• Nenhum resultado encontrado

CAPÍTULO I – APRESENTAÇÃO

3. CAPÍTULO III – O CENÁRIO DA PESQUISA

3.3. A CONCEPÇÃO FILOSÓFICA DOS CURSOS EM ANÁLISE

3.3.1. Agronomia36

O Curso de Graduação em Agronomia está vinculado ao Centro de Ciências Agrárias e é ministrado no período integral. A carga horária total do curso é de 4.275 horas e o objetivo é formar profissionais capazes de responder aos desafios urgentes da realidade ecológica, sociocultural, socioeconômica e sociopolítica do meio rural brasileiro. Quanto aos objetivos do curso podemos assim resumir:

 Despertar nos alunos a visão crítica sobre a realidade rural brasileira, com enfoque sistêmico;

 Desenvolver o potencial criativo dos alunos e a capacidade de ajustar-se às situações novas e inesperadas;

 Construir a habilitação profissional dos alunos com base em sólidos princípios éticos;  Trabalhar a articulação entre ensino, pesquisa e extensão, como sendo momentos

diferentes de um mesmo processo a ser vivenciado pelos alunos, estreitando a relação entre a teoria e a prática;

 Trabalhar o processo de ensino-aprendizagem de modo multi e interdisciplinar;

 Compreender a contribuição da Agronomia na perspectiva do desenvolvimento rural sustentável, com responsabilidade social e ambiental;

 Desenvolver processos participativos de comunicação rural, tendo em vista a integração entre os saberes técnico e popular para planejar e fazer as mudanças rurais de modo sustentável;

 Impulsionar e avaliar o progresso técnico agrícola sempre à luz do paradigma da sustentabilidade, que envolve as dimensões ambiental, sociocultural, socioeconômica e sociopolítica do meio rural brasileiro;

 Incentivar também as atividades não agrícolas como alternativas de trabalho e geração de renda no meio rural;

 Compreender o significado das organizações sociais no campo.

36 A integra com as informações sobre o Curso de Agronomia estão disponíveis em http://graduacao.ufes.br/cursos-em-alegre. Acesso em 18/09/2015.

O curso forma profissionais que atuarão em serviços ligados à agricultura e à pecuária, à geração de tecnologia, ao planejamento e condução de políticas públicas de desenvolvimento, planejamento, execução, acompanhamento e supervisão de atividades agropecuárias, além da formação e capacitação de recursos humanos para a agricultura. A atuação dos profissionais se estende também às indústrias de alimentos, a ministérios e secretarias de agricultura e meio ambiente, a empresas de biotecnologia, instituições bancárias, institutos de pesquisa, universidades, escolas técnicas, entre outras possibilidades de atuação.

3.3.2. Ciência da Computação37

Focado no planejamento e desenvolvimento de sistemas de informação e automação, o curso procura levar a aplicação da informática à sociedade, organizando uso do conhecimento (informação). O Curso é oferecido em horário integral e a carga horária total é de 3.200 horas, com duração mínima sugerida de quatro anos.

O profissional de Ciência da Computação é preparado para atuar no desenvolvimento e suporte de software e ainda recebe conhecimentos de administração, negócios e relações humanas. O curso é voltado para o mercado de trabalho imediato e prepara o estudante para aplicar recursos de informática na solução de problemas em empresa. Os alunos são estimulados a ingressar diretamente no mercado de trabalho. Quanto à estrutura curricular assim resumimos:

 As disciplinas obrigatórias da matriz curricular proposta são distribuídas por área de formação como definido na estrutura curricular sugerida nas Diretrizes Curriculares para Cursos de Computação e Informática.

 Além dos itens relativos às áreas de formação, considera-se também a área de flexibilização curricular, que contém todas as disciplinas optativas da matriz com ementa fixa. Somam-se a elas, nesta mesma área, todas as disciplinas do tipo Tópicos Especiais, com ementas gerais.

 A grade curricular do curso de Ciência da Computação contempla um conjunto de atividades complementares.

37 A integra com as informações sobre o Curso de Agronomia estão disponíveis em http://graduacao.ufes.br/cursos-em-alegre. Acesso em 18/09/2015.

Quanto às áreas de formação do profissional destacamos: Área de Formação Básica; Área de Formação Tecnológica; Área de Formação Humanística; Área de Formação Complementar; Área de Flexibilização Curricular; estágio e atividades curriculares. Considerando a amplitude do mercado de trabalho nessa área e a carência de profissionais da área de tecnologia de informação, o curso busca atrair mais estudantes para a área. O profissional de Ciência da Computação conclui o curso habilitado a fazer previsões sobre o mercado de trabalho, tanto no Brasil quanto no exterior.

3.3.3. Geologia38

O curso de Geologia é ministrado em turno integral. A carga horária é de 4.410 horas com duração sugerida de cinco anos. A interdisciplinaridade é uma característica da Geologia que assim se apresenta:

 A atuação do profissional Geólogo é aproveitada em proporções diversas, utilizando as mais variadas ferramentas do saber, desde aquelas das ciências exatas como a matemática, a física e a química e suas aplicações práticas às engenharias, até aquelas das ciências naturais humanas e também da ciência da computação, esta última em proporção crescente nos últimos anos. Além disso, os conteúdos contemplam: estágio curricular e atividades complementares.

 A Geologia estuda a terra quanto à sua origem, composição, estrutura e evolução, por meio do entendimento dos processos internos e externos responsáveis por suas transformações. Parte das Ciências Naturais e das Ciências da Terra (ou Geociências) interage com outras áreas como Física, Química, Matemática e Biologia. As atividades de campo e de laboratório são fundamentais para estudos que variam do nível global ao microscópio e abrangem processos que ocorreram há bilhões de anos ou que ocorrem atualmente.

 A Geologia possibilita a compreensão de fenômenos como a formação de minerais e rochas; o significado dos fósseis; a origem de vulcões, terremotos, maremotos e montanhas; a formação de solos; o transporte e deposição de sedimentos; e a

38 A integra com as informações sobre o Curso de Agronomia estão disponíveis em http://graduacao.ufes.br/cursos-em-alegre. Acesso em 18.09.2015

acumulação de água subterrânea. As atividades profissionais englobam o mapeamento geológico e os levantamentos geoquímicos e geofísicos; a descoberta e o aproveitamento de recursos minerais, energéticos e hídricos; a indicação de locais adequados para a implantação de áreas urbanas, estradas e barragens; e a prevenção de impactos ambientais, naturais ou não, como erosão, deslizamentos de encostas e inundações.

O Geólogo pode atuar em empresas públicas e privadas do setor mineral, companhias de petróleo, empresas de engenharia e meio ambiente, nos órgãos governamentais, nas instituições de ensino e pesquisa, e ainda como autônomos.

3.3.4. Química Licenciatura39

O Curso de Química Licenciatura forma profissionais para atuarem como educadores no ensino médio, ministrando aulas e buscando alternativas educacionais para o ensino da química. Os profissionais licenciados também podem executar atividades associadas ao controle de qualidade de matérias primas e produtos acabados e desempenhar funções na investigação e desenvolvimento de técnicas e produtos. O curso é oferecido à noite e a carga horária total é de 3.105 horas com duração mínima sugerida de cinco anos. Sua estrutura curricular se compõe da seguinte forma:

 Abrange conteúdos básicos que são os considerados essenciais, envolvendo teoria e laboratório. Desses conteúdos deve fazer parte a matemática, a física e a química. Matemática: Álgebra, funções algébricas de uma variável, funções transcendentes, cálculo diferencial e integral, sequenciais e séries, funções de várias variáveis, equações diferenciais e vetores. Física: Leis básicas da Física e suas equações fundamentais. Conceitos de campo (gravitacional, elétrico e magnético). Experimentos que enfatizam os conceitos básicos e auxiliam o aluno a entender os aspectos fenomenológicos da Física.

 Química (Teoria e laboratório): propriedades físico-químicas das substâncias e dos materiais; estrutura atômica e molecular; análise química (métodos químicos e físicos e

39 A integra com as informações sobre o Curso de Agronomia estão disponíveis em http://graduacao.ufes.br/cursos-em-alegre. Acesso em 18/09/2015.

controle de qualidade analítico); termodinâmica química; cinética química; estudo de compostos orgânicos, organometálicos, compostos de coordenação, macromoléculas e biomoléculas; técnicas básicas de laboratório.

O licenciado em química, reconhecido como químico junto ao conselho regional de química, além de lecionar no ensino médio e técnico, está apto a executar tarefas como: ensaios e pesquisas com substâncias químicas; análise química de matéria prima e de produtos acabados; padronização e controle de qualidade. O curso lhe dá formação para atuar na indústria química e em centros de pesquisa, podendo ainda atuar em órgãos públicos de controle da poluição ambiental.

3.3.5. Sistemas de Informação40

Focado no planejamento e desenvolvimento de sistemas de informação e automação, o curso visa à aplicação da informática na sociedade, através da organização e uso do conhecimento (informação). O Curso é oferecido no turno da noite. A carga horária total é de 3.200 horas e a duração mínima sugerida é de quatro anos. O estudante de Sistemas da Informação recebe preparo para atuar no desenvolvimento e suporte de software. Também são aplicados conhecimentos de administração, negócios e relações humanas. Quem se forma nesta área pode optar por uma variedade de carreiras profissionais uma vez que a informática é aplicada em diversas áreas do conhecimento.

Assim, de uma forma geral, Sistemas de Informação é um curso que prepara o estudante para aplicar recursos de informática na solução de problemas em empresas. Logo, os alunos de Sistemas de Informação são estimulados a ingressar diretamente no mercado de trabalho. A estrutura curricular assim se apresenta:

 As disciplinas obrigatórias da matriz curricular proposta são distribuídas por área de formação, assim como definido na estrutura curricular sugerida nas Diretrizes Curriculares para Cursos de Computação e Informática. Além dos itens relativos às áreas de formação, considera-se também a área de flexibilização curricular, que contém

40 A integra com as informações sobre o Curso de Agronomia estão disponíveis em http://graduacao.ufes.br/cursos-em-alegre. Acesso em 18/09/2015.

todas as disciplinas optativas da matriz com ementa fixa. Somam-se a elas, nesta mesma área, todas as disciplinas do tipo Tópicos Especiais, com ementas gerais.

 Por fim, a grade curricular contempla um conjunto de atividades complementares. As áreas de formação do profissional em Sistemas de Informação são de Formação Básica; Formação Tecnológica; Formação Humanística; Formação Complementar; e Flexibilização Curricular.