• Nenhum resultado encontrado

Ciências Humanas Ciências Sociais

Energia Engenharia Mecanica

Ensino de Ciências Estudo de mercado

História Recursos Naturais

Saúde Coletiva Capital Humano

Direito História da Educação

Políticas Públicas Serviço Social

Sociologia Administração

61

Assim sendo, considerei para leitura dos resumos os 148 trabalhos encontrados no portal Capes que apontavam a educação como área do conhecimento. Ao ler todos os resumos que versavam sobre qualidade da Educação, percebi que era necessário fazer mais um refinamento considerando o mote de minha pesquisa: a Educação Básica, uma vez que as produções tangenciavam outros contextos educacionais, conforme apresentado no gráfico 2 .

Gráfico 2 - Distribuição do tema: Qualidade da Educação por foco de interesse

Chego assim a um quantitativo de 99 trabalhos - teses e dissertações- que se

dedicavam a tratar a questão da qualidade da educação no bojo da Educação Básica.

Ao fazer a busca nos outros espaços selecionados para a realização do levantamento -Gt de Currículo da ANPED e periódicos qualificados da área no portal da CAPES -, em relação ao descritor qualidade de educação considerando os mesmos passos descritos até aqui ––algumas constatações chamaram minha atenção: 1) Nenhum trabalho no GT de Currículo na Anped apresentou, em 10 anos, entre suas palavras- chave, a questão da qualidade da Educação; 2) Um número considerável de pesquisas de mestrado e de doutorado discute qualidade da educação sob os mais diferentes recortes (formação docente, avaliação educacional, políticas educacionais, educação infantil... entre outros) e diferentes áreas do conhecimento; 3) Apenas um desses trabalhos, uma dissertação de mestrado, está categorizado na linha de pesquisa do currículo. 4) Apenas doze produções foram encontradas no Scielo.

Interessou-me olhar atentamente para os trabalhos que se dedicavam pensar a qualidade, no contexto da Educação Básica, pois, se por um lado, essas primeiras percepções me permitem destacar certa singularidade do recorte da minha pesquisa - trabalhar com a interface: conhecimento/política de currículo/qualidade da Educação -, por outro, coloca-me

74% 19% 5% 1% Ed. Básica Ens. Superior EAD Políticas EJA Ed. e Trabalho

62

diante do desafio de contribuir para a construção do argumento que defende a pertinência desse recorte apontando outras reflexões sobre essa temática nos debates do campo do currículo. Afinal, como aponta Joanildo Burity:

...na abordagem discursiva uma forma de nomear e narrar o real em nosso tempo que simultaneamente se assume descrevendo-o intervindo sobre ele, reconfigurando-o ou buscando fazê-lo, frente a outras formas de representar o real. De modo que há sim, uma disputa pelo que há, pelo que está acontecendo, pelo para-onde-vão as coisas, em suma, mais do que uma guerra de interpretações, uma disputa hegemônica pelo mundo em que vivemos. (BURITY, 2010 p.2)

Ter sido surpreendida por esse quantitativo escasso de trabalhos no GT de currículo da Anped dedicados à temática pesquisada, trouxe-me a reflexão de que há sempre uma disputa pela hegemonia, pela duração de um discurso. Entendo, assim, no âmbito dos debates curriculares, que a questão da qualidade da educação é uma demanda particular que tende a ser minimizada por outras demandas discursivas no campo do currículo.

Ao realizar esse mapeamento percebi que a temática qualidade da Educação encontra-se aquecida pela realização de pesquisas na área educacional. Quando pensamos em produções do campo currículo, o cenário é outro; esse tema é pouco explorado.

Caminhando um pouco mais...

Tendo em vista a extensão do mapeamento e meu interesse em trabalhar as expressões qualidade da/na educação, políticas de currículo e conhecimento escolar, de forma articulada, lancei o olhar para os trabalhos encontrados a fim de perceber possíveis combinações dessas expressões nas palavras-chave. Retomei separadamente cada espaço pesquisado para perceber possíveis combinações entre expressões.

Não encontrei nenhum trabalho do GT da Anped que articule duas ou três dessas expressões. No Scielo, no ano de 2007, encontrei três trabalhos assim distribuídos: dois que articulam conhecimento escolar/política de currículo e um que combina qualidade/política. Nas teses e dissertações encontrei sete produções que apontam nas palavras chave qualidade e política.

63

Tabela 2 - Teses e dissertações - Portal Capes

2002 2003 2004 2005 2006 2007 2008 2009 2010 2011 2012 To ta l Qualidade/ política 1 1 1 1 1 1 1 7 Fonte:www.capes.gov.br Desse modo, contabilizo que, no universo de 89 trabalhos encontrados em todos os espaços pesquisados, 7% das produções se aproximam do meu interesse de tratar qualidade da educação e política de forma integrada. Ao fazer essa associação, os trabalhos tendem a operar com políticas públicas voltadas para Educação Básica como exploro mais adiante.

Gráfico 3 - Elementos Combinados (Qualidade e Política)

Optei por trazer aqui o que considero parte de um estudo exploratório - com os resumos dos trabalhos encontrados com foco na Educação Básica - procurando pensar nos processos de significação da qualidade da/na educação. O trabalho com esses textos é uma aposta que, ao construir o resumo de um trabalho científico, faz–se o exercício de síntese, de demonstrar as proposições e possibilidades vislumbradas a partir do diálogo com o quadro teórico escolhido. Reconheço, porém, os riscos e limitações de análise decorrentes da leitura apenas de resumos e não dos trabalhos na íntegra, já que estes nem sempre traduzem a intensidade, os caminhos e os meandros das articulações construídas numa pesquisa. Destarte, espera-se que os resumos evidenciem as intencionalidades, anunciem os recortes que serão explorados no texto, tendo em vista objetos e vieses de investigação. Por essa razão, passo a

7%

93%