• Nenhum resultado encontrado

LÍNGUA PORTUGUESA Iº BIMESTRE 2ª SÉRIE ENSINO MÉDIO PROFESSOR(A): SARA CAMPOS

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "LÍNGUA PORTUGUESA Iº BIMESTRE 2ª SÉRIE ENSINO MÉDIO PROFESSOR(A): SARA CAMPOS"

Copied!
9
0
0

Texto

(1)

OS GÊNEROS TEXTUAIS

Os gêneros textuais constituem objeto de ensino de leitura, compreensão e produção de textos escritos e orais. Estes devem privilegiar uma abordagem social e interativa da linguagem, portanto, é fundamental (re)conhecer os gêneros textuais que nos são apresentados, e com isso, possibilitar interpretações eficientes, relacionando e extraindo as informações que cada texto objetiva repassar.

Os gêneros discursivos permeiam nosso cotidiano, por conseguinte, para cada uma das situações de comunicação que ocorre no nosso dia a dia, utilizamos algum gênero textual, vale lembrar que, a variedade de gêneros textuais é ilimitada, como afirma Bakhtin.

“A riqueza e a variedade dos gêneros do discurso são infinitas, pois a variedade virtual da atividade humana é inesgotável, e cada esfera dessa atividade comporta um repertório de gêneros do discurso que vai diferenciando-se e ampliando-se à medida que a própria esfera se desenvolve e fica mais complexa” (BAKHTIN, 1992, p. 179).

2.1 – Os gêneros discursivos mais recorrentes Charge e tirinha

Na charge e na tirinha, por exemplo, a linguagem verbal e não-verbal são interativas, ou seja, a simultaneidade de texto e imagem depende um do outro para transmissão da ideia e do efeito de sentido pretendido como um todo.

Fonte: Charge do Mariano (Charge Online).

“O tipo textual mais recorrente nesse gênero é o narrativo, embora a heterogeneidade tipológica, que caracteriza todo gênero textual, também possa marcar as tiras. Sua temática é humorística: satiriza problemáticas individuais ou sociais, econômicas e políticas” (CAMPOS e RIBEIRO, p. 27).

E como a principal característica da charge e da tirinha é o uso do humor e ironia para criticar ou reforçar situações diversas, é importante ressaltar que para interpretação destes gêneros é necessário ler nas entrelinhas do que está exposto e o que se deixou ocultar, além de exigir certo conhecimento de mundo, estimula a criticidade. Os gêneros charge e tirinha são muito recorrentes em questões interpretativas desde provas escolares até os processos

LÍNGUA PORTUGUESA

Iº BIMESTRE

2ª SÉRIE – ENSINO MÉDIO

PROFESSOR(A): SARA CAMPOS

Conteúdo: gêneros textuais

(2)

Gráfico/ Infográfico

Os gráficos em seus elementos de construção assemelham-se aos gêneros charge e tirinha, por conter elementos verbais e não verbais. Porém, as informações explicitadas no gênero gráfico, devem ser entendidas como estão dispostas. Os elementos dispostos correspondem diretamente ao repasse de informações de natureza diversa, e as que questões abordam esse gênero objetivam que o leitor as relacione, decodifique e associe ao seu conhecimento de mundo (se for pertinente) de forma coesa. Ou seja, este gênero é uma atividade complexa e exige do leitor várias habilidades.

“Nos contextos em que é usado, esse gênero se mostra como um argumento relevante ao apresentar dados e estabelecer relações entre eles. A compreensão e interpretação desse gênero deve ser encarada como uma atividade complexa, que exige várias habilidades por parte do leitor. Por isso, esse leitor, ao fazer a leitura do gênero gráfico, não pode apenas decodificá-lo, pois esse gênero demanda um exercício maior do que se ater diretamente às informações: é necessário ler os dados, perceber as relações e, se possível, ir “além” dos dados, na medida em que inferências podem surgir quando o leitor aciona seu conhecimento de mundo e extrapolar o gráfico” (CAMPOS e RIBEIRO, p. 32).

(3)

ATIVIDADE DE FIXAÇÃO 01. (IFPE 2019)

MAIS IDOSOS NO MERCADO DE TRABALHO

Com mudanças no estilo de vida, aposentadoria está cada vez mais tardia

Durante toda a sua carreira, entre uma reportagem e outra, o jornalista Ricardo Moraes tinha um sonho além dos papéis: ter um bar. Há dois anos, quando se aposentou, preferiu trocar a desaceleração de uma vida inteira de trabalho pelo desafio de recomeçar. E, aos 65 anos, acabou de inaugurar a filial do boteco paulistano Bar Léo, no Centro do Rio.

Mas não é só ele. Segundo dados do Ministério dos Direitos Humanos, os idosos somam 23,5 milhões dos brasileiros, mais que o dobro do registrado em 1991. E a projeção é que serão 30% da população em 2050 (em 2010, eram 10%).

Para compor a equipe, Moraes misturou a energia e a agilidade de funcionários jovens à experiência em atendimento de excelência dos mais velhos. Para isso, chamou o também aposentado Luis Ribeiro, de 67 anos, para ser seu maître, e o garçom Francisco Carlos, que ainda não se aposentou, mas já passou dos 50 anos.

“Eu ensino organização, senso de hierarquia e como ser mais formal e excelente no atendimento ao cliente. E eles me ensinam muito sobre tecnologia”, conta Ribeiro, que tem 45 anos de estrada e se aposentou há três anos.

Essa mistura de gerações não é de hoje, mas prepare-se, porque ela será cada vez mais presente dentro das empresas. E por um motivo muito simples: as pessoas estão envelhecendo mais tarde.

Com avanços da medicina e estilo de vida mais saudável, aquele senhor que, em décadas passadas, preparava-se para ficar no sofá aos 60 anos, hoje está a todo vapor. Além disso, há a questão pessoal, de querer se manter ocupado e útil, e a financeira, pois, como se sabe, apesar da contribuição de uma vida inteira, o retorno é quase sempre baixo em relação aos trabalhadores comuns.

Tudo isso afeta diretamente o mercado de trabalho, que passa a contar com uma força de trabalho mais madura e bem presente, e traz desafios também. Um deles é justamente a harmonia entre gerações tão diferentes. Em tese, ambos agregam: os mais velhos com sua experiência, padrões de qualidade sólidos e comprometimento; e os mais jovens com sua vivacidade, fácil adaptação e familiaridade à tecnologia. Na prática, porém, há outras questões.

(4)

Em diversos gêneros textuais, é possível perceber o uso de termos com sentido figurado. Entendemos essa prática como o emprego da conotação. Diante dessa informação, assinale a opção na qual se pode identificar um ou mais termos cujo sentido literal foi ampliado ou alterado, o que caracteriza a existência de conotação.

a) “E a projeção é que serão 30% da população em 2050 (em 2010, eram 10%) [...]” (2º parágrafo). b) “E, aos 65 anos, acabou de inaugurar a filial do boteco paulistano Bar Léo, no Centro do Rio” (1º parágrafo).

c) “Com avanços da medicina e estilo de vida mais saudável, aquele senhor que, em décadas passadas, preparava-se para ficar no sofá aos 60 anos, hoje está a todo vapor” (6º parágrafo).

d) “‘Eu ensino organização, senso de hierarquia e como ser mais formal e excelente no atendimento ao cliente’” (4º parágrafo).

e) “Além disso, há a questão pessoal, de querer se manter ocupado e útil […]” (6º parágrafo).

2. Analise o cartum para responder à questão a seguir.

Gênero textual define-se como composições socialmente estáveis que tem o objetivo de passar determinadas informações. Cada gênero textual tem peculiaridades que variam de acordo com seus objetivos (informar, criticar, convencer, relatar...), com seu público alvo (adultos, crianças, escritores, professores...), com seu canal de veiculação (mídia impressa, revistas on-line...) e assim por diante. Para atingir seus objetivos, os gêneros textuais podem utilizar tanto a linguagem verbal quanto a não verbal. Sobre o cartum apresentado, assinale a alternativa que identifique, corretamente, as características desse gênero, seu objetivo e a linguagem predominantes.

CARACTERÍSTICAS OBJETIVO LINGUAGEM

a) Desenho humorístico ou caricatural, espécie de anedota

gráfica que satiriza comportamentos humanos. Criticar Não verbal

b)

Desenho humorístico, com ou sem legenda ou balão, que tem por tema algum acontecimento atual, que comporta crítica e focaliza, por meio de caricatura, uma ou mais personagens envolvidas.

Informar Verbal

c) Segmento de história em quadrinhos, apresentado em

jornais ou revistas numa só faixa horizontal. Ironizar Verbal e não verbal

d)

Desenhos em sequência, inicialmente sobre cartão e depois em papel ou afim, em preto ou em cores, para fins caricaturais ou humorísticos de amplo espectro de percepção e aceitação.

Entreter Verbal

e)

Narração de particularidade curiosa ou jocosa que acontece à margem dos eventos mais importantes, e por isso pouco divulgada, de uma determinada personagem ou passagem histórica.

(5)

3. (Enem PPL 2018)

Filha do compositor Paulo Leminski lança disco com suas canções “Leminskanções” dá novos arranjos a 24 composições do poeta

Frequentemente, a cantora e compositora Estrela Ruiz é questionada sobre a influência da poesia de seu pai, Paulo Leminski, na música que ela produz. “A minha infância foi música, música, música”, responde veementemente, lembrando que, antes de poeta, Leminski era compositor.

Estrela frisa a faceta musical do pai em Leminskanções. Duplo, o álbum soma Essa noite vai ter sol, com 13 composições assinadas apenas por Leminski, e Se nem for terra, se transformar, que tem 11 parcerias com nomes como sua mulher, Alice Ruiz, com quem compôs uma única faixa, Itamar Assumpção e Moraes Moreira.

BOMFIM, M. Disponível em: http://cultura.estadao.com.br. Acesso em: 22 ago. 2014 (adaptado).

Os gêneros textuais são caracterizados por meio de seus recursos expressivos e suas intenções comunicativas. Esse texto enquadra-se no gênero

a) biografia, por fazer referência à vida da artista. b) relato, por trazer o depoimento da filha do artista.

c) notícia, por informar ao leitor sobre o lançamento do disco. d) resenha, por apresentar as características do disco.

e) reportagem, por abordar peculiaridades sobre a vida da artista. 4. (Enem PPL 2018)

Deserto de sal

O silêncio ajuda a compor a trilha que se ouve na caminhada pelo Salar de Atacama.

Com 100 quilômetros de extensão, o Salar de Atacama é o terceiro maior deserto de sal do mundo. De acordo com estudo publicado pela Universidade do Chile, o Salar de Atacama é uma depressão de 3 500 quilômetros quadrados entre a Cordilheira dos Andes e a Cordilheira de Domeiko. Sua origem está no movimento das placas tectônicas. Mais tarde, a água evaporou-se e, desta forma, surgiram os desertos de sal do Atacama. Além da crosta de sal que recobre a superfície, há lagoas formadas pelo degelo de neve acumulada nas montanhas.

FORNER, V. Terra da Gente, n. 96, abr. 2012. Os gêneros textuais são textos materializados que circulam socialmente. O texto Deserto de sal foi veiculado em uma revista de circulação mensal. Pelas estratégias linguísticas exploradas, conclui-se que o fragmento apresentado pertence ao gênero

a) relato, pela apresentação de acontecimentos ocorridos durante uma viagem ao Salar de Atacama. b) verbete, pela apresentação de uma definição e de exemplos sobre o termo Salar de Atacama. c) artigo de opinião, pela apresentação de uma tese e de argumentos sobre o Salar de Atacama. d) reportagem, pela apresentação de informações e de dados sobre o Salar de Atacama.

e) resenha, pela apresentação, descrição e avaliação do Salar de Atacama.

5. Leia o texto para responder à questão a seguir.

CELULAR ROUBADO? COMO BLOQUEAR O IMEI DE SEU APARELHO NA OPERADORA.

1. Seu celular foi roubado? Aprenda a fazer o bloqueio do IMEI do aparelho junto à operadora. Isso desestimula o roubo de smartphones, já que seu celular não se conectará mais a nenhuma operadora,

(6)

2. Para descobrir o IMEI do seu aparelho, digite *#06# no telefone, como se você fosse efetuar uma ligação – o código, com 15 dígitos, será imediatamente exibido na tela. Caso você não tenha mais acesso ao celular, procure o IMEI na embalagem do produto, que estará próximo a um código de barras.

3. Se você não tem mais o aparelho e nem a caixa, ainda há salvação para os usuários de Android. Acesse o Google Dashboard e expanda o menu Android. Uma lista de todos os aparelhos atrelados ao seu Google Play será exibida, acompanhados dos respectivos códigos IMEI. Então, para bloquear o IMEI de um celular por roubo ou furto, entre em contato com a sua operadora.

Celular roubado? Como bloquear o IMEI de seu aparelho na operadora.

Disponível em: <https://tecnoblog.net/189729/celular-roubado-como-bloquear-imei-operadora/>. Acesso: 09 nov. 2016. (Adaptado).

A identificação dos mais diversos gêneros textuais perpassa a análise de sua função social, das sequências tipológicas que os compõem, de seu contexto, bem como de seu suporte de uso.

A respeito da composição tipológica e das características do texto “Celular roubado? Como bloquear o IMEI de seu aparelho na operadora” é CORRETO afirmar que

a) como se trata de um texto publicitário, sua principal função é impelir o cliente a comprar um smartphone pela modernidade que ele apresenta.

b) possui traços de injunção, pois se pauta na explicação e no método para a realização de uma atividade, no caso, bloquear um smartphone roubado.

c) pode ser classificado como dissertativo-argumentativo, uma vez que expõe a opinião do autor sobre as vantagens do sistema Android.

d) apresenta uma estrutura textual, estritamente, descritiva, o que se comprova pela sequenciação das atitudes que os usuários devem tomar.

e) sua função principal é informar aos usuários de smartphones do perigo crescente de roubos de celulares.

6. TEXTO PARA A PRÓXIMA QUESTÃO:

DE ONDE VEM A EXPRESSÃO “SERÁ O BENEDITO”?

De Minas, uai.

Em 1933, Getúlio Vargas estava indicando novos governadores, e chefes políticos mineiros temiam que o presidente nomeasse alguém indesejado.

Para não desagradar seus apoiadores, dizia-se que o escolhido de Getúlio seria Benedito Valadares, jornalista, político local e candidato neutro. Muitos, surpresos com a provável escolha, que acabou acontecendo, perguntavam-se: “Será o Benedito?”.

Assim, a questão ficou conhecida por expressar contrariedade, surpresa, desalento e perplexidade frente a acontecimentos inusitados.

MARQUES, E. De onde vem a expressão “Será o Benedito?”. Disponível em: <http://super.abril.com.br/blog/oraculo/de-onde-vem-a-expressao-sera-o-benedito/>. Acesso em: 09 maio 2017.

(7)

Os gêneros textuais apresentam finalidade comunicativa e organização recorrentes. Podemos afirmar que o texto “De onde vem a expressão ‘será o Benedito’?” consiste em um(a)

a) crônica, já que parte da narração e da descrição de um fato para explicar o significado de uma palavra ou expressão.

b) artigo de opinião, já que o autor se utiliza de estratégias argumentativas para explicar o sentido de uma expressão.

c) notícia, uma vez que a tipologia narrativa é utilizada para explicar o sentido de uma expressão por meio de uma história real.

d) verbete de dicionário, pois apresenta o conceito ou significado de uma palavra ou expressão através da tipologia injuntiva.

e) texto informativo, pois se utiliza principalmente da tipologia expositiva para explicar o sentido de uma palavra ou expressão.

7. (Enem 2ª aplicação 2016)

Receitas de vida por um mundo mais doce Pé de moleque

Ingredientes

2 filhos que não param quietos 3 sobrinhos da mesma espécie 1 cachorro que adora uma farra 1 fim de semana ao ar livre Preparo

Junte tudo com os ingredientes do Açúcar Naturale, mexa bem e deixe descansar. Não as crianças, que não vai adiantar. Sirva imediatamente, porque pé de moleque não para. Quer essa e outras receitas completas?

Entre no site cianaturale.com.br.

Onde tem doce, tem Naturale. Revista Saúde, n. 351, jun. 2012 (adaptado).

O texto é resultante do hibridismo de dois gêneros textuais. A respeito desse hibridismo, observa-se que a a) receita mistura-se ao gênero propaganda com a finalidade de instruir o leitor.

b) receita é utilizada no gênero propaganda a fim de divulgar exemplos de vida.

c) propaganda assume a forma do gênero receita para divulgar um produto alimentício. d) propaganda perde poder de persuasão ao assumir a forma do gênero receita. e) receita está a serviço do gênero propaganda ao solicitar que o leitor faça o doce.

8. Graciliano Ramos, Clarice Lispector e Guimarães Rosa produziram nos mesmos gêneros textuais narrativos; são romancistas e contistas, cujas produções são referenciadas nacional e internacionalmente. Sobre isso, analise as afirmativas a seguir:

I. Graciliano Ramos, em seu romance Vidas Secas, retoma um dos problemas vivenciados pelo homem nordestino, que, apesar de remontar ao início do século passado, haja vista a alusão a ele realizada no título do romance de Raquel de Queiroz, O Quinze, ainda persiste na atualidade. Do mesmo modo, Patativa de Assaré também tratou da seca em seus poemas populares, e a televisão não se cansa de transmitir as consequências desse fenômeno.

II. Clarice Lispector, em A Hora da Estrela, parece dar sequência à temática de Vidas Secas, quando trata da trajetória de Macabéa, imigrante nordestina no Rio de Janeiro. Por sua vez, Fabiano e sua família, no último capítulo de Vidas Secas, deixam a fazenda. O romance termina em aberto; dentre outras possibilidades, sugere o início de uma nova vida na cidade, onde os meninos poderiam até ir à escola.

(8)

III. Há pontos comuns entre a produção dos três autores, pois os textos por eles criados demonstram, dentre outros aspectos, preocupação com a linguagem, a interioridade e a condição humana, além de as narrativas se desenrolarem no campo, tendo a cidade apenas como plano de fundo. Essas afirmações se confirmam nos romances Vidas Secas e A Hora da Estrela e no conto A Menina de Lá, integrante da coletânea Primeiras histórias, de João Guimarães Rosa.

IV. Em A Hora da Estrela, há dois discursos narrativos que se intercruzam, assim como ocorre em Vidas Secas e Famigerado, pois o narrador onisciente e intruso analisa cada uma das personagens dos três romances, revelando minuciosamente suas interioridades. Isso interfere na continuidade da narrativa que sofre rupturas constantes, as quais resultam dos comentários do narrador intruso.

V. Os contos dos três autores, Clarice Lispector, Graciliano Ramos e Guimarães Rosa são psicológicos, tal como Amor, pertencente à coletânea Laços de Família, de Clarice Lispector; O Relógio do Hospital, de Graciliano Ramos, integrante de Insônia e O Espelho, de Primeiras Histórias, de Guimarães Rosa. Acresce-se, ainda, que todos eles, com exceção de Amor, são narrados em primeira pessoa, imprimindo-lhes um tom emotivo e confessional.

Está CORRETO, apenas, o que se afirma em

a) I, II e III. b) I, III e IV. c) II, IV e V. d) I, II, III e IV. e) I, II e V.

9. Os gêneros textuais estão vinculados à nossa vida social e organizam nossas atividades comunicativas. Todo texto pertence a um gênero, como o que segue:

Escritores jovens para jovens leitores Fábulas para o Ano 2000

(Rodrigo Lacerda e Gustavo Martins; Ilustrações de Paulo Batista; 80 p.; Lemos Editorial; 0800-177899; 10 reais)

Novos autores sempre surgem, mas autores novíssimos são bem mais raros. Gustavo Martins tem apenas 15 anos e, antes que você se espante com isso, é bom lembrar que ele publicou seu primeiro livro aos 8 anos, o que lhe valeu uma menção no Guinness, o livro dos recordes. Rodrigo Lacerda, de 29 anos, convenhamos, também é um jovem autor se comparado, por exemplo, aos medalhões da Academia de Letras. Mas o que interessa mesmo é que ambos fazem ótima literatura. Estas fábulas são a melhor prova disso. Com talento e bom humor, eles adaptaram histórias tradicionais, como A Princesa e o Sapo ou Os Três Porquinhos, aos tempos modernos. O resultado foi uma espécie de cyber-conto-de-fadas, onde uma rã transforma-se em princesa e casa-se com um metaleiro ou três porquinhos sem-terra encaram um lobo latifundiário. Para manter o espírito edificante, os autores não abriram mão da famosa "moral da história" no final de cada conto. Um exemplo: "Os Powers Rangers podem até vencer o monstrão, desde que ele não tenha um bom advogado". Moderníssimo.

Disponível em: <http://galileu.globo.com/edic/91/cultura> Acesso em 30 de out. 2014. Assinale a alternativa que CORRETAMENTE classifica o gênero do texto lido.

a) Sinopse porque é um tipo de resumo, comum em jornais e revistas, que apresenta um comentário breve de um produto cultural, em períodos sintéticos.

b) Resumo porque apresenta o conteúdo de um livro de forma sintética, destacando as informações essenciais, sem apresentar valoração crítica.

c) Resenha porque apresenta uma descrição resumida e uma valoração crítica a respeito de um produto cultural, no caso um livro.

d) Relatório porque é um documento que expõe resultados de uma atividade de pesquisa, de um experimento, de um evento, de uma visita, de um projeto etc.

e) Sumário porque é a enumeração das principais divisões, seções e outras partes de um documento, na mesma ordem em que a matéria nele se sucede.

(9)

10. (Enem PPL 2014) Entrevista – Tony Bellotto A língua é rock

Guitarrista do Titãs e escritor completa dez anos à frente de programa televisivo em que discute a língua portuguesa por meio da música

O que o atraiu na proposta de Afinando a Língua?

No começo, em 1999, a ideia era fazer um programa que falasse de língua portuguesa usando a música como atrativo, principalmente, para os jovens. Com o passar do tempo, ele foi se transformando num programa sobre a linguagem usada em letras de música, no jornalismo, na literatura de ficção e na poesia. Como não sou um cara de TV, trago a experiência de escritor e músico, e sempre participo de forma mais ativa do que como um mero apresentador. Estou nas reuniões de pauta e faço sugestões nos roteiros. Mas o conteúdo é feito pelo pessoal do Futura.

Quais as vantagens e desvantagens do ensino da língua por meio das letras de música? Não sou pedagogo ou educador, então só vejo vantagens, porque as letras de música usam uma linguagem que é a do dia a dia, principalmente, dos jovens. A música é algo que lhes dá prazer e, didaticamente, pode fazer as vezes de algo que o aluno tem a noção de ser entediante – estudo da língua, sentar e abrir um livro. Ao ouvir uma música, os exemplos surgem. É a grande vantagem e sempre foi a ideia do programa.

Disponível em: http://revistalingua.uol.com.br. Acesso em: 8 ago. 2012 (fragmento).

Os gêneros textuais são definidos por meio de sua estrutura, função e contexto de uso. Tomando por base a estrutura dessa entrevista, observa-se que

a) a organização em turnos de fala reproduz o diálogo que ocorre entre os interlocutores. b) o tema e o suporte onde foi publicada justificam a ausência de traços da linguagem informal.

c) a ausência de referências sobre o entrevistado é uma estratégia para induzir à leitura do texto na íntegra.

d) o uso do destaque gráfico é um recurso de edição para ressaltar a importância do tema para o entrevistador.

e) o entrevistado é um especialista em abordagens educacionais alternativas para o ensino da língua portuguesa.

Referências

Documentos relacionados

a) centralização do poder no reino português só ocorreu após a vitória contra os muçulmanos na guerra de Reconquista, o que garantiu o estabelecimento de alianças

O entendimento destas trocas permite então levar os alunos a compreenderem o calor como uma forma de transferência de energia entre sistemas com diferenças de temperatura

Na primeira, nos debruçaremos sobre a documentação portuária do Rio de Janeiro e outras fontes secundárias para comprovar que o açúcar proveniente de Campos, Norte Fluminense,

Neste ambiente, a China - que se viu obrigada a receber, sob a bandeira do Comitê Olímpico Internacional, a delegação de Taiwan - mostrou com orgulho suas contribuições para

A) A classificação natural não se baseia apenas na morfologia ou na fisiologia, mas também no desenvolvimento embrionário dos indivíduos, no estudo do cariótipo

O prazer da leitura está implícito na definição do escritor argentino; de fato, dificilmente não se lê com enorme prazer Memórias Póstumas de Brás Cubas, Dom

( ) Ensino Fundamental Série: Componente Curricular: Língua Portuguesa e Literatura. ( X ) Ensino Médio Série: 2ª Professoras: Tainá Mendes Pedó

• O potencial elétrico associado a um ponto P do campo elétrico não depende da particular carga de prova q colocada naquele ponto P, depende da carga Q geradora