• Nenhum resultado encontrado

Aula 02 - Geografia. Geografia do Brasil para Soldado da PM BA (Pré-Edital) Prof. Danuzio Neto. 1 de 46

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2022

Share "Aula 02 - Geografia. Geografia do Brasil para Soldado da PM BA (Pré-Edital) Prof. Danuzio Neto. 1 de 46"

Copied!
46
0
0

Texto

(1)

Aula 02 - Geografia

Geografia do Brasil para Soldado da PM BA (Pré-Edital)

Prof. Danuzio Neto

(2)

SUMÁRIO

SUMÁRIO 2

FONTES DE ENERGIA 3

OQUEÉENERGIA? 3

ENERGIASRENOVÁVEISENÃORENOVÁVEIS 6

Fontes de energia não renováveis 6

Fontes Fósseis 7

Energia Nuclear 10

FONTESDEENERGIARENOVÁVEIS 12

Energia Hidráulica 12

Energia Solar 13

Energia Eólica 14

Biomassa 15

Energia Geotérmica 15

Energia Oceânica 16

MATRIZ ENERGÉTICA E ELÉTRICA 17

MATRIZENERGÉTICANOBRASILENOMUNDO 17

MATRIZELÉTRICA 19

SAIU NA IMPRENSA 21

QUESTÕES COMENTADAS PELO PROFESSOR 25

LISTA DE QUESTÕES 34

GABARITO 39

RESUMO DIRECIONADO 40

(3)

FONTES DE ENERGIA

O QUE É ENERGIA?

Antes de estudarmos as fontes de energia, precisamos primeiro saber o que é energia, além de conhecer as várias formas em que ela está presente na natureza e como podemos utilizá-la.

Antes, já dou uma dica: o SOL é a maior FONTE DE ENERGIA para o nosso planeta. Ele faz a água do mar e dos rios evaporar e formar as nuvens de chuva. Ao aquecer a Terra, o sol ajuda a formar os ventos. Além disso, as plantas utilizam o sol para crescer. O ser humano utiliza o sol tanto diretamente como fonte de energia, como utiliza outras fontes de energia que são influenciadas por ele.

Desta forma, podemos observar que algumas fontes de energia começaram a ser utilizadas pelo ser humano até de forma intuitiva, pelo simples fato de existirem, como é o caso do sol. Outras, porém, demandaram tempo, já que precisaram ser instrumentalizadas pela nossa espécie.

A energia sempre foi um recurso importante para facilitar a nossa existência, e isso desde a pré-história, quando o homem passou a dominar a técnica do fogo.

O fogo foi a primeira forma de energia dominada pela humanidade. Com ele, o ser humano aprendeu, por exemplo, a:

• Espantar animais selvagens;

• Cozinhar alimentos; e

• Fazer ferramentas e utensílios.

Professor, como assim o fogo nos ajudou até a fazer utensílios?

Pois é! O ser humano precisou de fogo para produzir panelas e jarros de barro cozido. A propósito, panelas e jarros foram os primeiros utensílios feitos com o uso do fogo.

Posteriormente, começamos a utilizar o fogo para fundir metais e fazer lanças, flechas e espadas, dentre outros instrumentos mais elaborados.

Ou seja, a partir desta “tecnologia”, o ser humano conseguiu melhorar a sua alimentação, a iluminação e a própria segurança.

Outra forma de energia utilizada pela humanidade foi o movimento dos fluidos, como a água dos rios e o vento. Ainda existem no Brasil e em outras partes do mundo as rodas d’água e os monjolos, que utilizam a energia das águas para trituração de grãos.

(4)

Representação de um monjolo

Pintura de Alfredo Norfini

No passado, os moinhos de vento serviam para moer grãos, como o trigo. Atualmente, eles são utilizados principalmente para bombear água para locais mais altos.

A energia dos animais domesticados também ajudou muito o ser humano ao longo de séculos. Esta energia foi utilizada para preparar a terra para cultivar alimentos, transportar cargas pesadas e ainda, se deslocar com maior velocidade.

Hoje convivemos com várias formas de energia, que utilizamos na nossa vida diária. Em nossas casas, vários equipamentos precisam de energia para funcionar: geladeira, televisão, lâmpadas, liquidificadores. Os exemplos de como utilizamos a energia são inúmeros e vão além dos usos da energia elétrica que conhecemos:

• Uma pipa no ar está utilizando a energia do vento;

• Os meios de transporte precisam da energia de combustíveis para funcionar;

• Uma panela no fogão cozinhando alimentos está utilizando a energia do fogo; e

• Uma criança correndo está usando a energia dos alimentos que ela ingeriu.

Portanto, apenas observando as nossas atividades cotidianas, conseguimos descobrir várias formas de utilização da energia.

Assim, vamos conhecer agora o conceito de energia comumente apresentado pelos dicionários: “energia é a capacidade de um sistema de realizar trabalho”. “Trabalho” significa deslocar, rodar, transformar. A Ciência nos ensina que a energia existe em grande quantidade no universo e que ela não aumenta nem diminui, mas passa por muitas transformações.

(5)

Diante dessas explicações introdutórias, percebemos que a energia é muito importante para a nossa sobrevivência e conforto e é parte da história da humanidade. Mas nesses processos de transformação de energia, quase sempre causamos algum impacto ambiental, produzindo resíduos (lixo) ou esgotando um recurso natural (como florestas, por exemplo). Para mitigar esses problemas, precisamos ter a responsabilidade na forma como utilizamos a energia para que ela não seja mal utilizada ou desperdiçada.

Quando falamos de fontes de energia (fontes energéticas), portanto, estamos falando dos recursos, naturais ou não, que são utilizados para produção de algum tipo de energia.

(6)

ENERGIAS RENOVÁVEIS E NÃO RENOVÁVEIS

A energia pode ser obtida a partir da transformação de variados recursos e costuma ser classificada como proveniente de fontes renováveis ou não renováveis.

Fontes de energia não renováveis

As fontes de energia NÃO RENOVÁVEIS (fontes de energia convencionais) são FINITAS ou ESGOTÁVEIS e costumam ter uma reposição na natureza muito lenta, pois resulta de um processo de milhões de anos sob condições específicas de temperatura e pressão.

Assim, quanto mais usamos as fontes de energia não renováveis, menos as teremos no estoque total.

Exemplos de fontes não renováveis de energia:

- Petróleo, - Carvão mineral,

- Gás natural e - Nuclear.

Para que o estoque de determinado tipo de energia não acabe rapidamente é necessário que:

• A sua exploração seja feita de forma racional;

• Haja eficiência no seu uso; e

• Investimento em ciência e tecnologia para o desenvolvimento de fontes renováveis que possam substituí-la.

No mundo contemporâneo, grande parte de energia consumida no planeta é proveniente de fontes não renováveis. Alguns fatores explicam este grande uso das fontes não renováveis:

• Rendimento energético elevado (poucas perdas de energia no processo de transformação);

• Preços atrativos; e

• Disponibilidade de infraestrutura construída para geração e distribuição (usinas, dutos, ferrovias e rodovias).

Atualmente, as fontes não renováveis são adotadas principalmente para os seguintes usos:

• Geração de eletricidade,

• Combustível para transportes e

• No aquecimento de casas.

A grande desvantagem de algumas fontes não renováveis de energia, como o petróleo e o carvão mineral, é a emissão de gases de efeito estufa (GEE) na atmosfera. Como estas fontes são combustíveis que precisam ser queimadas para gerar energia, acabam liberando gases poluentes que impactam a saúde e o meio ambiente.

Além disso, pode haver outros impactos ambientais ao longo da cadeia de produção do petróleo, como vazamentos de óleo na extração ou no transporte por dutos, caminhões ou embarcações.

(7)

No caso do carvão, a mineração tem que ser feita com cuidado, para que a chuva não leve resíduos para os rios. Também deve-se dar atenção à saúde de quem trabalha na extração de petróleo, gás natural e carvão, para que acidentes e contaminações sejam evitados.

A energia nuclear, por outro lado, ainda que seja não renovável, uma vez que não é gerada por meio de recursos naturalmente reabastecidos, tais como vento ou sol, é considerada uma fonte limpa. A energia nuclear não emite gases do efeito estufa (GEE) e nem prejudica o meio ambiente.

A seguir, vamos conhecer alguns tipos de fontes de energia não renovável.

Fontes Fósseis

Fontes de energia fósseis são recursos que foram formados há milhões de anos, a partir do depósito de matéria orgânica (plantas e animais mortos) submetida a condições especiais de temperatura e pressão.

São exemplos de fontes fósseis:

• Carvão mineral;

• Gás natural e

• O petróleo e seus subprodutos.

O petróleo e o gás natural ocorrem nas BACIAS SEDIMENTARES, que são áreas sob a superfície terrestre que, por terem sido mais baixas e planas que o terreno em volta, permitiram o depósito de matéria orgânica, além de fragmentos de rochas.

As bacias sedimentares são classificadas da seguinte forma:

MARINHAS (offshore); ou

TERRESTRES (onshore).

Nessas bacias sedimentares, o petróleo e o gás natural são encontrados em poros (buracos muito pequenos) dentro de rochas sedimentares (rochas reservatórios).

No Brasil, a bacia sedimentar que é a maior produtora de petróleo é a Bacia de Campos, que está localizada na faixa litorânea do Sudeste que vai do Espírito Santo até o norte do Rio de Janeiro, sendo responsável por aproximadamente 80% da produção de petróleo no Brasil.

As fontes fósseis são utilizadas geralmente em caldeiras e motores, onde a energia armazenada nas suas ligações químicas é convertida em formas de energia útil (elétrica - nas termelétricas ou cinética - nos veículos).

No Brasil, utilizamos o gás natural também como fonte de energia térmica (calor) para cozinhar e aquecer a água de uso doméstico.

Petróleo

A tabela a seguir mostra onde estão localizadas as maiores reservas de petróleo do mundo. Observe que a primeira posição de reservas de petróleo (barra azul) não é ocupada por nenhum país do Oriente Médio, mas por um vizinho nosso, a Venezuela.

(8)

Já o próximo gráfico mostra os maiores produtores de petróleo do mundo. Aqui talvez apareça outra surpresa. O primeiro lugar é ocupado pelos Estados Unidos da América. Inclusive, a maior produção de petróleo no mundo acontece no HEMISFÉRIO NORTE, onde estão localizados todos os cinco maiores produtores de petróleo do mundo.

A Venezuela, por seu lado, apesar de ter as maiores reservas, tem atualmente uma indústria petrolífera pouco eficiente e bastante aparelhada por apadrinhados políticos.

(9)

No Brasil, o petróleo tem sido produzido principalmente no litoral da região Sudeste. É nesta região, inclusive, que está localizado o "Pré-sal", uma área em que o petróleo se encontra a grandes profundidades e abaixo de camadas de sal encontradas no subsolo marinho.

É no Sudeste também que está localizada a Bacia de Campos, a maior bacia sedimentar produtora de petróleo do país.

Carvão mineral

O carvão mineral se encontra em "jazidas" (locais onde havia florestas e pântanos que deram origem a esse recurso), que se formaram há mais de 200 milhões de anos.

As principais jazidas se localizam nos Estados Unidos, Rússia e China. Ou seja, no HEMISFÉRIO NORTE do planeta.

No Brasil, o carvão mineral ocorre predominantemente na região Sul.

(10)

Fique atento !

DIFERENÇAS ENTRE CARVÃO VEGETAL E CARVÃO MINERAL

CARVÃO VEGETAL

É um produto resultante da carbonização da biomassa proveniente da MADEIRA.

O carvão vegetal é pouco utilizado mundialmente, com exceção do Brasil, o maior produtor do mundo.

É usado como combustível em lareiras, churrasqueiras e fogões à lenha.

É uma fonte de combustível RENOVÁVEL.

CARVÃO MINERAL

É uma ROCHA SEDIMENTAR formada por meio da decomposição da matéria orgânica.

No mundo, é a fonte de energia mais utilizada para geração de energia elétrica.

Produzido principalmente no HEMISFÉRIO NORTE.

É uma fonte de combustível NÃO RENOVÁVEL.

Energia Nuclear

A energia nuclear advém de reações que ocorrem no núcleo de certos átomos (átomos radioativos).

Estas reações, geralmente, dividem um átomo de um elemento químico em dois átomos diferentes, liberando uma grande quantidade de energia. Quando isso acontecesse, há a FISSÃO NUCLEAR.

Na natureza, o único elemento natural que encontramos para realizar a fissão nuclear é o URÂNIO, que é um mineral encontrado na natureza com relativa abundância e que, antes de ser usado, passa por processos de purificação e concentração (chamados de enriquecimento).

URÂNIO

Fonte: https://jornaldebrasilia.com.br/mundo/ira-enriquece-uranio-quase-8-vezes-o-limite-autorizado-informa-agencia/

(11)

A energia liberada durante o processo de fissão aquece um líquido, geralmente a água, produzindo vapor, que em alta pressão movimenta as turbinas que, por sua vez, acionam geradores elétricos.

A energia nuclear é uma fonte ESGOTÁVEL e NÃO RENOVÁVEL. Difícil entender? Imagina então, num cenário hipotético, que no lugar do urânio o ouro fosse utilizado neste processo. O ouro é um mineral finito em nosso planeta, certo? Pois é. Assim acontece também com o urânio, mineral que é utilizado para a obtenção da fissão nuclear.

Além de não renovável, a energia nuclear é também considerada uma FONTE DE ENERGIA LIMPA, pois não produz gases que causam o efeito estufa.

Após o aproveitamento da energia do urânio, o material que sobra da reação química (rejeito) deve ser armazenado (durante 10 mil a 100 mil anos) para evitar contaminação das pessoas e do ambiente, já que continua radioativo por longo tempo.

No Brasil, há duas usinas nucleares em operação (Angra I e Angra II) e uma em construção (Angra III), todas em Angra dos Reis, no estado do Rio de Janeiro.

(12)

FONTES DE ENERGIA RENOVÁVEIS

As fontes de energia renováveis são consideradas INESGOTÁVEIS, pois suas quantidades se renovam constantemente pela própria natureza.

São exemplos de fontes renováveis:

HÍDRICA (energia da água dos rios);

SOLAR (energia do sol);

EÓLICA (energia do vento);

BIOMASSA (energia de matéria orgânica);

GEOTÉRMICA (energia do interior da Terra);

OCEÂNICA (energia das marés e das ondas) e

HIDROGÊNIO (energia química da molécula de hidrogênio).

Algumas dessas fontes apresentam variação na geração de energia ao longo do dia ou do ano, como é o caso da eólica, que não é gerada quando não há ventos, e a energia solar, que depende da “presença” do sol. A fonte hídrica, por seu lado, pode sofrer com os períodos de estiagem (secas).

É importante ainda destacarmos que as fontes renováveis de energia são consideradas LIMPAS, já que emitem menos gases de efeito estufa (GEE) que as fontes fósseis. Por este motivo, sociedade civil, governos e empresários estão investindo e adotando cada vez mais fontes de energia renováveis.

A seguir, alguns exemplos deste tipo de energia:

Energia Hidráulica

A energia hidráulica é aquela gerada por meio do aproveitamento da água dos rios.

Nas usinas hidrelétricas, as águas movem turbinas que transformam a energia da água em energia mecânica e, por fim, em elétrica.

Esta fonte depende do quanto chove nas cabeceiras dos rios, motivo pelo qual o seu potencial pode variar de acordo com o período do ano.

Outro ponto negativo desta fonte, é que a construção de uma barragem prejudica os peixes que se deslocam ao longo do rio em busca de locais para reprodução. Para diminuir esse problema, costuma-se construir passagens artificiais.

Além disso, o alagamento de áreas pode causar o deslocamento de famílias que moravam na região há gerações. Por conta de todos os problemas envolvidos, antes da instalação de grandes empreendimentos, são realizados os Estudos de Impacto Ambiental (EIA), que preveem os impactos e quais as ações necessárias para mitigá-los.

Como podemos observar a seguir, três das cinco maiores usinas hidrelétricas do mundo estão em território brasileiro, sendo duas administradas totalmente pelo nosso país e uma terceira sendo binacional.

AS MAIORES USINAS HIDRELÉTRICAS DO MUNDO

1º Três Gargantas – China: 18.200 MW

Inaugurada em 2008, foi construída no Rio Yang-tsé, o maior da China.

Além da geração de energia, a obra tem como funções a prevenção de enchentes e facilitar o transporte fluvial. Por estes motivos, desempenha um papel importante no desenvolvimento socioeconômico do país.

(13)

Diversas empresas brasileiras de consultoria participaram do projeto e das obras civis, tendo em vista a larga experiência do Brasil com grandes usinas, como Itaipu e Tucuruí.

2. Itaipu – Brasil / Paraguai: 14.000MW

Está localizada na fronteira Brasil-Paraguai e conta com uma capacidade de 14.000 MW.

A usina binacional foi construída no período de 1975 a 1982. Ou seja, durante o período da ditadura militar brasileira.

Ela é responsável pelo fornecimento de aproximadamente 90% da energia consumida pelo Paraguai e 19% da energia consumida no Brasil.

3. Belo Monte – Brasil : 11.223 MW

A sua construção foi acompanhada por vários protestos de grupos, militantes e organizações ambientalistas.

Os críticos afirmam que a área da barragem, no leito do Rio Xingu, desalojou índios e populações ribeirinhas, além de ter causado grandes danos ambientais.

É a maior usina hidroelétrica em operação 100% brasileira.

4. Guri – Venezuela: 10.200 MW

Construída entre 1963 e 1978, fornece também energia para o estado brasileiro de Roraima.

5. Tucuruí I e II – Brasil: 8.370 MW

Está localizada no Rio Tocantins, cerca de 300 km ao sul de Belém, no Pará.

Energia Solar

A energia solar é uma fonte INESGOTÁVEL que pode ser aproveitada na forma de calor ou na forma de luz.

As áreas no Brasil com melhor incidência de radiação solar estão localizadas na região Nordeste.

A eletricidade pode ser gerada basicamente de duas formas

• Com uso de PAINÉIS FOTOVOLTAICOS, que geram energia diretamente a partir da LUZ; ou

• Por meio de usina HELIOTÉRMICA, que utilizam o aproveitamento do CALOR.

Painéis fotovoltaicos

Neste modelo a radiação solar (luz) interage com um material semicondutor (geralmente, o silício), gerando eletricidade diretamente.

Os sistemas fotovoltaicos não geram eletricidade à noite.

As usinas solares fotovoltaicas precisam ser instaladas em áreas sem cobertura vegetal.

Na Geração Distribuída (microgeração) os painéis (ou placas) solares podem ser instalados em telhados de casas, shoppings e estacionamentos.

Usinas heliotérmicas

Utiliza a energia solar concentrada, que é aquela produzida com a ajuda de diversos espelhos que direcionam a energia do sol em um ponto para aquecer a água, que será transformada em vapor. Este vapor irá girar uma turbina, gerando eletricidade.

(14)

Energia Eólica

A energia eólica é obtida por meio do aproveitamento do vento, que é o movimento das massas de ar.

Para transformar a energia dos ventos em energia elétrica são usados aerogeradores, que são aquelas estruturas com imensas hélices que se movimentam de acordo com a quantidade de vento no local, como podemos observar na imagem a seguir.

AEROGERADORES

Fonte: https://www.ebc.com.br/noticias/economia/2013/04/usinas-eolicas-encerram-2012-com-capacidade-instalada-de-25- gigawatts

Esta fonte depende da incidência de vento suficiente para mover as hélices dos aerogeradores.

No Sul e no Nordeste do Brasil os ventos são abundantes e permitem a instalação de vários PARQUES EÓLICOS, que são os conjuntos de aerogeradores (equivalentes às usinas).

Apesar do grande potencial do Sul, a região brasileira que apresenta os maiores potenciais eólicos, expressos por velocidades do vento frequentemente superiores a 8,5 m/s, é o Nordeste.

Mas deve-se tomar cuidado ao instalar parques eólicos em locais que ofereçam muito risco às aves, que podem colidir nas grandes hélices. Também se deve cuidar para não prejudicar os ambientes naturais com as obras para implantação do parque.

De acordo com a Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE), que afirmou que a geração de energia eólica no Brasil cresceu 15% de 2018 para 2019, os seguintes estados são os maiores produtores deste tipo de energia no Brasil:

(15)

Fonte: http://enercons.com.br/2020/01/08/eolicas-crescem-15-mesmo-com-encolhimento-da-economia/

Biomassa

Toda a matéria vegetal e orgânica (biomassa) pode ser utilizada na produção de energia.

São exemplos de biomassa: lenha, bagaço de cana-de-açúcar, cavaco de madeira, resíduos agrícolas, algas, restos de alimentos e até excremento animal.

A biomassa pode ser queimada diretamente, como no fogão a lenha, para aproveitamento do calor. Ou ainda pode ser utilizada para aquecer água e produzir vapor em alta pressão, que é usado para acionar turbinas e geradores elétricos.

No Brasil, a biomassa mais utilizada para geração de eletricidade é a oriunda da cana-de-açúcar.

Biocombustíveis

A biomassa pode ainda originar compostos como álcool (etanol), óleos vegetais e gorduras, que são processados e usados como combustíveis (biocombustíveis).

Os materiais mais usados vêm da soja, da cana-de-açúcar, da mamona e do milho.

Energia Geotérmica

A energia geotérmica (energia geotermal) é a obtida do calor presente no interior da Terra.

Circundando o núcleo do nosso planeta existe uma camada chamada MANTO, que é formada por magma (semelhante à lava dos vulcões) e rocha. A camada mais externa do globo, onde vivemos, é a crosta terrestre.

(16)

Representação gráfica das camadas internas do nosso planeta

A crosta terrestre tem espessura variável e é fraturada em vários "pedaços", que são conhecidos como placas tectônicas.

O magma formado no manto pode emergir para a superfície próximo dos limites dessas placas, como por exemplo, nas erupções vulcânicas.

Essas rochas que absorvem o calor do magma estão em alta temperatura, aquecendo também as águas subterrâneas que podem emergir como gêiseres (nascente termal ou minas de água quente).

A energia geotérmica é utilizada geralmente em regiões com alta atividade vulcânica ou onde têm encontros de placas tectônicas, como Islândia, Itália e Estados Unidos.

Energia Oceânica

A energia oceânica é gerada a partir do movimento das águas dos oceanos (ondas, marés e correntes marinhas).

De maneira muito similar ao que ocorre numa usina eólica, o movimento da corrente marinha gira uma turbina, transformando energia cinética em eletricidade.

Como o aproveitamento dessa fonte ainda está em desenvolvimento, há poucas usinas em operação no mundo.

(17)

MATRIZ ENERGÉTICA E ELÉTRICA

MATRIZ ENERGÉTICA é o conjunto das fontes de energia disponíveis em determinado território, para suprir a necessidade (demanda) de energia.

Atenção! Não confundir a matriz energética com a matriz elétrica, pois elas são diferentes. Enquanto a matriz energética representa o conjunto de fontes de energia disponíveis para movimentar os carros, preparar a comida no fogão e gerar eletricidade, a matriz elétrica é formada pelo conjunto de fontes disponíveis apenas para a geração de energia elétrica. Ou seja, a matriz elétrica é apenas parte da matriz energética.

MATRIZ ENERGÉTICA NO BRASIL E NO MUNDO

No mundo, a matriz energética é composta, principalmente, por fontes de energia não renováveis, como o carvão, petróleo e gás natural:

Matriz Energética Mundial 2016 (IEA, 2018)

Fontes renováveis como solar, eólica e geotérmica, por exemplo, juntas correspondem a apenas 1,60%

da matriz energética mundial (aparece como “Outros” no gráfico). Somando à participação da energia hidráulica e da biomassa, as renováveis totalizam apenas 14%.

A matriz energética do Brasil é muito diferente da mundial. Em nosso país, apesar do consumo de energia de fontes não renováveis ser maior do que o de renováveis, usamos mais fontes renováveis que no resto do mundo.

Somando lenha e carvão vegetal, hidráulica, derivados de cana e outras renováveis, nossas fontes renováveis totalizam 42,9%, quase metade da nossa matriz energética:

(18)

Matriz Energética Brasileira 2017 (BEN,2018)

O gráfico a seguir compara o consumo de energia proveniente de fontes renováveis e não renováveis no Brasil e no mundo.

Ou seja, a matriz energética brasileira é mais renovável do que a mundial. Essa característica matriz é muito importante, já que as fontes não renováveis de energia são as maiores responsáveis pela emissão de gases de efeito estufa (GEE). Como consumimos mais energia das fontes renováveis que em outros países, dividindo a emissão de gases de efeito estufa pelo número total de habitantes no Brasil, o nosso país emite menos GEE por

(19)

MATRIZ ELÉTRICA

A matriz elétrica é formada pelo conjunto de fontes disponíveis apenas para a geração de energia elétrica de um determinado território. Não se confunde, portanto, com a matriz energética, que é mais ampla. No nosso dia a dia, usamos a energia elétrica, por exemplo, para assistir televisão, ouvir músicas no rádio, acender a luz, ligar nossa geladeira, carregar nosso celular, entre muitas outras coisas.

A geração de energia elétrica no mundo é baseada, principalmente, no funcionamento de termelétricas, que utilizam combustíveis fósseis como carvão, óleo e gás natural. O gráfico a seguir apresenta a matriz elétrica mundial.

Matriz Elétrica Mundial 2016 (IEA, 2018)

Como podemos observar a seguir, a matriz elétrica brasileira é ainda mais renovável do que a energética, tendo em vista que grande parte da nossa energia elétrica é gerada em usinas hidrelétricas. A energia eólica também vem crescendo bastante em nosso país, o que contribui para que a nossa matriz elétrica continue sendo, em sua maior parte, renovável.

(20)

Matriz Elétrica Brasileira 2017 (BEN, 2018)

O gráfico a seguir demonstra como a matriz elétrica brasileira é baseada em fontes renováveis de energia, ao contrário da matriz elétrica mundial. Além de possuírem menores custos de operação, as usinas que geram energia a partir de fontes renováveis em geral emitem bem menos gases de efeito estufa.

(21)

SAIU NA IMPRENSA

MATRIZ ENERGÉTICA DO BRASIL É UMA DAS MAIS LIMPAS DO MUNDO

Dados abertos do setor elétrico divulgados pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) apontam que a geração de energia proveniente de fontes renováveis, como a eólica solar, vem crescendo cada vez mais. De acordo com os dados da agência, em 2019 a energia fotovoltaica duplicou e a eólica cresceu quase 20% no mesmo ano. Além disso, houve também uma queda na geração de energia nas termelétricas (óleo e carvão), consideradas mais poluentes.

Segundo a Agência Internacional de Energia (IEA, sigla em inglês), a capacidade mundial de energia renovável deve aumentar em 50% até 2024, liderada pela energia solar fotovoltaica, com contribuição também da eólica. No caso da matriz energética brasileira, muito mais renovável do que a média mundial, existe um vasto potencial de crescimento, já que, no que diz respeito à geração de energia elétrica, 80% é proveniente de fontes renováveis, como a hidrelétrica, a eólica e a solar.

De acordo com o doutor em planejamento de sistemas energéticos o avanço das fontes renováveis na matriz energética brasileira traz inúmeros benefícios.

Do ponto de vista econômico as fontes eólica e solar estão entre as mais competitivas. Do ponto de vista socioambiental estão disparadas na frente das demais, como as mais atrativas. E no que diz respeito à segurança do suprimento de energia é necessário que continuemos a construir termelétricas a gás natural, que são menos poluentes e custam menos do que as termelétricas a óleo e carvão.

Quando o assunto é consumidor, seja ele industrial ou residencial, houve também uma evolução nos últimos anos. No caso das indústrias, o aproveitamento dos resíduos dos processos para gerar a própria energia aumentou. Em 2009 esse tipo de geração de energia representava 0,05% do total gerado no país e hoje chega perto de 2%. Com relação às residências, dados também apontam para um avanço. Há cinco anos praticamente não existia geração de energia elétrica solar nas residências, hoje já são cerca de 200 mil unidades consumidoras recebendo energia proveniente de geração distribuída, com 2 GW instalados, segundo a Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica.

Dentro deste contexto as fontes renováveis e sustentabilidade caminham juntas. Precisamos caminhar para um mundo mais limpo, com menos poluentes, menos poluição e as fontes renováveis contribuem para isso.

Além disso, do ponto de vista socioeconômico elas são mais democráticas, então, com certeza, esse é o caminho para alcançarmos maior qualidade de vida.

Fonte: http://www.absolar.org.br/noticia/noticias-externas/matriz-energetica-do-brasil-e-uma-das-mais-limpas-do- mundo.html

(22)

FONTES DE ENERGIA RENOVÁVEIS REPRESENTAM 83% DA MATRIZ ELÉTRICA BRASILEIRA

No Brasil, as mais usadas são hidrelétricas, eólicas, biomassa, solar e biogás

Foto: Ministério da Defesa

Primeiros painéis solares fotovoltaicos instalados no prédio do Ministério da Defesa, em Brasília

O Brasil, atualmente, tem 83% de sua matriz elétrica originada de fontes renováveis, de acordo com o secretário de Planejamento e Desenvolvimento Energético do Ministério de Minas e Energia, Reive Barros. A participação é liderada pela hidrelétrica (63,8%), seguida de eólica (9,3%), biomassa e biogás (8,9%) e solar centralizada (1,4%).

Barros ressaltou que é fundamental utilizar todo o potencial de fontes renováveis disponíveis, não só pelo aspecto tecnológico e ambientalmente sustentável, mas principalmente pelas questões socioeconômicas, com a geração de emprego e renda para a nossa população.

“O Brasil se destaca no mundo pela utilização cada vez maior de fontes renováveis, contribuindo, dessa forma, para uma redução maior da emissão de gases de efeito estufa, com valores compatíveis com os compromissos assumidos no Acordo de Paris”, afirmou.

Segurança energética

Em 2019, o Brasil ultrapassou a meta de capacidade instalada, com aumento de mais de 7 mil megawatts (MW). Capacidade instalada é o total de energia que pode ser produzido, definido a partir da fiscalização da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). No total, o País conta com mais de 170 mil MW de potência fiscalizada.

A meta, que foi de 5,7 mil MW para o ano passado, é estipulada pela Aneel anualmente de acordo com a análise dos empreendimentos previstos para entrar em operação no ano. Ao final desse período, a fiscalização verifica se a meta estipulada foi ou não ultrapassada. Para 2020, o valor ainda não foi definido.

O diretor-geral da Aneel, André Pepitone, destacou, em entrevista ao Planalto, que o resultado alcançado no ano passado garante a segurança de suprimento de energia no País e explicou a importância do crescimento da

(23)

participação da energia renovável no Brasil. “Essa energia é limpa, quase sem emissão de carbono e alinhada aos compromissos que o Brasil firmou na COP 21, de Paris.”

Pepitone ressaltou a participação da energia solar, que está crescendo bastante e já aparece nos indicadores de geração do País, e da eólica. “O maior potencial de crescimento é eólico, sobretudo na região nordeste, e a solar, contribuindo com a geração de energia. Na energia térmica, um terço vem do bagaço da cana de açúcar”, explicou.

A ampliação da geração eólica se destacou, com incremento de 971 MW, superior aos 776 MW acrescidos em usinas termelétricas. As usinas solares fotovoltaicas de grande porte agregaram 551 MW à matriz brasileira no ano.

Considerando o avanço verificado no ano, os 3.870 empreendimentos de energia solar em operação já são responsáveis por 1,46% da potência fiscalizada no País.

Apesar de não ser considerada fonte renovável, mas de transição, o gás natural é outra fonte que terá destaque nos próximos anos. “Com o pré-sal, o gás natural vai crescer bastante. Vai chegar a um valor baixo, reduzir custo de geração no País”, destacou o diretor-geral.

Perspectivas

De acordo com Barros, o Governo, por meio do Ministério de Minas e Energia, tem estimulado a participação de todas as fontes de energia na Matriz Elétrica Brasileira. “Considerando os principais atributos de cada uma, principalmente as questões relativas ao desenvolvimento tecnológico, segurança energética e geração de emprego e renda”, destacou.

Exemplo no setor público

Pioneiro na Administração Pública Federal, o Ministério da Defesa desenvolveu, em 2019, um projeto- piloto para utilizar a energia solar em seu prédio principal. A iniciativa, idealizada como parte do programa de eficiência de gastos na pasta, previu a instalação de painéis solares e deve suprir 40% do consumo de energia elétrica do edifício.

A instalação dos primeiros painéis fotovoltaicos começou em dezembro do ano passado. Serão colocadas 1,6 mil placas que devem gerar, em média, 72.000 KWh/mês. A previsão é que o sistema gere uma economia de R$ 500 mil por ano com energia elétrica.

O diretor do Departamento de Engenharia e Serviços Gerais (Deseg) do Ministério da Defesa, José Rosalvo Leitão de Almeida, destacou que “o tempo de retorno/pagamento do investimento está estimado em quatro anos e 10 meses, e a vida útil dos painéis é de 25 anos”.

O término da operação está previsto para ocorrer em maio do ano de 2020.

Sustentabilidade na Antártica

O novo espaço da estação de pesquisa brasileira Comandante Ferraz, inaugurado no último dia 15 no continente Antártico, utiliza as fontes renováveis eólica e solar fotovoltaica, além de um sistema de acumulação de energia, com bancos de baterias de íon-lítio.

A iluminação natural é complementada por um sistema artificial com tecnologia LED de baixo consumo de energia e cogeração de energia a partir da recuperação do calor dissipado pelos motores, para aquecimento da própria estação e da água de consumo.

(24)

Conheça os tipos de energia

A energia hidráulica é gerada pelo aproveitamento das águas de rios, por meio de usinas hidrelétricas. Essa fonte de energia é dependente da quantidade de chuva, mas, em geral, há reservatórios que guardam a água no período chuvoso para a época de escassez.

Já na energia solar, a eletricidade é gerada por meio da radiação solar captada pelos painéis fotovoltaicos.

Esse painéis podem ser instalados nos telhados das construções ou em áreas sem cobertura vegetal.

A eólica é obtida a partir do vento por meio de aerogeradores instalados em torres, só pode ser gerada quando há vento suficiente. No sul e no nordeste os ventos são abundantes e podem-se instalar parques eólicos (conjunto de geradores).

A biomassa mais utilizada para geração de eletricidade atualmente é oriunda da cana-de-açúcar, plantada e processada principalmente nas regiões Sudeste e Centro-oeste.

No biogás, o principal método de produção é a quebra biológica de material orgânico na ausência de oxigênio, conhecida como digestão anaeróbica. Em plantas industriais, os microrganismos digerem a matéria- prima em um reator controlado, produzindo biogás com 50% a 70% de metano.

Fonte: https://www.gov.br/pt-br/noticias/energia-minerais-e-combustiveis/2020/01/fontes-de-energia-renovaveis-representam- 83-da-matriz-eletrica-brasileira

(25)

QUESTÕES COMENTADAS PELO PROFESSOR

1.

(VUNESP - Prefeitura de Cerquilho/SP - 2019)

Região geográfica brasileira que apresenta os maiores potenciais eólicos do Brasil expressos por velocidades do vento frequentemente superiores a 8,5 m/s em alguns pontos indicando um potencial anual de 75 GW (GigaWatts) de produção de energia elétrica.

Os dados referem-se ao potencial eólico da região a) Nordeste.

b) Sul.

c) Centro-Oeste.

d) Norte.

e) Sudeste.

RESOLUÇÃO:

No Sul e no Nordeste do Brasil os ventos são abundantes e permitem a instalação de vários PARQUES EÓLICOS.

Apesar do grande potencial do Sul, a região brasileira que apresenta os maiores potenciais eólicos, expressos por velocidades do vento frequentemente superiores a 8,5 m/s, é o Nordeste.

Resposta: A

2.

(Prefeitura do Rio de Janeiro/RJ - Prefeitura de Rio de Janeiro/RJ - 2015)

O Brasil é um país com elevado potencial de geração de energia elétrica, com a utilização de variadas fontes. Em relação à oferta interna de energia, quase a metade é obtida de fontes renováveis, como, por exemplo:

a) o gás natural b) a hidráulica c) o carvão mineral d) o petróleo RESOLUÇÃO:

A questão fala de fonte de energia renovável, mas todas as opções, com exceção da B, apresentam fontes de energia não renováveis.

Assim, a alternativa correta é a B.

Comparada à matriz elétrica do resto do mundo, a brasileira é mais limpa.

Resposta: B

3.

(UECE/CEV - SEDUC/CE - 2018)

A energia nuclear é um recurso estratégico e ao mesmo tempo controverso quanto a sua utilização. Contudo, continua sendo um importante recurso que apresenta, dentre suas limitações,

a) os constantes acidentes ocorridos em virtude da insegurança das instalações.

b) as elevadas emissões de gases do efeito estufa que esta fonte libera.

c) a geração de resíduos radioativos que podem causar sérios danos ao homem e ao ambiente.

d) a escassez de estudos científicos sobre os reais efeitos da sua utilização pelo homem.

(26)

RESOLUÇÃO:

a) Não há constantes acidentes ocorridos em virtude da insegurança das instalações das usinas nucleares. O problema é que quando esses acidentes ocorrem eles causam danos na natureza que perduram durante anos. ITEM INCORRETO.

b) A energia nuclear é uma fonte de energia limpa. Ou seja, não faz elevadas emissões de gases do efeito estufa na atmosfera. ITEM INCORRETO.

c) ITEM CORRETO.

d) A energia nuclear já é, há décadas, utilizadas de diversas formas pelo ser humano. ITEM INCORRETO.

Resposta: C

4.

(UECE/CEV - SEDUC/CE - 2018)

A energia é um bem fundamental à vida do homem e ao desenvolvimento da sociedade global. Dentre os recursos naturais energéticos renováveis estão as energias

a) eólica e nucelar.

b) solar e petróleo.

c) hidrelétrica e carvão.

d) solar e hidrelétrica.

RESOLUÇÃO:

a) eólica (fonte de energia renovável) e nucelar (fonte de energia NÃO renovável).

b) solar (fonte de energia renovável) e petróleo (fonte de energia NÃO renovável).

c) hidrelétrica (fonte de energia renovável) e carvão (fonte de energia NÃO renovável).

d) solar (fonte de energia renovável) e hidrelétrica (fonte de energia renovável).

Resposta: D

(27)

5.

(Gestão Concurso - EMATER/MG - 2018)

Nos gráficos a seguir, é possível identificar as principais matrizes energéticas do mundo e do Brasil.

A respeito da análise dos gráficos, é correto concluir que

a) no Brasil, 53% da produção de energia provém de fontes renováveis.

b) os combustíveis fósseis são as principais matrizes energéticas nos dois casos apresentados.

c) nos dois casos, a hidráulica tem valor elevado, como fonte de energia, mas o consumo mundial é maior do que o brasileiro.

d) no caso das fontes renováveis, o mais elevado uso brasileiro é a hidráulica, enquanto que no mundo é a biomassa.

RESOLUÇÃO:

Vamos responder esta questão fazendo a interpretação dos gráficos, que se referem à realidade energética do Brasil em 2016 e do mundo em 2015.

a) O total de fontes de energias renováveis, em nosso país, está em torno de 40%. Assim, nem precisaria fazer conta para sabermos que esta alternativa está errada. Mas vamos lá. As fontes de energia não renováveis da questão são: carvão (5,5%), petróleo (36,5%), gás natural (12,3%), nuclear (1,5%) e outros (0,7%), que totalizam 56,5% da nossa matriz energética. Já as fontes de energia renováveis, que a alternativa quer, são:

lenha e carvão vegetal (8%), derivados da cana (17,5%), hidráulica (12,6%) e outros (5,4%), que totalizam 43,5% da nossa matriz energética. Mesmo menos da metade da nossa matriz energética sendo composta por fontes de energia renovável, a nossa matriz é mais limpa que a do planeta. ITEM INCORRETO.

b) ITEM CORRETO.

(28)

c) A energia hidráulica representa 12,6% da matriz energética brasileira e 2,5% da mundial. ITEM INCORRETO.

d) No caso das fontes renováveis, o mais elevado uso brasileiro é a derivados de cana, enquanto que no mundo é a biomassa. ITEM INCORRETO.

Resposta: B

6.

(FUNDATEC - Prefeitura de Bom Jesus/RS - 2018)

Assinale V, se verdadeiro, ou F, se falso, a respeito das fontes de energia e do consumo energético mundial.

( ) A produção de carvão mineral encontra-se principalmente no hemisfério Norte.

( ) A maior parte da eletricidade consumida no mundo é produzida em usinas hidrelétricas.

( ) A maior produção mundial de petróleo está concentrada no hemisfério Sul.

( ) As usinas nucleares são potencialmente perigosas por utilizarem fontes primárias radiativas e demandam um alto custo para a destinação final de seus rejeitos, o lixo atômico.

A ordem correta de preenchimento dos parentes, de cima para baixo, é:

a) V – V – F – F.

b) V – F – F – V.

c) F – V – V – F.

d) F – F – V – V.

e) V – F – V – F.

RESOLUÇÃO:

( ) A produção de carvão mineral encontra-se principalmente no hemisfério Norte. ITEM VERDADEIRO.

( ) A maior parte da eletricidade consumida no mundo é produzida em usinas hidrelétricas.

No mundo, o carvão mineral, uma ROCHA SEDIMENTAR formada por meio da decomposição da matéria orgânica, é a fonte de energia mais utilizada para geração de energia elétrica. ITEM FALSO.

( ) A maior produção mundial de petróleo está concentrada no hemisfério Sul.

A maior produção de petróleo no mundo acontece no HEMISFÉRIO NORTE, onde estão localizados todos os cinco maiores produtores de petróleo do mundo. ITEM FALSO.

( ) As usinas nucleares são potencialmente perigosas por utilizarem fontes primárias radiativas e demandam um alto custo para a destinação final de seus rejeitos, o lixo atômico. ITEM VERDADEIRO.

Resposta: B

7.

(INSTITUTO AOCP - Prefeitura de Betim/MG - 2020)

Sobre o setor energético do Brasil, assinale a alternativa correta.

a) A matriz energética do Brasil é muito diferente da mundial. Por aqui, o consumo de energia de fontes não renováveis é menor do que o de renováveis, já que as primeiras representam apenas 22% do total.

b) A Usina Hidrelétrica Nacional de Itaipu, inaugurada por Juscelino Kubitschek, é a maior do mundo em capacidade instalada.

c) O Brasil, conhecido por possuir matriz energética predominantemente renovável, deve muito desse fato ao etanol, já que é líder mundial em sua produção há mais de uma década.

(29)

d) Apesar da matriz energética brasileira ser majoritariamente não renovável, o país usa mais fontes renováveis que o restante do mundo. Somando lenha e carvão vegetal, hidráulica, derivados de cana e outras, as fontes renováveis do Brasil totalizam aproximadamente 45%, quase metade da matriz energética do país.

e) A energia nuclear corresponde a uma fonte não renovável que colabora com cerca de 6% da matriz energética do Brasil e aproximadamente de 40% da matriz energética de São Paulo, já que o estado possui duas centrais nucleares modernas, Angra 3 e Cubatão.

RESOLUÇÃO:

a) O consumo de energia de fontes não renováveis é de aproximadamente 45% em nosso país. ITEM INCORRETO.

b) A Usina Hidrelétrica Nacional de Itaipu, inaugurada durante o período militar, é a segunda maior do mundo em capacidade instalada. ITEM INCORRETO.

c) Apesar de ser mais limpa que a do resto do mundo, a matriz energética do Brasil é predominantemente não renovável. ITEM INCORRETO.

d) ITEM CORRETO.

e) É o estado do Rio de Janeiro que conta com duas usinas nucleares: Angra 1 e Angra 2. ITEM INCORRETO.

Resposta: D

8.

(IBADE - Prefeitura de Presidente Kennedy/ES - 2018) Observe o país destacado no mapa.

Pode-se afirmar que se trata da (o):

a) Bolívia: país com grande produção e exportação de gás natural e intensos conflitos com o Chile.

b) Peru: país com grande destaque na indústria pesqueira e elevada produção na indústria têxtil.

c) Equador: país membtro da OPEP e principal exportador de petróleo entre os países andinos.

d) Colômbia, país com grande produção e exportação de narcóticos; principal sócio do MERCOSUL.

e) Venezuela: país que passa por grande crise: possui grande produção e exportação de petróleo.

RESOLUÇÃO:

O país em destaque é a Venezuela, país com as maiores reservas de petróleo do mundo.

A questão, porém, apresenta uma pequena incorreção. Mesmo à época em que ela foi elaborada, a Venezuela já não era mais uma grande produtora de petróleo. O país já não aparecia mais, sequer, entre os quinze maiores produtores mundiais do produto.

Resposta: E

(30)

9.

(CESPE/CEBRASPE - ABIN - 2018)

No que se refere ao aproveitamento dos recursos naturais brasileiros, julgue o seguinte item.

Apesar do enorme potencial das regiões Norte e Nordeste para a produção de energia eólica, a produção dessa energia limpa ainda é limitada no Brasil devido à distância entre as áreas potenciais de produção e os centros de consumo, o que representa uma barreira para a expansão da produção.

( ) Certo ( ) Errado RESOLUÇÃO:

Os maiores potenciais para produção de energia eólica em nosso país são encontrados nas regiões Nordeste e Sul.

Ou seja, o Norte não pode ser considerado como uma região com enorme potencial para geração de energia eólica.

Resposta: Errado

10.

(CESPE/CEBRASPE - SEE/AL - 2013)

Os ecossistemas interagem com outros ecossistemas, o solo, o clima, o relevo, a água e a ação humana. Com relação a esse assunto, julgue o item que se segue.

A demanda por energia retirada da natureza e a não reposição desses recursos aumentam os problemas ambientais, como a degradação das coberturas vegetais no planeta.

( ) Certo ( ) Errado RESOLUÇÃO:

A questão trata sobre as fontes de energia não renováveis, que são aquelas que são FINITAS ou ESGOTÁVEIS e costumam ter uma reposição na natureza muito lenta, pois resulta de um processo de milhões de anos sob condições específicas de temperatura e pressão.

Na Europa, no século XVIII, durante a Revolução Industrial, a utilização do carvão mineral foi considerada a grande responsável pela redução das florestas do continente.

Exemplos de fontes não renováveis de energia:

- Petróleo, - Carvão mineral,

- Gás natural e - Nuclear.

Resposta: Certo

11.

(CESGRANRIO - ANP - 2016)

A bacia sedimentar brasileira que é a maior produtora de petróleo é a Bacia a) Potiguar

b) Solimões c) Tucano

d) Sergipe-Alagoas e) de Campos

(31)

RESOLUÇÃO:

No Brasil, a bacia sedimentar que é a maior produtora de petróleo é a Bacia de Campos, que está localizada na faixa litorânea do Sudeste que vai do Espírito Santo até o norte do Rio de Janeiro, sendo responsável por aproximadamente 80% da produção de petróleo no Brasil.

Resposta: E

12.

(FCC - SEE/MG - 2012) Leia o texto.

Nas montanhas pobres, porém ricas em minérios do leste dos Estados Unidos conhecidas como Apalaches, o milionário do carvão Don Blankenship organiza um encontro para os "Amigos da América" escutarem música country e "saberem como os ambientalistas radicais e a América corporativa estão tentando destruir seus empregos".

E na China os ambiciosos projetos de eletricidade renovável parecem um passo importante para abordar o aquecimento global, mas o progresso se retarda devido ao profundo favoritismo pelo combustível fóssil, mais barato.

"Ninguém precisa se entusiasmar demais", diz Lu Qizhou, nomeado pelo governo para dirigir o grande grupo da indústria energética da China. A mudança do sistema de energia acionado a carvão será lenta e não vai superar "a capacidade do mercado de se adaptar".

(http://noticias.uol.com.br/ultnot/cienciaesaude/ultnot/2009/11/09/caminhando-para-um-impasse-em-copenhague.jhtm) Sobre o conteúdo do texto, está correto afirmar que a

a) pressão de grupos ambientalistas contra os combustíveis fósseis é uma das principais ameaças ao crescimento da economia mundial.

b) carência em conhecimentos tecnológicos representa uma barreira para a mudança das matrizes energéticas nos países pobres.

c) substituição dos combustíveis fósseis na matriz energética global é dificultada por diferentes interesses econômicos.

d) economia dos Estados Unidos é prejudicada pelos acordos internacionais, que só permitem o uso de combustíveis fósseis por países emergentes.

RESOLUÇÃO:

A questão exige mera capacidade de interpretação de texto do candidato.

Observe que o texto fala de grupos que possuem interesses econômicos na exploração de fontes de energia não renováveis: o milionário do carvão Don Blankenship e seus empregados; e o governo chinês, representado por Lu Qizhou, que fala em nome de milhões de chineses.

Ou seja, a existência desses diferentes grupos, que representam interesses econômicos na continuidade da exploração de fontes de energia não renováveis, dificulta a substituição dos combustíveis fósseis na matriz energética global.

Resposta: C

(32)

13.

(FCC - SEE/MG - 2012) Considere o gráfico a seguir.

A partir da leitura do gráfico e dos conhecimentos sobre fontes de energia é correto afirmar que a) a biomassa apresentou o maior aumento de consumo.

b) as fontes não renováveis são as mais consumidas.

c) a nuclear é a única energia limpa, pois não emite gás poluente.

d) o carvão e a hídrica são energias renováveis.

RESOLUÇÃO:

Apesar de todos os avanços tecnológicos na área de produção de energia, e da maior conscientização ambiental da população atualmente, as fontes de energia não renováveis, mais prejudiciais para a natureza, ainda são as mais consumidas mundialmente.

Resposta: B

14.

(ADVISE - Prefeitura de Jaboticabal/SP - 2012)

Dentre os rios importantes que apresentamos abaixo, assinale o que irá abastecer a Hidrelétrica de Belo Monte.

a) Rio São Francisco b) Rio Xingu

c) Rio Amazonas d) Rio Tocantins e) Rio Tapajós

(33)

RESOLUÇÃO:

A construção da usina de Belo Monte foi acompanhada por vários protestos de grupos, militantes e organizações ambientalistas.

Os críticos afirmam que a área da barragem, no leito do Rio Xingu, desalojou índios e populações ribeirinhas, além de ter causado grandes danos ambientais.

A Usina de Belo Monte é a maior hidroelétrica em operação 100% brasileira.

Resposta: B

(34)

LISTA DE QUESTÕES

1.

(VUNESP - Prefeitura de Cerquilho/SP - 2019)

Região geográfica brasileira que apresenta os maiores potenciais eólicos do Brasil expressos por velocidades do vento frequentemente superiores a 8,5 m/s em alguns pontos indicando um potencial anual de 75 GW (GigaWatts) de produção de energia elétrica.

Os dados referem-se ao potencial eólico da região a) Nordeste.

b) Sul.

c) Centro-Oeste.

d) Norte.

e) Sudeste.

2.

(Prefeitura do Rio de Janeiro/RJ - Prefeitura de Rio de Janeiro/RJ - 2015)

O Brasil é um país com elevado potencial de geração de energia elétrica, com a utilização de variadas fontes. Em relação à oferta interna de energia, quase a metade é obtida de fontes renováveis, como, por exemplo:

a) o gás natural b) a hidráulica c) o carvão mineral d) o petróleo

3.

(UECE/CEV - SEDUC/CE - 2018)

A energia nuclear é um recurso estratégico e ao mesmo tempo controverso quanto a sua utilização. Contudo, continua sendo um importante recurso que apresenta, dentre suas limitações,

a) os constantes acidentes ocorridos em virtude da insegurança das instalações.

b) as elevadas emissões de gases do efeito estufa que esta fonte libera.

c) a geração de resíduos radioativos que podem causar sérios danos ao homem e ao ambiente.

d) a escassez de estudos científicos sobre os reais efeitos da sua utilização pelo homem.

4.

(UECE/CEV - SEDUC/CE - 2018)

A energia é um bem fundamental à vida do homem e ao desenvolvimento da sociedade global. Dentre os recursos naturais energéticos renováveis estão as energias

a) eólica e nucelar.

b) solar e petróleo.

c) hidrelétrica e carvão.

d) solar e hidrelétrica.

(35)

5.

(Gestão Concurso - EMATER/MG - 2018)

Nos gráficos a seguir, é possível identificar as principais matrizes energéticas do mundo e do Brasil.

A respeito da análise dos gráficos, é correto concluir que

a) no Brasil, 53% da produção de energia provém de fontes renováveis.

b) os combustíveis fósseis são as principais matrizes energéticas nos dois casos apresentados.

c) nos dois casos, a hidráulica tem valor elevado, como fonte de energia, mas o consumo mundial é maior do que o brasileiro.

d) no caso das fontes renováveis, o mais elevado uso brasileiro é a hidráulica, enquanto que no mundo é a biomassa.

6.

(FUNDATEC - Prefeitura de Bom Jesus/RS - 2018)

Assinale V, se verdadeiro, ou F, se falso, a respeito das fontes de energia e do consumo energético mundial.

( ) A produção de carvão mineral encontra-se principalmente no hemisfério Norte.

( ) A maior parte da eletricidade consumida no mundo é produzida em usinas hidrelétricas.

( ) A maior produção mundial de petróleo está concentrada no hemisfério Sul.

( ) As usinas nucleares são potencialmente perigosas por utilizarem fontes primárias radiativas e demandam um alto custo para a destinação final de seus rejeitos, o lixo atômico.

(36)

A ordem correta de preenchimento dos parentes, de cima para baixo, é:

a) V – V – F – F.

b) V – F – F – V.

c) F – V – V – F.

d) F – F – V – V.

e) V – F – V – F.

7.

(INSTITUTO AOCP - Prefeitura de Betim/MG - 2020)

Sobre o setor energético do Brasil, assinale a alternativa correta.

a) A matriz energética do Brasil é muito diferente da mundial. Por aqui, o consumo de energia de fontes não renováveis é menor do que o de renováveis, já que as primeiras representam apenas 22% do total.

b) A Usina Hidrelétrica Nacional de Itaipu, inaugurada por Juscelino Kubitschek, é a maior do mundo em capacidade instalada.

c) O Brasil, conhecido por possuir matriz energética predominantemente renovável, deve muito desse fato ao etanol, já que é líder mundial em sua produção há mais de uma década.

d) Apesar da matriz energética brasileira ser majoritariamente não renovável, o país usa mais fontes renováveis que o restante do mundo. Somando lenha e carvão vegetal, hidráulica, derivados de cana e outras, as fontes renováveis do Brasil totalizam aproximadamente 45%, quase metade da matriz energética do país.

e) A energia nuclear corresponde a uma fonte não renovável que colabora com cerca de 6% da matriz energética do Brasil e aproximadamente de 40% da matriz energética de São Paulo, já que o estado possui duas centrais nucleares modernas, Angra 3 e Cubatão.

8.

(IBADE - Prefeitura de Presidente Kennedy/ES - 2018) Observe o país destacado no mapa.

Pode-se afirmar que se trata da (o):

a) Bolívia: país com grande produção e exportação de gás natural e intensos conflitos com o Chile.

b) Peru: país com grande destaque na indústria pesqueira e elevada produção na indústria têxtil.

c) Equador: país membtro da OPEP e principal exportador de petróleo entre os países andinos.

d) Colômbia, país com grande produção e exportação de narcóticos; principal sócio do MERCOSUL.

e) Venezuela: país que passa por grande crise: possui grande produção e exportação de petróleo.

(37)

9.

(CESPE/CEBRASPE - ABIN - 2018)

No que se refere ao aproveitamento dos recursos naturais brasileiros, julgue o seguinte item.

Apesar do enorme potencial das regiões Norte e Nordeste para a produção de energia eólica, a produção dessa energia limpa ainda é limitada no Brasil devido à distância entre as áreas potenciais de produção e os centros de consumo, o que representa uma barreira para a expansão da produção.

( ) Certo ( ) Errado

10.

(CESPE/CEBRASPE - SEE/AL - 2013)

Os ecossistemas interagem com outros ecossistemas, o solo, o clima, o relevo, a água e a ação humana. Com relação a esse assunto, julgue o item que se segue.

A demanda por energia retirada da natureza e a não reposição desses recursos aumentam os problemas ambientais, como a degradação das coberturas vegetais no planeta.

( ) Certo ( ) Errado

11.

(CESGRANRIO - ANP - 2016)

A bacia sedimentar brasileira que é a maior produtora de petróleo é a Bacia a) Potiguar

b) Solimões c) Tucano

d) Sergipe-Alagoas e) de Campos

12.

(FCC - SEE/MG - 2012) Leia o texto.

Nas montanhas pobres, porém ricas em minérios do leste dos Estados Unidos conhecidas como Apalaches, o milionário do carvão Don Blankenship organiza um encontro para os "Amigos da América" escutarem música country e "saberem como os ambientalistas radicais e a América corporativa estão tentando destruir seus empregos".

E na China os ambiciosos projetos de eletricidade renovável parecem um passo importante para abordar o aquecimento global, mas o progresso se retarda devido ao profundo favoritismo pelo combustível fóssil, mais barato.

"Ninguém precisa se entusiasmar demais", diz Lu Qizhou, nomeado pelo governo para dirigir o grande grupo da indústria energética da China. A mudança do sistema de energia acionado a carvão será lenta e não vai superar "a capacidade do mercado de se adaptar".

(http://noticias.uol.com.br/ultnot/cienciaesaude/ultnot/2009/11/09/caminhando-para-um-impasse-em-copenhague.jhtm) Sobre o conteúdo do texto, está correto afirmar que a

a) pressão de grupos ambientalistas contra os combustíveis fósseis é uma das principais ameaças ao crescimento da economia mundial.

b) carência em conhecimentos tecnológicos representa uma barreira para a mudança das matrizes energéticas nos países pobres.

c) substituição dos combustíveis fósseis na matriz energética global é dificultada por diferentes interesses econômicos.

d) economia dos Estados Unidos é prejudicada pelos acordos internacionais, que só permitem o uso de combustíveis fósseis por países emergentes.

(38)

13.

(FCC - SEE/MG - 2012) Considere o gráfico a seguir.

A partir da leitura do gráfico e dos conhecimentos sobre fontes de energia é correto afirmar que a) a biomassa apresentou o maior aumento de consumo.

b) as fontes não renováveis são as mais consumidas.

c) a nuclear é a única energia limpa, pois não emite gás poluente.

d) o carvão e a hídrica são energias renováveis.

14.

(ADVISE - Prefeitura de Jaboticabal/SP - 2012)

Dentre os rios importantes que apresentamos abaixo, assinale o que irá abastecer a Hidrelétrica de Belo Monte.

a) Rio São Francisco b) Rio Xingu

c) Rio Amazonas d) Rio Tocantins e) Rio Tapajós

(39)

GABARITO

1. A 6. B 11. E

2. B 7. D 12. C

3. C 8. E 13. B

4. D 9. E 14. B

5. B 10. C

(40)

RESUMO DIRECIONADO

Exemplos de fontes não renováveis de energia:

- Petróleo, - Carvão mineral,

- Gás natural e - Nuclear.

(41)

DIFERENÇAS ENTRE CARVÃO VEGETAL E CARVÃO MINERAL

CARVÃO VEGETAL

É um produto resultante da carbonização da biomassa proveniente da MADEIRA.

O carvão vegetal é pouco utilizado mundialmente, com exceção do Brasil, o maior produtor do mundo.

É usado como combustível em lareiras, churrasqueiras e fogões à lenha.

É uma fonte de combustível RENOVÁVEL.

CARVÃO MINERAL

É uma ROCHA SEDIMENTAR formada por meio da decomposição da matéria orgânica.

No mundo, é a fonte de energia mais utilizada para geração de energia elétrica.

Produzido principalmente no HEMISFÉRIO NORTE.

É uma fonte de combustível NÃO RENOVÁVEL.

(42)

AS MAIORES USINAS HIDRELÉTRICAS DO MUNDO

1º Três Gargantas – China: 18.200 MW

Inaugurada em 2008, foi construída no Rio Yang-tsé, o maior da China.

Além da geração de energia, a obra tem como funções a prevenção de enchentes e facilitar o transporte fluvial. Por estes motivos, desempenha um papel importante no desenvolvimento socioeconômico do país.

Diversas empresas brasileiras de consultoria participaram do projeto e das obras civis, tendo em vista a larga experiência do Brasil com grandes usinas, como Itaipu e Tucuruí.

2. Itaipu – Brasil / Paraguai: 14.000MW

Está localizada na fronteira Brasil-Paraguai e conta com uma capacidade de 14.000 MW.

A usina binacional foi construída no período de 1975 a 1982. Ou seja, durante o período da ditadura militar brasileira.

Ela é responsável pelo fornecimento de aproximadamente 90% da energia consumida pelo Paraguai e 19% da energia consumida no Brasil.

3. Belo Monte – Brasil : 11.223 MW

A sua construção foi acompanhada por vários protestos de grupos, militantes e organizações ambientalistas.

Os críticos afirmam que a área da barragem, no leito do Rio Xingu, desalojou índios e populações ribeirinhas, além de ter causado grandes danos ambientais.

É a maior usina hidroelétrica em operação 100% brasileira.

4. Guri – Venezuela: 10.200 MW

Construída entre 1963 e 1978, fornece também energia para o estado brasileiro de Roraima.

5. Tucuruí I e II – Brasil: 8.370 MW

Está localizada no Rio Tocantins, cerca de 300 km ao sul de Belém, no Pará.

Estados que são os maiores produtores de energia eólica no Brasil

Fonte: http://enercons.com.br/2020/01/08/eolicas-crescem-15-mesmo-com-encolhimento-da-economia/

(43)

Matriz ENERGÉTICA Mundial 2016 (IEA, 2018)

Matriz ENERGÉTICA Brasileira 2017 (BEN,2018)

(44)

O consumo de energia proveniente de fontes renováveis e não renováveis no Brasil e no mundo.

Matriz ELÉTRICA Mundial 2016 (IEA, 2018)

(45)

Matriz ELÉTRICA Brasileira 2017 (BEN, 2018)

A matriz elétrica brasileira é baseada em fontes renováveis de energia, ao contrário da matriz

elétrica mundial.

(46)

Referências

Documentos relacionados

Questão com um nível de complexidade um pouco acima do que provavelmente iremos encontrar na nossa prova, já que no nosso edital cobra o conhecimento de apenas três tipos

a vegetação de cerrado encontra-se devastada. e) A presença de rochas cristalinas resistentes aos processos erosivos; rios que fazem parte de importantes bacias hidrográficas

a vegetação de cerrado encontra-se devastada. e) A presença de rochas cristalinas resistentes aos processos erosivos; rios que fazem parte de importantes bacias hidrográficas

Considerando o mapa ilustrado na figura 7A1BBB, assinale a opção correta quanto às características das formações vegetais do estado do Maranhão. a) Predomina a vegetação

Em termos absolutos, com uma população estimada em 17.463.349 de habitantes no ano de 2021, sendo o terceiro estado mais populoso do país, superado apenas por São Paulo e Minas

a) promover o desenvolvimento econômico da porção do território goiano que não se integrou ao estado de Tocantins, criado pela Constituição de 1988. b) fazer do Governo Federal

O Brasil, que sempre se caracterizou pela existência, em uma região ou em outra, de fronteira de povoamento, viu, com o processo de industrialização do campo, o aparecimento

Com relação ao Brasil colonial, julgue os itens que se seguem. Com o ciclo da mineração, iniciou-se o desenvolvimento urbano no Brasil Colônia, quando cidades deixaram de