• Nenhum resultado encontrado

Análise Numérica

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Análise Numérica"

Copied!
4
0
0

Texto

(1)

Preliminares matemáticos e análise de erros 45

componente de módulo grande apareça, o algoritmo muda a escala da soma anterior e continua a mudar a escala, calcular o quadrado e a soma dos números restantes.

O algoritmo supõe que, na transição de números pequenos a médios, números pe-quenos sem mudança de escala são desprezíveis quando comparados a números mé-dios. De maneira análoga, na transição de números médios a grandes, números médios sem mudança de escala são desprezíveis quando comparados a números grandes. Por-tanto, a escolha dos parâmetros de mudança de escala deve ser feita de maneira que os números sejam igualados a 0 somente quando forem realmente desprezíveis. As relações típicas entre as características de máquina descritas port,s , l,emin, emax e

os parâmetros do algoritmo N, s, S , y eY são fornecidos depois do algoritmo.

O algoritmo usa três marcadores para indicar os vários estágios no processo de soma. Esses marcadores são valores iniciais fornecidos no Passo 3 do algoritmo. O MARCADOR 1 é 1 até que uma componente média ou grande seja encontrada; então, ele é alterado para 0. O MARCADOR 2 é 0 enquanto números pequenos estão sendo somados, muda para 1 quando um número médio é encontrado pela primeira vez e muda novamente para 0 quando um número grande é encontrado. O MARCADOR 3 é inicialmente 0 e muda para 1 quando um número grande é encontrado pela primeira vez. O Passo 3 também introduz o marcador FEITO, o qual é 0 até que os cálculos sejam concluídos e depois muda para 1.

ENTRADA  N , s, S , y, Y , l, n, x

1, x2, . . . , xn.

SAÍDA  NORMAou uma mensagem de erro apropriada.

Passo 1 Se n # 0 então SAÍDA (‘O inteirondeve ser positivo’);

  PARE.

Passo 2 Se n ≥ N então SAÍDA (‘O inteiron é muito grande’);

  PARE.

Passo 3 FaçaSOMA5 0;

  MARCADOR1 5 1; (Os números pequenos estão sendo somados.)

  MARCADOR2 5 0;

  MARCADOR3 5 0;

  FEITO5 0;

i 5 1.

Passo 4 Enquanto (i #n e MARCADOR15 1) execute o Passo 5. Passo 5  Seu x

iu, y então façaSOMA5SOMA1 (Sxi)2;

i 5i 1 1

senão faça MARCADOR15 0. (Um número não pequeno

encontrado.)

Passo 6  Se i .n então faça NORMA5 (SOMA) 1/2/S ;

  FEITO 5 1

senão façaSOMA5 (SOMA/S ) /S ; ( Escala para números maiores.)

  MARCADOR25 1.

Passo 7  Enquanto (i#ne MARCADOR25 1) execute Passo 8. (Soma dos números

de tamanho médio.)

Passo 8  Seu x

iu,Y então façaSOMA5SOMA 1 x

2

i;

i 5i1 1

(2)

46  Análise numérica

Passo 9 Se FEITO5 0 então

sei .n então faça NORMA5(SOMA)1/2;

  FEITO51

senão faça SOMA 5 ((SOMA) s) s; ( Mudança de escala para os

números grandes.)

  MARCADOR3 5 1.

Passo 10 Enquanto (i#n e MARCADOR3 5 1) execute Passo 11. Passo 11 Faça SOMA5SOMA1 ( sx

i)2; (Somar os números grandes.)

i5i11.

Passo 12 Se FEITO5 0 então

se SOMA1/2, l s então faça NORMA5 (SOMA)1/2 /s;

  FEITO5 1

senão façaSOMA5 l. ( A norma é muito grande.)

Passo 13 Se FEITO5 1 então SAÍDA (‘A norma é’, NORMA)

senão SAÍDA (‘Norma ≥’, NORMA, ‘ocorreu overow’).

Passo 14 PARE.

As relações entre as características da máquinat,s , l,emin, emax e os parâmetros do

algoritmo N, s, S , y,eY foram escolhidos em [Brow, W.], p. 471 como sendo:

 N 5 10e N , ondee

 N 5 [(t 2 2)/2], o maior inteiro menor ou igual a (t 2 2)/2;

 s 5 10eS , onde e s5 [2(emax1e N )/2];

S 5 10eS , onde e

S 5 [( 12emin )/2], o menor inteiro maior ou igual a (12emin)/2;

 y 510ey, onde e y5 [(emin1t 2 2)/2];

Y 5 10eY , onde e

Y 5 [(emax2e N ) / 2].

O primeiro computador portátil foi o Osborne I, produzido em 1981, embora fosse muito maior e pesado do que consideraríamos atualmente como portátil.

A conabilidade incorporada neste algoritmo aumentou muito a complexidade em com- paração com o algoritmo apresentado antes na seção. Na maioria dos casos, os algoritmos de propósito especial e os de propósito geral dão resultados idênticos. A vantagem do algoritmo de propósito geral é que ele fornece segurança para seus resultados.

Muitas formas de software numérico de propósito geral estão disponíveis comer-cialmente e em domínio público. Muitos dos primeiros softwares foram escritos para computadores de grande porte e uma boa referência para eles éSources and Develop-ment of Mathematical Software,editado por Wayne Cowell [Co].

Agora que o computador pessoal se tornou sucientemente poderoso, softwares numéricos padrão estão disponíveis para eles. A maioria desses softwares numéricos está escrita em FORTRAN, embora alguns pacotes estejam escritos em C, C11 e

FORTRAN 90.

O sistema FORTRAN (FORmula TRANslator) foi a linguagem de programação cientíca de propósito geral original. Ela ainda é amplamente usada em situações que exigem cálculos cientícos intensivos.

(3)

Preliminares matemáticos e análise de erros 47

Procedimentos ALGOL foram apresentados para cálculos com matrizes em 1971 em [WR]. Um pacote de sub-rotinas FORTRAN com base principalmente em procedi-mentos ALGOL foi então desenvolvido nas rotinas EISPACK. Essas rotinas estão do-cumentadas nos manuais, publicados pela Springer-Verlag como parte de série Lecture  Notes in Computer Science, [Sm,B] e [Gar]. As sub-rotinas FORTRAN são usadas  para calcular autovalores e autovetores para diversos tipos de matrizes.

O LINPACK é um pacote de sub-rotinas FORTRAN para analisar e resolver sis-temas de equações lineares e resolver problemas de mínimos quadrados lineares. A documentação desse pacote está contida em [DBMS]. Uma introdução passo a passo ao LINPACK, EISPACK e BLAS (Basic Linear Algebra Subprograms) é fornecida em [CV].

O projeto EISPACK foi o primeiro pacote de software numérico de larga escala a tornar-se disponível em domí-nio público e abriu caminho para muitos outros pacotes fazerem o mesmo.

O pacote LAPACK, disponível pela primeira vez em 1992, é uma biblioteca de sub--rotinas FORTRAN que suplantou o LINPACK e o EISPACK, integrando esses dois conjuntos de algoritmos em um pacote unicado e atualizado. O software foi reestrutu-rado para atingir grande eciência em processadores vetoriais e outros multiprocessado-res de alto desempenho ou de memória compartilhada. O LAPACK foi expandido em  profundidade e alcance na versão 3.0, a qual está disponível em FORTRAN, FORTRAN

90, C, C11 e JAVA. C e JAVA estão disponíveis apenas como interfaces de linguagem

ou tradutores de bibliotecas FORTRAN de LAPACK. O pacote BLAS não faz parte do LAPACK, mas o código para o BLAS é distribuído com o LAPACK.

Outros pacotes para a resolução de tipos especícos de problemas também estão em domínio público. Como alternativa para o netlib, você pode usar o Xnetlib para pesqui-sar os bancos de dados e recuperar software. Podem-se encontrar mais informações no artigoSoftware Distribution Using Netlib de Dongarra, Roman e Wade [DRW].

A engenharia de software foi estabelecida como uma disciplina de laboratório durante os anos 1970 e 1980. O EISPACK foi desenvolvido no Argonne Labs e o LINPACK, logo depois. No início dos anos 1980, Argon-ne foi reconhecido internacionalmente como líder mundial, não apenas no cálculo simbólico como também no numérico.

Esses pacotes de software são altamente ecientes, precisos e conáveis. Eles são cuidadosamente testados, e a documentação está prontamente disponível. Embora os  pacotes sejam portáteis, é aconselhável investigar a dependência da máquina e ler toda a documentação. Os programas são testados para quase todas as contingências espe-ciais que possam levar a erros e falhas. No nal de cada capítulo, discutiremos alguns dos pacotes apropriados de propósito geral.

Os pacotes comercialmente disponíveis também representam a tecnologia de ponta em métodos numéricos. Seus conteúdos frequentemente baseiam-se nos pacotes de domínio público, mas incluem métodos em bibliotecas para quase todos os tipos de  problemas.

A IMSL (International Mathematical and Statistical Libraries) consiste nas biblio-tecas MATH, STAT e SFUN para matemática numérica, estatística e funções especiais, respectivamente. Essas bibliotecas contêm mais de 900 sub-rotinas originalmente dis- poníveis em FORTRAN 77 e agora disponíveis em C, FORTRAN, 90 e JAVA. Essas

(4)

48  Análise numérica

sub-rotinas resolvem os problemas mais comuns de análise numérica. As bibliotecas estão comercialmente disponíveis a partir de Visual Numerics.

Os pacotes são entregues na forma compilada com documentação extensa. Há um  programa-exemplo para cada rotina, bem como informações de referência. A IMSL contém métodos para sistemas lineares, análise de autossistemas, interpolação e apro-ximação, integração e diferenciação, equações diferenciais, transformadas, equações não lineares, otimização e operações básicas de matriz/vetor. A biblioteca também contém rotinas estatísticas extensas.

Em 1970, a IMSL tornou-se a primeira biblioteca cientíca em larga escala para computadores de grande porte. Desde então, as bibliotecas tornaram-se disponíveis para sistemas computacionais, variando desde supercom- putadores a computadores pessoais.

O Numerical Algorithms Group (NAG) existe no Reino Unido desde 1970 e ofe-rece mais de mil rotinas em uma biblioteca de FORTRAN 77, cerca de 400 sub--rotinas em uma biblioteca de C, mais de 200 subsub--rotinas em uma biblioteca de FOR -TRAN 90 e uma biblioteca númerica MPI FORFOR -TRAN para máquinas paralelas e redes de estações de trabalho ou computadores pessoais. Uma introdução útil às rotinas  NAG pode ser vista em [Ph]. A biblioteca NAG contém rotinas para realizar a maioria das tarefas padrão de análise numérica de maneira similar às da IMSL. Ela também inclui algumas rotinas estatísticas e um conjunto de rotinas grácas.

O Numerical Algorithms Group (NAG) foi instituído no Reino Unido em 1971 e desenvolveu a primeira bi- blioteca de software matemático. Ela c

Referências

Documentos relacionados

QUANDO TIVER BANHEIRA LIGADA À CAIXA SIFONADA É CONVENIENTE ADOTAR A SAÍDA DA CAIXA SIFONADA COM DIÂMTRO DE 75 mm, PARA EVITAR O TRANSBORDAMENTO DA ESPUMA FORMADA DENTRO DA

SENSOR DE

Com o intuito de registrar tais alterações, anúncios de revistas premiados pelo 20º Anuário do Clube de Criação de São Paulo são apresentados de forma categórica como

O emprego de um estimador robusto em variável que apresente valores discrepantes produz resultados adequados à avaliação e medição da variabilidade espacial de atributos de uma

INDICADORES AMBIENTAIS ESSENCIAIS: UMA ANÁLISE DA SUA UTILIZAÇÃO NOS RELATÓRIOS DE SUSTENTABILIDADE DAS EMPRESAS DO SETOR DE ENERGIA ELÉTRICA SUL AMERICANO, ELABORADOS

Dessa forma, os níveis de pressão sonora equivalente dos gabinetes dos professores, para o período diurno, para a condição de medição – portas e janelas abertas e equipamentos

O valor da reputação dos pseudônimos é igual a 0,8 devido aos fal- sos positivos do mecanismo auxiliar, que acabam por fazer com que a reputação mesmo dos usuários que enviam

O objetivo do curso é promover conhecimentos sobre as técnicas de gerenciamento de projetos, melhorando assim a qualidade do planejamento e controle de obras, visando proporcionar