• Nenhum resultado encontrado

ÍNDICE Afixação e localização: 4. e) Extintor de Pó Quimico ABC Caraterísticas 7. f) Extintor de CO

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "ÍNDICE Afixação e localização: 4. e) Extintor de Pó Quimico ABC Caraterísticas 7. f) Extintor de CO"

Copied!
8
0
0

Texto

(1)

Edifício do Mercado Municipal de Mafra

PROJETO DE EXECUÇÃO DE SEGURANÇA CONTRA INCÊNDIO

ÍNDICE

1. INTRODUÇÃO ... 2

a) CONDIÇÕES GERAIS ... 2

b) CARATERÍSTICAS DE MATERIAIS E EQUIPAMENTOS ... 2

c) Prescrições comuns a todos os materiais e equipamentos ... 2

d) Sinalização de Segurança ... 3

1.1.1.Caraterísticas 3 1.1.2.Afixação e localização: 4 e) Extintor de Pó Quimico ABC... 7

1.1.3.Caraterísticas 7 f) Extintor de CO2 ... 8

(2)

Edifício do Mercado Municipal de Mafra

PROJETO DE EXECUÇÃO DE SEGURANÇA CONTRA INCÊNDIO

1. INTRODUÇÃO

As presentes condições técnicas destinam-se a regular os trabalhos relacionados com a Segurança Contra Incêndios a levar a cabo no âmbito da reabilitação de um edifício com três pisos, a reabilitar / alterar na Rua José Elias Garcia, Mafra, cujo requerente é Câmara Municipal de Mafra.

.

A intervenção a que se refere o projeto de segurança contra incêndios, compreende no seu essencial, os seguintes elementos:

- Sistema de deteção de incêndios; - Sinalização de emergência;

- Equipamentos de extinção de incêndios;

a) CONDIÇÕES GERAIS

Encontram-se identificados e quantificados em Mapa de Trabalhos os trabalhos a realizar, cabendo às Condições Técnicas Gerais (CTG) e Especiais (CTE) e às Peças Desenhadas (PD), a explicitação conjunta de situações, processos de execução e especificações referentes a materiais e métodos construtivos a utilizar. O Adjudicatário deverá considerar que nos trabalhos identificados em Mapa de Trabalhos, constantes deste Caderno de Encargos, estão incluídos, ainda que de forma implícita, todos os que sejam necessários ao completo acabamento e funcionamento da obra que se propõem executar. Não obstante constarem do processo todos os elementos julgados necessários ao completo conhecimento da obra, este facto não exclui a possibilidade de qualquer pedido de esclarecimento por parte dos concorrentes à empreitada, antes da apresentação das suas propostas.

Os concorrentes à presente empreitada deverão visitar o local dos trabalhos a fim de se inteirarem completamente das condições locais, não sendo aceites quaisquer reclamações derivadas do desconhecimento do local, sua envolvente e condicionantes a si inerentes.

Entende-se, nomeadamente, que a obra será entregue totalmente acabada, em bom estado de funcionamento e perfeitamente limpa.

Mais se refere que para todos os trabalhos a realizar se aplicam os princípios da boa construção.

(3)

Edifício do Mercado Municipal de Mafra

PROJETO DE EXECUÇÃO DE SEGURANÇA CONTRA INCÊNDIO

Devem ainda obedecer a:

Sendo nacionais, às normas portuguesas, documentos de homologação de laboratórios oficiais, regulamentos em vigor e especificações deste Caderno de Encargos;

Sendo estrangeiros, às normas e regulamentos em vigor no país de origem, desde que não existam normas nacionais aplicáveis. No entanto, os certificados deverão ser passados por laboratórios de reconhecida idoneidade, confirmada pelos laboratórios oficiais e/ou entidades oficiais.

Especificações do fabricante.

As dimensões e os materiais constituintes deverão ainda apresentar as caraterísticas descriminadas neste Caderno de Encargos, ou outras equivalentes, desde que patenteadas e previamente aprovadas pela Fiscalização.

A aplicação e instalação de todos os materiais e equipamentos devem estar de acordo com as especificações do fabricante e respeitar as Notas Técnicas (NT), que foram recentemente publicadas pela ANPC, em conformidade com o estabelecido no Dec. Lei 220/2008 de 12 de Novembro, Art. 33, e que complementam e definem as normas e regras técnicas para o cumprimento do Regime Jurídico de Segurança contra Incêndio em Edifícios e são de cumprimento obrigatório.

Desta forma, "As Notas Técnicas são um conjunto de especificações que têm por objetivo complementar a legislação de SCIE, definir de forma clara as exigências de segurança a concretizar pelos autores de projetos de arquitetura e de especialidades, bem como pela direção e fiscalização de obra na sua implementação em fase de obra e pelos responsáveis de segurança dos edifícios e recintos em fase de exploração".

Caraterísticas:

d) Sinalização de Segurança 1.1.1.Caraterísticas

Deverão respeitar o exigido pela Nota Técnica n.º 11 (Sinalização de segurança) e a Nota Técnica n.º 22 (Plantas de emergência).

A Nota Técnica n.º 11 tem como objetivo "Indicar os critérios gerais que caraterizam os sinais de segurança aplicáveis em SCIE. Listar os sinais específicos exigidos no RT-SCIE, apresentando soluções disponíveis de possível aplicação”, e define as caraterísticas, modos de fixação, localização e aplicabilidade dos sinais. Apresenta vários conceitos há muito conhecidos e utilizados, e já normalizados em normas internacionais, nomeadamente ISO, UNE e DIN.

(4)

Edifício do Mercado Municipal de Mafra

PROJETO DE EXECUÇÃO DE SEGURANÇA CONTRA INCÊNDIO

Caraterísticas:

Os sinais deverão ser construídos por material rígido, fotoluminescente e sem substâncias radioativas. A Nota Técnica 11 define os valores mínimos exigidos para a intensidade luminosa aos 10 minutos e 60 minutos e o tempo de atenuação do sinal, isto é, o tempo em que o mesmo é obrigatoriamente visível, em 3.000 minutos. Os valores apresentados abaixo são os normalizados pela UNE 23035 (desde 2003), e que a sinalética deverá respeitar:

Torna-se ainda requisito obrigatório, para além da identificação do fabricante (por nome ou marca) também a marcação dos valores de luminância (X / Y / Z) mínimos, no sinal, de acordo com a NT 11 e de acordo com o normalizado pela UNE 23035, pela ISO 16069 e DIN 67510.

X - Intensidade luminosa aos 10 minutos - 210 mcd/m2 Y - Intensidade luminosa aos 60 minutos - 29 mcd/m2 Z - Autonomia do sinal - 3000 minutos

(5)

Edifício do Mercado Municipal de Mafra

PROJETO DE EXECUÇÃO DE SEGURANÇA CONTRA INCÊNDIO

Os sinais devem estar instalados a uma altura entre 2.1m e 3.0m, podendo exceder esta altura em casos que se justifique para melhorar a sua visibilidade.

É também necessário garantir que a sinalização seja visível a partir de qualquer ponto passível de ser ocupado por alguém.

(6)

Edifício do Mercado Municipal de Mafra

PROJETO DE EXECUÇÃO DE SEGURANÇA CONTRA INCÊNDIO

Os sinais devem ser colocados próximos dos aparelhos luminosos (2m) mas nunca sobre eles, devendo-se retirar o vinil colocado sobre estes aparelhos e colocar a sinalização fotoluminescente.

A dimensão de cada sinal, deverá respeitar a NT 11, que corresponde à fórmula original da ISSO 3864, da edição de 1984 conforme se indica a seguir :

(7)

Edifício do Mercado Municipal de Mafra

PROJETO DE EXECUÇÃO DE SEGURANÇA CONTRA INCÊNDIO

e) Extintor de Pó Quimico ABC 1.1.3.Caraterísticas

Extintor de pó químico seco ABC, modelo PD6GA da marca GLORIA ou equivalente, com 6 Kgs de capacidade. Deverá possuir manómetro e suporte de fixação, sendo pressurizado a azoto e recarregável. Fabricado em chapa de alumínio com revestimento de resina de poliéster. Deverá estar de acordo com certificação CE e em conformidade com a norma DIN EN3.

(8)

Edifício do Mercado Municipal de Mafra

PROJETO DE EXECUÇÃO DE SEGURANÇA CONTRA INCÊNDIO

f) Extintor de CO2 1.1.4.Caraterísticas

Extintor de CO2 (neve carbónica), modelo KS5 SE da marca GLORIA ou equivalente, com 5 Kgs de capacidade.

Deverá possuir corpo de alumínio com «design» elegante, cabeça com válvula controlada por manípulo, mangueira anti-estática com difusor dieléctrico e rótulo em português, devendo ser leve e de fácil utilização para qualquer utilizador.

O extintor deve ser fornecido com suporte de fixação mural e mangueira de 820 mm, e estar em conformidade com a norma DIN EN3 / DIN 14406.

Venda do Pinheiro, 28 de agosto de 2020 O Técnico n.º 21981-OE

_________________________________________ Luís Antunes da Silva Reis

Referências

Documentos relacionados

• Os municípios provavelmente não utilizam a análise dos dados para orientar o planejamento de suas ações;. • Há grande potencialidade na análise dos micro dados do Sisvan

Seu vampiro é um adolescente que frequenta salas de aulas, adora velocidade, não dorme em caixões, anda de dia, e, principalmente, irá amadurecer (mesmo tendo

O procedimento para execução deste aterramento é o mesmo descrito para o caso anterior, estando os detalhes e a lista de material apresentados nos Anexos 7.1.. desta

O projeto executivo apresentado pelo solicitante é considerado aprovado pela Agência Regional da Detentora, quando o mesmo atender aos preceitos desta Instrução Normativa e

As redes multiplexadas de média tensão são constituídas por três cabos fases, isolados e dispostos em trifólio em volta de um cabo mensageiro de liga de alumínio.

É a parte da rede aérea destinada a alimentar os transformadores de distribuição da concessionária e/ou de consumidores. A escolha do tipo de construção, nua, nua para área

Estabelecer as bases para a montagem de estruturas com o uso de isoladores Pilar, Isolador de ancoragem polimérica (Bastão) e respectivos acessórios, para redes aéreas de

As conexões para a rede secundária isolada deverão se constituir de conectores de perfuração e de conectores derivação tipo cunha. Os conectores de perfuração deverão obedecer