• Nenhum resultado encontrado

1 A EDUCAÇÃO COMO FATOR DE DESENVOLVIMENTO – CRIAÇÃO DE

1.4. A participação da Gestão no desenvolvimento do Projeto Reforço Escolar

1.4.1 A gestão externa do Projeto Reforço Escolar

A gestão externa responsável pela articulação do Projeto do Reforço Escolar é composta por profissionais da Fundação CECIERJ e da SEEDUC (SUPED – Superintendência Pedagógica, SUPDP – Superintendência de Pessoas, Diretores das Regionais, Coordenadores de Ensino, Articuladores). A função desses profissionais é trabalhar no desenvolvimento do Projeto, tendo como foco o acompanhamento das faltas e frequências dos alunos, além de analisar por meio do relatório de notas, emitido pelo Sistema Conexão Educação, o desempenho dos alunos que participaram das aulas de Reforço. O sistema emite um relatório com as notas dos alunos antes e depois de participarem do Projeto Reforço Escolar, assim como o número de acertos nas avaliações do Saerjinho antes e depois de participarem do Projeto (SEEDUC, 2014).

Em relação ao professor-dinamizador, responsável pela aplicação das aulas de reforço, o principal objetivo da gestão realizada pela SEEDUC e a Fundação CECIERJ é acompanhar a participação dos professores nas formações presenciais. Na Diretoria Regional Metropolitana I essas formações acontecem no Instituto Rangel Pestana, em Nova Iguaçu, uma vez a cada bimestre. Os gestores centrais do projeto/ indicados pela SEEDUC para a reunião, comunicam aos diretores de cada escola as ausências dos professores. Em toda capacitação existe uma lista de presença, na qual cada participante deve assinar duas vezes, uma no período da manhã e a outra no período da tarde.

Os gestores da SEEDUC também acompanham a participação dos professores no Ambiente Virtual. O Sistema Conexão gera um relatório de acesso. Cada professor deve acessar a plataforma pelo menos duas vezes por semana, a fim de participar dos fóruns. O objetivo do Ambiente Virtual é tirar dúvidas e promover o diálogo entre os professores que participam como dinamizadores no Projeto.

Outra atividade realizada pelos gestores da SEEDUC e da Fundação CECIERJ, consiste na realização de visitas nas unidades escolares para verificar se os professores estão aderindo ao conteúdo metodológico do Projeto. Articuladores do Projeto são enviados à escola para constatar se as apostilas estão sendo utilizadas pelos professores-dinamizadores. Por meio de visitas em horário das aulas, são realizadas vistorias para constatar se os materiais foram entregues e estão sendo utilizados pelos alunos.

Em relação ao aluno, o objetivo da gestão da SEEDUC e da Fundação CECIERJ é acompanhar as presenças nas aulas do Projeto e a melhoria nas avaliações diagnósticas aplicadas no ensino regular.

Cada escola recebe um diário no qual são lançadas as frequências dos alunos, o conteúdo aplicado e as principais anotações que indiquem os avanços e dificuldades de cada aluno participante do Projeto. Esses registros devem ser analisados pelo diretor da unidade escolar e pelo professor do horário regular que pode continuar trabalhando em sala e dispensando maior atenção às habilidades e competências que os alunos tenha maior dificuldade.

A coordenação de ensino, ligada à Diretoria Regional Pedagógica, é a responsável por acompanhar o desenvolvimento das ações relacionadas ao professor-dinamizador e à monitoria por meio de relatórios específicos, enviados

para a Secretaria Estadual de Educação. Após a análise de tais relatórios, a SEEDUC pode retirar do Projeto o professor que não estiver se aplicando às aulas e não participar do Ambiente Virtual.

Na Diretoria Regional Metropolitana existem quatro articuladores responsáveis pelas visitas às unidades escolares para acompanhar a frequência do professor-dinamizador, dos alunos enturmados nas aulas do Reforço, além de dar suporte à gestão escolar no desenvolvimento do Projeto.

Além do acompanhamento feito pelos articuladores da Diretoria Regional Pedagógica, outro profissional importante na condução do Reforço é o professor bolsista da fundação CECICERJ. Sua responsabilidade é formar dinamizadores por meio de capacitação digital e presencial, além de acompanhar o trabalho e analisar os resultados alcançados pelos professores (SEEDUC).

Tanto os profissionais da Diretoria Regional quanto os professores bolsistas da fundação CECIERJ devem atuar no acompanhamento e desenvolvimento de três frentes de trabalho com atuação articulada:

Figura 3 - Frentes de trabalho para formação e acompanhamento do Reforço Escolar

Fonte: Manual do Reforço Escolar – Ed. 2014.

A atuação dos profissionais da SEEDUC, bem como da fundação CECIERJ no desenvolvimento dessas ações específicas, ocorrem no sentido de dar maior transparência e consistência ao Projeto Reforço Escolar. O acompanhamento externo é importante para evidenciar se o Projeto está sendo desenvolvido de acordo com as especificações e se dinamizadores e alunos estão frequentando as aulas nos dias estabelecidos.

Em 2014, das 105 escolas pertencentes à Diretoria Regional Metropolitana I, 80 delas foram inscritas nas aulas do Reforço. Um total de 5.140 alunos foram enturmados, sendo que 2.780 frequentaram as aulas ao longo dos quatro bimestres em que o Projeto foi desenvolvido e 312 professores atuaram como dinamizadores durante o ano (SEEDUC, 2014).

Um total de 8.200 apostilas foram entregues nas escolas participantes do Projeto. Além disso, realizaram quatro encontros para capacitação presencial, com a participação total de 920 professores dinamizadores presentes em todos os quatro encontros realizados ao longo de 2014, na Diretoria Regional Metropolitana I. (SUGEN, 2014).

Além do acompanhamento externo pela SEEDUC e por profissionais da CECIERJ, o projeto também compreende um gerenciamento interno que segundo as diretrizes do Manual do Reforço deve ser realizado pelos gestores das unidades escolares.

Nessa subseção foi destacada a importância do gerenciamento externo realizado por profissionais da SEEDUC/RJ e da fundação CECIERJ, que têm como função fiscalizar se a unidade escolar contemplada com as aulas de reforço está efetivamente atendendo às exigências estabelecidas no Manual de Reforço Escolar. Para tanto, treinamento, acompanhamento e supervisão junto às unidades escolares são feitos de maneira regular em todos os colégios.

A seguir, a descrição do papel dos gestores das unidades escolares e sua participação na condução, acompanhamento e gerenciamento das aulas de Reforço Escolar em sua unidade.