• Nenhum resultado encontrado

Capítulo VI- Estágio Pedagógico em Contexto de Educação Pré-Escolar

6.5. Intervenção Pedagógica na Pré 2 Atividades Desenvolvidas

6.5.1. A Alimentação Saudável

Durante a 1.ª semana de intervenção na sala da pré-2, a alimentação saudável3 era o tema estabelecido, em seguimento do dia mundial da alimentação que havia decorrido na semana anterior, sendo assim, e uma vez que é importante alertar para a prática de uma alimentação saudável, ao longo de três dias consecutivos, foi trabalhado esta temática através de atividades práticas que fossem de encontro às necessidades e interesses de cada criança. A atividade aqui descrita teve como base a roda dos alimentos, uma vez que esta representação transmite-nos informações sobre que alimentos devem fazer parte do nosso dia-a-dia a fim de possuirmos uma alimentação diária equilibrada.

Figura 17 Power point “A roda dos alimentos”

Posto isto, a temática iniciou-se com um pequeno diálogo acerca da alimentação saudável e dos conhecimentos que o grupo já possuía acerca desta temática. Posteriormente, uma vez que o grupo manifestava grande entusiasmo por atividades em que fosse utilizado o

computador, foi iniciado o conto da história “A roda dos alimentos”, através de um power point. De acordo com Dias (2011), “o Jardim-de-Infância, deve proporcionar experiências literárias diversificadas e ricas para a construção de leitores” (p.22). Posto isto, a optou- se pela apresentação de uma história em formato digital com o intuito de suscitar interesse nas crianças e proporcionar um agradável momento de leitura.

A apresentação da história “A roda dos alimentos” decorreu com algumas interrupções, uma vez que as crianças, ao longo de toda a história, realizavam perguntas e observações ao conteúdo da mesma e às suas ilustrações. Assim, aproveitou-se estes momentos para colocar questões ao grupo e antever partes da história (exemplo: personagens da história que iriam surgir no grupo das frutas).

Terminada a história, procedeu-se a um pequeno diálogo acerca do que o grupo entendeu da história de modo a organizar as ideias concebidas pelo grupo acerca desta

temática. De modo a permitir às crianças uma visualização mais prática da roda dos alimentos e dos seus respetivos grupos, foi apresentada ao grupo uma roda dos alimentos em cartolina duplex e um conjunto de alimentos em cartão com velcro, sendo solicitado ao grupo que colocassem os alimentos nos grupos correspondentes, tendo em conta a história “A roda dos alimentos” que tinham escutado e visualizado. Assim, uma a uma, as crianças deslocaram-se à roda e colocaram o alimento no respetivo grupo com auxílio dos colegas que se mostraram participativos, dando a sua opinião aquando da colocação do alimento por parte de outro colega.

Figura 18

Roda dos alimentos-Antes e depois da colocação dos alimentos

No dia seguinte, realizou-se um diálogo acerca do que foi realizado no dia anterior, relembrando a história “A roda dos alimentos” e a colocação dos alimentos nos diversos grupos constituintes da roda. Neste momento, foram realizadas algumas questões acerca dos grupos que compõe a roda dos alimentos, dos alimentos que fazem parte de cada grupo e dos que devem ser consumidos em maior quantidade.

Figura 19

Identificação dos alimentos saudáveis

Posteriormente, encaminhou-se as crianças para as mesas de trabalho da área da expressão plástica e uma vez que não seria possível a presença de todas as crianças nas mesas, por sugestão da educadora cooperante, foram encaminhadas em pequenos grupos, ficando as restantes na área assinalada por estas, no plano de atividades, logo no início da manhã. Os grupos

que se encontravam nas mesas, foi cedido uma folha com diversos alimentos, devendo as crianças proceder à coloração daqueles que, do seu ponto de vista, eram considerados saudáveis. Nesta atividade, foi possível verificar que a maioria das crianças já era capaz de identificar os alimentos saudáveis e não saudáveis.

Figura 20 Elaboração de pratos saudáveis/não saudáveis

Após todas as crianças terem realizado a identificação dos alimentos saudáveis, procedeu-se à elaboração individual de um prato saudável e de um prato não saudável. Para tal, foi disponibilizado às crianças uma ilustração de um prato vazio, ao qual estas deveriam desenhar alimentos que

considerassem saudáveis ou não saudáveis. A divisão das crianças em dois grupos para a realização dos pratos saudáveis e não saudáveis foi realizada de acordo com a divisão de grupos realizada à terça-feira para a área de complemento curricular- TIC. Uma vez que metade do grupo encontrava-se a ter TIC em turnos alternados, foi possível realizar a atividade com todas as crianças que se encontravam na sala, em simultâneo. Posto isto, foi solicitado ao primeiro grupo a constituição de um prato saudável e ao segundo grupo a elaboração de um prato não saudável, referindo que estas ilustrações iriam incorporar um dossiê que ia ver realizado no dia seguinte.

Figura 21 Dossiê da alimentação

Dando

continuidade à temática, o dia seguinte iniciou-se

com um pequeno

diálogo, relembrando o que tinha sido realizado no dia anterior e foi solicitado às crianças que apresentassem aos colegas o trabalho que

entre o grupo. De seguida, explicou-se às crianças em que consistia a atividade que iria ser realizada, referindo que iam proceder ao corte de alimentos encontrados em algumas revistas disponibilizadas para consulta para posteriormente colarem no dossiê da alimentação. Neste seguimento de ideias, as crianças procederam ao corte e colagem das imagens encontradas nas revistas, ilustrando assim o dossiê onde era possível verificar duas partes- alimentos saudáveis e alimentos não saudáveis, e onde foram colocadas as refeições elaboradas por estes, no dia anterior. Importa ressaltar que o dossiê já se apresentava estruturado, ficando a cargo do grupo a colocação das imagens e a criação de títulos identificativos de cada parte do dossiê.

Concluindo…

A atividade realizada decorreu positivamente e com grande empenho por parte das crianças. O interesse demonstrado pelo grupo aquando do momento de leitura da história no computador da sala foi visível, muito por conta do gosto destes pelo uso do computador, sendo esta a área mais acedida no espaço da sala destinado à oficina da escrita.

O momento de corte e colagem afirmou-se como outro momento de grande aceitação para o grupo visto que outra área de grande afluência na sala é a área da expressão plástica.

A estipulação dos grupos que iam realizar a elaboração do prato saudável e do prato não saudável foi, na sua generalidade, bem aceite pelo grupo. Ainda assim, uma das crianças manifestou pouco à vontade com esta imposição tendo-lhe sido dada a liberdade de escolher qual o prato que queria compor e tendo este aspeto em conta na realização das seguintes atividades.

No que diz respeito ao comportamento do grupo em geral, foram visíveis momentos de grande concentração e respeito pelo próximo sobretudo aquando do momento do conto, no entanto, durante a realização do corte e colagem dos alimentos duas crianças provocaram desordem na sala, mostrando-se um entrave ao bom desenrolar da atividade.