• Nenhum resultado encontrado

A ciência Química e os materiais Professor!

Questões problematizadoras devem ser desafiadoras e provocar inquietação nos alunos, motivando-os na busca de soluções.

QP1: Você já deve ter observado a grande quantidade de objetos e materiais ao nosso redor. Agora, observe os seguintes objetos (materiais e/ou substâncias): água destilada, água da torneira, álcool, água sanitária, sal de cozinha/sal grosso, açúcar, gesso, bicarbonato de sódio, vela, borracha escolar, colher de plástico, colher de metal, colher de madeira. Apresente uma sugestão de como podemos classificar esses objetos e/ou materiais de acordo com suas similaridades, diferenças ou utilidade. Justifique sua resposta.

QP1 - Resposta

QP2: De acordo com a classificação proposta para a QP1, estabeleça relações entre o uso desses objetos (materiais e/ou substâncias), suas propriedades e o tipo de matéria que cada um é constituído. Justifique sua resposta.

15

O fechamento da problematização inicial ocorre mediante a apresentação das respostas pelos grupos. O professor pode solicitar que cada grupo leia para o restante da turma a resposta dada a cada questão, sendo estas organizadas no quadro para permitir uma análise coletiva, ressaltando as argumentações apresentadas. Possivelmente, os alunos devem apresentar respostas vinculadas ao conhecimento cotidiano.

Neste momento, sugerimos ao professor que organize uma síntese das respostas apresentadas pelos grupos, buscando contemplar relações e diferenças entre elas. Assim, ressaltamos o papel do professor de conduzir as discussões, questionando pontos não explicados das respostas, agrupando respostas que se assemelham ou recolocando aquelas que parecem pouco plausíveis frente à argumentação da maioria da turma. Recomendamos que o professor, assim como os alunos, registre a resposta síntese.

Por fim, a partir da problematização proposta e da elaboração de uma resposta síntese, é possível encaminhar a discussão sobre o conceito de matéria, material e substância e suas propriedades. Cabe ao professor apresentar a resposta cientificamente aceita, pedindo aos alunos que busquem identificar relações e diferenças entre estas e as suas respostas, confrontando-as com os conceitos cientificamente aceitos.

O tempo previsto para o desenvolvimento desta atividade é de 45 minutos, sendo que foram destinados apenas 20 minutos para os alunos responderem as questões problematizadoras e 25 minutos para a síntese das respostas de cada grupo e a discussão final.

Essa estratégia didática não teve por objetivo julgar as respostas dadas pelos grupos como certas ou erradas. Mas motivá-los a refletir sobre a situação apresentada e discuti-la com os demais colegas de grupo, de forma a construir argumentos para a elaboração de suas respostas. A partir dos argumentos elaborados avaliamos a estratégia de raciocínio utilizada pelos alunos e os saberes envolvidos.

De modo geral, o desenvolvimento dessa atividade em sala de aula permite aos alunos estabelecer relações com outros conteúdos e conceitos básicos, vistos na 1ª. série do Ensino Médio, e que fazem parte do mesmo contexto para explicar as diferentes características e

Fechamento da atividade didática

aplicações dos diversos objetos (materiais e/ou substâncias) com os quais convivemos em nosso dia-a-dia.

Professor!

Na unidade didática seguinte, após a abordagem dos conceitos científicos sobre matéria, substância e propriedades específicas dessas, as questões QP1 e QP2 podem ser novamente utilizadas para retomada da discussão inicial.

17

UNIDADE 2 – CARACTERIZANDO MATERIAIS E SUBSTÂNCIAS

Uma maneira de estabelecermos relações entre os objetos (materiais e/ou substâncias) de uso cotidiano descritos na Unidade 1, suas propriedades e o conteúdo de ligações químicas é mediante abordagem das propriedades específicas desses objetos ou porções de matéria, dentre elas, a capacidade de conduzir a eletricidade.

O desenvolvimento dessa atividade experimental tem por objetivo analisar a capacidade de diferentes objetos (materiais e/ou substâncias), principalmente os utilizados na Unidade 1, de conduzir a corrente elétrica, sob diferentes condições.

A problematização do experimento inicia quando perguntamos aos alunos: Por que

alguns materiais conduzem eletricidade e outros não?

De todos os objetos (materiais e/ou substâncias) apresentados, possivelmente a condutividade elétrica da água é a mais conhecida pela maioria dos alunos. Assim, questionamos os estudantes sobre o fato de a água conduzir ou não corrente elétrica e o porquê de apresentar tal característica. Em seguida, perguntamos quanto à condução da corrente elétrica pelos demais materiais e/ou substâncias.

Neste momento, sugerimos que o professor conduza o debate e fique atento às concepções alternativas e aos conhecimentos prévios apresentados pelos estudantes. Para um melhor aproveitamento das argumentações elaboradas pelos alunos é interessante que estes façam anotações no caderno ou no roteiro experimental, de modo a dar maior dinâmica às discussões durante a retomada da pergunta problematizadora.

ATIVIDADE EXPERIMENTAL

Por que alguns materiais conduzem eletricidade e outros não?

Sugestão de objetos (materiais e/ou substâncias) água da torneira água destilada água sanitária sal de cozinha açúcar bicarbonato de sódio álcool gesso vela

pregos borracha escolar colher de madeira colher de plástico colher de metal

Após a motivação inicial, apresentamos a atividade experimental e explicamos a construção do condutivímetro e sua utilização para verificar a condução da corrente elétrica pelos diferentes objetos (materiais e/substâncias).

Para saber mais!

Você poderá saber o passo a passo para a construção do condutivímetro assistindo ao vídeo intitulado

Testador de condutividade (FANTINI, L.), disponível em: http://pontociencia.org.br/experimentosi-

nterna.php?experimento=213&TESTADOR+DE+CONDUTIVIDADE

O experimento pode ser realizado em sala de aula, de forma demonstrativa e investigativa. Para isso, os diversos objetos ou porções de matéria que terão sua condutividade elétrica testada devem ser devidamente identificados e dispostos em cima de uma mesa, no centro da sala, de modo a facilitar a observação dos resultados pelos alunos. Lembramos que alguns estudantes podem ser convidados para auxiliar no desenvolvimento do experimento, assim como, para a análise e discussão do fenômeno observado.

Abaixo, apresentamos o roteiro experimental entregue a cada um dos grupos para acompanhar a realização do experimento e fazer as anotações sobre o fenômeno observado e sobre os resultados obtidos para cada um dos diferentes materiais e objetos testados.

MATERIAL PARA O ALUNO