• Nenhum resultado encontrado

MANUAL DE FORMATURAS

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "MANUAL DE FORMATURAS"

Copied!
20
0
0

Texto

(1)

MANUAL DE

FORMATURAS

(2)

ÍNDICE

APRESENTAÇÃO 3

O QUE FAZER ANTES DA FORMATURA

4

TIPOS DE CERIMÔNIAS

5

FORMATURA SOLENE

6

1. COMISSÃO DE FORMATURA

6

FUNÇÕES DA COMISSÃO DE FORMATURA 7

2. HOMENAGEADOS

7

3. CONVITES, ANÚNCIOS E QUADROS

9

4. CERIMONIAL DE FORMATURA

10

5. OUTRAS ORIENTAÇÕES

11

FORMATURA UNIFICADA

13

FORMATURA DE GABINETE

14

(3)

3

APRESENTAÇÃO

A conclusão de um curso superior é a celebração de uma grande conquista, portanto a cerimônia de formatura se transforma num momento especial e marcante para todos. É a hora de compartilhar a conquista com familiares e amigos, assim como expressar reconhecimentos àqueles que, de alguma forma, foram co-participes desta vitória.

Aqui você terá acesso a todas as informações relativas à formatura, colação de grau e tudo o que envolve diretamente o assunto.

O Comitê de Formaturas da Faculdade da Serra Gaúcha está à disposição das Comissões de Formatura, para que o evento se torne de fato um ato de valorização dos formandos vinculados à FSG.

Através do Comitê, os formandos terão suporte desde a formação da Comissão de Formatura até o cumprimento de todos os aspectos que envolvem o cerimonial e protocolo no dia da Colação de Grau.

(4)

4

O QUE FAZER ANTES DA FORMATURA

1 – Cumprimento de disciplinas e créditos

Certifique-se do cumprimento de todas as disciplinas e créditos exigidos para a conclusão do curso.

2 – Atividades Complementares

Entregue a comprovação da realização das atividades complementares necessárias para a finalização do curso.

3 - Exame Nacional de Desempenho - ENADE

Acadêmicos inscritos e selecionados para o ENADE devem tê-lo realizado ou sido dispensados dele para poder receber o diploma.

4 – Pedido de Colação de Grau

O acadêmico deverá encaminhar o pedido de Colação de Grau, junto à Central de Relacionamento, 01 (um) ano antes da conclusão do curso, respeitando o prazo estipulado no calendário acadêmico, fazendo sua opção pelo tipo de cerimônia desejada (Solene ou Unificada). Cabe ressaltar que a escolha por um tipo de cerimônia invalida a realização do outro. Para fazer o pedido é necessário apresentar cópias de RG (legível e atualizado), CPF, Título de Eleitor e comprovante da última votação e Certidão de Nascimento ou Casamento.

A solicitação do Pedido de Colação de Grau dentro do prazo determinado é importante pois a partir desta o setor de Registro Acadêmico fará uma avaliação curricular para determinar se o acadêmico está apto a colar grau.

Não poderá colar grau, nem de forma simbólica, o acadêmico que não estiver em dia com as obrigações acadêmicas curriculares, mesmo tendo seu nome incluído no convite.

Para que ocorra tudo tranquilamente, é preciso ficar atento às datas e atividades que devem ser cumpridas antes da formatura.

(5)

5

TIPOS DE CERIMÔNIAS

Solene

– é realizada com toga e com a presença de todas as autoridades acadêmicas e civis em local público, escolhido pelos formandos e com apreciação do Comitê de Formaturas da FSG.

Unificada

– é realizada com toga, nas dependências da Faculdade ou outro local definido pelo Comitê, reunindo todos os cursos. Há um único juramento que é feito coletivamente e a vestimenta é disponibilizada pela Faculdade.

Gabinete

– é realizada no gabinete do Diretor, quando o formando não pôde comparecer à formatura Solene ou Unificada, por motivo excepcional. A data e o horário da cerimônia serão definidos pelo Comitê de Formaturas da FSG, com aprovação da Coordenação do Curso.

(6)

6

FORMATURA SOLENE

COMO FUNCIONA

1. COMISSÃO DE FORMATURA

A turma de formandos elege, através de votação, a Comissão de Formatura, que terá a função de organizar a solenidade de formatura e realizar todos os procedimentos necessários ao evento.

São algumas atribuições da Comissão de Formatura:

- realizar reuniões com colegas formandos, para tomada de decisões coletivas, tais como a definição de paraninfo e homenageados, dos oradores e do juramentista;

- contratar produtora para organização do evento;

- organizar as cerimônias Religiosa e de Colação de Grau;

- preencher e entregar os formulários constantes neste manual, no prazo máximo de 20 dias após o início do último período letivo;

- atender as convocações para reunião com o Comitê de Formaturas da FSG; - organizar o convite de formatura, quadro e anúncio e apresentá-los ao Comitê para revisão e aprovação;

- solicitar, junto ao seu Conselho ou Entidade de Classe, o Registro Profissional – exceto para formandos de licenciatura (o Coordenador do Curso poderá auxiliar nesta atividade);

A Comissão de Formatura deverá entrar em contato com o Comitê de Formatura da FSG para agendar reuniões, através do e-mail formatura@fsg.br, ou pelo telefone (54) 2101.6077.

A Formatura Solene é realizada em local público, escolhido pela Comissão de Formatura, com apreciação do Comitê, e conta com a presença de todas as autoridades acadêmicas e civis. As datas das cerimônias serão definidas pelo Comitê de Formaturas FSG, juntamente com os Coordenadores de Cursos. A turma poderá escolher o horário para realização da cerimônia, que também deverá ser aprovado pelo Comitê.

Os formandos escolhem paraninfo e demais homenageados, oradores e juramentistas. Nesta modalidade de cerimônia os formandos recebem o diploma do paraninfo, juntamente com os pais ou familiares (no máximo duas pessoas), escolhidos pelo próprio formando.

(7)

7

FORMATURA SOLENE

COMO FUNCIONA

FUNÇÕES DA COMISSÃO DE FORMATURA

Presidente:

representar sempre a Comissão de Formatura junto à FSG; presidir as assembleias; cumprir as decisões tomadas em assembleia; autorizar e visar as contas a pagar e depósitos; assinar cheques e tudo que se relacione com despesas, juntamente com o tesoureiro.

Vice-Presidente:

substituir o Presidente em caso de ausência temporária ou definitiva; auxiliar o Presidente no que for necessário.

Secretário:

dirigir a secretaria; manter em dia a correspondência; secretariar as assembleias gerais; manter transcrito o livro ata das assembleias e do conselho, de forma rigorosa.

Vice-Secretário:

substituir o Secretário em caso de ausência definitiva ou temporária.

Tesoureiro:

juntamente com o Presidente, autorizar e visar as contas a pagar, os depósitos bancários, os cheques e tudo mais; dirigir a tesouraria, organizando e mantendo em dia os registros, despesas e receitas; ter sob sua guarda todos os valores e documentos financeiros da Comissão.

Vice-Tesoureiro

: substituir o Tesoureiro em caso de ausência temporária ou definitiva.

Conselheiro:

participar de todas as decisões tomadas pela Comissão, seja de forma verbal ou documentada.

Contratação de Produtoras

A relação de produtoras cadastradas encontra-se com o Comitê de Formaturas da FSG, ficando a contratação ou não a critério dos formandos. A FSG não se responsabiliza pelos serviços prestados por empresas contratadas.

2. HOMENAGEADOS

Paraninfo

O Paraninfo da turma, em geral, é um professor da FSG que mantém prestígio incondicional junto à turma. A escolha fica a critério dos formandos, podendo haver um paraninfo para cada curso ou um paraninfo para vários cursos. O Paraninfo da turma escreve o discurso com, no máximo, 3 laudas (ou 5 minutos) e o submete à avaliação do Comitê de Formaturas da FSG, até 10 dias antes da cerimônia.

(8)

8

FORMATURA SOLENE

COMO FUNCIONA

Patrono (opcional)

O Patrono é uma personalidade que se destaca no âmbito do corpo científico ou da comunidade. Trata-se, em geral, de pessoa de notório saber acadêmico, reconhecida competência e padrão de referência na área específica de conhecimento. A Comissão de Formatura, juntamente com os colegas formandos, escolhe o Patrono da turma. O Patrono escreve o discurso com, no máximo, 3 laudas (ou 5 minutos) e o submete à avaliação do Comitê de Formaturas da FSG, até 10 dias antes da cerimônia.

Professores e Funcionários Homenageados

Docentes e funcionários homenageados são integrantes do quadro funcional da Instituição, que, nas transações acadêmicas e administrativas durante o curso, mereceram o reconhecimento e gratidão da turma como um todo. Poderão ser homenageados no máximo 4 (quatro) professores por turma. Integrantes de serviços terceirizados não participam dessas homenagens. A escolha dos homenageados fica a critério da turma de formandos.

Amigo da Turma (opcional)

A escolha deste homenageado é opcional e fica a critério da turma. São integrantes de serviços terceirizados ou colegas, exceto formandos da turma, que merecem o reconhecimento da turma.

Obs.: a Comissão de Formatura deverá comunicar dia e local que fará o convite aos homenageados. Os convites devem ocorrer somente durante os intervalos das aulas, sob pena de suspensão da atividade. Não será permitido qualquer tipo de atividade que perturbe o andamento das aulas.

Orador

Qualquer formando poderá ser Orador desde que escolhido pela turma. Segundo o dicionário Aurélio, orador é: “Aquele que ora ou discursa em público; aquele que tem o dom da palavra, que fala bem e fluentemente; indivíduo eloquente; tribuno.” O Orador da turma escreve o discurso, com , no máximo, 3 laudas (ou 5 minutos) e o submete à avaliação do Comitê de Formaturas da FSG, até 10 dias antes da cerimônia.

Juramentista

Formando que possui boa dicção, fluência verbal, que seja desinibido e que goste de falar em público. A escolha do Juramentista fica a critério dos formandos.

(9)

9

FORMATURA SOLENE

COMO FUNCIONA

3. CONVITES, ANÚNCIOS E QUADROS

A confecção, impressão, publicação e custos de convite, quadro e anúncio em jornal ficam a critério dos formandos. Todo e qualquer material a ser impresso pela Comissão de Formatura, desde os modelos de convites e as publicações, devem ser, obrigatoriamente, encaminhados à apreciação e aprovação do Comitê de Formaturas da FSG. A Instituição devolverá o material conferido até 5 (cinco) dias após a entrega.

Deverão ser encaminhados ao Comitê de Formatura da FSG 05 convites de formatura para serem entregues às autoridades participantes e para arquivamento na Instituição.

Dados que devem, obrigatoriamente, constar no convite:

- logotipo da Instituição em destaque na capa e na contracapa (a Comissão de Formatura deverá solicitar o arquivo ao Comitê de Formaturas da FSG);

- Autoridades Acadêmicas (Diretor da Faculdade, Coordenador(a) do Ensino Integrado e Coordenador(a) do Curso);

- convite formal, mencionando dia, local e horário das solenidades Religiosa e de Colação de Grau;

- nomes do Paraninfo, Patrono (se houver), Orador e Juramentista;

- relação, em ordem alfabética, dos professores e funcionários homenageados (deverão, obrigatoriamente, ser mencionados nomes e titulações dos professores homenageados);

- juramento oficial para Colação de Grau, conforme texto constante neste manual;

- relação de formandos, em ordem alfabética (a conferência dos nomes é de responsabilidade da Comissão de Formatura);

- poderão ser incluídos agradecimentos especiais e fotos dos formandos. O tamanho do quadro seguirá o padrão pré-estabelecido pela FSG (1,4mx1m).

Observações:

Todas as informações e nomes constantes no convite, quadro e anúncio deverão ser escritos por extenso, jamais abreviados.

O uso de imagens é de total responsabilidade da Comissão de Formatura e da empresa contratada.

(10)

10

FORMATURA SOLENE

COMO FUNCIONA

4. CERIMONIAL DE FORMATURA

Quem faz uso da palavra na cerimônia?

Algumas personalidades têm voz obrigatória: Diretor da FSG, Patrono (se autorizado), Paraninfo, Orador da turma e Juramentista.

Quem pode entregar diplomas?

O diploma será entregue pelo Paraninfo da turma, juntamente com os pais ou familiares escolhidos pelo formando (duas pessoas).

Mesa Diretora

Algumas autoridades têm lugar assegurado pelo protocolo acadêmico: - Diretor da FSG

- Coordenador(a) do Ensino Integrado - Coordenador(a) do Curso

- Paraninfo

- Patrono (se houver)

- Conselho Federal representativo da profissão - Executivo, Legislativo e Judiciário (se houver)

É de responsabilidade da FSG convidar os integrantes que compõem a mesa diretora e autoridades, sendo os homenageados convidados pela Comissão de Formatura.

Cerimonial

A solenidade de formatura é presidida pelo Diretor da Faculdade da Serra Gaúcha.

O protocolo da solenidade prevê:

1 – Início da solenidade (Mestre de Cerimônia)

2 – Entrada das autoridades para a constituição da mesa diretiva 3 – Saudação do Diretor da FSG

4 – Entrada dos formandos, conduzidos pelo Paraninfo e/ou Patrono 5 – Hino Nacional Brasileiro

6 – Juramento e Pedido de Colação de Grau 7 – Colação de Grau Coletiva

8 – Leitura da Ata de Colação de Grau pelo Mestre de Cerimônia 9 – Chamada individual dos formandos para receber o diploma 10 – Assinatura da Ata de Colação de Grau

11 – Discursos do Orador, do Paraninfo e do Patrono (se autorizado) 12 – Discurso de encerramento do Diretor

13 – Hino do Rio Grande do Sul 14 – Encerramento da solenidade

(11)

11

FORMATURA SOLENE

COMO FUNCIONA

5. OUTRAS ORIENTAÇÕES

Horário de início:

a Cerimônia de Colação de Grau terá início pontualmente no horário que consta no convite. A pontualidade do evento é indispensável em respeito aos convidados.

Mestre de Cerimônias:

a contratação deste profissional é de responsabilidade da produtora contratada. A chamada dos formandos será feita exclusivamente por este profissional.

Músicas:

são escolhidas pelos formandos, porém são vetadas letras com linguagens pejorativas e de baixo calão. O tempo de duração de cada música não deve ultrapassar 40 segundos.

Discursos:

durante a cerimônia ocorrerão os seguintes discursos: Orador da turma, Paraninfo e Patrono. Os discursos não podem ultrapassar 5 minutos cada (ou 3 laudas) e os textos devem ser repassados ao Comitê de Formaturas da FSG até 10 dias antes da cerimônia.

Os formandos não podem portar bandeiras, cartazes e outros adereços durante a cerimônia.

6. RESPONSABILIDADES DAS PRODUTORAS

Decoração e ambientação:

não será permitido nada que possa colocar em risco a segurança de formandos, autoridades e convidados. A produtora contratada pela Comissão de Formatura deverá apresentar o layout para o Comitê de Formaturas da FSG até 10 dias antes da cerimônia.

Mestre de Cerimônias:

a contratação deste profissional é de responsabilidade da produtora. A contratação deste passará, obrigatoriamente, pela apreciação do Comitê de Formaturas da FSG.

Convidados da FSG:

a produtora contratada deve reservar 30 lugares na plateia para os convidados da Faculdade.

Músicas:

são escolhidas pelos formandos, porém são vetadas letras com linguagens pejorativas e de baixo calão. O tempo de duração de cada música não deve ultrapassar 40 segundos.

(12)

12

FORMATURA SOLENE

COMO FUNCIONA

Togagem das autoridades acadêmicas:

é de responsabilidade da produtora contratada a vestimenta das autoridades acadêmicas, bem como a reserva de uma sala no local da cerimônia, destinada a estas autoridades.

Enviar ao Comitê de Formaturas da FSG 4 fotos (13x18) (panorâmica, formandos, mesa oficial e destaque acadêmico) e um DVD.

É proibido alterar o cerimonial da formatura ou das determinações gerais da Faculdade. Qualquer alteração deve ser solicitada com antecedência ao chefe do cerimonial da FSG presente no evento.

(13)

13

FORMATURA UNIFICADA

COMO FUNCIONA

Cerimonial

A solenidade de formatura é presidida pelo Diretor da Faculdade da Serra Gaúcha.

O protocolo da solenidade prevê:

1 – Início da solenidade (Mestre de Cerimônia)

2 – Entrada das autoridades para a constituição da mesa diretiva 3 – Saudação do Diretor da FSG

4 – Entrada dos formandos, conduzidos pelos Coordenadores dos Cursos 5 – Hino Nacional Brasileiro

6 – Juramento único e Pedido de Colação de Grau 7 – Colação de Grau Coletiva

8 – Leitura da Ata de Colação de Grau pelo Mestre de Cerimônia 9 – Chamada individual dos formandos para receber o diploma 10 – Assinatura da Ata de Colação de Grau

11 – Discursos dos Coordenadores dos Cursos 12 – Discurso de encerramento do Diretor 13 – Hino do Rio Grande do Sul

14 – Encerramento da solenidade

A Formatura Unificada é realizada em data, local e horário definidos pelo Comitê de Formaturas FSG, reunindo formandos de todos os cursos. Geralmente ocorre, semestralmente, em quartas ou quintas-feiras, às 17 horas. A pontualidade do evento é indispensável em respeito aos convidados.

A FSG disponibiliza gratuitamente toga nas cores dos cursos, decoração e música, ficando a seleção das mesmas a critério da Faculdade. Além disso, convida fotógrafos profissionais para fotos de grupo, da Colação de Grau e com familiares, a critério de cada formando.

Nesta modalidade não há Homenageados e Oradores; o juramento é único e feito coletivamente e o diploma é entregue pelo(a) Coordenador(a) do Curso; e o número de convidados é limitado.

(14)

14

FORMATURA DE GABINETE

COMO FUNCIONA

A Formatura de Gabinete é restrita a casos especiais. O formando deverá fazer uma solicitação por escrito, na Central de Relacionamento, que estará sujeita à aprovação do Comitê de Formaturas da FSG.

Esta cerimônia ocorre no gabinete do Diretor, em data e horários definidos pelo Comitê, com aprovação da Coordenação do Curso. Participam desta cerimônia o Diretor, o Coordenador(a) do Ensino Integrado, o Coordenador(a) do Curso e o Coordenador(a) do Registro Acadêmico.

(15)

15

JURAMENTOS, CORES E

PEDRAS DOS CURSOS

JURAMENTO ÚNICO

“Prometo exercer minha profissão com honestidade e dignidade, respeitando seu código profissional e os preceitos da justiça, da moral e da ética a favor do desenvolvimento humano e social.”

(Utilizado nas formaturas com diversos cursos em uma mesma cerimônia)

ADMINISTRAÇÃO

Juramento:

“Prometo dignificar minha profissão, consciente de minhas responsabilidades legais, observar o código de ética, objetivando o aperfeiçoamento da ciência da administração, o desenvolvimento das instituições e a grandeza do homem e da pátria.”

Cor do Curso:

azul

Pedra do Curso:

safira azul-escura

Dia do Administrador:

09 de setembro

Conselho Federal de Administração:

www.cfa.org.br

ARQUITETURA E URBANISMO

Juramento:

“Juro, no exercício da atividade inerente à prática da Arquitetura e Urbanismo, observar as leis do País e respeitar os princípios éticos que presidem a conduta profissional, a fim de projetar espaços para o bem estar individual e coletivo, buscando, ainda, a universalização do acesso aos mesmos por meio de soluções compatíveis com a natureza e com a demanda sócio-econômica, contribuindo com meu trabalho para uma sociedade mais justa e humana”.

Cor do Curso:

azul

Pedra do Curso:

safira azul

Dia do Arquiteto:

11 de dezembro

Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia

do Rio Grande do Sul:

www.crea-rs.org.br

(16)

16

JURAMENTOS, CORES E

PEDRAS DOS CURSOS

BIOMEDICINA

Juramento:

“Juro por toda minha existência cumprir com zelo e probidade todas as atividades inerentes à profissão de Biomédico que me forem confiadas. Juro diante de Deus e dos homens não medir esforços para exercer com dignidade e ética a Biomedicina. Juro estar atento à evolução científica para empregá-la em prol da humanidade. Juro cumprir estes preceitos para poder usufruir da benevolência de Deus e da confiança dos homens.“

Cor do Curso:

verde

Pedra do Curso:

esmeralda

Dia do Biomédico:

20 de novembro

Conselho Regional de Biomedicina – 1ª região:

www.crbm1.gov.br

CIÊNCIAS CONTÁBEIS

Juramento:

“Prometo, ao receber o grau de bacharel em Ciências Contábeis, perante Deus e à sociedade, exercer a minha profissão com dedicação, responsabilidade e competência, respeitando as normas profissionais e éticas. Prometo pautar minha conduta profissional, observando sempre os meus deveres de cidadania, independentemente de crenças, raças ou ideologias, concorrendo para que meu trabalho possa ser um instrumento de controle e orientação útil e efi caz para o desenvolvimento da sociedade e do progresso do País. Comprometo-me, ainda, a lutar pela permanente união da Classe Contábil, pelo aprimoramento da Ciência Contábil, e pela evolução da Profissão.”

Cor do Curso:

azul

Pedra do Curso:

turmalina rosa-clara, ladeada de diamantes

Dia do Contador:

22 de setembro

Conselho Federal de Contabilidade:

www.cfc.org.br

DESIGN

Juramento:

“Comprometo-me, no exercício da profissão de designer, cumprir os deveres inerentes ao grau que me é conferido, subordinando-os aos preceitos da ética e honrando os ensinamentos ministrados, esforçando-me para contribuir no desenvolvimento tecnológico e cultural do Brasil e no bem-estar da humanidade.”

Cor do Curso:

azul

(17)

17

JURAMENTOS, CORES E

PEDRAS DOS CURSOS

DIREITO

Juramento:

“Prometo, no exercício das funções do meu grau, acreditar no Direito como a melhor forma para a convivência humana, fazendo da justiça o meio de combater a violência, e socorrer os que dela precisarem, servindo a todo o ser humano, sem distinção de classe social ou poder aquisitivo, buscando a paz como resultado final, e, acima de tudo, prometo defender a liberdade, pois sem ela não há Direito que sobreviva, justiça que se fortaleça, e nem paz que se concretize.”

Cor do Curso:

vermelha

Pedra do Curso:

rubi

Dia do Advogado:

11 de agosto

Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil:

www.oab.org.br

EDUCAÇÃO FÍSICA (Bacharelado e Licenciatura)

Juramento:

“Diplomando-me pelo curso de Educação Física, tomo o compromisso , de bem cumprir os deveres de minha profissão e, sob os ditames da minha consciência e dos ensinamentos recebidos, destinar meus esforços em prol da saúde, da educação e da integridade do ser humano. Juro, livre e solenemente, manter e elevar os ideais da ética e da moral, com seriedade e dedicação.”

Cor do Curso:

verde

Pedra do Curso:

esmeralda, zircônia

Dia do Profissional de Educação Física:

1º de setembro

Conselho Federal de Educação Física:

www.confef.org.br

ENFERMAGEM

Juramento:

“Juro, livre e solenemente, dedicar minha vida profissional a serviço da pessoa humana, exercendo a Enfermagem com consciência e dedicação; guardar sem desfalecimento os segredos que me forem confiados, respeitando a vida desde a concepção até a morte; não participar voluntariamente dos atos que coloquem em risco a integridade física ou psíquica do seu humano; manter e elevar os ideais de minha profissão, obedecendo os preceitos da ética e da moral, preservando sua honra, seu prestígio e suas tradições.”

Cor do Curso:

verde

Pedra do Curso:

esmeralda

Dia do Enfermeiro:

12 de maio

Conselho Regional de Enfermagem do Rio Grande do Sul:

(18)

18

JURAMENTOS, CORES E

PEDRAS DOS CURSOS

ENGENHARIA CIVIL

Juramento:

“Juro honrar o grau que solenemente recebo, exercendo a profissão de engenheiro civil com ética, dignidade e respeito à vida e ao meio ambiente. Com meu conhecimento científico e tecnológico, buscarei contribuir para o desenvolvimento socialmente justo do Brasil e para a prosperidade da humanidade.”

Cor do Curso:

azul

Pedra do Curso:

safira azul

Dia do Engenheiro Civil:

11 de dezembro

Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia

do Rio Grande do Sul:

www.crea-rs.org.br

ENGENHARIA DE PRODUÇÃO

Juramento:

“Juro, diante de Deus e da sociedade que fará uso do meu trabalho, que conduzirei meus esforços profissionais com a máxima responsabilidade e respeito humano. Prometo que, no cumprimento do meu dever de engenheiro, não me deixarei cegar pelo brilho excessivo da tecnologia, lembrando-me completamente de que trabalho para o bem do homem e não da máquina. Colocarei todo o meu conhecimento científico a serviço do conforto e desenvolvimento da humanidade, sempre respeitando o meio ambiente.”

Cor do Curso:

azul royal

Pedra do Curso:

safira azul

Dia do Engenheiro de Produção:

11 de dezembro

Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e

Agronomia do Rio Grande do Sul:

www.crea-rs.org.br

FISIOTERAPIA

Juramento:

“Prometo dedicar- me à profissão de fisioterapeuta, utilizando todo o conhecimento científico e recursos técnicos por mim adquiridos durante o período de formação, comprometendo-me a aprofundá-los e atualizá-los sem medir esforços, assegurando aos pacientes sob meus cuidados o bem-estar físico, psíquico e social. Juro honrar o nome da fi sioterapia com amor, respeito e dignidade, empregando todos os meios para fazê-la conhecida e valorizada.”

Cor do Curso:

verde

Pedra do Curso:

esmeralda

Dia do Fisioterapeuta:

13 de outubro

Conselho Federal de Fisioterapia e

Terapia Ocupacional:

www.coffito.org.br

(19)

19

JURAMENTOS, CORES E

PEDRAS DOS CURSOS

NUTRIÇÃO

Juramento:

“Prometo que, ao exercer a profissão de nutricionista, o farei

com dignidade e eficiência, valendo-me da ciência da nutrição, em benefício da saúde da pessoa, sem discriminação de qualquer natureza. Prometo, ainda, que serei fiel aos princípios da moral e da ética. Ao cumprir este juramento com dedicação, desejo ser merecedor dos louros que a profissão proporciona.”

Cor do Curso:

verde

Pedra do Curso:

esmeralda

Dia do Nutricionista:

31 de agosto

Conselho Regional de Nutricionistas 2ª região:

www.crn2.org.br

ODONTOLOGIA

Juramento:

“Juro solenemente fazer dos pacientes a razão e a finalidade principal de minha vida profissional; dar-lhes o melhor de mim mesmo, sem distinguir raça, sexo, ideologia, credo religioso, estado civil ou condição social; exercer a odontologia com a observância das leis do país, das normas do Conselho Federal e Regional e dos preceitos do Código de Ética Odontológica, acatando-os e reconhecendo-os publicamente como obrigatórios; assim procedendo, possa eu merecer o respeito e o melhor juízo dos meus colegas e da comunidade; se não respeitá-los que me suceda o contrário.

Cor do Curso:

grená

Pedra do Curso:

granada

Dia do Cirurgião Dentista:

25 de outubro

Conselho Federal de Odontologia:

www.cfo.org.br

PSICOLOGIA

Juramento:

“Como psicólogo, eu me comprometo a colocar minha profissão a serviço da sociedade brasileira, pautando meu trabalho nos princípios da qualidade técnica e do rigor ético. Por meio do meu exercício profissional, contribuirei para o desenvolvimento da Psicologia como ciência e profissão na direção das demandas da sociedade, promovendo saúde e qualidade de vida para cada sujeito e para todos os cidadãos e instituições.”

Cor do Curso:

verde esmeralda

Pedra do Curso:

ametista

Dia do Psicólogo:

27 de agosto

(20)

20

TERAPIA OCUPACIONAL

Juramento:

“Juro, na profissão de terapeuta ocupacional, dedicar meus

serviços à humanidade, respeitar a dignidade e os direitos da pessoa humana desde a concepção até a morte. Agir, em todos os níveis de atenção à saúde, para servir àqueles que necessitarem e contribuir para a defesa da vida. Ser fiel a minha profissão, guardar os segredos que me forem confiados, observar o código de ética, manter-me atualizado e tudo fazer para elevar os ideais da profissão.”

Cor do Curso: 

verde

Pedra do Curso: 

esmeralda

Dia do Profissional de Terapia Ocupacional:  

13 de Outubro

Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional:

www.coffito.org.br

Aqueles que não participarem da Colação de Grau no dia estipulado irão colar grau somente no próximo semestre.

O Comitê de Formatura da FSG reserva-se o direito de vetar qualquer manifestação ou utilização contrária às normas aqui descritas.

Referências

Documentos relacionados

The chemical composition of elephant grass and dehydrated cashew bagasse used in silage are shown in Table 1.. The regression equations, determination coefficients, and

Corograpliiu, Col de Estados de Geografia Humana e Regional; Instituto de A lta C ultura; Centro da Estudos Geográficos da Faculdade de Letras de Lisboa.. RODRIGUES,

8- Bruno não percebeu (verbo perceber, no Pretérito Perfeito do Indicativo) o que ela queria (verbo querer, no Pretérito Imperfeito do Indicativo) dizer e, por isso, fez

A Sementinha dormia muito descansada com as suas filhas. Ela aguardava a sua longa viagem pelo mundo. Sempre quisera viajar como um bando de andorinhas. No

Entre o roseiral e o parque, num lugar sombrio, solitário e verde, havia um pequeno jardim rodeado de árvores altíssimas que o cobriam com os seus ramos.. No

5- Bruno não percebeu (verbo perceber, no Pretérito Perfeito do Indicativo) o que ela queria (verbo querer, no Pretérito Imperfeito do Indicativo) dizer e, por isso, fez

Quero ir com o avô Markus buscar a Boneca-Mais-Linda-do-Mundo, quero andar de trenó, comer maçãs assadas e pão escuro com geleia (17) de framboesa (18).... – Porque é tão

A noite de Maio com as suas sombras e os seus brilhos, os seus perfumes, as suas flores e os seus murmúrios parecia uma história fantástica.. As folhas no ar mexiam-se levemente