• Nenhum resultado encontrado

A formação docente e as pesquisas brasileiras

CAPÍTULO II FORMAÇÃO DOCENTE: SENTIDOS E PERSPECTIVAS DAS

2.1 A formação docente e as pesquisas brasileiras

Para realizar essa pesquisa no banco de Teses e Dissertações da CAPES, foi digitado como assunto para a busca os termos ―Escola Normal‖ e ―Curso Normal‖ e ―Colégio Normal‖ para cada ano disponível no portal que abarca um período de 26 anos de pesquisas realizadas no Brasil, vinculadas às universidades públicas e privadas, iniciando em 1987 até 2012, ano em que essa pesquisa no banco de dados foi concluída. Após estabelecer o tema Escola Normal e o ano de referência, o portal selecionou inúmeras pesquisas, algumas tendo a ―Escola Normal‖ no título, outras não. Passei então a abrir e ler todos os resumos disponibilizados e selecionar

64 www.capes.gov.br/serviços/banco-de-teses.

65 As informações contidas no banco de dados da CAPES são fornecidas pelos Programas de Pós-

os estudos que realmente tinham como foco pesquisar a educação oferecida nas Escolas Normais de todo o país. Preocupei-me ainda em descobrir de qual escola se tratava e em que cidade e em que estado ela se localizava, uma vez que em alguns estudos, apesar da pesquisa estar vinculada à universidade em um estado, tratava- se de um estudo acerca de uma escola em outro estado66. Após concluir essa etapa, iniciei a mesma pesquisa utilizando como referência o termo ―Curso Normal‖, realizando o mesmo procedimento anterior.

Como resultante desse mergulho no universo de descobertas de outros pesquisadores que se interessaram, propuseram e colocaram em prática o estudo acerca das Escolas Normais brasileiras, elaboramos com base no banco de Dissertações defendidas no Brasil, o quadro abaixo contendo 149 Dissertações de Mestrado, sendo que três dessas dissertações tratou-se de pesquisas mais amplas, discorreram sobre as Escolas Normais no Brasil como um todo, sem se prender a um determinado estado, outra pesquisa especifica somente que a mesma ocorreu em uma escola normal da região Sudeste, as demais 145 pesquisas foram pesquisas realizadas acerca das Escolas Normais, Cursos Normais e Colégios Normais localizadas nos diversos estados brasileiros.

Ao computar o número de pesquisas referente às escolas ou cursos normais, observo que o estado de São Paulo concentra o maior número de estudos sobre o tema, apresentando 25 pesquisas, seguido pelo Rio de Janeiro com 21 pesquisas, por Minas Gerais com dezesseis estudos e o Paraná com treze. Os estados da Bahia e Pará desenvolveram oito pesquisas cada um, o Rio Grande do Sul e Pernambuco apresentam sete pesquisas, Paraíba e Santa Catarina seis, Sergipe possui cinco estudos; os estados do Maranhão e Piauí desenvolveram quatro pesquisas; os estados de Goiás, Ceará e Mato Grosso, possuem três pesquisas; o Rio Grande do Norte possui dois estudos; e, finalmente, nos estados do Acre, Amazonas, Espírito Santo e o Distrito Federal foi identificado apenas um estudo com a temática.

66 Algumas pesquisas necessitaram de uma investigação além do resumo disponibilizado pela

CAPES, pois continha apenas referencia ao nome da Escola, sem referencia à cidade ou estado. Para tal, utilizei-me por busca na internet pelo autor, pesquisa completa e/ou outras publicações referentes à pesquisa.

Quanto aos estados de Alagoas, Amapá, Amazonas, Mato Grosso do Sul, Rondônia, Roraima e Tocantins, não encontramos nenhuma pesquisa relacionada às escolas ou cursos normais.

Por acreditar que essas pesquisas sejam relevantes para compor o estudo e a construção da história da formação docente no Brasil, elaborei o quadro denominado de “Quadro 1: Dissertações de mestrado produzidas/defendidas no Brasil no período de 1987 a 2012 tendo como tema o Curso Normal ou Escola Normal”67. Nele, de modo sinótico, explicitei o nome do autor, o tema da pesquisa, a

universidade à qual ela está vinculada, a unidade da federação da instituição pesquisada e o ano da defesa em ordem crescente, iniciando em 1987 por ser o ano em que a Capes disponibiliza em seu site, até o ano de 2012, uma vez que essa pesquisa no banco de dados foi finalizada no início de 2013 e somente estavam disponíveis os estudos defendidos até o ano de 2012.

De acordo com a pesquisa realizada, pude constatar que o número de pesquisas direcionadas às Escolas Normais ou Cursos Normais é relativamente pequeno em relação à importância que essas escolas tiveram como instituições de formação de professores, que em muitas cidades dos estados brasileiros configurou por muitas décadas como única instituição fornecedora de habilitação para professores atuarem nas séries iniciais do ensino.

Ao mapear essas pesquisas, percebo que elas tratam de inúmeras questões referentes às Escola Normal ou ao Curso Normal, dividimos essas questões em blocos para melhor compreendermos os assuntos tratados pelos pesquisadores:

Quanto à gênese, existem pesquisas referentes à história da criação dessas escolas e cursos de formação de professores, registrando suas histórias e memórias e os marcos legais que as direcionaram.

Quanto à formação dos professores, encontramos temas referentes à habilitação, às práticas de formação, às práticas educacionais do período e práticas docentes e discentes durante a formação.

Em se tratando de memória e representação, encontramos estudos sobre a relação entre a nova e a velha formação de professores, representação da profissão

docente, os caminhos percorridos na profissão docente, as concepções na formação do professor e a atuação do gestor.

Em relação ao currículo, encontramos pesquisas sobre o curso na esfera rural, no regime de internato, pesquisas que tiveram como foco o ensino dos diferentes conteúdos como psicologia, matemática, sociologia, moral, civismo e higiene, atividades físicas, trabalho com o corpo e a utilização de projetos.

Quanto às concepções existentes, os focos foram a concepção de infância, os reflexos políticos na formação de professores, a composição das alunas, as concepções de homem que as nortearam, as concepções de gênero e raça presentes, a presença masculina, a feminilização do magistério, missão civilizadora, a vocação para o magistério e a formação para a evangelização.

Ainda, com o intuito de ampliar a busca estudos que se concentrem nas Escolas Normais, realizei nova pesquisa no banco de teses da Capes, dessa vez, à procura de pesquisas que resultaram em Teses defendidas e registradas no Banco de Dados da Capes, que tiveram como objeto de pesquisa as Escolas Normais e/ou Cursos Normais no Brasil. Essa pesquisa resultou em outro quadro denominado

“Quadro 2: Teses de Doutorado produzidas/defendidas no Brasil no período de 1987 a 2012 tendo como tema o Curso Normal ou Escola Normal”68. O quadro em

questão foi elaborado de forma semelhante ao anterior, onde as pesquisas estão dispostas de modo a facilitar o reconhecimento do autor, título, ano de defesa e o estado da federação no qual está pesquisa se fixou. Esse quadro apresenta número reduzido de pesquisas, refletindo o panorama do portal de onde ele originou que possui um número de teses bem inferior ao número de dissertações defendidas no Brasil.

Em relação às teses defendidas, constato que, no Brasil, apenas 39 teses de doutorado tiveram a Escola Normal ou Curso Normal como tema de pesquisa, duas dessas realizaram estudo comparativo entre as Escolas Normais do Brasil e de Portugal e outra estabeleceu comparações entre Escolas Normais no Brasil e Argentina.

As demais Teses concentraram-se em treze das 28 unidades da federação brasileira. Dentre elas, São Paulo se destaca com o maior número de pesquisas

realizadas, ao todo nove estudos. Minas Gerais está logo depois de São Paulo com cinco pesquisas, logo após encontra-se Ceará e Rio Grande do Norte com três pesquisas defendidas, Espírito Santo, Paraná, Paraíba, Piauí, Rio de Janeiro, Sergipe e Rio Grande do Sul comduas pesquisas cada um e os estados de Goiás, Mato Grosso e Santa Catarina com apenas uma pesquisa. Os demais estados não apareceram nesse estudo por não constar nenhuma pesquisa no Banco de Teses da Capes com o tema Escola Normal ou Curso Normal.

Múltiplos olhares dirigiram os estudos destacados nos quadros 1 e 2, olhares estes que demonstram certas preocupações dos pesquisadores e que merecem destaque aqui. De maneira geral, podemos agrupá-los em algumas principais temáticas: quanto à Gênese das Escolas Normais regionais, quanto ao Currículo das Escolas Normais, quanto às Políticas de Formação Docente, quanto à Qualidade da Formação Docente, quanto à Profissionalização Docente, quanto aos Saberes e Práticas desenvolvidos durante a formação, quanto à Feminização da Docência e quanto às Metodologias de Ensino.

Com o intuito de dar maior visibilidade às localizações onde as pesquisas sobre o Curso Normal e a Escola Normal foram foco de estudo, apresento um quadro quantitativo, contendo o número de pesquisas, que resultaram em Dissertações e Teses, realizadas em cada estado brasileiro.

Quadro 1 - Número de Dissertações e Teses, separadas por país, região e estados, produzidas/defendidas no Brasil no período de 1987 a 2012 tendo como tema o Curso

Normal ou Escola Normal

País/Região/Estado Dissertações Teses Total

Região sudeste 1 - 1 Brasil 1 - 1 Brasil x Portugal - 2 2 Brasil e Argentina - 1 1 Acre 1 - 1 Alagoas - - 0 Amapá - - 0 Amazonas 1 - 1 Bahia 8 - 8 Ceará 3 3 6 Distrito Federal 1 - 1 Espírito Santo 1 2 3 Goiás 3 1 4 Maranhão 4 - 4 Mato Grosso 3 1 4

Minas Gerais 16 5 21 Pará 8 - 8 Paraíba e 6 2 8 Paraná 13 1 14 Pernambuco 7 - 7 Piauí 4 2 6 Rio de Janeiro 21 1 22

Rio Grande do Norte 2 3 5

Rio Grande do Sul 7 2 9

Rondônia - - 0 Roraima - - 0 Santa Catarina 6 1 7 São Paulo 25 9 34 Sergipe 5 2 7 Tocantins - - 0 TOTAL 149 39 188

Fonte: Bancos de dados da CAPES.

Elaborado por: MORAES, Andreia Demétrio Jorge (2013).

Após mapear as pesquisas desenvolvidas em diversos âmbitos, nacional, estadual e até mesmo algumas que tiveram um alcance internacional, uma vez que realizaram estudo comparativo entre escolas brasileiras e escolas de outros países, tivemos uma percepção geral sobre os temas pesquisados, assim como também o número de pesquisas realizadas nos diferentes estados brasileiros. Essas pesquisas disponibilizadas nos bancos de dados da CAPES revelam que, no Brasil, foram realizadas ao todo 188 pesquisas que se dedicaram ao estudo de instituições formadoras de professores para o Ensino Primário.

Verificamos conforme quadro acima que o estado de São Paulo foi o estado que possui maior número de pesquisas, 34 estudos tendo como tema a formação de professores nas Escolas Normais, em segundo lugar, com 21 pesquisas está o estado do Rio de Janeiro e em terceiro o estado de Minas Gerais com 21 pesquisas. Os estados brasileiros de Alagoas, Amapá, Amazonas, Mato Grosso do Sul, Rondônia, Roraima e Tocantins não apresentam nenhuma pesquisa com o tema no portal da CAPES, alguns desses estados, por terem se constituído recentemente, não teriam como apresentar resultados.