• Nenhum resultado encontrado

4.7. Intervenção

4.7.9. Acondicionamento

Terminadas as intervenções foi necessário acondicionar as peças para serem preservadas. Fez-se o reagrupamento das folhas que se acondicionaram numa nova capa semelhante à que trazia, mas de dimensões maiores (para abranger o tamanho de todas as folhas).

Quanto aos desenhos técnicos foram isolados em pastas individuais e rolos. As folhas foram acondicionadas em rolos sempre que excedessem o tamanho máximo das pastas (folha 121 e 65). O diâmetro mínimo recomendado para rolos é de 7 cm e 20 cm no máximo96. Enrolando a folha em torno de um cilindro dentro destas medidas e uma folha de Melinex®, foi possível causar uma menor deformação do documento.

96

LAROQUE, Claude - Transparent Papers: A technological outline and conservation review. ICC Reviews

127

No volume, juntamente com o restante corpo, foram introduzidas folhas remissivas em papel acid-free com as indicações das novas cotas do conteúdo alienado. Assim o leitor será informado acerca da sua existência e possibilidade de acesso.

Os materiais utilizados foram:

Para as pastas o cartão cinza branco Premier™ de 1300 micron (ref. 600090 –

Catálogo Arte e Memória) e o cartão Cover cinza 300 g/m2 (ref. 200739) e fita de linho

Self-Adesive Linen hinging Tape da marca LINECO.

Para os tubos o cartão cinza branco Premier™ de 650 micron (ref. 600088 –

Catálogo Arte e Memória) e cola PVA

Para a capa do volume o cartão cinza branco Premier™ de 1300 micron, cola

PVA e ferragens plastificadas.

 No caso das pastas, estas espessas cartolinas conferem resistência para o

manuseamento das peças que são de grandes dimensões.

As medidas das pastas foram: 325 x 500 mm, 500 x 650 mm, 650 x 1000 mm, 650 x 1100 mm.

Após o corte nas medidas adequadas dos cartões cinza branco e do Cover, fez-se a união dos dois com fita auto-adesiva de linho LINECO, formando cada pasta.

Uma vez que o cartão cinza branco Premier™ tem reserva alcalina (e não se

pretendia), protegeram-se os documentos com Melinex®.

129

Figura 72 - Colocação das folhas a planificar em prensa, ou caso não cabiam, sob placas (desencontradas nas uniões) e pesos improvisados.

Figura 73 – Selos livres de cola e prontos a serem recolocados nos respectivos documentos.

Figura 74 – Colocação dos selos no lugar com auxílio de registos fotográficos para acertar a sua posição

correta com ajuda da pinça. Logo depois da colagem, colocaram-se frações de Reemay e mata-borrãoe pesos para não ondular com a secagem.

Figura 75 – Reintegração cromática na peça 64 (G7).

Figura 76 – Aparamento das folhas Alvarás de Licença apos a planificação. Figura 77 – Corte das cartolinas para montagem das pastas de acondicionamento. .

Figura 771 – Folha nº 11 (G7) e nº 22 (tela) respectivamente, a serem preparadas com a solução de água e álcool (borrifada no verso) para serem planificadas.

Figura 72 – Colocação das folhas a planificar em prensa, ou caso não cabiam, sob placas (desencontradas nas uniões) e pesos improvisados.

Figura 73 – Selos livres de cola e prontos a serem recolocados nos respectivos documentos.

Figura 74 – Colocação dos selos no lugar com auxílio de registos fotográficos para acertar a sua posição correta com ajuda da pinça. Logo depois da colagem, colocaram-se Reemays, mata-borrões e pesos para não ondular com a secagem.

Figura 75 – Reintegração cromática na peça 64 (G7).

Figura 76 – Aparamento das folhas Alvarás de Licença apos a planificação.

Figura 77 – Corte das cartolinas para montagem das pastas de acondicionamento.

130

Figura 78 – Execução de uma capa e produto final já com uma peça no seu interior (peça 168 – G6).pastas de acondicionamento

Figura 79 – Montagem da caixa e colocação do rolo de 7 cm de diâmetro com a folha 64, enrolada em Melinex®.

Figura 80 – Nova capa do volume com ferragens novas e plastificadas.

Figura 78 – Execução de uma capa e produto final já com uma peça no seu interior (peça 168 – G6).

Figura 79 – Montagem da caixa e colocação do rolo de 7 cm de diâmetro com a folha 64, enrolada em Melinex®.

131

Imagens finais dos tratamentos

5.

133

Figura 81 – Folhas tratadas apresentadas na mesma ordem que na figura 7 e 8: 159 e 156 (G1), 150 (G4), 74 (G3), 168 (G6), 34 e 30 (G1). Figura 82 – Folhas tratadas apresentadas na mesma ordem que na figura 7 e 8 (continuação): 79 (G3), 209 (G6), 215 (G1) e 140 (G6). Figura 83 – Folhas tratadas apresentadas na mesma ordem que na figura 7 e 8 (continuação): 45 (G6), 128 (G2) e 147 (G6).

– Impressos e Documentos da Direcção dos Sapadores Bombeiros após tratamento . São respectivamente impressos Alvarás de Licença , Guias de Receita , Obras diversas, Requerimentos e Memórias descritivas, Edificações Urbanas , Folha de rosto, documentos da Direcção-Geral dos sapadores Bombeiros e a capa onde se reagruparam todos eles, por número de página.

Figura 81 - Folhas tratadas apresentadas na mesma ordem que na figura 7 e 8: 159 e 156 (G1), 150 (G4), 74 (G3), 168 (G6), 34 e 30 (G1).

Figura 82 - – Folhas tratadas apresentadas na mesma ordem que na figura 7 e 8 (continuação): 79 (G3), 209 (G6), 215 (G1) e 140 (G6)

134

Figura 84 - Folhas tratadas apresentadas na mesma ordem que na figura 7 e 8 (continuação): 22 (tela) e 121 (G6) Figura 85 – Folhas tratadas apresentadas na mesma ordem que na figura 7 e 8 (continuação): 201 (G1), 5 (G2), 47 (G6). Figura 86 - Folhas tratadas apresentadas na mesma ordem que na figura 7 e 8 (continuação): 64, 85, 11, 165 e 164 (G7).

Figura 85 - Folhas tratadas apresentadas na mesma ordem que na figura 7 e 8 (continuação): 201 (G1), 5 (G2), 47 (G6) Figura 84 - Folhas tratadas apresentadas na mesma ordem que na figura 7 e 8 (continuação): 22 (tela) e 121 (G6)

135

Figura 87 - Folhas tratadas apresentadas na mesma ordem que na figura 7 e 8 (continuação): 65 e 66 (G7)

Figura 88 – Os modelos de )mpresso e os Documentos da Direcção-Geral dos Sapadores Bombeiros tratados. São respectivamente impressos Alvarás de Licença , Guias de Receita , Obras diversas, Requerimentos e Memórias descritivas, Edificações Urbanas , Folha de rosto, documentos da Direcção-Geral dos sapadores Bombeiros e a capa onde se reagruparam todos eles, por número de página.

137

Conclusão

6.

Graças a este estágio foi possível conhecer a grande dinâmica de um arquivo, a quantidade de recursos que envolve e como interagem.

Relativamente ao objectivo do estágio, todas as peças acabaram por ser tratadas e acondicionadas. Atendendo à quantidade de documentos que compunha o volume (232 folhas), foram formados grupos que se apuraram ser da mesma natureza durante a fase de identificação. O intuito seria facilitar as ações de intervenção, agilizando os processos envolvidos. Para tal, dividiram-se os documentos em dois grupos: Os opacos de pequeno formato, abrangendo modelos diversos de impressos e outros exemplos opacos; e os desenhos técnicos, constituídos por foto-impressões (concretamente cionotipias) e desenhos originais em suporte transparente. Por sua vez, estes últimos foram subdividos em seis grupos, tendo como critério as marcas de degradação promovidas pelo tempo e algumas características dos materiais. Esta avaliação possibilitaria a execução de tratamentos fundamentados não só numa pesquisa teórica, mas também em diversos testes e exames aos suportes do volume.

Foi com isso possível identificar documentos em papel de trapo, da mistura de pasta mecânica com química crua, de pasta química branqueada e uma tela de linho. Nos materiais de revestimento foi detetada a presença de amido na maioria deles e de uma proteína (provavelmente caseína) nos suportes em papel de trapo.

No caso dos revestimentos dos documentos transparentes, formou-se uma ideia acerca de qual seria a composição dos do volume, ideia essa que não seria totalmente confirmada pelos testes microquímicos. Vira-se, através dos exames, testes e consulta de bibliografia, que as peças do volume, encaixavam nas características-tipo do papel transparente impregnado a óleo, do pergaminho vegetal, do papel vegetal (natural ou não) e do papel impregnado a resina. No entanto, contra os indícios, o teste microquímico de Raspail acabaria por não ser determinante face à presença de resinas nestes últimos, ficando ainda por saber quais são as substâncias transparentizantes que os compõem.

138

Apesar de não ter sido conclusiva, a fase de identificação seria determinante, na medida em que revelou o comportamento dos materiais face a diversos fatores importantes para a elaboração de um tratamento seguro. Assim, estabeleceu-se uma proposta de tratamento com materiais e métodos adaptados a cada caso. As escolhas para os tratamentos foram feitas mediante várias alternativas que foram justificadas durante as mesmas propostas. Destas avaliações, acabariam-se por traçar percursos de tratamento menos vulgares, como o uso de Beva 371 film em restauros de papel que se estima ser impregnado em resina.

Para além dos tratamentos, o próprio acondicionamento foi diferenciado, tendo em conta o que se estudou acerca da composição de génese dos materiais e também as suas dimensões (a maioria dos desenhos técnicos era de grande formato).

Dada a natureza diferente e influência negativa que certos documentos tinham em relação a outros, (os suportes transparentes e as foto-reproduçoes são muitas vezes instáveis) foi pensado em separar os ditos do volume. Assim, os desenhos técnicos foram acondicionados em pastas individuais e o restante miolo foi reagrupado numa pasta em material acid-free.

Terminadas as intervenções, as peças devidamente acondicionadas puderam voltar para os depósitos de modo a poderem ser consultadas novamente.

139

Referências Bibliográficas

7.

ASUNCIÓN, Joseph - O papel – Técnicas e métodos tradicionais de fabrico, Editoral Lisboa: Estampa, 2002.

BROWNING, B. L. - Analysis of Paper. New York: Marcel Dekker inc., 1969.

CLAPP, Anne, F. - Curatorial Care of Works of Art on Paper. New York: Lyons & Burford Publishers, 1987.

CSER, Laszlo - Some Lining Techniques Using BEVA Solution and BEVA Gel: Notes from the Bench. Journal of the Canadian Association for Conservation [Em linha]. 27:1 (2002), p.4. [Consult. 2 dez. 13]. Disponível na internet em WWW:<URL:https://cdn.metricmarketing.ca/www.cac-accr.ca/files/pdf/Vol27_doc1.pdf >.

CUNHA Luís Veiga da - Desenho Técnico. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 2008.

DOBSSKIN', Sebastiaii; SINGER Haniiali, BANIK, Gerhard - Humidification with

moisture permeable materials [Em linha]. [Consult. 10 out. 14]. Disponível em

WWW:<URLhttp://www.iada-home.org/ta91_143.pdf >.

FLIEDER, F; GUINEAU, B - Analysis and Restoration of Old Transparent Papers. Ottawa: Conservation of Historic and Artistic Works on Paper, 1998.

FLIEDER, Françoise. DUCHEIN, Michel - Livros e Documentos de Arquivo Preservação e Conservação. Lisboa: Associação Portuguesa de Bibliotecários, Arquivistas e Documentalistas, 1993.

140

GASCOIGNE Bamber - How to identify prints – a complete guide to manual and

mechanical processes from woodcut to inkjet, 2nd Edition, UK: Thames & Hudson, 2004.

GORDON, Erin – Comparing Paper Extract to Traditional Toning Materials. [Em linha]. Queen´s University: ANAGPIC, 2008. [Consult. 27 ago. 2014]. Disponível na

internet em:<URL:http://cool.conservation-

us.org/anagpic/2008pdf/2008ANAGPIC_Gordon.pdf >.

HOMBURGER Hildegard and KORBRL Barbara - Architectural drawings on Transparent Paper: Modifications of Conservation Treatments, AIC/BPG [ em linha], 18, (1999). [consult. 16 set. 14] Disponível em http://cool.conservation- us.org/coolaic/sg/bpg/annual/v18/bp18-06.html.

JAMISON, Jamye; DAVIS Suzanne; CHEMELLO, Claudia; PARTRIGE, Wendy - A Dionysian Dilemma: The Conservation and Display of Oversized Pompeian Watercolors at the Kelsey Museum of Archaeology. Book and Paper Group [Em linha].29 (2010) pp. 51

– 58. [Consult. 2 dez. 13]. Disponível na internet em WWW:<URL:http://cool.conservation-us.org/coolaic/sg/bpg/annual/v29/bp29-06.pdf>.

KISSEL Eleonore, VIGNEAU Erwin - Architectural Photoreproductions –A manual

for identifications and care, New York: Oak Knoll Press, 1999.

KRONTHAL, Lisa; LEVINSON, Judith; DIGNARD, Carole (Et.al) - Beva 371 and its use as an adhesive for skin and leather repairs: background and revew of treatments JAIC 42: 2 (2003).

LAROQUE Claude -History and Analisys of Transparent Paper. The Paper Conservator,

vol. 28 (2004).

LAROQUE Claude, Transparent papers: a technological outline and conservation review,

Reviews in Conservation – The international Institute for Conservation of Historic and Artistic Works on Paper, nº 1 (2000).

141

LIÉNARDY, Anne; DAMME, Philippe Van - Désacidification em masse de livre et

documents, Institute Royal de Patrimoine Artistique: Bruxelles, 1992.

MAHIEU, Etienne, Química Para o Restaurador de Obras de Arte, Belgium N. V: S.A. Conservart, 1993.

Ministério das Públicas. Rua da Alfândega Velha - Porto,Boletim da Direcção-Geral dos

Edifícios e Monumentos Nacionais, , nº 103 (março 1961).

REYDEN, V. D; HOFMANN, C; BEKER, M; Effects of aging and solvent treatments on some properties of contemporary tracing papers. JAIC, 32 (1993).

SCHWEIDER, Max – The Restoration of Engravings, Drawings, Books and other

works on paper. Getty Publications: -California, 2006; p.96.

SISKO, Marja; ILVESSALO, Pfäffli - Fiber Atlas Identification o f Papermaking

Fibers, Finland: The Finnish Pulp and Paper Reasurch Institut – Springer Series in Wood

Science, 1995. Pp. 267 – 337.

SOUSA, Alexandra - Casa do Infante/Intervenções, Porto: edição do autor (2004); Disponível na internet em WWW:<URL: http://hdl.handle.net/10216/55258 >.

Spot tests. [Em linha]. Paper Conservation Catalog In L.A: AIC/BPG, 1984. Cap. 10. [Consult. 15 jan 14]. A parte desta publicação com este conteúdo está disponível em WWW:<URL:http://cool.conservation-us.org/coolaic/sg/bpg/pcc/10_spot-tests.pdf >.

Surface Cleaning. [Em linha]. Paper Conservation Catalog In L.A: AIC/BPG, 1984. Cap. 14. [Consult. 15 jan 14]. A parte desta publicação com este conteúdo está disponível em WWW:<URL: http://cool.conservation-us.org/coolaic/sg/bpg/pcc/14_surface-cleaning.pdf

>;

WILT, M – Evaluation of cellulose ethers for concervation. The Getty Conservation Institute: EUA, 1993.

142

YOUNG, Christina e ACKROYD, Paul - The Mechanical Behaviour and Environmental Response of Paintings to Three Types of Lining Treatment National Gallery Technical

Bulletin [Em linha]. 22 (2001). [Consult. 2 dez. 13]. Disponível na internet em

WWW.<URL:www.nationalgallery.org.uk/upload/rtf/young_ackroyd2001.rtf .>.

Portais/PáginasWeb:

ADAPTAÇAO 2014. Surface Cleaning do Paper Conservation Catalog. [Em linha] [Consult. 13 fev 14]. WWW:<URL:http://www.conservation- wiki.com/wiki/Surface_Cleaning>.

ARTE Y MEMORIA. Empresa distribuidora de produtos de restauro, oferta de produtos.

Arte & Memoria [Em linha].Barcelona. [Consult. 22 out.14]. Disponível em

WWW:<URL:http://www.arteymemoria.com/ >.

BRUNO ESTEVES – ESCOLA SUPERIOR DE TECNOLOGIA E GESTAO DE VISEU. Engenharia de madeiras. [Em linha]. Viseu [Consult. 9 julh 14] Disponível em WWW:<URL:.http://www.estgv.ipv.pt/PaginasPessoais/bruno/Tec%20inf.html>.

CONSERVATION SUPPLIES, Artigos disponíveis ao cliente. Dry Cleaning Soot

Sponges. [em linha] Havelock North [ Consult. 5 mar 14] Disponivel em

WWW:<URL:http://www.conservationsupplies.co.nz/lines/498.html>.

GUILD OF BOOK WORKERS. [Em linha]. [consult. 3 abr 14]. Disponível em WWW:URL:<https://www.guildofbookworkers.org/sites/default/files/standards/2000- Zukor_Karen.pdf>.

INFOESCOLA. Exercícios na área da química. [Em linha]. [Consult. 5 ago 14]. Disponível em WWW:<URL:.http://www.infoescola.com/quimica/alcool- combustivel/exercicios/ >.

NATIONAL ARCHIVE OF AUSTRALIA. Estudo e comparação entre colas. The Griffin

Drawings [Em linha]. Australia [Consult. 2 dez. 13]. Disponível em WWW:<URL:http://blog.naa.gov.au/preservation/category/drawings/conservation/ >. CMP. Balcão virtual de apoio de estenção cultural. Núcleo Museológico da Casa do

Infante [Em linha]. Porto. [Consult. 15 mai 14. Disponível em WWW:<URL:.http://balcaovirtual.cm-

porto.pt/PT/cultura/museus/casadoinfantemuseu/Paginas/casadoinfantenucleomuseologico. aspx>.

PORTO XX. Área de recursos electrónicos ao apoio do utilizador ao nível de atividades culturais. Casa do Infante – Edifício. [Em linha]. Porto[Consult. 25 mai. 14]. Disponível em WWW:<URL:http://www.portoxxi.com/cultura/ver_edificio.php?id=62 >.

143

VITRUVIUS. Revistas de Arqueologia [Em linha]. Brasil. . [Consult. 25 maio

14].Disponível em

WWW:<URL:http://www.vitruvius.com.br/revistas/read/arquitextos/06.071/360>.

XAVIER.EDU –História e uso da máquina de escrever. Typewriters. [Em linha].

[Consult. 10 ago 14]. Disponível em

144

Anexos:

8.

8.1. Anexo 1 - Guia dos Arquivos e Coleções:

Arquivos Públicos:

 Câmara Municipal de Campanhã. 1834-1837  Câmara Municipal do Porto. Séc. XIII- XX  Junta da Iluminação Pública.1824-1834  Junta do Subsídio Militar. 1710-1715  Junta do Subsídio Militar. 1722-1833  Bairro de Cedofeita 1836 -1868  Bairro de Santa Catarina 1836 – 1868  Bairro de Santo Ovídeo 1836 – 1868  Bairro Ocidental 1868

 Junta das Obras Públicas 1763 - 1834  Porto lazer EEM

Coleções:

 Couto, Armando. 1901-1997  Pacheco, Hélder. 1937-  Silva, Germano. 1931-

 Colecção de Cartografia e desenho Técnico (avulsos)

 Colecção de Ephemera

 Colecção de Filmes e Audiovisuais

 Colecção de Fotografias (avulsas)

 Colecção de Gravura e Reprodução de Arte

 Colecção de Manuscritos (avulsos)

 Colecção de Pintura e Desenho Artístico

145

Arquivos Privados:

 Administração dos Domínios Directos da Casa de Abrantes. 1942-1970  Alves, Joaquim Gomes Ferreira. 1883-1944

 Associação do Sanatório Marítimo do Norte. 1916-1953  Baère, Hyppolyte de. 1844-1924

 Barreiros, Guilherme Bonfim. 1894-1973  Barreto de França. Família, fl. séc. XVIII-XIX  Brandão Pereira. Família, séc. XIV-XVIII  Caldas, António Cruz. 1897-1975

 Carvalho, José Albino Pereira de. 1841-1920

 Centro de Democracia Cristã do Porto. Fl. 1916-1924  Comissão do Monumento a D. Pedro V. 1861-1866  Confraria de Nossa Senhora da Batalha. Séc. XVI-XX  Emílio Biel e Companhia. 1880?-1925

 Ferreira, João Martins. 14-- - 1514  Foto Guedes. 1885-1932

 Grémio Concelhio dos Retalhistas de Mercearia do Porto. Fl. 1938-1973  Grupo de Defesa e Propaganda Católica do Porto. 1912-1953

 Jóquei Clube Portuense. 1875-1883

 Lobo, Tomás António de Araújo. 1803-1885  Malta. Família, séc. XVIII-XX

 Neves, César Augusto Pereira das. 1841-1920  Quinta do Rio

 Associação dos Comerciantes de Produtos Alimentares do Norte, 1965 – 2005

 Barreiros, António Bonfim . 1886-1977

 Casa da Fábrica

 Castanheira Recarey. Família, século XX

 Emílio Biel e Companhia 1880?-1925

146

A maioria destes arquivos e coleções já se encontram disponíveis para consulta na plataforma online WWW:<URL:http://gisaweb.cm-porto.pt>, sendo que as alíneas a vermelho correspondem aos que ainda têm de ser consultados através de requisição.