• Nenhum resultado encontrado

CAPÍTULO I – APRESENTAÇÃO

5. CAPÍTULO V DISCUSSÃO COM DADOS COLETADOS

5.1. AS CATEGORIAS EM ANÁLISE

5.1.1. Categoria Temática 1 – A retenção na percepção do docente

É inegável que, em termos gerais, a figura do docente se constitui de fundamental importância para a qualidade do ensino superior. Ao serem questionados sobre a aplicabilidade da pesquisa sobre retenção no centro escolhido, todos os entrevistados foram unânimes em concordar com a proposta que apresentamos. Em seus relatos, mostraram ter conhecimento sobre o problema da retenção e também das questões que permeiam a performance dos seus graduandos.

“[...] tem alunos que trabalham. Tem um, que é um aluno bom. Todos os professores gostam muito dele, a disciplina que ele faz é bem feita. Mas ele não tem condições de acompanhar o ritmo porque ele trabalha o dia inteiro.”.

Docente U “Os alunos com piores condições financeiras são os que mais se esforçam, mas, ainda assim, mais da metade dos cotistas esta em plano de estudo.”

Docente V “Repetência. É assim que ele fica tão agarrado na base do curso dele. Na verdade eu imagino como vai ser o andamento desse menino ao longo do curso”.

“A gente tem muita dificuldade por ser uma cidade pequena e tem pouco a oferecer. De quinta a sábado tem festa. Tem um grande número de festas. Tem muitas festas em várias repúblicas A carga horária já é muito extensa e ainda tem as festas. Você cursar sete disciplinas num curso [...] não é fácil e o aluno ainda quer ir nas festas. Isso dificulta um pouco. Por isso é que eu acredito muito na redução da carga horária do curso [...].”

Docente Y

Iniciamos a análise dos dados a partir das entrevistas transcritas e do questionário semiestruturado enviado. As observações foram feitas baseadas no material de apoio que tínhamos disponível e no conhecimento que temos sobre o assunto em questão. As perguntas portanto, norteadoras para a categorização das temáticas, as quais apresentamos no Quadro 8 a seguir.

Quadro 8 - Categorias em análise I – Causas da retenção Subcategoria Unidades de

Registro Unidades de Contexto – Narrativas Docentes

Relacionadas à Instituição

O Currículo do Curso

“É necessário uma alteração do PPC para a grade curricular fluir melhor". "As disciplinas do próprio curso ficam muito pra final".

"Hoje o grande entrave é o PPC do Curso". "Uma alteração do PPC será necessária".

Relacionadas

ao Estudante Reprovação

"A reprovação é o fator principal". "As reprovações é que geram a retenção."

"O colegiado do curso tem ciência dessa dificuldade e considera a reprovação em disciplina um dos principais motivos para retenção".

"A gente pode até ter outros fatores, mas a reprovação é o grande fator." "Que eu vejo principal é só a reprovação, outro eu ainda não percebi".

"No meio do ano passado eu tive 45 alunos em plano de estudo, por reprovação". "Porque Cálculo I eles fazem ate duas vezes no mínimo."

Relacionados à Instituição

Falta de professores

"Eu tenho dificuldade em conseguir professor pra cá". "A dificuldade reside também na falta de professores." Conhecimento

prévio do ingressante sobre Curso

"Porque o aluno que entra aqui ele entende uma coisa e o curso é outra". "A gente tem uma grande dificuldade [...] em explicar pro aluno que vem fazer computação que é importante ele ter um bom conhecimento de matemática". O curso ser

noturno

"É um curso pesado para fazer à noite".

"Porque é preciso dedicação. E eles não têm tempo de estudar durante o dia".

Relacionados ao Estudante

Base educacional

"70% da retenção é por conta da falta de base" "Eles chegam fracos aqui".

"Eles não conseguem escrever e nem interpretar o texto".

"O nosso aluno vem das regiões próximas e de escolas públicas que não são de boa qualidade”.

Desatenção

"O aluno ser fraco não tem problema. Se ele sentar e estudar isso se resolve. Mas eles não estão tendo interesse”.

"Mas também o aluno tem que parar um pouco pra pensar e estudar um pouco mais e isso não acontece".

"Os alunos ainda chegam muito imaturos na universidade e eu acho que eles não tiveram no ensino médio um habito de estudar".

Subcategoria Unidades de

Registro Unidades de Contexto – Narrativas Docentes

Ausência da

família "Família, a ausência da família, falta de estrutura."

Trabalho "Ele não tem condições de acompanhar o ritmo porque ele trabalha o dia inteiro ".

Morar longe

do Centro "A maioria são de cidades vizinhas que vem a noite de ônibus".

Percebemos que os professores têm uma percepção do que aparentemente não vai bem, em relação ao PPC, em relação a determinadas disciplinas problemáticas, a outras causas da retenção e também uma preocupação com seus alunos, não apenas em nível de contribuírem positivamente para a formação dos futuros profissionais sob sua responsabilidade, mas também no sentido de minimizarem as diversidades enfrentadas cotidianamente pelos alunos e que vão além do que vivenciam nas salas de aula. Entendemos que, na percepção dos docentes, os alunos que estão retidos são aqueles que, mesmo a passos lentos, querem concluir seu curso e chegar à formação profissional.

Dos relatos inferimos que não é que estejam sendo dadas justificativas para um problema. É uma constatação que perpassa pelos saberes docentes, constituídos cotidianamente no contato com seus alunos possibilitando o desenvolvimento de um trabalho condizente com a realidade observada. Nesse aspecto, não podemos deixar de lembrar Freire (1996) ao defender a ideia de que a realidade do mundo do educando é o ponto de partida para que haja maior complexidade em aprender a ensinar e aprender a aprender (FREIRE, 1996, p. 122).

Lembramos ainda o posto por Tardif (2002) para quem o saber do professor se manifesta nas relações complexas entre eles e os alunos, buscando mudanças no agir com os mesmos, na perspectiva de tornar o trabalho gratificante para ambos “[...]o saber dos professores é o saber deles e está relacionado com a pessoa e a identidade deles, com sua experiência de vida e com sua história profissional, com as suas relações com os alunos em sala de aula e com os outros atores na escola, etc.”(TARDIF, 2002, p.14)

Para esse aspecto quanto à expectativa que os discentes têm sobre a formação profissional, perguntamos aos mesmos o que esperavam de um curso de nível superior e a maioria (56,30%) dos respondentes considera que a qualificação para o exercício de uma profissão é o mais importante. O perfil dos respondentes também revela que essa importância reside no fato de a maioria (92,44%) não possuir nenhum outro título em curso superior.

Tabela 10 - Possui outro curso superior Resposta Contagem Percentagem

Não 110 92,44%

Sim 7 5,88%

NS-NR 1 0,84%

Sem resposta 1 0,84%

Fonte: Dados coletados pela pesquisa, 2015

Tabela 11 - Expectativa quanto ao nível superior

Resposta Contagem Percentagem

Aquisição de conhecimentos que permitam compreender melhor o mundo em que

vivemos 13 10,92%

Qualificação para o exercício de uma profissão 67 56,30%

Aquisição de conhecimentos que permitam melhorar o nível de instrução 19 15,97%

Formação teórica voltada para a pesquisa 8 6,72%

Qualificação que permita perceber melhores salários 6 5,04%

Formação acadêmica para melhorar a atividade profissional que já estou

desempenhando 2 1,68%

Obtenção de um diploma universitário 2 1,68%

NS-NR 0 0,00%

Outros 1 0,84%

Sem resposta 1 0,84%

Fonte: Dados coletados pela pesquisa, 2015