• Nenhum resultado encontrado

REGIMENTO INTERNO DO COMITÊ DE ÉTICA EM PESQUISA COM SERES HUMANOS DO INSTITUTO DE PSICOLOGIA DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO DAS DISPOSIÇÕES NORMATIVAS

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "REGIMENTO INTERNO DO COMITÊ DE ÉTICA EM PESQUISA COM SERES HUMANOS DO INSTITUTO DE PSICOLOGIA DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO DAS DISPOSIÇÕES NORMATIVAS"

Copied!
14
0
0

Texto

(1)

Comitê de Ética em Pesquisa com Seres Humanos

Av. Prof. Mello Moraes, 1721 - Bloco G - Sala 27 - Cidade Universitária

05508-030 São Paulo/SP - Brasil - E-mail: comite.etica.ipusp@gmail.com -Tel. (11) 3091-4182

REGIMENTO INTERNO DO COMITÊ DE ÉTICA EM PESQUISA COM SERES HUMANOS DO INSTITUTO DE PSICOLOGIA DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO

CAPÍTULO I

DAS DISPOSIÇÕES NORMATIVAS

Art. 1º - O Comitê de Ética em Pesquisa com Seres Humanos do Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo, doravante designado como CEPH-IPUSP, instituído pela Portaria IP nº 33, de 7 de julho de 2011, do Instituto de Psicologia desta Universidade, de acordo com o que determinam as Resoluções do Conselho Nacional de Saúde (CNS) e do Ministério da Saúde (MS) nº 370/2007; nº 466/2012 e as normas vigentes complementares, bem como a Norma Operacional nº 001/2013, no que diz respeito aos aspectos éticos das pesquisas envolvendo seres humanos, constitui uma instância colegiada interdisciplinar de relevância pública, de natureza consultiva, deliberativa, normativa, educativa e independente, vinculada à Comissão Nacional de Ética em Pesquisa - CONEP.

Parágrafo único - Regimento atualizado em cumprimento a Resolução do Conselho Nacional de Saúde - CNS nº 466, de 12 de dezembro de 2012, publicada no Diário Oficial da União, que revoga a Resolução CNS nº 196/1996, 303/2000 e 404/2008; e Norma Operacional CNS nº 001/2013.

Art. 2º - O CEPH-IPUSP observará todas as normas legais recomendadas pela CONEP relativas às pesquisas que envolvem seres humanos, em particular a Resolução nº 466/2012 do Conselho Nacional de Saúde do Ministério da Saúde - CNS/MS, a Resolução nº 510/2016 - CNS/MS, bem como a Norma Operacional nº 001/2013.

Parágrafo único. O CEPH-IPUSP se resguarda ao direito de não analisar as pesquisas nos casos em que o(a) pesquisador(a) não tiver vínculo institucional, considerando a obrigatoriedade da assinatura do(a) dirigente institucional no documento que dá consistência jurídica ao projeto de pesquisa, a Folha de Rosto.

CAPÍTULO II DO OBJETIVO

Art. 3º O presente Regimento dispõe sobre a normatização, organização administrativa e funcionalidade do CEPH-IPUSP, para:

I - identificar, analisar e avaliar as implicações éticas nas pesquisas científicas que envolvem seres humanos, direta ou indiretamente, em respeito às normas éticas na defesa dos direitos dos(as) participantes, pesquisadores(as) e instituições envolvidas;

(2)

Comitê de Ética em Pesquisa com Seres Humanos

Av. Prof. Mello Moraes, 1721 - Bloco G - Sala 27 - Cidade Universitária

05508-030 São Paulo/SP - Brasil - E-mail: comite.etica.ipusp@gmail.com -Tel. (11) 3091-4182

II - orientar e acompanhar os (as) pesquisadores (as) quanto às normas e os princípios éticos dispostos nas resoluções vigentes;

III - desencadear a comunicação dos aspectos éticos das pesquisas com seres humanos por meio da realização de fóruns, oficinas, seminários, palestras, dentre outros, para integração dos (as) interessados (as);

IV - contribuir para o desenvolvimento e integração do Sistema CEP/CONEP/CNS/MS, para assegurar o respeito e manutenção das normas vigentes.

CAPÍTULO III DOS MEMBROS

Seção I Da composição

Art. 4º - O CEPH-IPUSP é um colegiado multidisciplinar, multiprofissional e contempla a diversidade de campos de pesquisa dos quatro Departamentos do Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo, que terá nove membros titulares.

Art. 5º Integram o CEPH-IPUSP:

I – um(a) docente indicado(a) pelo Departamento de Psicologia Clínica;

II - um(a) docente indicado(a) pelo Departamento de Psicologia Social e do Trabalho;

III - um(a) docente indicado(a) pelo Departamento de Psicologia da Aprendizagem, do Desenvolvimento e da Personalidade;

IV - um(a) docente indicado(a) pelo Departamento de Psicologia Experimental; V - um(a) docente da área de Ciências Jurídicas, indicado(a) pela direção do IPUSP; VI - um(a) docente da área de Ciências Humanas, indicado(a) pela direção do IPUSP; VII - um(a) docente da área de Ciências da Saúde, indicado(a) pela direção do IPUSP;

(3)

Comitê de Ética em Pesquisa com Seres Humanos

Av. Prof. Mello Moraes, 1721 - Bloco G - Sala 27 - Cidade Universitária

05508-030 São Paulo/SP - Brasil - E-mail: comite.etica.ipusp@gmail.com -Tel. (11) 3091-4182

VIII - um(a) representante discente do curso de doutorado do IPUSP, eleito(a) pelos alunos(as) regularmente matriculados nos programas de pós-graduação do IPUSP;

IX - um representante dos(as) usuários(as) indicado preferencialmente pelos Conselhos Municipal ou Estadual de Saúde, encaminhado para análise e aprovação da CONEP.

§ 1º - Cada membro titular terá um respectivo suplente, com igual qualificação, que exercerá funções correspondentes, em caso de impedimento temporário ou de vacância do titular, e será indicado ou escolhido simultaneamente, por processo idêntico ao estabelecido para o membro titular.

§ 2º - O CEPH-IPUSP será presidido por um coordenador(a) ou seu respectivo vice, eleitos(as) em reunião ordinária entre os membros que o compõem.

§ 3º - Nos casos de impedimento ou vacância dos(as) coordenadores(as), exercerá a coordenação do CEPH-IPUSP com a aprovação do colegiado, um membro titular lotado no IPUSP.

§ 4º - Os membros terão total independência de ação no exercício de suas decisões, não devendo sofrer nenhum tipo de interferência interna ou externa, salvo quando indispensável aos interesses dos envolvidos nas pesquisas, devendo a administração universitária tutelar pela liberdade das decisões e preservação da autonomia funcional de seus integrantes.

§ 5º - Em consonância com o VII.6 da Resolução nº 466/2012 CNS/MS, os membros do CEPH-IPUSP não poderão ser remunerados.

Art. 6º - O CEPH-IPUSP poderá convidar consultores ad hoc, pertencentes ou não à instituição, a fim de obter subsídios técnicos nos casos excepcionais, que não comporão o CEPH-IPUSP.

Seção II Dos Mandatos

Art. 7º - O mandato dos membros do CEPH-IPUSP será norteado pela sua área de representação, quais sejam:

I - três anos, sendo permitida recondução aos membros docentes titulares e respectivos suplentes, pertencentes e externos ao IPUSP, bem como ao representante de usuários;

(4)

Comitê de Ética em Pesquisa com Seres Humanos

Av. Prof. Mello Moraes, 1721 - Bloco G - Sala 27 - Cidade Universitária

05508-030 São Paulo/SP - Brasil - E-mail: comite.etica.ipusp@gmail.com -Tel. (11) 3091-4182

III - três anos, sendo permitida uma recondução, o mandato dos(as) coordenadores(as);

§ 1º- A perda do mandato poderá ser deliberada pelo Comitê quando houver ausências injustificadas por três reuniões consecutivas ou cinco acumuladas no decorrer do ano, por atrasos reiterados de emissão de relatoria ou, ainda, por atraso na resposta e na recusa reiterada de solicitações de emissão de relatoria; § 2º - A perda do mandato somente se consumará após a ciência ao membro acerca das condutas a ele imputadas, devendo-se conceder a oportunidade para que o mesmo, querendo, manifeste sua justificativa no prazo de trinta (30) dias, a contar da data de sua ciência.

§ 3º - Ao(à) Coordenador(a) restará homologar a decisão constando-a em ata, devendo o colegiado zelar para que as razões do afastamento não extravasem os limites do CEPH-IPUSP e, ao indicar outro nome perante a Congregação do IPUSP para integrar a equipe, não podendo mencionar as razões da vacância; § 4º- Na ausência do membro titular por motivo de afastamento, vacância ou outros, no caso deste ter suplente, o mesmo deverá assumir o papel de titular até o regresso do titular e/ou nomeação de novo membro, no caso de vacância.

§ 5º - Na impossibilidade do membro titular ou suplente concluir o mandato, a solicitação de desligamento do CEPH-IPUSP deverá ser feita por escrito e nesta deverá constar, também, o nome de novo membro indicado pelo dirigente da instituição de origem do membro.

§ 6º - No caso de impedimento da conclusão do mandado do(a) representante dos usuários(as) e do(a) representantes discentes, estes devem enviar por escrito os motivos do desligamento ao CEPH-IPUSP. § 7º - O início dos mandatos dos membros será considerado a partir da data da primeira reunião do CEPH-IPUSP.

Seção III Das Obrigações

Art. 8º - Ao se integrar ao CEPH-IPUSP, os(as) envolvidos(as) assumem o compromisso de:

I - zelar pelo absoluto sigilo do conteúdo tratado durante todo o procedimento de análise dos protocolos tramitados no CEPH-IPUSP;

(5)

Comitê de Ética em Pesquisa com Seres Humanos

Av. Prof. Mello Moraes, 1721 - Bloco G - Sala 27 - Cidade Universitária

05508-030 São Paulo/SP - Brasil - E-mail: comite.etica.ipusp@gmail.com -Tel. (11) 3091-4182

II - respeitar o calendário predefinido de reuniões do Comitê;

III - o membro titular deve informar por escrito sua ausência nas reuniões ordinárias e extraordinárias, quando possível, com antecedência mínima de quatro dias, para possibilitar a participação do suplente; IV – o membro suplente deve atentar-se ao calendário de reuniões do CEPH-IPUSP, para substituir o titular na impossibilidade de sua participação;

V - o membro enquanto relator deve examinar os aspectos éticos da pesquisa envolvendo seres humanos para emitir o parecer, devidamente justificado, sempre orientado, dentre outros, pelos princípios da impessoalidade, transparência, razoabilidade, proporcionalidade, eficiência e dentro do prazo de trinta (30) dias a partir da aceitação dos protocolos, conforme determina a Resolução do CNS nº 466/12, complementada pela Norma Operacional CNS n° 001/13;

VI - o membro/relator deve desempenhar papel consultivo e educativo em questões de ética e manter a guarda confidencial dos protocolos analisados;

§ 1º - A participação do suplente nas reuniões é facultativa quando está presente o titular.

§ 2º - Os membros devem estar cientes de que em caso de denúncia ou de situações de infração ética, sobretudo as que impliquem em riscos aos participantes envolvidos nas pesquisas, os fatos serão comunicados às instâncias competentes, para averiguação.

§ 3º - O CEPH-IPUSP deverá renovar-se trienalmente, mantendo-se, pelo menos ¼ (um quarto) de seus membros remanescentes, observados os prazos estabelecidos no artigo 7º, incisos I, II, III deste Regimento.

Seção IV Da Capacitação

Art. 9º - Na indicação de novos membros e para o aperfeiçoamento dos antigos, o CEPH-IPUSP deve: I – realizar a apresentação e integração de todos, em reunião do Comitê;

II – orientar sobre este Regimento, a página do CEPH-IPUSP, da CONEP, das normas e resoluções vigentes;

(6)

Comitê de Ética em Pesquisa com Seres Humanos

Av. Prof. Mello Moraes, 1721 - Bloco G - Sala 27 - Cidade Universitária

05508-030 São Paulo/SP - Brasil - E-mail: comite.etica.ipusp@gmail.com -Tel. (11) 3091-4182

IV - estimular a participação nos eventos promovidos pela CONEP, para trocas de experiências;

CAPÍTULO IV DAS ATRIBUIÇÕES

Seção I

Das atribuições do CEPH-IPUSP

Art. 10 - O CEPH-IPUSP deve:

I - incentivar e promover continua capacitação do colegiado, para progressão da educação ética em pesquisa com seres humanos;

II - articular-se entre si, bem como buscar estabelecer articulações fora do sistema CEP/CONEP, para o cumprimento de sua missão protetiva dos(as) participantes da pesquisa e apoio aos pesquisadores(as); III - primar pela presença de mais de cinquenta por cento (50%) de seus membros titulares nas reuniões; IV - promover a distribuição balanceada de gênero, homens e mulheres, sendo que no mínimo 50% de seus membros deve ter experiência em pesquisa;

V - garantir que dentre os membros haverá um(a) coordenador(a) e vice-coordenador(a), que deverão ser eleitos(as) pelos membros do colegiado durante a primeira reunião do seu mandato, sendo elegíveis os membros titulares;

VI - indicar, a cada novo protocolo de pesquisa, um membro relator responsável; VII - realizar as reuniões em consonância com as normas e resoluções vigentes;

VIII - receber denúncias de abusos ou notificação sobre fatos adversos que possam alterar o curso normal do estudo, decidindo pela continuidade, modificação ou suspensão da pesquisa, devendo, se necessário, solicitar a adequação do Termo de Consentimento;

IX - comunicar à CONEP/MS os casos de infração na ética de pesquisa;

X - fazer respeitar os valores culturais, sociais, morais, religiosos e éticos, bem como, os hábitos e costumes, nos casos previstos nos protocolos aprovados pelo CEPH-IPUSP;

(7)

Comitê de Ética em Pesquisa com Seres Humanos

Av. Prof. Mello Moraes, 1721 - Bloco G - Sala 27 - Cidade Universitária

05508-030 São Paulo/SP - Brasil - E-mail: comite.etica.ipusp@gmail.com -Tel. (11) 3091-4182

XI - se o parecer emitido pelo CEPH-IPUSP for de pendente, o pesquisador terá o prazo de trinta (30) dias, contados a partir de sua emissão na Plataforma Brasil, para atendê-la, decorrido este prazo, o CEPH-IPUSP terá trinta (30) dias para emitir o parecer final, aprovando ou reprovando o protocolo, em conformidade com a norma operacional CNS n° 001/2013, capítulo 2.2.,”e”;

XII - assegurar a inexistência de conflito de interesse entre o pesquisador, entre os participantes da pesquisa e os membros do CEPH-IPUSP;

XIII - elaborar e dar publicidade de seu Regimento na página eletrônica do CEPH-IPUSP;

Seção II

Das atribuições do Coordenador

Art. 11 - Ao(a) Coordenador(a), incumbe:

I - desempenhar papel consultivo e educativo em questões éticas em consonância com as normas e resoluções vigentes e, manter absoluto sigilo no desempenho da função;

II - submeter o calendário de reuniões ordinárias à aprovação do Comitê;

III - convocar os membros do CEPH-IPUSP para reuniões extraordinárias, quando necessário; IV - elaborar documentos decorrentes de deliberações com vistas ao cumprimento dos prazos legais; V - dirigir o CEPH-IPUSP com vistas a evitar fatores que possam prejudicar o seu real desempenho; VI - analisar a indicação do(a) relator(a) para emissão do parecer ético da pesquisa, devendo confirmar a indicação e/ou redirecionar a outro(a) relator(a);

VII - promover juntamente com o colegiado, a participação de membros internos ou externos ao IPUSP, que tenham subsídio qualificado para análise e apreciação ética da pesquisa em casos específicos; VIII - responder administrativamente pelo CEPH-IPUSP e representá-lo nas instâncias superiores e/ou indicar um representante;

IX - nas circunstâncias da renovação do registro do CEPH junto à CONEP, elaborar juntamente com o (a) secretário(a), os documentos previstos nas normas e resoluções vigentes;

(8)

Comitê de Ética em Pesquisa com Seres Humanos

Av. Prof. Mello Moraes, 1721 - Bloco G - Sala 27 - Cidade Universitária

05508-030 São Paulo/SP - Brasil - E-mail: comite.etica.ipusp@gmail.com -Tel. (11) 3091-4182

X - elaborar um plano de trabalho com estratégias para o bom desempenho do CEPH-IPUSP, em consonância com as normas e resoluções vigentes;

XI - cumprir e fazer cumprir este Regimento.

Parágrafo único - Ao(à) vice-coordenador(a) compete auxiliar e substituir o(a) Coordenador(a) em sua ausência e impedimentos.

Seção III

Das atribuições dos Membros

Art. 12 - Aos Membros, compete:

I - estudar e relatar, sob os preceitos da ética e em consonância com as normas e resoluções vigentes e dentro dos prazos definidos, as matérias encaminhadas pelo(a) Coordenador(a);

II - emitir pareceres éticos da pesquisa sob sua responsabilidade, com autonomia e manifestando-se sobre a matéria do caso, respeitando o prazo disposto no Art. 9º, inciso V, deste Regimento;

III - o membro titular deve comparecer obrigatoriamente às reuniões, participar das discussões e votar os pareceres dos relatores; devendo comunicar a ausência, quando possível, com antecedência máxima de 72 horas, para possibilitar a participação do suplente;

IV - requerer votação de matéria em regime de urgência;

V - desempenhar atividades que lhes forem solicitadas pelo(a) Coordenador(a), e/ou justificar o motivo pelo impedimento;

VI - apresentar proposições sobre as questões atinentes ao CEPH-IPUSP;

VII - manter sigilo e confidencialidade sobre as informações, os protocolos e assuntos confabulados nas reuniões e em geral;

VIII - assumir, no ato da posse por meio de instrumento impresso o compromisso com a ética, o sigilo e a confidencialidade, sob pena de responsabilidade;

(9)

Comitê de Ética em Pesquisa com Seres Humanos

Av. Prof. Mello Moraes, 1721 - Bloco G - Sala 27 - Cidade Universitária

05508-030 São Paulo/SP - Brasil - E-mail: comite.etica.ipusp@gmail.com -Tel. (11) 3091-4182

X - aceitar ou recusar, com justificativa, via Plataforma Brasil, a relatoria do protocolo de pesquisa no prazo máximo de 48 horas;

XI - declarar formalmente impedimento em participar no processo de tomada de decisão e na análise de protocolo de pesquisa em que estiver direta ou indiretamente envolvido, ou seja, não estar submetidos a conflitos de interesses;

XII - se isentar de qualquer tipo de vantagens pessoais ou de grupo, resultantes de suas atividades no CEPH-IPUSP;

XIII - indicar consultores ad hoc para colaborarem na apreciação de matérias específicas em pauta.

Seção IV

Das atribuições do(a) pesquisador(a)

Art. 13 - O(A) pesquisador(a) responsável deve:

I - acessar e ler atentamente a página eletrônica do CEPH-IPUSP para ciência e atendimento das formalidades, para submissão do protocolo de pesquisa;

II - apresentar o protocolo devidamente instruído ao CEPH-IPUSP, em conformidade com as Resoluções e Normas vigentes;

III - acompanhar o andamento do processo via Plataforma Brasil;

IV - Se o parecer emitido pelo CEPH-IPUSP for de pendência, o(a) pesquisador(a) terá o prazo de trinta (30) dias, contados a partir de sua emissão na Plataforma Brasil, para atendê-la;

V - aguardar a decisão de aprovação sobre as implicações e cuidados éticos para iniciar a pesquisa; VI - apresentar relatório parcial ao CEPH-IPUSP, se previsto no parecer consubstanciado inicial aprovado; VII - desenvolver a pesquisa conforme o delineado no projeto submetido ao CEPH-IPUSP;

VIII - enviar o relatório final no formulário padrão disponibilizado na página do CEPH-IPUSP;

IX - manter os dados da pesquisa em arquivo, físico ou digital, sob sua guarda e responsabilidade, por um período de cinco (5) anos após o término da pesquisa;

(10)

Comitê de Ética em Pesquisa com Seres Humanos

Av. Prof. Mello Moraes, 1721 - Bloco G - Sala 27 - Cidade Universitária

05508-030 São Paulo/SP - Brasil - E-mail: comite.etica.ipusp@gmail.com -Tel. (11) 3091-4182

X - justificar e fundamentar a interrupção do projeto;

XI - assegurar ao CEPH-IPUSP o cumprimento das garantias apresentadas no Termo de Consentimento Livre e Esclarecido ao participante e/ou, seu responsável legal.

§ 1º - Considera-se concluída a pesquisa:

a) em nível de mestrado ou doutorado, na defesa da dissertação ou tese;

b) de iniciação cientifica, pós-doutorado ou pesquisa docente, com a entrega de relatório final à instituição competente;

c) nos demais casos, ao término do prazo da pesquisa informado previamente ao Comitê.

CAPÍTULO VI DOS RECURSOS

Art. 14 - São cabíveis os recursos:

a) ao próprio CEPH-IPUSP, de reconsideração das deliberações Comitê, no prazo de trinta (30) dias, a contar da data da emissão do parecer emitido pelo CEPH-IPUSP;

b) à CONEP, como última instância, se o CEPH-IPUSP indeferir o recurso de reconsideração, prazo de trinta (30) dias, a contar da data do indeferimento do primeiro recurso.

CAPÍTULO VII

DO PROTOCOLO DE PESQUISA

Art. 15 - O CEPH-IPUSP desempenha a função de análise dos protocolos de pesquisa envolvendo seres humanos, de modo a garantir e resguardar a integridade e os direitos dos voluntários participantes nas referidas pesquisas, orientando-se pelos princípios da impessoalidade, transparência, razoabilidade, proporcionalidade e eficiência, entre outros, dentro dos prazos estabelecidos nas normas e resoluções vigentes.

Parágrafo único - A análise de cada protocolo culminará em seu enquadramento em uma das categorias descritas na Resolução CNS nº 466/2012, capítulo X, item X.3.5 e, Norma Operacional CNS n° 001/2013, 2.G, quais sejam:

(11)

Comitê de Ética em Pesquisa com Seres Humanos

Av. Prof. Mello Moraes, 1721 - Bloco G - Sala 27 - Cidade Universitária

05508-030 São Paulo/SP - Brasil - E-mail: comite.etica.ipusp@gmail.com -Tel. (11) 3091-4182

b) Com pendência: quando a decisão é pela necessidade de correção, hipótese em que serão solicitadas

alterações ou complementações do protocolo de pesquisa, de modo que por mais simples que seja a exigência feita, o protocolo continua em “pendência”, enquanto esta não estiver completamente atendida;

c) Não Aprovado: quando a decisão considera que os óbices éticos do protocolo são de tal gravidade que

não podem ser superados pela tramitação em “pendência”;

d) Arquivado: quando o pesquisador descumprir o prazo para enviar as respostas às pendências

apontadas ou para recorrer;

e) Suspenso: quando a pesquisa aprovada, já em andamento, deve ser interrompida por motivo de

segurança, especialmente referente ao participante da pesquisa;

f) Retirado: quando o Sistema CEP/CONEP acatar a solicitação do pesquisador responsável mediante

justificativa para a retirada do protocolo, antes de sua avaliação ética e, neste caso, o protocolo é considerado encerrado.

Art. 16 - No que tange ao Protocolo de Pesquisa, é responsabilidade do CEPH-IPUSP:

I - respeitar o prazo para emissão do parecer inicial que é de trinta (30) dias a partir da aceitação na integralidade dos documentos do protocolo, cuja checagem documental e indicação de relatoria deverão ser realizadas em até dez (10) dias após a submissão pelo pesquisador;

II - verificar as pendências documentais e desconformidades dos protocolos com as normas e resoluções vigentes identificadas na validação documental, e comunicar, via Plataforma Brasil, o pesquisador responsável;

III - receber os pareceres que, uma vez aprovados, serão assumidos pelo CEPH-IPUSP que passa a ser corresponsável no que se refere aos aspectos éticos da pesquisa, salvo nos casos em que não houve subsídios adequados para o acompanhamento do desenvolvimento do protocolo submetido;

IV - acompanhar os protocolos submetidos desde sua aprovação até o encerramento, verificando a instrução dos procedimentos estabelecidos, as emendas, notificações e relatórios;

§ 1º - O CEPH-IPUSP deve manter o anonimato dos pareceristas, sendo vedada a revelação dos nomes dos relatores designados para a análise dos protocolos de pesquisa.

§ 2º - Os pareceres têm caráter confidencial e serão encaminhados, exclusivamente, ao pesquisador responsável pelo protocolo e à CONEP, quando necessários.

(12)

Comitê de Ética em Pesquisa com Seres Humanos

Av. Prof. Mello Moraes, 1721 - Bloco G - Sala 27 - Cidade Universitária

05508-030 São Paulo/SP - Brasil - E-mail: comite.etica.ipusp@gmail.com -Tel. (11) 3091-4182

CAPÍTULO VIII

DO FUNCIONAMENTO Seção I

Do Apoio Administrativo

Art. 17 - O CEPH-IPUSP contará com um(a) funcionário(a) administrativo(a) exclusivo(a) para a função de secretário(a) do Comitê, que será nomeado(a) pelo(a) dirigente do IPUSP, especificamente para as atividades do CEPH-IPUSP, conforme determina a Resolução do Conselho Nacional da Saúde (CNS) nº 370/2007.

Parágrafo único - O CEPH-IPUSP funcionará na sala nº 27 do 2º andar do bloco G do IPUSP, no horário das 7 horas às 16 horas para atendimento ao público em geral e aos pesquisadores e as reuniões serão realizadas na Sala de Capacitação da Biblioteca do IPUSP.

Seção II Das Reuniões

Art. 18 - O CEPH-IPUSP realizará, anualmente, 11 (onze) reuniões ordinárias, de acordo com o calendário previamente aprovado conforme descreve o artigo 9º, inciso IV deste Regimento, e prevê:

I - quando do impedimento, por qualquer motivo, da realização no dia proposto em calendário, a data da reunião será alterada e os membros serão comunicados por escrito e se necessário, por telefone, com antecedência de no mínimo cinco (5) dias;

II - o colegiado poderá ser convocado de forma extraordinária pelo(a) coordenador(a) ou por no mínimo cinquenta por cento (50%) mais um, dos membros titulares, por motivo relevante, sendo que seus membros deverão ser avisados por e-mail e/ou por telefone, se não houver a confirmação do recebimento do e-mail por parte do membro;

III - o CEPH-IPUSP instalar-se-á e deliberará com a presença de 50 % mais um dos seus membros titulares, devendo ser verificado o quórum antes do início de cada sessão, por meio de lista de presença a ser controlada pela Secretária do CEPH-IPUSP.

Art. 19 - As reuniões terão a duração de aproximadamente quatro (4) horas, e acontecerão da seguinte forma:

(13)

Comitê de Ética em Pesquisa com Seres Humanos

Av. Prof. Mello Moraes, 1721 - Bloco G - Sala 27 - Cidade Universitária

05508-030 São Paulo/SP - Brasil - E-mail: comite.etica.ipusp@gmail.com -Tel. (11) 3091-4182

I - confirmar a presença do(a) coordenador(a), e na sua ausência a abertura dos trabalhos pelo(a) vice-coordenador(a);

II - verificação de presença dos membros e existência de quórum mínimo;

III - comunicações breves e disponibilidade da palavra aos membros que quiserem fazer uso dela; IV - leitura e despacho do expediente disposto na pauta;

V - ordem do dia, incluindo a leitura, a confabulação e votação dos pareceres; VI - intervalo de 20 minutos no momento oportuno;

VII - encerramento da sessão.

§ 1º - Nos casos em que houver a necessidade da participação de um(a) consultor(a) ad hoc, o(a) mesmo(a) participará da reunião somente no momento da exposição da respectiva pesquisa.

§ 2º - Deve-se explicitar para o consultor ad hoc, os aspectos sobre os quais se requer a sua manifestação, esclarecendo, ainda, que esta será submetida ao colegiado.

§ 3º - Caberá ao colegiado o acolhimento ou não do parecer do consultor e a responsabilidade da decisão final.

§ 4º - Os relatores membros do CEPH-IPUSP e os consultores ad doc não devem ter sua identificação divulgada fora do Comitê.

§ 5º - As deliberações ordinárias ou extraordinárias serão por consenso, na impossibilidade do mesmo, serão por maioria absoluta de votos.

§ 6º - Os membros possuem um número máximo de até duas ausências justificadas.

§ 7° - As reuniões serão sempre fechadas ao público, conforme determina a Norma Operacional do CNS nº 001/2013, item 2.1.C.

CAPÍTULO IX DISPOSIÇÕES FINAIS

Art. 20 - Os casos omissos e as dúvidas surgidas na aplicação do presente Regimento serão dirimidos pelos membros do CEPH-IPUSP em plenária, e em consulta à CONEP, quando necessário.

(14)

Comitê de Ética em Pesquisa com Seres Humanos

Av. Prof. Mello Moraes, 1721 - Bloco G - Sala 27 - Cidade Universitária

05508-030 São Paulo/SP - Brasil - E-mail: comite.etica.ipusp@gmail.com -Tel. (11) 3091-4182

Art. 21 - O presente Regimento aprovado pelo colegiado do CEPH-IPUSP entra em vigor na data de sua homologação pela Congregação do IPUSP, que ocorreu dia 05/12/2018, revogando-se as disposições em contrário e regimento anterior, baixado pela Portaria IP 45, de 27/04/2015.

Referências

Documentos relacionados

Não obstante, a história nos mostra que a partir da segunda metade do século XX as Políticas Públicas, os Direitos Humanos e uma visão crítica sobre a

Esclareceu quais os objetivos específicos: Implantar o Comitê de Ética em Pesquisa com Seres Humanos – CEPSH do IFSC; Elaborar e aprovar o regimento interno do Comitê de Ética

Os cookies que nossas páginas criam e armazenam em seus dispositivos são do tipo proprietário (definidos por nós ou por terceiros em nosso nome); necessário

A  receita  bruta  que  constitui  a  base  de  cálculo  da  contribuição  previdenciária  a  que  se  refere  o  art.  7.º  da  Lei  n.º  12.546,  de 

12 da Lei 9.532/97, por inconstitucionalidade formal, porque trataria de matéria reservada à Lei Complementar, segundo o qual os rendimentos e ganhos de capital em

Ainda assim, não há como imaginar a possibilidade de pôr em prática o conselho da atriz e suprimir as fantasias ou devaneios sexuais, uma vez que esse roteiro sexual é a forma

Minhas Senhoras e Meus Senhores.. Permitam-me antes de mais saudar tão importante iniciativa e agradecer à direção da UNI-CV, em especial à magnífica reitora –

A luta visava defender o modo de vida do pequeno agricultor de modo autônomo na produção de alimentos, através de tarefas determinadas de resistência para ficar