• Nenhum resultado encontrado

3 PLANO DE AÇÃO EDUCACIONAL: UTILIZANDO O PROJETO PARA

3.2. Aulas diferenciadas – melhorando a metodologia das aulas para maior

Durante o desenvolvimento da pesquisa foi constatado por meio de alguns alunos, que as aulas do reforço não foram aplicadas de maneira diferenciada. Tanto em Matemática, quanto em Português, o percentual de concordância foi o mais baixo das análises: 62% e 59%, respectivamente.

As respostas abertas sugerem que a dinâmica de aplicação das aulas deva sofrer modificações. Alunos informaram, por exemplo, que a sala de informática deveria ser mais utilizada e os instrumentos tecnológicos também.

Tornar as aulas do reforço escolar mais dinâmicas e atrativas consiste em um grande desafio que o gestor deve tratar intensamente para resolver. Esta seria uma tarefa específica do gestor, estimulado pela SEEDUC, pois a melhora na metodologia das aulas deve contribuir para estimular os alunos a participarem das aulas e, consequentemente, aumentar o percentual de frequência dos alunos.

3.2.1 Objetivos

Tornar as aulas mais atrativas vai contribuir para aumentar o interesse dos alunos pelo projeto, contribuindo para melhorar a participação dos discentes nas aulas, com impacto favorável na melhoria do desempenho global da escola.

Esta ação pretende propor a construção de estratégias para modificar a metodologia na aplicação das aulas por parte do professor para facilitar o interesse e participação dos alunos.

3.2.2 Justificativa

Desenvolver estratégias para melhorar a dinâmica no desenvolvimento das aulas é importante para aguçar o interesse dos alunos. A gestão deve contribuir para a valorização do professor investindo na aplicação dos conteúdos de maneira diferenciada.

O desenvolvimento deve contar também com a participação dos alunos no oferecimento de sugestões para aumentar a atratividade das aulas.

3.2.3 Desenvolvimento da ação

Como no desenvolvimento da primeira ação deste plano de intervenção, esta estratégia também é uma ótima oportunidade para o gestor estimular a participação de membros da comunidade escolar em questões de relevância na rotina escolar.

Alunos e professores devem ser convocados para contribuírem de maneira direta e suas considerações devem ser levadas em conta. Esses atores precisam

perceber a importância de sua contribuição ao processo de modificação da forma pela qual as aulas do reforço passaram a ser aplicadas.

Esta é uma ação de cunho estritamente pedagógico. Por isso, é fundamental que a gestão estruture antecipadamente com a equipe de coordenação pedagógica todo o desenvolvimento prévio da ação.

Também é importante que já na primeira reunião de planejamento da ação as equipes diretiva e pedagógica tenham em mente a busca de resposta à seguinte pergunta: O que é uma aula atrativa? Essa questão vai nortear toda a ação; Ao final, a resposta deve ter sido encontrada por todos os envolvidos no projeto reforço escolar.

No encontro com a equipe pedagógica o gestor deve estabelecer as bases para a realização dos fóruns para modificação das estratégias de aulas:

Como serão realizados os encontros? Onde acontecerão? Quem deve participar? A reunião de planejamento deve servir para equacionar essas questões.

Nem todos os alunos participantes das aulas do reforço precisam participar? Podem ser escolhidos dois ou três representantes de cada turma para participarem dos fóruns. Os professores devem obrigatoriamente ser aqueles que vão atuar como dinamizadores das aulas.

O primeiro fórum tem como razão de ser a apresentação do questionamento base: O que são aulas atrativas? É importante também que outra pergunta seja levantada: Que recursos podem ser utilizados para facilitar o desenvolvimento dessas aulas diferenciadas?

Para tornar o fórum mais dinâmico a gestão pode dividir os participantes em grupos mistos com no máximo cinco componentes.

Após o debate inicial, os grupos devem apresentar resposta para os dois questionamentos.

As sugestões devem ser anotadas e posteriormente tabuladas e divulgadas no mural da escola.

Para envolver os demais professores e alunos que não estiverem presentes ao encontro, uma caixa de sugestões deve ser disponibilizada no corredor ou na entrada da unidade escolar para posterior contribuição dos demais membros da comunidade escolar.

Assim que as respostas estiverem tabuladas, o resultado deve ser disponibilizado aos professores. Em seguida, um novo encontro apenas com a

equipe diretiva, a coordenação pedagógica e professores deve ser agendado para discussão de como as aulas serão planejadas.

A SEEDUC criou em 2013 a função do mediador tecnológico. Dentre as muitas atribuições deste profissional está a de “articular as reuniões pedagógicas, oferecendo subsídios para um trabalho pedagógico mais dinâmico e significativo” (SEEDUC, 2015).

Convém ao gestor aproveitar a participação deste profissional no fórum que tiver como objetivo preparar as metodologias de aulas diferenciadas. O mediador tecnológico pode viabilizar o treinamento de professores na construção de aulas que dependam do uso de recursos tecnológicos.

É importante que o desenvolvimento das aulas seja articulado com os conteúdos a serem trabalhados em cada bimestre da realização das aulas do reforço.

Esse fórum não deve ser visto como o desdobramento do encontro bimestral de capacitação dos professores-dinamizadores realizado pela SEEDUC. A importância da realização desses fóruns consiste na participação dos alunos e demais professores.

Assim que as estratégias de aulas diferenciadas forem desenvolvidas um novo encontro com os alunos e professores deve ser realizado.

3.2.4 Prazo

Esta ação terá uma articulação inicial a ser desenvolvida ao longo de um mês. Após o início das aulas de reforço, novos fóruns devem ser realizados com a participação de alunos e professores.

3.2.5 Custo

O custo dessa ação já está previsto no desenvolvimento normal das demandas rotineiras da unidade escolar. Não será necessário, portanto o dispêndio de mais recursos financeiros.

3.2.6 Quadro resumo

Segue quadro resumo para melhor esclarecimento da ação:

Quadro 2 – Fóruns para construção de estratégias de aulas diferenciadas Objetivos Realizar fóruns para elaboração de aulas diferenciadas.

Metas Aumentar a frequência e a participação dos alunos nas aulas do reforço. Melhorar o resultado dos alunos participantes das aulas.

Ação Realizar fóruns de elaboração de aulas diferenciadas.

Criar um portfólio com o desenvolvimento de exemplos de aulas atrativas com impacto na melhoria do desempenho dos alunos.

Responsável Coordenador Pedagógico

Procedimentos Agendar reunião com equipe diretiva e Coordenação Pedagógica. Definir cronograma de encontros para realização dos fóruns.

Realizar primeiro fórum de participação de professores dinamizadores e representantes de alunos para definição das estratégias de aulas diferenciadas a serem desenvolvidas no colégio.

Consolidar as sugestões de aulas diferenciadas desenvolvidas no fórum Disponibilizar as sugestões nos murais do colégio.

Realizar encontro com professores, equipe pedagógica e mediador tecnológico da SEEDUC.

Coordenar a elaboração de aulas atrativas em conjunto com os professores. Realizar o segundo fórum com a participação dos alunos para a apresentação das estratégias de aulas a serem desenvolvidas.

Escolher entre os alunos. representantes que possam dar suporte tecnológico aos professores dinamizadores.

Criar portfólio com o desenvolvimento de aulas atrativas apresentadas ao longo do bimestre.

Realizar o terceiro fórum com professores e alunos para a apresentação dos resultados e balanço das aulas aplicadas.

Prazo Primeira fase: um mês (março)

Segunda fase: oito meses (abril-novembro)

A primeira fase se refere ao momento do planejamento e por isso deve ser realizada logo após o início do período letivo.

A segunda fase dura o tempo em que o Projeto se desenvolve ao longo do ano letivo.

Justificativa Para tornar as aulas do Projeto Reforço Escolar mais dinâmicas e diferenciadas. Custo

R$ 1.000,00 - Já previsto nos gastos regulares da unidade escolar Fonte: Elaboração própria