• Nenhum resultado encontrado

Centro Educacional SESC Cidadania Ensino Fundamental Anos Iniciais 7º ROTEIRO 08/03 A 12/03-3ºANO Olá, ALUNOs (as) e familiares!

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Centro Educacional SESC Cidadania Ensino Fundamental Anos Iniciais 7º ROTEIRO 08/03 A 12/03-3ºANO Olá, ALUNOs (as) e familiares!"

Copied!
11
0
0

Texto

(1)

Centro Educacional SESC Cidadania

Ensino Fundamental Anos Iniciais

7º ROTEIRO – 08/03 A 12/03 - 3ºANO

Olá, ALUNOs (as) e familiares!

Estudar é uma atividade diária, que requer dedicação e muito empenho! É adquirir novas experiências, aprender, é participar das aulas e examinar cuidadosamente os conteúdos trabalhados em sala de aula, tentando levar tais conhecimentos para a vida diária.

A partir dessa semana, iniciaremos as nossas ATIVIDADES

AVALIATIVAS! Este é um momento muito importante! Vocês

devem estar mais atentos com as orientações que forem repassadas, especialmente com os prazos para a devolução dessas atividades! Fiquem ligadinhos pois, cada grupo (sistema híbrido e on-line) terá a sua data específica de devolução.

Diante disso apresentamos alguns itens que julgamos necessário considerarmos ao organizar esse tempo em casa, tanto para os alunos como para as famílias, sobretudo porque o sucesso do uso desse tempo dependerá muito do monitoramento das famílias, especialmente durante a realização das atividades avaliativas!

Segue então as dicas, e contamos com vocês alunos e familiares para o aproveitamento deste recurso educativo que pensamos e criamos com carinho e que alimentaremos durante o período de sua utilização.

É importante...

1- Ter clareza da seriedade deste tempo diário dedicado aos estudos, assim como você tem o compromisso diário de ir para a escola, agora a realidade é esta, um tempo diário dedicado a estudar em casa;

2- Estabelecer junto com a família o horário que será para estudo, sugerimos que seja no mesmo turno de aula;

3- Definir o espaço (local da casa) que será dedicado aos estudos, isso é importante para manter o foco, não deixe nada desviar sua atenção, foco na aprendizagem;

4- Organização do material diário com antecedência;

5- Ao ler, ouvir, realizar ou assistir as atividades propostas, tenha em mãos seu material para fazer anotações de possíveis dúvidas;

6- Entenda e faça uso da tecnologia que temos hoje a disposição a seu favor, amplie seus conhecimentos, mostre a si mesmo o quanto você é capaz de fazer uso dos saberes que estão disponíveis;

8- Cuide de sua alimentação, do seu sono e faça atividades físicas.

Equipe Pedagógica 3º anos: Ana Alice, Beatriz, Bruna, Eliane, Fabrício, Hélio, Luciana, Nayron, Núbia, Patrícia e Vanessa

(2)

Centro Educacional SESC Cidadania

Ensino Fundamental Anos Iniciais

Roteiro de estudos – 3º ano – 08/03/2021 (Segunda-feira)

Disciplina

Conteúdo

Atividades

Língua Portuguesa (3 aulas) Leitura e oralidade; Gênero textual: receita; Sílabas iniciais e finais que compõem novas palavras; Aumentativo e diminutivo. Atividade avaliativa: receita.

Queridas crianças, nesta semana, daremos continuidade em nossos estudos sobre o gênero textual RECEITA.

Primeiramente, gostaria de saber se vocês conseguiram concluir a atividade da semana anterior: Registrando uma receita.

Se ainda não tiverem realizado, pedimos que se empenhem, pois ela será uma atividade avaliativa e vocês deverão entregá-la na escola até o dia 22/03 (segunda-feira).

OBS: Os alunos do sistema híbrido deverão entregar para a professora na escola respeitando a mesma data limite.

Para a aula de hoje, você deverá realizar as atividades das páginas 46 e 47 do livro (Módulo 1) e as páginas 14, 15 e 16 do livro de atividades complementares.

Atividade complementar: Revisar o conteúdo do capítulo 1 (páginas 8 a 31) para a nossa 1ª avaliação de Língua Portuguesa que iniciará amanhã!

ATENÇÃO: Amanhã iniciaremos nossa 1ª Atividade Avaliativa Interdisciplinar! Ela acontecerá durante toda semana.

Para isso, é importante imprimir a atividade com antecedência!

Ela estará na plataforma TEAMS com o seguinte título: 09-03 - ATIVIDADE AVALIATIVA INTERDISCIPLINAR - BICHOS DE NUVEM.

Quando concluir, você deverá entregar esta atividade avaliativa na escola até o dia 22/03 (segunda-feira).

(3)

Educação Física (2 aulas)

Brincadeira: Escravos de Jó

Quem conhece essa música? Escravos de Jó

Escravos de Jó, jogavam caxangá Tira, bota, deixa ficar…

Guerreiros com guerreiros fazem zigue zigue zá Guerreiros com guerreiros fazem zigue zigue zá….

Semana passada conhecemos uma brincadeira muito legal: Terra-mar. Nesta semana, vocês conhecerão uma brincadeira de origem afro-brasileira: escravos de Jó.

Serão apresentadas fotos que contextualizam a origem desta brincadeira que é afro-brasileira e seus significados.

A parte prática será vivenciada de 2 maneiras: através dos sons do corpo, como é feito pelo o grupo parangolé:

“escravos de Jó” https://youtu.be/Bw1W8oaDFCI e a partir de

movimentos dançados propostos através de desafios como

apresenta o vídeo : “ Escravos de Jó”

https://youtu.be/8ttos5qKJhE.

ATENÇÃO: Depois de participar da aula on-line, vocês crianças irão fazer a 1ª atividade avaliativa de educação física.

A entrega dessa atividade será até o dia 19/03 (sexta- feira).

IMPORTANTE:

Para quem está somente on-line, postar na plataforma TEAMS. E os alunos do sistema híbrido, entregar na escola para a professora de educação física no horário de aula.

(4)

Centro Educacional SESC Cidadania

Ensino Fundamental Anos Iniciais

Roteiro de estudos – 3º ano – 09/03/2021 (Terça-feira)

Disciplina

Conteúdo

Atividades

Língua Portuguesa (2 aulas) Leitura e oralidade; Atividade Avaliativa: Poema; Rimas; Classificação de palavras quanto ao número de sílabas.

Nas aulas de hoje, iniciaremos a nossa 1ª Atividade Avaliativa Interdisciplinar Bichos de nuvem! Vocês deverão responder as questões referentes à disciplina de Língua Portuguesa (Questões 8, 9 e 10).

Após a realização das questões de Língua Portuguesa, iniciaremos a leitura do livro literário: POESIA É FRUTA DOCE E GOSTOSA escrito por Elias José. Este livro faz parte do seu material didático e tenho certeza de que será uma delícia conhecê-lo! É muito importante que vocês façam a leitura, pois posteriormente será

realizada uma atividade avaliativa sobre o livro! Esta atividade estará postada na plataforma TEAMS com o seguinte título: Avaliação de Língua Portuguesa - Poesia é fruta doce e gostosa.

Boa leitura!

Atividade complementar: Realizar a avaliação de Língua Portuguesa - Poesia é fruta doce e gostosa e entregar na escola até o dia 22/03 (segunda-feira). OBS: Os alunos do sistema híbrido deverão entregar para a professora na escola respeitando a mesma data limite. Arte (2 aulas) Grafite: estilos e técnicas; Atividade Avaliativa: Ilustração Poema Bichos de Nuvem.

Na aula de hoje, realizaremos a nossa 1ª Atividade Avaliativa Interdisciplinar Bichos de Nuvem! Vocês deverão responder à questão referente à disciplina de Arte (Questão 1) e poderão entregar a atividade na escola até o dia 22/03 (segunda-feira).

Após a realização da atividade avaliativa daremos continuidade ao conteúdo que estamos estudando, o GRAFITE. Vocês lembram que na aula passada

apreciamos alguns murais do Eduardo Kobra e

descobrimos que ele possui o título de maior mural grafitado do mundo?! Na aula de hoje continuaremos a

(5)

explorar e apreciar um pouco mais dessa arte. Mas antes vamos refletir sobre algumas questões:

Será que existe técnica ou estilo no grafite? Será que há outros artistas brasileiros reconhecidos mundialmente que se expressam por esta arte? São muitas perguntas! Então, vamos nos aventurar pelos grafites e saciar a nossa curiosidade! Para isso, teremos uma aula bem interativa com lindas imagens em slides e com dois vídeos incríveis! O primeiro mostra um pouco sobre o estilo do grafite desenvolvido pelo Eduardo Kobra:

https://www.youtube.com/watch?v=95BnPsh7At8. O

segundo mostra algumas obras d’Os Gêmeos, uma

animação super especial:

https://www.youtube.com/watch?v=cZ9vQ9DBxfU.

Após este momento de interação, apreciação e aprendizagem realizaremos uma atividade avaliativa que estará postada na plataforma TEAMS com o seguinte título: 09/03 Atividade Avaliativa Interdisciplinar de História e Arte - Grafite.

Esta atividade deverá ser entregue na escola até o dia 22/03 (segunda-feira).

OBS: Os alunos do sistema híbrido deverão entregar para a professora na escola respeitando a mesma data limite. Xadrez

(1 aula)

Atividade avaliativa teórica

de xadrez.

Olá crianças! Tudo bem com vocês?

Essa semana realizaremos a 1ª AVALIAÇÃO TEÓRICA DE XADREZ - 1º TRIMESTRE. É importante manter a tranquilidade e concentração na hora de realizar a avaliação.

Obs.: Quando concluir sua atividade, tire foto e poste na plataforma TEAMS, na aba “Xadrez”, ou entregue na escola até o dia 22/03 (Segunda-feira).

(6)

Centro Educacional SESC Cidadania

Ensino Fundamental Anos Iniciais

Roteiro de estudos – 3º ano – 10/03/2021 (Quarta-feira)

Disciplina

Conteúdo

Atividades

Ciências (3 aulas) Animais vertebrados; Animais invertebrados; Atividade avaliativa: Características e grupos dos animais; Cobertura do corpo;

Locomoção; Alimentação dos animais; Extinção.

Para iniciarmos a aula de hoje vocês deverão, primeiramente, desenvolver as questões 02, 03 e 04 de Ciências da nossa avaliação interdisciplinar “Bichos de nuvem”.

Após concluir essa parte da avaliação, iremos relembrar os assuntos estudados por nós nas aulas anteriores a

partir da apreciação do vídeo disponível em:

https://www.youtube.com/watch?v=yVX9zgNW7fk.

Fiquem atentos! No vídeo nós iremos ampliar nossos

conhecimentos conhecendo alguns grupos de

invertebrados.

Para concluir, realize a atividade de Ciências em folha “REVISÃO DO CAPÍTULO 2". Após finalizar, recorte-a e cole-a com muito cuidado e capricho no seu caderno de atividades.

OBS: A atividade está na plataforma Teams dentro da pasta do 7º roteiro.

(7)

Atividade complementar: Realizar a avaliação de Ciências em folha “Pesquisa sobre o Dromedário” e entregar na escola até o dia 22/03 (segunda-feira). OBS: Os alunos do sistema híbrido deverão entregar para a professora na escola respeitando a mesma data limite. Ensino Religioso (1 aula) Atividade avaliativa: Sentimentos. Erros e medos.

Iniciaremos a aula de hoje desenvolvendo a questão de número 12 de Ensino Religioso da nossa 1ª Avaliação Interdisciplinar “Bichos de nuvem”.

Em seguida, conversaremos um pouquinho sobre Erros e Medos.

Você fica triste quando erra? Você tem medo de errar? Como você costuma lidar com os seus medos? Escuta só essa canção, acredito que depois de ouvi-la nunca mais você terá medo!

Acesse:

https://www.youtube.com/watch?v=6BNTmJiOkoA

E aí? Viu como é fácil tentar dominar o medo? Vamos aprofundar melhor nesse assunto e aprender a lidar com os nossos erros e medos fazendo a leitura das páginas 18 e 19 do seu livro Empreendedorismo e projeto de vida. Em seguida realize a atividade avaliativa em folha disponível na plataforma Teams com o nome “TRABALHANDO O MEDO”. Capriche! Tenho certeza de que você não irá ERRAR! Entregar na escola até o dia 22/03 (segunda-feira) Sugestão de Leitura! https://www.youtube.com/watch?v=UX4lO5Saquc&t=142s Música (1 aula) Timbres - Instrumentos da Orquestra.

Na aula desta semana vamos estudar e descobrir sobre os variados timbres dos instrumentos musicais; pra isso, vamos explorar o site Brincando de orquestra e seguir o

(8)

roteiro abaixo:

1 - Acesse o site Brincando de Orquestra pelo link

http://www.brincandodeorquestra.com.br/index;

2 - Clique na aba “Os instrumentos”

3 - À esquerda da sua tela, clique em cada naipe e depois em cada instrumento que aparece, então clique no botão “play”, que aparece ao lado da imagem do instrumento pra poder ouvir o som (timbre) dele;

4 - Agora faça a atividade dessa aula (depois da aula você pode continuar explorando os outros recursos desse site, ele foi feito exatamente pra crianças!).

Ah… para os que estão apenas na modalidade online, eu vou enviar privado, via Teams uma atividade avaliativa. Vocês terão até o dia 15/03 pra entregar na escola essa atividade respondida. Será uma revisão do conteúdo que estudamos até agora, então vocês podem recorrer ao material desta e das aulas anteriores pra responder, tá?

Centro Educacional SESC Cidadania

Ensino Fundamental Anos Iniciais

Roteiro de estudos – 3º ano – 11/03/2021 (Quinta-feira)

Disciplina

Conteúdo

Atividades

Matemática (2 aulas)

Atividade Avaliativa: sistema de numeração decimal;

Hoje é dia de apresentar o ábaco de pinos confeccionado com os materiais do seu dia a dia. Nosso primeiro momento será para que você fale como foi

(9)

Ábaco; Sistema monetário; Algarismos romanos; Ordem crescente; Material dourado. .

preparar e para que serve o recurso em destaque, não deixe de apresentar o seu ábaco, falando como foi desenvolvê-lo, quais foram os materiais usados e como podemos utilizá-lo em nossas aulas de Matemática. No segundo momento faremos nossa

Atividade avaliativa, intitulada “Atividade avaliativa -

Ábaco de pinos” você encontrará na plataforma TEAMS.

É importante registrar que a atividade deverá ser entregue na escola até dia 22/03 (segunda-feira). Obs: Revisar o conteúdo do capítulo 3 (páginas 120 a 140) para a nossa 1º avaliação de Matemática que acontecerá amanhã, dia 12/03.

Atividade complementar: Atividade em folha, com o título - 11-03 - REVISANDO OS CAPÍTULOS 2 E 3, que estará postada na plataforma TEAMS - Vamos relembrar um pouquinho os conteúdos estudados até agora. História (2 aulas) Atividade avaliativa: A cidade e seus moradores. As cidades se transformam.

Iniciaremos a aula de hoje desenvolvendo a questão de número 13, letras a e b da nossa avaliação interdisciplinar “Bichos de nuvem”.

Em seguida iniciaremos o capítulo 2 “As cidades se

transformam”. Nele, aprenderemos a relacionar o processo de formação das cidades, identificar as tecnologias presentes nas mesmas e o relacionamento das pessoas com o meio ambiente. Para compreender melhor esse processo assista o vídeo abaixo:

https://www.youtube.com/watch?v=M3HDz4-665c

Agora, faça a leitura das páginas 202 a 205 do seu livro de História. Grife as partes que você considerar mais importante e em seguida responda a atividade em folha

disponível na plataforma TEAMS com o nome “11-03 -

AS CIDADES SE TRANSFORMAM COM O PASSAR DO TEMPO”. Responder a atividade n° 1 da página 205. Obs. Revisar as páginas 202 a 209. Na próxima aula realizaremos uma atividade avaliativa.

Inglês Interpretação Vamos abrir nosso livro de Inglês na (1 aula) Textual e Verbos.

Page 14:

1º passo: No exercício 1, há o diálogo entre uma garotinha e seu pai. Ele explica que ship é navio e ela diz que sheep é ovelha. Ambos estão corretos!

(10)

2º passo: Na letra A está pedindo para marcar o nome correto da garota. Na letra B está pedindo para marcar onde eles estão.

Page 15:

1º passo: No exercício 2 está pedindo para que você circule a palavra correta de acordo com a imagem. Lembrando que: hat = chapéu e red = vermelho.

2º passo: No exercício 3 está pedindo para completar as tirinhas com as seguintes palavras:

Spell = soletrar; How = como; You = você; Love = amar.

Obs.: É importante fazer as atividades dessas páginas com empenho e dedicação, pois elas são uma Atividade Avaliativa. Quando concluir, tire foto das páginas e poste na plataforma TEAMS, na aba “Inglês”.

Centro Educacional SESC Cidadania

Ensino Fundamental Anos Iniciais

Roteiro de estudos – 3º ano – 12/03/2021 (Sexta-feira)

Disciplina

Conteúdo

Atividades

Matemática (2 aulas) Atividade avaliativa: sistema de numeração decimal; Ábaco; Situações- problema; Adição e subtração.

Hoje é sexta-feiraaaaa! Vamos verificar como estão nossos conhecimentos em Matemática? Dia de realizar nossa

primeira Atividade avaliativa interdisciplinar “Bichos de

nuvem” você deverá desenvolver as questões 05, 06 e 07, faça a leitura dos enunciados com atenção para produzir suas respostas individualmente.

Você deverá entregar a atividade avaliativa na escola até dia 22/03 (segunda-feira).

Geografia (2 aulas)

Observando os lugares.

Para iniciarmos a aula de hoje vocês deverão realizar a questão de Geografia da nossa 1ª Atividade Avaliativa

(11)

Atividade avaliativa: Os

lugares são diferentes.

Interdisciplinar “Bichos de nuvem”. (Questão número 11).

Vamos continuar nossos estudos sobre os pontos de vista. Em nossa última aula vimos o que é visão vertical, oblíqua e frontal. Nesta aula faremos a leitura de legendas. Se você não sabe o que é legenda, vamos aprender o que é! Vamos conhecer a sua importância para facilitar a leitura de mapas. Para nosso auxílio iremos fazer a leitura e atividades das páginas 242 a 245 (Módulo 01) e para tornar nossa aula

ainda mais divertida veremos o vídeo

https://youtu.be/vW_5fQTZTq0. Este vídeo é um voo

panorâmico sobre o bairro onde está nossa escola. Completaremos nossa atividade com as páginas 89 e 90 do livro de atividades complementares (Módulo 01).

Após concluir essas atividades, reflita sobre as seguintes questões:

Você sabe o que é cartografia? O que é legenda?

Você sabe para que usamos os mapas?

Atividade complementar: livro de atividades complementares, páginas 89 a 90.

Obs: Revisar o conteúdo do capítulo 2 (páginas 236 e 237) para a nossa 1ª avaliação de Geografia que acontecerá dia 19/03. Informática (1 aula) Como pesquisar, copiar e colar textos e imagens na internet.

Na aula desta semana aprenderemos sobre como são feitas pesquisas em sites de busca confiáveis e como podemos copiar imagens e partes de textos para serem aproveitados em trabalhos e situações que assim exigirem.

Para aprendermos um pouco mais vamos assistir o vídeo do link abaixo para aprendermos um pouco mais a respeito:

https://www.youtube.com/watch?v=9rdVi_8deZ4

Logo após terem visto o vídeo vocês deverão fazer uma pesquisa sobre como devemos nos prevenir contra a covid19 e devem colocar texto e imagem para mostrar que aprenderam e logo após devem enviar pelo teams ao professor para correção do professor.

Referências

Documentos relacionados

No texto, alguns Temas Ideacionais (por escolhas lexicais intencionais, que estão sublinhadas na constituição do Tema grifado em negrito) apresentam também juízo de valor por parte

[r]

Informática - 3º Trimestre para o grupo II, e para os alunos on-line, iremos fazer uma revisão do uso das ferramentas do editor de textos Word, aplicados ao conteúdo

Realizar essa operação é muito fácil, e para você entender melhor, acompanhe as explicações das páginas 142 e 146 do seu livro Módulo 3 e depois assista ao vídeo:

Compete ao Presidente da República, dentro da liberdade interpretativa que decorre de suas atribuições de Chefe de Estado, para caracterizar a natureza dos delitos, apreciar o

seguida, finalizaremos nossos estudos sobre “Estratégias para calcular multiplicações e divisões.” Para isso, realizaremos as atividades das páginas 98 a 100 do

Na aula de hoje vamos conhecer a história dos povos africanos antes da chegada dos europeus no século XV... Produzido por Thomas Roeber e Floris

• Etapas da realização audiovisual: roteiro, direção, direção de fotografia, produção, produção e criação de som, interpretação, direção de arte; • Tecnologias