• Nenhum resultado encontrado

A definição e característica de indicadores educacionais

O primeiro passo para a gestão de resultados é definir os indicadores de desem- penho, tomados como referência da qualidade do ensino. Esses indicadores são utilizados tanto como referência do desempenho de alunos, individualmente e agregados em grupos diversos, como sexo, nível socioeconômico, grupo étnico, etc, como referência ao desempenho de turmas de alunos, professores, escolas, redes ou sistemas de ensino.

O indicador vem a constituir-se no elemento mensurável que permite concluir que ocorreu um determinado resultado. Ou, visto num âmbito mais abrangente, con- forme Deponti et al afirmam, (2002), é um instrumento que permite mensurar as modificações nas características de um sistema.

De acordo com o INEP/MEC (2008), Instituto Nacional de Estudos Pedagógicos, Indicador é um dado agregado que traduz numericamente uma condição. Segundo esse entendimento, corresponde a uma síntese combinatória de elementos interli- gados, condição que lhe atribui grande utilidade para a gestão, pois permite sin- tetizar elementos complexos, de modo a facilitar a compreensão e o registro dos fatos, fenômenos e processos observados. Ele é, portanto, diferente de dado que é singular. Por exemplo:

O IDEB – Índice Nacional da Educação Básica – é um indicador de qualidade educacional que combina informações de desempenho em exames padroni- zados (Prova Brasil ou Saeb – Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica) – obtido pelos estudantes ao final das etapas de ensino (4ª. e 8ª. séries do ensino fundamental e 3ª. série do ensino médio) – com informações sobre rendimento escolar (aprovação). Portanto, o IDEB é resultado do produto entre o desempenho e o rendimento escolar (http://www.inep.gov.br/, 2008).

Baseado em exames padronizados e análises estatísticas, esse indicador, constitui- se, portanto, em um instrumento capaz de proporcionar informações significativas e consistentes que permitem aferir o estado e a situação de sistemas ou redes de ensino e de escolas e descrevê-los de forma objetiva e facilmente entendível, uma vez que abrange elementos observáveis e mensuráveis.

Os indicadores de desempenho da escola servem para apontar sucessos, como também expor dificuldades, limitações e indicar situações que necessitam de mais cuidado e atenção, de modo a orientar a tomada de decisão e a determinação de ações de melhoria e a necessária correção de rumos. Também servem para reforçar as ações bem sucedidas, apontando a sua adequação em relação aos resultados desejados.

Quadro 4

Características de indicadores

Um indicador deve ter certas características, a fim de que possa servir a sua função:

• Representar adequadamente a que refere, fornecendo informações condensadas da sua realização.

• Ser facilmente mensurável. • Ser facilmente entendível. • Ter um enfoque integrador. • Permitir a relação com outros indicadores. • Permitir a comparação de resultados agregados de grupos diferentes.

Tipos de indicadores

Como todas as ações e objetivos promovidos podem ser traduzidos em indicadores, e a fim de que possam ser devidamente acompanhados, há indicadores tanto para processos, como para resultados. Optamos por apresentá-los todos em conjunto nesta sessão, uma vez que a gestão de resultados, para ser efetiva, não deve avaliar os resultados obtidos descontextualizados das ações e situações que os produziram. Vale dizer que a gestão de resultado implica em focalizar os indicadores de resultados obtidos, em associação com os indicadores dos processos que os tornam possíveis. Há várias formas de organizar os indicadores. A seguir são apresentadas algumas classificações de indicadores educacionais que contribuem para medir a efetividade da escola.

1. Indicadores de insumos, de processos, de resultados e de

impacto

• Indicadores de Insumos

Mostram os “meios” pelos quais o projeto ou plano é implementado: - Quantidade de recursos utilizados para um projeto ou ação.

- Número de horas empregadas. - Número de pessoas envolvidas. - Organização do ambiente escolar. - Organização de recursos de apoio.

- Número de horas utilizado na preparação da ação. - Competência alocada na preparação da ação.

• Indicadores de processo

Mostram como os insumos são utilizados em ações, para transformar-se em resultados. - Descrição operacional de ações, passo a passo.

- Empenho e esforço despendido na sua realização.

- Utilização de instrumentos, equipamentos e materiais de apoio pedagógico. - Atenção despendida a alunos com necessidades especiais e diferenciadas. - Distribuição da atenção a todos os alunos.

- Estilos de comunicação e relacionamento interpessoal. - Métodos interativos.

- Empenho e criatividade no enfretamento de desafios.

• Indicadores de resultados

Mostram os resultados atingidos.

- Medida da realização dos objetivos e das metas definidos.

• Indicadores de Impacto

Mostram os efeitos do projeto, a médio e longo prazo.

- Situação de permanência dos resultados objetivos após algum tempo da produção do resultado.

- Promoção de alteração do ambiente, de forma duradoura, passado algum tempo da produção do resultado.

2. Eficiência interna, eficiência externa, eqüidade e inclusão

• Eficiência interna

- Número de anos escolares necessários para produzir um concluinte (graduado). - Porcentagem de alunos aprovados.

- Proporção alunos-professor.

- Proporção estudantes-sala de aulas. - Nível de rendimento dos alunos. - Taxa de fluxo escolar.

- Taxa de evasão.

- Taxa de conclusão do segmento escolar.

• Eficiência externa

- Taxa de egressos que têm sucesso na continuidade de escolaridade ou que são absorvidos no mercado de trabalho.

- Média de desempenho escolar de alunos da escola em relação aos de outras escolas, segundo avaliações externas de desempenho.

• Eqüidade e inclusão

- Taxa de matrículas de acordo com representatividade de diferentes grupos de pessoas com necessidades educacionais especiais ou diferenças de várias ordens. - Distribuição de atenção e estimulações de acordo com as necessidades diferen- ciadas da população.

O Programa Indicadores da Qualidade, promovido mediante coordenação conjunta pela Ação Educativa, Unicef, INEP, Ministério da Educação produziu um conjunto de sete dimensões de indicadores, apresentado no quadro a seguir.

INDICADOR ELEMENTO OBSERVADO AMBIENTE EDUCATIVO Amizade e solidariedade Alegria Respeito ao outro Combate à discriminação Disciplina

Respeito aos direitos das crianças e dos adolescentes

PRÁTICA PEDAGÓGICA E AVALIAÇÃO

Projeto Político-Pedagógico definido e conhecido por todos Planejamento

Contextualização Prática pedagógica inclusiva

Formas variadas e transparentes de avaliação dos alunos Monitoramento da prática pedagógica e da aprendizagem

dos alunos

Prática pedagógica inclusiva

Quadro 5

ENSINO E APRENDIZAGEM DA LEITURA E DA ESCRITA

Orientações para a alfabetização inicial implementadas Existência de práticas alfabetizadoras na escola Atenção ao processo de alfabetização de cada criança Ampliação das capacidades de leitura e escrita dos alunos ao

longo do ensino fundamental

Acesso e bom aproveitamento da biblioteca ou sala de leitura, dos equipamentos de informática e da internet

Existência de ações integradas entre a escola e toda a rede de ensino com o objetivo de favorecer a aprendizagem da leitura e da escrita

GESTÃO ESCOLAR DEMOCRÁTICA

Informação democratizada Conselhos escolares atuantes

Participação efetiva de estudantes, pais, mães e comunidade em geral Acesso, compreensão e uso dos indicadores oficiais da escola e

das redes de ensino

Participação em programas de repasse de recursos financeiros

FORMAÇÃO E CONDIÇÕES DE TRABALHO DOS PROFISSIONAIS

DA ESCOLA

Habilitação Formação continuada Formação inicial e continuada Suficiência e estabilidade da equipe escolar

Assiduidade da equipe escolar

AMBIENTE FÍSICO ESCOLAR

Suficiência do ambiente físico escolar Qualidade do ambiente físico escolar Bom aproveitamento do ambiente físico escolar

ACESSO E PERMANÊNCIA DOS ALUNOS NA ESCOLA

Atenção especial aos alunos que faltam Preocupação com o abandono e a evasão

Atenção aos alunos com alguma defasagem de aprendizagem Atenção especial aos alunos com alguma defasagem de apren-

dizagem

Outras categorias de indicadores estão disponíveis na literatura. Ver a respeito, o Dicionário de Indicadores Educacionais, do INEP.