• Nenhum resultado encontrado

R E L A T Ó R I O D E C A M P A N H A

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "R E L A T Ó R I O D E C A M P A N H A"

Copied!
90
0
0

Texto

(1)

IST Avenida Rovisco Pais 1049-001 LISBOA - PORTUGAL Tel. (+351) 218419432 Fax: (+351) 218419423 http://www.mohid.com

MONITORIZAÇÃO DA ZON

MONITORIZAÇÃO DA ZON

MONITORIZAÇÃO DA ZON

MONITORIZAÇÃO DA ZONA BALNEAR

A BALNEAR

A BALNEAR

A BALNEAR

DA FOZ DO ARELHO

DA FOZ DO ARELHO

DA FOZ DO ARELHO

DA FOZ DO ARELHO

Época balnear de 2009

VERSÃO FINAL

Coordenação: Ramiro Neves e Madalena Santos.

Equipa IST: Cláudia Viegas, Hilda de Pablo e Susana Nunes.

MONITORIZAÇÃO da Zona de Descarga do

Emissário Submarino da FOZ do ARELHO

e da LAGOA de ÓBIDOS Setembro de 2009

R

E L A T Ó R I O

D

E

C

A M P A N H A

(2)

Ficha de Documentação

Título Title

Monitorização da zona balnear da Foz do Arelho: Época balnear de 2009.

Monitoring Foz do Arelho beach: 2009 Bathing season.

Palavras Chave Keywords

Monitorização, Bactérias coliformes

termotolerantes, qualidade da água Monitoring, Fecal Coliform, water quality

Resumo Abstract

Este relatório tem como objectivo caracterizar a época balnear de 2009 de acordo com os resultados obtidos na zona balnear da Foz do Arelho.

Os resultados obtidos foram analisados de acordo com o uso de águas balneares e mostram que não existem indícios de impactes microbiológicos na zona balnear da Foz do Arelho, decorrentes da entrada em funcionamento do emissário submarino da Foz do Arelho. Os resultados obtidos durante a vigência de 2009, mostram que os valores estão de acordo com os referidos para a qualidade da água de uso balnear.

The main goal of this report is the characterization of Foz do Arelho bathing waters during 2009, regarding the results gotten at the beach.

The results were analyzed in accordance with the law applied to bathing waters.

The results show that there is no evidence of microbiological contamination in Foz do Arelho beach, after the discharge of the Foz do Arelho submarine outfall in the sea.

The results obtained during 2009 show that the values obey to the ones referred in the legislation.

Entidade responsável pelo projecto Instituto Superior Técnico - MARETEC

Secção de Ambiente e Energia - Departamento de Engenharia Mecânica Av. Rovisco Pais 1049-001 Lisboa

Tel: +351 21 841 9432 – Fax: +351 21 841 9423 Email: madalena.maretec@ist.utl.pt

Entidade para quem foi produzido o documento Águas do Oeste, SA.

Convento de S. Miguel das Gaeiras, 2510-718 Gaeiras Tel: 262955200 - Fax: 262955201

Email: s.carvalho@aguasdooeste.com

Data de produção Nº de pág. Projecto

Setembro 2009 16 Monitorização da zona de descarga do emissário

submarino da Foz do Arelho e da Lagoa de Óbidos

Revisto por Formação Académica

(3)

Índice

SUMÁRIO EXECUTIVO ... 1

1 ESTRATÉGIA DE AMOSTRAGEM ... 3

1.1 Pontos e condições de amostragem ... 3

1.2 Condições ambientais ... 5

1.3 Execução da amostragem ... 5

2 METODOLOGIAS DE ANÁLISE LABORATORIAL ... 6

2.1 Parâmetros microbiológicos ... 6

3 ENQUADRAMENTO LEGAL ... 7

4 RESULTADOS ... 8

4.1 Monitorização ... 8

4.2 Análise de acordo com a legislação ... 10

4.2.1 Bactérias Coliformes e Bactérias Coliformes Termotolerantes ... 10

4.2.2 Enterococos e Escherichia Coli ... 12

4.2.3 Salmonela spp. ... 14

(4)

Índice de Tabelas

Tabela 1. Coordenadas militares portuguesas e geográficas das estações de amostragem na zona balnear da Foz do Arelho (FA#1-FA#5). ... 3 Tabela 2. Estado do tempo no dia das campanhas. ... 5 Tabela 3. Valores máximos recomendáveis (VMR) e valores máximos admissíveis (VMA) de acordo com o Anexo XV do Decreto-Lei n.º 236/98 de 1 de Agosto (uso de água balnear). ... 7 Tabela 4. Classificação da qualidade da água para uso balnear (Excelente/Boa/Suficiente) de acordo com Anexo I da Directiva 2006/7/CE. ... 7 Tabela 5. Valores de contaminação fecal medidos na praia da Foz do Arelho na campanha realizada em 5 de Junho de 2009. ... 8 Tabela 6. Valores de contaminação fecal medidos na praia da Foz do Arelho na campanha realizada em 18 de Junho de 2009. ... 8 Tabela 7. Valores de contaminação fecal medidos na praia da Foz do Arelho na campanha realizada em 16 de Julho de 2009. ... 8 Tabela 8. Valores de contaminação fecal medidos na praia da Foz do Arelho na campanha realizada em 31 de Julho de 2009. ... 9 Tabela 9. Valores de contaminação fecal medidos na praia da Foz do Arelho na campanha realizada em 18 de Agosto de 2009. ... 9 Tabela 10. Valores de contaminação fecal medidos na praia da Foz do Arelho na campanha realizada em 25 de Agosto de 2009. ... 9 Tabela 11. Valores de contaminação fecal medidos na praia da Foz do Arelho na campanha realizada em 10 de Setembro de 2009. ... 9

Índice de Figuras

Figura 1. Localização das estações de monitorização na zona balnear da Foz do Arelho. ... 4 Figura 2. Valores de Bactérias Coliformes e Bactérias Coliformes Termotolerantes obtidos durante a época balnear de 2009 em Foz do Arelho-Mar e sua comparação com a legislação. 10 Figura 3. Valores de Bactérias Coliformes e Bactérias Coliformes Termotolerantes obtidos durante a época balnear de 2009 em Foz do Arelho-Lagoa e sua comparação com a legislação. ... 11 Figura 4. Valores de Bactérias Coliformes e Bactérias Coliformes Termotolerantes obtidos durante a época balnear de 2009 em Foz do Arelho-Bom Sucesso e sua comparação com a legislação. ... 12 Figura 5. Distribuição das frequências cumulativas de Enterococos e Escherichia Coli.obtidas obtidas com base nos resultados de monitorização em Foz do Arelho-Mar durante a época balnear de 2009. ... 13 Figura 6. Distribuição das frequências cumulativas de Enterococos e Escherichia Coli.obtidas obtidas com base nos resultados de monitorização em Foz do Arelho-Lagoa durante a época balnear de 2009. ... 13 Figura 7. Distribuição das frequências cumulativas de Enterococos e Escherichia Coli.obtidas obtidas com base nos resultados de monitorização em Foz do Arelho-Bom Sucesso durante a época balnear de 2009. ... 14

(5)

Relatório da época balnear de 2009

IST-Maretec 1

S UMÁ R IO EX E C U TI VO

O presente relatório refere-se às campanhas de amostragem realizadas entre 13 de Agosto de 2009 e 14 de Setembro de 2009, na zona balnear da Foz do Arelho. As zonas monitorizadas foram três: (i) Foz do Arelho-Mar, (ii) Foz do Arelho-Lagoa e (iii) Foz do Arelho-Bom Sucesso, e a frequência de amostragem foi, sempre que possível, semanal.

Este relatório foi elaborado no âmbito do contrato de prestação de serviços entre a empresa Águas do Oeste, S.A. (AdO) e o Instituto Superior Técnico (IST) e visa monitorizar a qualidade da água de uso balnear na zona da Foz do Arelho, de acordo com o Plano de Monitorização do Emissário Submarino da Foz do Arelho – Zona de descarga, praias, rios afluentes e Lagoa de Óbidos, desenvolvido pela AdO (PMES da Foz do Arelho). O relatório encontra-se organizado em 5 capítulos:

No Capítulo 1 descreve-se a estratégia de amostragem, destacando os locais de estudo, as condições climatéricas e os parâmetros analisados.

O Capítulo 2 descreve as metodologias e os métodos laboratoriais. O Capítulo 3 refere o enquadramento legal aplicável.

O Capítulo 4 apresenta e interpreta os resultados obtidos, avaliando a qualidade da água de acordo com a legislação aplicada ao uso de águas balneares, nas zonas balneares referidas anteriormente.

O Capítulo 5 refere as conclusões relevantes.

De um modo geral os resultados obtidos apontam para valores vestigiais de contaminação microbiológica em todas as zonas balneares da Foz do Arelho. Os valores obtidos para os parâmetros Bactérias Coliformes e Bactérias Coliformes Termotolerantes foram inferiores aos valores máximos recomendáveis ao uso de águas balneares de acordo com o Anexo XV do Decreto-Lei n.º 236/98, de 1 de Agosto, com excepção na campanha de monitorização de 4 de Setembro de 2009 na estação de amostragem FA#5. Nesta campanha e estação de amostragem os valores obtidos foram superiores ao valor máximo recomendável mas inferiores ao valor máximo admissível, cumprindo também as exigências legais de acordo com o mesmo decreto. No caso dos parâmetros Enterococos e Escherichia coli, a qualidade da água foi classificada como “Excelente” na zona balnear de Foz do Mar e Foz do Arelho-Lagoa, e como “Suficiente” na zona balnear de Foz do Arelho-Bom Sucesso, tendo em consideração o Decreto-Lei n.º 135/2009, de 3 de Junho (que transpõe para o direito interno a Directiva n.º 2006/7/CE, do Parlamento Europeu e do Conselho, de 15 de Fevereiro).

Em relação às Samonela spp., em todos os pontos e campanhas não houve registo da sua presença, com excepção da campanha de amostragem de 4 de Setembro de 2009 na estação

(6)

Relatório da época balnear de 2009

IST-Maretec 2

FA#5. Pensa-se que este resultado tenha sido um “falso” positivo, uma vez que até ao fim da época balnear não houve mais nenhum registo de presença de Salmonela spp. Convém referir que este resultado não deve ser apontado à descarga do emissário submarino da Foz do Arelho, porque já ficou provado através dos trabalhos de monitorização de anos anteriores, que a pluma do emissário não atinge a zona balnear da Foz do Arelho.

Os resultados de monitorização durante a época balnear de 2009, demonstram mais uma vez que o emissário submarino da Foz do Arelho está a descarregar de acordo com as exigências legais impostas, não havendo evidências de impactes em termos de contaminação microbiológica decorrentes da respectiva entrada em funcionamento na zona balnear da Foz do Arelho. Os resultados obtidos mostram ainda que a qualidade da água da zona balnear da Foz do Arelho satisfaz as exigências legais impostas.

(7)

Relatório da época balnear de 2009

IST-Maretec 3

1 ESTRATÉGIA DE AMOST RAGE M

1.1 Pontos e condições de amostragem

As campanhas realizadas na zona balnear da Foz do Arelho tiveram início a 13 de Agosto de 2009 e terminaram a 14 de Setembro de 2009, perfazendo um total de 7 campanhas.

A recolha foi feita em 5 locais à superfície e em baixa-mar (no caso da estação influenciada pela maré). Uma das estações fica localizada no interior da Lagoa junto à margem Sul (FA#5), outra perto da margem Norte (FA#4) e três ao longo da praia da praia da Foz do Arelho, distando de cerca de 500 m (FA#1-FA#3). Foram escolhidas duas estações no interior da Lagoa de Óbidos porque estas zonas são utilizadas para banhos na época balnear.

A Tabela 1 apresenta as coordenadas (militares portuguesas e geográficas) das estações acima referidas e a Figura 1 a sua localização.

Tabela 1. Coordenadas militares portuguesas e geográficas das estações de amostragem na zona balnear da Foz do Arelho (FA#1-FA#5).

Estação Militares Portuguesas

1 (m) Geográficas2 (º) x y Longitude Latitude FA#1 104999 274398 -9.2352 39.4308 FA#2 105239 274599 -9.2324 39.4326 FA#3 105553 274940 -9.2288 39.4357 FA#4 105431 274306 -9.2302 39.4300 FA#5 105149 273769 -9.2334 39.4252 1 Datum Hayford-Gauss Lisboa Militar 2 Datum WGS84

(8)

Relatório da época balnear de 2009

IST-Maretec 4

Figura 1. Localização das estações de monitorização na zona balnear da Foz do Arelho.

BOM SUCESSO LAGOA

(9)

Relatório da época balnear de 2009

IST-Maretec 5

1.2 Condições ambientais

As campanhas de monitorização foram planeadas seguindo o calendário do PMES da Foz do Arelho de 2009. As condições atmosféricas na Foz do Arelho no dia das campanhas são apresentadas na Tabela 2.

Tabela 2. Estado do tempo no dia das campanhas.

Estado do Tempo 13/08/2009 20/08/2009 10h 16h 10h 16h Condições Atmosféricas Céu Temperatura (ºC) 24 30 22 25 Precipitação (mm/3h) 0 8 0 0 Nebulosidade (%) 70 54 0 0 Estado do Tempo 27/08/2009 31/08/2009 10h 16h 10h 16h Condições Atmosféricas Céu Temperatura (ºC) 22 24 26 27 Precipitação (mm/3h) 0 0 0 0 Nebulosidade (%) 0 0 10 5 Estado do Tempo 04/09/2009 10/09/2009 10h 16h 10h 16h Condições Atmosféricas Céu Temperatura (ºC) 20 21 21 24 Precipitação (mm/3h) 0 0 0 0 Nebulosidade (%) 8 0 17 23 Estado do Tempo 14/09/2009 10h 16h Condições Atmosféricas Céu Temperatura (ºC) 20 22 Precipitação (mm/3h) 0 0 Nebulosidade (%) 0 7 1.3 Execução da amostragem

As amostras superficiais foram recolhidas directamente para diferentes frascos, de acordo com os parâmetros a analisar e com as recomendações da entidade responsável pelas análises. A amostragem foi efectuada a cerca de 30 cm da superfície, visando o cumprimento da Directiva n.º 2006/7/CE, do Parlamento Europeu e do Conselho, de 15 de Fevereiro.

As amostras de microbiologia foram transportadas, no próprio dia, para o laboratório do IST em Lisboa.

(10)

Relatório da época balnear de 2009

IST-Maretec 6

2 METODOLOGIAS DE ANÁLIS E LAB OR AT ORIAL As metodologias analíticas usadas pelo laboratório do IST são descritas nesta secção.

2.1 Parâmetros microbiológicos

As amostras na zona balnear da Foz do Arelho foram recolhidas em frascos próprios (preparados pelo laboratório responsável) e colocadas em malas térmicas para protecção da luz. Em laboratório foram posteriormente determinadas as Bactérias Coliformes, Bactérias Coliformes Termotolerantes e Escherichia coli através do método M.M. 9.2. No caso dos Enterococos foi usado o método ISO 7899/2. Quanto à Salmonella spp, foi utilizado o método ISO 6340.

(11)

Relatório da época balnear de 2009

IST-Maretec 7

3 ENQUADRAMENTO LE GAL

Em termos legais, os resultados obtidos para os parâmetros Bactérias Coliformes e Bactérias Coliformes Termotolerantes, foram analisados de acordo com o Anexo XV do Decreto-Lei n.º 236/98, de 1 de Agosto (Tabela 3). De acordo com o mesmo decreto, no caso da Salmonella spp. a exigência é de que não existam resultados positivos.

Tabela 3. Valores máximos recomendáveis e valores máximos admissíveis de acordo com o Anexo XV do Decreto-Lei n.º 236/98, de 1 de Agosto (uso de água balnear).

Parâmetro

Valor Limite (Decreto-Lei n.º 236/98)

VMR VMA

Bactérias Coliformes (Nº/100 ml) 500 10000

Bactérias Coliformes Termotolerantes (Nº/100 ml) 100 2000

Os parâmetros Enterococos e Escherichia coli, foram analisados segundo o Anexo I da Directiva n.º 2006/7/CE, do Parlamento Europeu e do Conselho, de 15 de Fevereiro (já transposta para o direito interno através do Decreto-Lei n.º 135/2009, de 3 de Junho e que entra em vigor no dia 1 de Novembro de 2009, revogando, também, o Anexo XV do Decreto-Lei n.º 236/98, de 1 de Agosto), a qual classifica a água para uso balnear como Excelente/Boa/Suficiente de acordo com os critérios apresentados na Tabela 4.

Tabela 4. Classificação da qualidade da água para uso balnear (Excelente/Boa/Suficiente) de acordo com Anexo I da Directiva n.º 2006/7/CE.

Parâmetro Classificação Critério (Directiva n.º 2006/7/CE)

Escherichia coli (Nº/100 ml)

Excelente 95% das análises apresentarem valores inferiores a 250/100 ml

Boa 95% das análises apresentarem valores inferiores a 500/100 ml

Suficiente 90% das análises apresentarem valores inferiores a 500/100 ml

Enterococos (Nº/100 ml)

Excelente 95% das análises apresentarem valores inferiores a 100/100 ml

Boa 95% das análises apresentarem valores inferiores a 200/100 ml

(12)

Relatório da época balnear de 2009

IST-Maretec 8

4 RESULTADOS

Nesta secção são apresentados e analisados os resultados obtidos para os parâmetros Bactérias Coliformes, Bactérias Coliformes Termotolerantes, Enterococos, Escherichia coli e Salmonela spp., de acordo com a legislação referida anteriormente.

4.1 Monitorização

Os resultados obtidos para a época balnear de 2009, na zona balnear da Foz do Arelho, são apresentados da Tabela 5 à Tabela 11 (os boletins de análise podem ser consultados no Anexo I). Nas tabelas apresentam-se os resultados dos parâmetros microbiológicos monitorizados: Bactérias Coliformes, Bactérias Coliformes Termotolerantes, Enterococos, Escherichia coli e Salmonela spp. A análise destes resultados é feita na secção seguinte.

Tabela 5. Valores de contaminação microbiológica medidos na praia da Foz do Arelho na campanha realizada em 13 de Agosto de 2009. 13/08/09 Hora Bactérias Coliformes (Nº/100 mL) Bactérias Coliformes Termotolerantes (Nº/100 mL) Escherichia coli (Nº/100 mL) Enterococos (Nº/100 mL) Salmonella spp. (/ L) FA#1 15:05 1 1 1 0 N3 FA#2 15:08 5 3 2 2 N FA#3 15:10 13 9 9 1 N FA#4 15:20 4 4 3 0 N FA#5 16:14 4 4 4 4 N

Tabela 6. Valores de contaminação microbiológica medidos na praia da Foz do Arelho na campanha realizada em 20 de Agosto de 2009. 20/08/09 Hora Bactérias Coliformes (Nº/100 mL) Bactérias Coliformes Termotolerantes (Nº/100 mL) Escherichia coli (Nº/100 mL) Enterococos (Nº/100 mL) Salmonella spp. (/ L) FA#1 12:15 7 7 7 1 N FA#2 12:20 26 21 21 5 N FA#3 12:22 7 3 1 0 N FA#4 12:25 8 8 8 6 N FA#5 13:15 7 6 6 3 N

Tabela 7. Valores de contaminação microbiológica medidos na praia da Foz do Arelho na campanha realizada em 27 de Agosto de 2009. 27/08/09 Hora Bactérias Coliformes (Nº/100 mL) Bactérias Coliformes Termotolerantes (Nº/100 mL) Escherichia coli (Nº/100 mL) Enterococos (Nº/100 mL) Salmonella spp (/ L) FA#1 14:55 1 1 1 0 N FA#2 14:58 2 2 0 0 N FA#3 15:02 1 1 0 0 N FA#4 15:05 5 2 1 3 N FA#5 17:00 3 3 0 32 N 3 N: Negativo

(13)

Relatório da época balnear de 2009

IST-Maretec 9

Tabela 8. Valores de contaminação microbiológica medidos na praia da Foz do Arelho na campanha realizada em 31 de Agosto de 2009. 31/08/09 Hora Bactérias Coliformes (Nº/100 mL) Bactérias Coliformes Termotolerantes (Nº/100 mL) Escherichia coli (Nº/100 mL) Enterococos (Nº/100 mL) Salmonella spp (/ L) FA#1 13:30 0 0 0 0 N FA#2 13:25 0 1 0 0 N FA#3 13:20 0 0 0 0 N FA#4 13:27 0 0 0 0 N FA#5 12:30 2 0 0 0 N

Tabela 9. Valores de contaminação microbiológica medidos na praia da Foz do Arelho na campanha realizada em 4 de Setembro de 2009. 04/09/09 Hora Bactérias Coliformes (Nº/100 mL) Bactérias Coliformes Termotolerantes (Nº/100 mL) Escherichia coli (Nº/100 mL) Enterococos (Nº/100 mL) Salmonella spp (/ L) FA#1 10:43 0 0 0 0 N FA#2 10:35 0 0 0 1 N FA#3 10:30 0 0 0 1 N FA#4 10:47 0 0 0 1 N FA#5 11:45 2 0 0 1 P4

Tabela 10. Valores de contaminação microbiológica medidos na praia da Foz do Arelho na campanha realizada em 10 de Setembro de 2009. 10/09/09 Hora Bactérias Coliformes (Nº/100 mL) Bactérias Coliformes Termotolerantes (Nº/100 mL) Escherichia coli (Nº/100 mL) Enterococos (Nº/100 mL) Salmonella spp (/ L) FA#1 14:40 9 9 9 2 N FA#2 14:30 3 2 2 35 N FA#3 15:05 17 16 16 17 N FA#4 14:55 2 2 2 6 N FA#5 16:20 0 0 0 1 N

Tabela 11. Valores de contaminação microbiológica medidos na praia da Foz do Arelho na campanha realizada em 14 de Setembro de 2009. 14/09/09 Hora Bactérias Coliformes (Nº/100 mL) Bactérias Coliformes Termotolerantes (Nº/100 mL) Escherichia coli (Nº/100 mL) Enterococos (Nº/100 mL) Salmonella spp (/ L) FA#1 12:50 15 5 0 4 N FA#2 12:45 10 1 0 0 N FA#3 12:55 4 0 0 0 N FA#4 13:00 6 6 1 1 N FA#5 13:45 690 573 527 27 N 4 P: Positivo

(14)

Relatório da época balnear de 2009

IST-Maretec 10

4.2 Análise de acordo com a legislação

4.2.1 Bactérias Coliformes e Bactérias Coliformes Termotolerantes

Os resultados obtidos para os parâmetros Bactérias Coliformes e Bactérias Coliformes Termotolerantes na zona balnear da Foz do Arelho, são apresentados da Figura 2 à Figura 4. Os resultados obtidos são discutidos por zona balnear, e mostram que:

Foz do Arelho-Mar: Valores vestigiais de contaminação microbiológica em todos os pontos amostrados, com todas as análises inferiores ao VMR para uso de águas balneares de acordo com o Decreto-Lei n.º 236/98, de 1 de Agosto. Todas as campanhas de monitorização e

estações de amostragem apresentaram valores inferiores aos máximos admissíveis.

Bactérias Coliformes: Foz do Arelho-Mar

1 10 100 1000 10000

FA#1 FA#2 FA#3

B a c t. C o li. ( N º/ 1 0 0 m l)

5 Jun 18 Jun 16 Jul 31 Jul 18 A go 25 A go 10 Set VMR VMA

Bactérias Coliformes Termotolerantes: Foz do Arelho-Mar

1 10 100 1000 10000

FA#1 FA#2 FA#3

B a c t. C o li. T e rm . (N º/ 1 0 0 m l)

5 Jun 18 Jun 16 Jul 31 Jul 18 A go 25 A go 10 Set VMR VMA

Figura 2. Valores de Bactérias Coliformes e Bactérias Coliformes Termotolerantes obtidos durante a época balnear de 2009 em Foz do Arelho-Mar e sua comparação com a legislação.

Foz do Arelho-Lagoa: Valores vestigiais de contaminação microbiológica em todos os pontos amostrados e inferiores ao VMR pela legislação para uso balnear (Decreto-Lei n.º 236/98, de 1 de Agosto).

(15)

Relatório da época balnear de 2009

IST-Maretec 11

Bactérias Coliformes: Foz do Arelho-Lagoa

1 10 100 1000 10000 FA#4 B a c t. C o li. ( N º/ 1 0 0 m l) VMR VMA

Bactérias Coliformes Termotolerantes: Foz do Arelho-Lagoa

1 10 100 1000 10000 FA#4 B a c t. C o li. T e rm . (N º/ 1 0 0 m l)

5 Jun 18 Jun 16 Jul 31 Jul 18 A go 25 A go 10 Set VMR VMA

Figura 3. Valores de Bactérias Coliformes e Bactérias Coliformes Termotolerantes obtidos durante a época balnear de 2009 em Foz do Arelho-Lagoa e sua comparação com a legislação.

Foz do Arelho-Bom Sucesso: Valores vestigiais de contaminação microbiológica em todos os pontos amostrados e inferiores ao VMR pela legislação para uso balnear (Decreto-Lei n.º 236/98, de 1 de Agosto), com excepção da campanha de monitorização de 10 de Setembro de 2009. Nesta campanha os valores obtidos, embora superiores ao VMR, foram inferiores ao VMA do mesmo diploma supra-mencionado.

(16)

Relatório da época balnear de 2009

IST-Maretec 12

Bactérias Coliformes: Foz do Arelho-Bom Sucesso

1 10 100 1000 10000 FA#5 B a c t. C o li. ( N º/ 1 0 0 m l)

5 Jun 18 Jun 16 Jul 31 Jul 18 A go 25 A go 10 Set VMR VMA

Bactérias Coliformes Termotolerantes: Foz do Arelho-Bom Sucesso

1 10 100 1000 10000 FA#5 B a c t. C o li. T e rm . (N º/ 1 0 0 m l)

5 Jun 18 Jun 16 Jul 31 Jul 18 A go 25 A go 10 Set VMR VMA

Figura 4. Valores de Bactérias Coliformes e Bactérias Coliformes Termotolerantes obtidos durante a época balnear de 2009 em Foz do Arelho-Bom Sucesso e sua comparação com a legislação.

4.2.2 Enterococos e Escherichia coli

Tendo em consideração os critérios definidos no Anexo I da Directiva n.º 2006/7/CE, optou-se por apresentar as frequências cumulativas para os parâmetros Enterococos e Escherichia coli. A frequência cumulativa é definida como o número de ocorrências de classes de uma determinada variável (neste caso Enterococos e Escherichia coli), dividido pelo número total de amostras analisadas, vezes 100 (unidades em %).

A frequência cumulativa foi calculada com base nos resultados obtidos durante a época balnear de 2009 em Foz do Arelho-Mar, Foz do Arelho-Lagoa e Foz do Arelho-Bom Sucesso. Esta distinção permite obter uma classificação mais correcta de cada zona monitorizada, uma vez que são distintas.

Os resultados obtidos são apresentados da Figura 5 à Figura 7. As figuras mostram o número de ocorrências para as diferentes classes (barras de cores diferentes) e a respectiva percentagem acumulada (linha laranja). A análise da distribuição das frequências cumulativas para os Enterococos e Escherichia coli apontam para o seguinte:

(17)

Relatório da época balnear de 2009

IST-Maretec 13

Foz do Arelho-Mar: Verifica-se que 100% das análises efectuadas durante o período balnear de 2009, apresentou valores na classe de [0-100] no caso dos Enterococos e [0-250] no caso da Escherichia coli. A classificação obtida para a qualidade da água em relação a ambos os parâmetros é de “Excelente”.

Distribuição das Frequências: Mar Enterococos 0 10 20 30 40 50 60 70 80 90 100 100 185 200 500 Enterococos [Nº/100mL] F re q u ê n ci a [% n o A n o ] 0 10 20 30 40 50 60 70 80 90 100 P e rc e n ta g e m C u m u la ti v a [ 0-100] [ 100-185] [ 185-200] >200

Distribuição das Frequências: Mar Escherichia Coli 0 10 20 30 40 50 60 70 80 90 100 250 500 1000 E. Coli [Nº/100mL] F re q u ê n ci a [% n o A n o ] 0 10 20 30 40 50 60 70 80 90 100 P e rc e n ta g e m C u m u la ti v a [ 0-250] [ 250-500] >500

Figura 5. Distribuição das frequências cumulativas de Enterococos e Escherichia coli.obtidas obtidas com base nos resultados de monitorização em Foz do Arelho-Mar durante a época balnear de 2009.

Foz do Arelho-Lagoa: Verifica-se que 100% das análises efectuadas durante o período balnear de 2009, apresentou valores na classe de [0-100] no caso dos Enterococos e [0-250] no caso da Escherichia coli. A classificação obtida para a qualidade da água em relação a ambos os parâmetros é de “Excelente”.

Distribuição das Frequências: Lagoa Enterococos 0 10 20 30 40 50 60 70 80 90 100 100 185 200 500 Enterococos [Nº/100mL] F re q u ê n ci a [% n o A n o ] 0 10 20 30 40 50 60 70 80 90 100 P e rc e n ta g e m C u m u la ti v a [ 0-100] [ 100-185] [ 185-200] >200

Distribuição das Frequências: Lagoa Escherichia Coli 0 10 20 30 40 50 60 70 80 90 100 250 500 1000 E. Coli [Nº/100mL] F re q u ê n ci a [% n o A n o ] 0 10 20 30 40 50 60 70 80 90 100 P e rc e n ta g e m C u m u la ti v a [ 0-250] [ 250-500] >500

Figura 6. Distribuição das frequências cumulativas de Enterococos e Escherichia coli.obtidas obtidas com base nos resultados de monitorização em Foz do Arelho-Lagoa durante a época balnear de 2009.

(18)

Relatório da época balnear de 2009

IST-Maretec 14

Foz do Arelho-Bom Sucesso: Verifica-se que 100% das análises efectuadas durante o período balnear de 2009, apresentou valores na classe de [0-100] no caso dos Enterococos. No caso da Escherichia coli verificou-se que 86% dos valores ocorreram na classe [0-250] e 14% foram maiores que 500. A classificação obtida para a qualidade da água em relação a ambos os parâmetros é de “Suficiente”.

Distribuição das Frequências: Bom Sucesso Enterococos 0 10 20 30 40 50 60 70 80 90 100 100 185 200 500 Enterococos [Nº/100mL] F re q u ê n ci a [% n o A n o ] 0 10 20 30 40 50 60 70 80 90 100 P e rc e n ta g e m C u m u la ti v a [ 0-100] [ 100-185] [ 185-200] >200

Distribuição das Frequências: Bom Sucesso Escherichia Coli 0 10 20 30 40 50 60 70 80 90 100 250 500 1000 E.Coli [Nº/100mL] F re q u ê n ci a [% n o A n o ] 0 10 20 30 40 50 60 70 80 90 100 P e rc e n ta g e m C u m u la ti v a [ 0-250] [ 250-500] >500

Figura 7. Distribuição das frequências cumulativas de Enterococos e Escherichia coli.obtidas obtidas com base nos resultados de monitorização em Foz do Arelho-Bom Sucesso durante a época balnear de 2009.

4.2.3 Salmonela spp.

Os resultados obtidos para o parâmetro Salmonela spp. foram sempre negativos em todas as campanhas e pontos de amostragem, com excepção da campanha de 4 de Setembro de 2009, na estação de amostragem FA#5. Nesta campanha e estação de amostragem foi detectada a presença de Salmonela spp., pensando-se que tenha sido um “falso” positivo uma vez que tal ocorrência não voltou a ser registada. Deve ainda ser referido, que este resultado não tem qualquer associação com a descarga do emissário submarino, porque já ficou provado com os resultados dos programas de monitorização dos anos anteriores (quer na zona de descarga quer na zona balnear da Foz do Arelho) que a pluma não atinge a praia da Foz do Arelho.

(19)

Relatório da época balnear de 2009

IST-Maretec 15

5 CONCLUSÕES E CO NS IDE RAÇ ÕES F INAIS

Os valores obtidos para os parâmetros Bactérias Coliformes e Bactérias Coliformes Termotolerantes na zona balnear da Foz do Arelho (Mar, Lagoa e Bom Sucesso) foram inferiores ao VMR de acordo com o uso de águas balneares (Anexo XV do Decreto-Lei n.º 236/98, de 1 de Agosto), com excepção da campanha de 4 de Setembro de 2009 na estação de amostragem FA#5. Os valores obtidos nesta estação foram superiores ao VMR mas foram inferiores ao VMA, cumprindo assim a legislação aplicada de acordo com o mesmo decreto. No caso dos parâmetros Enterococos e Escherichia coli, a qualidade da água foi classificada como “Excelente” na zona balnear de Foz do Arelho-Mar e Foz do Arelho-Lagoa, e de “Suficiente” na zona balnear de Foz do Arelho-Bom Sucesso, de acordo com a Directiva n.º 2006/7/CE, do Parlamento Europeu e do Conselho, de 15 de Fevereiro.

Em relação à Samonela spp., em todos os pontos e campanhas não houve registo da sua presença, com excepção da campanha de amostragem de 4 de Setembro de 2009 na estação FA#5. Pensa-se que este resultado tenha sido um “falso” positivo, uma vez que até ao fim da época balnear não houve mais registos de presença de Salmonela spp. Acrescenta-se ainda que, este resultado não deve ser apontado à descarga do emissário submarino da Foz do Arelho porque, já ficou provado através dos trabalhos de monitorização de anos anteriores, que a pluma do emissário não atinge a zona balnear da Foz do Arelho.

(20)
(21)
(22)
(23)
(24)
(25)
(26)
(27)
(28)
(29)
(30)
(31)
(32)
(33)
(34)
(35)
(36)
(37)
(38)
(39)
(40)
(41)
(42)
(43)
(44)
(45)
(46)
(47)
(48)
(49)
(50)
(51)
(52)
(53)
(54)
(55)
(56)
(57)
(58)
(59)
(60)
(61)
(62)
(63)
(64)
(65)
(66)
(67)
(68)
(69)
(70)
(71)
(72)
(73)
(74)
(75)
(76)
(77)
(78)
(79)
(80)
(81)
(82)
(83)
(84)
(85)
(86)
(87)
(88)
(89)
(90)

Referências

Documentos relacionados

Nesta Seção são apresentados os dados levantados para a determinação das velocidades médias de operação dos trechos PNV para o ano de 2006. 4.1 Dados

Estas instruções de instalação incluem, principalmente, informações gerais sobre o produto e o hardware, instruções de montagem, descrição do borne para terminais, listas de

Mereceu, por unanimidade, o despacho de: "E indeferida a pretensao sobre o pagamento do TMU, actualizacao face ao aumento de construcao, devendo a referida taxa

O encaixe perfeito Trespa International produz Trespa Meteon – uma placa arquitectónica, especialmente indicada para acabamentos de fachadas ventiladas. Ligeira, durável e

As organizações têm, cada vez mais, utilizado o desenvolvimento de  software  remoto  como   uma  facilidade  adicional,   levando  ao  que  é  conhecido

Segundo o ARTIGO 4, a entidade patronal tem de informar os respectivos funcionários dos riscos existentes no local de trabalho, fornecer Equipamentos de Protecção Individual

A máquina está equipada com um motor de dois tempos e deve sempre funcionar com uma mistura de gasolina e óleo para motores de dois temposL. Ao misturar pequenas quantidades

O presente artigo teve como objetivo ampliar o conhecimento sobre processos de perda, morte e luto durante o desenvolvimento humano, dando ênfase ao envelhecimento.. Por meio da