• Nenhum resultado encontrado

MINISTÉRIO DA AGRICULTURA, PECUÁRIA E ABASTECIMENTO SECRETARIA-EXECUTIVA CONSELHO DO AGRONEGÓCIO CÂMARA SETORIAL DA CARNE BOVINA

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "MINISTÉRIO DA AGRICULTURA, PECUÁRIA E ABASTECIMENTO SECRETARIA-EXECUTIVA CONSELHO DO AGRONEGÓCIO CÂMARA SETORIAL DA CARNE BOVINA"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

MINISTÉRIO DA AGRICULTURA, PECUÁRIA E ABASTECIMENTO

SECRETARIA-EXECUTIVA

CONSELHO DO AGRONEGÓCIO

CÂMARA SETORIAL DA CARNE BOVINA

ATA DA 26ª REUNIÃO ORDINÁRIA

Local: Sala do CNPA – Brasília/DF

Data: 21 de março de 2011 (Segunda-feira) Horário: 09:30 às 16:30 horas

Titular Instituição Suplente Assinaturas

Antenor Nogueira CNA

Luiz Augusto Bitencourt CICB p/ Sebastião Costa Guedes CNPC Sônia Azevedo Nunes MAPA/SE

Fernando Campos EMBRAPA

Aguinaldo José de Lima MAPA/SE Paulo Márcio Mendonça MAPA/SE

ABCZ Joao Gilberto Bento

Carlos Franco ABIEC Monique Morata José Milton da Silva ABRAS

ASSOCON Fábio Dias

Péricles P. Salazar ABRAFRIGO Antenor de Amorin

Nogueira

CNA Paulo Mustefaga

Anna Carolina Fernandes MAPA/SPA Shirley Helena Mendes MMA

Márcia Prado SAGMA

Euvaldo Foroni OCB

SINDIRAÇÕES Carlos Alberto Albuquerque Andrea Veríssimo SIC

(2)

Convidados Oficiais

Nome Instituição: Assinaturas

GS1 Brasil Wilson Cruz

Lilian Vanessa

1. Abertura da Reunião e Aprovação da Ata da 25ª Reunião Ordinária

O Presidente Antenor Nogueira abriu a reunião agradecendo a presença de todos. A ata da 25ª RO foi aprovada pelo plenário.

2.–A visos e Informações da Presidência e Secretaria da Câmara

A GS1 BRASIL solicitou sua entrada na Câmara e a solicitação foi aceita pelo plenário na condição de Convidado Permanente.

A Secretária da Câmara Sônia Nunes apresentou um relato das providências tomadas a partir da última reunião.

Dr Antenor Nogueira fez um breve relato da reunião com o Ministro da Agricultura, realizada no dia 01 de março com todos os presidentes das Câmaras Setoriais e Temáticas, onde foram elencados alguns gargalos do setor, dentre eles: Fortalecer o Programa Nacional de Erradicação da Febre Aftosa (PNEFA) em todo o território brasileiro; Implantar efetivamente a PGA (Plataforma de Governança da Agropecuária), com a consolidação da GTA Eletrônica e do sistema de rastreabilidade bovina (SISBOV e Lei nº 12.097/2009) e Consolidar a implementação do SUASA (Sistema Unificado de Atenção à Sanidade Agropecuária).

Exclusão de entidades:

Foi apresentado o relatório de freqüência de 2010 e as entidades faltosas que estiveram presentes manifestaram o interesse em continuar no fórum.

A ABNP- Associação Brasileira de Novilho Precoce foi excluída da Câmara. BM& F foi excluída e será convidada caso seja oportuno.

SRB- Sociedade Rural Brasileira manifestou o interesse em manter-se na câmara.  Calendário de reuniões 2011

Sônia Nunes apresentou o calendário das reuniões 2011: 26ª R.O- Terça-feira -07 de Junho- Campo Grande/MS 27ª R.O - Segunda-feira - 12 de Setembro- Brasília/DF-

28ª R.O- Quarta-feira - 07 Dezembro- Brasília/DF  Outros

Cesário Rmalho da Silva SRB Hélio Rezende Jr. MF

(3)

Imposto sobre Exportação de Couro: O plenário deliberou pelo envio de Ofício da Câmara ao CICB consultando a posição oficial da entidade quanto à eliminação do Imposto sobre Exportação de Couro Wet Blue. Decidiu ainda marcar reunião após posicionamento do CICB para discutir estratégia da câmara. Grupo de trabalho: CNA, Abrafrigo e Abiec

Desoneração da Cadeia: O plenário discutiu sobre a questão do PIS e COFINS em rações (isenção somente para determinados setores) e desoneração de apenas três itens do couro (Cap 41 NCM), gerando diferenças competitivas.

Após as discussões o plenário deliberou:

1. Criação do GT de Desoneração e realização da sua primeira reunião. O GT será coordenado pelo senhor Paulo Mustefaga, da CNA e composto por: CNA, Abras, Sindirações, CICB,ABCZ, Abiec,SRB,Abrafrigo, CNPC, Sindan e Assocon. Objetivo: Promover a união das diversas instituições da câmara na discussão do tema. Ação: Definir data. Prazo: 22/03/2011

2. Envolver as demais cadeias interessadas (fazer mensagem para os demais presidentes) Responsável: Secretaria da Câmara Prazo: 25/03/2011

3. Agenda Estratégica do Setor – Gestão da Agenda estratégica e Metas da Cadeia para 2015

O Senhor Paulo Márcio M. Araujo, Coordenador Substituto de Apoio às Câmaras Setoriais e Temáticas do MAPA apresentou ao Plenário um panorama da Agenda Estratégica da Câmara. Relatou as ações que estão sendo levadas a cabo pela CGAC com relação aos quatro temas para os quais haverá a necessidade de articulação institucional entre o MAPA e outros órgãos de Governo. No tema Estatísticas, informou que estão sendo feitas as articulações com a Conab, IBGE, Embrapa e outros órgãos afeitos ao tema e que num segundo momento será constituído um Grupo de Trabalho da Câmara para tratar das especificidades de cada Cadeia Produtiva. Com relação a PD&I (Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação) já foram realizadas reuniões com a Embrapa, que deverá ser a responsável pela estruturação das Redes de PD&I da maioria das Cadeias Produtivas. Informou que tão logo as mudanças na Diretoria da Embrapa sejam realizadas o assunto será retomado tendo em vista a implementação das redes naquelas Cadeias em que a Embrapa assumir a Coordenação e a identificação de outras entidades Coordenadoras para as demais Cadeias. Com relação à Assistência Técnica, informou que nas próximas semanas serão realizadas reuniões com o MDA, Senar, Sebrae e outras instituições para apresentação das Agendas e início das articulações institucionais. No que se refere à Defesa Agropecuária, informou que o assunto já foi objeto de uma reunião com os dirigentes da SDA e que no momento está sendo feito um mapeamento de todas as demandas apresentadas, com a indicação do problema, forma de solução e área responsável. Foram ainda abordados os demais temas da agenda, com um breve relato das ações em andamento.

Destacou ainda a necessidade de envolvimento de todos na discussão dos temas da Agenda, solicitando que cada membro integre os Grupos de Trabalhos daqueles assuntos que lhe forem mais pertinentes, de forma que os Grupos discutam previamente os assuntos e tragam às reuniões da Câmara as propostas de encaminhamento.

4. 10:40 – Apresentação dos Programas Apex – ABIEC e Apex / CICB (Marketing e Promoção / Programa de Marketing Mercado Externo)

O senhor Luiz Augusto Bitencourt, do CICB apresentou ao plenário o projeto de promoção do couro brasileiro no exterior - Brasilian Leather. Informou que em novembro será realizado no

(4)

Brasil o Congresso Mundial do Couro no Rio de Janeiro e solicitou espaço na próxima reunião para falar sobre o mesmo, obtendo aprovação do plenário.

A Sra Monique Morata, da ABIEC relatou aos presentes a iniciativa da Associação em contratar uma Agência de promoção de imagem para aprimorar a imagem do setor no país e no exterior, potencializando os pontos positivos. Solicitou que os membros da câmara façam as sugestões que julgarem necessárias para o aprimoramento do projeto. Maiores informações serão encaminhadas em momento oportuno.

5. Fortalecimento do CNPC (Governança da Cadeia)

Dr Sebastião Costa Guedes - representando o CNPC lamentou a ausência do Sr Tirso Meirelles, atual presidente da instituição, que devido a um acidente, encontra-se incapacitado de viajar. Diante disso, solicitou que o assunto seja tratado por ele assim que possível.

Fez um breve relato dos trabalhos realizados pelo CNPC manifestando interesse da instituição em representar a cadeia produtiva. Sugeriu que a nova diretoria seja convidada a apresentar as diretrizes de trabalho da instituição.

6. Políticas de Crédito para a Pecuária de Corte – Representante da

Anna Carolina Fernandes– Representante da SPA/MAPA, apresentou ao plenário as políticas de Crédito para Carne bovina já existentes, solicitando que as instituições interessadas encaminhem sugestões de ajustes e a eventual criação de novos instrumentos, de forma que as sugestões sejam avaliadas a tempo de serem incluídas no próximo Plano Agrícola e Pecuário.

Paulo Marcio lembrou da importância de se implementar ajustes quanto a credito, já que nos últimos anos, as aplicações de custeio para o setor têm caído consideravelmente.

Paulo Mustefaga, Fábio Dias e Fernando Campos farão uma Minuta que será encaminhada via Câmara à SPA até 30 de março. As sugestões devem ser enviadas para paulo.mestefaga@cna.org.br

O Sr Antenor informou que é o atual presidente da Agencia Goiana de Defesa Agropecuária, e solicitou que o Financiamento do BB, seja atrelado ao atendimento das exigências sanitárias.

7. Apresentação da Planta de Orientação para a Construção de Abatedouros de Bovinos, Ovinos, Caprinos e Suínos – Representante do DIPOA / SDA

O Sr Alessandro da DICAR/DIPOA/MAPA apresentou ao plenário um modelo de planta padrão para caprinos, ovinos, suínos e bovinos elaborado pelo DIPOA e que contou ainda com o apoio da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil – CNA para a visualização do projeto em 3D. A Sra Sônia Nunes esclareceu que o referido projeto é uma antiga demanda do setor de caprinos e ovinos, tendo em vista a necessidade de promover a formalização do setor e otimizar os recursos públicos investidos.

O projeto tem como objetivo apresentar uma opção de planta mais apropriada para o abate de caprinos e ovinos em pequena escala (menor custo); aumentar sua viabilidade econômica com a diversificação do abate (Inclusão de bovinos e suínos0; Servir de modelo para órgãos apoiadores do setor; Aumentar a formalização do abate também para as demais espécies (bovinos e suínos) promovendo: 1. Produção de alimentos seguros; 2. Inclusão dos produtos em programas governamentais como PAA...; 3. Servir de modelo para os consórcios intermunicipais e auxiliar na implementação do SISBI, dentre outros. Como continuação do projeto a câmara de Caprinos e

(5)

Ovinos está solicitando ao Sebrae a elaboração de estudo de viabilidade econômica, ambiental e social, considerando: Custo do projeto; Mapeamento dos estabelecimentos de abate; Incentivo para a construção em locais com carência de abatedouros; Rebanho suficiente no local de implementação; Incentivo para a construção mediante consórcios, dentre outros.

Comentou que o projeto visa atender pequenos municípios, principalmente através de consórcios. A intenção não é incentivar a construção em municípios sem antes verificas sua viabilidade em todos os sentidos. Sua capacidade de abate diária pode ser ampliada, alterando-se apenas o tamanho da câmara de resfriamento.

O projeto encontra-se disponível no site: www.agricultura.gov.br

8. Programa Sisbov (Gestão da Qualidade / Rastreabilidade) – SDA

O Sr Jose Luis Vargas da SDA/MAPA apresentou ao plenário a Plataforma de Gestão Agropecuária, sistema de informação que está sendo implantado pelo MAPA em parceria com a CNA tendo em vista aprimorar os diversos serviços realizados pelo MAPA como a rastreabilidade de bovinos e bubalinos, emissão de GTA eletrônica, dentre outros. Por fim destacou a importância da construção de uma base de dados única.

9. GTA eletrônica – Projeto Piloto Agrodefesa - GO

Dr Antenor informou que através de um Projeto Piloto da Agrodefessa- GO, neste Estado todas as Gta’s já estão sendo emitidas eletronicamente.

É um sistema de cartão magnético para todos os produtores, produzido pela Samsung. Estará disponível para a venda ou aluguel para os interessados. Informou ainda que o BB está interessado em patrocinar o projeto e adicionar seu nome.

Informou que ficou definido que num prazo de 60 dias, será feito um programa de visita a assentamentos para inscrição estadual, em um formulário diferenciado,

Esse projeto deverá ser lançado em maio, durante a exposição agropecuária de Goiânia,

10. Assuntos Gerais

O Sr Sebastião Costa Guedes comentou sobre a possível produção de vacinas com o vírus O Taiwan,cepa exótica ao nosso continente, que se porventura escapar causará surtos catastróficos aos nossos rebanhos no país e na América do Sul,que não possuem anticorpos contra esta cepa chinesa. Tal manipulação de cepas exóticas ao continente é uma restrição que o Brasil e todos os países do continente, exceto a Argentina, aprovaram desde a COSALFA de 2001.

Dr Antenor manifestou sua preocupação com a possível manipulação de cepas exóticas do vírus da aftosa em países vizinhos. Após as discussões o plenário deliberou pelo envio de correspondência ao Ministro solicitando a verificação das informações, considerando a gravidade dos fatos, se comprovados, para o rebanho do continente.

A Sra Márcia Prado da SAGMA, informou que a Argentina, por meio da Resolução 315/2006, da Secretaria de Agricultura, Ganadería, Pesca y Alimentos, mantém a proibição da importação de gelatinas obtidas de peles da cabeça de ruminantes, por considerar a pele da cabeça do animal material de risco para EEB, em desacordo com os conhecimentos científicos atuais adotados pelo Código de Animais Terrestres da OIE. Também solicitou que a câmara encaminhe ofício à SDA

(6)

visando esclarecer as razões que levaram este Ministério a não submeter novo pleito com vistas à ascensão do Brasil a classificação de risco negligenciável.

Dr Antenor Nogueira convidou a todos a participar do Congresso Mundial da Carne, a ser realizado em junho em Campo Grande- MS, onde também será realizada a próxima reunião da câmara.

O representante da ABCZ solicitou que na próxima reunião seja pautado o “Programa Progenética”.

Sugestões de pauta para 07/06

1. Apresentação da ABCZ: Programa Pró-genética

2. Encaminhamentos do tema: Desoneração da cadeia (PIS COFINS, ...) 3. Congresso Internacional do Couro: CICB

4. Apresentação das ações da GS1

5. Apresentação da Embrapa Gado de Corte sobre o Sistema de Rastreabilidade 6. Classificação de couros – Resultados do projeto da Embrapa

7. Apresentação das diretrizes de trabalho do CNPC pela nova Diretoria.

11- Encerramento

Não havendo mais assuntos a serem tratado, o Presidente encerrou a reunião, e eu, Joana Vieira lavrei a presente ata.

Referências

Documentos relacionados

Como esse membro estrutural foi discretizado por 4 elementos, e para a construção do vetor de forças distribuídas Fdistr, considera-se m = 5:8 (está com realce amarelo)... 4

Cabe destacar as categorias Sistemas de gerenciamento ambiental, Impactos dos produtos e processos, Outras informações ambientais e Políticas ambientais, apresentadas nos

los pelo espirito de vingança, de união com a Camará desta Capital, tramarão a mais eia conjuração contra o mesmo Governo existente então, e assim reunidos Joaquim Mar-.. celino

O registro é válido por 10 anos e autoriza o funcionamento do estabelecimento produtor de bebidas por este período, e caso a cervejaria encerre suas atividades e não comunique

• Anticoagulantes orais: com doses elevadas de salicilatos (= 3 g/dia no adulto) aumento do risco de hemorragia; a associação com com doses baixas de salicilatos necessita de

Periodicamente, realiza-se o controle de recalque entre os sensores maregráficos e GNSS das estações da RMPG, de acordo com as “Instruções técnicas para controle geodésico

1º Publicar o plano de amostragem e limites de referência para o Plano Nacional de Controle de Resíduos e Contaminantes em Produtos de Origem Animal - PNCRC de 2017 para as cadeias

(A) Segundo a organização judiciária trabalhista, não cabe recurso ordinário para o Tribunal Superior do Trabalho da decisão do Tribunal Regional do Trabalho, em