• Nenhum resultado encontrado

EDITAL 15/2014 PPGMAUI PROCESSO SELETIVO - PROGRAMA INTERNACIONAL DE MESTRADO PROFISSIONAL EM MEIO AMBIENTE URBANO E INDUSTRIAL PPGMAUI

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "EDITAL 15/2014 PPGMAUI PROCESSO SELETIVO - PROGRAMA INTERNACIONAL DE MESTRADO PROFISSIONAL EM MEIO AMBIENTE URBANO E INDUSTRIAL PPGMAUI"

Copied!
11
0
0

Texto

(1)

EDITAL 15/2014 – PPGMAUI

PROCESSO SELETIVO - PROGRAMA INTERNACIONAL DE MESTRADO PROFISSIONAL EM MEIO AMBIENTE URBANO E INDUSTRIAL – PPGMAUI De acordo com a legislação vigente e as decisões do Colegiado do Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Meio Ambiente Urbano e Industrial – PPGMAUI, faço público, para conhecimento dos interessados, que entre 02/03/2015 a 30/04/2015 se encontrarão abertas as inscrições para o processo seletivo do PPGMAUI – Turma 2015, a partir da publicação do presente Edital.

NORMAS DO PROCESSO SELETIVO 2015

MESTRADO PROFISSIONAL EM MEIO AMBIENTE URBANO E INDUSTRIAL – PPGMAUI

1) INSCRIÇÕES

As inscrições serão realizadas no período compreendido entre 02/03/2015 a 30/04/2015, no horário das 09h00min às 12h00min e das 13h30min às 16h30min, na Secretaria da Coordenação do Programa de Pós-graduação do Mestrado Profissional em Meio Ambiente Urbano e Industrial – PPGMAUI, situada no Prédio da Engenharia Química no Centro Politécnico – Setor de Tecnologia da Universidade Federal do Paraná - Curitiba-PR – Caixa Postal 19011 – CEP 81.531-980.

1.1) Taxa de pagamento: R$ 220,00 (Duzentos e vinte reais), mediante emissão e pagamento de GRU. As orientações para a emissão da GRU estão no anexo 1. 1.2) Documentos exigidos para inscrição

• Formulário de inscrição devidamente preenchido (anexo 2); • Três fotos 3x4 recentes;

• Duas cópias dos seguintes documentos: carteira de identidade, CPF, quitação com o serviço militar, diploma do Curso de Graduação e histórico escolar da graduação; • Declaração da instituição empregadora (papel timbrado) informando que está ciente

acerca da carga horária necessária para cursar as disciplinas, elaboração de pesquisa, dissertação, artigos e demais atividades relativas ao PPGMAUI. Caso o candidato não tenha vínculo empregatício quando da inscrição, a declaração poderá ser elaborada e assinada pelo mesmo.

• Declaração da instituição empregadora (papel timbrado) que tem interesse e que financiará o desenvolvimento da pesquisa a ser efetuada pelo candidato. Caso contrário, o discente desenvolverá temas de interesse do PPGMAUI.

• Curriculum Lattes atualizado: 02 cópias (preenchimento na página da internet http://lattes.cnpq.br/index.htm). Uma cópia completa do CV Lattes deve estar documentada na sequência, isto é, com cópias dos documentos comprobatórios

(2)

das atividades colocadas no currículo, estas numeradas em ordem crescente. Somente será avaliado o Curriculum Lattes que estiver devidamente documentado e comprovado.

• Projeto de até dez páginas, de acordo com o modelo apresentado no anexo 3. O projeto deve estar inserido nas áreas de concentração de PROCESSOS DE ENGENHARIA E CIÊNCIAS DE MEIO AMBIENTE (solo, água e ar), nas linhas de pesquisa desenvolvidas no PPGMAUI, que são:

− Poluição ambiental e prevenção da poluição: avaliação da poluição, planejamento ambiental e tecnologias.

− Água: procedimentos para medições, abastecimento de água e gestão de recursos hídricos.

− Proteção ambiental e ciências ambientais: gestão, educação, política e legislação.

− Resíduos, efluentes e emissões atmosféricas: tecnologias para o tratamento e gerenciamento.

• Pagamento da taxa de inscrição: cópia do boleto da Guia de Recolhimento da União - GRU e comprovante bancário do pagamento da GRU referente à taxa devida para a inscrição no processo seletivo. O boleto da GRU será gerado automaticamente após o preenchimento do formulário no site do Tesouro Nacional (Instruções no anexo 1).

No ato da inscrição, os candidatos deverão entregar TODOS os documentos exigidos. A documentação deverá ser entregue lacrada e endereçada a Secretaria do PPGMAUI, situada no prédio da Engenharia Química, Centro Politécnico – Setor de Tecnologia da Universidade Federal do Paraná – Curitiba-PR – Caixa Postal 19011 – CEP 81.531-980, aos cuidados do PPGMAUI.

A inscrição poderá ser feita pessoalmente, por procuração ou pelo correio, com postagem datada até 30/04/2015.

Esta documentação somente será conferida e avaliada pela Comissão de Avaliação. Não será aceita a inscrição fora do prazo estabelecido e, em qualquer caso, não será admitida a complementação da documentação.

2) NÚMERO DE VAGAS

2.1) Serão ofertadas até 25 (vinte e cinco) vagas.

• A distribuição de vagas por orientador será realizada em etapa posterior de acordo com critérios estabelecidos pelo Colegiado do CURSO;

(3)

− Poluição ambiental e prevenção da poluição − Água

− Proteção ambiental e ciências ambientais − Resíduos, efluentes e emissões atmosféricas

3) PROCESSO SELETIVO

O processo de seleção ocorrerá no período de 02/03/2015 a 17/06/2015, conforme cronograma abaixo:

CRONOGRAMA DE INSCRIÇÃO E DO PROCESSO SELETIVO

PERÍODO HORÁRIO ATIVIDADE

02/03/2015 a 30/04/2015 09h00min às 12h00min Inscrições

16/05/2015 08h30min às 12h30min Prova de redação e de avaliação do conhecimento geral na área de meio ambiente.

16/05/2015 14h00min às 17h00min Prova para avaliação do conhecimento em matemática básica.

26/05/2015 A partir das 17h00min Divulgação em Edital e na página eletrônica do PPGMAUI do resultado da 1ª ETAPA do processo seletivo. 01/06/2015 a 12/06/2015 Atividade da Comissão de Avaliação Avaliação do projeto de pesquisa.

19/06/2015 A partir das 17h00min Divulgação em Edital e na página eletrônica do PPGMAUI do resultado da 2ª ETAPA do processo seletivo. A partir de

19/06/2015 A partir das 17h00min

Convocação para entrevista. Divulgação em edital e na página eletrônica do PPGMAUI do agendamento das entrevistas. 24/06/2015 e 10/07/2015 Conforme agendamento divulgado. 3ª ETAPA Entrevista e avaliação do

Curriculum Lattes

17/07/2015 A partir das 17h00min Divulgação em edital e na página eletrônica do PPGMAUI dos APROVADOS no processo seletivo.

27/07/2015 a 05/08/2015 09h00min às 12h00min Período de matrícula dos candidatos aprovados.

(4)

1ª ETAPA – Prova de redação e avaliação do conhecimento geral na área de meio ambiente e matemática básica. Classificatória e eliminatória.

Bibliografia recomendada:

BOTKIN, D. B.; KELLER, E. A. Ciência Ambiental: Terra, um Planeta Vivo. 7a edição. Rio de Janeiro: LTC, 2011.

BRAGA, B.; HESPANHOL, I.; CONEJO, J. G. L.; MIERZWA, J. C.; BARROS, M. T L.; SPENCER, M.; PORTO, M.; NUCCI, N.; JULIANO, N.; EIGER, S. Introdução à Engenharia Ambiental. 2ª edição. São Paulo: Prentice Hall, 2005.

BOSQUILHA, A.; CORRÊA, M. L. P.; VIVEIRO, T. C. N. G. Minimanual compacto de

Matemática – Teoria e prática. 2a edição. São Paulo: Riedeel, 2003.

• Esta etapa tem peso 4 do processo seletivo.

2ª ETAPA – Avaliação do projeto de pesquisa. Classificatória e eliminatória. O modelo para elaboração de Projeto de Pesquisa está apresentado no anexo 3. • Esta etapa tem peso 3 do processo seletivo.

3ª ETAPA – Entrevista e avaliação do Curriculum Lattes. Classificatória e eliminatória. • Os documentos comprobatórios relacionados serão considerados na análise do

Curriculum Lattes, seguindo os critérios constantes no anexo 4:

1. formação acadêmica;

2. experiência profissional na área de meio ambiente e ciências ambientais; 3. atividades de pesquisa, extensão e inovação;

4. publicações dos últimos cinco anos;

5. participação em projetos, workshops, seminários, eventos profissionais, científicos e acadêmicos dos últimos cinco anos.

O objetivo da entrevista é avaliar o candidato dentro do perfil do mestrado profissional, analisando as informações fornecidas no Curriculum Lattes bem como suas pretensões no programa.

(5)

4) CLASSIFICAÇÃO

Os candidatos serão classificados por ordem decrescente, pela nota obtida no processo seletivo. Para a garantia de sigilo da nota alcançada, a divulgação do resultado será apresentada por ordem alfabética.

Critérios de desempate:

1º - nota da Análise do Curriculum Lattes 2º - nota do Projeto

5) APROVAÇÃO

O candidato será aprovado se obtiver média ponderada igual ou superior a 7,0 (sete vírgula zero) no processo seletivo. Candidato com nota inferior a 5,0 (cinco vírgula zero), em qualquer das etapas do processo seletivo, será automaticamente desclassificado. O candidato que não estiver com a documentação completa ou não comparecer a qualquer uma das etapas estará automaticamente desclassificado.

6) BANCA DO PROCESSO SELETIVO

A banca de seleção atuará em todas as etapas do processo e será composta por Professores do Programa.

7) RESULTADO FINAL

O resultado final obedece à classificação definida pela banca do processo seletivo.

As vagas oferecidas não serão obrigatoriamente preenchidas, no caso dos candidatos não atingirem a nota mínima de 7,0 (sete vírgula zero) no processo seletivo.

8) REALIZAÇÃO DO CURSO DE MESTRADO

Os alunos terão o prazo máximo de 24 meses para conclusão do curso (Resolução 65/09-CEPE - UFPR), que terá início na aula inaugural de 07 de agosto de 2015.

9) DEVOLUÇÃO DOS DOCUMENTOS APRESENTADOS NO ATO DA INSCRIÇÃO

Os documentos poderão ser retirados na Secretaria do PPGMAUI até 31 de agosto de 2015. Após esta data a documentação será destruída (fragmentada).

10) RECURSOS

Eventuais recursos poderão ser impetrados junto a Coordenação do PPGMAUI até 24 horas após a divulgação dos resultados parciais e final, e serão julgados pela banca de seleção. Não caberá recurso da decisão final da comissão de seleção.

(6)

11) MEMBROS DA COMISSÃO DE SELEÇÃO

A comissão de seleção será formada pelos professores do Colegiado do PPGMAUI, contando com representantes da UFPR, SENAI/PR e UNI Stuttgart.

Profa Dra Margarete Casagrande Lass Erbe

Profa Dra Mônica Beatriz Kolicheski

Profª Drª Arislete Dantas de Aquino Profª Drª Regina Weinschutz

Profª Drª Regina Maria Matos Jorge Prof Dr Álvaro Luiz Mathias

Profa MSc Marielle Feilstrecker

Prof MSc Mauricy Kawano Profª Drª Patrícia Charvet

Profa Dra Karen Juliana do Amaral

Profa Dra Daniela Neuffer

Prof DrAndreas Grauer 12) CASOS OMISSOS

Os casos omissos ou situações não previstas neste Edital serão resolvidos pelo Colegiado do PPGMAUI.

Curitiba, 03 de dezembro de 2014.

____________________________________ ____________________________

Prof. Dr. Margarete Casagrande Lass Erbe Prof. MSc. Marielle Feilstrecker

Coordenadora do PPG-MAUI Coordenadora pelo SENAI/PR

Universidade Federal do Paraná

________________________________ Prof. Dr. Karen Juliana do Amaral Coordenadora pela Universität Stuttgart Atividades no Brasil

(7)

ANEXOS ANEXO1: PAGAMENTO DA TAXA DE INSCRIÇÃO Procedimento para emissão da GRU.

Para o pagamento de taxa de inscrição para o processo seletivo no PPGMAUI, o candidato deverá acessar o link:

https://consulta.tesouro.fazenda.gov.br/gru/gru_simples.asp

É de primordial importância que o número de referência (campo obrigatório da GRU) seja informado corretamente, pois é por meio dele que serão identificadas todas as taxas recolhidas (inscrições). Seguem os códigos referentes ao PPGMAUI para o preenchimento da GRU.

Unidade Gestora (UG): 153079 Gestão: 15232

Código de recolhimento: 28911-6

Preencher apenas os campos com números. Os nomes aparecem automaticamente. Após o correto preenchimento, a tela se apresentará conforme a figura que segue.

Clicar em avançar.

Na próxima tela, preencher:

Número de referência: 1515831206

Competência (mm/aaaa): mês e ano em que será efetuado o pagamento Vencimento (dd/mm/aaaa): emissão e pagamento deverão ser no mesmo dia CPF e Nome do candidato

(8)

Após o correto preenchimento a tela se apresentará conforme a figura que segue.

(9)

ANEXO 2: FORMULÁRIO DE INSCRIÇÃO DO PROCESSO SELETIVO 2015 – PPGMAUI

( ) ( )

( ) ( )

1. Identificação do Candidato

CPF:

Nome da mãe: Nome do pai:

Identidade: Orgão emissor: UF: Data de emissão:

Nome completo:

Linhas de pesquisa (selecionar somente uma)

Rua: Bairro:

Cidade: UF:

3. Empresa/Instituição em que atua

Cidade: CEP: Instituição: e-mail comercial: CEP: Telefone comercial: País: UF: Data de nascimento: Endereço residencial Telefone residencial: Celular: Ano de conclusão: Validade:

Nacionalidade: Passaporte: Visto permanente:

Bairro: Cidade: UF: Rua: Nome da empresa: Função: Endereço comercial e-mail pessoal (1): e-mail pessoal (2): Ano de conclusão: Graduação: Instituição: 2. Formação

Cidade: UF: País:

Pós - Graduação:

Local: Data: Assinatura:

Água

Proteção ambiental e ciências ambientais

Poluição ambiental e prevenção da poluição Resíduos, efluentes e emissões gasosas

(10)

ANEXO 3: MODELO PARA ELABORAÇÃO DE PROJETO DE PESQUISA

i. IDENTIFICAÇÃO

1. Nome do candidato.

2. Área de concentração: PROCESSOS DE ENGENHARIA E CIÊNCIAS DO MEIO AMBIENTE

3. Linha de pesquisa: de acordo com o item 1.2 deste edital (Identificação da linha de pesquisa do programa que mais se adéqua ao projeto).

ii. PROJETO DE DISSERTAÇÃO (este projeto poderá ser readequado no

desenvolvimento do curso)

1. Título do Projeto: conciso e coerente com a pesquisa a ser desenvolvida.

2. Introdução (peso 5): apresentar e contextualizar o objeto de estudo e a sua relação com a linha de pesquisa escolhida.

3. Justificativa (peso 15): descrever de modo argumentativo a importância do tema com referência à bibliografia. Este item deve mostrar o interesse prático (aplicado) ou de ciência fundamental (básica).

4. Objetivos (peso 15).

5. Metodologia (peso 10): indicar as etapas propostas para o desenvolvimento do projeto. 6. Resultados esperados (peso 5).

7. Referências bibliográficas (peso 10: citação e adequação às normas da UFPR e ABNT).

8. Qualidade e coerência do texto (peso 20).

9. Cronograma (peso 10): descrever as etapas do projeto, buscando estimar o tempo para a sua execução.

10. Custos e fontes de recursos (peso 10): deve ser mostrado que o projeto é factível, a partir de um balanço das circunstâncias para a sua execução. Neste sentido, são discutidos aspectos tais como:

a) equipamentos e recursos disponíveis para a execução do projeto; b) disponibilidades financeiras e adicionais necessárias;

c) local de execução do projeto;

d) suprimento de material na quantidade e periodicidade necessária; e) demais informações pertinentes.

O projeto deve estar adequado às normas ABNT ou UFPR para a elaboração de Trabalhos Científicos (www.portal.ufpr.br/normalizacao.html).

(11)

ANEXO 4: CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO DO CURRICULUM LATTES 1. Formação acadêmica oficialmente reconhecida no Brasil Curso de doutorado: 0,75/ doutorado

Curso de mestrado: 0,50/ mestrado

Curso de especialização: 0,25/ especialização Segundo curso de graduação: 0,25/ curso

Curso técnico (médio e pós-médio) na área ambiental: 0,15/ curso

Curso de aperfeiçoamento na área ambiental (carga horária mínima de 15h): 0,05/curso PONTUAÇÃO MÁXIMA: 2,0; peso 10,0.

2. Experiência profissional na área de meio ambiente e ciências ambientais 0,2/ano

PONTUAÇÃO MÁXIMA: 2,0; peso 15,0.

3. Projetos e atividades de pesquisa, extensão e inovação na área de meio ambiente e ciências ambientais

0,4/projeto

PONTUAÇÃO MÁXIMA: 2,0; peso 12,5.

4. Publicações: periódicos, anais de congresso, revistas técnicas, jornais, capítulos de livros na área ambiental nos últimos cinco anos.

0,4/publicação

PONTUAÇÃO MÁXIMA: 2,0; peso 7,5.

5. Participações: seminários, congressos, eventos profissionais, técnicos, científicos e acadêmicos nos últimos cinco anos.

0,2/participação

Referências

Documentos relacionados

As referências devem ser indicadas, obrigatoriamente, ao longo do texto entre chaves [1] e descritas no final do artigo, citando: nomes dos autores (podem ser abreviados;

6.1 Os membros discentes pertencentes à comissão organizadora da IX STMA deverão participar ativamente das reuniões, colaborar com a divulgação do evento,

aditivos exceto aditivos de prorrogação de prazo contratual com qualquer terceiro, com vaDeliberações: As acionistas da Companhia, por unanimidade de votos, após debates e dis-

Malignant mucosal melanoma of the head and neck: a review. Pathol

Como as especificações de vagões e viaturas são condicionantes nos tipos de configurações possíveis para o transporte, construímos, numa primeira instância, um algoritmo para

a) Reconhecimento do princípio da igualdade entre os cidadãos. c) Defesa do ideal de soberania popular. d) Valorização do direito divino dos reis. e) Defesa da perseguição

Kotler, mais um dos gurus da estratégia cujo pensamento é abordado neste livro, diz que, a fim de maximizar as chances de que um novo produto seja bem- -sucedido, é

A Tabela 37 apresenta um resumo dos parâmetros das feições retas extraídas automaticamente da imagem digital 4217, sua parametrização e suas respectivas variâncias, bem como