• Nenhum resultado encontrado

TUTORIAL: DESCARREGAR DADOS GPS DE NAVEGAÇÃO

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "TUTORIAL: DESCARREGAR DADOS GPS DE NAVEGAÇÃO"

Copied!
10
0
0

Texto

(1)

TUTORIAL:

DESCARREGAR DADOS GPS DE NAVEGAÇÃO

(2)

1) INTRODUÇÃO

O usuário do GPS de navegação pode importar os dados de duas formas: comunicação direta via cabo USB/Serial ou importar o arquivo bruto na extensão .GPX.

1.1) Abrindo o DataGeosis Office e Criando um Novo Projeto

Para abri-lo clique duas vezes sobre o ícone e aguarde. Se preferir pode-se ainda abri-lo através do menu Iniciar => Programas => Alezi Teodolini => DataGeosis Office => DataGeosis Office. Em seguida será apresentada a seguinte tela:

Nesta, você pode visualizar as dicas apresentadas pelo software. Para visualizar a próxima dica clique em . Caso não queira visualizar esta caixa de diálogo não marque a opção . Clique em para continuar. Caso seja a primeira vez que está abrindo o software, será apresentada a seguinte caixa:

(3)

Nesta caixa marque a opção e em seguida clique em . Será apresentada a seguinte caixa:

(4)

Clique no botão . Se preferir não visualizar esta caixa ao iniciar o DataGeosis não marque a opção . Em seguida clique no botão e siga os passos apresentados nas três telas a seguir para criar o novo projeto:

Nesta Caixa, defina o nome do projeto e o diretório onde será guardado. O diretório padrão no qual serão salvos os projetos será em C. Caso queria altera-lo clique no botão ao lado e escolha o novo diretório.

(5)

Nesta caixa, insira as informações dos dados do projeto conforme a tabela ao lado.

Nesta caixa, insira as informações referentes ao profissional responsável conforme tela ao lado.

(6)

1.2) Alterando Configurações de Geodésia e Cadastrando do Equipamento Utilizado

Neste tópico vamos alterar as configurações de geodésia, informando ao software que estaremos trabalhando com dados georreferenciados e posteriormente cadastrando o GPS de navegação utilizado. Para isso clique no menu ARQUIVO e selecione a opção CONFIGURAÇÕES GERAIS e vá na aba de Geodésia. Será apresentada a seguinte caixa de diálogo:

Nesta tela, deve-se definir que deseja trabalhar com Georreferenciamento ou não. Neste projeto selecionou-se a opção Georreferenciamento (Poligonal Geodésica) e inseriu as coordenadas de um ponto do projeto.

(7)

Nesta caixa deve-se cadastrar todos os equipamentos utilizados, para que possa descarregar VIA CABO

.

1.3) Descarregando GPS de Navegação

Após o cadastro do equipamento, selecione o menu Arquivo => Comunicação => Receber Dados. Siga os passos de importação apresentados a seguir.

Selecione nesta aba o equipamento que vai utilizar e clique em AVANÇAR. Será mostrada a etapa 2 abaixo:

(8)

1.4) Importando Arquivo Bruto

Também tem a opção de importar o arquivo bruto na extensão .GPX. Para isso selecione Arquivo =>

(9)

1.5) Inserindo as Informações Coletadas no Desenho

Para visualizar os pontos coletados, crie um desenho a partir dos seguintes procedimentos:

Clique com o botão direito na barra Gerenciador de Projeto e selecione a opção e depois . Defina um nome para o desenho dos pontos do projeto e clique em , conforme a tela abaixo:

Em seguida será apresentada a seguinte caixa para seleção das cadernetas com os dados que comporão o desenho. Como não possuem dados nas Cadernetas e sim na Geodésia pode clicar em :

Clique no botão . Será apresentada a tela GeoField, onde o programa listará todos os atributos encontrados e criará automaticamente uma camada para cada atributo, bem como alocará cada ponto em sua camada. Como estamos trabalhando com arquivo Geodésia e não de Caderneta, não identificado atributos para gerar camada. Para finalizar clique no botão .

1.5.1) Inserindo a Caderneta de Geodésia no Desenho

Para inserir as informações coletadas, selecione o menu Inserir => Geodésia. Vai aparecer a tela a seguir pedindo para selecionar a caderneta de Geodésia quer inserir se caso haja mais de uma caderneta.

Selecione o Datum e o fuso que está trabalhando

(10)

Caso não esteja visualizando os pontos, peça o Zoom Enquadrar ( Tecla de Atalho: F4). Após a criação do desenho será apresentada a seguinte tela:

Referências

Documentos relacionados

Apesar dos resultados não mostra- rem respostas conclusivas, pode-se di- zer que a planta possui uma grande de- manda de nutrientes a partir dos 150 DAT, período de

Artigo Científico 1: Detection of SPM-1-Producing Pseudomonas aeruginosa and Class D β-Lactamase-Producing Acinetobacter baumannii Isolates by Use of Liquid Chromatography- Mass

Interplay of efflux system, ampC, and oprD expression in carbapenem resistance of Pseudomonas aeruginosa clinical isolates.. Antimicrob

Contribuição da hiperexpressão do sistema de efluxo AdeABC e da hiperprodução de AmpC na resistência aos β-lactâmicos em isolados clínicos de Acinetobacter baumannii

Mesmo após a indução de resistência à polimixina B e a alteração do fenótipo de sensibilidade aos β-lactâmicos, esses genes ainda estavam presentes no isolado

High Prevalence of carbapenem-resistant Acinetobacter baumannii carrying the bla OXA-143 gene in Brazilian Hospitals.. Dissemination of multidrug-resistant

O presente trabalho tem por objetivo analisar e quantificar a taxa de brotação das gemas de cana quando estas forem submetidas às três citadas etapas do plantio

O chamado drive thru é contestado por dirigentes do Sindicato dos Trabalhadores do INSS e Previdência de SP (Sinsprev) porque, segundo eles, não assegura o amparo legal e