• Nenhum resultado encontrado

2.4 ANÁLISES DAS ACL DE CERCANÍA

2.4.2 ACL que demonstram contribuir para um processo de ensino-aprendizagem

2.4.2.2 ACL que corroboram uma abordagem comunicativa de ensino

As ACL que corroboram uma abordagem comunicativa de ensino propiciam mais liberdade de comunicação ao aprendiz de LE, pois estas consideram o contexto comunicativo e possibilitam que o aluno acione seu conhecimento sociocultural e de mundo para interagir com o conteúdo cultural. A seguir, vejamos cinco exemplos de ACL que apresentam esse critério de análise.

Nos fragmentos 27, 28 e 29, temos cinco ACL sobre o conteúdo cultural Los nadies74, do escritor e jornalista uruguaio Eduardo Galeno (fragmento 26). Los nadies foi publicado em 1989, no livro intitulado El livro de los abrazos75 de Eduardo Galeano. Esse conteúdo cultural foi classificado pelos autores de Cercanía como uma crônica. Apesar de fazer uma denúncia social, Los nadies é classificado por muitos escritores e também por nós como sendo um poema, pois apresenta versos, rimas, repetição de palavras e expressões. Os autores de Cercanía usaram o texto para abordar o gênero textual crônica, deixando de esclarecer que Los nadies é um poema que apresenta características de uma crônica porque trata de um tema social relevante, a exclusão.

74 Os ninguéns. 75 O livro dos abraços.

Fragmento 26

76

Fonte: COIMBRA, L; CHAVES, L. S; ALBA, J. M. Cercanía: espanhol. 9º ano. SP: Ed. SM, 2012, p. 53.

O conteúdo cultural de Los nadies (fragmento 26) refere-se às pessoas sem identidade, já que não teriam idioma, arte, cultura, religião, ou seja, os marginalizados que estão nas crônicas sangrentas dos jornais. Los nadies também são homens explorados pelo capital, vistos como recursos humanos, mercadorias porque, para o sistema capitalista, só importa sua capacidade de trabalho e consumo. É um poema clássico da literatura montevidéu, muito conhecido, pois faz alusão à desigualdade social e ao preconceito que assola grande parte da população latino-americana. Eis as ACL:

76 Os ninguéns

As pulgas sonham com comprar um cão, e os ninguéns com deixar a pobreza, que em algum dia mágico a sorte chova de repente, que chova a boa sorte a cântaros; mas a boa sorte não chove ontem, nem hoje, nem amanhã, nem nunca, nem uma chuvinha cai do céu da boa sorte, por mais que os ninguéns a chamem e mesmo que a mão esquerda coce, ou se levantem com o pé direito, ou comecem o ano mudando de vassoura. Os ninguéns: os filhos de ninguém, os donos de nada.

Os ninguéns: os nenhuns, os “nenhunados” de mãos abanando, morrendo a vida, “quebrados” mais que “quebrados”:

Que não são, embora sejam.

Que não falam idiomas, falam dialetos.

Que não praticam religiões, praticam superstições. Que não fazem arte, fazem artesanato.

Que não têm cultura, têm folclore.

Que não são seres humanos, são recursos humanos. Que não têm cara, têm braços.

Que não têm nome, têm número.

Que não figuram na história universal, mas na crônica vermelha da imprensa local. Os ninguéns, que custam menos que a bala que os mata.

Fragmento 27

1. ¿Qué esperas leer en una cónica titulada “Los nadies”? Formula hipótesis antes de leer el texto. Después, mientras lees el texto, intenta identificar quiénes son los “nadies”.77

Fonte: COIMBRA, L; CHAVES, L. S; ALBA, J. M. Cercanía: espanhol. 9º ano. SP: Ed. SM, 2012, p. 52.

Fragmento 28

1. b) ¿Al fin y al cabo, quiénes son “los nadies” del texto?78

Fonte: COIMBRA, L; CHAVES, L. S; ALBA, J. M. Cercanía: espanhol. 9º ano. SP: Ed. SM, 2012, p. 53.

Fragmento 29

-3. Según la cónica, “los nadies”, “los ninguneados” no figuran en la historia universal. Entonces, ¿dónde se divulgan sus vidas?

5. Galeano usa el recurso estilístico de la ironía para describir “los nadies”. Tanto que “los nadies” pueden llegar a ser cada uno de nosotros. Busca en el texto elementos que comprueben esa afirmativa.

8. […] A partir de lo que leíste, ¿crees que ese texto es actual? O sea, tras más de 20 años de su primera publicación, ¿esa temática continúa?79

Fonte: COIMBRA, L; CHAVES, L. S; ALBA, J. M. Cercanía: espanhol. 9º ano. SP: Ed. SM, 2012, p. 54.

As ACL dos fragmentos 27, 28 e 29 demonstram corroborar uma abordagem comunicativa de ensino, pois, para respondê-las, o aluno precisa acionar o seu conhecimento sociocultural e de mundo, refletindo sobre quem são Los nadies, retratados no conteúdo cultural (fragmento 26), e sobre seu lugar na sociedade. Expressões como: “quiénes son “los nadies”” 80 (fragmento 27 e 28), “¿dónde se divulgan sus vidas?” e “¿esa temática continua?”81 (fragmento 29) conduzem o aluno a fazer uma leitura não meramente

“localizada”, em que bastaria encontrar respostas óbvias, porém um leitura mais cuidadosa do conteúdo cultural Los nadies, de modo que seja necessário observar e refletir criticamente que “Los nadies” podem ser os mendigos, moradores de rua, os pobres, os dependentes químicos etc., que habitam tanto países hispanofalantes quanto o Brasil.

77 1. O que espera ler na crônica intitulada “Os ninguéns”? Formule hipóteses antes de ler o texto. Depois,

enquanto lê o texto, tente identificar quem são os “ninguéns”.

78 1. b) Afinal, quem são “os ninguéns” do texto?

79 3. Segundo a crônica, “os ninguéns”, “os marginalizados” não figuram na história universal. Então, onde suas

vidas são divulgadas?

5. Galeano usa o recurso estilístico da ironia para descobrir “os ninguéns”. Tanto que “os ninguéns” podem chegar a ser cada um de nós. Busque no texto elementos que comprovem essa afirmativa.

8. [...] A partir do que você leu, crê que esse texto é atual? Ou seja, depois de mais de 20 anos da sua primeira publicação, essa temática continua?

80 “quem são “os ninguéns””.

As possíveis leituras críticas deste conteúdo cultural (fragmento 26) podem ser favorecidas pela mediação do professor por meio de diálogos interculturais que permitem a troca e a ampliação das informações sobre quem são os marginalizados nos países hispanofalantes e no Brasil. Nas aulas de LE, o professor, ao promover um diálogo intercultural dos conteúdos culturais, possibilita ao aluno ampliar seu conhecimento cultural e, ainda, desenvolver a competência comunicativa que inclui o aperfeiçoamento de outras competências, tais como: a estratégica, a discursiva, a intercultural e a linguística.

Apesar de as ACL do fragmento 27, 28 e 29 se referirem a um conteúdo cultural da cultura com maiúscula, pois Los nadies (fragmento 26) é um texto literário, em nosso entendimento, seu conteúdo cultural é bastante relevante para o desencadeamento de uma postura intercultural, permitindo ao aluno dizer onde se encontram as pessoas marginalizadas de sua sociedade, se ele também vive à margem social, se o tema discutido no texto é atual ou não e que diferenças podem ser evidenciadas ou problematizadas entre países hispanofalantes e o Brasil, no que diz respeito aos ninguéns.