• Nenhum resultado encontrado

1 CASO EM ESTUDO: O NÚCLEO TEMÁTICO DA SECA E DO

1.2 Âmbito e Objetivos

Tendo como principal finalidade ser um «instrumento modificador da consciência do homem e do seu grupo social» (BARRETO, 1996 apud FREIRE, 2004: 204), ou seja, abrir um leque de possibilidades através da socialização da informação sobre a temática da seca. O NUT Seca não só resulta de um processo de agregação e reuso de informação sobre a temática da seca, resultante de estudos/projetos de

investigação, como visa oferecer à comunidade científica a oportunidade de «criação» de «novos» conhecimentos, permitindo que este seja compartilhado de forma a que visões diferentes sobre a mesma problemática possam vir a integrar a base «principal», criando espaços para o avanço da ciência nas áreas de estudos sobre a seca e do semi-árido.

A referida autora ainda afirma que «o potencial acadêmico do Nut-Seca se insere em uma abordagem epistemológica ampla sob o paradígma de distintas áreas do conhecimento, sem perder de vista uma articulação sistemática entre as várias dimensões do fenómeno com o objetivo de garantir uma percepção unitária da questão» (FREIRE, 2004: 203), o que nos faz compreender que o âmbito do NUT- Seca não se restringe a ser um Centro Documental destinado apenas aos investigadores da área de Ciência da Informação ou História, mas sim, constituir um espaço de amplitude trans/multidisciplinar, permitindo que as diversas áreas do conhecimento analisem o fenómeno da seca, sob suas peculiares perspetivas científicas, concebendo assim, novos e diversificados conhecimentos sobre a temática principal.

Fundamentado neste âmbito, Carvalho (1998) elenca os principais objetivos do NUT Seca:

a) Oferecer à comunidade universitária e norte-riograndense, informações sobre a temática seca e semi-árido;

b) Apoiar os programas de ensino, pesquisa e extensão em suas necessidades de acesso à informação especializada em seca e semi-árido.

c) Dinamizar a produção científica concernente à seca e semi-árido.

Deste modo, Carvalho, Carvalho e Freire (2004: 11) dizem que, através destes objetivos, é possível visualizar duas linhas de atuação com a finalidade de «subsidiar e potencializar um novo aprendizado sobre esse fenômeno complexo». Assim, tais linhas de atuação são descritas por NUT Seca (1995: 39-40) da seguinte forma:

1) Um serviço de documentação especializado sobre o assunto, que pudesse servir de suporte bibliográfico e documental não apenas aos estudos acadêmicos de graduação e pós-graduação, mas também a

outros estudiosos, dirigentes e técnicos da administração pública e privada, com interesses nesse setor.

2) Uma proposta metodológica de elaboração do saber, enfocando os estudos disciplinares, interdisciplinares e transdisciplinares, correspondentes a diferentes áreas de conhecimento, capazes de favorecer uma articulação sistemática entre as variadas dimensões do fenômeno/problema e com isso contribuir para uma percepção unitária da questão, que precisa ser enfrentada de forma integrada pelos profissionais que planejam e executam políticas relacionadas com seca e com efeito dela decorrentes. A consolidação desses mecanismos pretende contribuir: Para a elaboração de um saber global e portanto menos fragmentado sobre esta problemática complexa; Para o planejamento de intervenções mais adequadas e eficientes sobre as causas e efeitos desse fenômeno/problema, que sendo natural a região continuará se repetir.

Em síntese, ser um Centro Documental exclusivo na temática da seca, semi- árido e sociedade sertaneja, disponibilizando aos alunos, professores e investigadores, materiais bibliográficos e documentais necessários para subsídiar suas investigações sobre a referida temática; e ter uma proposta metodologica capaz de incentivar a produção de conhecimento sobre a referida temática, no que diz respeito à promoção de uma «articulação sistemática entre as variadas dimensões do fenômeno seca, com a perspectiva de garantir uma visão interdisciplinar da questão» (CARVALHO; CARVALHO; FREIRE, 2004: 11).

Fundamentado pelos objetivos e na visualização de tais linhas de atuação, Freire (2004) ainda expõe que no ano de 1995, o NUT Seca apresentou ao Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq, Brasil), uma proposta de «Projeto Integrado de Pesquisa sobre o Sistema de Recuperação da Informação sobre a Seca, Semi-árido e Sociedade Sertaneja», originando em princípio, a concepção de dois grupos temáticos de investigação. Destarte, Freire (2004: 203) descreve tais grupos de investigação da seguinte forma:

• Base de Pesquisa 1, de caráter trans/multidisciplinar, que objetiva a compreensão e interpretação da problemática da seca, em seus múltiplos aspectos, a partir da diversidade de disciplinas científicas pertinentes.

• Base de Pesquisa 2, de caráter trans/interdisciplinar, que visa a estruturação e implantação de um Sistema de Recuperação da Informação sobre a Seca, Semi-Árido e Sociedade Sertaneja, no próprio Núcleo Temático da Seca.

Além deste Projeto de Investigação e seus consequentes grupos, atualmente encontram-se em fase de execução outro projeto de investigação e uma ação de extensão, a saber:

• Projeto de Pesquisa «Acesso a Informação Virtual e Digital: a nova fase do NUT-Seca»38: Promover a digitalização dos

documentos que compõem o Catálogo da Coleção Carnaúba pertencente ao NUT-Seca, e especificamente, tratar tecnicamente os documentos citados no Catálogo, inserir o conteúdo digitalizado no catálogo virtual do software Clio, criar links de acesso ao catálogo com instituições de interesse no tema Carnaúba, e socializar as informações a respeito da Carnaúba em âmbito mundial, através da Internet;entre outras questões;

• Ação de Extensão «Vocabulário Controlado da Carnaúba»39: Disponibilizar o vocabulário controlado da Coleção Carnaúba, bem como apresentar uma descrição metodológica referente a sua elaboração e indexar todas fontes, de modo a torná-las facilmente recuperáveis no sistema.

Em conclusão, a junção desses objetivos, linhas de atuação e de tais grupos de investigação concebe a proposta de «Rede de Projetos», possibilitando que tais grupos de investigação se «articulem em nível de organização e comunicação, de modo que cada projeto específico possa se relacionar com outros projetos e contribuir para além do seu próprio ponto na rede» (FREIRE, 2004: 203).

Deste modo, tendo como base as reflexões sobre «o pensar sistémico», seria de considerar que o referido Centro de Documentação mais do que um serviço é, de facto, uma entidade que produz e gere um «Sistema de Informação Memorial», que nasceu com o NUT Seca e dinâmicamente se alimenta com os projetos em curso e projetos futuros, constituindo o ponto de partida de um «Sistema Memorial»

38 UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE. SISTEMA INTEGRADO DE GESTÃO

DE ATIVIDADES ACADÊMICAS – Departamento de Ciência da Informação: Projetos de Pesquisa [em linhas]. [Consult. 13 Maio 2013]. Disponível em: <URL:

http://www.sigaa.ufrn.br/sigaa/public/departamento/pesquisa.jsf>.

39 UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE. SISTEMA INTEGRADO DE GESTÃO

DE ATIVIDADES ACADÊMICAS – Departamento de Ciência da Informação: Ações de Extensão [em linhas]. [Consult. 13 Maio 2013]. Disponível em: <URL:

que se poderá criar e expandir com a adesão de instituições que trabalhem, ou venham a trabalhar a temática, apoiados por programas estratégicos e projetos diversificados que visam promover, preservar e acessibilizar o património memorial sobre a seca e o semi-árido norte-riograndense para múltiplos-utilizadores.

Assim, no decorrer dos últimos dez anos, o NUT-Seca desenvolveu e executou projetos e programas estratégicos de preservação da memória da seca, apresentados a seguir:

• Projeto de Extensão PROEX (2003-2005): «Sistema de Recuperação da Informação do Núcleo Temático da Seca»;

• Projeto de Extensão PROEX (2006): «Um olhar sobre a Problemática da Seca: organização e digitalização da produção acadêmica e intelectual da Profa. Terezinha de Queiroz Aranha»;

• Implantação do LIBER – Laboratório de Tecnologia da Informação (2005): através de parceria firmada entre o LIBER (UFPE) e o até então Departamento de Biblioteconomia (DEBIB/UFRN);

• Projeto Finep-MCT (2007): «Tecnologia a Serviço da Socialização da Memória das Tradições do Rio Grande Do Norte: Caso do Núcleo Temático da Seca e da Televisão Universitária»;

• Projeto BNB 1 (2008): «Catálogo Virtual da Carnaúba»;

• Projeto de Extensão PROEX (2009): «Digitalização da Coleção Armando Ribeiro Gonçalves do NUT Seca: 32 anos de informação»;

• Projeto de Pesquisa PROPESQ (2010-2011): «Acesso a Informação Virtual e Digital: a nova fase do NUT Seca»;

• Projeto BNB 2 (2010): «Acesso a Informação Virtual e Digital do Catálogo da Carnaúba».

Assim, alicerçado pelo conjunto de produções intelectuais, projetos e programas executados no âmbito do NUT Seca, partimos de Freire (2004: 203) reequacionando a finalização da reflexão que faz da seguinte forma: considerando a produção de informação científica que se vem acumulando ao longo do tempo, o Núcleo deve ser abordado como um valioso espaço institucional, mas, sobretudo, como um importante Sistema de Informação Memorial, que resulta da missão de produzir, ampliar e difundir informação/conhecimento explícito, para fins de

ensino, pesquisa e extensão, reforçando a possibilidade de com esta dissertação contribuir para a delimitação e sedimentação do conceito de Sistema Memorial.