• Nenhum resultado encontrado

4.1 METODOLOGIA

4.1.3 A construção da pesquisa e do questionário

Uma vez aprovado o projeto de pesquisa e seus objetivos pelo GRHUBEDI e pelas empresas participantes, deu-se início à organização da atividade, estabelecendo os papéis envolvidos e iniciando a construção do questionário. O Quadro abaixo apresenta as etapas deste trabalho, bem como as pessoas e grupos envolvidos, além dos produtos de cada etapa.

Quadro 11 – Etapas da pesquisa

Etapas Envolvidos Produto

Concepção da pesquisa Pesquisador Projeto

Planejamento estratégico Pesquisador e GRHUBEDI Diretrizes

Planejamento operacional e execução

Grupo de Trabalho (GT) instalado na empresa Saint- Gobain. Cronograma, questionário e pesquisa Elaboração do questionário Pesquisador e Consultora (1ª fase) GT e GRHUBEDI (2ª fase) GT, empresa Saint-Gobain e GRHUBEDI (3ª Fase) Primeira versão Segunda versão

Terceira e última versão

Coleta de dados Grupo de Trabalho (GT) e asempresas pesquisadas Dados

Análise dos resultados

Grupo de Trabalho (GT) e equipes operacionais das empresas pesquisadas.

Tabulação, Seminários breves

Disseminação dos resultados

Grupo de Trabalho (GT), GRHUBEDI e empresas pesquisadas.

Relatório de pesquisa

Como comentado, o grupo de trabalho para o desenvolvimento da pesquisa foi formado por este pesquisador, por uma consultora, pelo trainee e executivo de RH da empresa que assumiu a base operacional, no caso a Saint-Gobain.

O questionário foi elaborado, inicialmente, por este pesquisador e pela consultora a partir dos objetivos estabelecidos para a pesquisa. Tomou-se, ainda, como referência para sua elaboração, pesquisas realizadas pelo IPEA (2000), FIESP (2003), GIFE (2001) e Calil (2001), gerando a primeira versão.

Posteriormente, esta versão recebeu contribuições dos demais membros do grupo de trabalho, incluindo o próprio GRHUBEDI que destacou uma reunião específica para esta atividade, gerando a segunda versão.

Na seqüência, em fase piloto, a segunda versão do questionário foi testada e validada, na própria Saint-Gobain, gerando a terceira versão. Em nova reunião com o GRHUBEDI, incluindo as empresas participantes da pesquisa, o líder do projeto para o grupo fez depoimento da vivência piloto esclarecendo todas as dúvidas ainda existentes. Desta reunião, foi extraída e aprovada, por seus membros, a versão final do questionário de pesquisa.

O questionário de pesquisa ficou organizado em cinco blocos distintos cobrindo aspectos qualitativos e quantitativos. O Quadro abaixo apresenta a distribuição destes blocos.

Quadro 12 – Blocos da pesquisa

Bloco Campo da investigação

1 Percepções sobre o conceito e prática de RSE

2 O contexto da RSE na empresa

3 O que a empresa está realizando em termos de ação social 4 A gestão da Ação Social pela área de recursos humanos 5 Desafios para a ação social

O primeiro bloco, de caráter qualitativo, procurou investigar as diferentes percepções sobre o conceito e prática da RSE em três diferentes aspectos: (i) entendimento sobre RSE; (ii) intenção primária das práticas de RSE; e (iii) práticas que melhor representam a RSE.

Criaram-se para cada um dos aspectos pesquisados, três diferentes estágios marcando a idéia da construção gradual e cumulativa, utilizando-se da Escala Likert conforme abordam Smith, Thorpe e Lowe (1999, p. 119). O quadro abaixo apresenta esta graduação.

Quadro 13 – Graduação padrão contida no questionário (I) Questão 1

Respostas Estágio 1 Estágio 2 Estágio 3

Questão 2

Respostas Estágio 1 Estágio 2 Estágio 3

Questão 3

Respostas Estágio 1 Estágio 2 Estágio 3

Adicionalmente ao considerar que cada organização pode estar em um estágio específico, cabe igualmente considerar que as mesmas também podem estar em momentos diferentes em cada um destes estágios. Sendo assim, optou-se em estabelecer uma nova graduação que se intitulou de subestágios, conforme apresenta o quadro abaixo.

Quadro 14 – Graduação padrão contida no questionário (II) Questão 1

Respostas – Estágio Estágio 1 Estágio 2 Estágio 3

Respostas – Subestágios A B C D E F G H I

Questão 2

Respostas Estágio 1 Estágio 2 Estágio 3

Respostas – Subestágios A B C D E F G H I

Questão 3

Respostas Estágio 1 Estágio 2 Estágio 3

Respostas – Subestágios A B C D E F G H I

Ao final deste primeiro bloco buscou-se verificar o alinhamento existente em cada empresa da amostra, a partir da configuração de suas respostas.

O segundo bloco do questionário examinou o contexto da RSE em cada empresa pesquisada. Também de caráter qualitativo procurou conhecer quando, por que e

como o tema iniciou nas empresas, qual a área responsável por esta tarefa e qual a motivação para disseminar internamente a RSE.

No terceiro bloco buscou-se caracterizar o que se convencionou chamar de Ação Social da Empresa, ou seja, as iniciativas voltadas exclusivamente para a comunidade. Assim, este bloco teve caráter mais quantitativo, embora também viabilize as análises qualitativas.

No quarto bloco o questionário dedicou-se a examinar a gestão destas iniciativas. A partir de perguntas fechadas, com respostas “sim”, “não” e “em implantação” pôde-se conhecer os aspectos referentes ao desenvolvimento de lideranças, desenvolvimento técnico das equipes, monitoramento e avaliação, participação de voluntários, existência de planejamento estratégico. A contratação de especialistas externos para apoio ao desenvolvimento das atividades, a publicação de relatórios, o balanço social e a decisão sobre a execução das ações e aporte de recursos, também foram considerados.

No quinto e último bloco o questionário procurou detectar que desafios existem para a Ação Social na empresa, utilizando-se de perguntas abertas em quatro diferentes aspectos: (i) na concepção e formatação do projeto; (ii) na sua implementação; (iii) na sua gestão; e (iv) na articulação com práticas e políticas de RH.

O meio escolhido para o levantamento das informações foi o eletrônico, por esta razão dedicou-se especial atenção ao seu formato visando favorecer o preenchimento. Para tanto, foi desenvolvido documento adicional no qual se apresentavam os objetivos da pesquisa, o cronograma e as instruções para preenchimento. Com a versão final do questionário aprovada pelo GRHUBEDI e pelas empresas envolvidas na pesquisa, deu-se o início do envio dos questionários.

Assim, os questionários e documentos explicativos foram distribuídos e entregues ao principal executivo da área de RH de cada empresa, que teve um período definido em cronograma para seu preenchimento e envio das respostas. Estes questionários, uma vez respondidos, foram enviados para ao grupo de trabalho instalado na Saint-Gobain.

A etapa de tratamento das informações foi especialmente planejada face aos compromissos assumidos junto ao GRHUBEDI quanto à capacitação das equipes técnicas das empresas envolvidas. A proposta, conforme já comentada, era realizar a análise dos resultados de forma coletiva, para que esta experiência pudesse auxiliar os envolvidos na compreensão do vínculo existente entre os temas da RSE e RH.

Esta atividade teve sua inspiração na tradição da pesquisa ação, conforme é apontado por Smith, Thorpe e Lowe (1999, p. 81):

[...] a mudança é vista como objetivo primordial e as informações são divididas entre os membros da organização. Nessa técnica, o pesquisador pode facilitar a exploração das percepções, visões e crenças dos membros em relação a determinados problemas organizacionais. Através desses processos, os entrevistados se envolvem em atividades que são significativas e úteis para eles. A idéia era realizar sessões nas quais se pudessem formar um grupo com estas pessoas, dar conhecimento dos dados tabulados e trabalhar coletivamente visando a análise de resultados. Na medida em que cada participante se envolvesse com as questões da pesquisa e os dados obtidos por meio das respostas das empresas, conceitos seriam delineados com base na experiência prática, e assim, teoria e prática poderiam se fundir rapidamente no âmbito desta vivência pessoal.

Estas sessões foram chamadas de “seminário breve sobre responsabilidade social da empresa” e tinha como objetivo combinar o processo de pesquisa com a mudança no enfrentamento dos desafios que surgiam, na interação da responsabilidade social da empresa e a função de recursos humanos.

Visando preparar tais sessões, o grupo de trabalho realizou a tabulação e análise prévia dos resultados, formatando o documento que apresentava breve histórico da pesquisa, seus objetivos, o questionário e os resultados preliminares. Ao total foram realizadas duas sessões com seis empresas presentes em cada.

A primeira sessão foi dedicada a conhecer os resultados preliminares de toda a pesquisa e os conceitos envolvidos no trabalho, como: responsabilidade social da empresa como modelo de gestão, relações comunitárias, investimento social privado, Ação Social da empresa. Informações sobre as práticas das empresas brasileiras também foram fornecidas, tais como: IPEA (2000), FIESP (2003); GIFE (2001) e Calil (2001).

A segunda sessão teve caráter de oficina de trabalho. A partir das informações e conceitos da primeira sessão, os participantes puderam tipificar e classificar as ações sociais de suas próprias empresas, desdobrando-se na análise quanti-qualitativa destas atividades e gerando insumos para serem levados aos executivos de RH, visando avaliação e planejamento da Ação Social da empresa.

Finda estas sessões, o grupo de trabalho preparou o relatório de pesquisa que posteriormente foi apresentado em reunião ordinária do GRHUBEDI que reuniu os executivos das dez empresas que responderam a pesquisa. Foram igualmente relatadas as experiências com os seminários breves ocorridos com membros das equipes operacionais das mesmas empresas.

pesquisa e enviado a cada membro do GRHUBEDI em particular para as empresas que foram pesquisadas.