem UML? O que ela define, porque a utilizamos e qual as vantagens do seu uso?

16- Busquei estudar pelo livro Engenharia de Software 8 edição do Sommerville e UML 2.0 definitivo do Ernani Medeiros. são sufientes para abranger todo conteúdo a ser ministrado?

17- A tendência da produção de software seria Espiral? Pois vejo que é muito comum lançar um software base, em que você habilita com o tempo, ou comprando, módulos internos. Mas, de forma barata, ou gratuita, pode-se usar o software base.

18- A 4GL é composta por linguagens de alto nível de quarta geração, por exemplo: C, C++, java e javascripty. Qual a relação da 4GL com Linguagens de domínio específico (DSLs)? No mundo do hardware, está popularizando que cada fabricante crie sua própria linguagem de programação, por exemplo, roteadores da cisco estão vindo com linguagem própria. No mundo software, existe uma tendência parecida, gerando exclusividade e exigindo cursos para manutenções? Banco de Dados – Com respostas

1- Qual a vantagem de se utilizar a agregação no Modelo ER? Não ficou muito claro para mim.

Agregação no banco de dados é quando o relacionamento entre duas tabelas vira uma nova tabela. Não existe vantagem propriamente dita, mas é uma necessidade do sistema.

(3)

2- Depósito de dados = Banco de dados?

Depósito de Dados é igual tabela no Banco de Dados. Não é nosso foco estudar DFD. 3- O diagrama de dados elabora toda estrutura de um sistema, assim, envolve os

processos pelos quais os dados são utilizados. Quais diretrizes tomar para que se obtenha um diagrama eficiente?

A modelagem de BD é responsável por organizar os dados do sistema. A forma mais fácil é identificar as entidades, definir os atributos de cada entidade e por último identificar as relações entre eles.

4- Por que a maioria dos relacionamentos é binaria?

Tudo depende do sistema, é o sistema que irá definir os tipos de relacionamentos entre as tabelas. A modelagem que vai definir aforma dos relacionamentos.

5- Qual a diferença de participação total e participação parcial de um conjunto de entidades em um conjunto de relacionamentos?

Tb é o problema que define. Os requisitos e restrições do sistema que identificam os tipos de relacionamentos.

6- Mostre um exemplo prático utilizando o conceito da “Agregação”. Em quais situações ela deve ser aplicada e por quê? Existe algum conceito de orientação a objetos que é análogo? Obs.: não ficou muito claro no slide.

A agregação é quando o relacionamento vira tabela. Ex.: Funcionário e Produto são ligados pelo relacionamento Venda, porém, este relacionamento é importante e requer gravação de dados e a Venda se liga com outras tabelas no BD. Venda não é só um relacionamento, mas uma nova tabela.

7- Como faço para implementar (na prática) o “Modelo ER para Instituição Bancária” apresentado no “slide 125” da aula “Banco de Dados – 2012-1 – Parte 3.pdf” passo a passo?

Me procure para mostrar.

8- Se existir um conjunto de relacionamentos que envolva 4 conjuntos de entidades, ainda assim é chamado de relacionamento ternário?

9- Não, relacionamento quartenário.

10- Poderia por favor explicar os exemplos dos slides 103 a 106 da aula “Banco de Dados – 2012-1 – Parte 3.pdf” ?

Me procure para explicar.

11- Poderia por favor resolver como exemplo, o exercício do “slide 150” da aula da pergunta anterior ?

(4)

12- Os passos para modelagem apresentados na aula devem ser seguidos rigorosamente ou é permitido meios alternativos para modelar o sistema?

Aquela é uma sugestão didática, apenas para o aluno entender como faz a modelagem. 13- Quais conhecimentos adquiridos na disciplina Banco de Dados serão mais

utilizados na disciplina Engenharia de Software? Modelagem de BD.

14- Como descrever em um diagrama de dados o polimorfismo de métodos de uma classe?

Polimorfismo é em classes, aparece no diagrama de classes. O diagrama de Dados possui apenas os dados, ele não mostra os métodos, logo, ele não mostra polimorfismo.

15- E outra coisa, na parte de diagrama de fluxo de dados, eu não consegui entender direito o que seria a parte de depósito. Vi em mais de um material falando que são os dados em repouso. O que seria esse "repouso"?

DFD não será estudado na disciplina de Engenharia de Software.

16- Quais os quinze passos para modelar um DER (demonstrados com exemplos)? Me procure para mostrar.

Requisitos – Já respondidas em sala de aula

1- Há algum método de levantamento de requisitos além da entrevista com o cliente? Se sim, qual? Qual o mais utilizado?

2- Quais os problemas podem ocorrer durante a análise de requisitos? 3- Qual a diferença entre engenharia e gestão de requisitos?

4- Temos duas análises de requisitos: Engenharia de Gestão e Gestão de Requisitos. Qual a diferença entre elas? E como se relacionam com o custo de um projeto de um software?

5- Na engenharia de requisitos, o foco é colocado no presente ou no futuro do produto? A escalabilidade chega a ser um fator de alta prioridade?

6- Podemos dividir os requisitos em 3 tipos. Quais são eles? (Explicitos, Normativos, Implícitos)

7- Diferencie características funcionais e não-funcionais.

8- Ao criar um software para amostra (Você cria o software a partir de uma determinada necessidade e oferece para diversos clientes para despertar o interesse para compra). Como desenvolver o UML e os requisitos?

9- Ao fechar contrato com o cliente sobre determinado software, e ter levantado os requisitos, e o preço do mesmo; ao continuar o projeto e aparecerem novos requisitos que antes não se sabia a existência, dependendo da quantidade de trabalho adicional à ser feito, é possível orçar um novo custo? Ou na hora de fazer o orçamento já damos um preço maior para "cobrir a previsão" desses novos requisitos?

10- Durante a criação de um software pode ser que ocorra a mudança ou adição de requisitos ao sistema, pois sabe-se que nem todos os requisitos são identificados durante a etapa de especificação de requisitos. No caso de mudanças sucessivas deve ser feita a criação de um único documento que contenha toda a especificação de requisitos ou podem ser feitos novos documentos de requisitos de software adicionais que coexistem?

(5)

11- Após a especificação de requisitos por um cliente como é possível definir se o projeto é viável em relação ao custo? (Como é feito o cálculo do custo de um software e de sua viabilidade?)

12- De acordo com o livro do Sommerville, requisitos não-funcionais são "restrições sobre os serviços ou funções oferecidos pelo sistema", mas ele especifica que requisitos funcionais "podem também estabelecer explicitamente o que o sistema não deve fazer", que pode ser interpretado como uma restrição. Qual a diferença entre essas duas "restrições"? (Sommerville, pág 80).

13- Em relação aos requisitos funcionais e não funcionais. Pode-se dizer que os requisitos não funcionais são os requisitos internos que podem ser notáveis mais no ponto de vista de sua programação? Uma vez que os requisitos funcionais tem como principio atender as funcionalidades do produto.

14- Como funciona e se representa a relação entre requisito, prazo e custo.

15- O processo de análise e implementação de requisitos é claramente bastante rigoroso e regulamentado, visto que é a parte mais crucial na criação do sistema. Mesmo com essa rigorosidade, pode-se observar exemplos que burlam as regulamentações a fim de resolver problemas, muitas vezes criando outros. Um desses exemplos é dado pelo Sommervile (pág. 110, cáp 7.4.3), onde uma mudança urgente é requisitada e muitas vezes feita antes de modificar o documento de requisitos, gerando inconsistências. Qual seria um tipo de problema que necessitaria de tamanha urgência (com a exceção de falhas graves no sistema) e porque burlar um sistema tão rigoroso para resolvê-lo?

16- Primeiramente gostaria de saber se na parte de levantamentos de requisitos, isso é tudo responsabilidade do gestor do projeto em questão ? Sei que a maior responsabilidade é dele, mas gostaria de saber se como analista de um sistema, você deve fazer toda a análise de requisitos do projeto ou se existe algum setor da empresa que analisa requisitos e apenas leva para o analista ou gestor assinar. Se sim, qual seria a parte da empresa responsável por isso? Seria o setor relacionado a qualidade?

17- Oque é uma taxa de falha aceitável do sistema e como esta taxa é definida? (Requisitos não funcionais - Requisitos de produto)

18- Qual a melhor maneira de se obter as informações sobre o sistema do cliente, de modo a obter o menor número de erros de interpretação e com o menor tempo possivel?

19- Exemplifique como é feito o processo de levantamento, documentação e análise dos requisitos em uma situação real (em uma empresa).

20- O que seria um erro de requisito? Análise equivocada do cliente?

21- No capítulo 4 do livro de engenharia de software do autor Ian sommerville, 9 edição ele fala que uma das fases da engenharia de requisitos é o estudo de viabilidade do sistema, ou seja , se o sistema é útil para o cliente ou negócio em questão, mas é colocado que ele é anterior a descoberta de requisitos. A minha dúvida reside no fato que esse estudo seria necessário? já que o processo de descoberta de requisitos em si poderia lidar com isso?

22- Em um artigo que estava lendo sobre levantamento de requisitos, o autor descreve a dificuldade de se encontrar um analista conhecedor do mundo de negócios, um profissional que ajudaria na fase de levantamento e gerenciamento de requisitos. A minha pergunta é , tendo em vista que no levantamento de requisitos existe a oportunidade de ter dois tipos e interações com o "cliente" a entrevista e a utilização de protótipos, caso elas fossem combinadas e o protótipo fosse atualizado até o final do projeto conforme o cliente tivesse uma idéia de como anda o progresso do projeto além de uma oportunidade de remeter sugestões ou críticas. Esta estratégia poderia permitir a contratação de um Analista comum ? e se não, ela poderia resolver problemas como a correção de requisitos levantados erroneamente ?

(6)

23- A etapa de levantamento de requisitos pode ser pensada como o marco inicial do desenvolvimento de um software, na qual o cliente deve participar ativamente?

24- O que é o levantamento e análise de requisitos e qual sua importância para a atividade de desenvolvimento de Software?

25- Quais são as maiores dificuldades encontradas na etapa de levantamento e análise de requisitos?

Referências

Documentos relacionados

O mesmo pode ser relatado por Luz & Portela (2002), que testaram nauplio de Artemia salina nos 15 pri- meiros dias de alimentação exógena para trairão alcançando

A Lei nº 2/2007 de 15 de janeiro, na alínea c) do Artigo 10º e Artigo 15º consagram que constitui receita do Município o produto da cobrança das taxas

Assim, com a unificação do crime de estupro e do atentado violento ao pudor em um único tipo penal, os condenados que tiveram suas penas aumentadas em razão do

• Capacitação e Transferência da metodologia do Sistema ISOR ® para atividades de Coaching e/ou Mentoring utilizando o método das 8 sessões;.. • Capacitação e Transferência

Os maiores coeficientes da razão área/perímetro são das edificações Kanimbambo (12,75) e Barão do Rio Branco (10,22) ou seja possuem uma maior área por unidade de

Aplicar um curativo no local da punção (Manual Técnico do PNTN bvsms. Armazenamento: Após o período de secagem de 3 horas na posição horizontal, as amostras devem

Os roedores (Rattus norvergicus, Rattus rattus e Mus musculus) são os principais responsáveis pela contaminação do ambiente por leptospiras, pois são portadores

libras ou pedagogia com especialização e proficiência em libras 40h 3 Imediato 0821FLET03 FLET Curso de Letras - Língua e Literatura Portuguesa. Estudos literários