• Nenhum resultado encontrado

CONCORRÊNCIA Nº RETIRRATIFICAÇÃO

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "CONCORRÊNCIA Nº RETIRRATIFICAÇÃO"

Copied!
105
0
0

Texto

(1)

CONCORRÊNCIA Nº 40043213 - RETIRRATIFICAÇÃO

ELABORAÇÃO

DO

PROJETO

EXECUTIVO,

FORNECIMENTO E IMPLANTAÇÃO DOS SISTEMAS DE

ALIMENTAÇÃO ELÉTRICA E AUXILIARES PARA O

TRECHO JARDIM AEROPORTO

– MORUMBI (CPTM) E

PÁTIO

ÁGUA

ESPRAIADA

E

A

SUBESTAÇÃO

(2)

PRIMEIRA PARTE CONDIÇÕES ESPECÍFICAS 1. EDITAL E OBJETO

1.1 Este Edital é referente à CONCORRÊNCIA Nº 40043213 – RETIRRATIFICAÇÃO - ELABORAÇÃO DO PROJETO EXECUTIVO, FORNECIMENTO E IMPLANTAÇÃO DOS SISTEMAS DE ALIMENTAÇÃO ELÉTRICA E AUXILIARES PARA O TRECHO JARDIM AEROPORTO – MORUMBI (CPTM) E PÁTIO ÁGUA ESPRAIADA E A SUBESTAÇÃO PRIMÁRIA BANDEIRANTES DA LINHA 17 - OURO, elaborada em conformidade com a Lei estadual nº 6.544/89 e a Lei federal nº 8.666/93, com suas alterações.

1.2. Compõem este Edital:

a) Primeira Parte - Condições Específicas; b) Segunda Parte - Minuta de Contrato; c) Terceira Parte - Anexos.

1.3. O Edital pode ser obtido gratuitamente por meio da Internet, no site www.metro.sp.gov.br. A versão completa deste Edital deve ser retirada no Protocolo da Gerência de Contratações e Compras, situado na Rua Boa Vista, 175 – 2º Andar – São Paulo, Capital, no período de 17/04/2013 a 17/05/2013, das 9h as 11h30 e das 13h30 as 16h30, mediante pagamento de R$ 10,00 para aquisição da versão em CD-R.

1.3.1. A COMPANHIA DO METRÔ não se responsabiliza pelo texto e anexos de editais obtidos ou conhecidos de forma e local diverso do disposto acima.

1.4 A Proposta Comercial e os Documentos para Habilitação deverão ser entregues em Sessão Pública de Recebimento a ser realizada na Sala de Licitações da Gerência de Contratações e Compras – GCP, situada na Rua Boa Vista, 175 - 2º Andar - São Paulo, Capital, designada para o dia 21/05/2013, às 09:00 horas, com tolerância de 15 (quinze) minutos.

1.5 Esta licitação é do tipo "MENOR PREÇO".

1.6 Os serviços serão executados sob o regime de empreitada por Preço Global.

1.7 O contrato a ser firmado entre a COMPANHIA DO METRÔ e a PROPONENTE selecionada, terá vigência de 21 (vinte e um) meses, contados da data de sua assinatura, condicionada sua eficácia à publicação no DOE, na forma da lei.

1.8 O valor do orçamento estimado pela COMPANHIA DO METRÔ para esta licitação é de R$ 428.641.736,29 (quatrocentos e vinte e oito milhões, seiscentos e quarenta e um mil, setecentos e trinta e seis reais e vinte e nove centavos), na data-base 01/04/2013, conforme Planilha de Orçamento Estimado integrante deste Edital.

1.8.1 A data-base dos preços ofertados deverá ser o dia 1º do mês da entrega das propostas. 1.9 O cronograma de desembolso máximo por período é o seguinte:

Exercício de 2013 – 30% Exercício de 2014 – 70%

(3)

2 PEDIDOS DE ESCLARECIMENTOS

2.1 Caso as PROPONENTES necessitem de esclarecimentos complementares, deverão solicitá-los por meio eletrônico, nos e-mails beatriz_silva@metrosp.com.br e

rnaricawa@metrosp.com.br, contendo as questões formuladas em arquivo editável, ou por meio de correspondência entregue em mãos, acompanhada de CD-R contendo o arquivo com as questões formuladas em arquivo editável, à Gerência de Contratações e Compras (GCP), na Rua Boa Vista, 175 – 3º andar, nesta Capital, até as 11h30h do dia 06/05/2013, identificando o item do edital ao qual se refere a solicitação de esclarecimento.

2.1.1 Fica a critério da COMPANHIA DO METRÔ responder ao pedido de esclarecimento apresentado de forma diferente ou após o prazo estabelecido no item acima.

2.2 As respostas da COMPANHIA DO METRÔ aos esclarecimentos solicitados conforme descrito acima serão disponibilizadas por meio de dados eletrônicos, no site www.metro.sp.gov.br a partir de 13/05/2013.

2.2.1 A PROPONENTE poderá, também, obter cópia do documento com as respostas no endereço citado no item 2.1, no dia 14/05/2013.

2.3 Em relação ao pedido de esclarecimento intempestivo, as PROPONENTES são responsáveis por consultarem o site descrito no item 2.2, para verificarem a existência de novas respostas da COMPANHIA DO METRÔ.

2.3.1 Eventual resposta de pedido de esclarecimento intempestivo não implicará, necessariamente, a postergação da data da sessão pública.

3. CONDIÇÕES DE PARTICIPAÇÃO

3.1. Poderão participar desta Concorrência, as empresas que: 3.1.1. Não tenham sido declaradas inidôneas por Ato do Poder Público;

3.1.2. Não estiverem impedidas de licitar ou contratar com a Administração Pública do Estado de São Paulo ou com qualquer de seus órgãos descentralizados.

3.1.3. Atendam plenamente às condições e exigências estabelecidas neste Edital.

3.2 Não será permitida a participação de empresas que tenham sido condenadas, por sentença transitada em julgado, à pena de interdição de direitos devido à prática de crimes ambientais, conforme disciplinado no art. 10 da Lei nº 9.605, de 12.02.1998.

3.3 Será permitida a participação de empresas na forma de consórcio.

3.3.1. Em se tratando de consórcio, a participação fica condicionada, além das exigências contidas neste edital, ao atendimento dos requisitos a seguir:

3.3.1.1. Não será permitida a participação de empresa consorciada por meio de mais de um consórcio ou isoladamente.

3.3.1.2. O Consórcio somente se extinguirá após o cumprimento integral de todas as obrigações contratuais e mediante expressa anuência da COMPANHIA DO METRÔ.

3.4 Será permitida a subcontratação de empresa para prestação dos serviços objetivados por esta licitação, mediante anuência prévia da COMPANHIA DO METRÔ e segundo os critérios estabelecidos na Cláusula Subcontratação da Minuta do Contrato- Segunda Parte deste Edital.

(4)

4.

FORMA DE APRESENTAÇÃO DOS DOCUMENTOS E DA PROPOSTA.

4.1 As Propostas Comerciais e os Documentos para Habilitação exigidos nessa Concorrência deverão ser apresentados em 2 (dois) volumes, fechados, distintos e identificados com a denominação social da empresa PROPONENTE, e com as seguintes referências:

VOLUME 1 – PROPOSTA COMERCIAL:

CONCORRÊNCIA Nº 40043213 – RETIRRATIFICAÇÃO - ELABORAÇÃO DO PROJETO EXECUTIVO, FORNECIMENTO E IMPLANTAÇÃO DOS SISTEMAS DE ALIMENTAÇÃO ELÉTRICA E AUXILIARES PARA O TRECHO JARDIM AEROPORTO – MORUMBI (CPTM) E PÁTIO ÁGUA ESPRAIADA E A SUBESTAÇÃO PRIMÁRIA BANDEIRANTES DA LINHA 17 - OURO.

Razão Social da PROPONENTE VOLUME 1 – PROPOSTA COMERCIAL

VOLUME 2 – DOCUMENTOS PARA HABILITAÇÃO:

CONCORRÊNCIA Nº 40043213 – RETIRRATIFICAÇÃO - ELABORAÇÃO DO PROJETO EXECUTIVO, FORNECIMENTO E IMPLANTAÇÃO DOS SISTEMAS DE ALIMENTAÇÃO ELÉTRICA E AUXILIARES PARA O TRECHO JARDIM AEROPORTO – MORUMBI (CPTM) E PÁTIO ÁGUA ESPRAIADA E A SUBESTAÇÃO PRIMÁRIA BANDEIRANTES DA LINHA 17 – OURO.

Razão Social da PROPONENTE

VOLUME 2 – DOCUMENTOS PARA HABILITAÇÃO

4.2. Os volumes citados acima deverão conter os seguintes documentos, em conformidade com os modelos integrantes deste Edital, quando houver:

4.2.1. VOLUME I – PROPOSTA COMERCIAL 4.2.1.1. Índice

4.2.1.2. Carta de Apresentação da Proposta Comercial 4.2.1.3. Planilha de Serviços e Preços

4.2.2. VOLUME II – DOCUMENTOS PARA HABILITAÇÃO 4.2.2.1. DOCUMENTAÇÃO GERAL:

4.2.2.1.1. Índice

4.2.2.1.2. Carta de Apresentação dos Documentos para Habilitação e Declarações 4.2.2.2. HABILITAÇÃO JURÍDICA

Os documentos a seguir deverão ser apresentados no caso de participação de empresas na forma de Consórcio:

4.2.2.2.1. Compromisso público ou particular de constituição do consórcio, subscrito pelos consorciados, onde conste com clareza e precisão, os compromissos dos mesmos entre si e em relação ao objeto da licitação, contendo as seguintes cláusulas:

a) denominação do consórcio;

b) composição do consórcio indicando o percentual de participação de cada empresa consorciada;

c) organização do consórcio d) objetivo do consórcio

(5)

e) indicação da empresa líder que representará o consórcio perante a COMPANHIA DO METRÔ

f) declaração expressa de responsabilidade solidária das empresas compromissadas pelos atos praticados pelo consórcio que compuserem.

4.2.2.2.2. Procuração dos membros do Consórcio outorgando à empresa líder poderes para representá-los na presente Concorrência.

Os documentos a seguir deverão ser apresentados pela PROPONENTE individual ou por cada um dos membros do Consórcio:

4.2.2.2.3 Ato Constitutivo, Estatuto ou Contrato Social, em vigor, acompanhado de prova dos administradores em exercício, devidamente registrados na Junta Comercial ou Cartório de Registro competente.

4.2.2.2.4. Decreto de autorização, tratando-se de sociedade empresária estrangeira em funcionamento no país, ato de registro ou autorização para funcionamento expedido pelo órgão competente, quando a atividade assim o exigir.

4.2.2.3. REGULARIDADE FISCAL E TRABALHISTA

4.2.2.3.1. Prova de inscrição no Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas – CNPJ, nos moldes da IN – RFB 1183/2011.

4.2.2.3.2. Certificado de regularidade perante o Fundo de Garantia do Tempo de Serviço – FGTS, que esteja dentro do prazo de validade nele atestado.

4.2.2.3.3. Prova de regularidade fiscal perante a Seguridade Social (INSS), consistente na Certidão Negativa ou Positiva com Efeito de Negativa de Débito emitida pela Secretaria da Receita Federal do Brasil.

4.2.2.3.4. Prova de regularidade fiscal perante a Fazenda Nacional, mediante a apresentação de certidão conjunta emitida pela Secretaria da Receita Federal (SRF) e Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional (PGFN), relativamente aos tributos administrados pela SRF e à Dívida Ativa da União, administrada pela PGFN.

4.2.2.3.5 Prova de regularidade fiscal perante as Fazendas Estadual e Municipal, esta consistente na certidão de tributos mobiliários, todas do domicílio ou da sede da PROPONENTE, que estejam dentro do prazo de validade nelas atestados.

4.2.2.3.6. Prova de inexistência de débitos inadimplidos perante a Justiça do Trabalho, consistente na Certidão Negativa ou Positiva com Efeito de Negativa de Débitos Trabalhistas (CNDT), nos termos artigo 29, inciso V, da Lei nº 8.666/93.

4.2.2.3.7. Na hipótese de não constar prazo de validade nas certidões apresentadas, serão aceitas aquelas emitidas até 180 (cento e oitenta) dias imediatamente anteriores à data de sua apresentação.

4.2.2.3.8. Para todas as certidões exigidas, serão aceitas, igualmente, certidões Positivas com Efeitos de Negativa de Débito.

4.2.2.4. QUALIFICAÇÃO ECONÔMICO-FINANCEIRA

Para Empresário Individual e qualquer tipo de Sociedade Empresária:

4.2.2.4.1. Certidão Negativa de Pedido de Falência, Concordata e Recuperações Judiciais e Extrajudiciais expedida pelo Distribuidor Judicial da Comarca (Varas Cíveis) da cidade onde a empresa for sediada, com data de, no máximo, 180 (cento e oitenta) dias anteriores à data de sua entrega à COMPANHIA DO METRÔ.

(6)

Para Sociedade Simples ou outras que não se enquadrem no item acima:

4.2.2.4.2. Certidão expedida pelo Distribuidor Judicial das Varas Cíveis em geral (Execução Patrimonial) da Comarca onde a empresa está sediada, em São Paulo denominada “Certidão de Ações Cíveis e de Família, exceto Executivos Fiscais”, datada de, no máximo, 180 (cento e oitenta) dias anteriores à data de sua entrega à COMPANHIA DO METRÔ.

4.2.2.4.2.1. Em havendo, nas Certidões mencionadas nos itens acima, qualquer ação judicial distribuída, a PROPONENTE deverá apresentar documento idôneo que aponte a situação do(s) processo(s).

4.2.2.4.3. BALANÇO PATRIMONIAL

Balanço Patrimonial e demonstrativo contábeis do último exercício social, já exigíveis e apresentados na forma da lei, que comprovem a boa situação financeira da PROPONENTE, vedada a sua substituição por balancetes ou balanços provisórios.

4.2.2.4.3.1 Os demonstrativos contábeis deverão estar assinados pelos administradores e por contabilista legalmente habilitado.

4.2.2.4.3.2. A comprovação da boa situação financeira da PROPONENTE será feita de forma objetiva, através do cálculo do Índice de Liquidez Corrente (LC), conforme fórmula e critérios a seguir descritos:

Ativo Circulante

LC = --- ≥ 1,00 Passivo Circulante

O índice de liquidez corrente demonstra a capacidade da empresa em honrar seus compromissos de curto prazo com os seus direitos realizáveis, também de curto prazo. Para a apuração do índice de cada PROPONENTE serão consideradas 2 (duas) casas decimais após a vírgula.

No caso de consórcio, as empresas consorciadas serão avaliadas individualmente. 4.2.2.4.4. PATRIMÔNIO LÍQUIDO

4.2.2.4.4.1. As PROPONENTES deverão comprovar Patrimônio Líquido de, no mínimo, R$ 42.800.000,00 (quarenta e dois milhões e oitocentos mil reais), referente ao último exercício fiscal.

4.2.2.4.4.2. No caso de Consórcio, o valor do Patrimônio Líquido a ser comprovado pela soma dos Patrimônios Líquidos das empresas que o compõem, na proporção de suas respectivas participações, é de, no mínimo, R$ 55.600.000,00 (cinquenta e cinco milhões e seiscentos mil reais), referente ao último exercício fiscal.

4.2.2.5. CAPACITAÇÃO TÉCNICA

Os documentos a seguir deverão ser apresentados pela PROPONENTE individual, ou pelos membros do Consórcio, por meio da composição de suas qualificações técnicas.

4.2.2.5.1 Certidão atualizada de Pessoa Jurídica expedida pelo Conselho Regional de Engenharia, e Agronomia – CREA para efeito do disposto na Lei federal nº 5.194 de 24/12/66.

4.2.2.5.2. Atestado(s) de capacidade técnica emitido(s) por pessoa jurídica de direito público ou privado, em nome da PROPONENTE, individual ou de membros do Consórcio, devidamente registrados pela entidade profissional competente, que comprove(m) ter ela fornecido ou estar fornecendo equipamentos pertinentes e compatíveis em características com o objeto da presente licitação.

(7)

4.2.2.5.2.1. Entende-se por pertinentes e compatíveis, em características, os fornecimentos de complexidades técnicas equivalentes aos do objeto deste Edital, observada a tipificação de sistemas disposta abaixo:

a) 02(Duas) Subestações Elétricas em corrente alternada classe 24kV ou superior, com potência mínima de 500 kVA; e

b) 02(Duas) Subestações Elétricas de Tração em corrente contínua, com tensões de 750 Vcc ou superior e com potência mínima de 2 MW.

c) 01(uma) Subestação Elétrica em Corrente Alternada, classe 88kV ou superior, com potência mínima de 10MVA.

4.2.2.5.2.2. O(s) atestado(s) deverá(ão) conter as seguintes informações: a) Caracterização dos fornecimentos/serviços realizados; b) Nome e identificação do signatário/data de emissão; c) Quantitativo dos fornecimentos/serviços realizados

4.2.2.5.2.3 A comprovação a que se refere o item 4.2.2.5.2 acima, poderá ser feita mediante a apresentação de um ou mais atestados que demonstre(m) abranger a totalidade das características e quantidades descritas no item 4.2.2.5.2.1, subitens a), b) e c).

4.2.2.5.2.4 Quaisquer informações acima relacionadas, não constantes do atestado, deverão ser complementadas pelos seguintes documentos: cópias do Contrato a que se refere o atestado; Ordens de Serviço e/ou outros pertinentes.

4.2.2.5.2.4.1 .Em nenhuma hipótese os documentos referidos acima substituirão o atestado.

4.2.2.5.2.5 No caso de atestados emitidos em nome de consórcio, as atividades pertinentes ao objeto desta licitação deverão estar claramente identificados, informando qual é a parte do atestado e respectivas atividades de responsabilidade da Proponente.

4.2.2.5.2.6. No caso de alterações societárias e nos casos de fusão, incorporação ou desmembramento de empresas, somente serão considerados os atestados de que, inequívoca e documentalmente, a empresa comprove a transferência definitiva de acervo técnico..

4.3 PREÇOS

4.3.1. Os preços contidos na Proposta Comercial deverão:

I) ser cotados obrigatoriamente em Real (R$), na condição de preço a vista, conforme Decreto estadual nº 43.914/99, tendo como referência a data-base estabelecida neste edital;

II) contemplar todos os tributos, taxas, encargos e demais custos de qualquer natureza inerentes ao atendimento das condições dispostas na Minuta do Contrato, sendo certo que qualquer divergência relativa à correta indicação da sua composição é de inteira responsabilidade da PROPONENTE, que arcará com os ônus daí decorrentes;

III) referir-se estritamente à quantidade e a respectiva unidade, fixadas por item, para efeito de apresentação da proposta.

4.4. O Volume I - Proposta Comercial e o Volume II - Documentos para Habilitação deverão: I) apresentar numeração sequencial e específica para cada volume, aposta de forma

legível, independentemente de ser mais de um caderno, inclusive folhas de separação, catálogos, desenhos ou similar, se houver, de forma que o número da última folha reflita a quantidade de folhas de cada volume.

(8)

II) ter todas as folhas da 1ª Via de todos os volumes devidamente identificadas e rubricadas pela PROPONENTE.

III) além das 1ª vias originais de cada volume, apresentar duas cópias em formato eletrônico, *.pdf, cada uma em um CD-R, de cada um desses Volumes, cópias estas que deverão ser lacradas e acondicionadas em cada um dos respectivos Volumes (Vol. I – Proposta Comercial e Vol. II – Documentos para Habilitação). Estas cópias “eletrônicas” deverão ser geradas após as vias originais estarem finalizadas, ou seja, devidamente rubricadas e numeradas.

4.5 Para efeito de apresentação de cada volume, deverá conter além da identificação citada no item 4.1., o subtítulo "Via original", podendo todos os documentos que o integrarem ser apresentados em sua forma original ou sob qualquer forma de cópia, desde que perfeitamente legível. A via eletrônica deverá ser a 1ª via digitalizada em toda sua forma e conteúdo.

4.5.1 Os Documentos para Habilitação poderão ser apresentados em sua forma original ou sob qualquer forma de cópia, desde que devidamente autenticada.

4.6. Os modelos constantes deste Edital deverão ser obedecidos, para efeito de padronização. 4.7. Não serão aceitas, posteriormente à entrega da Proposta Comercial, modificações e

complementações da mesma sob alegação de insuficiência de dados e/ou informações. 4.8. Os documentos relacionados nestas condições deverão ser apresentados em linguagem

clara, sem emendas, rasuras ou entrelinhas.

4.9. Somente serão consideradas as propostas que abranjam a totalidade do objeto desta licitação ou, quando for o caso, referente ao lote para o qual foi apresentada a proposta.

4.10 A proposta apresentada deverá ter validade de 60 (sessenta) dias, contados da data fixada para recebimento e abertura da mesma e, nesse período, todas as condições deverão ser mantidas.

4.11 O prazo de validade das propostas será suspenso na hipótese de interposição de recurso administrativo.

5. SESSÃO DE RECEBIMENTO E ANÁLISE DOS VOLUMES: I – PROPOSTA COMERCIAL E II - DOCUMENTOS PARA HABILITAÇÃO

5.1 As Propostas Comerciais e os Documentos para Habilitação serão recebidos em ato público, no local, data e horário indicados no Aviso e neste Edital, com tolerância de 15 minutos, sendo considerados como não recebidos documentos ou propostas entregues em local e horário diferentes, tampouco os encaminhados por fac-símile ou outros meios eletrônicos.

5.2. As PROPONENTES poderão ser representadas na sessão e para todos os demais atos desta licitação, por pessoa portadora de Carta de Credenciamento acompanhada de Ato Constitutivo ou Procuração delegando-lhes poderes específicos. As Cartas de Credenciamento dos seus representantes legais, ou as Procurações serão entregues no início de cada sessão.

5.2.1 É vedada a participação de uma única pessoa como representante de mais de um PROPONENTE.

5.3. Nessa mesma sessão dar-se-á a abertura dos Volumes I - Propostas Comerciais que serão rubricados por todos os presentes, sendo que sua análise poderá ocorrer:

I) na mesma sessão, onde será imediatamente divulgado o resultado e aberto o Volume II – DOCUMENTOS PARA HABILITAÇÃO somente das 3 (três) primeiras propostas classificadas, quando as PROPONENTES desistirem da interposição de recursos. Os mesmos serão também rubricados por todos os presentes e distribuídos às respectivas

(9)

gerências competentes da COMPANHIA DO METRÔ para ulterior análise regrada no item 8.

II) em outra data – quando se tratar de análises mais complexas –, neste caso o resultado será divulgado por meio de Aviso Publicado no Diário Oficial do Estado de São Paulo – DOE e no Quadro de Avisos da COMPANHIA DO METRÔ ou por meio de notificação específica aos interessados.

II.1) nesta hipótese o Volume II – DOCUMENTOS PARA HABILITAÇÃO, sem ser aberto, será colocado em invólucro que será lacrado e rubricado por todos os presentes, ficando o mesmo sob a guarda da COMPANHIA DO METRÔ, para ser aberto em data a ser oportunamente definida na publicação do resultado de classificação das propostas.

II.2) no dia, hora e local indicados na publicação do resultado, em sessão pública, será, na presença das PROPONENTES, aberto o invólucro dos Volumes II – Documentos para Habilitação dos 3 (três) primeiros classificados. Os mesmos serão rubricados por todos os presentes e distribuídos às respectivas gerências competentes da COMPANHIA DO METRÔ para ulterior análise regrada no item 7.

5.4. A classificação das Propostas Comerciais, a Habilitação dos Licitantes e a Seleção das Propostas serão divulgadas por meio de Aviso Publicado no Diário Oficial do Estado de São Paulo – DOE e no Quadro de Avisos da COMPANHIA DO METRÔ ou por meio de notificação específica aos interessados.

5.5. Ao final do certame serão devolvidos às respectivas PROPONENTES todos os Volumes das PROPONENTES que tiveram suas propostas desclassificadas.

5.6. Serão lavradas atas circunstanciadas de todas as sessões de recebimento e abertura das propostas e dos documentos a serem devidamente assinadas pelos representantes credenciados das PROPONENTES presentes, da COMPANHIA DO METRÔ e demais presentes.

6. CRITÉRIOS PARA CLASSIFICAÇÃO, JULGAMENTO E SELEÇÃO DA PROPOSTA COMERCIAL

6.1. Para fins de classificação e seleção das propostas, o menor preço será aquele ofertado acrescido de todos os encargos, taxas e tributos explicitados na proposta, não se admitindo quaisquer modificações que acarretem redução ou majoração do preço final proposto.

6.2. A COMPANHIA DO METRÔ poderá corrigir os erros materiais evidentes, configurados nas propostas, prevalecendo, em qualquer hipótese, o(s) valor(es) unitário(s) ofertado(s).

6.2.1. No caso de erro(s) aritmético(s), será(ão) considerado(s) pela COMPANHIA DO METRÔ, para fins de seleção e contratação, o(s) valor(es) retificado(s).

6.3. A COMPANHIA DO METRÔ poderá, a qualquer tempo, solicitar às PROPONENTES a composição de preços unitários de serviços e/ou preços de materiais/equipamentos/insumos, bem como os demais esclarecimentos que julgar necessários.

6.3.1. Nessa oportunidade o licitante deverá demonstrar a exequibilidade desses preços através de suas composições e respectivas justificativas técnicas que comprovem que os preços dos insumos e salários são coerentes com os de mercado e que os coeficientes de produtividade são compatíveis com a execução do objeto ora licitado.

(10)

I) Eventuais propostas alternativas, ou seja, mais de uma oferta apresentada pela mesma PROPONENTE com condições técnicas e preços opcionais.

II) Propostas que não forem apresentadas com a Planilha de Serviços e Preços devidamente preenchidas em sua totalidade, conforme modelos anexos deste Edital.

III) Propostas Comerciais que ofertarem valor total acima do orçamento constante do edital, atualizado para a data base das propostas por meio da aplicação da variação do IPC – Índice de Preços ao Consumidor do Município de São Paulo, publicado pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas – FIPE.

Na hipótese de, até a data de julgamento das propostas, não ter sido divulgado o índice correspondente ao mês de recebimento das propostas, a atualização será calculada por meio de projeção, utilizando-se a última variação mensal conhecida do índice.

7. PROCEDIMENTO HABILITATÓRIO

7.1. A habilitação das 3 (três) primeiras PROPONENTES classificadas desta Concorrência será feita pela análise dos documentos apresentados para esse fim relativos a:

7.1.1. Habilitação Jurídica;

7.1.2. Qualificação Econômico-Financeira; 7.1.3. Regularidade Fiscal e Trabalhista; 7.1.4. Capacitação técnica;

7.1.5. Compromisso público ou particular de constituição do consórcio e Instrumento de Procuração à empresa líder, no caso de participação de empresas em consórcio, quando permitido. 7.1.6. Declarações constantes do ANEXO- CARTA DE HABILITAÇÃO.

7.2. A COMPANHIA DO METRÔ poderá, a qualquer tempo, solicitar maiores esclarecimentos e comprovação dos documentos apresentados, bem como realizar visitas às instalações da PROPONENTE e aos locais onde tenha executado serviços similares aos do objeto desta Concorrência.

7.3. Serão inabilitadas as PROPONENTES que:

7.3.1. Não comprovarem possuir as condições necessárias para habilitação jurídica, regularidade fiscal e trabalhista, qualificação econômico-financeira, qualificação técnica, bem como não apresentarem as declarações exigidas neste edital, o Compromisso público ou particular de constituição do consórcio e o Instrumento de Procuração à empresa líder, no caso de participação de empresas em consórcio quando permitida tal composição.

7.3.2. Não atenderem ao disposto no item 4 destas Condições.

7.3.3. Não apresentarem o Índice de Liquidez Corrente de acordo com os critérios estabelecidos no item 4.2.2.4.3.2.

7.4. Os Documentos de Habilitação (Volume II) das PROPONENTES desclassificadas deverão ser retirados pelas mesmas em até 30 (trinta) dias a contar da data da divulgação do resultado do julgamento das propostas, desde que não tenha havido recurso ou depois da sua denegação, após o que estes serão fragmentados.

7.5. À critério da Comissão de Licitação e Julgamento, admitir-se-á o saneamento de falhas, desde que os elementos faltantes possam ser apresentados no prazo máximo de 3 (três) dias, sob pena de inabilitação do proponente e aplicação da multa de 1 % (um por cento) do valor do Contrato, com previsão legal no § 5º do Art. 40 da Lei 6.544/89, sem prejuízo do contraditório e da ampla defesa.

7.6. A inabilitação de qualquer membro de um Consórcio ensejará a inabilitação do Consórcio. A habilitação de empresas membros de um Consórcio não as habilita a participarem da Concorrência na condição de empresa individual.

7.7. Se for o caso, será marcada nova sessão divulgada por Aviso do qual constarão data, horário e local para a abertura dos Volumes II – Documentos para Habilitação – de tantas PROPONENTES classificadas quantas forem as inabilitadas no julgamento previsto no item

(11)

7.8. Quando todas as propostas forem desclassificadas ou todas as PROPONENTES forem inabilitadas, a COMPANHIA DO METRÔ poderá fixar às PROPONENTES o prazo de 8 (oito) dias úteis para apresentação de nova documentação ou outras propostas escoimadas das causas referidas neste item.

8. SELEÇÃO

8.1. Será selecionada a proposta da empresa 1ª classificada que tiver sido julgada habilitada. 8.2. No caso de empate entre duas ou mais propostas, a seleção far-se-á por sorteio nos termos

da legislação em vigor. A convocação para o sorteio será feita por publicação no Diário Oficial do Estado de São Paulo - DOE e por Aviso afixado no Quadro de Avisos da COMPANHIA DO METRÔ.

8.3. A denominação social da PROPONENTE que tiver sua proposta selecionada será divulgada por Aviso a ser publicado no Diário Oficial do Estado e afixada no Quadro de Avisos da COMPANHIA DO METRÔ, ou por intimação direta aos representantes das PROPONENTES constantes na Ata circunstanciada da sessão.

9. RECURSO ADMINISTRATIVO

9.1 Eventuais recursos cabíveis, em conformidade com a Lei federal 8.666/93 e suas alterações, deverão ser endereçados ao Presidente da COMPANHIA DO METRÔ no prazo de até 5 (cinco) dias úteis, contados da intimação da decisão da qual se recorre.

9.2 As proponentes serão comunicadas da interposição de recurso por meio de publicação na Imprensa Oficial.

9.2.1. Uma vez publicado na imprensa oficial o comunicado acerca da interposição de recurso, as proponentes terão o prazo de até 5 (cinco) dias úteis para apresentar as respectivas impugnações, em conformidade com o §3º, do Artigo 109, da Lei 8.666/93.

9.2.2. A oportunidade reservada a todos os proponentes para que postulem a revisão do ato concretiza-se na impugnação ao recurso, em prazo que preclui antes do exercício do juízo de retratação. Assim, ainda que a interessada não tenha apresentado, no prazo a que se refere o item 9.2.1 acima, impugnação ao recurso posteriormente acolhido pela autoridade que se retrata, tem-se por encerrada a fase recursal.

9.2.3. A retratação da autoridade, realizada de ofício, que habilita proponente inicialmente inabilitada ou a desabilita, reabrirá a fase recursal apenas no tocante à questão nova aduzida.

9.3 O recurso, subscrito por representante legal ou procurador com poderes específicos ou por pessoa credenciada, deverá ser protocolado na Gerência de Contratações e Compras, situada na Rua Boa Vista, 175 – 2º Andar – São Paulo, Capital, identificado como segue: RECURSO ADMINISTRATIVO RELATIVO À CONCORRÊNCIA Nº 40043213 - RETIRRATIFICAÇÃO

OBJETO: ELABORAÇÃO DO PROJETO EXECUTIVO, FORNECIMENTO E IMPLANTAÇÃO DOS SISTEMAS DE ALIMENTAÇÃO ELÉTRICA E AUXILIARES PARA O TRECHO JARDIM AEROPORTO – MORUMBI (CPTM) E PÁTIO ÁGUA ESPRAIADA E A SUBESTAÇÃO PRIMÁRIA BANDEIRANTES DA LINHA 17 - OURO.

At. do Sr. Presidente da COMPANHIA DO METROPOLITANO DE SÃO PAULO – METRÔ.

10. HOMOLOGAÇÃO E ADJUDICAÇÃO

10.1 Não havendo interposição de recurso ou concluído o processamento de recurso(s) interposto(s), a autoridade competente, mediante verificação da regularidade dos atos praticados, homologará o procedimento licitatório e adjudicará o objeto da Concorrência à PROPONENTE vencedora.

(12)

11. CONTRATAÇÃO

11.1. Homologado e adjudicado o objeto da licitação à PROPONENTE vencedora, esta terá o prazo máximo de 15 (quinze) dias contados do recebimento de comunicação neste sentido, para: 11.1.1. Devolver o CONTRATO assinado pelos representantes legais.

11.1.2. No caso de o objeto da licitação ser adjudicado a um consórcio, este deverá apresentar o Instrumento de Constituição do Consórcio, elaborado nos termos do Compromisso de Constituição de Consórcio, devidamente registrado na Junta Comercial de São Paulo.

11.1.3. Entregar a GARANTIA DE EXECUÇÃO CONTRATUAL no valor de 5% do valor do contrato acompanhada, obrigatoriamente, do instrumento que certifique os poderes de seus signatários para firmarem tal garantia.

11.1.4. O prazo estabelecido no item acima poderá ser prorrogado por até 15 (quinze) dias, se solicitada a prorrogação pela PROPONENTE selecionada, desde que ocorra motivo justificado para tanto, aceito a critério da COMPANHIA DO METRÔ

11.1.4.1 Na hipótese da COMPANHIA DO METRÔ optar pela prorrogação referida no item acima e, ainda assim, a PROPONENTE, por sua culpa, deixar de apresentar o CONTRATO no prazo final estabelecido, o atraso verificado entre o prazo limite e o prazo ocorrido será expurgado, “pro rata tempore”, do primeiro reajuste a ser realizado após o início da execução do contrato, em observância à fórmula de reajuste pactuada no instrumento contratual.

11.1.5. A garantia estipulada neste item será prestada mediante caução em dinheiro, títulos da dívida pública, seguro-garantia ou fiança bancária, cabendo à PROPONENTE optar por uma dessas modalidades, estando, entretanto, os termos do seguro-garantia e os da fiança bancária sujeitos à prévia aprovação pela COMPANHIA DO METRÔ, bem como se a opção se der por títulos da dívida pública, à análise e exigência de comprovação de sua validade atual quanto à liquidez e valor.

11.1.6 A garantia prestada na modalidade de fiança bancária ou seguro-garantia deverá estar, obrigatoriamente, com a(s) assinatura(s) com firma reconhecida e acompanhada de cópia autenticada da respectiva procuração outorgada pela Instituição.

11.1.7. A garantia, se prestada por fiança bancária, deverá ter seu valor expresso em REAL, e se aplicável, com atualização automática de seu valor, na mesma época, forma e periodicidade, estabelecidas na Cláusula Reajuste da Minuta do Contrato – Segunda Parte deste Edital, devendo ser apresentada conforme modelo anexo ao edital vinculado.

11.1.8. A documentação e valores que caracterizam a prestação inicial de garantia deverão ser apresentados na Gerência de Contratações e Compras - GCP, situada na Rua Boa Vista, 175 - 2º Andar - São Paulo, Capital.

11.1.9. Em conjunto com a comunicação mencionada no item 11.1, serão encaminhadas as 3 (três) vias do contrato para assinatura pela PROPONENTE selecionada, as quais deverão ser devolvidas juntamente com a prestação da Garantia de Execução Contratual.

11.1.10 Em cumprimento ao disposto na Resolução nº 8/08 e Instrução nº 01/08 do Tribunal de Contas do Estado, deverá ser assinado, juntamente com o Instrumento contratual, o Termo de Ciência e de Notificação conforme modelo anexo deste Edital.

11.2. A PROPONENTE que ensejar o retardamento da execução do certame, praticando condutas como: a) não apresentar documento(s) exigido(s) para a assinatura do contrato, b) não cumprir com as condições relativas à garantia de contrato, c) não comparecer para a assinatura do contrato, d) praticar qualquer ato que inviabilize a contratação, e) não apresentar o visto do CREA de São Paulo, se exigido; não mantiver a Proposta durante o período de sua validade; ou fizer declaração falsa, inclusive apresentando documentação falsa; garantido o direito prévio ao contraditório e à ampla defesa, será excluída do certame, sujeitando-se, ainda, às sanções previstas no §12 do Artigo 40 da Lei estadual nº 6.544/89, alterada pela Lei estadual 13.121, de 07 de Julho de 2008; pelo prazo de até 5 (cinco) anos, enquanto perdurarem os motivos determinantes da punição ou até que seja promovida a sua reabilitação perante a própria autoridade que aplicou a penalidade, sem prejuízo das multas previstas em edital e no contrato e das demais cominações legais.

(13)

11.2.1 A PROPONENTE que recusar-se injustificadamente a assinar o contrato ou aceitar ou retirar o instrumento equivalente, dentro do prazo estabelecido pela COMPANHIA DO METRÔ, bem como tenha praticado atos ilícitos visando a frustrar os objetivos da licitação ou demonstrar não possuir idoneidade para contratar com a Administração em virtude de atos ilícitos praticados, com respaldo nos artigos 81 e 88 da Lei 8.666/93, garantido o direito prévio ao contraditório e à ampla defesa, estará sujeita à aplicação das sanções elencadas no artigo 87 da Lei 8.666/93.

11.2.2 A prática das condutas descritas nos itens 11.2. e 11.2.1, garantido o direito prévio ao contraditório e à ampla defesa, poderá ensejar a aplicação de multa de 5% (cinco por cento) do valor do Contrato.

11.2.3 Aplicada a multa referida no subitem anterior, a PROPONENTE deverá pagá-la em até 48 (quarenta e oito) horas, contadas do recebimento do documento de cobrança respectivo, no Departamento de Tesouraria da COMPANHIA DO METRÔ, situado na Rua Boa Vista, 175 – 3º andar –, São Paulo, Capital, sob pena de, não o fazendo, sujeitar-se às medidas cabíveis, inclusive sua inscrição no CADIN ESTADUAL.

11.2.4 Nesse caso, a COMPANHIA DO METRÔ poderá, ainda, convocar as PROPONENTES remanescentes, na ordem de classificação, para assinar o Contrato em igual prazo e nas mesmas condições da proposta vencedora.

11.3 Em atendimento ao artigo 6º e §1º da Lei estadual 12.799/08, a assinatura do Instrumento Contratual fica vinculada à inexistência de qualquer dívida perante qualquer ente da Administração Direta e Indireta, após a prévia consulta ao CADIN ESTADUAL.

11.4 Assinado o Instrumento contratual, a CONTRATADA obriga-se a manter, durante toda a sua execução, as condições de habilitação e qualificação exigidas na licitação.

11.5 A contratada que apresentou Certidão expedida por CREA de outro Estado fica obrigada, no momento da assinatura do Contrato, a apresentar o visto do CREA de São Paulo, válido, pelo menos, por 180 (cento e oitenta dias).

12. CONDIÇÕES COMPLEMENTARES

12.1 Toda a documentação fornecida pela COMPANHIA DO METRÔ às PROPONENTES somente poderá ser utilizada para elaboração de propostas, sendo vedada a sua reprodução, divulgação e/ou utilização, total ou parcial, para quaisquer outros fins que não os expressos neste Edital, sob pena de responsabilização pelo uso indevido desses documentos.

12.2 A COMPANHIA DO METRÔ poderá, a qualquer tempo, revogar, adiar ou mesmo anular esta Concorrência nos termos da Lei federal nº 8.666/93, com suas alterações, garantido a ampla defesa e o contraditório.

12.3 A qualquer tempo, a COMPANHIA DO METRÔ poderá, de acordo com a fase de licitação, inabilitar a PROPONENTE, ou desclassificar a proposta da PROPONENTE, sem que a esta caiba direito a indenização ou reembolso de despesas a qualquer título, na hipótese de vir a tomar conhecimento de fato ou circunstância que desabone sua idoneidade comercial ou comprometa sua capacidade financeira, técnica, de produção ou administrativa.

12.4 A PROPONENTE obriga-se a comunicar à COMPANHIA DO METRÔ, a qualquer tempo, antes ou durante a contratação, qualquer fato ou circunstância superveniente que sejam impeditivos das condições de habilitação ou classificação, imediatamente após a ocorrência. 12.5 A seleção da proposta não exime a PROPONENTE da responsabilidade quanto ao pleno

atendimento das especificações dos serviços da COMPANHIA DO METRÔ, na aceitação final do objeto do futuro contrato.

São Paulo, 15 de abril de 2013.

LUIS ALBERTO FERREIRA DIAZ Gerente de Contratações e Compras

(14)

SEGUNDA PARTE MINUTA DO CONTRATO

ÍNDICE

1. OBJETO ... fl. 2. DOCUMENTOS INTEGRANTES ... fl. 3. PRESTAÇÃO DOS SERVIÇOS ... fl. 4. VIGÊNCIA/PRAZOS ... fl. 5. PREÇOS ... fl. 6. MEDIÇÃO ... fl. 7. COBRANÇA ... fl. 8. PAGAMENTO ... fl. 9. REAJUSTE ... fl. 10. TRIBUTOS ... fl. 11. OBRIGAÇÕES E RESPONSABILIDADES DA CONTRATADA ... fl. 12. FISCALIZAÇÃO ... fl. 13. SANÇÕES ADMINISTRATIVAS ... fl. 14. GARANTIA DE EXECUÇÃO CONTRATUAL ... fl. 15. RESCISÃO ... fl. 16. SUSPENSÃO TEMPORÁRIA DOS SERVIÇOS ... fl. 17. SUBCONTRATAÇÃO ... fl. 18. PROPRIEDADE DO PROJETO E DA DOCUMENTAÇÃO TÉCNICA ... fl. 19. EMBALAGEM E TRANSPORTE ... fl. 20. TESTES ... fl. 21. GARANTIA DOS SERVIÇOS ... fl. 22. SOBRESSALENTES ... fl. 23. TREINAMENTO ... fl. 24. DOCUMENTOS TÉCNICOS ... fl. 25. INCENTIVOS FISCAIS ... fl. 26. PATENTE ... fl. 27. ACEITAÇÃO ... fl. 28. ALTERAÇÕES CONTRATUAIS ... fl. 29. COMUNICAÇÕES ... fl. 30. OBRIGAÇÕES E RESPONSABILIDADES DA COMPANHIA DO METRÔ ... fl. 31. NOVAÇÃO ... fl. 32. VINCULAÇÃO AO EDITAL ... fl. 33. FORO ... fl.

(15)

MINUTA DO CONTRATO

CONTRATO NO _________________ CÓDIGO FORNECEDOR _________

Pelo presente Instrumento feito em 3 (três) vias de igual teor e para um único efeito, de um lado a COMPANHIA DO METROPOLITANO DE SÃO PAULO - METRÔ, CNPJ no 62.070.362/0001-06, com sede em São Paulo, situada na Rua Augusta, 1626, doravante denominada simplesmente COMPANHIA DO METRÔ, e de outro XXXXXXXXXXXXXX, CNPJ no , doravante denominada simplesmente CONTRATADA, legalmente representadas e ao final assinadas, ajustam e convencionam as obrigações e compromissos recíprocos que assumem, nos termos da Lei estadual no 6.544/89, da Lei federal no 8.666/93 com suas alterações e das demais disposições legais aplicáveis, mediante as Cláusulas seguintes:

1. OBJETO

1.1. O objeto do presente Contrato é a ELABORAÇÃO DO PROJETO EXECUTIVO, FORNECIMENTO E IMPLANTAÇÃO DOS SISTEMAS DE ALIMENTAÇÃO ELÉTRICA E AUXILIARES PARA O TRECHO JARDIM AEROPORTO – MORUMBI (CPTM) E PÁTIO ÁGUA ESPRAIADA E A SUBESTAÇÃO PRIMÁRIA BANDEIRANTES DA LINHA 17 - OURO.

1.2. Os serviços serão executados sob o regime de empreitada por Preço Global.

2. DOCUMENTOS INTEGRANTES

2.1 Integram este Instrumento, todos os documentos da Concorrência nº 40043213, inclusive Ata de Esclarecimentos do Edital, e mais os seguintes:

2.1.1 Planilha de Serviços e Preços – Anexo ____________ 2.1.2 Documentos Técnicos – Anexo ____;

2.1.3 Modelo de Planilha de Sobressalentes – Anexo ____; 2.1.4. Tabela de Datas Marco – Anexo ____;

2.1.5. Modelo de Cronograma – Anexo ____.

2.2 No caso de divergências entre o contrato e seus anexos, prevalecerá o disposto neste contrato.

2.2.1 Se a divergência for entre anexos, prevalecerá aquele de data mais recente.

3. PRESTAÇÃO DOS SERVIÇOS

3.1 Os serviços deverão ser executados conforme Documentos Técnicos constantes do Anexo ____, abrangendo todo o fornecimento, sem a eles se limitar:

3.1.1 Os serviços envolvem a ELABORAÇÃO DO PROJETO EXECUTIVO, MEMORIAIS DE CÁLCULO, DOSSIÊ TÉCNICO , FORNECIMENTO E IMPLANTAÇÃO DOS SISTEMAS DE ALIMENTAÇÃO ELÉTRICA E AUXILIARES PARA O TRECHO JARDIM AEROPORTO – MORUMBI (CPTM) E PÁTIO ÁGUA ESPRAIADA E A SUBESTAÇÃO PRIMÁRIA BANDEIRANTES DA LINHA 17 - OURO, que destinam-se aos seguintes locais:

3.1.1.1. Pátio Água Espraiada; 3.1.1.2. Estação Jardim Aeroporto; 3.1.1.3. Estação Congonhas; 3.1.1.4. Estação Brooklin Paulista; 3.1.1.5. Estação Vereador José Diniz; 3.1.1.6. Estação Campo Belo;

3.1.1.7. Estação Vila Cordeiro; 3.1.1.8. Estação Chucri Zaidan; 3.1.1.9. Estação Morumbi (CPTM);

3.1.1.10. Subestação Primária Bandeirantes.

3.1.2 SISTEMAS DE ALIMENTAÇÃO ELÉTRICA E EQUIPAMENTOS ABRANGIDOS PELO ESCOPO

(16)

3.1.2.1. Média Tensão; 3.1.2.2. Baixa Tensão; 3.1.2.3. Tração;

3.1.2.4. Rota de Fuga e Sinalização de Emergência; 3.1.2.5. Subestação Primária.

3.1.3. SISTEMAS AUXILIARES, INSTALAÇÕES E EQUIPAMENTOS ABRANGIDOS PELO ESCOPO

3.1.3.1. Ar Condicionado; 3.1.3.2. Iluminação e Tomadas;

3.1.3.3. Bombas e Controladores de Nível; 3.1.3.4. Detecção e combate à Incêndio; 3.1.3.5. Bandejamento;

3.1.3.6. Ventilação das Salas Técnicas; 3.1.3.7. Elevador de Carga; 3.1.3.8. Aquecedores de Água; 3.1.3.9. Pontes Rolantes; 3.1.3.10 Posto de Abastecimento; 3.1.3.11. Balança Rodoviária; 3.1.3.12 Carreta de Espuma;

3.1.3.13. Tratamento de Efluentes Industriais;

3.1.3.14. Central de Ar Comprimido e Estação para Sopra de Trens 3.1.4. PRODUTOS E SERVIÇOS

3.1.4.1

PRODUTOS

a) Projetos, fornecimento e implantação de Subestação Primária, incluindo toda obra civil, infraestrutura de instalação, interligação das SE Primária até a estação, equipamentos de Alta, Média e Baixa Tensão com os respectivos cubículos, transformadores, quadros e painéis, retificadores 125 Vcc, dispositivos de comando e proteção previstos para ambos os sistemas;

b) Fornecimento e execução de Sistema de Aterramento e SPDA da Subestação Primária;

c) Relatórios e Estudos de Campo Elétrico e Magnético e aprovação a Secretaria do verde e do Meio Ambiente e Concessionária de Energia;

d) Projetos, fornecimento e implantação de Subestações de Média Tensão (estações e pátio), com os respectivos cubículos de 22Kv, transformadores e adequações necessárias nas estações adjacentes, para possibilitar a integração dos dispositivos de comando e proteção previstos para ambos os sistemas;

e) Projetos, fornecimento implantação de Subestações de Tração (estações e pátio), com os respectivos cubículos de tração, transformadores, grupos retificadores, contatores e seccionadoras de via e adequações necessárias nas estações adjacentes para possibilitar a integração dos dispositivos de comando e proteção previstos para ambos os sistemas;

f) Projetos, fornecimento e implantação de Subestações de Baixa Tensão (estações e pátio), com os respectivos quadros e painéis, Grupos Geradores Diesel, Sistema 125 Vcc e Inversores;

g) Fornecimento de todos os cabos de Média Tensão, Tração e Baixa Tensão e de Fibra Óptica, necessários para interligação dos novos equipamentos e interligações com o trecho existente;

h) Projeto, fornecimento e implantação de um sistema de rota de fuga e de sinalização de emergência para os trechos entre estações;

i) Fornecimento de sobressalentes ;

j) Projeto, fornecimento e execução de Sistema de Aquecimento de água a ser utilizado em chuveiros de blocos determinados do pátio;

k) Projeto, fornecimento e execução de Sistema de Geração e distribuição de Ar Comprimido para suprir as ferramentas pneumáticas utilizadas no pátio.

l) Projeto, fornecimento e execução de Sistema de Ar Condicionado das estações e Pátio.

(17)

m) Fornecimento, instalação e montagem de Balança Rodoviária para a medição de cargas que transitam no pátio.

n) Projeto, fornecimento e execução de bandejamento nas estações e pátio

o) Projeto, fornecimento e execução de Sistema de Bombas Hidráulicas e Controladores Nível para as estações e pátio

p) Fornecimento de Carreta de Espuma para auxílio ao combate à incêndio

q) Projeto, fornecimento e execução de Sistema de Detecção e Combate de Incêndio para as estações e pátio

r) Projeto, fornecimento, instalação e montagem de Elevadores de Carga

s) Projeto, fornecimento e execução de Sistema de Iluminação para pátio, estações e via t) Projeto, fornecimento, instalação e montagem de Pontes Rolantes

u) Projeto, fornecimento e implantação de Posto de Gasolina/Diesel

v) Projeto, fornecimento e execução de Sistema de Tratamento de Efluentes Industriais para o pátio

w) Projeto, fornecimento e execução de Sistema de Ventilação de Salas Técnicas e Operacionais

3.1.4.2. SERVIÇOS

a) Planejamento das atividades e cronograma de execução; b) Elaboração de todos os projetos executivos de fabricação;

c) Elaboração dos projetos completos de instalação e de interfaces com obras civis; d) Elaboração dos Manuais de Manutenção e Operação;

e) Elaboração dos procedimentos de inspeção, instalação e de testes;

f) Elaboração dos procedimentos de armazenazem, saúde e de segurança do trabalho e de meio ambiente;

g) Elaboração e aprovação de Relatórios e Memoriais descritivos junto aos órgãos públicos, concessionárias de energia e obtenções de alvarás;

h) Realização de levantamentos em projetos de sistemas e estações e pátios existentes; i) Definição de interfaces entre os sistemas e com a obra civil;

j) Realização de estudos detalhados dos acessos de equipamentos e definição dos leiautes para instalação;

k) Fornecimento de equipamentos e materiais de instalação, incluindo sobressalentes ; l) Montagem de todos os equipamentos;

m) Lançamento dos cabos de alimentação e controle e realização de emendas, conexões e testes;

n) Fornecimento de materiais, insumos, equipamentos, ferramental e realização dos testes de Pré-Comissionamento e Comissionamento.

o) Treinamentos.

3.2. Serão emitidas , a critério da Companhia do Metrô, e tantas quanto forem necessárias, as Ordens de Serviço, que serão dadas por escrito e farão parte integrante deste contrato, observadas as disposições contidas na Cláusula de Comunicações deste instrumento.

4. VIGÊNCIA/PRAZOS

4.1 O prazo de vigência do presente Contrato é de 21 (vinte e um) meses, a contar da data de sua assinatura.

4.1.1 Os serviços objeto do presente Contrato têm prazo de execução de 15 (quinze) meses, contados a partir da emissão da primeira Ordem de Serviço (OS).

4.1.2. O prazo para a emissão da primeira Ordem de Serviço é de 30 (trinta) dias, a contar da data de assinatura deste Contrato.

4.1.3 Em até 15 (quinze) dias contados da conclusão de cada comissionamento para emissão do Termo de Aceitação Provisória (TAP) de cada sistema.

4.1.4 Em até 90 (noventa) dias contados do Termo de Aceitação Provisória (TAP) a COMPANHIA DO METRÔ emitirá o respectivo Termo de Aceitação Definitiva (TAD), conforme Cláusula Aceitação, desde que não haja nenhum tipo de pendência de ordem técnica resultante do comissionamento.

(18)

4.1.5 Em até 45 (quarenta e cinco) dias contados da emissão do último Termo de Aceitação Definitiva - TAD, a COMPANHIA DO METRÔ emitirá o Termo de Encerramento Contratual – TEC, desde que tenha sido entregue e aprovada toda a documentação de “as built ou conforme realizado”, bem como não haja pendências de qualquer ordem ou natureza.

4.1.6. A CONTRATADA deverá apresentar em até 30 (trinta) dias contados da assinatura deste contrato, cópia da Anotação de Responsabilidade Técnica – ART, o Índice de Documentos – ID e o Plano de Trabalho, nos termos do instrumento normativo interno.

4.1.7 Em até 30 (trinta) dias contados da data da assinatura da primeira Ordem de Serviço – O.S. do contrato, a CONTRATADA deve apresentar para análise e aprovação da COMPANHIA DO METRÔ, o Cronograma de Barras Geral do empreendimento, elaborado em conformidade com o Modelo de Cronograma, com as Datas Marco e com a Especificação Contratual – Instrumentos de Planejamento e Acompanhamento, constante do Edital da Licitação.

4.1.7.1 Após a análise do Cronograma de Barras Geral do empreendimento pela COMPANHIA DO METRÔ, a CONTRATADA deve atender aos eventuais comentários que condicionem a aprovação do referido documento, num prazo máximo de 15 dias corridos contados a partir da sua comunicação. Será tolerado o limite de até 2 (dois) reencaminhamentos, considerando o mesmo prazo para atendimento dos comentários.

4.1.7.2 Após a sua aprovação pela COMPANHIA DO METRÔ, o Cronograma de Barras Geral do empreendimento passará a integrar o contrato e irá orientar a execução de todas as atividades objeto deste instrumento.

4.1.7.3 Em até 15 dias contados da data aprovação do Cronograma de Barras Geral do empreendimento, a CONTRATADA deve apresentar para a análise e aprovação da COMPANHIA DO METRÔ a Planilha de Evolução Física, elaborada em conformidade com a Especificação Contratual – Instrumentos de Planejamento e Acompanhamento, constante do Edital de Licitação.

4.1.7.4 Após a análise da Planilha de Execução Física pela COMPANHIA DO METRÔ, a CONTRATADA deve atender aos eventuais comentários que condicionem a aprovação do referido documento, num prazo máximo de 15 dias corridos contados a partir de sua comunicação. Será tolerado o limite de até 2 (dois) reencaminhamentos, considerando o mesmo prazo para atendimento dos comentários.

4.2 O contrato somente poderá ser prorrogado nas hipóteses estabelecidas na legislação em vigor. 4.3 A inobservância dos prazos estipulados neste Contrato somente será admitida pela COMPANHIA DO METRÔ quando fundamentada nos motivos de força maior, nos termos do artigo 393 do Código Civil Brasileiro, ou por motivos imputáveis à COMPANHIA DO METRÔ, os quais deverão ser comprovados sob pena de a CONTRATADA incorrer nas penalidades estipuladas neste Contrato.

4.4 A hipótese de que trata o item antecedente somente será considerada mediante solicitação escrita e fundamentada da CONTRATADA, no prazo máximo de 10 (dez) dias contados da ocorrência do fato gerador do atraso, e também, por escrito, aceita pela COMPANHIA DO METRÔ.

5. PREÇOS

5.1 O valor total deste contrato é de R$ (extenso) , na data base de ---/---/---, conforme Planilha de Serviços e Preços – Anexo ____, composto da seguinte forma:

5.1.1 Fornecimento e Implantação dos Sistemas de Alimentação Elétrica e execução dos respectivos treinamentos:

5.1.1.1 Estações e Pátio – Média Tensão: R$ _____________( ) 5.1.1.2 Estações e Pátio – Baixa Tensão: R$ ( )

(19)

5.1.1.3 Estações e Pátio – Tração: R$

5.1.1.4 Estações e Pátio – Rota de Fuga e Sinalização de Emergência: R$ 5.1.1.5 Subestação Primária Bandeirantes: R$

5.1.2 Fornecimento e Implantação dos Sistemas Auxiliares e execução dos respectivos treinamentos: R$ ___________()

5.1.2.1 Estações e Pátio – Ar Condicionado : R$ ( ) 5.1.2.2 Estações e Pátio – Iluminação e Tomadas : R$ ( )

5.1.2.3 Estações e Pátio – Bombas e Controladores de Nível : R$ ( ) 5.1.2.4 Estações e Pátio – Detecção e Combate a Incêndio : R$ 5.1.2.5 Estações e Pátio – Bandejamento : R$ ( )

5.1.2.6 Estações e Pátio – Ventilação Salas Técnicas : R$ ( ) 5.1.2.7 Equipamentos. Pátio – Aquecedor de Água : R$ ( ) 5.1.2.8 Equipamentos. Pátio – Pontes Rolantes : R$ ( ) 5.1.2.9 Equipamentos. Pátio – Posto Abastecimento : R$ ( ) 5.1.2.10 Equipamentos. Pátio – Balança Rodoviária : R$ ( ) 5.1.2.11 Equipamentos. Pátio – Carreta de Espuma : R$ ( ) 5.1.2.12 Equipamentos. Pátio – Tratamento : R$ ( )

5.1.2.13 Equipamentos. Pátio – Central Ar Comprimido : R$ ( ) 5.1.2.14 Equipamentos. Pátio – Elevador de Carga: R$ ( ) 5.1.3 Fornecimento de Sobressalentes : R$ ( )

5.2 Os preços deste contrato contemplam toda mão-de-obra, materiais, transportes, equipamentos, acessórios, tributos, encargos de natureza previdenciária, fiscal e trabalhista, incluindo benefícios sociais e os demais custos inerentes ao objeto contratual.

6. MEDIÇÃO

6.1 Os serviços objeto deste contrato serão pagos mediante apresentação pela CONTRATADA, condicionado à aprovação da COMPANHIA DO METRÔ, de medições mensais, acompanhadas do respectivo Relatório de Progresso Mensal, utilizando-se do SISMED – Sistema de Medição, a ser fornecido pela COMPANHIA DO METRÔ juntamente com a Ordem de Serviço.

6.1.1 As medições serão feitas diretamente pela CONTRATADA, devendo ser numeradas sequencialmente, discriminando o número deste Contrato, o objeto, os serviços realizados e as respectivas quantidades bem como os locais de sua realização.

6.2 As medições deverão ser encaminhadas em 2 (duas) vias, juntamente com a cópia em mídia magnética gerada pelo aplicativo SISMED, diretamente ao gestor do Contrato, nos termos da carta de gestão mencionada na Cláusula Comunicações adiante, ou através de correio eletrônico no endereço: https://aplic.metrosp.com.br/recmed.

(20)

6.3 Procedidas as medições, os seus resultados deverão ser encaminhados pela CONTRATADA à COMPANHIA DO METRÔ, até o dia 5 (cinco) do mês subsequente ao mês apurado, para exame e aprovação ou rejeição, o que deverá ocorrer em até 10 (dez) dias contados da data de entrega da medição.

6.3.1 Os serviços que não tenham constado nas medições correspondentes aos meses em que foram realizados deverão ser apresentados em medição posterior, pelo valor da época de sua realização, obedecidas as demais condições contratuais.

6.4 No caso de rejeição de parte da medição, por responsabilidade da CONTRATADA, deverá ser observado o seguinte:

6.4.1 A parcela não rejeitada seguirá o processamento normal, conforme estabelecido nesta Cláusula.

6.4.2 A parcela de medição rejeitada pela COMPANHIA DO METRÔ será devolvida à CONTRATADA para cancelamento ou correção. Neste caso os prazos estabelecidos nesta Cláusula serão contados novamente, a partir da sua reapresentação.

6.4.3 A devolução total ou parcial das medições e/ou dos documentos de cobrança não aprovados, bem como os prazos para sua reapresentação e re-exame, em hipótese alguma será motivo para suspensão da execução dos serviços contratados.

7. COBRANÇA

7.1 Os documentos de cobrança deverão ser entregues em duas vias, diretamente a/c do Gestor do contrato, com antecedência mínima de 10 (dez) dias da data de seus vencimentos.

7.2 Nesses documentos deverão ser indicados o número do contrato e o mês de referência. Nos documentos de cobrança deverão ainda constar o número da Ordem de Serviço e o número da medição.

7.3 No caso de a CONTRATADA apresentar documentos de cobrança com erros, se recebidos, a COMPANHIA DO METRÔ os devolverá por documento protocolado, solicitando o envio de nova documentação e, neste caso, os prazos serão contados a partir de apresentação desta. 7.4 Caso a CONTRATADA incorra em atraso na entrega de qualquer documento de cobrança e/ou

de medição, a COMPANHIA DO METRÔ postergará a respectiva data de vencimento pelo mesmo número de dias correspondente ao período de tal atraso.

7.4.1 Ocorrendo atraso na apresentação de ambos, documento de cobrança e medição, a respectiva data de vencimento será postergada em função do documento que apresentar maior período de atraso.

7.5 A Nota Fiscal/Fatura/Recibo de Prestação de Serviços deverá ser emitida de acordo com as exigências estabelecidas no artigo 219 e §§ do Decreto federal nº 3.048, de 06/05/99, e suas regulamentações, devendo ainda a CONTRATADA, nos termos do mesmo Decreto e de Instruções do Ministério da Previdência Social – Secretaria da Receita Previdenciária (MPS/SRP) em vigor à época da prestação do serviço/faturamento, fornecer, juntamente com tal documento, cópia da GFIP – Guia de Recolhimento do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço e Informações à Previdência Social, correspondente ao mês da prestação de serviços, se aplicável.

7.5.1 Nos casos de inobservância, discrepância ou incorreção na indicação de valores, conforme estabelecido no referido Decreto, ou em casos de glosas aplicadas, a COMPANHIA DO METRÔ efetuará o ajuste necessário, comunicando tal fato à CONTRATADA.

8. PAGAMENTO

8.1 O pagamento à CONTRATADA se fará no 30º (trigésimo) dia subsequente ao mês da realização dos serviços que constem de medições mensais, desde que estas tenham sido aprovadas pela COMPANHIA DO METRÔ.

(21)

8.2 100% (cem por cento) da soma dos valores indicados no item 5.1 da Cláusula de Preços será pago da seguinte forma:

8.2.1 Sistema de Alimentação Elétrica em Média Tensão – Estações e Pátio: - 100% do valor indicado no subitem 5.1.1.1 da Cláusula de Preços será pago da seguinte forma:

8.2.1.1 10% na aprovação dos Documentos Técnicos e na conclusão do treinamento pela COMPANHIA DO METRÔ, pago conforme abaixo:

8.2.1.1.1 0,5% Na aprovação do Plano estratégico de implantação do Sistema, definindo as etapas de implantação, as integrações com outros sistemas e a maneira como serão realizadas e a ordem real de implantação. 8.2.1.1.2. 0,3% Na aprovação do Índice de Documentos

8.2.1.1.3 0,5% Na aprovação do Plano geral de treinamento das equipes de implantação, operação e manutenção, referentes a todos os sistemas. 8.2.1.1.4 1,0% Na aprovação da análise crítica de projeto do sistema compreendendo

Memorial técnico do sistema, com dimensionamento de todos os equipamentos, definição das interfaces elétricas e eletrônicas em hardware e software, baseado em análise das documentações técnicas e seus requisitos.

8.2.1.1.5 1,0% Na aprovação do Projeto executivo do Sistema compreendendo: especificações técnicas, desenhos mecânicos e detalhes construtivos dos equipamentos.

8.2.1.1.6 1,0% Na aprovação do Projeto de instalação do Sistema, compreendendo: desenhos de alocação dos equipamentos e suas montagens e instalações, listas de cabos, diagramas de interligações com outros sistemas e interfaces com tabelas correspondentes, diagramas das interligações de alimentação elétrica e aterramentos, detalhes dos conjuntos especiais de fixação, conexões, emendas, listas de materiais utilizados, etc.

8.2.1.1.7 0,5% Na entrega de todos os softwares utilizados no Sistema e suas respectivas documentações e licenças de utilização com seus devidos manuais do fabricante.

8.2.1.1.8 0,6% Na aprovação dos Planos e Procedimentos de Inspeção em Fábrica e Instalação de todos os equipamentos materiais e acessórios.

8.2.1.1.9 0,5% Na aprovação dos Procedimentos de Testes de Pré-Comissionamento e Comissionamento do sistema.

8.2.1.1.10 0,6% Na aprovação da Documentação de treinamento, Manuais de manutenção e de operação.

8.2.1.1.11 1,0% Na conclusão do Treinamento das equipes de implantação, manutenção e operação.

8.2.1.1.12 2,5% Na entrega e aprovação de todos os As built dos projetos executivos de equipamentos/sistemas, projetos de instalações e manuais.

8.2.1.2 25% na conclusão e aprovação da inspeção em fábrica de todos os equipamentos e cabos, desde que tenha sido emitido o respectivo Boletim de Inspeção de Material – BIM, pago conforme abaixo:

(22)

8.2.1.2.2 2,75 % Estação Congonhas 8.2.1.2.3 2,75 % Estação Brooklin Paulista 8.2.1.2.4 2,75 % Estação Vereador José Diniz 8.2.1.2.5 2,75 % Estação Campo Belo

8.2.1.2.6 2,75 % Estação Vila Cordeiro 8.2.1.2.7 2,75 % Estação Chucri Zaidan 8.2.1.2.8 2,75 % Estação Morumbi - CPTM 8.2.1.2.9 3,00 % Pátio Água Espraiada

8.2.1.3 10% na entrega no local de instalação, pago conforme abaixo: 8.2.1.3.1 1,00 % Estação Jardim Aeroporto

8.2.1.3.2 1,00 % Estação Congonhas 8.2.1.3.3 1,00 % Estação Brooklin Paulista; 8.2.1.3.4 1,00 % Estação Vereador José Diniz 8.2.1.3.5 1,00 % Estação Campo Belo

8.2.1.3.6 1,00 % Estação Vila Cordeiro 8.2.1.3.7 1,00 % Estação Chucri Zaidan 8.2.1.3.8 1,00 % Estação Morumbi - CPTM 8.2.1.3.9 2,00 % Pátio Água Espraiada

8.2.1.4 35% na conclusão da montagem e aprovação do pré-comissionamento dos equipamentos, cabos e acessórios, desde que não existem pendências impeditivas, pago conforme abaixo: 8.2.1.4.1 3,75% Estação Jardim Aeroporto;

8.2.1.4.2 3,75% Estação Congonhas 8.2.1.4.3 3,75% Estação Brooklin Paulista 8.2.1.4.4 3,75% Estação Vereador José Diniz 8.2.1.4.5 3,75% Estação Campo Belo

8.2.1.4.6 3,75% Estação Vila Cordeiro 8.2.1.4.7 3,75% Estação Chucri Zaidan 8.2.1.4.8 3,75% Estação Morumbi - CPTM 8.2.1.4.9 5,00% Pátio Água Espraiada

8.2.1.5 20% na conclusão dos testes de comissionamento (funcionais e integrais) desde que não existam pendências impeditivas para a emissão do TAP, pago conforme abaixo:

8.2.1.5.1 2,00 % Estação Jardim Aeroporto 8.2.1.5.2 2,00 % Estação Congonhas 8.2.1.5.3 2,00 % Estação Brooklin Paulista 8.2.1.5.4 2,00 % Estação Vereador José Diniz 8.2.1.5.5 2,00 % Estação Campo Belo

(23)

8.2.1.5.7 2,00 % Estação Chucri Zaidan 8.2.1.5.8 2,00 % Estação Morumbi - CPTM 8.2.1.5.9 4,00 % Pátio Água Espraiada

8.2.2 Sistema de Alimentação Elétrica em Baixa Tensão – Estações e Pátio: - 100% do valor indicado no subitem 5.1.1.2 da Cláusula de Preços será pago da seguinte forma:

8.2.2.1 10% na aprovação dos Documentos Técnicos e na conclusão do treinamento pela COMPANHIA DO METRÔ, pago conforme abaixo:

8.2.2.1.1 0,5% Na aprovação do Plano estratégico de implantação do Sistema, definindo as etapas de implantação, as integrações com outros sistemas e a maneira como serão realizadas e a ordem real de implantação.

8.2.2.1.2. 0,3% Na aprovação do Índice de Documentos

8.2.2.1.3 0,5% Na aprovação do Plano geral de treinamento das equipes de implantação, operação e manutenção, referentes a todos os sistemas. 8.2.2.1.4 1,0% Na aprovação da análise crítica de projeto do sistema compreendendo:

Memorial técnico do sistema, com dimensionamento de todos os equipamentos, definição das interfaces elétricas e eletrônicas em hardware e software, baseado em análise das documentações técnicas e seus requisitos.

8.2.2.1.5 1,0% Na aprovação do Projeto executivo do Sistema compreendendo: especificações técnicas, desenhos mecânicos e detalhes construtivos dos equipamentos.

8.2.2.1.6 1,0% Na aprovação do Projeto de instalação do Sistema, compreendendo: desenhos de alocação dos equipamentos e suas montagens e instalações, listas de cabos, diagramas de interligações com outros sistemas e interfaces com tabelas correspondentes, diagramas das interligações de alimentação elétrica e aterramentos, detalhes dos conjuntos especiais de fixação, conexões, emendas, listas de materiais utilizados, etc.

8.2.2.1.7 0,5% Na entrega e aprovação de todos os softwares utilizados no Sistema e suas respectivas documentações e licenças de utilização com seus devidos manuais do fabricante.

8.2.2.1.8 0,6% Na aprovação dos Planos e Procedimentos de Inspeção em Fábrica e Instalação de todos os equipamentos materiais e acessórios.

8.2.2.1.9 0,5% Na aprovação dos Procedimentos de Testes de Pré-Comissionamento e Comissionamento do sistema.

8.2.2.1.10 0,6% Na aprovação da Documentação de treinamento, Manuais de manutenção e de operação.

8.2.2.1.11 1,0% Na conclusão do Treinamento das equipes de implantação, manutenção e operação.

8.2.2.1.12 2,5% Na entrega e aprovação de todos os As built dos projetos executivos de equipamentos/sistemas, projetos de instalações e manuais.

8.2.2.2 25% na conclusão e aprovação da inspeção em fábrica de todos os equipamentos e cabos, desde que tenha sido emitido o respectivo Boletim de Inspeção de Material – BIM, pago conforme abaixo:

(24)

8.2.2.2.1 2,75% Estação Jardim Aeroporto 8.2.2.2.2 2,75% Estação Congonhas 8.2.2.2.3 2,75% Estação Brooklin Paulista 8.2.2.2.4 2,75% Estação Vereador José Diniz 8.2.2.2.5 2,75% Estação Campo Belo

8.2.2.2.6 2,75% Estação Vila Cordeiro 8.2.2.2.7 2,75% Estação Chucri Zaidan 8.2.2.2.8 2,75% Estação Morumbi - CPTM 8.2.2.2.9 3,00% Pátio Água Espraiada

8.2.2.3 10% na entrega no local de instalação, pago conforme abaixo: 8.2.2.3.1 1,00% Estação Jardim Aeroporto

8.2.2.3.2 1,00% Estação Congonhas 8.2.2.3.3 1,00% Estação Brooklin Paulista 8.2.2.3.4 1,00% Estação Vereador José Diniz 8.2.2.3.5 1,00% Estação Campo Belo

8.2.2.3.6 1,00% Estação Vila Cordeiro 8.2.2.3.7 1,00% Estação Chucri Zaidan 8.2.2.3.8 1,00% Estação Morumbi - CPTM 8.2.2.3.9 2,00% Pátio Água Espraiada

8.2.2.4 35% na conclusão da montagem e aprovação do pré-comissionamento dos equipamentos, cabos e acessórios, desde que não existem pendências impeditivas, pago conforme abaixo: 8.2.2.4.1 3,75% Estação Jardim Aeroporto

8.2.2.4.2 3,75% Estação Congonhas 8.2.2.4.3 3,75% Estação Brooklin Paulista 8.2.2.4.4 3,75% Estação Vereador José Diniz 8.2.2.4.5 3,75% Estação Campo Belo

8.2.2.4.6 3,75% Estação Vila Cordeiro 8.2.2.4.7 3,75% Estação Chucri Zaidan 8.2.2.4.8 3,75% Estação Morumbi - CPTM 8.2.2.4.9 5,00% Pátio Água Espraiada

8.2.2.5 20% na conclusão dos testes de comissionamento (funcionais e integrais) desde que não existam pendências impeditivas para a emissão do TAP, pago conforme abaixo:

8.2.2.5.1 2,00% Estação Jardim Aeroporto 8.2.2.5.2 2,00% Estação Congonhas 8.2.2.5.3 2,00% Estação Brooklin Paulista 8.2.2.5.4 2,00% Estação Vereador José Diniz 8.2.2.5.5 2,00% Estação Campo Belo

Referências

Documentos relacionados

Para entender o supermercado como possível espaço de exercício cidadão, ainda, é importante retomar alguns pontos tratados anteriormente: (a) as compras entendidas como

Quem pretender arrematar dito(s) bem(ns), deverá ofertar lanços pela Internet através do site www.leiloesjudiciais.com.br/sp, devendo, para tanto, os interessados,

podem ser agentes intencionais, nem capazes de aceitar proposições” 96 (TOLLEFSEN, 2002, p. Se o argumento acima não é suficiente para lançar dúvida sobre a proposta

No acórdão Oosthoek’s Uitgeversmaatschappij ( 70 ), que o Governo austríaco refere nas suas observações, o Tribunal de Justiça concluiu, relativamente à compatibilidade de

17 CORTE IDH. Caso Castañeda Gutman vs.. restrição ao lançamento de uma candidatura a cargo político pode demandar o enfrentamento de temas de ordem histórica, social e política

Semelhante à influência do pensamento de Spinoza (2008; 2012) sobre a Deep ecology, per- cebemos as mesmas características a respeito da igualdade entre os elementos vivos na terra.

O rejuntamento dos azulejos deve ser iniciado após três dias, pelo menos, de seu assentamento, verificando-se previamente, por meio de percussão com instrumento não contundente, se

As características sensoriais elementares (cor, forma, etc.) são processadas separada e paralelamente: as infor­ mações relativas a cada um a delas seguem vias